sábado, abril 29, 2017

Paróquia de Itaú RN, vive 2° retiro missionário das Santas Missões Populares


A Paróquia de Nossa Senhora Das Dores de Itaú RN, está vivendo o 2° Retiro Missionário das Santas Missões Populares na comunidade de Severiano Melo. O Retiro acontece neste sábado e amanhã (domingo) na Capela de Nossa Senhora das Graças.



O 2° Retiro Paroquial é uma preparação para as Santas Missões Populares que acontecerão em toda diocese de Mossoró que viverá a grande semana em 2018.





Hoje em Severiano Melo os missionários vivem o estudo do Evangelho de São Mateus. O Seminarista Miquéias Pascoal​ transmite e conhecimento sobre o evangelho partilhando junto aos missionários. Encontro teve início com a acolhida das comunidades paroquial: Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Santo Antônio, Malhada Vermelha, Condado, Pedrinhas, Ipuera, Boa Vista, Floresta, Gititiara e Assentamento Paraná.

Padre Bessa, pároco local, deu início ao Retiro com a exposição do Santíssimo sacramento e a oração da manhã.






Auxilia os trabalhos o coordenador paroquial das Santas Missões Populares, Yure Paiva; Seminarista Gessé Nascimento (Mossoró) Izadora Paiva (Severiano Melo) coordenadora Paroquial.

Parte dos missionários serão adotados pelas famílias da comunidade​de Severino Melo que permanecerão para vivenciar o segundo dia do retiro, amanhã (domingo).









Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Van de transporte de passageiros com placas de Parelhas se envolve em acidente


Uma Van de Transporte de Passageiros com placas da cidade de Parelhas se envolveu em grave acidente com outro veículo no município de Santa Cruz, no agreste do estado. O veículo tem placas NNZ-0017. Não há notícias de feridos.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Quatro morrem em confronto com a Polícia depois de praticaram assalto na zona rural de Jardim de Piranhas/RN


Na manhã desta sexta-feira (28), policiais militares de Caicó, do Grupo Tático Operacional e da Patamo, trocaram tiros com quatro homens que assaltaram um sítio na zona rural da cidade de Jardim de Piranhas/RN. Eles tomaram três armas de fogo, sendo uma escopeta calibre 12 e dois revolveres.

Eles foram identificados inicialmente como, Carlos Ferreira da Silva Júnior, “Cego de Timbaúba”, de 21 anos, Gabriel Araújo da Silva, de 16 anos, Caio e Ítalo. O ITEP ainda não confirmou oficialmente essas informações.

O Major Walmery Costa, comandante do 6º BPM disse que os policiais de Caicó se defrontaram com os quatro homens que voltavam de Jardim de Piranhas. Houve um confronto e os quatro morreram. As guarnições, socorreram todos os feridos para o Hospital de Caicó, mas, todos deram entrada na unidade já sem vida.


Fonte: Sidney Silva
Leia Mais ››

Antônio Martins-RN: acidente com vítima Fatal no Alto do Balanço


Moradores e Amigos do alto dá ema confirmam que o corpo dá vítima do acidente agora a pouco é do Amigo ivanilson, (mais conhecido como popilha de Chico Pinheiro ) aqui do sítio Ramada vizinho nosso do bairro alto dá Ema

Lamentável, não se sabe direito como tudo aconteceu e que ele teria caído de moto próximo a ponte do Alto do Balanço onde o corpo ainda se encontra no local, segundo as últimas informações dos moradores e Amigos da vítima.

Fonte: Blog do Irmão Zizi
Leia Mais ››

Acidente entre Van e carro de passeio na BR-226 próximo a entrada de Lajes Pintadas deixa feridos

IMG-20170428-WA0228

Um acidente envolvendo uma Van com passageiros e um carro de passeio acabou resultando em diversos feridos na BR-226 na curva conhecida por "Oito", próximo a entrada que dá acesso a Lajes Pintadas.
Ainda não há mais detalhes sobre o ocorrido, apenas que foi uma batida frontal que deixou vários feridos. A ocorrência foi por volta das 16h com pessoas dá região Seridó, de onde são os veículos.

IMG-20170428-WA0227

Fonte: Edipo Natan
Leia Mais ››

Polícia Militar desarticula quadrilha, prende 5 homens e recupera carga e veículos roubados em Santa Cruz


A Policia Militar de Santa Cruz realizou ontem duas ações exitosas que acabou desarticulando uma quadrilha que agia com roubos na região.
A primeira ação aconteceu na estrada de que leva a cidade de Japi, onde foram presos três homens e recuperado o material de um roubo a um caminhão de cigarros. Ainda foram recuperados dois carros e uma moto roubados.
Desta ação, três homens conseguiram fugir, mas no final da tarde de ontem, a Polícia Militar conseguiu prender mais dois acusados de integrar o grupo criminoso no bairro Vila Rica, em Santa Cruz. Um fugiu em uma moto roubada com destino ignorado.
No saldo das ocorrências, cinco homens presos, recuperação de carga e veículos roubados, além de retirada de circulação de armas de fogo e munições.
Todo o material apreendido e os homens presos foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil, onde foram feitos os flagrantes. Os detidos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz e estão a disposição da Justiça.

Fonte: Edipo Natan
Leia Mais ››

Motoqueiro fantasma mata suspeito de assaltar pessoas presas em congestionamento e em paradas na Tomaz Landim, em Natal


Segundo o Via Certa Natal, na manhã desta sexta-feira(28), uma dupla iniciava um arrastão em passageiros na “parada do Hapvida”, quando um “motoqueiro fantasma” surgiu iniciou perseguição até efetuar disparos no garupa.
Ainda segundo o Via Certa Natal, após os disparos, o piloto suspeito fugiu com destino ignorado. O garupa tombou em uma rua lateral da ação criminosa.
Com o garupa estava uma mochila com diversos produtos de roubo. Outro detalhe é que o suspeito ainda vestia três camisas, provavelmente, para despistar a polícia.

Fonte: Via Certa Natal
Leia Mais ››

Mulher tem moto tomada de assalto na BR 405, próximo a São Francisco do Oeste/RN


Um mulher que seguia de Pau dos Ferros com destino a Umarizal/RN conduzindo uma motocicleta Honda Fan 150, de cor preta, placa 0C0 7436/CE foi interceptada por dois malévolos na altura do KM 143 da BR 405, trecho entre Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste/RN, os meliantes subtraíram a moto da vítima e seguiram no sentido de Itau/RN.
O roubo ocorreu por volta das 09h00 desta sexta-feira(28) e a Polícia realiza diligências no intuito de capturar os larápios.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Mulher é vítima do golpe do "vale calçado" em Pau dos Ferros/RN


Na manhã de ontem (28), por volta das 11:00 horas, uma senhora de Riacho de Santana veio à Pau dos Ferros para sacar R$ 2.000,00 reais no Banco do Brasil e foi vítima do golpe do Vale Calçado.
O golpe normalmente é praticado por um casal em que o homem deixa cair de propósito um documento no chão para a vítima achar. Quando a vítima acha e devolve o documento ao homem, este oferece a vantagem de um vale calçado em uma sapataria da cidade como demonstração de gratidão.
Neste momento entra em cena a mulher comparsa do golpista, que acha o documento junto com a vítima e tem do golpista a mesma promessa de um calçado. A comparsa vai primeiro na loja, mas antes deixa sua bolsa com a vítima para ganhar confiança. Minutos depois a comparsa volta com o seu calçado, agradece ao golpista, pega sua bolsa de volta e se oferece para segurar a bolsa da vítima.
Sem desconfiar, a vítima faz a mesma coisa, deixa a sua bolsa com a comparsa do golpista e entra na loja com um “vale calçado”, e nesse momento a comparsa vai embora com a bolsa da vítima acompanhada do golpista.
Fiquem atentos ao golpe, conversem em casa com os seus familiares, principalmente os mais idosos, e repassem para os amigos fazerem o mesmo. Dessa forma, todos ficam protegidos do golpe.

Fonte: Blog o JP
Leia Mais ››

PM localiza veículos roubados no Parque Universitário em Mossoró.


Uma operação desencadeada nesta sexta feira 28 de abril pelo 12º Batalhão de Polícia Militar resultou na apreensão de três veículos roubados, sendo uma Caminhonete L200 Triton de cor prata com placas NPV-8952, um Gol branco de placas, DJZ-4364 e uma moto BROS 160 de cor branca e placa QGQ-2073. 

A operação foi realizada no Parque Universitário,bairro localizado as margens da BR 110 sentido Areia Branca. 

Os veículos e o material apreendidos estavam dentro de uma residência naquele bairro. Os policiais apreenderam ainda, dois carregadores de pistola calibre 638, vários baldes com grampos usados em ações criminosas e várias peças de roupas na etiquetas. 

Um jovem identificado como Eric Jhony Apolinário da Silva que estava na residência foi detido e conduzido juntamente com o material à Delegacia de Plantão para os procedimentos na forma da lei..






Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Homem é morto a tiros na porta de supermercado na Zona Norte de Natal


Um homem foi morto a tiros na frente de um supermercado na Zona Norte de Natal, na noite desta sexta-feira (28). O crime aconteceu no Conjunto Alvorada. A vítima foi identificada como Jean Rodrigues Régis, de 26 anos.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima guardava as compras no carro quando foi surpreendida pelo criminoso. O homem se aproximou e efetuou um disparo na cabeça de Jean Rodrigues. Ele ainda correu para dentro do supermercado, mas morreu na porta do estabelecimento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Secretária de educação cobrará segurança para escolas do RN

Sheyla Freitas recebe pleitos da secretaria de educação

Nesta sexta-feira (28), a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, tem audiência com a secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, delegada Sheila Freitas, às na sede da SESED, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Na audiência marcada para começar às 09h a secretária estará acompanhada de uma representação de gestores das escolas estaduais que buscarão ações de segurança que contemplem as escolas do Rio Grande do Norte.

“Diante dos constantes casos de violência que parte das nossas escolas enfrentam, estarei levando a secretária Sheila Freitas a nossa preocupação diante dessa situação e conhecer quais as ações estão sendo planejadas pela SESED para solução desse grave problema”, declarou a professora Cláudia Santa Rosa.

Os gestores das Escolas Estaduais José Fernandes Machado, Jean Mermoz e Francisco Ivo, localizadas em Natal, participam da reunião.

O encontro dará continuidade a série de diálogos que a SEEC vem realizando com a Segurança Pública, tendo em vista superar o quadro de insegurança que ronda as escolas, principalmente nas maiores cidades, o que prejudica o funcionamento das escolas e a aprendizagem dos estudantes.

Na última quarta-feira, em Mossoró, a escola estadual Jerônimo Rosado, no conjunto Vingt Rosado, foi invadida por homens armados que levaram mais de 40 aparelhos celulares, e pertences dos estudantes e funcionários do turno noturno.

LEIA MAIS – Bandidos armados invadem escola, fazem reféns, e levam cerca de 40 aparelhos celulares 

Nesta quinta-feira, homens armados tentaram tomar a arma do segurança do Sesi, em Mossoró, onde funciona uma escola, e novamente estudantes tiveram a vida em risco.

Em meio a troca de tiros, estudantes se lançaram ao chão, na tentativa de se livrarem das balas que atingiram veículos estacionados em frente a sede do Sesi.

LEIA MAIS – Tentativa de assalto, troca de tiros, e pânico na sede do Sesi em Mossoró

Mesmo com os recentes casos em Mossoró, a reunião não contará com a participação de nenhum dirigente escolar da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Manifestantes vão às ruas em diversos municípios potiguares

Na cidade de Pau dos Ferros, os manifestantes se reuniram na praça de eventos (Foto: Redes Sociais).

Nesta sexta-feira, 28 de abril, trabalhadores de todo o país realizam Greve Geral contra as reformas da Previdência e trabalhista. No Rio Grande do Norte, manifestantes saíram às ruas nas cidades de Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Caraúbas, Guamaré e Caicó.

Em Caraúbas, o prefeito Juninho Alves oficializou a liberação para a participação de funcionários da rede municipal no Ato Público realizado na Praça de Eventos de Caraúbas às 7h.

Na cidade de Pau dos Ferros, os manifestantes se reuniram na praça de eventos, de onde seguiram pela avenida independência. O protesto conta com buzinaço e faixas protestando contra as reformas trabalhista e da previdência.

Ministério Público do Trabalho destaca direito de paralisação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu nota esta semana destacando que a paralisação é um direito fundamental assegurado pela Constituição e por Tratados Internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil

Os protestos desta sexta-feira contam ainda com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que lançou moção de apoio às manifestações contra a reforma da Previdência e trabalhista.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Justiça suspende nomeações de parentes de prefeito e vereadores de Apodi

(Foto: Prefeitura de Apodi).

O juiz Eduardo Neri Negreiros, da comarca de Apodi, concedeu medida liminar para suspender a nomeação de parentes de gestores públicos do Poder Executivo Municipal de Apodi. Entre os beneficiados está Maria Goreti da Silveira Pinto, mãe do prefeito Alan Jefferson da Silveira Pinto, para o cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

O magistrado também suspendeu a eficácia do ato que nomeou Wellington Carlos Gama, sobrinho do vereador Francisco Antônio Gama, para o cargo de Secretário Municipal de Urbanismo e Transporte; bem como o ato que nomeou Dagmar Suassuna da Silva, mãe do vereador Antônio Ângelo de Souza Suassuna, para o cargo de Secretária Municipal da Mulher e da Igualdade Racial.

O cumprimento da decisão deverá ser comprovado nos autos no prazo de cinco dias a contar da intimação e para o caso de descumprimento da medida, foi fixada multa pecuniária pessoal ao prefeito Alan Silveira no importe de R$ 5 mil, sem prejuízo das demais sanções cabíveis (penais, civis e administrativas).

O caso

A manifestação da Justiça se deu atendendo Ação Popular proposta por quatro cidadãos apodienses contra o Município de Apodi e Alan Jefferson da Silveira Pinto, na qual buscam a imediata suspensão da eficácia de três Portarias por alegada violação à Súmula Vinculante nº 13 do STF e às disposições da Lei Municipal nº 1.072/2016.

Na ação, os autores alegaram que Alan Jefferson, na condição de prefeito do Município de Apodi, no dia 3 de janeiro de 2017, publicou três portarias nas quais nomeia parentes seus e de vereadores para ocupar cargos de secretários municipais.

Segundo os autores, tais atos são ilegais, vez que as pessoas nomeadas têm grau de parentesco com autoridades municipais, o que configuraria nepotismo, prática vedada pela Sumula Vinculante nº 13 do STF e pela Lei Municipal nº 1.072/2016.

Decisão

Ao analisar o caso, o juiz Eduardo Neri Negreiros considerou que ficou evidenciado o direito invocado na medida em que as pessoas nomeadas por meio das três Portarias possuem vínculo de parentesco até terceiro grau com o próprio prefeito e com dois vereadores do município, conforme devidamente comprovado por meio dos documentos juntados aos autos. Ele esclareceu que as portarias de nomeação e os documentos pessoais juntados aos autos atestam as nomeações.

Além do mais, o julgador ressaltou que a ação não está fundada unicamente na Súmula Vinculante nº 13 do STF – que excetua o nepotismo no caso de nomeação de agentes políticos –, mas também na vedação imposta pela Lei Municipal nº 1.072/2016, que, ao regular a questão do nepotismo no âmbito local, estabeleceu, dentre outras providências, que a nomeação de pessoas com vínculo de parentesco com autoridades municipais, como é o caso de prefeito e vereador, estaria expressamente proibida no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo da esfera municipal.

“Não resta dúvida, pois, que a legislação municipal veda de forma geral a nomeação, ainda que em caráter temporário, de parentes até terceiro grau das autoridades municipais dos poderes executivo e legislativo, ficando excetuada, obviamente, aquela em caráter efetivo, mediante aprovação em concurso público”, comentou o juiz Eduardo Neri.

O magistrado explicou que a vedação ao nepotismo tem por objetivo cumprir os princípios constitucionais da isonomia, impessoalidade e moralidade na Administração Pública, razão pela qual nem sequer se exige a edição de lei formal nesse sentido, o que não afasta, no seu sentir, a competência legislativa suplementar dos municípios.

“Dessa maneira, as nomeações para cargos políticos de Secretários Municipais em discussão nestes autos (mãe do prefeito, mãe de um vereador e sobrinho de outro vereador) configuram nepotismo, sendo prática vedada no âmbito dos poderes executivo e legislativo do município de Apodi, nos termos do art. 1º, §§ 1º e 2º, da Lei Municipal nº 1.072/2016”, finalizou o julgador.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Gilmar Mendes manda soltar o empresário Eike Batista

O empresário Eike Batista, depois de ter sido detido pela Polícia Federal, em janeiro (Foto: Luciano Belford/Framephoto/Estadão Conteúdo)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus nesta sexta-feira (28) para libertar o empresário Eike Batista, preso em janeiro pela Polícia Federal na Operação Eficiência.
Eike teve a prisão preventiva decretada após dois doleiros dizerem que ele pagou US$ 16,5 milhões a Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, o equivalente a R$ 52 milhões, em propina. O pagamento teria sido feito em troca de contratos com o governo estadual. Ele já foi denunciado nas investigações por corrupção e lavagem de dinheiro.
De acordo com a decisão de Gilmar Mendes, caso haja algum outro mandado de prisão expedido, Eike deverá permanecer preso. Procurado pelo G1, o advogado Fernando Martins, que defende o empresário, disse que não há outros decretos de prisão contra Eike e que, com a decisão de Gilmar Mendes, ele deverá ser solto.
Na decisão, Gilmar Mendes determinou que o juiz responsável pelo caso, Marcelo Bretas, analise a necessidade de medidas cautelares alternativas à prisão.
Tratam-se de restrições, que podem incluir uso de tornozeleira eletrônica, comparecimento periódico à Justiça, proibição de encontrar outros investigados e de deixar o país, por exemplo.
"[...] Defiro o pedido de medida liminar para suspender os efeitos da ordem de prisão preventiva decretada em desfavor do paciente Eike Fuhrken Batista [...] se por algum outro motivo não estiver preso, determinando, ainda, que o Juízo analise a necessidade de aplicação das medidas cautelares previstas", diz o ministro na decisão.
A decisão do ministro já foi encaminhada ao juíz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Dessa forma, Eike Batista pode ser solto já nesta sexta, a depender da velocidade dos trâmites burocráticos, como a notificação do juíz e a comunicação ao presídio onde o empresário permanece detido.
Decisão
A defesa do empresário entrou com pedido de liberdade no Supremo por entender que não havia justificativa legal para que a prisão preventiva fosse mantida.
No pedido de liberdade, a defesa de Eike diz que a prisão foi decretada com base em outra investigação, ligada à Operação Lava Jato, numa apuração sobre sua relação com a esposa do marqueteiro João Santana, Mônica Moura.
Além disso, disse que ele não poderia ser preso pelos mesmos fatos de que é acusado nem somente por depoimentos de delatores e que as suspeitas remetem ao ano de 2011.
“Todas as decisões que envolvem o ora paciente eximem-se de indicar fato concreto e atribuível no sentido de que ele representaria um risco à instrução criminal – não se fala de testemunhas ameaçadas ou da possibilidade de destruição de provas – tampouco que ele, empresário nacionalmente reconhecido, represente risco à ordem pública ou econômica ao ser posto em liberdade’, diz o pedido de liberdade.
Na decisão, Gilmar Mendes afirma que os supostos crimes investigados, de corrupção e lavagem de dinheiro, são "graves". Apesar disso, segundo o ministro, teriam sido cometidos entre 2010 e 2011 e são "consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão".
"O paciente não é formalmente acusado de manter um relacionamento constante com a suposta organização criminosa liderada por Sérgio Cabral. Pelo contrário, a denúncia não imputou ao paciente o crime de pertencer a organização criminosa", sustenta o ministro.
Dessa forma, segundo Gilmar Mendes, entre os supostos crimes e a decretação da prisão há um "lapso temporal considerável". Ele afirma ainda que não há notícias de que Eike "tenha adotado ulterior conduta para encobrir provas".
"O fato de o paciente ter sido denunciado por crimes graves – corrupção e lavagem de dinheiro –, por si só, não pode servir de fundamento único e exclusivo para manutenção de sua prisão preventiva", diz o ministro na decisão.
Para Gilmar Mendes, o "perigo que a liberdade do paciente representa à ordem pública ou à instrução criminal" podem ser substituídos por medidas cautelares "menos gravosas" do que a prisão preventiva.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer aponta 'direito de expressão' e vê 'fatos isolados de violência' em protestos


O presidente Michel Temer divulgou no início da noite desta sexta-feira (28) uma nota lamentando “fatos isolados de violência” nas manifestações políticas com greve geral convocadas em todos o país.
No comunicado, o presidente defendeu as reformas que o governo vem empreendendo, alvo das críticas das mobilizações.
“Infelizmente, pequenos grupos bloquearam rodovias e avenidas para impedir o direito de ir e vir do cidadão, que acabou impossibilitado de chegar ao seu local de trabalho ou de transitar livremente. Fatos isolados de violência também foram registrados, como os lamentáveis e graves incidentes ocorridos no Rio de Janeiro”, escreveu o presidente.
Segundo o documento, as manifestações “ocorreram livremente” e com “a mais ampla garantia ao direito de expressão”.
“O governo federal reafirma seu compromisso com a democracia e com as instituições brasileiras”, completou Temer. Ele reiterou que o governo continuará atuando com o viés reformista.
“O trabalhador brasileiro luta intensamente nos últimos meses para superar a maior recessão econômica que o país já enfrentou em sua história. A esse esforço se somam todas as ações do governo, que acredita na força da unidade de nosso país para vencer a crise”, escreveu o presidente.
Com a divulgação da nota, não há previsão de que o presidente fale sobre as manifestações nesta sexta. Membros do governo foram destacados para servir de porta-voz do Planalto – como o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que, mais cedo, minimizou as mobilizações nas ruas.
Íntegra da nota
Leia nota oficial do presidente Michel Temer divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto a respeito das manifestações de protesto desta sexta-feira:
Nota oficial
As manifestações políticas convocadas para esta sexta-feira ocorreram livremente em todo país. Houve a mais ampla garantia ao direito de expressão, mesmo nas menores aglomerações. Infelizmente, pequenos grupos bloquearam rodovias e avenidas para impedir o direito de ir e vir do cidadão, que acabou impossibilitado de chegar ao seu local de trabalho ou de transitar livremente. Fatos isolados de violência também foram registrados, como os lamentáveis e graves incidentes ocorridos no Rio de Janeiro.

O governo federal reafirma seu compromisso com a democracia e com as instituições brasileiras. O trabalho em prol da modernização da legislação nacional continuará, com debate amplo e franco, realizado na arena adequada para essa discussão, que é o Congresso Nacional. De forma ordeira e obstinada, o trabalhador brasileiro luta intensamente nos últimos meses para superar a maior recessão econômica que o país já enfrentou em sua história. A esse esforço se somam todas as ações do governo, que acredita na força da unidade de nosso país para vencer a crise que herdamos e trazer o Brasil de volta aos trilhos do desenvolvimento social e do crescimento econômico.
Michel Temer
Presidente da República

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mascarados entram em confronto com a PM em Goiânia, e estudante fica gravemente ferido

Estudante Mateus  Ferreira da Silva é agredido no rosto com cassetete durante protesto em Goiás (Foto: Luiz da Luz/O Popular)

Um grupo de mascarados entrou em confronto com a Polícia Militar, no início da tarde desta sexta-feira (28), na região central de Goiânia. Um vídeo mostra o momento em que eles jogaram rojões contra os policiais no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Avenida Goiás. Os agentes revidaram usando cassetetes (veja no vídeo acima). Um manifestante ficou gravemente ferido.
O confronto começou quando os mascarados tentavam queimar bandeiras. O estudante de ciências sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) Mateus Ferreira da Silva, de 33 anos, acabou ferido no rosto por um policial com um cassetete durante a confusão e caiu. Outros manifestantes o colocaram em cima de uma placa e o carregaram até o cruzamento da Avenida Goiás com a Rua 3, onde ele recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros.


Estudante Mateus  Ferreira da Silva é agredido no rosto com cassetete durante protesto em Goiás (Foto: Luiz da Luz/O Popular)Estudante Mateus  Ferreira da Silva é agredido no rosto com cassetete durante protesto em Goiás (Foto: Luiz da Luz/O Popular)
Estudante Mateus Ferreira da Silva é agredido no rosto com cassetete durante protesto em Goiás (Foto: Luiz da Luz/O Popular)
Mateus Ferreira da Silva, de 33 anos, foi ferido durante manifestação em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)Mateus Ferreira da Silva, de 33 anos, foi ferido durante manifestação em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)
Mateus Ferreira da Silva, de 33 anos, foi ferido durante manifestação em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)

Mateus foi levado para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e o estado de saúde dele é considerado grave, conforme o boletim médico divulgado pela unidade às 16h. O paciente está sedado e respira por aparelhos. Conforme a nota, ele apresenta traumatismo cranioencefálico (TCE) e múltiplas fraturas.
Ainda segundo o Hugo, Mateus "passou por exames e avaliação multidisciplinar, onde foi submetido a procedimentos na face com a equipe de bucomaxilofacial. Não há previsão cirúrgica". O hospital informou que Mateus recebeu cuidados intensivos na emergência e foi encaminhado, no final desta tarde, à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Ferido durante protesto em Goiânia, o estudante Mateus Ferreira está internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook)Ferido durante protesto em Goiânia, o estudante Mateus Ferreira está internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook)
Ferido durante protesto em Goiânia, o estudante Mateus Ferreira está internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook)

PM vai apurar
Em nota enviada no fim desta tarde, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que "condena veementemente todo e qualquer tipo agressão, praticada por policias militares no exercício de sua função". Destaca ainda que não compactua com "atos que possam afrontar os princípios da ética, moral e legalidade".
A corporação destacou ainda que já foi determinada, de forma imediata, a abertura de um inquérito pela Corregedoria da PM com o intuito de "individualizar condutas e apurar responsabilidades".
Ainda no comunicado, a PM afirma que quatro policiais militares ficaram feridos durante o confronto e foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para serem submetidos a exames de corpo de delito.
Fim do protesto
Após a confusão, equipes da Cavalaria da PM, da Tropa de Choque e do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) seguiram para a região onde houve o confronto.
Eles monitoraram a movimentação dos manifestantes, que seguiram pela Rua 3, acessaram a Avenida Anhanguera, depois a 1ª Avenida e chegaram na Praça Universitária, onde encerraram o ato às 13h30 na frente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Depredação
Durante o confronto, duas agências bancárias que ficam no cruzamento da Avenida Goiás com a Anhanguera tiveram vidros quebrados por mascarados. Além disso, comerciantes da região fecharam suas portas, por volta do meio-dia, com medo de invasões e depredações, e só reabriram após o fim do protesto.


Agências bancárias tiveram vidros quebrados durante confusão, em Goiânia, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)Agências bancárias tiveram vidros quebrados durante confusão, em Goiânia, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)
Agências bancárias tiveram vidros quebrados durante confusão, em Goiânia, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››