terça-feira, maio 22, 2012

Campanha da vacinação atinge 50,6% do público alvo no Rio Grande do Norte


A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (25), com a meta de vacinar 80% do público-alvo, entre idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas. 

No Rio Grande do Norte, foram vacinadas mais de 245,2 mil pessoas, o que representa 50,6% de cobertura. Em todo o país, o número de doses aplicadas chegou a 13,5 milhões, o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.
A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, faz um apelo para que as tomem a vacina nesta reta final da campanha. “O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe”, alerta. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre duas a três semanas, após a vacinação.

A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1).

No Rio Grande do Norte, a melhor adesão à campanha, até o momento, é dos trabalhadores de saúde. Mais de 20,4 mil receberam a vacina, o que representa 65,3% do total. Já as crianças alcançaram o percentual de cobertura vacinal de 62,4%. Mais de 45,8 mil entre seis meses e dois anos de idade foram vacinadas.

As gestantes respondem pelo índice de 49,5% de cobertura, ou seja, mais de 18,1 mil futuras mães procuraram uma unidade de saúde para receber a vacina. Entre os idosos, o percentual foi de 47,2%, correspondendo a 161,8 mil pessoas com 60 anos ou mais.

A região Sul conseguiu a maior adesão da população. Foram vacinados quase 2,3 milhões de pessoas, representando 51,02% de cobertura. Em sequência, a região Centro-Oeste conseguiu vacinar 983,9 mil, ou 48,94% deste público. A região Nordeste, por sua vez, vacinou 3,7 milhões de pessoas, o que representa 45,58% de pessoas. Já na região Norte, 956,1 mil foram vacinados, correspondentes a 42,37% do total. A região Sudeste atingiu o percentual de cobertura de 42,15%, ou seja, 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas.

PROTEÇÃO - A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

As campanhas de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde têm tido reflexos, ao longo dos anos, na redução de casos e óbitos pelo vírus da gripe em todo o país. Em 2010, 148 pessoas morreram por conta de complicações. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 53 mortes, o que representa uma redução de 64%.

Os casos registrados também caíram de um ano para o outro. Em 2010, o Ministério da Saúde registrou 746 casos de pessoas infectadas pelo vírus na forma mais grave. Já no ano passado, foram 598 pessoas, o que dá uma redução de 20%.

As internações por complicações da gripe também caíram 44% no ano passado. Em 2010, foram hospitalizadas 9.383 pessoas com febre, tosse, dispnéia – dificuldade em respirar, acompanhada de mal-estar. No ano passado, foram 5.230 pessoas. 

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!