terça-feira, maio 11, 2021

Criança de 8 anos cai do terceiro andar de prédio na Grande Natal

Fazendo upload: 829320 de 829320 bytes.


Uma criança de 8 anos de idade caiu do terceiro andar de um prédio no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, no início da noite desta terça-feira (11). O menino foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, na capital potiguar. Ele estava acordado.


De acordo com a família, a criança se debruçou em um parapeito numa área de ventilação do prédio, não conseguiu se segurar e caiu em cima do bicicletário, no térreo. Eles informaram que tudo aconteceu de maneira muito rápida.


Os pais imediatamente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o atendimento e a PM.


A família informou ainda que a criança ficou acordada e conversou durante todo o trajeto na ambulância e na chegada ao hospital. O menino foi conduzido para realizar exames de tomografia, mas, externamente, não aparenta ter sofrido nenhuma fratura, segundo os médicos.


Apenas após esse exame, a equipe médica do hospital vai poder detalhar a situação clínica da criança.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Criminosos arrombam agência bancária, mas explosão de caixas é frustrada pela PM em Natal

Criminosos arrombaram a porta de um banco e tentaram explodir caixas eletrônicos na madrugada desta terça-feira (11), em Natal, mas a ação foi frustrada pela Polícia Militar. Eles fugiram com a aproximação das viaturas ao local e deixaram pelo menos um explosivo dentro da agência.



Porta da agência do Banco do Brasil em Lagoa Seca, em Natal, foi quebrada por criminoso na madrugada desta terça-feira (11). — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


O esquadrão antibomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado e recolheu o explosivo.


O crime ocorreu por volta das 4h em uma agência do Banco do Brasil no cruzamento da avenida Presidente Bandeira com a rua Jaguarari, no bairro Lagoa Seca, na capital potiguar.


De acordo com a PM, pelo menos cinco indivíduos armados chegaram ao local em um veículo de cor escura e quebraram a porta que dá acesso aos caixas eletrônicos.


Porém, a ação foi registrada pelo sistema de segurança do banco, que acionou as forças de segurança pública.


Após a ação, nenhum suspeito foi preso. Segundo a PM, nenhum dos terminais foi violado e o explosivo encontrado no local não havia sido acionado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 235.453 casos confirmados e 5.701 mortes por Covid-19

Fazendo upload: 851060 de 851060 bytes.


O Rio Grande do Norte tem 235.453 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. No estado, 5.701 pessoas perderam a vida por causa da doença. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta terça-feira (11). Outros 1.178 óbitos estão sob investigação.


Em relação ao boletim de segunda-feira (10), são 3.601 novos casos e 46 mortes a mais, sendo 9 ocorridas nas últimas 24 horas, em Natal (3), Parnamirim (1), Mossoró (1), São José de Mipibu (1), Jucurutu (1), Monte das Gameleiras (1) e Passa e Fica (1).


De acordo com a Sesap, 899 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN - 659 na rede pública e 240 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 373 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 82,5% na rede pública; com 137 internados, a rede privada tem 90% de ocupação.


O RN tem ainda 64.318 casos suspeitos e 467.272 casos descartados de Covid-19. O número de confirmados recuperados não foi atualizado e segue em 150.649, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 131.953.


O boletim não atualizou o número de testes de Covid-19 realizados no estado até o momento - são 492.721, sendo 275.604 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 217.117 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

235.453 casos confirmados

5.701 mortes

64.318 casos suspeitos

467.272 casos descartados

150.649 confirmados recuperados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN libera venda de bebida alcoólica em bares e restaurantes e cancela toque de recolher aos domingos



A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que o novo decreto de medidas de combate à Covid-19 vai autorizar a venda de bebidas alcóolicas em bares e restaurantes e que manterá o toque de recolher apenas noturno, das 22h às 5h - e não mais o integral em domingos e feriados.


O novo decreto será publicado nesta terça-feira (11) e valerá pelos próximos 14 dias. Segundo a gestora, nele também serão ampliadas as atividades escolares e será permitido a prática de esportes coletivos, assim como a liberação para funcionamento de parques. As atividades religiosas também serão ampliadas.


Segundo confirmou a assessoria do governo do RN à Inter TV Cabugi, em relação às escolas estará autorizado o ensino híbrido para a rede privada e estadual, com aulas presenciais ou remotas - a depender dos pais. A exceção é para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e para estudantes do 1º ano do ensino médio que, segundo o decreto, vão continuar apenas com ensino remoto.


A situação da rede estadual, no entanto, segue indefinida neste momento, já que a questão está na Justiça. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou uma decisão da Justiça do RN que determinava o retorno imediato das aulas presenciais no estado. O governo do RN, portanto, precisou revogar a autorização. A ação no STF foi protocolada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN).


Segundo o vice-governador do estado, Antenor Roberto, há "um esforço para a construção de um plano de retomada das atividades da rede pública estadual, considerando as condições epidemiológicas e a luta para a data de vacinação dos professores e trabalhadores na rede de educação". Segundo ele, há uma audiência de conciliação marcada para avançar na volta às aulas da rede estadual.


Já os bares também estão liberados a ter música ao vivo, assim como o consumo de bebidas alcóolicas será autorizado em hotéis e pousadas para clientes.


"É um retorno gradual. Vai ter que manter o distanciamento, a redução do número de mesas, todos esses protocolos vão ter que ser observados. Os protocolos seguem definidos. O grande apelo que nós fazemos é que a população não pode interpretar essas medidas como uma liberação, como se a doença tivesse ido embora. Muito pelo contrário, a doença está ainda de forma a nos assustar, a impactar e pressionar a rede de assistência", explicou o vice-governador Antenor Roberto à Inter TV Cabugi.


"Diante do quadro epidemiológico que ainda inspira muitos cuidados, e levando-se em consideração a realidade socioeconômica, estamos prorrogando algumas medidas por 14 dias. No entanto, alguns ajustes já puderam ser iniciados", disse Fátima Bezerra no Twitter.

"Nós estamos sempre levando em consideração o comportamento da Covid, a pressão que exerce sobre a a nossa rede de assistência, o grau de infecção, mas um olhar também nas atividades econômicas, dos empreendedores. Ou seja, em outras necessidades que a sociedade tem no seu funcionamento, sobretudo quando não tem e não teve no processo uma coordenação do governo federal", falou o vice-governador Antenor Roberto.


Situação atual

A taxa de ocupação para leitos críticos voltados a pacientes com Covid-19 chegou a 100% nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (11). Os dados são do sistema Regula RN, usado na administração dos leitos no sistema público de saúde.


No estado como um todo, a taxa de ocupação é de 92,5%.

A taxa de ocupação dos leitos públicos no estado está acima de 90% desde o dia 1º de março, chegando a ficar apenas duas vezes na casa dos 89% (em 24 de abril e 5 de maio), segundo o Regula RN.


Nesta terça, o Regula RN apontava 39 pacientes esperando um leito crítico no estado para 21 leitos disponíveis. Atualmente, o sistema público tem 419 leitos crítico, sendo 378 ocupados, 21 disponíveis e 20 bloqueados.


A média de solicitações por um leito de UTI chegou a 139 na segunda-feira (10) - a maior já registrada no estado foi de 149 em 15 de março.


Abril com mais mortes

Abril foi o mês com mais mortes registradas por Covid-19 desde o início da pandemia no RN, superando março. Ao todo, morreram 939 pessoas vítimas da doença em 30 dias.


O levantamento foi feito pelo G1 baseado nos boletins epidemiológicos da doença e nos dados diários divulgados pela Sesap. Segundo a pasta, algumas das mortes contabilizadas nos boletins não acontecem necessariamente nos dias em que são registradas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 174 casos confirmados de dengue em 2021; Sesap alerta para cuidados em período chuvoso

O Rio Grande do Norte registrou até o metade do mês de abril deste ano 174 casos confirmados de dengue em 2021. A doença teve, ao todo, 1.180 notificações das quais 488 foram descartadas. As demais são casos suspeitos.



Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação


Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e estão no informe epidemiológico das arboviroses divulgado nesta terça-feira (11). De acordo com a pasta, ninguém morreu da doença neste ano.


Segundo os dados da Sesap, a taxa de incidência da dengue é de 33,43 casos por 100 mil habitantes. A cidade com maior número de casos confirmado foi Natal, com 119. Mossoró foi a segunda com 18.


A pasta também divulgou os dados da chikungunya, que teve 72 casos confirmados neste mesmo período de 16 semanas. Ao todo, foram notificados 894 casos, sendo 112 casos descartados. A taxa de incidência é de de 25,33 casos para100 mil habitantes.


Em relação à zika, foram confirmados 11 casos de um total de 57 notificados. Desses, 22 foram descartados. A incidência é de 1,61 casos por 100 mil habitantes.


Um levantamento realizado pelo controle vetorial da secretaria em abril também aponta o índice de Infestação Predial - o indicador que mede o risco de adoecimento da população pelas doenças. Ao todo, 66 municípios potiguares estão em situação de risco (39,57%), 47 municípios estão em situação de alerta (28,14%), 8 municípios apresentam uma condição satisfatória (4,79%), e 46 municípios não realizaram ou ainda não enviaram as informações.


Cuidados

A Sesap também alertou para os perigos e os cuidados com o início do período chuvoso no Rio Grande do Norte e a população passando mais tempo nas próprias residências em decorrência da pandemia da Covid-19.


Segundo a pasta, a população desempenha um papel primordial no controle de vetorial do Aedes aegypti (que é o transmissor das três doenças) e, para isso, deve adotar alguns cuidados a fim de prevenir a proliferação do mosquito e evitar a transmissão das doenças. Entre as recomendações, estão:


Mantenha os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;

Esfregue com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;

Não coloque lixo em terrenos baldios;Mantenha a caixa d’água sempre tapada;

Observe vasos e pratinhos de plantas que acumulam água parada;

Fique atento aos locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;

Mantenha em local coberto pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água;

Não deixe acumular água em lajes e calhas, pois esses locais podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti;

E receba a visita do agente de endemias e aproveite a oportunidade para tirar suas dúvidas.

As arboviroses urbanas apresentam diversos sinais clínicos semelhantes, dificultando a suspeita inicial pelo profissional de saúde e pode dificultar a adoção de manejo clínico adequado, predispondo à ocorrência de formas graves, podendo levar ao óbito.


Sendo assim, os profissionais de saúde devem estar atentos aos seguintes sintomas: febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto e com duração de 2 a 7 dias, associada à cefaleia, fraqueza, dores musculares, dores nas articulações e dor ao redor dos olhos; manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira; anorexia, náuseas, vômitos e diarreia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN deve receber 69.200 doses de Coronavac até a próxima semana, diz governadora

O Rio Grande do Norte deverá receber 69.200 doses da vacina CoronaVac até a próxima semana, segundo afirmou a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT) por meio das redes sociais, nesta terça-feira (11). De acordo com ela, o volume poderá atender a maior parte das pessoas que estão com a segunda dose atrasada no estado.



Vacina CoronaVac doses frascos Natal RN Covid-19 — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo Fátima, a informação foi dada pela coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Franciele Francinato, em retorno a pedido do estado por mais vacinas CoronaVac para o reforço da imunização de quem já tomou a primeira dose. Na semana passada, o estado contabilizou 87 mil pessoas com a dose atrasada.


"Entre essa e a próxima semana deveremos receber mais dois lotes de CoronaVac, sendo um com 34.200 e outro com 35 mil doses. Somadas às 15.600 doses que já recebemos, vamos atingir 84.800 das 87 mil doses que havíamos solicitado", afirmou a governadora.


A vacinação com o imunizante chegou a ser suspensa nas maiores cidades do estado por falta de doses. No sábado (8), o estado recebeu 15,6 mil doses, que foram usadas para retomada da vacinação, mas atendiam apenas parte do grupo.


Por isso, os municípios limitaram o uso da vacina para segunda dose ao público que estava com o reforço atrasado há mais tempo. Na capital, por exemplo, são atendidas as pessoas que tomaram a primeira dose até 29 de março.


No estado, a vacinação com primeira dose segue com imunizantes da Oxford/AstraZeneca e Pfizer. Nesta terça-feira (11), o RN recebeu mais de 18 mil doses da Pfizer.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recolheu quase 50 toneladas de lixo em praias de 7 municípios, diz relatório do Idema

Quase 50 toneladas de lixo foram tiradas das praias de sete municípios do Rio Grande do Norte, conforme dados atualizados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema). Até então, o estado havia divulgado o recolhimento de cerca de seis toneladas de lixo.



Tabatinga Nísia Floresta, praia com lixo encontrado — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O número foi atualizado em relatório publicado na noite de segunda-feira (10), com novos dados repassados pelos municípios. Ao todo, foram 49,6 toneladas recolhidas em 22 praias e rios localizados em sete municípios potiguares.


O material começou a chegar às praias potiguares no dia 20 de abril e também atingiu praias da Paraíba. Somente em João Pessoa, foram mais de 40 toneladas.


O relatório também aponta hipóteses para a origem do lixo, como descarte, proposital ou não, feito por empresas e embarcações, além de carreamento do material para o mar pela chuva e alagamentos.


O município potiguar mais atingido foi Baía Formosa, que registrou lixo em nove praias e um rio e recolheu mais de 41 toneladas de material.



Canguaretama lixo praia RN — Foto: Divulgação


Municípios atingidos por lixo no RN

Natal - 1 kg

Ponta Negra

Via Costeira

Parnamirim -

Imediações da Barreira do Inferno

Nísia Floresta - 3,5 toneladas

Camurupim

Barreta

Tabatinga

Búzios

Tibau do Sul - 1,5 tonelada

Praia das Minas

Sibaúma

Cacimbinha

Senador Georgino Avelino - 0,35 tonelada

Praia de Malembar

Canguaretama - 6 toneladas

Barra de Cunhaú - Ponta do Rio

Baía Formosa - 41,25 ton

Praia de Pontal

Praia da Cachoeirinha

Praia de Barreirinhas

Praia da Cutia

Praia do Morro Amarelo

Praia Bacupari

Praia de João dos Santos

Praia do Urubu

Praia do Sagi

Rio Guaju



Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Fernanda Zauli/G1


A última ocorrência registrada foi em Natal, no dia 29 de abril, quando servidores municipais encontraram lixo na Via Costeira. Desde então, segundo o Idema, não foram registrados novos aportes de resíduos sólidos chegando às praias potiguares.



O relatório também ressaltou que três animais foram encontrados mortos na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta - três tartarugas e um golfinho - porém a necropsia realizada pelos pesquisadores do Projeto Cetáceos Costa Branca da UERN não identificou relação das mortes com os resíduos que afetaram a costa.


Tartaruga é encontrada morta na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Hipóteses para origem do lixo

Ainda de acordo com o órgão, a origem do material segue sob investigação da Polícia Federal. O Ibama também abriu investigação sobre o caso.


Entre os materiais coletados, havia adesivo da campanha política de Recife, além de mochila com identificação da rede estadual de Pernambuco e título de eleitor leitor do município da capital pernambucana.


Além desses materiais, foram recolhidos tubo para coleta de sangue, seringas, etiquetas de remédios; sapatos e sandálias, plásticos; copos descartáveis; garrafas pet; garrafas de água; garrafas de iogurte e embalagens de margarinas, entre outros materiais.


Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, tem 'santinho' de candidata a prefeita de Recife — Foto: Fernanda Zauli/G1


Entre as hipóteses levantadas pelos órgãos ambientais, é considerada descartada a possibilidade do lixo ser de origem internacional, "dada a presença de muitos produtos vendidos no país", segundo o Idema.


Os investigadores consideram, por exemplo, a possibilidade do lixo ter vindo de alguma empresa que trabalha com coleta de resíduos, "propositadamente ou não".


Outra hipótese de origem para o material foram chuvas e alagamentos em Pernambuco e outros estados, com possível carreamento de material para rios e mar.


Além disso, é levada em consideração a possibilidade de que uma embarcação tenha realizado "despejo acidental ou não" do material.


Fonte: G1
Leia Mais ››

RN recebe segundo lote de vacinas da Pfizer com 18.720 doses

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu na manhã desta terça-feira (11) o segundo carregamento de vacinas da Pfizer. São 18.720 imunizantes destinados à primeira doses para o público com comorbidades.


Fazendo upload: 180125 de 1031091 bytes.
RN recebe segundo lote de vacinas da Pfizer — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Divulgação


Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, por conta das condições diferenciadas de armazenamento que a vacina da Pfizer exige, o lote será distribuído apenas para municípios da Região Metropolitana. O primeiro lote ficou apenas na capital potiguar.


A Sesap orienta que sendo finalizada a vacinação com a primeira dose do grupo de portadores de diabetes mellitus e doenças cardiovasculares, pode se dar prosseguimento com a vacinação de hipertensos, imunossuprimidos, pessoas com doenças respiratórias crônicas e com obesidade mórbida (IMC ≥ 40), que estejam entre 55 e 59 anos.


Há também a orientação de poder ampliar para a diminuição da faixa etária - 50 a 59 anos - entre as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Junto à carga de vacinas, a Sesap também recebeu uma nova leva de anestésicos utilizados para intubação de pacientes internados em UTI.


A vacina da Pfizer é a terceira disponível para imunização contra a Covid-19, junto à Coronavac/Butantan e a Oxford/Fiocruz. O RN recebeu na primeira semana de maio um lote com 7020 doses da Pfizer.


Com esse novo lote, o estado chega a 1,18 milhão de vacinas recebidas. A plataforma RN+ Vacina registra, até o início da manhã de hoje, 824 mil vacinas aplicadas no RN, atingindo 552 mil pessoas com ao menos a primeira dose.


A Sesap aguarda uma sinalização do Ministério da Saúde quanto aos pedidos para ampliar a distribuição de Coronavac/Butantan, com objetivo de atender os mais de 80 mil potiguares que ultrapassaram o período recomendado para receber a segunda dose do imunizante.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Regiões Oeste e Seridó registram 100% de ocupação de UTIs para Covid-19 no RN

A taxa de ocupação para leitos críticos voltados a pacientes com Covid-19 chegou a 100% nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira (11). Os dados são do sistema Regula RN, usado na administração dos leitos no sistema público de saúde. No estado como um todo, a taxa de ocupação é de 92,5%.


Fazendo upload: 229250 de 625659 bytes.
Leitos de UTI Covid-19 estão com 100% de ocupação no Seridó e Oeste do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Sesap


No Oeste potiguar, 15 pessoas aguardavam leitos de UTI, por volta das 9h30, mas não havia nenhum disponível. A região já vinha registrando ocupação de 100% desde o último sábado (8). No caso da região Seridó, a taxa era de 97,5% até a segunda-feira (10).


No Rio Grande do Norte como um todo, o sistema registrava 30 UTIs disponíveis pela manhã, porém todas estavam concentradas na região metropolitana de Natal, que tinha taxa de ocupação de 88%.


Por causa da situação menos dramática na capital e cidades vizinhas, a ocupação total de leitos críticos ficou em 92,5% no estado. Ao todo, 15 hospitais tinham todos os leitos para Covid-19 ocupados pela manhã. Outros oito tinham taxa de ocupação igual ou superior a 80%.


A situação na região Oeste, levou municípios a publicarem decretos com mais restrições nos últimos dias. Foi o caso de Caraúbas, Carnaubais, entre outras.



Esses são alguns dos dados que o governo do estado deverá levar em conta na discussão sobre um novo decreto de prevenção à Covid-19. O atual decreto, que determina toque de recolher das 22h às 5h e limita uma série de atividades, vale até esta quarta-feira (12). Várias reuniões foram realizadas nesta segunda (10) sobre o assunto.


Durante a noite, a reunião foi com técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e do Comitê Científico. Segundo o governo, "os dados epidemiológicos preliminares mostram que a situação ainda é crítica, apesar da redução na lista de espera por leitos Covid-19 na rede pública de saúde".


"As rotas de regulação permanecem concentradas nas regionais de saúde. Isso significa dizer que, neste momento, não é possível a movimentação de pacientes entre as regiões porque todos os prestadores estão com taxas de ocupação bem altas", disse Viviane Lima, coordenadora de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN suspende aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas após recomendação da Anvisa

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) suspendeu nesta terça-feira (11) a aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca em grávidas. A decisão foi tomada após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar na noite da segunda-feira (10) a suspensão imediata da aplicação do imunizante em grávidas.


RN suspende utilização de AstraZeneca em grávidas após recomendação da Anvisa — Foto: Ingrid Vasconcelos/ Divulgação


A vacinação segue para puérperas com comorbidades, que são mulheres que deram à luz há 45 dias.


O texto da nota emitida pela Anvisa diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".


A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.


No Rio Grande do Norte as grávidas com comorbidades estavam sendo vacinadas apenas com o imunizante Astrazeneca. A vacina da Pfizer é aplicada apenas em Natal e não foi disponibilizada para esse público. Já a Coronavac está sendo aplicada apenas para 2ª dose por causa da escassez do imunizante.


As grávidas sem comorbidades ainda não entraram no grupo prioritário no Rio Grande do Norte.


A Secretaria Estadual de Saúde informou que aguarda uma orientação do Ministério da Saúde sobre a retomada vacinação de grávidas.


A coordenadora em Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, explicou que a grávida que já tomou a primeira dose da Astrazeneca pode tomar a segunda dose. "Essa mulher, grávida, que já tomou a primeira dose e não teve nenhuma reação adversa deve, sim, completar o esquema vacinal e tomar a segunda dose", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo decide só vacinar grávidas com comorbidades, veta AstraZeneca e libera uso da CoronaVac e Pfizer

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (11) que a vacinação de grávidas e de puérperas no Brasil contra a Covid-19 será restrita somente às mulheres com comorbidades (doenças pré-existentes) e elas devem receber apenas as vacinas CoronaVac e Pfizer.


A determinação vale até que sejam concluídas as análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca.


O óbito ainda está em investigação e, segundo o governo federal, ainda não está comprovado que a vacinação tenha causado a complicação na gestante.


"Esse caso está em fechamento, faltam alguns detalhes em relação a exames laboratoriais que estão em investigação para o fechamento conclusivo deste caso" - Franciele Francinato - Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações

Antes dessa determinação, em 26 de abril, o ministério decidiu incluir todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades.


Evento raro

Nesta tarde, durante apresentação do Ministério da Saúde, o chefe do laboratório de imunologia do Incor e consultor do Programa Nacional de Vacinação, Jorge Kalil, disse que ainda não está confirmada a relação do caso com a vacina e que os eventos adversos deste tipo são raros.


“De forma alguma nós gostaríamos que se tivesse a ideia de que essa vacina causa problemas em mulheres grávidas. Não é assim. Esta vacina pode ter casos de trombose, são casos raríssimos, ocorrem em mulheres em idade fértil e que varia de 1 para 100 mil ou 1 para 500 mil pessoas vacinadas” - Jorge Kalil


Caso notificado à Anvisa

O caso levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão do uso da vacina AstraZeneca contra Covid-19 em grávidas. A gestante morreu em 10 de maio e o caso ainda é investigado. Segundo a Anvisa, o "evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico foi avaliado como possivelmente relacionado ao uso da vacina administrada na gestante".


Apesar da recomendação, a Anvisa ressaltou que:


"Caso de trombose com plaquetopenia é um evento adverso muito raro, potencialmente relacionado a vacinas que usam adenovírus como plataforma tais como as vacinas de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz e da Janssen, aprovadas para uso no Brasil"

"A bula da vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz é Categoria C, isto é, os dados apresentados até o momento são insuficientes para fundamentar um risco associado com a vacina. Sendo assim, como medida de precaução, a vacinação de gestante não é recomendada"

"A Anvisa recomendou fortemente ao Ministério da Saúde a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, como medida de precaução e com base na insuficiência de dados relacionados à segurança de uso por gestantes disponíveis até o momento;"

"A Anvisa mantém a recomendação de continuidade da vacinação com o referido imunizante dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos."


O que diz a AstraZeneca?

Em nota, a AstraZeneca afirmou que "mulheres que estavam grávidas ou amamentando foram excluídas dos estudos clínicos" da vacina. Veja íntegra:


"Referente a suspensão do uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a AstraZeneca esclarece que as mulheres que estavam grávidas ou amamentando foram excluídas dos estudos clínicos. Esta é uma precaução usual em ensaios clínicos. Os estudos em animais não indicam efeitos prejudiciais diretos ou indiretos no que diz respeito à gravidez ou ao desenvolvimento fetal."


O que dizem as bulas das vacinas?

Até agora, o Brasil usa, para imunizar a população, três vacinas contra a Covid-19: a CoronaVac, a vacina de Oxford/AstraZeneca e, em menor escala, a da Pfizer.


As bulas das três vacinas alertam para a falta de estudos para a vacinação em grávidas. Nos ensaios de fase 3, nenhum imunizante foi testado nesse grupo. No entanto, pesquisas preliminares mostraram que a vacina da Pfizer não apresentou riscos a mulheres grávidas.


Veja o que dizem as bulas das três vacinas:


AstraZeneca

"Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe o seu profissional de saúde se você estiver grávida, amamentando, pensando engravidar ou planejando ter um bebê. Há dados limitados sobre o uso da vacina Covid-19 (recombinante) em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Seu profissional de saúde discutirá com você se você pode receber a vacina."


CoronaVac

"Estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas ou lactantes. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista."


Pfizer

"Se você está grávida ou amamentando, acredita que pode estar grávida ou está planejando ter um bebê, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de receber esta vacina. Esta vacina não deve ser usada por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Missa de 7º dia de Paulo Gustavo reúne amigos e familiares do ator no Cristo Redentor

Amigos e familiares do ator e humorista Paulo Gustavo se reuniram no Santuário do Cristo Redentor , na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (11) para a missa de 7º dia do artista.


O pai do ator, Julio de Barros, ao fundo a diretora Susana Garcia, e o marido de Paulo Thales Bretas. Heloísa Perissé também esteve na missa — Foto: Reprodução/Multishow


O marido de Paulo, Thales Bretas, a mãe, Déa Lúcia, o pai, Júlio Barros e a irmã, Ju Amaral, sentaram-se na primeira fila da celebração e receberam os cumprimentos do reitor do santuário, Padre Omar.



Dona Déa Lúcia, mãe do ator, durante a celebração — Foto: Reprodução/Multishow


Ele contou ainda com a ajuda dos padres João Damasceno e Jorjão para conduzir a celebração. O evento seguiu as normas internacionais contra o coronavírus e as regras da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Vigilância Sanitária.



Além da família, o empresário e amigo, Anderson Baumgartner, as atrizes Heloísa Perissé, Regina Casé e Samantha Schmütz estiveram presentes.


A diretora Susana Garcia, que também acompanhou Paulo Gustavo em seus últimos dias no hospital, também esteve na cerimônia.


A cerimônia, restrita à família e amigos próximos, teve transmissão pelo canal Multishow e também pela plataforma Globoplay Mais Canais, que estava com sinal aberto.


No início da trasmissão, a apresentadora do Multishow, Didi Wagner, lembrou que a missa era dedicada ao ator, mas também às mais de 423 mil vítimas da Covid no Brasil.


Com os olhos cheios de lágrimas, ela lembrou que era amiga do ator e disse que ele "fez história na TV e no cinema, e que sua militância era afetiva".


A madrasta do ator, Penha de Barros, bastante emocionada, fez a leitura inicial da missa.


Padre lembrou lado generoso do ator

Depois, o padre Jorjão fez a homilia da missa. Com humor, lembrou que já teve uma missa sua interrompida pelas risadas que vinham do teatro onde Paulo Gustavo, ainda no início da carreira, apresentava uma peça.Falou ainda como o ator praticava o evagelho com seu lado caridoso, que ajudava obras sociais e os doentes de Manaus, por exemplo.



Penha de Barros fez a leitura do início da celebração — Foto: Reprodução/reprodução


A atriz Samantha Schmütz emocionada durante a missa — Foto: Reprodução/Multishow


Ao final de sua fala, pediu para que todos cuidassem de dona Déa Lúcia, mãe do ator, que Paulo gostaria que fizessem isso.


A atriz Regina casé participou do momento de exaltação à Nossa Senhora, com a apresentação da imagem de Nossa Senhora Aparecida e com a oração da Ave Maria e da Salve Rainha.


O ator Fábio Porchat falou sobre a escolha do Santuário do Cristo Redentor para a relização do evento.


"É um lugar mágico do Rio de Janeiro, no mundo, pruma pessoa do tamanho disso aqui, né? Do que significa uma das maravilhas do mundo. O Paulo era uma potência e uma força, então nada mais pertinente do que estar do lado de uma figura com tanta força, como o Cristo." Porchat



Thales Bretas durante a cerimônia — Foto: Reprodução/Multishow


Cristo foi apagado em homenagem às vítimas de Covid

Ao final da missa de 7º dia, o monumento do Cristo Redentor, de forma inédita, foi apagado em homenagem às mais de 423 mil vítimas da Covid, ali reprensetadas pelo ator Paulo Gustavo.


O momento foi sucedido pelas músicas "Hallelujah" e "Pretty hurts", de Beyoncé, de quem o ator era fã.


A diretora Susana Garcia, que dirigiu alguns dos filmes de Paulo Gustavo, falou em nome dos amigos do ator e da família e forma muito emocionada.


"Todos que estão aqui experimentaram o seu amor. Hoje não tem outro nome o que sentimos: é dor. Você era explosão de alegria, generosidade, inteligência. Você era o agora. Como conviver com esse enorme vazio? Você está em nós, você está dentro da gente. Seremos cada vez mais força, coragem otimistmo e tudo aquilo que representa a vida", disse Susana.

Depois, a diretora deu palavra para a irmã do ator, Juliana Amaral, que muito chorosa leu o texto de "A morte não é nada", de Santo Agostinho, e terminou dizendo: "Tatau, eu te amo, irmão", disse.


Na sequência falou Thales Bretas, marido do ator.


Morte por Covid

Paulo morreu na última terça-feira (4), aos 42 anos, vítima de Covid. Criador de Dona Hermínia e de outros personagens inesquecíveis no teatro, na TV e no cinema, ele estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.


O corpo do ator foi cremado na última quinta (6).


Lembrança da despedida


Em entrevista ao Fantástico deste domingo (9), a família de Paulo Gustavo contou como foram os últimos instantes da vida do artista. Segundo a mãe de Paulo, Dona Déa Lúcia, o ator, diretor e comediante morreu durante a Oração de São Francisco — que ele gostava de ouvir cantada desde criança 


"A gente foi chamada no hospital porque ele teve morte cerebral. Nós quatro, [o pai] Júlio, eu e [a madrasta] Penha, ficamos ali. [A irmã] Juliana numa mão, na mãozinha dele, eu na outra, o [marido] Thales no pé e o Julio fazendo carinho na cabeça. Eu chamei: Penha, segura aqui comigo porque você também participou da vida dele", lembrou Déa.


"Aí cantamos a oração de São Francisco porque ele sempre pedia, desde pequeno, pra eu cantar a Oração de São Francisco", diz Déa.


"A frequência foi caindo até ficar piscando igual... e parou... durante a oração", completou Júlio. "Foi uma despedida bonita", acrescentou Déa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil tem média móvel abaixo de 2 mil mortes por Covid por dia pela 1ª vez após 55 dias; total passa de 425 mil

Fazendo upload: 153935 de 153935 bytes.


O Brasil registrou 2.275 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta terça-feira (10) 425.711 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.980, ficando abaixo da marca de 2 mil pela primeira vez após 55 dias. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -17%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


A última vez em que a média de óbitos ficou abaixo de 2 mil foi em 16 de março. De lá para cá, o indicador que leva sempre em conta a última semana chegou ao pico de 3.125 de média no dia 12 de abril, e desde então vem baixando em ritmo que tem se alternado entre a estabilidade e a queda.


Nenhum estado apresenta tendência de alta nas mortes. Já com tendência de queda aparecem 19 estados e o DF.


O Brasil completa 111 dias com a média móvel de mortes acima da marca de mil.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quarta (5): 2.329

Quinta (6): 2.251

Sexta (7): 2.158

Sábado (8): 2.131

Domingo (9): 2.092

Segunda (10): 2.083

Terça (11): 1.980

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 15.285.048 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 71.018 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 60.605 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça decreta prisão preventiva da mulher suspeita de matar filho de 3 anos; defesa diz que ela está em 'estado de choque'



A Justiça de São Paulo decretou a prisão preventiva nesta terça-feira (11) de Andréia Freitas de Oliveira, de 37 anos, suspeita de assassinar o filho, Gael de Freitas Nunes, de 3 anos, em São Paulo. Ela foi presa em flagrante na segunda.


A Justiça considerou suficientes as provas colhidas pela 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Cambuci. Segundo o boletim de ocorrência, a mulher foi indiciada por homicídio qualificado por meio cruel. O documento também afirma que o menino foi socorrido e levado de ambulância para um hospital após ter sido encontrado desacordado, ferido e com parada cardíaca no apartamento onde morava com a mãe, a irmã dele de 13 anos e uma tia-avó na Bela Vista, no Centro da capital.


O caso ocorreu na segunda-feira (10). Gael estava com a mãe na cozinha quando a tia-avó entrou no cômodo após ouvir choro e barulho de vidro quebrando. De acordo com a polícia, a mãe teve um surto psicótico.


Foi a tia-avó quem pediu ajuda. Segundo ela, a mulher estava em estado de choque, sem falar nada.


No vídeo abaixo, o médico que atendeu Gael conta como foi o primeiro socorro. 


Marcas de agressões

A Santa Casa de Misericórdia informou que Gael não resistiu e morreu no hospital. Segundo o registro policial, médicos que o atenderam contaram que o menino tinha sinais de maus-tratos pelo corpo. O documento informa que ele tinha marcas de agressões na cabeça. A 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Cambuci, apreendeu um anel da mãe porque, segundo os investigadores, ele é compatível com uma lesão na testa da criança.


O motivo do crime ainda é investigado pela polícia, que requisitou câmeras de segurança do prédio onde a família morava para saber se elas gravaram algo que possa contribuir para o esclarecimento do caso.


Em entrevista ao Jornal Hoje, o advogado Fábio Costa, que faz a defesa da mãe, disse que "ela está em estado de choque. Não lembra de muita coisa. Ela foi questionada quando acordou e retomou a consciência. Ela disse que viu pessoas puxando ela do banheiro, e teve um desmaio. Quando acordou, já estava em um carro, com luzes, com muitas pessoas. Acredito que seja o momento em que estava o Samu ou Polícia Militar".


Segundo a polícia, a defesa havia pedido que sua cliente fosse solta e encaminhada para internação compulsória num hospital psiquiátrico, já que testemunhas contaram que a mulher teria tido um surto psicótico antes de cometer o crime e ainda teria tentado se suicidar em seguida, bebendo um produto de limpeza.


Mas a delegada Camila Safe Maier Hage prendeu a mulher nesta terça-feira (11) após interrogá-la. Ela também pediu à Justiça que a mãe fique detida até seu eventual julgamento pelo assassinato do filho.


"Demonstra a crueldade com que a autora agiu em face de seu filho", informa trecho do boletim de ocorrência do caso, que atribuiu à Justiça a decisão de realizar algum exame de insanidade mental na mulher. " [A mulher] não está fazendo nenhum tratamento psiquiátrico e não há nenhum diagnóstico confirmado."

Antes de ser presa, a mãe chegou a ser encaminhada ao Hospital do Mandaqui, na Zona Norte, onde foi medicada e atendida por um psiquiatra. Apesar disso, o médico não confirmou se ela teve mesmo surto psicótico nem se tentou o suicídio.


Segundo policiais, a mulher foi interrogada nesta terça-feira, mas, até a última atualização desta reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) não havia informado qual foi a versão que a mulher deu para o que ocorreu com Gael. A indiciada está detida na carceragem feminina do 89º Distrito Policial (DP), no Portal do Morumbi, na Zona Sul da cidade.


"A dona de casa foi encontrada pelos policiais militares em estado de choque no banheiro da casa em que mora e foi socorrida ao Hospital Mandaqui. Após alta médica, a mulher foi encaminhada à 1ª DDM, onde foi ouvida e indiciada. Ela foi levada à carceragem do 89º Distrito Policial, onde aguarda audiência de custódia. A autoridade policial aguarda o resultado dos laudos periciais, que estão em elaboração, e trabalha para esclarecer todas as circunstâncias da morte da criança", informa trecho da nota da pasta da Segurança enviada ao G1.

Quarto da criança

Segundo os peritos que estiveram no apartamento logo depois do crime, o quarto de Gael era o único que não tinha uma cama, apenas um colchão velho no chão, diferentemente dos outros cômodos da casa. Também foi notado que não havia nenhum brinquedo na casa, todos estavam ensacados em um canto na área de serviço.


Em depoimento, a tia-avó de Gael informou que a criança tinha o costume de dormir com ela ou no quarto da mãe. Sobre os brinquedos, ela disse que não sabia que eles estavam ensacados.


Depoimento da tia-avó

No boletim de ocorrência, a tia-avó informou que deu mamadeira para a criança por volta das 7h e as duas ficaram na sala assistindo à televisão. Após alguns minutos, o garoto foi até a cozinha. A tia-avó disse que começou a ouvir choros, mas achou que ele estava apenas pedindo colo para a mãe.


Cerca de cinco minutos depois, ela começou a ouvir barulhos fortes de batidas na parede e acreditou que viriam de outro apartamento. Após dez minutos, ela passou a ouvir o barulho de vidro quebrando na cozinha e, quando chegou ao cômodo, a criança estava deitada no chão com vômito e coberta por uma toalha de mesa.


A tia-avó disse que perguntou à mãe o que teria acontecido, mas ela não respondeu. Então ela afirmou que pediu ajuda à irmã do menino, que ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após a chegada dos socorristas, a criança foi levada até a Santa Casa em parada cardiorrespiratória, mas morreu no hospital.


Ainda segundo a tia-avó, a mãe do garoto já foi internada outras vezes. A tia não soube dizer, no entanto, se as internações foram por motivos psiquiátricos.


"Mas se recorda que o motivo das internações era devido ela ter ficado muito nervosa e que tais problemas surgiram após ela ter tomado remédios para emagrecer, acreditando que a última internação ocorreu há cerca de sete anos", informa trecho do boletim de ocorrência do caso sobre o relato da tia-avó a respeito da mãe de Gael.

O tio de Gael, Reumir Freitas, também tenta entender o que teria ocorrido no apartamento


“Talvez um descontrole emocional, talvez um surto, então fica para os médicos, para profissionais do processo apuraram qual a verdade”, disse.

Mãe não respondia a perguntas de médico

O médico do Samu que fez o atendimento da criança no local, Washington Canedo, contou que tentou falar com a mãe de Gael para saber o que tinha acontecido, mas ela também não respondeu.


"A mãe, o tempo inteiro, encontrava-se na cozinha. Nossa equipe tentou diversas vezes coletar informação, mas acho que devido ao trauma, ao choque, à situação toda, ela não estava responsiva. Quem nos dava informação era somente a avó e a irmã menor de idade", afirmou na noite de segunda-feira.

Em nota, a Santa Casa informou que a criança chegou ao hospital "em processo de reanimação pela equipe do SAMU e permaneceu em reanimação pela equipe médica do hospital, sendo constatado óbito na sequência".


A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que a mãe foi encontrada em estado de choque e levada para um hospital, onde passou pelo departamento de psiquiatria, após o menino ser socorrido.


Fonte: G1

Leia Mais ››