terça-feira, maio 22, 2012

Em Natal Jovem é raptado de dentro de casa por homens encapuzados


Por Sérgio Costa/portalbo
Foto: Reprodução / Sérgio Costa


Um homem identificado por Mádson da Silva Fonseca, de 26 anos, foi levado de dentro de casa, na rua Cafarnaum, no bairro do Planalto, por homens que se diziam policiais civis. O fato aconteceu por volta de 1h da madrugada desta terça-feira (22), no momento que a vítima estava dormindo na casa com a irmã.
Segundo vizinhos, que preferiram não serem identificados, três homens chegaram em um veículo tipo Gol de cor vermelha, desceram rapidamente , caminharam em direção a casa de do rapaz e o chamaram. A vítima não abriu o portão e perguntou se havia mandado de prisão.
Um dos homens disse que iria buscar o documento no carro e quando voltou segurav uma escopeta. Diante da negativa os suspeitos arrombaram a grade principal e puxaram Madson à força para fora. Logo depois o puseram dentro do carro e desapareceram.
De acordo com informações repassadas por familiares de “Chicote”, como era mais conhecido, o rapaz era ex-presidiário, tinha cumprido pena por tráfico de drogas, mas ultimamente não estava se envolvendo com o crime. “Ele tinha largado essa coisas e não estava mais nem usando drogas, quanto mais vendendo. Fico aqui pensando quem pode ter feito isso. Está todo mundo aflito e esperando o pior”, disse uma das irmãs do jovem.
Na manhã de hoje a companheira de Madson, que preferiu se manter no anonimato, procurou algumas delegacias e o núcleo de custódia da polícia civil, no bairro da Cidade da Esperança, mas o marido não estava lá.
A reportagem do Portal BO procurou a delegacia geral afim de saber se o ex-presidiário estava detido em algum distrito policial ou tinha sido autuado durante a madrugada. Segundo a assessoria de imprensa da Degepol, nenhum preso foi registrado nas últimas horas com o nome de Madson da Silva. O caso está sendo investigado pelo 11º Distrito Policial, no conjunto Satélite.

Fonte: PM São Rafael
Leia Mais ››

COMERCIANTE É VITIMA DE ROUBO NA ZONA RURAL DE CORONEL JOÃO PESSOA/RN


A comerciante Maria de Fátima Lins Lopes, residente em São Miguel/RN, procurou a Policia da cidade de Coronel João Pessoa/RN e disse que por volta das 16h00min seguia pela RN 177, na localidade denominada Vôo da morte, entre as cidades de Coronel João Pessoa e São Miguel/RN, quando foi abordada por dois malévolos de aproximadamente 170, jovens e morenos, um trajava camisa cor laranja e short cor azul e outro de camisa cor preta e short cor marfim, de armas em punho mandaram que a mesma parasse  e anunciaram o assalto tomando a quantia de R$ 3.100 reais que seria para pagamento de uma divida na cidade de Coronel João Pessoa/RN, os malévolos ainda chegaram a agarrá-la pelo pescoço e levaram por alguns metros  para o matagal e em seguida libertaram e fugiram a pé deixando a moto da vitima e tomando destino ignorado. 
Policiais das duas cidades realizaram diligencias e não obtiveram nenhuma informação da presença dos malévolos na região.

Fonte: Nosso Paraná
Leia Mais ››

DOIS ELEMENTOS ASSALTARAM A DROGARIA OESTE DE PATU


Por volta das 12 horas e 45 minutos desta terça feira, 22 de maio, dois elementos armados de revólveres e usando capacetes, sendo que um deles estava com uma jaqueta preta, chegaram na Drogaria Oeste, que também é correspondente bancário, localizada no bairro da estação, nesta cidade e renderam o proprietário do estabelecimento, o Sr. DALCIMAR DANTAS e o funcionário conhecido por NEGUINHO e um cliente que havia acabado de chegar e anunciaram um assalto, levando todo dinheiro do apurado da farmácia e do correspondente bancário. 
Os assaltantes estavam muito bem informados sobre a movimentação do estabelecimento comercial, tendo em vista terem planejado a ação no exato momento em que DALCIMAR e NEGUINHO preparavam o depósito que fazem todos os dias antes do término do expediente da agência do Banco do Brasil que se encerra às 13:00 horas. 
Os elementos ainda roubaram um relógio pertencente a DALCIMAR.
Os dois malévolas chegaram ao local numa moto de cor verde e após a ação criminosa fugiram em direção ao conjunto Nova Patu, provavelmente em direção a BR 226. 
A Polícia Militar empreendeu diligências, mas sem êxito. 

Fonte: Patu News
Leia Mais ››

Investimentos para exploração do ouro pode chegar a 400 milhões em Currais Novos



A região Seridó do Rio Grande do Norte voltou a atrair investidores para os projetos em minas de ouro na cidade de Currais Novos. De acordo com matéria publicada no jornal Valor Econômico, a empresa australiana Crusader vai investir R$ 400 milhões em uma unidade de beneficiamento de ouro no município de Currais Novos.
O projeto denominado Borborema fará com que a empresa se torne uma das principais produtoras brasileiras do metal. "Nós arriscamos e agora acreditamos que essa área tem potencial para ser uma das maiores do país", disse ao jornal Valor Econômico o presidente da Crusader, Robert Smakman. Em 2010, a empresa adquiriu o projeto de uma pequena empresa que, por sua vez, o havia comprado do empresário Eike Batista. "Eles achavam que Eike tinha tirado todo o ouro dali. Nós tínhamos uma opinião diferente", disse Smakma.

Do blog: Com isso, Currais Novos passa a não ser mais apenas a Capital da Sheelita, mas do Ouro também, transformando a Princesa do Seridó em uma das cidades mais influentes do Brasil.

Fonte: PM São Rafael
Leia Mais ››

Vocalista do Forró Pegado esclarece mal entendido ocorrido em show "Foi uma brincadeira"

http://listas.terra.com.br/system/items/000/071/688/medium/Douglas_Pegador.jpg?1297032271
O cantor da banda Forró Pegado, Douglas Pegador, se manifestou quase que automaticamente quando a notícia sobre seu possível comportamento durante um show na madrugada deste domingo, na cidade de Barcelona, no Rio Grande do Norte, foi publicada neste espaço.
Por meio do microblog Twitter, o artista disse que tudo não passou de uma brincadeira. Se referindo as citações que fez a um possível folião que teria reclamado porque ao invés de cantar, ele estava conversando muito durante a apresentação.

Confira a versão do cantor paraibano.




ESCLARECIMENTO: Vale lembrar que neste espaço, não fizemos nada do que apenas relatar a repercussão da situação que já estava sendo discutida nas redes sociais. Em nenhum momento emitimos opinião e/ou fizemos julgamento do valor. O fato é que não somente uma pessoa, como dezenas, estão ainda neste momento no Facebook e no Twitter relatando a situação na cidade de Barcelona, no vizinho estado do Rio Grande do Norte. O Blog é um espaço democrático e por isso, garantimos o mesmo espaço para a parte citada e/ou referida.

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Grave acidente no Agreste da PB deixa seis pessoas mortas- VEJA FOTOS


Um acidente grave aconteceu agora a pouco, por volta das 17h40, na altura do quilômetro 91 da BR-104, no trecho entre as cidades de Esperança e Remígio, próximo ao distrito de São Miguel, no Agreste do estado.
De acordo com informações preliminares Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu dois veículos, sendo uma caminhonete Veraneio e um caminhão de rede de lojas. Seis pessoas morreram no local e outras ficaram feridas.
Neste momento, equipes do Samu e Corpo de Bombeiros estão no local. O trânsito na rodovia está lento e chove muito na área. As autoridades pendem cautela aos motoristas.



Fonte: Andrade Notícias
Leia Mais ››

Ministério Público entra com nova ação e denuncia irmão da ex-governadora Wilma


O irmão da ex-governadora Wilma de Faria, Carlos Faria, os empresários Paulo César Galindo e Alex Padang e três pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. O processo foi impetrado no último dia 21.

Os promotores denunciam o grupo acusado de promoverem ilegalidade a partir da verba pública repassada pela Secretaria Estadual de Turismo, na gestão de Wilma de Faria, para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), então presidida por Paulo Gallindo. O dinheiro teria como destino o patrocínio da gravação do DVD ao vivo da banda Cavaleiros do Forró, que tem como empresário Alex Padang.

Também são réus no processo o empresário Fabiano Motta (que é envolvido no caso Foliaduto) e ainda os ex-funcionários da Secretaria de Turismo Roberto Batista de Paula e Carlos Farache Moura.

O processo tramita sob o número 0802811-45.2012.8.20.0001 e recai sobre enriquecimento ilícito e improbidade administrativa cometida pelos seis denunciados. O caso é mais um desdobramento do escândalo que ficou conhecido como Foliatur, esquema feito na Secretaria Estadual de Turismo, onde, a partir de verba para patrocínio, eram feitas licitações indevidas e repassadas para instituições “no modelo de convênio”.

VEJA QUEM SÃO OS RÉUS NO PROCESSO:

Fabiano César Lima da Motta
Carlos Alberto de Faria
Alex Sandro Ferreira de Melo
Paulo César Távora Gallindo
Roberto Batista de Paula
Carlos Farache Firmo Moura

Fonte: Panorama Político
Leia Mais ››

TRE cassa o mandato do prefeito de Caraúbas


O Tribunal Regional Eleitoral acaba de cassar o mandato do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva, por desfiliação partidária. Ademar deixou o PSB e se filiou PMDB, sem justa causa.

O vice-prefeito Francisco Alcivan Viana assume o cargo.

Mesmo que Ademar recorra da decisão ao TSE, ele não poderá permanecer no cargo, já que a decisão não terá efeito suspensivo.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Operação Hígia melou os planos de Wilma disputar a prefeita de Natal


A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) marcou para amanhã, quarta-feira, 23, se concorrerá ou não a prefeitura de Natal nas eleições municipais deste ano.

A decisão será anunciada às 10h no Clube da Assen que fica na Av. Prudente de Morais.

Para observadores da cena política a guerreira não será candidata. Vontade ela tem. Mas, a Operação Higia melou tudo.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Tentativa de assalto termina com um individuo baleado e outro detido


Uma tentativa de assalto no loteamento "Pousada do Thermas" em Mossoró termina em perseguição e tiroteio, com um individuo preso e outro baleado e preso.

Policiais da Ronda Escolar faziam patrulhamento de rotina nas proximidades das escolas no Abolição IV, quando foram avisados pelo Ciosp e por populares, da presença de dois indivíduos, armados com arma longa, rondando os comércios na região do Abolição.

Os elementos perceberam a presença da policia e tentaram fugir, um foi alcança e preso o outro foi atingido nas pernas e tentou se esconder dentro de uma residencia, mas foi detido.

O elemento ferido foi conduzido para o Hospital Regional Tarcisio Maia, pra receber atendimento medico. Com ele os militares encontraram uma escopeta de fabricação caseira. O outro foi conduzido para a delegacia de plantão.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

ACIDENTE COM UMA VÍTIMA FATAL NA BR-304 EM MOSSORÓ.


  Por volta das 18h desta terça-feira (22/05), foi registrado um grave acidente na BR-304 em Mossoró, em frente ao terminal Rodoviário aonde uma senhora veio a óbito no local vítima de atropelamento. 
  Uma mulher conhecida apenas pelo apelido de indinha, aproximadamente 60 anos, foi atropelada por um caminhão baú de cor branca, placas JIG-6197 Brasília/DF após tentar atravessar a BR a pé.
    Segundo informações de populares a vítima que era natural de Santa Luzia da Paraíba era alcoólatra, não tinha onde morar e vivia andando a pé nas proximidades do terminal rodoviário ao bairro Ouro Negro.
    O condutor do caminhão conhecido como Jairo Abreu contou que estava fazendo entregas em Mossoró e estava indo para Natal. Ele ainda informou que quando viu a senhora ainda tentou frear, mas foi tarde de mais. No local foi possível ver as marcas de frenagem.
    Uma ambulância do SAMU ainda foi acionada, mas sem tempo de reanimar a vítima e Uma viatura da PRF foi ao local e fez o controle do trânsito que ficou bastante congestionado.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA




Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Record apresenta Ônibus Olímpico


O Jornal da Record exibiu nesta 2ª.feira (21/5), ao vivo, o início da viagem de seu Ônibus Olímpico, que percorrerá aproximadamente 13 mil km no País.

Além de São Paulo, onde começa o percurso, o ônibus estará em outras seis capitais, também com entradas ao vivo no Jornal da Record; pela ordem: Porto Alegre (29/5), Rio de Janeiro (7/6), Belo Horizonte (13/6), Salvador (20/6), Belém (29/6) e Brasília (6/7).

A ideia é visitar lugares onde nasceram alguns dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres, os quais também serão convidados a participar de um trecho da viagem. O ônibus da Record tem dois andares – nos moldes do tradicional red bus londrino –, 26 poltronas-leito, escritório, ilha de edição e iluminação adaptada.
A repórter Cleisla Garcia vai acompanhar o ônibus até Porto Alegre, onde passa o bastão para Cláudia Reis, apresentadora do Esporte Fantástico, que segue até o Rio de Janeiro. No Rio será a vez de Carlos Dornelles assumir o comando, continuando a viagem até Belo Horizonte, onde o espera Rodrigo Vianna, que fará o trecho BH-Salvador. Na capital baiana ele será substituído por Gerson de Souza, que cruzará o Nordeste até a parada em Belém. Por fim, a rota Belém-Brasília terá reportagens de Bruno Piccinato. Vinícius Galante, do Portal R7, também acompanhará a comitiva e postará o dia a dia da viagem no blog Ônibus Olímpico.

Os Jogos Olímpicos de Londres acontecerão de 27/7 de julho a 12/8, com transmissão exclusiva da Record para tevê aberta.

Fonte: Portal dos Jornalistas
Leia Mais ››

Compras para alimentação escolar já podem ser feitas pela Rede Brasil Rural


Os editais de compra dos produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae, podem ser disponibilizados no portal da Rede Brasil Rural. Agora, os gestores de todo país, ou seja, as escolas, prefeituras e secretarias de Educação, vão publicar e distribuir os editais por meio da ferramenta virtual. 
A novidade é uma ação desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a Rede Brasil Rural, os resultados dos editais e a prestação de contas dos gestores e dos agricultores familiares passam a ser feitos diretamente no portal, o que aumenta a transparência da oferta e a compra de produtos para a alimentação escolar. 
Para mais informações, acesse a página da Rede Brasil Rural. O endereço é www.redebrasilrural.mda.gov.br. 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário 
Leia Mais ››

Argentina retoma as importações de carne suína do Brasil




Brasília (22/05/2012) - “Está regularizada e reestabelecida a importação da carne suína brasileira pela Argentina”. Com essas palavras, o embaixador da Argentina no Brasil, Luis Maria Kreckler, comunicou o fim do embargo argentino à carne suína brasileira ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. A reunião ocorreu nesta terça-feira, 22 de junho, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contou ainda com a participação do cônsul argentino em São Paulo, Augustín Molin Arambarri.

Segundo o embaixador argentino, o secretário do Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, reuniu-se hoje com os importadores de carne suína para anunciar o restabelecimento da importação da carne suína brasileira. Este é o primeiro gesto argentino de regularização do comércio bilateral, após a reunião ocorrida na semana passada entre os ministros Mendes Ribeiro Filho, Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) com o ministro argentino Héctor Marcos Timerman (Relações Exteriores) e o secretário Guillermo Moreno.

A reunião entre o embaixador argentino e o ministro do Mapa também serviu para tratar da suspensão sanitária de importações de uvas-passas da Argentina. Mendes Ribeiro Filho informou já ter determinado a liberação das importações, assegurando que vai fazer todos os esforços para imediata solução do impasse e liberação da venda desses produtos para o Brasil.

Técnicos dos governos brasileiro e argentino deverão reunir-se novamente para tratarem das pendências de interesse bilateral, incluindo temas agrícolas, provavelmente no dia 4 de junho, em Buenos Aires. Caso não sejam acordadas soluções para os temas da pauta, o Embaixador argentino sinalizou com a possibilidade de uma segunda reunião no dia 15 de junho, no Brasil.


Fonte: Imprensa Mapa
Leia Mais ››

Facebook lança no dia dos namorados aplicativo sobre relações afetivas


No dia 12 de junho, será lançado no Facebook o aplicativo ‘Amor a Toda Prova’, um game 100% interativo direcionado a homens e mulheres que querem obter informações, orientações e dicas valiosas sobre seus relacionamentos afetivos.

No game ‘Amor a Toda Prova’  haverão três módulos: romance, sedução e paquera. Os jogadores receberão orientações e dicas de conduta e comportamento para obterem êxito em suas relações e conquistas amorosas.

O game terá como ambientação histórias épicas de amor de vários lugares da mitologia, como: grécia, egito, japão, brasil, e outros.

As histórias épicas foram contextualizadas com ensimamentos para a vida na atualidade, 2012. Da Grécia será contada a história do triângulo amoroso entre Zeus, Sêmele e Hera; do Egito a história da sedutora e poderosa rainha Cleópatra; do Brasil uma história de amor vinda dos contos indígenas da tribo dos carajás; entre muitas outras.

“Através de histórias épicas de amor, conduzimos o jogador ao contexto real de uma situação amorosa dos tempos atuais. É a sua vida amorosa em forma dos arquétipos que tanto conhecemos”, explica Cristhyane Ribeiro terapeuta comportamental e idealizadora do game ‘Amor a Toda Prova’.

O jogo ‘Amor a Toda Prova’ foi desenvolvido pela Sinergia Games, a única empresa brasileira especializada em jogos de desenvolvimento pessoal.

Acesse a página do game no Facebook:

Fonte: Jornalismo Empresarial
Leia Mais ››

Seca castiga Rio Grande do Norte e afeta 500 mil pessoas na área rural


Brasília – A falta de chuvas em parte da Região Nordeste já obrigou 139 cidades do Rio Grande do Norte a decretar situação de emergência, afetando, somente nas zonas rurais, a mais de 500 mil pessoas. Em alguns municípios do sertão potiguar, como Luís Gomes e Antônio Martins, apontados pelo governo estadual como dois exemplos de situação crítica, a estiagem já obriga muitas pessoas a percorrer longas distâncias em busca de água. O percurso, na maioria dos casos, é feito a pé, sob sol forte.

Moradores de várias localidades do Semiárido dependem de carros-pipa contratados pelo Exército para ter água potável, usada para beber e cozinhar. É o caso da zona rural de Lajes, cidade da região central, a cerca de 120 quilômetros da capital, Natal. Segundo o secretário de Comunicação e coordenador da Defesa Civil Municipal, Pedro Joventino Alves, a situação no município é caótica e já há quem preveja que até 50% do rebanho local poderão morrer por falta de água e comida.

“A situação é muito preocupante. Há um ano não chove na região e os reservatórios que abastecem a zona rural, onde vivem cerca de 2,5 mil pessoas, estão secos. Lá, o abastecimento é feito por meio de carros-pipa”, disse o secretário hoje (22) à Agência Brasil.

Até o fim de abril, a Secretaria Estadual de Agricultura estimava que só os efeitos da estiagem sobre a produção agrícola provocariam uma queda de R$ 2,5 bilhões a R$ 3,5 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. De acordo com a Emater-RN, empresa de extensão rural local, até abril, em todo o estado, 878 mil bovinos, 396 mil caprinos, 546 mil ovinos e 161 mil suínos haviam sido afetados pela seca, com a perda de produção e a consequente falta de alimentos.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o problema, contudo, não é propriamente a seca, algo com que, segundo ela, o sertanejo potiguar já está acostumado, mas sim “a falta de infraestrutura hídrica” adequada, ou seja, de distribuição. “A seca não é novidade. É o nosso clima”, disse a governadora, segundo nota publicada no site dogoverno estadual.

“Temos que pensar uma forma de desenvolver infraestrutura hídrica que leve água às cidades, fortalecendo o campo. Estamos vivenciando a maior seca e ela não vai acabar agora. Sabemos que a cada dia teremos mais situações realmente de calamidade", conclui a governadora.

Para minimizar os impactos da falta d´água e socorrer os pequenos agricultores, o governo estadual prometeu começar, imediatamente, a construir 2.800 cisternas; restaurar parte dos quase 800 poços artesianos que não estão sendo utilizados, embora tenham sido perfurados e fornecer dessalinizadores para as cidades em que os poços que estão com a água salgada.

O governo estadual também garantiu a retomada das obras para a conclusão e operacionalização do sistema adutor do Alto Oeste, que beneficiará as cidades da região oeste do estado, entre elas Luiz Gomes e Antônio Martins, e a retomar, no próximo sábado (26), as obras de construção e conclusão de pequenos sistemas adutores na região do Seridó.

Também foi anunciada a antecipação do pagamento do Seguro Safra, que, de acordo com o governo estadual, deverá beneficiar mais de 37 mil famílias de 117 municípios. Cada família beneficiada receberá, a partir de junho, cinco parcelas de R$ 136. As famílias necessitadas que não tiverem direito ao seguro poderão recorrer a outro programa, chamado Bolsa Estiagem, pelo qual poderão receber R$ 400 divididos em cinco parcelas.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Desvio de R$ 3 bilhões do FGTS serão investigados no Ministério do Trabalho


Brasília - O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, determinou hoje (22) a abertura de sindicância interna no ministério para apurar responsabilidades sobre a denúncia de liberação irregular de R$ 3 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para incorporadoras imobiliárias, como revela relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

A investigação da CGU constatou a existência de um esquema irregular em benefício de representantes do conselho curador do FGTS e de funcionários da Caixa Econômica Federal, operadora dos recursos do fundo. O relatório assegura que servidores da Caixa participaram de empresas beneficiadas em operações com recursos do FGTS, o que caracteriza “conflito de interesses” na gestão de recursos públicos.

De acordo com Brizola Neto, uma empresa só, a Sscore, assessorou seis das sete emissões de debêntures de incorporadoras compradas pelo FGTS, em 2009 e 2010, fato que despertou a curiosidade da CGU. A investigação verificou, então, que uma funcionária da Caixa, dois integrantes do conselho curador do FGTS e um economista do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) foram sócios ou dirigentes da Sscore no período em análise.

Há duas semanas apenas no ministério, Brizola Neto disse que só tomou conhecimento do relatório da CGU no último fim de semana, e ontem mesmo procurou o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, com quem discutiu as medidas cabíveis, ora adotadas pela pasta do Trabalho, para esclarecer a denúncia e punir os envolvidos. Trabalho paralelo ao inquérito iniciado pela Procuradoria-Geral da República, no mês passado, também para investigar a denúncia.

Além da sindicância interna, Brizola Neto revelou a adoção de medidas também para garantir mais transparência às reuniões do conselho curador, como a divulgação das atas das reuniões. Medida que, por sinal, consta dentre as exigências da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor na semana passada. O ministro anunciou, ainda, a convocação de reunião extraordinária do conselho, em data a ser definida, para debater uma política de aplicação dos recursos do FGTS.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas não podem passar de 2,14% ao mês


Brasília - O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) fixou em 2,14% ao mês o teto para a taxa de juros dos empréstimos consignados, destinado a aposentados e pensionistas. Para o cartão de crédito dos beneficiários da Previdência Social, o limite da taxa de juros mensal foi definido em 3,06%. A medida vai ser publicada na edição de amanhã (23) do Diário Oficial da União.

Oferecem empréstimos consignados 38 instituições bancárias, sendo 33 de pequeno porte, mais o Banco do Brasil, a Caixa, o Itaú, o Santander e o Bradesco. Duas em cada três instituições financeiras que oferecem planos de parcelamento em 60 prestações cobravam taxas superiores a 2,25% ao mês, segundo relatório apresentado na reunião desta manhã do CNPS, elaborado pelo Ministério da Previdência Social e pela Associação Brasileira dos Bancos Comerciais (ABBC).

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Ministério Público de São Paulo move ação para extinguir seis torcidas organizadas



São Paulo – O Ministério Público (MP) de São Paulo entrou na Justiça com ações civis públicas pedindo a dissolução de seis torcidas organizadas de futebol e a proibição dos sócios de frequentar os locais onde ocorrem os eventos esportivos.

As ações foram propostas contra as torcidas Gaviões da Fiel (Corinthians), Mancha Alviverde (Palmeiras), Serponte e Jovem Amor Maior (Ponte Preta), e Guerreiros da Tribo e Fúria Independente (Guarani) por causa do envolvimento das agremiações em atos de violência.

A promotoria pede a concessão de liminar para que as torcidas e seus integrantes sejam impedidos de comparecer a eventos esportivos, em todo o território nacional, até o julgamento final dos processos.

O MP solicita também a proibição da utilização indumentárias ou acessórios que identifiquem as torcidas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por integrante identificado, além de sua retirada compulsória do local. A promotoria pede ainda a suspensão dos torcedores identificados dos eventos futebolísticos pelo prazo de três anos.

O promotor de Justiça Roberto Senise Lisboa, autor da ação, fundamenta que as torcidas Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde entraram em confronto no dia 25 de março, próximo ao terminal de ônibus Cachoeirinha, na zona norte da cidade de São Paulo, culminando com a morte de dois membros da torcida do Palmeiras. Ele destaca que no dia 29 de agosto de 2011, as duas torcidas organizadas já haviam se envolvido em uma briga, resultando na morte de um torcedor da Gaviões da Fiel que, perseguido por integrantes da Mancha Alviverde, se jogou no Rio Tietê. Seu corpo foi encontrado dias depois.

Lisboa ressalta na ação que, no dia 16 de março, um torcedor da Fúria Independente foi agredido após confronto entre as torcidas do Guarani e da Ponte Preta na avenida que liga os dois estádios das agremiações em Campinas. Um ano antes, o irmão da vítima foi atingido por um tiro depois de confronto com a polícia no clássico entre as duas equipes, válido pela Série B do Campeonato Paulista. “As torcidas envolvidas no confronto são a Serponte e Jovem Amor Maior e Guerreiros da Tribo e Fúria Independente”, destaca o promotor.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Câmara aprova PEC do Trabalho Escravo


A Câmara dos Deputados acaba de aprovar, em 2º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo por 360 votos favoráveis, 29 contrários e 25 abstenções. Com isso, a matéria volta ao Senado Federal para votações em dois turnos.

A PEC foi à votação depois de dez anos tramitando no Congresso. A votação em primeiro turno ocorreu em agosto de 2004. A pressão em favor do texto é grande e conta com a participação de organizações não governamentais ligadas à defesa dos direitos humanos, de centrais sindicais e do próprio governo, que estão se mobilizando desde o ano passado para garantir a aprovação.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Volume de comerciais de televisão e rádio será regulamentado pelo governo


Brasília - Os ouvintes e telespectadores que se incomodam com o aumento de volume repentino quando começa um comercial de rádio e TV vão poder opinar sobre essa questão até o dia 29 de maio, por meio de uma consulta pública do Ministério das Comunicações, iniciada hoje (22). O objetivo é regulamentar a variação de volume entre a programação de rádio e TV e os intervalos comerciais e estabelecer detalhes como a medição e a fiscalização.

Pela proposta do ministério, o áudio da programação e dos intervalos deve ser padronizado para que a diferença entre eles não ultrapasse 1 decibel. Está prevista a coleta de seis amostras de programação das emissoras em um intervalo mínimo de 24 horas para verificar se há mudanças bruscas de volume.

A fiscalização das variações ficará a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, em princípio, só vai contemplar a radiodifusão aberta. Se a agência constatar uma infração, a emissora terá 30 dias para padronizar seus níveis de áudio e quem descumprir o prazo poderá ter a emissão dos sinais suspensa por até 30 dias.

O ministério vai publicar a portaria com as novas regras até o dia 17 de julho e as emissoras terão um ano para se adaptar. As contribuições para a consulta pública podem ser feitas por meio do site do Ministério das Comunicações.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

CGU nega ampliar prazo de defesa para a Construtora Delta




Brasília - A Controladoria-Geral da União (CGU) negou hoje (22) pedido da Construtora Delta para aumentar o prazo de defesa no processo que pode impedir a empresa de firmar contratos com o Poder Público. O processo na CGU foi aberto no fim de abril para apurar a prática de irregularidades na execução de contratos com a administração federal.

Segundo apurações da Policia Federal (PF), a Delta integra rede criminosa montada pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Os relatórios da PF indicam que os diretores da construtora recebiam informações privilegiadas sobre licitações públicas e, em troca, faziam pagamentos a empresas fantasma de Cachoeira.

A CGU informou, por meio de nota, que o ministro-chefe Jorge Hage negou o pedido para aumentar o prazo alegando que a solicitação da empreiteira tem "clara intenção protelatória". Segundo a nota, a empresa já havia conseguido dilatar o prazo anteriormente e recebeu cópia integral do processo nos formatos físico e eletrônico.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

CPI sobre exploração sexual quer ouvir Xuxa


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes vai votar nesta terça-feira (22) requerimento para ouvir a apresentadora de TV Xuxa Meneghel.

Em depoimento veiculado na "TV Globo" no último domingo, durante o programa Fantástico, a apresentadora revelou ter sofrido abuso sexual na infância e na adolescência.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do pedido, argumentou que a apresentadora prestou um testemunho impactante e que a presença dela na CPI será uma contribuição importante para a comissão.

Xuxa revelou ter sido abusada sexualmente "várias vezes" e que não contou aos seus pais por medo. Ela apontou o "melhor amigo" do pai e o namorado da avó como dois dos responsáveis pelo abuso.

Xuxa também citou um professor. Ele teria dito que ninguém acreditaria na palavra da apresentadora, então uma criança, caso ela resolvesse revelar o abuso.

O depoimento da apresentadora foi feito quando ela falava sobre seu trabalho com as crianças. "Eu fui abusada. Eu sei o que é, o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso, acha que a gente é culpada", disse a apresentadora.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››