quinta-feira, dezembro 22, 2022

Dois homens morrem em confronto com a PM em Mãe Luíza

Dois homens morreram em um confronto com a Polícia Militar no bairro de Mãe Luíza, Zona Leste de Natal, na tarde desta quinta-feira (22).


Dois homens morrem em confronto com a PM em Mãe Luíza — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


De acordo com a PM, policiais da Força Tática fazia um patrulhamento de rotina pelas ruas do bairro quando dois homens em uma moto passaram por eles e atiraram. Os policiais revidaram e os dois homens foram baleados.


Eles foram socorridos para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no hospital. Nenhum policial foi atingido.


Ainda de acordo com a PM, com os dois homens os policiais encontraram armas e drogas. O material apreendido foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) onde o caso foi registrado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cosern desativa 'gatos' de energia em farmácia e casa do mesmo proprietário em Natal

Duas ligações ilegais de energia foram desativadas na manhã desta quinta-feira (22) no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal.


Farmácia e residência tinham gatos de energia — Foto: Divulgação/Cosern


Um dos gatos de energia era feito em uma farmácia e o outro em uma residência - ambos os imóveis pertencem ao mesmo proprietário, segundo a Companhia Energética do RN (Cosern).


Por conta da fraude, o empresário assinou um termo de ocorrência e a Neoenergia Cosern irá calcular o valor da energia furtada para cobrança da multa.


A descoberta aconteceu durante uma inspeção de rotina de uma equipe da Cosern, que se deparou com o furto de energia no local. A fraude estava em dois dos três medidores de consumo de energia instalados nos imóveis.


“É importante ressaltar que uma parte do prejuízo causado por esse tipo de crime é dividido por todos os potiguares no momento da definição do reajuste tarifário feito todos os anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica”, pontuou o gerente de recuperação da receita da Neoenergia Cosern, Thelmo Varela.


“Além disso, o gato de energia é crime, coloca em risco a vida de quem faz e de quem está perto, provoca oscilações no fornecimento de energia e provoca queima de equipamentos”.

Aumento no combate

De acordo com a Cosern, as ações de combate os gatos de energia cresceram 7,7% neste ano em comparativo com o ano de 2021 no Rio Grande do Norte.


Ao todo, já foram realizadas 46.043 inspeções e identificadas 4.247 irregularidades por meio da “Operação Varredura”, desenvolvida em parceria com as autoridades de segurança.


A Cosern diz que p volume de energia recuperado já soma 19,3 milhões de kWh. Para se ter uma ideia, o consumo médio mensal de uma residência potiguar é de 145 kWh.


A estimativa do órgão é que esse volume total que estava sendo desviado e foi recuperado seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por dois dias.



Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policiais em todo o Rio Grande do Norte praticando esse tipo de crime.


Furto x fraude

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado.


Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.


Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001​ e pelo site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com.br).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dono de empresa de reciclagem é morto a tiros na Zona Norte de Natal

Um homem de 42 anos foi morto a tiros no local onde trabalhava no bairro de Pajuçara, Zona Norte de Natal. Ele sofreu vários disparos e morreu no local. De acordo com a Polícia Militar, ninguém foi preso


Comércio de compra e venda de recicláveis foi o local do crime — Foto: Vini Marinho/Inter TV Cabugi


O crime ocorreu por volta das 11h. A vítima estava no local onde trabalhava, um comércio de compra e venda de reciclagem, quando foi surpreendido pela chegada dos criminosos.


Em uma moto, dois homens se aproximaram e, rapidamente, o garupa desceu do veículo atirando contra a vítima. José Renato Alves, de 42 anos, morreu na hora. Os bandidos fugiram.


De acordo com populares, foram quatro mortes no mesmo quarteirão, no loteamento Nova República, em menos de uma semana.


O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP). O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) esteve no local e fez a remoção do corpo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três sargentos são afastados e cabo da PM tem prisão decretada em operação contra corrupção e roubo no RN

Três policiais militares foram afastados das suas funções na corporação e um quarto tem um mandado de prisão em aberto dentro de uma operação deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (22) no Rio Grande do Norte. Eles são investigados pelos crimes de corrupção, roubo e contrabando de cigarros.


Polícia Militar do RIo Grande do Norte — Foto: Demis Roussos/Governo do RN


A "Operação Semoke" é coordenada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil. O cabo da PM e outro homem que tem mandado de prisão em aberto não foram localizados e são considerados foragidos.


Segundo a Polícia Civil, as investigações apuraram um roubo que aconteceu em 2021 na Rua Almirante Tamandaré, no bairro Lagoa Nova, Zona Sul da capital potiguar.



Na ocasião, dois homens encapuzados e armados invadiram uma residência para roubar uma carga de cigarros que havia sido deixada no imóvel no mesmo dia. Eles receberam o auxílio de mais três indivíduos que dirigiram o caminhão onde a carga foi colocada e subtraída do local.


Ainda conforme as investigações, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência do roubo. A equipe chegou ao local, abordou os suspeitos, mas liberou os homens sem fazer nenhuma averiguação, prisão ou condução à delegacia de plantão.


Após a liberação dos suspeitos, os sargentos da Polícia Militar, sendo um lotado no 5ª Batalhão e os demais no CIPRED, teriam solicitado à vítima uma forma de "resolver a situação" porque não queriam "prejudicar nenhum praça policial". Entre os suspeitos do roubo havia um militar.


Ainda segundo a Polícia Civil, um dos sargentos ainda inseriu dado falso em sistema de informação da administração pública, ao informar ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública a inexistência de ocorrência no local.


Durante as diligências nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil cumpriu dois mandados de buscas e apreensão em imóveis de Natal, além de medidas cautelares para afastamento dos três sargentos envolvidos na ocorrência das suas atividades.



A justiça também decretou as prisões preventivas dos dois investigados pelo roubo - um deles um cabo da Polícia Militar, porém eles não foram localizados e são considerados foragidos.


A Polícia Militar não se posicionou sobre o caso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois foragidos da Justiça são presos pela Polícia Federal ao desembarcarem no Aeroporto de Natal

Dois foragidos da Justiça foram presos pela Polícia Federal ao desembarcarem de aviões no Aeroporto de Natal. As prisões aconteceram com menos de 12 horas de diferença.


Carro da Polícia Federal no Aeroporto de Natal — Foto: Divulgação


O Aeroporto Internacional Aluízio Alves fica localizado em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana da capital potiguar.


Os acusados, de 50 e 31 anos, respectivamente, estavam a bordo de aeronaves que partiram de São Paulo e foram detidos quando desembarcaram em solo potiguar.


A primeira prisão ocorreu cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) contra um homem condenado por crime de furto qualificado.



A segunda detenção cumpriu mandado de prisão expedido pela Vara Única da comarca de Baraúna, no interior do Rio Grande do Norte, contra um homem também condenado, mas pelo crime de estupro de vulnerável.


Após as prisões, os condenados seguiram escoltados por policiais federais do Grupo Especial de Capturas para exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e foram recolhidos na sede da PF, onde ficarão à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois irmãos são executados a tiros no quintal de casa em Natal

Dois irmãos foram executados a tiros no quintal da casa onde moravam, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, na madrugada desta quinta-feira (22). As informações são da Polícia Civil.


Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, em Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


O crime aconteceu entre às 2h30 e 3h no conjunto Nova República. Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), quatro homens armados e encapuzados chegaram ao local e arrombaram o portão lateral da casa, que dava acesso à cozinha da residência.


Eles entraram no imóvel e renderam os dois irmãos, identificados como Jaiberson Ribeiro da Silva, de 23 anos, e Josimar Ribeiro da Silva, de 22.



Em seguida, os assassinos mandaram que os dois irmãos fossem até o quintal do imóvel, onde os executaram com vários disparos de arma de fogo, sem chance de defesa.


Os criminosos fugiram após o duplo assassinato. Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.


Segundo a polícia, uma das vítimas usava uma tornozeleira eletrônica. No entanto, não foi informada nenhuma possível motivação para o crime.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo é encontrado despido, com mãos amarradas e cabeça dilacerada na Grande Natal, diz Polícia Civil

Um corpo foi encontrado despido, com as mãos amarradas e a cabeça dilacerada na noite de quarta-feira (21) em Macaíba, na Grande Natal. Segundo a Polícia Civil, o corpo pode ser de um jovem que foi sequestrado no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.


Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil em Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


O corpo foi encontrado por volta das 23h em uma região pouco habitada do distrito de Mangabeira. Segundo o delegado Marcos Vinícius, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o local fica próximo a linhas de transmissão de energia, em uma área onde outros corpos já foram achados pela polícia.


"Encontramos o cadáver despido. Foi ateado fogo em seu corpo. Não chegou a carbonizar, mas tinha partes do corpo queimadas, e um ferimento dilacerante na região da cabeça, provavelmente de um tiro de uma arma de grosso calibre, como calibre 12, que abriu a cabeça desse jovem e espalhou a massa encefálica a três metros do cadáver", disse o delegado.



O corpo era vestido apenas por uma cueca branca. Ele foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia.


Após o encontro de cadáver, familiares de um jovem que tinha sido sequestrado no bairro Planalto procuraram a delegacia para saber se o corpo seria do rapaz.


Segundo Marcus Vinícius, algumas características apresentadas pela família condizem com o corpo encontrado, porém, apenas o trabalho do Instituto Técnico-Científico de Perícia poderá identificar a vítima.


Entre as características comuns, a família informou que o jovem sequestrado foi tirado de casa vestindo apenas uma cueca e tinha tatuagens no corpo - o que também foi encontrado no corpo localizado em Macaíba.


"O que nós percebemos é que pode se tratar da mesma pessoa. Mas não conseguimos garantir isso. Só depois que o Itep fizer a identificação dele", afirmou o delegado.


Fone: g1

Leia Mais ››

Deputados estaduais do RN aprovam aumento de 37% nos próprios salários

Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram em sessão plenária na quarta-feira (21) um projeto de lei que aumenta os próprios salários em até 37,3% de dezembro deste ano a 2025.


Projeto foi aprovado na ALRN — Foto: Eduardo Maia


O reajuste foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do RN em uma edição extra na quarta. O projeto é uma proposta da Mesa Diretora da Casa.


O aumento é progressivo e começa a valer a partir de janeiro de 2023, com um aumento inicial de 16%, chegando ao valor final previsto em fevereiro de 2025.


Atualmente os deputados estaduais que compõem a ALRN recebem R$ 25,3 mil. O projeto de lei aumenta, a partir de 1º de janeiro, para R$ 29,4 mil. O aumento vai atingir em 2025 o total de R$ 34,7 mil (veja os valores detalhados abaixo).



Atual: R$ 25.322,25

1º de janeiro de 2023: R$ 29.469,99

1º de abril de 2023: R$ 31.238,19

1º de fevereiro de 2024: R$ 33.006,39

1º de fevereiro de 2025: R$ 34.774,64,

O projeto de lei será encaminhado à governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), para que possa ser sancionado.


A sessão em que o projeto foi votado foi posterior à aprovação do aumento do ICMS, na quarta (21), último dia de atividades legislativas no ano.


No fim daquela sessão, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), anunciou os projetos que seriam votados na sessão "subsequente", citando os temas das matérias, como de costume.


No projeto que tratou do aumento do salário dos deputados, no entanto, ele cita apenas que iria para o plenário o projeto nº 286/2022, sem indicar o tema.


Como base de comparação, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), tem como salário atualmente R$ 21,9 mil, de acordo com o Portal da Transperência do RN.


Justificativa

O texto de justificativa do aumento cita a "importância de regular medidas que possam proporcionar uma melhor compreensão das medidas que permitam desenvolver com eficácia o Parlamento Estadual", sendo "de suma importância estabelecer uma remuneração razoável para os mandatários escolhidos pelo povo para a próxima legislatura".


Última sessão do ano na ALRN aconteceu na quarta-feira (21) — Foto: Eduardo Maia


O texto cita que a proposição "visa recompor parcialmente os subsídios dos deputados estaduais em decorrência da inflação acumulada desde a última revisão, ocorrida nos idos de 2015" e que, "além de equilibrar essas perdas", o projeto visa "trazer uma equivalência ou perfilar tal ocorrência de forma vertical com a Câmara dos Deputados, haja vista que foi aprovado o projeto de Decreto Legislativo nº 471/2022, que autoriza a referida recomposição".


O documento traz como referência o reajuste aprovado na Câmara dos Deputados e cita que a realidade se amolda com a realidade da ALRN. O decreto legislativo prevê para janeiro de 2023 um reajuste de 16,4% do subsídio parlamentar e define acréscimos percentuais ao longo dos três anos seguintes para manter o "valor real" diante da "inflação futura".



O documento cita ainda que o projeto contempla "equilibrar os valores remuneratórios dos deputados estaduais com a magistratura potiguar" e estar "de forma isonômica com as demais categorias do alto escalão do serviço público estadual".


A proposição, segundo o documento, "visa apenas a recomposição inflacionária da remuneração dos Deputados da Assembleia Legislativa [...], razão pela qual se estabeleceu os mesmos percentuais atribuído aos deputados federai, em perfeita adequação e consonância com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo– IPCA e o INPC".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Câmara Municipal de Natal aprova Lei Orçamentária com previsão de receita de R$ 4,1 bilhões para 2023

A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou em segunda discussão nesta quinta-feira (22) a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2023 na capital potiguar.


Votação foi aprovada na última sessão em plenária do ano na CMN — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


O projeto enviado pelo Município de Natal foi aprovado com 1.109 emendas dos vereadores e a receita estimada para o próximo ano é de R$ 4,1 bilhões. Outras 44 emendas foram retiradas.


A LOA estima a receita para o exercício financeiro do ano e fixa a despesa do município. A votação que aprovou a LOA foi a última antes do recesso parlamentar - as atividades legislativas só retornam em 2023.


Cada vereador pôde destinar R$ 731 mil através de emendas impositivas.


Para o presidente da Câmara, o vereador Paulinho Freire (União), a maior parte das emendas foi resultado do entendimento entre as bancadas de situação, oposição e independente.


"Em um primeiro momento, algumas emendas foram retiradas, outras coincidiram e a maioria em consenso entre as bancadas e também com o governo, tendo cuidado para não deformar o orçamento. Essa Casa, mais uma vez, mostrou produtividade e um debate maduro, não apenas na LOA, mas em todas as matérias ao longo do ano", disse.


Câmara Municipal de Natal aprovou a LOA 2023 nesta quinta — Foto: Francisco de Assis


A área da saúde é a que mais vai receber recursos em 2023, de acordo com a LOA, sendo mais de R$ 1 bilhão destinado. A segunda pasta que receberá mais receita é a da educação, com mais de R$ 700 milhões. Já a Secretaria de Administração tem previsão de receita de R$ 400 milhões.



As últimas emendas aprovadas na LOA destinaram recursos para o fortalecimento dos conselhos tutelares, para construção de creche no bairro do Alecrim, para a execução da lei que substitui de veículos de tração animal das ruas, para um termo de fomento com clínicas veterinárias e para a implantação de reajuste salarial anual da guarda municipal.


"Esperamos agora que a lei seja cumprida. É uma lei que vai ampliar os investimentos em obras e em serviços e que contempla o servidores municipais", disse o vereador Aldo Clemente (PSDB), que deixa a liderança da bancada governista.

Lei complementar

Os vereadores também aprovaram um projeto de lei complementar que autoriza o Município a contratar operações de crédito de até R$ 400 milhões para financiar a execução de projetos de investimentos.


O vereador Robério Paulino (PSOL), externou o posicionamento contrário da bancada da oposição.


"É um cheque em branco e o projeto não deveria ser votado, sem que fosse detalhado em que vai ser utilizado. Se parte desse dinheiro fosse, além de obras, para reformar escolas, postos de saúde, garantir plano de cargos para os servidores, não votaríamos contra", explicou.

A vereadora Nina Souza (PDT) defendeu que a contratação do empréstimo é importante porque mira nos investimentos em obras. "É imprescindível para obras estruturantes da nossa cidade. Não adianta política sem mecanismos para empregar as pessoas" , disse.


Segundo Raniere, os investimentos serão aplicados no Terminal Turístico da Redinha, na obra da engorda de Ponta Negra, na construção do Hospital Municipal, além de obras de mobilidade urbana. Apesar da ausência dessas informações, segundo ele, os projetos estão na justificativa da lei.


"Estamos votando a revogação de um artigo por recomendação das instituições financeiras. A aplicação dos recursos estão descritas justamente para essas instituições, mesmo não estando detalhada no projeto de lei", justificou o vereador Raniere Barbosa (Avante).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em Natal, virada terá 12 minutos de queima de fogos em Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro

A tradicional queima de fogos em Natal vai ocorrer em dois pontos da capital no próximo sábado (31). De acordo com o Executivo Municipal, o show pirotécnico vai durar 12 minutos e será realizado na Ponte Newton Navarro e na Praia de Ponta Negra.


Queima de fogos na ponte Newton Navarro, em Natal — Foto: Pedro Vitorino


Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai atuar no trânsito da capital com alterações que terão início às 14h do sábado, com a interrupção do fluxo de veículos no sentido Redinha/Forte na Ponte Newton Navarro. Até às 23h, o sentido oposto (Forte/Redinha) passa a operar com mão dupla.


A partir das 23h, a Ponte será totalmente fechada, tendo o tráfego regular restabelecido às 2h do domingo (1º). Para diluir o volume de veículos na Ponte Newton Navarro, o trânsito na avenida Felizardo Moura será liberado, excepcionalmente, durante todo o sábado (31).



Já em Ponta Negra, onde a queima de fogos acontece em mar aberto, os ajustes no trânsito serão feitos apenas às 22h, com o fechamento do tráfego para veículos na rua Erivan França. A liberação ocorre também às 2h do domingo (1º).


De acordo com a pasta, vão atuar dois inspetores, 18 agentes de mobilidade, viaturas e motocicletas para garantir que a operação ocorra da maneira planejada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Laboratório da UFRN desenvolve novo teste rápido para diagnóstico da sífilis

Um novo teste rápido, mais eficaz e com menor custo para o diagnóstico da sífilis, foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúda (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com instituições internacionais, segundo informou a universidade.


Teste desenvolvido pelo Lais/UFRN visa facilitar diagnóstico de sífilis no Brasil. — Foto: Ascom/Lais/UFRN


O trabalho brasileiro já tem pedido de patente e foi validado por meio de um artigo científico publicado recentemente. Segundo a instituição, o teste foi criado dentro das ações do Projeto “Sífilis Não”, implementado em 2017 para desenvolver ações que visem transformar o cenário mundial no combate à doença.


Mais de 12 milhões de pessoas são infectadas anualmente com sífilis em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.



Segundo o Lais, a nova ferramenta visa facilitar a utilização na rede básica de saúde e é totalmente integrada com o ecossistema tecnológico do Ministério da Saúde. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade Johns Hopkins, Baltimore, nos Estados Unidos, e a Universidade de Coimbra, em Portugal.


Com a coleta de uma gota de sangue do paciente, o teste busca antígenos e anticorpos da sífilis. O diferencial em relação aos exames atuais, segundo a instituição, é que o teste não necessita de infraestrutura laboratorial, nem de profissionais especializados para a realização.


Segundo o Lais/UFRN, o novo teste para diagnóstico da sífilis também poderá ser utilizado para detecção de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como o HIV. Outro aspecto importante diz respeito ao custo-benefício em relação aos métodos tradicionais, facilitando a sua utilização na atenção básica.


De acordo com o professor Lúcio Gama, pesquisador da Universidade Johns Hopkins, os testes diagnósticos atuais para sífilis dependem de reagentes e máquinas que são caros e devem permanecer em um laboratório.


“A vantagem desse novo método é a portabilidade e a possibilidade de ser usado para o diagnóstico de outras enfermidades”, afirmou, ressaltando que o método utilizado na elaboração do teste tem a capacidade de revolucionar os testes de detecção tanto de patógenos como anticorpos para várias doenças.


O trabalho de pesquisa foi validado recentemente por meio da publicação do artigo científico “Desenvolvimento de um método baseado em voltametria cíclica para a detecção de antígenos e anticorpos como uma nova estratégia para o diagnóstico de sífilis”, no International Journal of Environmental Research and Public Health, periódico internacional voltado a pesquisas na área de saúde.


Recrutamento para testagem

Na fase atual, os pesquisadores estão ampliando o recrutamento de novos pacientes para a testagem, com o novo modelo de teste.


“Os próximos passos são ajustes para avaliar a sensibilidade especificidade do teste e a elaboração do dossiê solicitando o registro desse novo dispositivo junto a Anvisa”, explicou o pesquisador do Lais, Leonardo Lima. Além do registro na Anvisa, o teste também conta com o pedido de depósito de patente internacional.


Na opinião da coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Angélica Espinosa, os resultados do artigo trazem boas perspectivas para o controle da sífilis e da sífilis congênita.



“O desenvolvimento de novas tecnologias para um diagnóstico acurado dos casos de sífilis é uma ferramenta importante para o controle da infecção porque possibilita o diagnóstico mais precoce e um manejo adequado dos casos. Ter um teste rápido de fácil realização e de baixo custo será um grande avanço para a política pública que trata da eliminação da transmissão vertical da sífilis em nosso país”, argumentou.


Para o diretor executivo do Lais, professor Ricardo Valentim, o novo teste para sífilis é um avanço nas políticas públicas para o Brasil. Segundo ele, essa nova metodologia de testagem é um marco na qualificação do diagnóstico da infecção sexualmente transmissível, uma vez que os métodos de triagem para sífilis ainda são insuficientes.



“A falta de testes gera vários problemas para o rastreamento, para o cuidado, para a eliminação da transmissão vertical da sífilis, quando a mãe transmite a IST para o bebê durante a gestação ou na hora do parto”, explicou.


Outra contribuição significativa, assinalada por Valentim, é a qualificação do diagnóstico, trazendo um resultado mais apurado. “Ao ser incorporado ao SUS, esse teste será disponibilizado prioritariamente na atenção primária à saúde, facilitando a integração da e da atenção primária com a vigilância em saúde, fator preponderante para eliminar a sífilis congênita no Brasil”, considera.


Valentim ainda ressaltou outra contribuição importante relacionada à gestão dos casos. O novo teste permite uma interoperabilidade com o sistema de informação de saúde, existente no Ministério da Saúde e com a própria plataforma Salus* também desenvolvida pelo Lais. Dessa forma, o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de saúde poderão ter os resultados desses testes em tempo real.


“Os dados estarão vinculados aos prontuários dos pacientes. Isso irá melhorar todo acompanhamento e a gestão dos casos dos pacientes. O teste permite aplicar o conceito de acompanhamento de segmento, ou seja, olhar para todo o tratamento, com a proposta de monitorar o tratamento, bem como a evolução do quadro clínico dos pacientes com relação à sífilis – isso representa um avanço enorme para o Brasil”, pondera.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN vai concluir pagamento do 13º salário em janeiro de 2023, confirma secretário

O governo do Rio Grande do Norte vai concluir em janeiro de 2023 o pagamento do 13º salário de 2022 para parte dos servidores, segundo confirmou na manhã desta quinta-feira (22) o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.


Governadoria do RN em Natal — Foto: Augusto César Gomes/G1


De acordo com ele, os servidores que não receberem o pagamento em dezembro deverão ter o salário depositado nos primeiros dias do novo ano. A declaração foi dada em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi.


"Desde que assumimos o governo a gente vem pagamento o 13º dessa forma. A gente faz uma antecipação, fizemos essa antecipação de 30% até o dia 30 de novembro, vamos complementar para uma faixa significativa de servidores ainda agora em dezembro de 2022 e, como nos demais anos, a gente deixa uma pequena parte dos servidores para complementar no início de janeiro", afirmou.



Nesta semana, o governo concluiu o pagamento do 13º para servidores da Secretaria de Educação e trabalhadores de órgãos com receitas próprias, como é o caso do Detran, independentemente da faixa salarial.


Também foi anunciada a data para pagamento dos servidores que ganham até R$ 5 mil. Os valores deverão entrar nas contas dos trabalhadores no sábado (24). O governo não anunciou a data quando vai pagar o 13º de quem ganha acima desse valor.


Em 2022, o governo antecipou a primeira parcela do 13° salário, pagando 30% do valor total aos servidores.


Em 30 de setembro, receberam o pagamento dos 30% os ativos, aposentados e pensionistas que ganham até R$ 4 mil brutos, bem como os servidores das forças de segurança, independentemente da faixa salarial.


No final de novembro, foi paga a parcela de 30% para quem recebe salário acima de R$ 4 mil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização na costa do Rio Grande do Norte

A Marinha do Brasil iniciou na úlitma quinta-feira (15) à Operação Verão 2022-2023 no Rio Grande do Norte (CPRN). Cerca de 137 militares vão atuar nas ações de fiscalização e conscientização em todo litoral e águas do interior do estado.


Operação Verão começou há uma semana e se estende até fevereiro — Foto: Divulgação/Marinha do Brasil


Os militares vão contar com o apoio de 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas.


A Operação acontece até fevereiro de 2023, período das festividades de fim de ano e verão. De acordo com a Capitania dos Portos, nesses meses há um aumento no tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas do Rio Grande do Norte.



Além das fiscalizações relacionadas ao tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros, também haverá orientações relacionadas à prevenção da poluição ambiental.


A Capitania dos Portos destaca que as ações educativas e de fiscalização são realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.


A CPRN disponibiliza os telefones 185, para emergências marítimas e fluviais, e o telefone (84) 98802-8568, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Greve dos aeronautas: categoria recebe nova proposta das empresas para encerrar paralisação

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniu com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, durante a tarde desta quinta-feira (22), quando as empresas aéreas ofereceram um reajuste dos salários fixos e variáveis em 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais aumento real de 1% sobre diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da convenção e vale-alimentação.


Aeronautas reunidos na porta do embarque do Aeroporto de Brasília, na segunda-feira (19), primeiro dia de greve — Foto: TV Globo/Reprodução


Os reajustes não incidem sobre diárias internacionais, que são pagas em dólares, euros ou libras. Uma assembleia online, para avaliar a nova proposta, começou durante a tarde e vai até a meia-noite, segundo o sindicato.



A paralisação dos aeronautas começou na segunda-feira (19). Eles pedem 5% de ganho real e, na semana passada, as empresas haviam oferecido 0,5% de ganho real (saiba mais abaixo).


A falta de um acordo preocupa os passageiros que têm viagens marcadas para o Natal. Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.


A paralisação afeta os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.


Entenda a paralisação

🛑 Quais funcionários estão em greve? Profissionais que exercem atividades relacionadas diretamente à aeronave, como comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.


✈️ Todos os aeronautas estão paralisados? Não. Apenas 10% dos trabalhadores ficam paralisados de cada vez. As atividades ficam interrompidas por duas horas, das 6h às 8h.


📢 O que os trabalhadores reivindicam? A categoria cobra reajuste salarial e melhores condições de trabalho (detalhes abaixo).


❗ O TST determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço durante o período de greve, sob pena de multa diária no valor de R$ 200 mil.


O que dizem as empresas aéreas


A Azul disse desde o início da semana que não iria se manifestar sobre a greve;

A Latam informou que a operação continua normal, com apenas alguns impactos pontuais. A companhia aérea recomenda que os clientes consultem os canais de informação para verificar o status do voo.

A Gol disse que todos os voos previstos estão sendo operados e apenas alguns sofreram atrasos. A empresa também pede que os clientes chequem o status do voo com antecedência.

A greve dos aeronautas

A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. No domingo (18), os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.


A proposta recusada pelos trabalhadores oferecia:


100% INPC nos salários fixos e variáveis + 0,5% de aumento real, a incidir sobre diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da convenção e vale alimentação.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes.


A nova proposta oferece:


Reajuste dos salários fixos e variáveis em 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais aumento real de 1% sobre diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da convenção e vale-alimentação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid-19: Ministério da Saúde recebe primeiro lote das vacinas bivalentes da Pfizer para as variantes BA.4 e BA.5


O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (22) o primeiro lote da vacina bivalentes contra Covid-19 da Pfizer que protege contra a cepa original do coronavírus e contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5. Essa entrega contempla 1,1 milhão de doses do imunizante. Estão previstos mais cinco lotes, a serem entregues até domingo (25).


Entre os dias 9 e 16 de dezembro, a pasta havia recebido seis remessas da vacina bivalente da Pfizer que protege contra a cepa original e contra a variante ômicron BA. 1. (veja o cronograma e a quantidade de doses mais abaixo nesta reportagem)


No início do mês, o g1 entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber quando as doses serão entregues aos estados e municípios e qual será a estratégia de vacinação. Em nota, a pasta havia informado que o lote passaria por avaliação. O ministério havia dito que orientações sobre distribuição e público-alvo seriam publicadas em nota técnica nos dias seguintes, o que não ocorreu.



As vacinas bivalentes da Pfizer foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 22 de novembro. Considerados de "segunda geração", os imunizantes foram elaborados para oferecer proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.


bivalente BA.1: protege contra a cepa original e também contra a subvariante ômicron BA.1;

bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e também contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.

Cronograma de entregas

BA.1 - 9 de dezembro (sexta-feira) - 1.440.000

BA.1 - 11 de dezembro (domingo) - 1.681.400

BA.1 - 12 de dezembro (segunda-feira) - 1.440.000

BA.1 - 15 de dezembro (quinta-feira) - 1.447.000

BA.1 - 16 de dezembro (sexta-feira) - 1.440.000

BA.1 - 17 de dezembro (sábado) - 1.548.000

BA.4/5 - 22 de dezembro (quinta-feira) - 1.137.600

BA.4/5 - 22 de dezembro (quinta-feira) - 2.304.000

BA.4/5 - 23 de dezembro (sexta-feira) - 2.304.000

BA.4/5 - 23 de dezembro (sexta-feira) - 1.088.640

BA.4/5 - 25 de dezembro (domingo) - 1.422.720

BA.4/5 - 25 de dezembro (domingo) - 1.422.720


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mega da Virada tem prêmio estimado em R$ 450 milhões; veja como apostar


As apostas para a Mega da Virada estão abertas desde o dia 16 de novembro. Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa é pagar R$ 450 milhões a quem acertar as seis dezenas - o maior prêmio da história do concurso.


O prêmio principal do concurso não acumula: se ninguém acertar as seis dezenas, o prêmio será dividido entre os apostadores que acertarem cinco dezenas. Se mais de uma aposta acertar seis dezenas, o prêmio também é dividido. O sorteio acontece no dia 31 de dezembro.


Como apostar

As apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada em qualquer lotérica do país, pelo aplicativo Loterias Caixa ou pelo portal Loterias Caixa. Clientes da Caixa também podem fazer suas apostas pelo Internet Banking.


Para jogar na Mega da Virada, é só marcar de 6 a 20 números dentre os 60 disponíveis no volante, ou deixar que o sistema escolha os números, por meio da Surpresinha. A aposta simples, com 6 números, custa R$ 4,50.


Também é possível participar em por meio de bolões, preenchendo o campo próprio no volante. Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10,00. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 5,00. É possível realizar um bolão de no mínimo 2 e no máximo 100 cotas.


Também é possível adquirir cotas de bolões organizados pelas unidades lotéricas. Neste caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota.


Quanto rende?

Segundo a Caixa, caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 2,7 milhões no primeiro mês. O dinheiro do prêmio é suficiente para comprar 50 mansões, no valor de R$ 9 milhões cada, diz o banco.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professor é indiciado por enviar 'nudes' a aluna de 12 anos e pedir fotos íntimas dela pela web, no AP

Um professor de educação física foi indiciado pela Polícia Civil do Amapá após pedir “nudes” de uma aluna de apenas 12 anos através de um aplicativo de mensagens, no município de Vitória do Jari, no Sul do estado. O acusado também dava aulas de badminton em um projeto social.


Delegacia de Polícia Civil em Vitória do Jari, no Sul do Amapá — Foto: Polícia Civil/Divulgação


O pai da criança fez a denúncia ao Conselho Tutelar e à delegacia da cidade. Segundo o delegado Erivelton Clemente, o acusado confessou que enviou fotos do órgão sexual, mas acrescentou que estava alcoolizado.


“Em junho desse ano, a vítima começou a receber mensagens do indiciado. Quando ela resolveu responder, ele disse que estava bebendo e enviou foto de uma lata de cerveja. Em seguida, enviou três fotos do seu órgão sexual. A vítima pediu que ele parasse de enviar aquele tipo de foto. O professor continuou a conversa e pediu que a vítima enviasse fotos íntimas a ele”, explicou o delegado.



O delegado acrescentou que em seguida a aluna bloqueou o professor no aplicativo, mas que ele teria entrado em contato depois por outro número para pedir desculpas. Ele também teria pedido que ela não contasse a ninguém o ocorrido.


Segundo a polícia, o acusado cometeu dois crimes, sendo o de injúria quando ele enviou fotos que ofenderam a dignidade e o decoro da vítima, e o outro quando tentou adquirir fotografia com conteúdo pornográfico envolvendo criança ou adolescente.


O processo segue agora para a Justiça. Ele foi demitido da escola municipal onde dava as aulas de educação física e também foi desligado do projeto social.


Assédio na escola


Professor é preso acusado de tentar beijar aluna de 17 anos no Amapá — Foto: Polícia Civil/Divulgação


No dia 13 deste mês um professor de língua francesa foi preso em flagrante por ter praticado assédio sexual contra uma aluna de 17 anos, dentro de uma escola no município de Oiapoque, no Norte do Amapá.


De acordo com as investigações, o assédio ocorreu dentro da sala dos professores, no dia do aniversário da adolescente. O acusado negou o crime e foi liberado depois de pagar fiança de R$ 2,5 mil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

AGU pede esclarecimentos ao STF sobre alcance de decisão sobre orçamento secreto


A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (22) pedindo esclarecimentos sobre o alcance de um dos pontos decisão da Corte sobre o orçamento secreto.


O orçamento secreto é como ficaram conhecidas as emendas de relator – recursos da União que são direcionados pelo relator do orçamento que, em geral, libera os valores a pedido de deputados e senadores. Nesta segunda (19), o Supremo considerou as emendas inconstitucionais devido a falta de de transparência.


A Advocacia-Geral da União questiona como será a aplicação da decisão do Supremo para as emendas de relator de orçamentos de 2021 e 2022 — se deve ser feita sobre as emendas autorizadas ou também engloba as emendas em execução. O pedido da AGU é assinado pelo ministro Bruno Bianco.



O trecho da decisão do STF que está em discussão é o que:


determina que, em relação aos orçamentos de 2021 e 2022, não será possível usar as emendas de relator para atender a pedidos de parlamentares ou de usuários externos;

estabelece que os recursos ainda pendentes devem ser executados pelos ministérios segundo seus programas e prioridades;

e impede o caráter vinculante, ou seja, obrigatório das indicações formuladas pelo relator-geral do orçamento;

A AGU questiona se estas restrições impostas pelas decisões alcançam apenas as emendas já autorizadas, mas ainda não aplicadas, ou se abrange os recursos que já foram empenhados e estão em execução.


A Advocacia sustenta que, se o entendimento é de que as emendas em execução passam a ter essa interpretação mais restrita, por segurança jurídica, há a possibilidade de o Supremo ter que modular os efeitos de sua decisão, ou seja, definir o alcance de sua aplicação.


“Quanto às verbas autorizadas, faz todo sentido que os Ministérios venham a reavaliar sua aplicação, nos últimos dias do exercício de 2022, destinando-as segundo os programas e projetos existentes nas respectivas áreas. O mesmo não ocorre, porém, em relação às despesas já iniciadas de alguma forma, cuja preservação pode vir a ser respaldada por fundamentos de segurança jurídica que poderiam justificar, até mesmo, uma possível modulação da eficácia do acórdão”, afirma o documento.


A AGU sustentou que se a decisão valer para casos em que a verba já começou a ser paga, quem foi contratado com esse dinheiro pode se sentir prejudicado e acionar a Justiça contra a União.


“Afinal, caso as despesas já iniciadas possam ser reavaliadas e eventualmente canceladas/remanejadas pelos Ministérios, os contratados prejudicados poderão vir a buscar ressarcimento judicial futuro”, diz o documento.


Fonte: g1

Leia Mais ››