domingo, fevereiro 26, 2012

Turismo terá R$ 4 mi em propaganda


Em audiência com dirigentes de entidades do setor turístico do Rio Grande do Norte na tarde desta quinta-feira (23), a governadora Rosalba Ciarlini, ao lado do secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, anunciou o investimento de R$ 4 milhões para a divulgação do destino turístico RN no primeiro semestre deste ano. Representantes das entidades turísticas, presentes no encontro, enalteceram a sensibilidade da governadora ao pleito do setor.
"É fundamental a sensibilidade da governadora Rosalba Ciarlini ao anunciar este apoio para o turismo. Principalmente, sinalizando positivamente com a mídia para o primeiro semestre", disse Habib Chalita, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABIH-RN. Neste programa de divulgação das potencialidades turísticas, todo o Rio Grande do Norte está sendo contemplado, destacando-se a região de Natal.
"Esse estudo que apresentamos para a governadora mostra o turismo no destino Natal, com estatísticas comparativas dos estados do Nordeste de 2010 e 2011, e apresenta medidas a serem tomadas em 2012", explicou o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali. "Investimos em 2011 R$ 2 milhões em uma campanha emergencial do Rio Grande do Norte. Foi a retomada da divulgação do RN como destino no país", enfatizou a governadora.
"Precisamos de uma ação constante de promoção do RN como destino turístico. A última ação foi feita há mais de dez anos, ainda no governo Garibaldi. Desde então, apesar da propaganda boca-a-boca feita pelos turistas que saem satisfeitos de nosso Estado, estamos gradativamente perdendo para destinos como o Ceará, Pernambuco, Alagoas e Bahia, que fazem um trabalho maciço de divulgação. Chegou nossa hora de avançar também no turismo", salientou a governadora.
A ideia geral dos hoteleiros do Rio Grande do Norte, para fortalecer o turismo, é investir no acesso das regiões com grande potencial turístico do litoral norte, Seridó e também nas regiões serranas, associado com uma melhor publicidade destas regiões. Para George Gusson, seria um atrativo a mais para garantir uma estadia mais demorada e mais proveitosa do turista no Rio Grande do Norte. Tem sentido. Poucos conhecem a beleza das dunas do Rosado, em Porto do Mangue, ou o espetáculo da Sangria do Açude de Gargalheiras, em Acari. O destino turístico na região serrana é também muito forte.
Para George Gusson, a Copa será uma grande oportunidade do Rio Grande do Norte vender seu cartão postal aos turistas do mundo inteiro. Porém observa a necessidade de o Estado receber os investimentos necessários, principalmente de mobilidade urbana em Natal e estruturação das regiões com potenciais turísticos como Seridó, litoral Norte e Sul, assim como a região serrana. Para o empresário, havendo uma ampliação do leque de opções, o turista tende a ficar mais tempo e a visitar mais o Rio Grande do Norte. 
Sobre a reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomercio, George Gosson, acrescentou que a promoção turística para ter o efeito esperado tem que ser constante e ao longo de todo o ano. "E foi com essa possibilidade que a governadora Rosalba Ciarlini acenou para o setor turístico, que será parceiro em ações de divulgação e promoção", disse George Gosson.
Max Fonseca, presidente da Abrasel, disse que participou da reunião com a governadora para buscar soluções para o setor e que saiu do encontro extremamente satisfeito com o que ouviu da governadora Rosalba Ciarlini. A mesma opinião teve o diretor presidente do Convention Bureau, George Costa, salientando a sensibilidade da governadora para o momento atual do turismo. "A governadora Rosalba Ciarlini foi sensível com o turismo do Rio Grande do Norte e determinou investimentos neste semestre e temos tudo para reverter nossa situação no 2º semestre", disse George Costa.

Forte dos Reis Magos será restaurado
O principal cartão postal de Natal vai passar por restauração e também vai contar com novos equipamentos e os guias serão capacitados. O Governo do Estado anunciou semana passada que promoverá, ainda nesse primeiro semestre, ações de restauração e aquisição de equipamentos permanentes para a Fortaleza dos Reis Magos, com investimentos orçados em, aproximadamente, R$ 400 mil.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) abriu licitação para a obra de restauração do Forte na semana passada. Porém, como apenas uma empresa se apresentou, foi republicado o Edital de Licitação, cuja nova data de abertura está prevista para ocorrer na semana que vem. A Fortaleza dos Reis Magos não passava por esse tipo de reforma há, pelo menos, uma década.
A obra de restauração da Fortaleza dos Reis Magos prevê revisão nas partes elétricas, hidráulicas, sanitárias e de cobertura daquele equipamento que faz parte da história e fundação da capital potiguar. A estrutura fica localizada na praia do Meio, perto da Ponte de Newton Navarro, também considerado cartão postal da capital potiguar.
Além da parte estrutural, a Fortaleza dos Reis Magos contará com aquisição de equipamentos e materiais permanentes, de maneira a melhorar o acesso dos visitantes, inclusive com um novo sistema informatizado para venda de ingressos. O acesso ao Forte dos Reis Magos também receberá sinalização vertical e horizontal.
Serão adquiridas novas e modernas ferramentas para áudio visitação, bem como computadores de mesa e DVDs, dentre outros materiais, como expositores e indicadores de cada setor. A aquisição desses equipamentos será feita através de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura. 
Os técnicos do Forte terão capacitação em língua estrangeira e atendimento ao público, com 240 horas/aula. A Fortaleza dos Reis Magos recebe uma média anual de 100 mil visitantes, formada por um público pagante, em sua maioria turistas (com a taxa simbólica de R$ 3,00 inteira e R$ 1,50 meia) e isentos oriundos de escolas públicas (professores, diretores e estudantes), idosos e pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Defato

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