terça-feira, agosto 15, 2023

Apagão deixa várias cidades do RN sem energia elétrica

Vários semáforos de Natal pararam de funcionar após apagão que atingiu cidades do RN — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Um apagão deixou 123 cidades do Rio Grande do Norte sem energia na manhã desta terça-feira (15). A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal e os sistemas de abastecimento de água da Caern em todo o Estado, deixou o comércio às escuras, escolas suspenderam as aulas e celulares ficaram sem internet.


No RN, a ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h50 e finalizado às 11h28.



Consequências

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) pediu que os motoristas redobrem a atenção no trânsito porque alguns semáforos pararam de funcionar após o apagão. Agentes de mobilidade urbana e equipes de manutenção estão mobilizados para minimizar os transtornos.


O comércio também foi afetado com a queda de energia. "As vendas estão bastante prejudicadas porque a gente trabalha mais com essa parte digital: pix, cartão de crédito, débito, e sem energia a gente não consegue acessar essas ferramentas. A gente fica aberto na esperança de vender em dinheiro, mas atualmente isso representa menos de 20% das nossas vendas", disse o comerciante Luiz Lázaro da Silva.


Em Mossoró, no Oeste potiguar, Escola Municipal Prof. Manoel Assis suspendeu as aulas após o apagão. "A escola mandou mensagem e mandou buscar os alunos. Precisava de um gerador aqui né?", disse o auxiliar de serviços gerais, Mário Sérgio, pai de uma aluna.


Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) informou que o apagão afetou os sistemas de abastecimento de água em todo o Estado. "A Caern adotará as medidas necessárias para religar todos os sistemas, assim que a energia for regularizada, e retomar o fornecimento de água, contudo, a parada pode ter uma repercussão de até 48h para completa normalização".



A CBTU informou que o sistema de trens não foi afetado e funciona normalmente nesta terça (15).


O que diz o ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga em todas as regiões do país. "Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste".


Vários semáforos de Natal pararam de funcionar após apagão que atingiu cidades do RN — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!