domingo, fevereiro 26, 2012

Bandidos invadem e assaltam ônibus da Banda Cavaleiros do Forró em Novo Lino/AL

Ônibus da Banda Cavaleiros do Forró é invadido por criminosos em Novo Lino (Foto: Geysa Miranda) 



Integrantes da Banda Cavaleiros do Forró tornaram-se alvo de criminosos durante um assalto ocorrido no município de Novo Lino, na madrugada desse sábado (26), que gerou um prejuízo de R$ 5 mil. Durante a ação, cinco homens armados levaram equipamentos eletrônicos e objetos pessoais das 37 pessoas que se encontravam no veículo. 

Em entrevista à Gazetaweb, o gerente da banda, Gleidson Natário, informou que o ônibus passava pelo município de Novo Lino, no momento em que o motorista foi obrigado a parar após dois carros – de cor e placa não identificadas – aproximarem-se. Um deles ficou à frente do ônibus enquanto o outro ofereceu cobertura atrás. Logo em seguida, um dos assaltantes desceu do carro, invadiu o ônibus e exigiu que o condutor se dirigisse a um canavial, onde mais dois comparsas subiram e recolheram cerca de R$ 5 mil, uma televisão de plasma, um aparelho de DVD, mochila com notebook, além de pertences das vítimas, como celulares, carteiras e documentos. 

Natário esclareceu que ainda tentou esconder parte do dinheiro subtraído, mas tudo em vão. “Quando os homens entraram, eu tentei colocar a quantia no bolso e um deles viu, roubou e fugiu com os demais. Apesar disso, ninguém ficou ferido”, explicou o gerente ao frisar que a banda não fez o Boletim de Ocorrência (BO) no mesmo dia, visto que faria um show em Divina Pastora, interior de Sergipe. 

Apesar de o boletim ter sido confeccionado na Central de Polícia, no Prado, o inquérito ficará sob a responsabilidade da Delegacia Regional de Novo Lino. Às 16h deste domingo (26), a banda fará show em Porto Calvo. 

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Agricultor morre vítima de descarga elétrica no Sertão da Paraiba

O agricultor Rivonildo Ferreira da Silva, de 39 anos, não registiu a forte descarga elétrica que sofreu ao supostamente tocar uma cerca de arame ou, não se sabe ao certo, manusear alguma fiação da propriedade em que trabalhava e residia, localizada na sitio Pedro da Lã, município de Boa Ventura, segundo o destacamento local.

O corpo do homem foi encontrado já sem vida por volta das 18h dessa sexta-feira, 24, por um parente seu. A Polícia Militar foi acionada e isolou o local até a chegada da perícia. Ele era casado e tinha três filhos menores. Após o trabalho pericial, o corpo foi encaminhado para o IML de Patos e, depois, entregue a família, que está muito abalada e deverá sepultá-lo neste sábado.

O agricultor servia a um proprietário local. A polícia vai abrir inquérito para apurar as circunstâncias da morte. O mais provável é que um fio da rede elétrica tenha caído sobre a cerca em algum ponto da propriedade e energisando o arame, e, ao tocá-lo, a vítima tenha sofrido uma descarga mortal.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Moto furtada em Mossoró foi recuperada na cidade de Serrinha dos Pintos/RN

Por volta das 10h:00 da sexta-feira (24), os PMs do Destacamento da cidade de Serrinha dos Pintos, recuperaram um veículo tipo moto, de placa MZH 8755/RN, que havia sido furtada da Cidade de Mossoró. 

Segundo informações, os policiais militares teriam recebido denúncias anônimas de que a motocicleta de placa MZH 8755/RN que estava circulando pela cidade, sendo conduzida pelo jovem Wallison Jonatas Barreto de Queiroz, 18 anos, se tratava de produto de roubo, ao saber que estaria sendo procurado pela Policia o Jovem foi até a DP e se apresentou, após consulta foi constatado que havia uma queixa de furto contra a referida moto, onde a mesma teria sido furtada no dia 12 de janeiro do corrente na cidade de Mossoró/RN. 

Contra o jovem foi lavrado em seu desfavor um TCO por receptação, sendo indagado pela origem do veiculo este informou ter comprado a pessoa de Antônio Julio Neto, 47 anos, o Julinho, residente na cidade de Martins/RN que também foi lavrado um TCO pelo mesmo motivo, ambos foram liberados e a moto será restituída ao seu legitimo dono.

Fonte: Nosso Paraná
Leia Mais ››

Bandidos arrombaram Caixa Eletrônico do Banco do Brasil em Alto do Rodrigues


Por volta das 03h:00 deste domingo uma quadrilha com vários homens chegaram no banco do Brasil da cidade do Alto do Rodrigues num veículo Honda Civic de cor preta e a partir dai iniciaram uma ação criminosa. 

Os mesmos entraram na parte externa do banco onde ficam os caixas eletrônicos colocaram uma lona preta para que ninguém visse a ação, segundo informações da polícia a ação durou cerca de uma hora, apenas um caixa foi arrombado acredita-se mais homens estavam em outros pontos dando cobertura. De posse das imagens se constatou que alguns deles usavam perucas. 

O Sub.Tenente Cesar responsável pelo policiamento ostensivo comunicou o fato ao delegado regional de Macau, Dr. Antonio Pinto.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Duas armas de fogo são apreendidas em Pau dos Ferros/RN


Mesmo com as constantes ameaças recebidas nos últimos meses, a incansável Guarnição de RP, sob o comando do cabo Rezende, não se intimidou e continua com seu trabalho diário no combate a criminalidade e preservação da ordem publica na cidade de Pau dos Ferros/RN.

Na tarde deste sábado (25), por volta das 17h30min o cabo Rezende e seus comandados realizaram a apreensão de mais duas armas de fogo, o fato ocorreu no bairro Riacho do Meio, a pessoa de José Maurício da Silva Miranda, 53 anos, após ligeira discussão com seu filho Francisco Mauricio S. Miranda, 24 anos, efetuou um disparo de arma de fogo, que não chegou a ferir ninguém, o filho solicitou a presença da Polícia, que ao se aproximar José Maurício percebeu e evadiu-se com destino ignorado, com a autorização do filho o Cabo Rezende fez uma busca e encontrou duas armas de fogo, tipo caseira, sendo uma bate-bucha cano longo e uma garrucha de dois canos curtos(foto), as armas que estavam municiadas foram entregues a 4º DRPC para as medidas cabíveis.
Segundo informações o infrator já se apresentou a Autoridade Policial.

Anteriormente a RP sob o comando do cabo Rezende já havia feito a apreensão de uma arma branca, por volta das 15h15min no bairro Manoel Deodato, em poder Francimar José Lima.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

22ª morte de forma violenta em Mossoró



   O CIOSP Mossoró registrou por volta das 13h40min deste domingo (26/02) mais um crime de homicídio na cidade. A vítima de nome Kerginaldo Pereira Moreno Júnior, 25 anos de idade, auxiliar de mecânico, residia na Rua 6 de Janeiro, bairro Santo Antônio, foi alvejado na Rua São Francisco, por trás da UPA do Santo Antônio com cerca de seis disparos de arma de fogo pelo corpo e morreu antes da chegada do socorro médico. A vítima estava em uma calçada de uma residência quando foi atingida pelos disparos efetuados pelo garupa de uma motocicleta. 
  Segundo informações, a vítima estava sendo investigado pela polícia civil devido a participação nos homicídios de Augusto da Escócia ocorrido 2008, na Estrada do óleo que da acesso a comunidade de Passagem de Pedra, e Genildo do Sal ocorrido em dezembro de 2011 na Rua Pedro Velho, no ferro de engomar no Santo Antônio, ambos com grande repercussão na cidade de Mossoró.
   Viaturas da ROCAM-10 com a RP 213 da polícia militar fizeram o isolamento da área do crime para os trabalhos de pericia do ITEP e investigações realizado pela polícia civil para tentar chegar até os autores do disparos.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

HOMEM É ESFAQUEADO EM LAJES/RN E O ACUSADO É PRESO PELA POLÍCIA

Na tarde de ontem(25) foi preso em Lajes Francisco De Assis De Oliveira, conhecido por "Painho", onde esfaqueou a pessoa conhecida como Erivan paulo da Silva, 33 anos, natural de Canguaretama-RN
O crime aconteceu por desentendimento entre a vítima e o acusado. A vítima estava hospedada na casa do acusado desde o carnaval, onde não pararam a folia e continuaram bebendo de bar 
em bar, e por volta das 14h30 da tarde de ontem, a vítima parou em uma determinada residência para pedir água, quando o acusado adentrou a casa e roubou uma faca, tipo serra, e posteriormente esfaqueou a vítima com duas facadas, uma na altura do pescoço e a outra na altura das costelas, ambas do lado esquerdo.
A polícia foi acionada fez várias diligências até prender o acusado portando ainda a arma do crime, a vítima foi encamianhada para o

Posto de saúde da Rodagem e depois transferida para Natal e o acusado foi levado a São Paulo do Potengi para lavrar o flagrante.
Parabéns a Polícia Militar de Lajes e em especial a guarnição de serviço composta pelos soldados: Jean, Fernandes Júnior, Airton, R Silva e Lago que agiram rapidamente e conseguiram prender o meliante. Vale lembrar que componentes dessa guarnição prenderam rapidamente o envolvido pela morte do indivíduo conhecido como "jaquinho".
O Cmt do Pelotão, o Tenente Renê, agradece e se orgulha dos policiais com quem trabalha e o município de Lajes é um município  privilegiado por contar com homens desse padrão.
Guerreiro do Cabugi.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Resgatados na Antártida devem voltar ao Brasil na segunda-feira

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Estação Comandante Ferraz em foto de 2009
Estação Comandante Ferraz em foto datada de 2009


O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) enviado ao Chile para resgatar os militares e pesquisadores retirados da Estação Antártica Comandante Ferraz (destruída por um incêndio na madrugada de sábado) deve chegar ao Brasil até a madrugada desta segunda-feira.

Segundo a Aeronáutica e a Marinha, o avião deve deixar Punta Arenas (Chile) ainda neste domingo, mas ainda não há previsão do horário de saída, nem a rota que a aeronave fará. O tempo de voo é de cerca de nove horas.

Os brasileiros foram retirados da base depois do incêndio iniciado na madrugada de sábado e levados a Punta Arenas, por um avião argentino. Os 44 resgatados chegaram à cidade no sul chileno, por volta das 3h deste domingo (26), horário de Brasília.

Segundo a Marinha, um incêndio na "praça de máquinas", local onde ficam os geradores de energia da Estação Ferraz, causou uma explosão que destruiu a base militar brasileira de pesquisas na Antártida.

O ministério da Defesa confirmou ontem que dois corpos foram achados nos escombros da estação destruída. Há indícios de que os corpos sejam do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, que estavam desaparecidos.

O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, foi ferido no incêndio, mas foi socorrido.

A base militar brasileira de pesquisas na Antártida tinha uma infraestrutura que incluía laboratórios científicos bem equipados, dormitórios e cozinha industrial, biblioteca, oficinas e instalações técnicas para embarcações usadas em expedições.

Em nota, a Marinha diz estar "extremamente consternada" com o ocorrido. A estação começou a operar em 1984 e atualmente abrigava cerca de 60 pessoas.

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Nelson Mandela deixa o hospital

Nelson Mandela teve alta neste domingo
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado por causa de dores abdominais, deixou o hospital neste domingo (26), anunciou a presidência.

"Os médicos decidiram que ele poderia voltar para casa, porque o procedimento de diagnóstico que ele fez não mostrou nada de grave", afirma o comunicado oficial.

Anteriormente, a ministra da Defesa, Lindiwe Sisulu, informou que Mandela havia sido submetido a uma laparoscopia e passava bem. A laporoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo da cavidade abdominal com o laparoscópio, que é introduzido por uma incisão na parede abdominal.

"É um procedimento de diagnóstico", explicou a ministra, cujos serviços são responsáveis pela saúde dos ex-presidentes do país.

"Ele está bem e se recupera da anestesia. Está bem de acordo com sua idade", acrescentou, enfatizando que "não teve nada de grave".

O presidente Jacob Zuma afirmou no sábado que o ícone da luta contra o apartheid ia receber alta neste domingo ou na segunda-feira.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Apostador de Cuiabá ganha R$ 22,9 milhões na Mega-Sena

Um apostador de Cuiabá (Mato Grosso) ganhou sozinho o prêmio de 22,9 milhões da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram 12 – 27 – 37 – 44 – 54 – 59, no concurso de número 1366, realizado em Capão da Canoa (RS).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 124 pessoas acertaram a quina e ganharam R$ 19.590,46 cada uma. Outros 7.974 apostadores ganharam R$ 435, 20.

O próximo sorteio será realizado na próxima quarta-feira (29) e poderá pagar até R$ 4,22 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e custam a partir de R$ 2.

Seus números já saíram alguma vez ao longo dos 15 anos de sorteio?

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

"O SUS é o maior sistema do mundo. Precisa ser o melhor", diz Cremern


O médico mossoroense e cirurgião de tórax Jeancarlo Fernandes Cavalcante, 41 anos, assumiu a presidência do Conselho Regional de Medicina (Cremern) em 2011 e segue seu mandato até 2013. É o mais jovem presidente desse tipo de conselho no Brasil. Casado, pai de dois filhos, tem mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Também é conselheiro federal suplente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e professor do Departamento de Medicina Integrada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DMI-UFRN).

Jeancarlo é gestor de uma entidade forte. O Cremern tem 6.796 médicos inscritos e habilitados para trabalhar em todo o Estado. Desses, 4.600 são ativos, ou seja, exercem a medicina regularmente. Como gestor de uma entidade forte, as opiniões do jovem médico refletem se não o todo, parte do pensamento da classe médica. Pois bem, a julgar pela entrevista concedida pelo presidente do Cremern a O Poti/Diário de Natal, a saúde pública precisa de tratamento. E urgente, de um pronto-socorro. No Rio Grande do Norte a situação é de "caos", como classificou Jeancarlo.

Enquanto entidade de classe, o Cremern fiscaliza o exercício da profissão, mas sempre se manifesta sobre a situação física e estrutural das unidades de saúde, hospitais, postos de saúde. Enfim, locais onde os médicos atuam. Qual a situação atual da saúde pública no Estado?

Apesar do CRM ser um órgão regulador e fiscalizador da profissão, muitas vezes essas competências interagem. A falta de condições em um posto de saúde acaba resultando em um mau atendimento médico. Se o médico não tem condições de fazer uma radiografia ou de solicitar exames, consequentemente o atendimento ao paciente vai ficar prejudicado. Como a sociedade cobra de maneira devida uma resposta satisfatória do serviço médico, o CRM atua nesse sentido. Dar para o médico condições para que ele possa fazer uma boa medicina, e não possa comprometer o exercício de sua profissão. Quanto ao cenário atual da saúde pública é caótico. 

A saúde é subfinanciada. O Sistema Único de Saúde (SUS) é subfinanciado. A quantidade de dinheiro que o Brasil gasta por habitante é muito inferior ao ideal. Isso leva à carência de tudo, desde medicamentos até exames necessários à prática de uma boa medicina. Com isso os grandes hospitais ficam sobrecarregados. A rede básica não funciona. Um paciente com forte dor de cabeça deveria ser atendido inicialmente na unidade de saúde de seu bairro. Se fosse detectado um caso mais grave, aí sim, levado a uma unidade de grande porte, como os hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina ou Onofre Lopes. Como a rede básica não funciona, é comum paciente até com uma dor de barriga procurar o Walfredo Gurgel. Se o posto de saúde do bairro dele não funciona, ele vai procurar um hospital. Pela falha na rede básica os hospitais ficam sobrecarregados, com pacientes nos corredores e toda a situação que a população conhece.

Ao Cremern preocupa mais a rede básica de saúde, de atribuição do município, ou o atendimento de média e alta complexidade, sob responsabilidade do Governo do Estado?

Nospreocupamos com ambos os atendimentos, mas o funcionamento é como uma pirâmide. A maior parte dos pacientes é atendida na rede básica. Se você consegue uma boa rede básica de saúde, também consegue atender a base da pirâmide, ou seja, um número maior de pacientes. Por isso é importante a rede básica. Um hospital terciário recebe pacientes mais graves, mas em menor número. Por este motivo acredito que a rede básica deveria estar bem estruturada para não sobrecarregar a rede terciária.

O avanço da dengue nas grandes cidades é um indício de que a rede básica não funciona a contento, tendo em vista que os postos de saúde não atendem a grande demanda de pessoas com a doença?

A dengue é um exemplo. Com o aumento de pacientes, eles procuram as unidades de saúde. Em muitas não tem médico. Quando têm médicos não tem exames. Quando tem exames não tem medicamentos. Fica sempre ou quase sempre um atendimento incompleto. Essas são as deficiências da rede básica de saúde.

O SUS representa um avanço no que se refere à centralização e universalização do atendimento de saúde pública. De que forma o senhor observa o sistema hoje, 24 anos após sua criação?

O SUS é o maior sistema de inclusão social de saúde pública do mundo. É importante que se diga isso. Ele foi criado e precisa ser melhor financiado. Tratarmos melhor o SUS no que diz respeito ao financiamento. Equipar melhor os hospitais, equipar os postos de saúde, colocar médicos nas cidades do interior, criar políticas de estímulo para fixá-los no interior. O SUS precisa ser melhor trabalhado nesse sentido. O sistema é universal e gratuito para todos. Como é um sistema de grande inclusão social, falta ao SUS um financiamento devido.

O senhor, então, é favorável à criação de um novo imposto para a saúde, que poderia complementar esse financiamento?

Não. Sou a favor da otimização da distribuição de verbas. Não se pode cortar verbas da saúde nem da educação, como houve recentemente [pelo Governo Federal]. Sou a favor da racionalização do dinheiro e da distribuição por áreas prioritárias: saúde e educação. Uma coisa depende da outra. Isso não ocorre nem no nosso país, nem no nosso Estado nem na nossa cidade.

E quanto à rede privada e os planos de saúde, em que as pessoas pagam por atendimento? Não contradiz o SUS?

Não. Se a saúde suplementar quebrar no Brasil, o SUS vai ficar mais sobrecarregado. Vai haver um maior número de pessoas que hoje são atendidas em hospitais particulares e planos de saúde na rede pública. O governo deve ter políticas específicas para a saúde suplementar e para o SUS. Não é interessante para o governo que a saúde suplementar acabe.

Ainda sobre o SUS, existem ilhas de excelência. Um exemplo é o tratamento de soropositivos no país. Mas o que ainda é necessário para que se parta da teoria de um sistema universalizado para um bom serviço de saúde? Ou seja, que a população veja o SUS como seu plano de saúde, o melhor plano?

O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo. Precisa ser o melhor. O Brasil tem muitos avanços. O tratamento da AIDS e o acesso amedicamentos gratuitos na Farmácia Popular são bons exemplos, ou seja, melhoraram a saúde do brasileiro. O que o SUS precisa realmente para exercer o seu papel na plenitude é mais dinheiro. Que o orçamento direcione mais dinheiro para o SUS. Recentemente tivemos a aprovação da Emenda 29, que vincula constitucionalmente as verbas que vão para o SUS. Essa emenda ajuda, mas ainda não é suficiente. Foi um avanço, mas ainda é preciso mais financiamento. Basta ver em quase todas as unidades de saúde. A maioria está sucateada e carente de medicamentos. Falta investimentos.

Nos últimos 20 anos, a medicina brasileira e também a mundial passaram por grandes avanços, grandes conquistas. Um exemplo foi a erradicação de doenças, como poliomielite ou paralisia infantil e exames sofisticados. O poder público não acompanha esse avanço da medicina?

As novas tecnologias em medicina, as coisas que surgem a cada ano, tem que passar pelo crivo da razão, ou seja, se há evidências científicas de que aquilo funciona. O SUS, nesse sentido, cumpre o seu papel. Hoje você consegue fazer quimioterapia, radioterapia, exames de alta complexidade desenvolvidos pela medicina moderna através do SUS, sem custo para os pacientes. O grande problema é que a demanda é maior do que a oferta. Isso gera insatisfação e, consequentemente, muitas pessoas ficam sem ser atendidas. Um exemplo são as tomografias. Cada município tem uma cota de 20 tomografias por mês. Ocorre que, hipoteticamente, um município pode precisar em determinado mês de 50 tomografias. Trinta vão deixar de ser atendidos. Tem que aumentar a oferta para atender todo mundo.

O Cremern é ouvido quando se pensa em políticas públicas aqui no Estado?

Não, mas deveria, sim. Não só o Cremern, mas também o Sindicato dos Médicos (Sindmed) e a Associação Médica. São entes importantes na formação de políticas de saúde pública.

Como o senhor avalia a gestão da política estadual de saúde? Refiro-me especificamente à Sesap.

O Dr. Domício [Arruda, secretário estadual de saúde] está se esforçando muitopara fazer um bom trabalho na saúde. Desconheço maiores detalhes da administração, mas acho que se dessem maiores condições ele faria mais. É um secretário bem intencionado e talvez não faça mais porque não lhe dão condições para isso.

Ter uma remuneração digna sempre é algo buscado por todo servidor público. No caso dos médicos que são também servidores públicos, o senhor é favorável às greves, mesmo numa área essencial para a população?

As greves são um direito conquistado dos trabalhadores dispostos em lei. A lei também normatiza o que são os serviços essenciais, que possuem um tratamento diferenciado nas greves. Um pronto-socorro, por exemplo, deve manter o mínimo de atendimento à população. Como é essencial, todas as pessoas não podem parar ao mesmo tempo. Seja médico ou professor, a greve é um direito, mas o quorum mínimo de greves deve ser respeitado. Não somos contra greves, mas sim a favor de que seja respeitado o quorum mínimo das greves, seja nos hospitais, pronto-socorros ou emergências.

Volta emeia o Hospital Walfredo Gurgel, que tem o maior pronto-socorro do Estado, é notícia dos jornais por causa da superlotação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começou uma regulação. Como o Cremern observa a mudança e a situação do HWG?

O Walfredo Gurgel não é só o maior hospital do Estado como também o melhor hospital de traumas. Sempre peço que, se eu for vítima de algum acidente, me levem para o Walfredo Gurgel. Lá estão os melhores profissionais. A regulação é importante para que o Walfredo atenda àquilo a que ele se propôs. Ou seja, um hospital de trauma. Vejo com muito bons olhos essa regulação feita pelo Samu Estadual. É uma forma de racionalizar o atendimento. Só será atendido no Walfredo quem realmente precise ser atendido lá. Uma fratura, um trauma, um apendicite, enfim. Acho que ajudará a ajudar a desafogar o hospital.

Como o senhor avalia as condições de trabalho dos médicos nos hospitais de Natal, especificamente em cada rede de saúde. Me refiro, por exemplo, a unidades como o Giselda Trigueiro, mantido pelo Estado, o Hospital dos Pescadores, de responsabilidade da prefeitura, e o Onofre Lopes, que pertence à UFRN?

O Giselda é especializado. Só atende doenças infecto-contagiosas. Tem uma equipe de profissionais extremamente responsável e comprometida com seu funcionamento. O HUOL é um hospital de ensino. Atende alta complexidade e acho que, dentro de seu propósito, atende à população, inclusive com um programa de atendimento ambulatorial muito importante. Com a atividade de ensino, a comunidade ganha muito. Quando há alunos, há melhor acompanhamento dos pacientes. Agregar ensino e atendimento é uma boa fórmula para melhorar todos os níveis, do atendimento à administração do hospital. Com relação ao Hospital dos Pescadores, muitas vezes ele carece de infraestrutura básica. Já houve, inclusive, falta de médicos no passado. Hoje desconhecemos problemas nas escalas daquela unidade. Deveria, portanto, ser melhor equipado para desafogar outras unidades maiores.

E como o senhor observa a formação universitária dos médicos aqui no Estado e no país?

Hoje temos problemas na formação médica que nos preocupa muito. O Brasil tem mais de 180 escolas médicas, o que nos preocupa muito por causa dessa proliferação, que muitas vezes prejudica a formação, seja por falta de hospitais ou de professores qualificados. Temos que ter muito cuidado. Por isso pedimos aos prefeitos que vão admitir médicos para que procurem saber se esses médicos têm registro no Conselho Regional de Medicina. No Brasil hoje temos uma geração que saiu do Brasil para fazer medicina na Bolívia, na Argentina, em Cuba, e ao voltar ao país precisam revalidar seu diploma no país. Essa revalidação é feita por universidades públicas federais, e há um número muito alto de reprovação nessas provas. Apesar disso, algumas vezes essas pessoas começam a trabalhar sem o registro no CRM, o que configura o exercício ilegal da medicina. No que se refere à formação, nos preocupa a proliferação das escolas e essa questão da revalidação do diploma.

Os novos médicos que saem das três faculdades de medicina existentes atualmente são bons profissionais?

Os exames nacionais de avaliação mostram que a UFRN e a Uern forma muito bons profissionais. No caso da UnP, ainda não há nenhuma turma formada. O curso dura seis anos, e foi criado há menos tempo que isso. Por este motivo não podemos falar da formação na UnP, mas a UFRN e a Uern têm cursos muito bem avaliados.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Aftosa: RN agora corre atrás do prejuízo

Desde que o Rio Grande do Norte evoluiu de uma área de "risco desconhecido" para "risco médio" no mapeamento nacional da febre aftosa, se criou expectativa de que o estado não demoraria a se ver livre da sombra da doença - altamente contagiosa e que atinge principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Na prática pouco aconteceu. Recentemente o RN se viu diante do perigo de ter sua classificação rebaixada pela falta de estrutura e ausência de ações eficientes. Alertado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Governo do Estado se viu obrigado a mudar de postura, e agora corre contra o tempo para melhorar sua imagem junto ao Governo Federal. O passo decisivo é equipar minimamente o Instituto de Inspeção e Defesa Agropecuária (Idiarn), responsável pela segurança nos limites territoriais potiguares contra a aftosa.

O órgão aguarda uma verba de R$ 300 mil prevista no orçamento para trabalhar em melhorias de estrutura. Em visita ao estado este mês, o então secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Francisco Jardim - nomeado recentemente assessor especial do ministro - encontrou uma situação defasada. O banco de dados SIAPEC, que deveria registrar todos os estabelecimentos e o trânsito de animais dentro do estado, estava desatualizado desde 2010 por falta de pagamento da empresa que fazia a manutenção do sistema. Na atuação de campo, o órgão incumbido da missão de fiscalizar tem 18 fiscais para atender os 167 municípios do RN.

As promessas são de melhorias, que começaram pela criação de um novo sistema. O diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do Idiarn, Marcelo Maia, conta que primeiro foi feita a migração do banco de dados anterior para o atual. Após a conclusão dessa fase, os fiscais vão a campo para colher informações que possibilitem a atualização dos números, montando um quadro fiel com a realidade das propriedades e rebanho do estado. Com os recursos concedidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), novos equipamentos serão comprados. "Estamos enviando computadores para as unidades, e em cada uma delas haverá uma pessoa responsável por atualizar o banco de dados semanalmente", explica.

Maia adianta ainda que o Idiarn trará de volta quatro profissionais exonerados de seus cargos para compor o quadro. São dois agrônomos e dois veterinários. Dá para atender todo o RN? "Seria necessário mais, porém ainda temos veterinários cedidos por outros órgãos ligados ao governo, como Emater [Instituto Técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural]", acrescenta o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal. O Idiarn tem estrutura de 12 unidades espalhadas pelo estado, mais a central sediada na Secretaria Estadual de Agricultura.

Os criadores, principais interessados no avanço da questão, garantem estar cumprindo as obrigações de vacinar o rebanho durante as duas campanhas anuais de vacinação contra a aftosa, mas não sentem a mesma motivação por parte do Governo do Estado. "Passamos o controleque fazemos, mas o governo não cumpre o que deveria", afirma o presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Marcos Teixeira. Além da aplicação das vacinas, o RN tem de cumprir uma lista de itens técnicos, que no conjunto assegura o controle da doença nos limites estaduais.

O atraso nas medidas efetivas deixa o RN para trás. Os estados de Pernambuco, Piauí, Maranhão, e a parte centro-norte do Pará receberam até o último dia 17 auditorias do Mapa que podem deixá-los como zonas livres de aftosa. Ceará e Alagoas serão auditados em março. Com a impossibilidade de acompanhar o ritmo dos vizinhos de região, o Idiarn espera conseguir uma auditoria no segundo semestre. Ao lado do RN, a Paraíba também apresentou o que o Mapa classificou como "deficiências relevantes" no combate à aftosa.

Após as auditorias, e se os estados forem aprovados, o Ministério dá o aval para a realização do inquérito soro epidemiológico, que verifica a ausência do vírus nos territórios. O passo seguinte é o reconhecimentointernacional como zona livre, que é dado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: DN
Leia Mais ››

Dom Jaime toma posse da Arquidiocese de Natal em cerimônia neste domingo


A partir da manhã de hoje, Natal tem um novo pastor para seu rebanho católico. Os diocesanos de Natal, cuja Arquidiocese engloba quase 90 municípios, recebem como novo arcebispo, o sexto da história da circunscrição eclesiástica, Dom Jaime Vieira Rocha, em substituição a Dom Matias Patrício, que estava no cargo desde 2004 e renunciou por ter alcançado o limite de idade para exercer a função, que é de 75 anos.

Esta é a segunda vez que Dom Jaime substitui Dom Matias em uma diocese. A mesma situação aconteceu em Campina Grande, no ano de 2004, de onde Dom Jaime vem agora. A nomeação como Arcebispo de Natal, feita pelo Papa Bento 16, ocorreu ainda em 21 de dezembro do ano passado, mesma data em que foi acolhida a renúncia de Dom Matias e a sua transformação em Administrador Apostólico enquanto a posse não ocorria.

A posse de Dom Jaime Vieira será firmada em uma celebração na Catedral Metropolitana e deverá contar com a presença de todos os bispos, padres e diáconos da paróquia, além de centenas de fíeis da Arquidiocese de Natal, e, também de outras dioceses, como Caicó e Campina Grande. A chegada do novo arcebispo de Natal está marcada para acontecer às 8h30, quando Dom Jaime chegará à igreja e será recepcionado pelo pároco da catedral, padre Aerton Sales. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, em frente ao templo católico. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregará ao Arcebispo as chaves da cidade e no mesmo local, Dom Jaime será saudado pela governadora Rosalba Ciarlini.

Após este primeiro momento, que deverá ser realizado em pouco mais de 30 minutos, o novo arcebispo será conduzido até a Capela do Santíssimo Sacramento, localizada no interior da Catedral, onde ocorrerá um momento de oração. Logo em seguida, Dom Jaime Vieira se paramentará para o início da celebração da missa. No Rito Inicial da missa, o chanceler da Arquidiocese, padre Júlio César Cavalcante, apresentará as "Letras Apostólicas" (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal).

O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano e o novo Arcebispo será saudado pelo padre Edilson Soares Nobre. Depois todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. A missa segue o rito normal até que, no final, haverá a leitura da ata da posse. A Catedral Metropolitana deverá ter todos os seus mais de 2.500 lugares tomados pelos católicos para assistir a missa que celebra a mudança no comando da diocese.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Luisgomense acusado de assalto aos Correios de Uiraúna/PB é preso no Ceará

Policias civis e militares do vizinho Estado do Ceará, prenderam o foragido da Justiça Cláudio Félix da Silva, 32 anos, natural de Luís Gomes/RN, o mesmo foi preso na zona rural do município do Cedro/CE, ele se encontrava refugiado morando com parentes no Sítio Várzea da Conceição, em seu desfavor existe um Mandado de Prisão expedido pela 8ª Vara criminal de Patos/PB, com o mesmo ainda foi apreendido pelo delegado plantonista de Icó/CE, Nartan duas espingardas de uso restrito, sendo uma delas tipo escopeta e farta munição.

Cláudio estava usando uma identidade falsa se passando por João Bosco Victor da Silva, 34 anos, na cidade cearense ele foi autuado por falsidade ideológica e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, em seu depoimento confessou à Polícia cearense que no dia 27 de fevereiro de 2009 fez parte de um grupo armado que invadiu a agencia dos Correios do município de Uiraúna/PB onde um comparsa morreu confronto com a Polícia Paraibana .


O delegado acredita que Cláudio seja o responsável por várias ações delituosas nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba e não descartas atuações da suposta quadrilha no Sul do Ceará. Em seu depoimento apresentou muitas contradições, ele será devidamente investigado pela Polícia, que já monitorava seus passos no Ceará até sua prisão.

Ele pode ter participado do assalto a agencia dos Correios de Poço Dantas/RN, em fevereiro de 2010, o mesmo na época do roubo residia na cidade de Venha Ver/RN e desde então estava desaparecido.

Fonte: Portal Miséria
Leia Mais ››

Polícia Militar de Apodi elucida crime e prende acusados em poucas horas após o assalto

Acusados


  Por volta das 11h00min da manhã de sábado (25/02), dois elementos em uma moto Honda Pop de cor preta  assaltaram o Auto Posto Amorim, localizado na saída de Felipe Guerra, no momento do assalto estava no posto o frentista e o filho do dono do estabelecimento, os mesmos contaram a polícia que foram muito agredidos verbalmente e fisicamente. Os malévolos estavam armados com um revolver Cal. 32. e levaram cerca de 600 reais.
  A polícia compareceu ao local e após colher informações e características dos suspeitos saíram em diligências na tentativa de localiza-los. Cerca de 3 horas depois, três elementos suspeitos foram localizados trafegando em uma Pop preta vindo da Barragem de Santa Cruz, no momento da abordagem os mesmo abandonaram a moto e correram em direção ao matagal, porém não conseguiram escapar e foram detidos pela polícia. Os três foram levados para a delegacia de polícia civil de Apodi onde foram interrogados. ?Durante o interrogatório, os acusados entravam em constantes contradições até que um dos três confessou a autoria do delito e revelou toda a história.
  Em depoimento, o jovem Antônio Kylvyney Dantas Da Silva, de 18 anos de idade, natural de Mossoró, disse que veio passar o carnaval em Apodi e aproveitou para fazer umas "paradas". O mesmo confessou que juntamente com Francisco Dayvison De Oliveira Amorim, mais conhecido como "Forfão, de 26 anos de idade, residente no Bairro Bico torto em Apodi , pegaram a moto de um amigo emprestada e foram até Felipe Guerra fazer o assalto.
  Já "Fofão" nega sua participação no assalto e afirma que não sabia de nada, porém a arma usada no crime (Revolver Cal. 32.) e parte do dinheiro foram encontrados em baixo de uma pedra no quintal de sua casa. O dono da moto também afirma que não sabia de nada e que eles não disseram para onde iriam quanto pediram sua moto emprestada, porém o mesmo permanecerá detido para averiguações. As vítimas também  reconheceram a arma, o capacete, a moto e as roupas usadas pelos criminosos.

Local do Assalto


  Os três acusados, todos com passagem pela polícia por furtos e roubos, e todo material apreendido se encontram na delegacia de polícia Civil de Apodi a disposição da justiça.


Material
A moto foi reconhecida pelas vítimas


Fonte: DN
Leia Mais ››