terça-feira, agosto 15, 2023

MOTOCICLISTA MORRE AO BATER COM A CABEÇA EM UM MEIO FIO NO VALE DO AÇU


Na noite desta segunda-feira, 14 de agosto de 2023 por volta de 21h20, foi registrado um acidente de trânsito, na Avenida Felix Rodrigues, Centro, Pendências. 


Um Jovem por nome de Augusto Melo teria perdido o controle da moto, batido a cabeça no meio fio, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito.


Segundo informações preliminares, o jovem vinha em alta velocidade e teria perdido o controle da moto ao passar por um quebra molas.


A Vítima foi socorrida ainda com vida, mas veio a óbito, minutos depois de dar entrada no hospital Levani de Freitas.



Fonte: Passando na Hora

Leia Mais ››

Adolescente executado junto com namorada no Abolição IV em Mossoró é identificado no ITEP


Guilherme Martins de Matos, de 16 anos, natural de Fortaleza no Ceará,  foi identificado no ITEP, na tarde desta terça feira 15 de agosto de 2023. Familiares compareceram ao órgão pericial e com documentação reconheceram o corpo.


O jovem foi brutalmente assassinado, juntamente com sua companheira Jordanya Stefany, durante a madrugada de hoje no Conjunto Abolição IV em Mossoró.


Criminosos invadiram a casa e executaram o casal que dormia no quarto da residência. Até o momento não há informações sobre a motivação do duplo homicídio.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Civil deflagra “Operação Pulso Firme” e prende quatro homens por tráfico de drogas em Apodi no RN


Policiais civis da 57ª Delegacia de Polícia (DP de Apodi) deflagraram, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (15), a “Operação Pulso Firme”, no município de Apodi. O objetivo da ação foi combater o tráfico de drogas na região, praticado por uma organização criminosa com atuação em um estado vizinho.


Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão. Quatro homens foram presos e dois continuam foragidos. De acordo com as informações levantadas pela equipe da Polícia Civil, a organização criminosa buscava o controle do tráfico de drogas na região.


Com isso, os integrantes matavam membros de outra facção criminosa considerados rivais, o que resultou no homicídio de onze pessoas em Apodi. Três dos suspeitos se encontravam no estado do Ceará quando foram presos. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


Deram apoio à operação equipes da 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Mossoró, da 3ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Caicó, da 4ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Pau dos Ferros, da 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Patu, e da Polícia Civil do Ceará (PCCE).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policiamento Ambiental apreende mais de 150 pássaros silvestres durante operação no Bairro Belo Horizonte em Mossoró


Policiais da 3ª Companhia de Políciamento Ambiental de Mossoró, deflagraram na manhã desta terça feira 15 de agosto de 2023, um operação com objetivo de apreender aves silvestre que estejam sendo mantidas em cativeiros na cidade.


De acordo com o subtentente Erinaldo, a operação foi montada, a partir de denuncias chegadas aquela companhia, em que em uma casa no Bairro Belo Horizonte, havia criação ilegal de desse tipo de aves. Durante as diligências na Rua Claudionor Gonçalves dos Santos, os policiais apreenderam 152 pássaros silvestre de várias espécies.


O dono da casa, criador dos pássaros (nome não revelado), vai responder criminalmente na justiça. Contra ele foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), crime de menor potencial ofensivo e não ficou preso.


Os pássaros foram levados para a sede do policiamento ambiental e ainda hoje serão encaminhados para o IBAMA em Natal, onde serão devolvidos ao habitat natural.


A Polícia Ambiental, alerta à população sobre a proibição de criar aves silvestres em cativeiros. Além de pagar multas pesadas, ainda responderá processo na justiça.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

59°/60° Homicídios em Mossoró 2023: Casal é brutalmente assassinado dentro de casa no Abolição IV


O crime de duplo homicídio aconteceu por volta das 03h20min desta madrugada de terça feira 15 de agosto de 2023, no cruzamento da Avenida Presidente Costa e Silva com Rua Francisco Alves da Silva, próximo ao Shopping da Pretinha no Conjunto Abolição IV em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.


As vítimas foram mortas a tiros de espingarda dentro de casa. O homem ainda sem identificação, foi executado em cima da cama e sua companheira Jordânya Stefany Feitoza Barbalho, foi morta no piso do quarto.


Segundo a polícia, os criminosos, não se sabe quantos, arrombaram a porta de entrada da residência e impiedosamente executaram o casal, a tiros de espingarda, possivelmente calibre 12. No local não foram encontrados estojos, apenas uma bucha.


Ainda não há informações sobre a motivação do ataque criminoso e a Polícia Civil desconhece, até o momento a identidade dos autores do duplo homicídio. De acordo com informações colhidas pela polícia junto a familiares da jovem, ela estava morando na casa com o rapaz, a poucos mais de dois meses.


A família relatou para o delegado de plantão, Luiz Antônio, que desconhece a identidade do companheiro que foi morto junto com ela. Na casa foi encontrada uma identidade em nome de Lucas Gabriel Aquino de Oliveira, que segundo a polícia é o ex dela, que se encontra preso.


Após a perícia os corpos foram recolhidos e encaminhados para exames no IML do ITEP e posteriormente serão liberados. O órgão vai aguarda a presença de familaires do jovem, para que o corpo seja identificado. Mossoró chega aos 60 homicídios em 2023. A DHPP vai investigar o caso



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

58º Homicidio em Mossoró 2023: Preso de justiça monitorado por tornozeleira eletrônica é morto a tiros no Bairro Aeroporto


Homicídio a bala registrado na noite desta segunda feira 14 de agosto de 2023, nas proximidades da Escola Antônio Fagundes, no Bairro Aeroporto em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi o preso de justiça, John Lennon Menezes da Silva, conhecido como “Gargamel”, de 26 anos de idade.


Ele foi morto em via publica com vários disparos de arma de fogo do tipo pistola, disparados por uma dupla de motocicleta, que se aproximou e o executaram. A vítima não teve chance de defesa e morreu na hora. A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do crime.


John Lennon tinha condenação por assaltos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e havia deixado deixado a prisão, após ganhar progressão de pena, saindo do regime fechado para o semiaberto com uso de monitoramento por tornozeleira eletrônica. Segundo informações a TZ dele deu problema e o mesmo já tinha agendado uma manutenção no equipamento, junto a CEME.


O corpo dele foi recolhido após a realização da perícia, pela equipe do ITEP e encaminhado pelo rabecão para exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal (IML). Mossoró chega oficialmente aos 58 homicídios em 2023. A DHPP vai investigar o caso.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia prende integrantes de facção criminosa responsável por 11 homicídios em cidade do RN

Operação da Polícia Civil prende suspeitos de integrar facção criminosa responsável por homicídios em Apodi — Foto: Polícia Civil/Reprodução

Uma operação realizada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (15) prendeu quatro suspeitos de tráfico de drogas e de integrarem uma organização criminosa que seria responsável por 11 homicídios, somente em 2023, na cidade de Apodi, no Oeste potiguar.


Segundo a 57ª Delegacia de Polícia de Apodi, a "Operação Pulso Firme” teve como alvos membros uma organização criminosa com atuação em um estado vizinho. O estado não foi informado.


Os policiais buscavam cumprir 12 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão. Quatro homens foram presos e dois continuavam foragidos, até por volta das 13h. Três dos suspeitos foram presos no Ceará, com apoio da polícia do estado vizinho.



De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Civil do RN, a organização criminosa buscava o controle do tráfico de drogas na região. Com isso, os integrantes matavam membros de outra facção criminosa considerados rivais, o que resultou no homicídio de 11 pessoas em Apodi somente neste ano.


"Além de realizar o tráfico de drogas, eles vinham realizando homicídios de desafetos de facções rivais, bem como daquelas pessoas que não queriam comercializar droga para essa facção", afirmou o delegado Paulo Petronilo, do município de Apodi.


Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN publica convocação de mais 400 aprovados em concurso da Polícia Civil; confira lista

Governo do RN publica convocação de mais 400 aprovados em concurso da Polícia Civil — Foto: Divulgação/Sesed

O Governo do Rio Grande do Norte divulgou nesta terça-feira (15) a lista de mais 400 aprovados no concurso da Polícia Civil realizado. São 50 convocados para o cargo de Delegado de Polícia Civil, 250 para o cargo de Agente de Polícia Civil e 100 para o cargo de Escrivão de Polícia Civil. A convocação saiu na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15/08).



Os aprovados fazem parte do último concurso da instituição, realizado em 2021, quando foram empossados 333 novos policiais civis. A aula inaugural do Curso de Formação está prevista para acontecer no dia 31 de outubro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com novo aumento, preço médio da gasolina no RN pode chegar a R$ 6,23

Posto de gasolina na Avenida Engenheiro Roberto Freire — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (15) um aumento nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, válido a partir desta quarta-feira (16), quando os combustíveis devem ficar mais caros também para quem abastece nos postos.


A pesquisa mais recente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre 6 e 12 de agosto, indicou o valor médio cobrado nos combustíveis no Rio Grande do Norte. Se o aumento for totalmente aplicado, veja quanto será cobrado, em média, para cada:


O litro da gasolina terá uma alta de R$ 0,41, chegando a R$ 2,93 para as distribuidoras. No RN, o preço médio do produto é atualmente R$ 5,82; se o aumento for repassado de forma integral aos consumidores, o preço médio chegará a R$ 6,23.

O litro do diesel vai subir R$ 0,78, passando a R$ 3,80 nas distribuidoras. O preço médio do litro de diesel no RN é de R$ 5,10; ou seja, se o preço for repassado para os clientes, o litro passará a custar R$ 5,88.


Em nota, a Petrobras disse que o valor que chega ao consumidor final pode variar. Isso porque os preços cobrados nos postos "são afetados também por outros fatores, como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda".


O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do RN (SindPostos), Maxwell Flor, explicou que o preço é afetado porque algumas distribuidoras compram em outros estados, mas que no RN o valor é definido pela 3R Petroleum, que é quem administra a refinaria Clara Camarão, comprada à Petrobras no Polo Potiguar.


"Teoricamente não deveria nos afetar, em função do estado ser suprido majoritariamente pelo grupo 3R Petroleum, mas na prática nós entendemos que o estado também será afetado, uma vez que uma parte do que a gente consumia aqui vinha da base de Cabedelo, na Paraíba, assim como também da base de Suape, em Pernambuco", explicou.


"Aquela alternativa que os postos tinham de buscar combustível barato, na prática, não vai mais existir, uma vez que os preços passam a ficar equivalentes", completou.


Apesar das altas, a companhia diz que até aqui, em 2023, a variação acumulada nos preços dos combustíveis apresenta uma redução de R$ 0,15 por litro para a gasolina e de R$ 0,69 por litro para o diesel.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Apagão: saiba como pedir ressarcimento de equipamentos elétricos danificados no RN

Antes de viajar, equipamentos devem ser retirados das tomadas — Foto: Heloísa Casoanto/G1

A Neoenergia informou, em comunicado divulgado nesta terça-feira (15), que promove o ressarcimento de equipamentos danificados em caso de transtornos com a rede elétrica.


Cerca de 800 mil unidades consumidoras em 123 cidades do Rio Grande do Norte tiveram interrupção no fornecimento de energia durante o apagão nacional registrado na manhã desta terça-feira, segundo a Cosern.


De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, a compensação seguirá critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para isso, o cliente deve registrar a reclamação por meio dos canais de relacionamento como WhatsApp (84 3215-6001). A recomendação é que os consumidores não consertem o aparelho antes da vistoria necessária.



Em caso de constatação após análise, de que o dano foi provocado por eventos na rede de distribuição de energia, a concessionária irá solicitar a apresentação de dois laudos, orçamentos de assistências técnicas e demais documentos exigidos pelo setor elétrico da empresa.


Com a aprovação após a verificação do caso, o cliente será indenizado pelos danos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paciente com surto psiquiátrico que passou três dias amarrada a poltrona em UPA de Natal é transferida para hospital

Paciente que passou três dias amarrada em poltrona de UPA é transferida para hospital em Natal — Foto: Cedida

Uma paciente com surto psiquiátrico que passou três dias amarrada a uma poltrona na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Potengi, na Zona Norte de Natal foi transferida na noite desta segunda-feira (14) para o Hospital Geral João Machado.


Sem atendimento especializado, a paciente estava imobilizada na sala de medicação da UPA desde a madrugada da última sexta-feira (11).


A Secretaria Estadual de Saúde disse que, após um processo de avaliação, a paciente foi aceita para transferência, pelo hospital e disse que a demora aconteceu em virtude da regulação para leitos psiquiátricos ter passado por uma alta na demanda, nos últimos dias.



Segundo a pasta, foram priorizados na regulação os usuários internados em locais de baixa complexidade, como unidades mistas.


Paciente é mantida amarrada em poltrona da UPA Potengi, em Natal — Foto: Cedida


Fonte: g1

Leia Mais ››

Latam vai conferir bagagens de mão e cobrar despacho de malas que não cumprirem normas da empresa

Bagagem de mão — Foto: Foto de Mikhail Nilov

A Latam anunciou que irá verificar se os clientes estão cumprindo as normas de quantidade e medidas de bagagens de mão. Quando as malas não estiverem de acordo com as regras, a empresa cobrará taxa para realizar o despacho.


Pelas regras da companhia aérea, com a compra da passagem, o passageiro pode levar no avião uma mochila pequena e uma bagagem de mão, que ficará guardada no compartimento superior.


O peso máximo desta mala é de 10 kg, no caso da passagem para cabine Economy, e de 16 kg, para Premium Economy ou Premium Business.


Em tamanho, incluindo alças, rodinhas e bolsos externos, as medidas máximas são de 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura. As medidas são as mesmas recomendadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).



O custo do despacho em viagens nacionais é entre R$ 95 e R$ 160. Para enviar uma segunda mala no porão do avião, a cobrança é entre R$ 130 e R$ 185. Nos voos internacionais, o preço varia conforme o país de destino.


A companhia aérea pode obrigar o despacho?

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que o passageiro tem direito de levar com ele, na cabine da aeronave, até 10 kg sem qualquer custo extra. A agência pondera, no entanto, que as dimensões dessas malas e a quantidade de volumes são determinadas pelas companhias aéreas.


Segundo a Abear, companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho ou uma mochila para notebook, por exemplo.


As medidas máximas desse item – válidas para a Latam e Voepass – devem ser de 45 cm X 35 cm X 20 cm. A Gol considera 43 cm X 32 cm X 22 cm como dimensões-limite, enquanto a Rima Aviação não permite o transporte de mais um item a bordo.



Além dos casos em que as normas da empresa não são atendidas, a bagagem tem que ser despachada caso o avião esteja lotado ou por questões de segurança, nessas ocasiões, sem cobranças.


Essa avaliação é feita pelo comandante e pela tripulação do voo, explica o especialista em Direito Aeronáutico Felipe Bonsenso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras anuncia aumento de R$ 0,41 no preço da gasolina e de R$ 0,78 no diesel

Preço da gasolina e do diesel vai subir a partir desta quarta-feira (16) — Foto: Reuters

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (15) um aumento nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, válido a partir desta quarta-feira (16).


O litro da gasolina terá uma alta de R$ 0,41, chegando a R$ 2,93.

O litro do diesel vai subir R$ 0,78, passando a R$ 3,80.

Em nota, a Petrobras destaca que o "o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda".


Apesar das altas, a companhia diz que até aqui, em 2023, a variação acumulada nos preços dos combustíveis apresenta uma redução de R$ 0,15 por litro para a gasolina e de R$ 0,69 por litro para o diesel.


Nova política de preços e reajustes

Em maio deste ano, a Petrobras anunciou uma nova política de preços que determinava o fim da política de paridade de importação (PPI) — prática que ajustava o preço dos combustíveis com base na cotação do dólar e do petróleo no exterior.


A nova estratégia comercial, que foi vista por muitos especialistas como pouco transparente, busca incorporar "parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação", segundo a companhia.


"Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes", diz a Petrobras.

No entanto, o forte avanço dos preços do petróleo no exterior e a disparada do dólar nas últimas semanas levaram a empresa a atingir o "limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares".


Esses fatores, de acordo com a companhia, tornaram necessários os reajustes tanto na gasolina quanto no diesel, mirando no reequilíbrio dos preços da Petrobras em relação aos praticados pelo mercado e na melhora dos valores de margens da empresa.



Veja a nota da Petrobras

A partir de amanhã (16/08), a Petrobras aumentará em R$ 0,41 por litro o seu preço médio de venda de gasolina A para as distribuidoras, que passará a ser de R$ 2,93 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,14 a cada litro vendido na bomba.


No ano, a variação acumulada do preço de venda de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras é uma redução de R$ 0,15 por litro.


Para o diesel, a Petrobras aumentará em R$ 0,78 por litro o seu preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras, que passará a ser de R$ 3,80 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,34 a cada litro vendido na bomba.


No ano, a variação acumulada do preço de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras é uma redução de R$ 0,69 por litro.



Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.


Importante esclarecer que a implementação da estratégia comercial, em substituição à política de preços anterior, incorporou parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação. Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes.


No entanto, a consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando a Petrobras no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, torna necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, dentro dos parâmetros da estratégia comercial, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras.


Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia reitera que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.



Transparência é fundamental.


De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ibovespa tem 11ª queda seguida e fecha aos 116 mil pontos

Ibovespa opera em alta nesta terça-feira. — Foto: Pixabay

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, inverteu o sinal visto pela manhã e fechou o pregão desta terça-feira (15) em queda, na esteira do mau humor dos mercados internacionais, com investidores repercutindo dados abaixo do esperado da economia chinesa.


Ao final do pregão, o índice caiu 0,55%, aos 116.171 pontos. Veja mais cotações.


As ações preferenciais (sem direito a voto) da Petrobras, por sua vez, fecharam a sessão com alta de 0,72%, após a companhia anunciar um aumento nos preços dos combustíveis, com alta de R$ 0,41 na gasolina e de R$ 0,78 no diesel.



No dia anterior, o Ibovespa fechou em queda de 1,06%, aos 116.810 pontos. Com o resultado, passou a acumular:


quedas de 1,61% na semana e de 4,74% no mês;

ganhos de 5,86% no ano.

No mercado cambial, o dólar fechou em alta de 0,43%, cotado a R$ 4,9868.


O que está mexendo com os mercados?

No noticiário doméstico, o anúncio de um novo reajuste de preços da gasolina e do diesel por parte da Petrobras ficaram na mira dos investidores.


Em nota, a companhia explicou que, mesmo com o fim da politica de paridade internacional, os preços precisaram passar por um aumento para que a empresa pudesse reequilibrar as contas, já que o petróleo e o dólar vivem um momento de forte alta no exterior.



Já no exterior, uma onda de aversão ao risco impactou os negócios nesta terça-feira (15), principalmente após dados da China vierem mais fracos do que o esperado e aumentarem as preocupações de uma recessão econômica na segunda maior economia do mundo.


Por lá, o varejo registrou um crescimento de 2,5% em julho em relação a igual mês de 2022, enquanto as expectativas eram de alta de 4,4%. Já a indústria teve alta de 3,7% na mesma base de comparação, contra os 4,6% esperados.


Se o país asiático desacelera, isso pode gerar impactos em todo o mundo, já que se trata de um dos maiores demandantes por diversos tipos de produtos, o que pode afetar as exportações de outros países, inclusive o Brasil.


Além disso, analistas do BTG Pactual destacam que o Banco Popular da China cortou duas de suas principais taxas de juros, para tentar estimular a economia.


Investidores também seguem atentos aos rumos das taxas de juros nos Estados Unidos, atualmente entre 5,25% e 5,50% ao ano, no maior patamar em vários anos. Amanhã, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) divulga a ata de sua última reunião, que pode trazer sinalizações sobre os próximos movimentos da instituição com relação à política monetária.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paraguai quer de volta bens saqueados pelo Brasil na guerra

Prisioneiros de guerra do Paraguai em imagem de 1869; solados no alto são brasileiros — Foto: Domínio Público

Chama-se El Cristiano e fica exposto no pátio Epitácio Pessoa do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, um canhão que materializa uma longa controvérsia entre Brasil e Paraguai.


Forjado a partir do derretimento de sinos de diversas igrejas paraguaias — por isso seu nome, em português "o cristão" — a peça de artilharia foi utilizada contra o Brasil na Batalha do Curupaiti, em 1866, da famigerada Guerra do Paraguai, que durou seis anos naquela década.


Com o fim do conflito bélico, em 1870, o Exército brasileiro tomou posse do canhão. Foi um dos tantos troféus de guerra trazidos ao Brasil.



Mas, 153 anos depois, a arma está de volta a um cenário de disputa. Desta vez, política. Conservador de direita, Santiago Peña, presidente paraguaio que tomou posse nesta terça-feira (15), já manifestou interesse em repatriar itens como o canhão.


Há um mês, em conversa com jornalistas, ele disse que "há equipamentos que foram tomados pelas forças brasileiras e que agora estão nos museus brasileiros, e isso pertenceu ao governo paraguaio". Ele acrescentou que pretende conversar com seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a melhor forma de reaver essas peças.

Uma longa disputa


Canhão que Exército tomou dos paraguaios fica no pátio do Museu Histórico Nacional do Rio. — Foto: Museu Histórico Nacional do Rio


"Acredita-se que o Brasil tenha se apropriado, desde a invasão do território paraguaio, de cerca de 328 bocas de fogo, 94 pavilhões nacionais, 17 estandartes, além de arquivos militares e de objetos pessoais do ditador paraguaio Solano Lopez [(1827-1870)] e de seus familiares", afirma o jurista e cientista político Enrique Natalino, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).


"No final da guerra, o eErcito imperial apoderou-se do arquivo público paraguaio, que Solano Lopez transportava, e do canhão El Cristiano", comenta o historiador Francisco Doratioto, professor na Universidade de Brasília (UnB) e autor de, entre outros, Maldita Guerra: Nova História da Guerra do Paraguai.


"O canhão participou de batalhas contra o exército aliado e foi considerado como troféu e parte da memória do exército brasileiro na guerra."


Símbolos de uma guerra que foi particularmente avassaladora para o Paraguai são há décadas colocados em mesas de negociações bilaterais entre os países — com parte deles, aliás, já devolvidos. O canhão talvez seja a peça mais complicada.


Para os paraguaios, ele representa a união do povo em prol da nação, por conta da origem de sua matéria-prima; mas um complicador a uma eventual devolução é porque o bem é, desde 1998, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


De acordo com a historiadora Wilma Peres Costa, professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), discussões sobre a devolução dos troféus de guerra remontam aos primeiros anos da República, proclamada em 1889.


"Naquela época, os jovens militares positivistas falavam em devolver os troféus como forma de desafiar a própria monarquia, já que advogavam uma condenação das guerras e uma missão política do exército", afirma ela, que é autora do livro A Espada de Dâmocles: o Exército, a Guerra do Paraguai e a Crise do Império.



De acordo com a historiadora, o tema chegou a ser abordado pelo general Tasso Fragoso (1869-1945) em História da Guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai, de 1934. "Ele foi o autor do melhor trabalho sobre a guerra produzido no meio militar", pontua.


Foi um movimento também realizado pelos outros vitoriosos da guerra, o Uruguai e a Argentina. Os uruguaios iniciaram a devolução de itens assim já no século XIX.


"Em 1954, o governo do presidente argentino Juan Domingo Perón [(1895-1974)] buscou reaproximar-se do Paraguai com a repatriação de parte desses objetos", lembra Natalino.


Na década de 1970, o mesmo ocorreria no Brasil, "como gesto simbólico da aliança estratégica que culminou com a construção da usina hidroelétrica de Itaipu", ressalta o cientista político.


O governo do ditador Ernesto Geisel (1907-1996) restituiu ao vizinho o primeiro lote dos objetos, o que incluía a espada que pertencia a Solano Lopez. Em 1980, já sob o governo de João Figueiredo (1918-1999), um segundo lote também foi devolvido.


Tratativas visando a restituição do restante, incluindo o famoso canhão, avançaram bastante no fim do segundo mandato de Lula, em 2010, e durante as gestões de Dilma Rousseff. Na época, chegou-se a dizer que a devolução de El Cristiano estava encaminhada. Após o impeachment da ex-presidente, contudo, as negociações retrocederam.



Devolver ou não devolver?

Do ponto de vista histórico, há controvérsia se troféus de guerra deveriam ou não ser devolvidos. "Sinceramente, não tenho uma posição sobre como lidar com essa questão hoje", comenta Peres Costa.


"Creio que ela tem a ver menos com o passado do que com o presente e o futuro, dentro do projeto de fortalecimento da unidade latino-americana que é tão importante na nova configuração geopolítica do mundo. Pode ser também um modo de baixar um pouco a crista das Forças Armadas."

Natalino lembra que "a devolução de relíquias, troféus de guerra ou de outros bens culturais aos seus países de origem naturalmente implica em risco de perda ou de destruição desses acervos".


"O que é mais importante: sua devolução aos donos de direito ou a garantia da sua preservação para a humanidade?", questiona ele, lembrando que esses itens "se tornaram parte de uma memória coletiva politicamente construída sobre o sofrimento dos povos que vivenciaram os horrores da guerra".


Ele explica que uma eventual devolução do canhão seria "um ato unilateral do governo brasileiro, pois não há, perante o Direito Internacional, nenhuma obrigação do país em repatriá-lo". E lembra que esse tipo de preocupação paraguaia, historicamente, vem à tona durante momentos de intenso nacionalismo.


Exército do Brasil em Nova Palmira, durante a guerra — Foto: Domínio público


"O nacionalismo requentado do presidente-eleito Santiago Peña se insere nesse contexto de busca de um norte político, por meio de um discurso nacionalista e popular, na linha da retórica tradicional do Partido Colorado", contextualiza Natalino.

Pesquisador na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professor no Colégio Presbiteriano Mackenzie, o historiador Victor Missiato atenta para o fato de que, ao ser inserida num museu, peças como esta "são ressignificadas", e isto precisa ser levado em consideração em discussões assim.


"O troféu de guerra colocado dentro de um novo espaço traz uma nova significação para o povo que se apropria daquele material", ressalta ele.



O historiador Paulo Henrique Martinez, professor na Unesp, é radicalmente contra a manutenção de peças assim. "Os troféus de todas as guerras confundem-se com a pilhagem material e os atos de tormento individual e coletivo dos adversários", comenta ele.


"São comuns a prática de roubos, violência sexual contra crianças, meninas e mulheres, fuzilamentos, torturas, espancamentos como espetáculo em espaços abertos."


"A manutenção dessas peças em mãos de seus captores é inaceitável", pontua Martinez.


"Primeiro, porque legitima uma prática de violência e de opressão que viola direitos essenciais, bloqueia a reparação material e simbólica e o apaziguamento da memória coletiva. Segundo porque esses marcos, em diferentes momentos, são convertidos em fontes de ressentimentos que alimentam novas práticas de opressão e violência", avalia.


Crianças paraguaias alistadas para lutar contra o Brasil na guerra do século 10 — Foto: Domínio Público


Fonte: g1

Leia Mais ››

Wassef confirma viagem aos EUA para comprar Rolex e devolver à União, mas nega ter feito 'operação de resgate' a mando de assessor de Bolsonaro

Rolex que Bolsonaro tentou vender e o advogado Frederick Wassef — Foto: Reprodução; TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Frederick Wassef afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira (15) na capital paulista que viajou aos Estados Unidos e comprou o relógio Rolex. Mas negou ter feito "operação de resgate".


Segundo Wassef, a viagem já estava marcada e teria fins pessoais.


A compra, segundo o advogado, foi feita com dinheiro dele, "do meu banco". "Usei do meu dinheiro para pagar o relógio. O meu objetivo quando comprei o relógio era cumprir decisão do Tribunal de Contas da União (TCU)", mas não deu detalhes. Segundo ele, a compra foi declarada à Receita Federal.


O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Frederik Wassef — Foto: Reprodução/TV Globo


Na segunda (14), Wassef havia afirmado ao blog da Andréia Sadi que nunca tinha visto o Rolex dado de presente a uma comitiva do ex-presidente em viagem ao Oriente Médio e que, segundo a Polícia Federal, foi vendido ilegalmente nos Estados Unidos pelo então ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid.


"Nada. Nunca vi esse relógio. Nunca vi joia nenhuma (...) Nunca na minha vida. Desafio a provarem isso. Falo e garanto", afirmou Wassef na noite do domingo (13).

Ele disse também que só falaria sobre o assunto em uma entrevista ao vivo: “Não nego nem confirmo a compra nos EUA. Só falarei disso em uma entrevista ao vivo”.



"Até o dia de hoje, 14/8/2023, jamais me manifestei sobre minha viagem aos Estados Unidos ou sobre a pauta da suposta recompra de Rolex com nenhum jornalista. O que disse à jornalista Andéia Sadi é que, sobre este tema, só falarei ao vivo na televisão e na íntegra, para evitar distorções e edições de informação. Fica registrado aqui que jamais neguei a compra ou afirmei que comprei", afirma, em nota.


Porém, conforme mostrou o blog de Valdo Cruz na segunda (14), o nome de Wassef aparece no recibo da recompra de um relógio Rolex nos Estados Unidos. A Polícia Federal acredita que o recibo é uma "prova contundente" contra o advogado e vai chamá-lo para depor. A PF também vai investigar quem deu o dinheiro para que ele recomprasse o presente dado ao ex-presidente. Além disso, quer saber como ele recebeu os valores, se foi em espécie ou transferência bancária.


Nesta investigação, a PF vai ter a colaboração das autoridades dos Estados Unidos, o que vai facilitar levantar de quanto foi a venda e a recompra, em valor maior, além da forma de pagamento.


O relógio, que vale cerca de R$ 300 mil, foi recebido de presente em 2019. Em junho de 2022, foi vendido nos Estados Unidos por Cid, segundo a PF.



Após a existência do Rolex ser revelada, em março de 2023 assessores do ex-presidente colocaram em campo uma operação para reaver o relógio, e Wassef, segundo as investigações, viajou aos Estados Unidos para buscá-lo.


A PF identificou várias interações entre Wassef e Mauro Cid na época e, em 11 de março, Wassef embarcou para os Estados Unidos.


Em 14 de março, os dois conversaram novamente por WhatsApp. Cid perguntou: "E aí?" "Toquei solo agora", respondeu Wassef, e enviou uma foto de dentro do avião.


Em 29 de março, segundo a PF, Wassef voltou ao Brasil com o Rolex e, em 2 de abril, entregou o relógio para Mauro Cid em São Paulo. Dois dias depois, a defesa de Bolsonaro devolveu o item à União.


"Uma coisa é a viagem que fiz para os EUA. Outra coisa é me acusar de organização criminosa e esquema de joia. É uma armação", diz Wassef ao blog.

Wassef diz ter tido poucos contatos com Mauro Cid e que não tem relação ou amizade com o assessor de Bolsonaro.


"Nunca tomei choppinho. Zero. Era absolutamrnte formal. Conto na mão as vezes que falei com ele", afirma. "Zero de qualquer outro tema ou assunto."


Wassef também disse ao blog que não coloca a mão no fogo por ninguém, "[só] pela minha mãe". Porém, destacou que a chance de Bolsonaro receber a joia é zero, e que não sabe responder se alguém faria tamanha operação sem consentimento do presidente.


O advogado afirma que só tomou conhecimento das joias no início deste ano, após ser procurado pela imprensa. "


"Eu disse que não sabia de nada, mas que eu ia ligar para Bolsonaro e retornava. Liguei, o presidente me disse: Fred, pode fazer uma nota, você vai ser o meu advogado nesse caso e falar em meu nome. E fizemos uma ligação: eu, Bolsonaro e Fabio Wajgarten, e Bolsonaro deu uma ordem: é o Fred, faça a nota e publique. Antes disso, não é que eu nunca vi nenhuma joia, nenhum presente".


Operação resgate

O relatório da Polícia Federal na investigação sobre a venda ilegal de presentes oficiais dados à Presidência da República mostra que o advogado de Jair Bolsonaro Frederick Wassef e o ex-ajudante de ordens Mauro Barbosa Cid empreenderam uma "operação de resgate" para devolver joias, já vendidas, ao Tribunal de Contas da União (TCU).


Joias e Rolex de Bolsonaro — Foto: Reprodução


Em 15 de março, o TCU definiu prazo de cinco dias úteis para que Bolsonaro entregasse ao tribunal um kit com joias suíças da marca Chopard, em ouro branco, recebidas como presente do governo da Arábia Saudita em viagem oficial de 2019.


A entrega ao TCU era necessária porque itens de alto valor recebidos como presente oficial devem integrar o acervo da Presidência da República, ou seja, não são de titularidade do presidente que recebe.


Esses itens, segundo a investigação, já tinham sido vendidos em duas lojas diferentes nos Estados Unidos.


Segundo a PF, a "operação de resgate" foi dividida em duas etapas:


o relógio Rolex Day-Date, vendido para a empresa Precision Watches, foi recuperado por Frederick Wassef em 14 de março, véspera da decisão do TCU, e "repatriado" em 29 de março;

o restante das joias foi recuperado por Mauro Barbosa Cid em 27 de março, em uma loja em Miami.

Ainda segundo a PF, as duas partes do kit foram entregues a Osmar Crivelatti, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e tenente do Exército. Crivelatti também foi alvo da operação desta sexta-feira (11).


O kit foi entregue pela defesa de Jair Bolsonaro em uma agência bancária em Brasília, no dia 4 de abril.


O que diz Bolsonaro

Confira o que a defesa de Bolsonaro disse após a operação da PF, na sexta-feira (11):


"Sobre os fatos ventilados na data de hoje nos veículos de imprensa nacional, a defesa do Presidente Jair Bolsonaro voluntariamente e sem que houvesse sido instada, peticionou junto ao TCU — ainda em meados de março, p.p. —, requerendo o depósito dos itens naquela Corte, até final decisão sobre seu tratamento, o que de fato foi feito.



O Presidente Bolsonaro reitera que jamais apropriou-se ou desviou quaisquer bens públicos, colocando à disposição do Poder Judiciário sua movimentação bancária."


Confira a manifestação de Frederick Wassef sobre o caso, no domingo (13):


"Como advogado de Jair Messias Bolsonaro, venho informar que, mais uma vez, estou sofrendo uma campanha de fake news e mentiras de todos os tipos, além de informações contraditórias e fora de contexto. Fui acusado falsamente de ter um papel central em um suposto esquema de vendas de joias. Isso é calúnia que venho sofrendo e pura mentira. Total armação.


A primeira vez que tomei conhecimento da existência das joias foi no início deste ano de 2023 pela imprensa. Quando liguei para Jair Bolsonaro, ele me autorizou, como seu advogado, a dar entrevistas e fazer uma nota à imprensa. Antes disso, jamais soube da existência de joias ou quaisquer outros presentes recebidos. Nunca vendi nenhuma joia, ofereci ou tive posse. Nunca participei de nenhuma tratativa, nem auxiliei nenhuma venda, nem de forma direta nem indireta. Jamais participei ou ajudei de qualquer forma qualquer pessoa a realizar nenhuma negociação ou venda.


A Polícia Federal efetuou busca em minha residência no Morumbi, em São Paulo, e não encontrou nada de irregular ou ilegal, não tendo apreendido nenhum objeto, joias ou dinheiro. Fui exposto em toda televisão com graves mentiras e calúnias."


Fonte: g1

Leia Mais ››