segunda-feira, junho 03, 2013

Secretário de finanças da PMI diz que não recebeu ofício enviado pela Câmara de Itaú.

O secretário de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal de Itaú (PMI), Marcos Moreira, entrou em contato com a redação do Cidade News para esclarecer os últimos acontecimentos envolvendo a sua pasta.

Em reunião da Casa Legislativa realizada no dia 24 de maio de 2013 (relembre aqui), foi apresentado o ofício de nº 014 aos vereadores com o prazo de 24h para que o secretário republicasse os projetos com as emendas modificativas, e que segundo informações, o secretário teria recusado o recebimento do documento.

Marcos Moreira declarou a reportagem do Cidade News que não recebeu nenhum ofício, até porque se encontrava na capital do Estado (Natal/RN) em um treinamento para elaboração do PPA, no período de 20 a 25 de Maio. Não podendo receber, por não está na cidade, agora, se o ofício foi nominal ao secretário de finanças, nenhum outro funcionário do quadro da prefeitura, poderia receber o ofício. Reconhecendo a não observância das emendas, visto que o ofício encaminhado pela Câmara não havia nota de alteração das emendas. Finalizou justificando a falha.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Trio é preso por roubar mais de R$ 1 milhão de bancos na Paraíba

Luciano Barroso (articulador), Douglas Felipe e Marta Rilva
Foto: Da esqueda para direita, Luciano Barroso (articulador), Douglas Felipe e Marta Rilva Créditos: Assessoria

A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha especializada acusada de assaltos a bancos na Paraíba neste final de semana. Eles são acusados de roubarem mais de R$ um milhão dos caixas eletrônicos. A apresentação do grupo aconteceu na Central de Polícia, em João Pessoa, nesta segunda-feira (3). 

Polícia prende assaltantes em "Operação Arapuca"De acordo com o gerente executivo da Polícia Civil da região metropolitana de João Pessoa, Wagner Dorta, foram presos durante a “Operação Arapuca”, no bairro de Mangabeira e Valentina, os acusados: Luciano Barroso de Albuquerque, 36 anos, conhecido como Lú da Torre, que é apontado como o articulador da quadrilha. Marta Rilva Rodrigues da Costa Neto, 22 anos e Douglas Felipe Santos da Silva, 23 anos.

A mulher será encaminhada para Colônia Penal Feminina Bom Pastor e os dois acusados para um presídio na Capital. Além disso, vários materiais utilizados nas explosões das agências foram apreendidos, tais como, dinamites, maçaricos, pé de quebra e serrotes.

Polícia prende assaltantes em "Operação Arapuca"Wagner Dorta durante coletiva de imprensa informou que o serviço de inteligente da Secretaria de Administração Penitenciária detectou uma residência localizada no bairro de Mangabeira VI, onde estava escondido um grupo de assaltantes. De quarta-feira (29) até sábado (1º), policiais acamparam próximo a residência e conseguiram deter em flagrante três acusados. Os assaltos mais recentes praticados por eles foram uma agência do Banco do Brasil, no Bessa Shopping no dia 25 de maio e a uma agência bancária em Jacaraú.

O delegado Wagner Dorta, informou que o bando estava planejando um ataque a um grande shopping de João Pessoa.

A “Operação Arapuca” faz alusão a armadilha utilizadas pelos caçadores para apanhar pássaros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Piora estado de saúde de dentista queimado em SP; polícia ainda não tem suspeitos

Passada uma semana do crime, a Polícia Civil em São Paulo admitiu nesta segunda-feira (3) que ainda não identificou nenhum suspeito de ter ateado fogo no dentista Alexandre Peçanha Gaddy, 41, durante uma suposta tentativa de assalto no consultório dele em São José dos Campos (a 97 km de SP).

Boletim médico divulgado hoje pelo hospital israelita Albert Einstein, às 17h, apontou que Gaddy segue internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) "em estado crítico", mas agora "com agravamento do estado geral, devido à longa extensão de queimaduras sofridas (mais de 50% do corpo) e sendo a maioria dessas lesões de terceiro grau". O comunicado do hospital é assinado pelo cirurgião plástico Jorge Diamant e pelo diretor superintendente Miguel Cendoroglo Neto.

De acordo com o chefe da Delegacia Seccional da cidade, Leon Nascimento Ribeiro, "nenhum suspeito ainda foi identificado e nenhuma hipótese foi descartada" nas investigações, ainda que a linha principal apure tentativa de assalto.

"Não temos suspeitos, mas continuamos os trabalhos de investigação da mesma forma e eles não são feitos de forma afobada. Queremos descobrir o que aconteceu, e o ideal, agora, é não termos pressa", disse o delegado.

Conforme Ribeiro, ao longo desta semana prosseguem os depoimentos de familiares e pessoas que tinham convívio próximo com a vítima. Gaddy foi atacado por volta das 21h, quando já não fazia mais atendimento a pacientes.

Na semana passada, além da mulher dele, depuseram como testemunhas dois vizinhos que inicialmente o socorreram, ao ouvir gritos de socorro vindos do consultório, e uma funcionária. A enfermeira que primeiro o viu, vizinha, relatou à polícia ter ouvido do dentista que dois homens encapuzados o atacaram depois de tentar assaltá-lo. Segundo essa testemunha, Gaddy teria dito que os bandidos atearam fogo quando ele retirou o celular do bolso.

Deixado pelos criminosos, o aparelho foi apreendido pela polícia e encaminhado para perícia a fim de detectar ligações recentes feitas e recebidas pelo dentista. A perícia tem prazo de 30 dias para ser concluída. Uma garrafa de álcool a 92% e um isqueiro também foram encontrados no local.

O dentista foi transferido ao hospital paulistano na noite do último dia 30. Até então, ele estava na Santa Casa de São José dos Campos.

Campanha em rede social busca doadores de sangue
Amigos da vítima recorreram a uma corrente criada no Facebook para pedir às pessoas que compareçam ao banco de sangue do hospital e doem em nome do dentista. A iniciativa não especificou o tipo sanguíneo de Gaddy.

O hospital fica na avenida Albert Einstein, 627, Morumbi, zona sul da capital. O banco de sangue funciona das 8h às 21h durante a semana e aos sábados das 8h às 17h, no quarto andar do bloco A.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Briga entre presos deixa 2 mortos e 7 feridos dentro de presídio em Caucaia

Pelo menos 2 pessoas morreram e mais 7 ficaram feridas durante uma briga entre os presos lotados na Casa de Privação Provisória da Liberdade Desembargador Adalberto Barros Leal de Oliveira (CPPL), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso foi registrado na madrugada desta segunda-feira (3), por volta das 4h da manhã.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) afirmou que a briga foi motivada pelo descumprimento de uma das regras de convivência da unidade na Rua D, do Pavilhão 3. No último domingo (2), dia de visita na unidade, o preso Emanuel Alesson Lopes da Silva, de 31 anos, da Rua D, foi lesionado pelos companheiros daquela mesma Rua em frente aos demais familiares. O preso foi socorrido, levado à enfermaria da CPPL e passa bem. 

Em retaliação, os presos das Ruas G e H, do Pavilhão 3, iniciaram uma briga contra a Rua D, quebrando grades e queimando colchões. Os internos Raimundo Rivando Maia, de 61 anos, eMarcos Antônio de Souza, de 36 anos, foram a óbito.

Os presos que ficaram feridos foram levados ao Instituto Dr. José Frota com queimaduras provocadas pela queima dos colchões. Destes, ainda estão internados os detentos Artur Araújo Rodrigues, Francisco Weverton Pinto, Bruno Rafael da Costa Chagas (este último em estado grave). Os internos Lucas Rerisson de Freitas Lima, Francisco das Chagas do Nascimento, Maurício Reis Vieira, Artaxexes Silva de Sousa, também foram levados ao IJF, mas já voltaram à unidade prisional.

A briga foi contida pelos agentes penitenciários do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) que usaram balas de efeito moral para conter o distúrbio. A coordenadora do Sistema Penal (Cosipe), Socorro Matias, esteve no local pela manhã desta segunda-feira.

A Cosipe informa que toda a assistência aos familiares das vítimas está sendo prestada e que continuará as investigações para apurar os responsáveis. O reparos aos danos (grades quebradas) já estão sendo providenciados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

FORÇA TÁTICA RETIRA MAIS UMA ARMA DE FOGO DE CIRCULAÇÃO EM MOSSORÓ

Por volta das 19:10 hs da noite de hoje 03 de junho de 2013 segunda feira policiais da FORÇA TÁTICA 02 composta pelos Sds M.Olivera,Maxuel e Dos Santos com apoio da FORÇA TÀTICA 01 com os Sds Firmino e Wildinei durante um patrulhamento de rotina na Av. Alberto Maranhão próximo a panificadora Canindé se depararam com dois individuos em uma moto tipo HONDA BIZ de cor prata com a placa encoberta por adesivo o que leva a crer como se diz na giria policial estavam indo fazer "uma parada"(ASSALTO).
Quando avistaram a polícia os elementos tentaram se evadir mais foram contidos,
Com Marcos Alexandre da Silva 22 anos(camisa branca) residente na rua Major Gutenberg de Melo bairro Santo Antônio foi encontrado um revolver calibre 38 com cinco munições intactas.
Seu companheiro foi identificado como Antônio Luan Vitor de Souza,
A motocicleta de placa MZJ 5267 foi apreendida juntamente com a arma e os elementos foram conduzidos para a DP de plantão para os procedimentos cabiveis.




Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MULHER SOFRE FACADA NA GARGANTA NO BAIRRO BOA VISTA EM MOSSORÓ.

Na noite de segunda feira, 03 de junho de 2013, a Central de Operações da Policia Militar, registrou uma tentativa de homicídio por arma branca (faca) no Bairro Doze Anos em Mossoró.ANA LUCIA ALVES DE OLIVEIRA, 27 anos de idade, foi alvo de três cutiladas de arma branca (faca), sendo uma na região cervical (garganta), e duas no abdome, mais foi socorrida perambulando, consciente e orientada pela viatura de Suporte Avança “ALFA” do SAMU, coordenada pelo médico intervencionista Dr. Djalma, auxiliados pelos socorristas Risalva, Luciano e Sávio, para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde foi recebido pela equipe médica de plantão, e passará por uma intervenção cirúrgica, seu estado de saúde é estável. De acordo com informação que nos foram repassados no HRTM, dão conta que o agressor que tentou contra a vida de ANA LUCIA tinha sido seu próprio marido, após uma discussão familiar.


Reprodução Cidade News Itaú via Jr. Dantas
Leia Mais ››

Jovem desaparecida pode ter sido morta por "namorado virtual"

O corpo de Bárbara Albuquerque, 22 anos, foi encontrado nesta segunda-feira (3), em Ipixuna, nordeste do Pará, às margens da BR-010, a Belém-Brasília. A jovem estava desaparecida desde a noite da última terça-feira (28). Segundo a polícia, o corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição.
O crime está sendo investigado. O corpo da jovem, de acordo com informações preliminares da polícia, apresentava uma fratura no crânio, possivelmente provocada por uma pedrada.
Na quarta-feira (29), a mãe da jovem registrou um boletim de ocorrência denunciando o desaparecimento da filha, que cursava o ensino médio. De acordo com o BO, a jovem teria saído de casa alegando que iria à residência de uma amiga para concluir um trabalho da escola e não voltou para casa no horário estipulado, nem atendeu aos inúmeros telefonemas da mãe.
Em depoimento à polícia, familiares da vítima afirmaram que ela mantinha um relacionamento virtual com um rapaz, e que talvez ele tenha envolvimento no assassinato. A polícia tenta identificar o suspeito.
O corpo da jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Paragominas, sudeste do Pará.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

BETINHO ROSADO CONFIRMOU HOJE QUE VAI DEIXAR O DEM

O deputado Betinho Rosado confirmou hoje, na Escola de Governo, onde aguardava a chegada da presidente Dilma Rousseff, que está mesmo disposto a sair do DEM.

E para isso, entrou com nova ação no Tribunal Superior Eleitoral, alegando desprestígio. Betinho diz que em 18 anos de mandato parlamentar nunca ocupou nenhuma presidência de comissão ou qualquer outro cargo representativo do partido, argumentos que mostrou na longa conversa que, segundo ele, teve com Agripino, presidente nacional do Democratas.

Betinho tem 3 opções: PSC, partido liderado no Estado por seu filho, Betinho Segundo; PTB e PP. “Se o pastor Everaldo, do PSC, for candidato à presidente da República, essa alternativa está descartada”, avisa o parlamentar que já decidiu que integrará a base da presidente Dilma Rousseff, a quem adiantou o assunto hoje, em Natal. 

Reprodução Cidade News Itaú via Marcos Antonio/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

MP diz que Micarla não está livre das acusações da operação Assepsia

micarla DNO Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, esclarece que não procedem as notícias veiculadas no final de semana e repercutidas nas mídias sociais de que a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi excluída de denúncia relacionada à Operação Assepsia.

A ação recentemente encaminhada à Justiça Federal, após o declínio de competência da Justiça Estadual, diz respeito a irregularidades constatadas no curso da investigação da Operação Assepsia sobre o Projeto Natal contra a Dengue, a respeito da contratação do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), com o uso de recursos federais transferidos e incorporados ao erário municipal. Trata-se, portanto, de denúncia já anteriormente ajuizada pelo Ministério Público Estadual que migrou para a Justiça Federal e que não se debruçou sobre a conduta da ex-prefeita.

A investigação sobre as irregularidades praticadas pela ex-prefeita Micarla de Sousa, que deram ensejo ao seu afastamento no final do ano de 2012, ainda não foi concluída, permanece na Justiça Estadual, e está, após a perda do foro privilegiado, sob análise da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal. Em relação ao afastamento de Micarla de Sousa do cargo, recorde-se que a decisão do Tribunal de Justiça foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em Natal, Dilma distribui máquinas para prefeitos e confirma novas obras no RN

Foto Face Book Jaíra Martins

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregaram na manhã/tarde desta segunda-feira, durante solenidade na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, 171 máquinas, sendo 101 retroescavadeiras e 70 motoniveladoras. Ao todo, os equipamentos foram distribuídos para 149 municípios. Até a próxima sexta, novos equipamentos serão entregues.

A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo governo federal para combater os efeitos da estiagem e melhorar as condições de convivência com o semiárido. Todos os equipamentos foram adquiridos por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Além da entrega dos equipamentos, a presidente Dilma Rousseff presenciou a assinatura do edital das obras complementares da BR 101; a ordem de serviço da obra do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador; o acordo de cooperação para o programa “Brasil Mais Seguro”; e a ordem de serviço da barragem de Oiticica.

A solenidade contou com a presença de seis ministros, sendo eles o da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Comunicação, Helena Chagas, da Previdência, Garibaldi Filho, dos Transportes, César Borges, do Turismo, Gastão Vieira, e do Desenvovimento Agrário, Pepe Vargas.

No palanque, as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, do presidente da Câmara, Henrique Alves, além do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, do presidente da Assembleia, Ricardo Motta, do vice-governador Robinson Faria e da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Dos deputados federais, estiveram presentes ainda Sandra Rosado, Fábio Faria, João Maia, Fátima Bezerra e Betinho Rosado. O senador Paulo Davim, do PV, também esteve presente.

SUCESSÃO

Nos bastidores, chamou a atenção a disposição da presidente Dilma Rousseff de entregar e cumprimentar todos os prefeitos beneficiados pelas as ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A entrega das chaves aos 149 gestores fez parte do cerimonial. Para muitos, Dilma já está em campanha para a sua sucessão no ano que vem.

Além da presidente, que deverá tentar a reeleição, deve concorrer ao cargo de presidente o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e a ex-senadora Marina Silva. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, também estuda candidatar-se a presidente da República.

SECA

Contudo, as ações do governo federal no Rio Grande do Norte vêm de uma sequancia de cobranças feitas pelo setor produtivo rural junto à calsse política, diante de uma das secas mais severdas dos últimos anos, como a registrada neste período de 2012 e 2013. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, explicou que as ações abrangem todos os municípios do país com até 50 mil habitantes, com cada qual recebendo uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba.

“Porque é nesses municípios, com até 50 mil habitantes, que se encontra a grande produção agropecuária brasileira, seja através da agricultura familiar, ou do agronegócio. São mais de 4 mil municípios”, disse, destacando que destes, cerca de mil municípios receberaão um caminhão pipa e uma pá carregadeira.

“Todos eles são municípios do semiárido que sofrem com a estiagem e esses equipamentos ajudarão às prefeituras na segurança hídrica. Ao todo, cada município receberá investimento de R$ 1,4 milhão”, acrescentou.



Prefeito cita “gestão desastrosa” de Micarla durante “boas-vindas”

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, deu as boas-vindas à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao discursar, relembrou a “situação caótica” que encontrou a Prefeitura após a gestão da prefeita Micarla de Sousa. “Natal que tem pressa em se reerguer. O brasil todo tomou conhecimento da situação de descalabro administrativo que dominou esta cidade no final do ano passado, tendo ela, só para simbolizar a situação caótica, registrado três prefeitos em menos de 40 dias”, disse Carlos Eduardo.

Segundo o prefeito de Natal, a presidente Dilma tem conhecimento, pela imprensa nacional, do colapso dos serviços públicos da capital, a exemplo dos essenciais como saúde, educação e llimpeza pública.

“Mas eu quero dizer que eu venho aqui lhe saudar e aos seus ministros e venho movido com grande esperança porque desde que assuminmos a Prefeitura de Natal temos tido por parte do governo de sua excelência, de seus ministros e auxiliares, todo apoio e solidariedade para que nós possamos, de novo, ser uma cidade dentro da normalidade administrativa, financeira, e que venha resolver os problemas das pessoas”, afirmou o prefeito.

VISITA

A comitiva presidencial pousou no aeroporto internacional Augusto Severo por volta das 11h30, composta por Dilma, e os ministros do Turismo, Transportes, Justiça e Comunicação. Dilma foi rcebida pela governadora Rosalba, pelo deputado Henrique, pelo ministro Garibaldi, pelo senador Paulo Davim, e pelos deputados federais Fábio Faria, Sandra Rosado e Fátima Bezerra, além do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e a sua vice, Wilma de Faria.

Entre eles, pelo menos três são governadoráveis que sonham com o apoio de Dilma: Rosalba, que poderá disputar a reeleição; Wilma de Faria, que também está no páreo; além do ministro Garibaldi, que foi o mais aplaudido entre todos que estavam na Escola de Governo quando do anúncio das presenças. O vice-governador, Robinson Faria, também fez parte da mesa. Ele também disputa o apoio de Dilma para o projeto de se candidatar ao governo do Estado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em Natal, Dilma confunde Rio Grande do Norte com Rio Grande do Sul


A presidente Dilma Rousseff se confundiu e, durante evento em Natal, capital do Rio Grande do Norte, referiu-se ao Estado como Rio Grande do Sul.

A gafe, ocorrida logo no início do discurso, foi rapidamente corrigida, mas causou pequenos protestos na plateia –formada basicamente por prefeitos potiguares. A citação ao Rio Grande do Sul aconteceu quando Dilma citava as pessoas que estavam com ela em cima do palco.

“Vocês me desculpem, é porque fui batizada recentemente”, emendou a presidente, brincando com o fato de a governadora do RN, Rosalba Ciarlini (DEM), ter chamado Dilma de potiguar em três momentos de sua fala.

Dilma, então, disse que era acima de tudo brasileira, porque nasceu em Minas Gerais e passou a maior parte da vida no Rio Grande do Sul.

“Sou gaúcha-potiguar-amazonense”, chegou a afirmar. “Foram os três Estados em que recebi o título, a naturalidade”, completou.

Essa não foi a primeira gafe geográfica de Dilma. Em outras ocasiões, ele já trocou Roraima por Rondônia e Mato Grosso do Sul com Mato Grosso.

A última visita de Dilma ao Rio Grande do Norte havia sido em 28 de novembro de 2011, no primeiro ano de seu mandato.

Dilma foi a Natal para entregar 171 máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras a 149 prefeituras do Estado.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, cada município contemplado recebeu um investimento “na ordem de R$ 1,4 milhão”.

O governo diz que os equipamentos fazem parte do chamado PAC 2, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, e de um plano para fortalecer as cidades contra os efeitos da seca.

Dilma aproveitou a viagem para também assinar um edital de licitação para obras de um trecho da BR-101 que passa pelo RN; uma ordem de serviço para construção de um centro cultural; uma outra para construção de uma barragem; e um acordo de cooperação do programa “Brasil Mais Seguro”, do Ministério da Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assaltante tenta roubar loja no Centro de Mossoró e acaba espancado pela população.

Um assaltante se deu mal, ao tentar roubar uma loja localizada no Centro da cidade. O fato foi registrado na tarde desta segunda-feira (3). Um homem, ainda não identificado, chegou até uma loja de venda produtos importados, onde tentou roubar vários objetos.
Funcionários da loja agiram rápido, e conseguiram imobilizar render o assaltante com uso de cordas. O mesmo foi levado para o lado de fora da loja.
A população revoltada com a insegurança que atinge os estabelecimentos do Centro, não esperou a chegada da guarnição da polícia, e passaram a espanca-lo com chutes e pontapés.
A revolta geral chamou a atenção de quem passava pelo local. Muitos paravam para tentar entender o que estava acontecendo.
 Depois de alguns minutos de pancadaria, policiais chegaram ao local, para levar o assaltante, bastante ferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O mesmo depois de ser medicado, será encaminhado para a Delegacia de Furtos e Roubos, onde responderá pelos atos criminosos.




Reprodução Cidade News Itaú via Ismael Souza
Leia Mais ››

Delegado confirma briga por terreno em caso de advogado, mas apura se ordem partiu de presídio

Advogado Antônio Carlos foi executado em um bar.
O delegado Roberto Andrade, da Delegacia Especializada em Homicídios, confirmou que o casal preso na semana passada por suposto envolvimento na morte do advogado Antônio Carlos de Oliveira pode realmente ter sido o mandante do crime, motivado por a disputa de um terreno. No entanto, a Polícia Civil ainda investiga a possibilidade de a ordem ter partido de dentro de um presídio do Rio Grande do Norte.

De acordo com o delegado, durante as investigações, descobriu-se que a morte de Antônio Carlos já estava acertada e a ordem vinha de dentro de Alcaçuz. Roberto Andrade não quis revelar detalhes do caso, para não atrapalhar o andamento das investigações, mas adiantou que o advogado teria recebido R$ 30 mil de um preso para conseguir sua liberdade, porém, isso não aconteceu.

Por esse motivo, o preso, que não teve o nome revelado, teria planejado a morte do advogado. Situação semelhante teria acontecido em um presídio na cidade de Mossoró. Neste caso, Antônio Carlos havia recebido a quantia de R$ 50 mil, mas também não teria conseguido a liberdade do detento, provocando revolta, ao ponto de especular-se o assassinato dele.

Delegado Roberto Andrade comanda inquérito sobre a morte do advogado
 
“Nós recebemos informações de que uma semana antes pessoas de dentro de Alcaçuz já sabiam que Antônio Carlos seria assassinado. Então, estamos investigando cada detalhe para que possamos chegar aos verdadeiros culpados da morte”, revelou o delegado Roberto Andrade.

O presidente do inquérito ainda revelou para a reportagem do Portal BO que nos próximos dias deverá viajar para Mossoró onde ouvirá pessoas ligadas as denúncias partidas do presídio e que neste momento da investigação sua equipe está concentrada nessas duas linhas envolvendo presos.

Apesar disso, ele reconheceu que tem fortes indícios de que o casal Francine Andrade de Souza e Expedito José dos Santos seria o mandante do crime, tanto que conseguiu mandados de prisão contra os suspeitos. Eles podem ter encomendado a morte de Antônio Carlos devido a uma disputa por um terreno comprado pelo advogado, em São Gonçalo do Amarante. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Setença de acusados de crime que chocou o RN fica para dia 27 de junho

Maria Luiza, de 15 anos, morta em 2009 (Foto: Arquivo da família)
Os acusados pelo assassinato da estudante Maria Luiza Fernandes Bezerra, de 15 anos – crime que chocou o Rio Grande do Norte em 2009 – terão de esperar até o dia 27 de junho para saber se vão, ou não, a júri popular. A ausência de cinco testemunhas levou o juiz Ricardo Bandeira Procópio de Melo a adiar a sentença que seria proferida na audiência de instrução realizada pela 3ª Vara Criminal de Natal durante a tarde e início da noite desta segunda-feira (3) no Fórum Miguel Seabra Fagundes. A continuação da audiência que definirá os rumos do processo ocorrerá na manhã do próximo dia 27 de junho.

Os réus, Thiago Felipe Rodrigues Pereira, o 'Thiago Cabeção', de 26 anos, e Kleisson de Souza Freitas da Silva, o 'Negão', de 32, compareceram ao fórum. Ambos estão presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Parnamirim, na Grande Natal, restrito a acusados de crimes sexuais. As cinco testemunhas que faltaram a audiência são de interesse da defesa de Kleisson. Nesta segunda-feira o juiz Ricardo Procópio ouviu dez testemunhas convocadas pela defesa dos acusados. Na última quarta-feira (29), quando teve início a audiência, foram ouvidas nove testemunhas de acusação.

A mãe de Maria Luiza, a comerciante Regilene Fernades, esteve no Fórum Miguel Seabra e cobrou mais uma vez justiça pela morte da filha. "Não tenho dúvida nenhuma que os dois foram autores do crime, assim como todas as pessoas que participaram da investigação. Se não fossem julgados seria a maior injustiça que poderia acontecer na face da terra", desabafa.

Regilene relata que Thiago era traficante de drogas e sempre soltava piadas quando Maria Luiza passava. "Ele não tinha envolvimento com ela, mas via minha filha passar e soltava muita piada, desejava ela, que por sua vez não dava nenhum tipo de cabimento", diz a comerciante, que afirma nunca ter passado anos tão difíceis como os últimos três. "Relembrar a morte está sendo muito difícil, mas sei que é necessário e sei que vamos obter êxito", conclui.

Defesas negam autoria do crime
O advogado de Thiago, Marcus Alânio Martins Vaz, conta que o acusado nega a autoria do crime. "Ele não foi autor, nem teve nenhuma participação", informa. Duas testemunhas confirmam o álibi do acusado, segundo o advogado. De acordo com Alânio, as duas mulheres estavam com Thiago na zona Norte de Natal na noite em que Maria Luiza desapareceu. "Ele foi com as duas mulheres para a zona Norte, andaram, comeram, foram na casa de amigos", afirma.

Marcus Alânio representa o acusado Thiago no caso da morte da adolescente Maria Luiza (Foto: Felipe Gibson/G1)Marcus Alânio representa o acusado Thiago no caso
da morte de Maria Luiza (Foto: Felipe Gibson/G1)
A negativa de autoria também é a linha seguida pelo advogado de Kleisson, Arsênio Pimentel. "Não existe testemunha presencial nos autos, nem que tenha visto a participação em relação á prática do crime. O que existe são suspeitas, comentários, percepções populares que levam a crer que essa autoria poderia ser imputada a Thiago e subsidiariamente a Cleisson", explica.

De acordo com o advogado, Kleisson e Thiago mantinham contato porque os dois eram usuários de drogas. "Além dos dois, outros jovens também consumiam drogas com eles", afirma. O advogado Arsênio Pimentel conta que seu cliente chegou a ficar internado em uma casa de saúde da cidade para se tratar do vício.
Preso em 2009, Thiago passou 90 dias na cadeia e teve a prisão relaxada pela Justiça. Depois de solto, o acusado foi detido novamente em agosto do ano passado por força de um mandado de prisão. Kleisson também foi preso no ano passado. Ambos estão custodiados no Centro de Detenção Provisoria (CDP) de Parnamirim, restrito a acusados por crimes sexuais.

Regilene Dantas, mãe de Maria Luiza, cobra justiça (Foto: Felipe Gibson/G1)Regilene Dantas cobra justiça
(Foto: Felipe Gibson/G1)
Caso Maria Luiza
Maria Luiza saiu de casa no dia 21 de abril de 2009, feriado de Tiradentes, para se encontrar com o namorado numa lan house. Ela não chegou ao destino. Seis dias depois, o corpo da adolescente foi encontrado nu já em avançado estado de decomposição. A perícia constatou que a adolescente foi estuprada e estrangulada. O corpo de Maria Luiza, de 15 anos, foi encontrada morta em um lixão no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado Celso Giglio tem quadro de saúde estável após acidente


 O deputado estadual Celso Giglio (PSDB), que sofreu um grave acidente neste domingo (2) em Poranga, no interior de São Paulo, fraturou três costelas e está estável. A mulher do ex-prefeito morreu durante o acidente.
Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde a noite de domingo, quando foi transferido de um hospital particular em Tatuí.
Segundo um assessor do ex-prefeito de Osasco, ele está sedado, pois ficou muito nervoso ao saber da morte da esposa.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Albert Einstein, não havia sido divulgado um boletim médico até o início da tarde desta segunda (3).
O corpo da mulher do deputado Glória Maria Garcia Giglio, de 62 anos, está sendo velado nesta segunda-feira no Paço Municipal de Osasco, na Grande São Paulo. O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, declarou luto oficial de três dias pela morte de Glória, ex-primeira-dama da cidade.
O velório ocorre desde as 23h de domingo quando o corpo chegou do Instituto Médico-Legal (IML) de Itapetininga. O corpo é velado no Paço Municipal, da sede da Prefeitura de Osasco. O enterro está previsto para as 17h no Cemitério Municipal de Osasco Bela Vista.
Acidente
A Polícia Rodoviária em Tatuí, que registrou o acidente, informou que o carro do deputado capotou após bater em uma canaleta no km 163 da Rodovia Castello Branco, sentido São Paulo, na manhã de domingo. Os policias afirmaram que chovia forte na hora do acidente.
No carro também estava a mulher de Giglio. Segundo a concessionária responsável pela rodovia, o político foi inicialmente encaminhado para o pronto-socorro de um hospital particular em Tatuí. A mulher dele foi levada para a Santa Casa de Tatuí, mas não resistiu.
Segundo a Polícia Civil, o corpo dela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetininga. Giglio foi transferido por volta das 18h para São Paulo.
Ainda segundo a polícia, Giglio, sua mulher e netos voltavam de Avaré para a capital. Os netos seguiam em outro veículo logo atrás e testemunharam o acidente. Um leitor do G1 fotografou o carro de Giglio logo após o acidente.

Leitor registrou carro de Celso Giglio após o acidente (Foto: Mario Dias Ribeiro Junior/VC no G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Incêndio em matadouro de aves na China mata 119 pessoas


Um incêndio em um matadouro de aves que estava trancado matou pelo menos 119 pessoas no nordeste da China nesta segunda-feira (3), e várias outras estavam desaparecidas, informaram autoridades e a imprensa estatal, provocando revolta nas redes sociais em um país com um histórico ruim de segurança contra incêndios.
O incêndio começou pouco depois do amanhecer perto de Dehui, na província de Jilin. O governo provincial informou que enviou mais de 500 bombeiros e mais de 270 médicos e enfermeiras para o local, além de ter retirado 3 mil pessoas que moram nos arredores do matadouro como precaução.

Fumaça sai de abatedouro de aves que pegou fogo na China; mais de 100 pessoas morreram (Foto: AFP)

Mais de 300 trabalhadores estavam no local no momento do incêndio. De acordo com a agência de notícias Xinhua, funcionários relataram ter ouvido uma forte explosão e depois visto uma fumaça preta.
"Mais de 100 trabalhadores conseguiram escapar da unidade, cujo portão estava trancado quando o incêndio começou", disse a Xinhua.
"A complicada estrutura interior da casa pré-fabricada na qual o incêndio começou, e as saídas estreitas acrescentaram dificuldades aos trabalhos de resgate."
O número exato de pessoas desaparecidas é incerto, assim como a causa do incêndio, disse a Xinhua. O governo de Jilin disse que 54 pessoas estavam feridas e foram levadas às pressas para o hospital.
A população recorreu às redes sociais para expressar sua revolta.

Incêndio em abatedouro de aves deixou mais de 100 mortos na China (Foto: AP/Xinhua, Wang Haofei)

"Esse lugar nunca foi inspecionado regularmente pelas autoridades de combate a incêndios?", escreveu um usuário do Sina Weibo, popular serviço de microblogs do país, similar ao Twitter.
"Autoridades de primeiro escalão têm de ser demitidas por causa disso", escreveu outro.
Segundo a Xinhua, parentes das vítimas se reuniram do lado de fora do matadouro para "exigir que o governo investigue e anuncie a causa do acidente o mais rápido possível".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Barça diz que camisa 11 é do filho de Mazinho; Neymar alega não ter preferência

Neymar não deve usar a camisa 11 que o consagrou no Santos nos jogos do Barcelona. Na apresentação do craque brasileiro no clube catalão, o diretor esportivo Andoni Zubizarreta disse que a numeração já pertence ao meia-atacante Thiago Alcântara, filho de Mazinho.

“A 11 é do Thiago. Esse número tem um dono. Ele a tem, ele desfruta dela, é de Thiago Alcântara”, comentou o cartola quando perguntado se Neymar usaria a 11, já que era o número de seu uniforme no Santos.

Thiago Alcântara não sabe se permanecerá no clube na próxima temporada. O atleta, que é reserva e teve poucas oportunidades nesta temporada no Barcelona, é alvo do Manchester e do Real Madrid.

A multa rescisória de Thiago no Barcelona tem valor de 90 milhões de euros, mas seria reduzida para 18 milhões se o atleta jogasse poucas partidas na temporada, o que de fato aconteceu.

Neymar, por sua vez, não quis entrar em polêmica e afirmou não ter preferência pela numeração da camisa. "Nunca me preocupei com o número. Não sei qual vou usar, não tenho como falar, mas nunca tive preferência por um número específico", disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

São Paulo apresenta candidato a substituto de Ceni e aposta para esquerda

Goleiro Renan Ribeiro posa com camisa durante apresentação no São Paulo O São Paulo apresentou na tarde desta segunda-feira um candidato a substituto de Rogério Ceni. Renan Ribeiro, de 23 anos, revelado pelo Atlético-MG chegou após já ter seu pré-contrato assinado desde o início do ano e quase meio ano trabalhando afastado no time mineiro, que preferiu não liberá-lo mesmo depois do anúncio de que ele não seria usado. 

Dizendo que é fã de Ceni, o camisa 30 admite que pode seguir por mais tempo sem atuar em partidas oficiais, mas não esconde o alívio por, ao menos, já poder treinar com o grupo e não isolado de um elenco.

“Estou feliz aqui com a minha chegada, especialmente por trabalhar com o Rogério, que é meu ídolo. Hoje é um sonho poder trabalhar com ele e, quanto mais tempo ele puder jogar, melhor, porque vou aproveitar mais. Eu vim para trabalhar e esperar a oportunidade”, disse ele.

“Faz um tempo que eu não jogo, porque fiquei seis meses trabalhando encostado e isso foi muito difícil. Eu tinha que treinar separado em um clube que já estava há oito anos e usei esse tempo todo para repensar. Foi difícil, mas, felizmente, estou aqui hoje”, completou. Vale lembrar que Renan chega para ser o terceiro goleiro do São Paulo, pois Denis é o reserva imediato.

Além de Renan Ribeiro, o clube também aproveitou para apresentar Reinaldo. Com esperanças de que apresente o bom futebol que fez o Sport de Recife contratá-lo do Paulista de Jundiaí, a diretoria já aposta que ele possa ser o substituto provisório de Thiago Carleto, que operará o joelho direito após romper o ligamento cruzado.

“Essa é a oportunidade da minha vida. Vou trabalhar para ganhar a confiança de Ney Franco, conseguir uma vaga e jogar”, analisou ele, que fará concorrência a Juan.

Com eles, o São Paulo soma a nona novidade após a eliminação da Libertadores após a goleada por 4 a 1 para o Atlético-MG. Antes, o time já havia apresentado o meia-atacante Roni e o lateral direito Caramelo, contratados do Mogi Mirim, Juan, reintegrado após ser afastado, e Lucão, Lucas Evangelista, Allan, Diego e Régis, promovidos das categorias de base.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Neymar revela admiração pelo Barça e explica decisão: 'Segui o coração'


Uma decisão tomada com o coração. Foi assim que Neymar explicou a escolha para assinar com o Barcelona. Após ser apresentado com festa no Camp Nou nesta segunda-feira, o atacante concedeu entrevista coletiva, revelou ter grande admiração pelo clube catalão e não poupou elogios ao elenco da equipe, em especial Lionel Messi.
Envolvido numa briga entre Barça e Real Madrid pela sua contratação, o brasileiro explicou que, apesar do respeito pelos merengues, sempre quis atuar pelos catalães, por conta dos jogadores que atuam lá e admiração que nutre pelo clube desde pequeno.
- São dois grandes clubes, e estou feliz pelo interesse, mas eu me deixei levar pelo coração, e agora estou aqui em Barcelona. O Real Madrid é um grande clube, respeito muito, mas segui meu coração e decidi vir jogar aqui. Não foi por dinheiro. Tomar uma decisão com o coração é quando se está feliz e convencido do que quer. Jogar com Messi, Xavi, Iniesta...Isso tem peso. Sempre sonhei com isso. Daniel Alves também é “culpado”, porque sempre falou muito bem das coisas aqui – disse Neymar.

Neymar coletiva apresentação Barcelona (Foto: EFE)

Tanta admiração fez o jogador se emocionar durante a apresentação no Camp Nou. Logo ao chegar à sala de imprensa, Neymar reconheceu que teve de se segurar para  não ir às lágrimas.
- Estou muito feliz, é um grande dia para mim e minha família. A emoção é muito grande. Entrar no Camp Nou e ser aplaudido pela torcida. Eu me segurei muito para não chorar, porque, como eu disse, é a realização de um sonho. Não do Neymar, hoje adulto, homem, mas sim de um menino que sempre sonhou com isso. Queria dizer que a emoção é gigantesca - disse Neymar.

Elogios a Messi
Reforço de um time comandado por Lionel Messi, o atacante brasileiro voltou a adotar um discurso político ao ser perguntado sobre o objetivo de se tornar o melhor jogador do mundo. Ele reafirmou a meta de ajudar o argentino a se manter no topo e não escondeu a admiração pelo novo companheiro.
- Nunca me preocupei em ser o melhor do mundo. O melhor jogador do mundo está aqui (Messi). E eu sou um dos caras mais sortudos do mundo por poder jogar ao lado dele. Hoje, para mim, é uma felicidade muito grande. É uma honra. Espero ajudá-lo a ser o melhor jogador do mundo - afirmou Neymar, revelando que já admirava Messi antes de ser procurado pelo Barça.
- Há um tempo eu já tinha falado que torcia pelo Messi, para que ele continuasse a dar alegrias para quem gosta de futebol. E sou apaixonado por futebol, independentemente do time que ele é, a seleção. Eu quero vê-lo fazer mágicas com a bola. Agora vou poder ver de perto, e ajudando, o que é o mais importante.

Neymar coletiva apresentação Barcelona (Foto: EFE)Neymar coletiva apresentação Barcelona (Foto: EFE)
Contato com Vilanova
Na mira do Barça desde 2011, como revelou Josep Maria Bartolomeu, vice-presidente de futebol do clube, Neymar confirmou que já havia contatos com o time catalão. Um deles foi com o técnico da equipe, Tito Vilanova, mas sem fazer projeções sobre sua chegada ao plantel.
- Uma vez falamos por telefone, e tivemos uma conversa muito rápida. Não falamos sobre posicionamento. Ele só perguntou como eu estava. Eu perguntei se ele estava melhor. Mas foi um contato muito rápido. Não tive outro contato com ele – explicou o brasileiro.
Indiferença quanto ao número da camisa
Uma das questões levantadas na entrevista coletiva foi a preferência de Neymar ao relação ao número da camisa que irá vestir. Acostumado a usar o 11 no Santos, o atacante evitou polêmica e disse que não vai escolher a nova numeração.

Atualmente, o dono da camisa 11 no Barça é o meia Thiago Alcânta, que pode deixar o clube neste mercado de transferências. Mas, no início da próxima temporada, a relação pode ser revista.
- Eu sou um cara que nunca se preocupou com número. Não escolhi, não sei o que vou usar. Então não tenho como falar. Mas eu nunca tive preferência por um específico – explicou Neymar.
Já o diretor técnico do Barça, Andoni Zubizarreta, minimizou a importância da questão.
- Vamos ver que números temos e depois vamos ver o que decidimos. Há jogadores que gostam de mudar de número de uma temporada para a outra. Não consideramos um tema importante. Isso não foi um problema. Esse número 11 tem um dono que se chama Thiago Alcântara, e a partir da temporada que vem a gente vai ver – afirmou o dirigente.

Neymar apresentação Barcelona Camp Nou (Foto: AP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ASSALTO AOS CORREIOS DE PARAÚ/RN


Na tarde de hoje 03 de junho por volta das 14:hs três elementos chegaram na agencia dos correios da cidade de Paraú e anunciaram o assalto, em seguida fugiram pela RN sentido Assu em veiculo de placa MYX 5209.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Presidenta Dilma anuncia investimentos no RN

Presidenta Dilma Roussef participa neste momento, na Escola de Governo Cardeal Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo em Natal, de cerimônia em que anuncia a liberação de recursos e assina ordem de serviços que totalizam a destinação de R$ 1,6 bilhão em obras estruturantes para o Rio Grande do Norte. Na mesma ocasião, faz a entrega de 101 retroescavadeiras e 70 motoniveladoras aos 149 municípios do Estado que se encontram em estado de emergência por conta da seca.
A presidenta foi recepcionada pela governadora Rosalba Ciarlini, presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Também participam da solenidade, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vagas, José Eduardo Cardoso, da Justiça; César Borges, dos Transportes; Garibaldi Filho, da Previdência Social; Gastão Vieira, do Turismo e Helena Chagas, da Comunicação Social.

A bancada federal do Rio Grande do Norte acompanha a programação da presidenta Dilma em Natal. Estão presentes o senador Paulo Davim e os deputados federais Fábio Faria, Fátima Rosado, João Maia, Betinho Rosado e João Maia.

Por Redação Cidade News via Assecom
Leia Mais ››

83º CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ.

Por volta das 11:20hs de hoje (03/06/13), após o campo de futebol de Zé Peixeiro na rua Francisco Aníbal da Trindade, bairro Santa Helena em Mossoró. O jovem conhecido como José Renato da Silva, 18 anos que morava na rua Maria Batista dos Santos, no mesmo bairro, foi morto vitima de disparo de arma de fogo. De acordo com as primeiras informações, o jovem já teria sofrido uma tentativa de homicídio no mês de abril do ano corrente, e na manhã de hoje foi perseguido por homens desconhecidos, ao tentar fugir dos disparos o jovem foi alvejado na perna chegando a quebrar a tíbia que foi atingida por um projétil. Ao cair foi alvejado mais duas vezes na região da cabeça. O mesmo já tinha passagem pela polícia e era investigado por participação em pelo menos dois crimes na cidade. A equipe da DEHOM realizou diligências nas imediações, pois havia uma informação que o autor do crime estaria em uma residência próximo mas ninguém foi preso.










Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››