domingo, maio 28, 2023

Após confronto com suspeitos PM recupera caminhão roubado com carga avaliada em 55 mil reais na região Oeste Potiguar


Policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Mossoró, recuperaram na tarde deste sábado, 27 de maio de 2023, um caminhão que havia sido roubado na RN 117, no município de Caraúbas na região Oeste do Rio Grande do Norte.


O veículo estava carregado com semicondutores elétricos, e foi localizado próximo ao sítio Brasília, na zona rural de Caraúbas.  De acordo com a PM, quando os policiais chegaram nas proximidades do local, perceberam que o caminhão estava atolado e que dois suspeitos estavam no veículo.


Ao perceberem a aproximação da viatura os suspeitos começaram a atirar contra a composição que de imediato revidou a injusta agressão. Houve troca tiros, mas os criminosos conseguiram se evadiram do local por dentro do matagal.


Foi realizada a busca, porém os suspeitos conseguiram fugir com destino ignorado. O caminhão e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Plantão da Polícia Civil da cidade de Patu para sos procedimentos cabíveis. A carga foi avaliada em 55 mil reais.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Três pessoas são baleadas após discussão em quiosque de lanches no interior do RN

Pelo menos três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo na madrugada deste domingo (28), após uma discussão em um quiosque de lanches em uma praça no centro de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Eles foram atendidos inicialmente no Hospital Regional de Caicó e depois foram transferidos para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


Três pessoas são baleadas após discussão em quiosque de lanches no interior do RN — Foto: Reprodução


O suspeito, que estaria bebendo há horas no local, teria discutido com o proprietário do estabelecimento e atirou na cabeça da vítima. Em seguida, durante a fuga, efetuou outros disparos para trás, em direção à praça.


Vítima de um dos tiros, Aléssio Cordeiro de Medeiros, 37 anos, foi atingido com um disparo no abdômen que transfixou para a coluna e está hospitalizado no Walfredo Gurgel. De acordo com a irmã de Aléssio, a bala perfurou a medula óssea e ele está paraplégico.



O proprietário do quiosque, que sofreu um disparo de arma de fogo na cabeça, está em coma induzido e não teve a identidade informada pelo hospital até a publicação desta matéria.


Uma terceira vítima foi atingida por um tiro de raspão na coxa. Ele foi liberado após receber atendimentos e está em casa.


O suspeito está foragido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adolescente de 15 anos fica ferida após rojão entrar por janela de apartamento na Grande Natal; 'Ficou abalada', diz mãe

Uma adolescente de 15 anos de idade ficou ferida após um rojão disparado na rua invadir o quarto dela pela janela. A jovem mora no 3º andar de um prédio que fica no bairro Parque das Nações, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.


Adolescente sofreu queimaduras após rojão entrar pela janela do quarto dela — Foto: Cedida

O fato aconteceu no dia 19, mas ganhou notoriedade nesta semana. A adolescente teve queimaduras nas duas pernas e também ficou ferida próximo ao olho.


Era por volta das 16h30 quando o rojão foi disparado. A mãe da adolescente conta que ouviu um barulho "ensurdecedor", mas não imaginou que o rojão tivesse explodido dentro do próprio apartamento.



"De repente nós escutamos aquela bomba estourando. A princípio, não pensávamos que tinha sido aqui dentro de casa, mas sim fora. E nos assustou. Minha filha gritou. Achávamos que era porque ela tinha ficado assustada, mas os fogos atingiram também o corpo dela", contou Joselma Faustino, mãe da adolescente.


Ferimento também no olho da adolescente — Foto: Divulgação


Joselma estava na sala, enquanto a filha estudava no quarto, com a janela aberta.


"Pelo fato do barulho ter sido tão alto, ela chegou a ficar sem ouvir momentaneamente. Foi algo que a deixou mais sensibilizada ainda. Ela entrou em desespero, ficou muito mal, chorava bastante, não sabia como lidar com a situação".


O fogo também queimou uma parte do colchão da adolescente, deixando um buraco. Parte da embalagem do rojão que é disparo junto também caiu no quarto.


A mãe contou que após o ocorrido levou a filha para o pronto-socorro para saber a gravidade das lesões e depois registrou um boletim de ocorrência.


"É algo que também ficou no psicológico dela. não é algo apenas físico, mas também psicológico, que vai ficar abalada por muito tempo", lamentou Joselma.


Buraco que ficou no colchão por conta do rojão — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Recomendações do Corpo de Bombeiros

Buscar o atendimento médico é exatamente o procedimento recomendado pelo Corpo de Bombeiros após um acidente deste tipo.



"Acionar a corporação ou seguir diretamente para o hospital para que seja realizado o primeiro atendimento. Como as pessoas não tem noção real do nivel da queimadura é interessante seguir direto para o hospital", explicou o major Jonas.


O militar disse ainda que a recomendação para quem solta fogos é fazer isso sempre de maneira orientada e seguindo as dicas que constam nas embalagens dos produtos. Além disso, ter cuidado com crianças.


"Dependendo da proporção, no caso de grandes eventos como são aquelas queimas, tem que haver um profissional adequado para fazer isso. A pessoa deve evitar de fazer isso em casa, o que inclusive não é permitido", disse.


"Já esses fogos comuns que são utilizados no dia a dia é muito importante ter cuidado com crianças. Geralmente elas vão fazer uso sem orientação de um adulto. É bom estar sempre acompanhada e sendo orientada. Os adultos devem ler as instruções nas embalagens e fazer os devidos cuidados".


A mãe da adolescente pede para que as pessoas evitem esse tipo de rojão. "Alertar às pessoas que não comprem mais esse tipo de fogos. Hoje foi minha filha, amanhã pode ser de outra pessoa e pode ser ainda mais grave", lamentou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sargento da PM morre após carro capotar na BR-427 no interior do RN

Um sargento da Polícia Militar morreu após o veículo que dirigia capotar na manhã deste sábado (27) na BR-427 no trecho entre os municípios de Currais Novos e Acari, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.


Carro que era dirigido pelo policial militar — Foto: Divulgação


A vítima foi identificada como Luciano Dantas de Medeiros Silva, natural de Currais Novos. Ele atuava no 13º Batalhão da PM, que cobre cidades da região do Seridó do estado.


A Polícia Militar informou que o sargento voltava de Jardim do Seridó para Currais Novos quando perdeu o controle do veículo, capotou e saiu da pista, atingindo árvores e galhos. O carro ficou destruído.



O sargento chegou a ser atendido pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.


Luciano Dantas de Medeiros Silva morreu em acidente de carro — Foto: Divulgação


A Polícia Militar emitiiu uma nota em que lamentou a morte do policial, que estava desde 2004 na corporação.


"O Comando Geral da PMRN, em nome de todos os oficiais e praças, se solidariza com os familiares e amigos deste honrado profissional de segurança pública", disse a PM em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe é presa em flagrante por agressões contra o próprio filho de 7 anos na Grande Natal

Uma mãe foi presa em flagrante suspeita de maus-tratos contra o próprio filho de 7 anos de idade, na noite de quinta-feira (25) em São José do Mipibu, na Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, após receberem denúncias, agentes encontraram a criança com várias marcas e hematomas.


Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda


A prisão foi realizada pelos militares da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar no bairro Tancredo Neves, zona urbana do município.


Por volta das 18h30, a equipe foi acionada para verificar uma denúncia de agressão contra uma criança. Na rua, testemunhas apontaram a residência onde estaria ocorrendo a violência.


"Os policiais verificaram a situação de vulnerabilidade do menino de sete anos e perguntaram à mãe da criança sobre as marcas e hematomas no corpo do filho. A acusada confirmou que havia praticado as agressões após o menor ter quebrado uma televisão", informou a PM.


Os policiais deram voz de prisão à mulher, acionaram o Conselho Tutelar, e levaram o garoto para receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.


Em seguida, a mulher foi conduzida para a Delegacia de Plantão de Parnamirim, onde foi autuada em flagrante pelo crime de maus tratos.



A criança foi entregue para a guarda do pai.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Itep identifica última das quatro ossadas de mãe e filhos encontradas em área de mata no interior do RN

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) confirmou a identificação da última das quatro ossadas encontradas em área de mata do município de Lagoa Salgada. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26) pela corporação.


Vítimas foram identificadas por meio de amostras de DNA — Foto: Itep/Divulgação


Os restos mortais eram de uma criança identificada como Evani Costa da Silva, que na época no desaparecimento – final de julho de 2022 – tinha 4 anos. Os testes foram realizados por meio de análise de DNA.


“As amostras analisadas foram um fragmento de ossos do fêmur e de crânio. Trabalhamos com método de extração Automatizado Maxwell (robô de extração)”, disse Fabrício Fernandes, perito oficial e chefe do Laboratório de Genética Forense do Itep.



Em abril, o Itep já havia identificado as outras três vítimas: Evanikele Francisca Costa de Rocha, 36 anos; Eloísa Rocha da Silva, 3 anos; e João Vitor Costa Rocha, 6 anos (as idades citadas são de acordo com a época do desaparecimento).


As ossadas foram encontradas em fevereiro em uma área da mata na zona rural de Lagoa Salgada, na região Agreste potiguar.


Segundo o Itep, a identificação por meio DNA foi demorada porque o material ósseo estava degradado. A suspeita é de que as quatro pessoas morreram na mesma época do desaparecimento.


Para identificar a mulher adulta, os peritos conseguiram colher amostra do fêmur. No caso do filho mais velho, a amostra foi colhida do crânio. Na ossada da menina mais nova, o material genético foi conseguido em um dente.


Por causa da situação em que os corpos foram encontrados, os peritos não conseguiram identificar a causa das mortes. A família da mulher e das crianças foi comunicada sobre a identificação das ossadas para poder sepultá-las.


O caso é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP). A Polícia informou que uma equipe vai até o município na próxima semana para colher mais provas. Ninguém foi preso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguar com fibrose cística faz campanha para comprar aparelho portátil de oxigênio e custear viagem para transplante pulmonar

Uma potiguar de 25 anos de idade, que tem fibrose cística, está fazendo uma vaquinha virtual para conseguir comprar um aparelho que concentra oxigênio e também arrecadar recursos para viajar para Porto Alegre, onde fará um transplante pulmonar.


Bárbara Emanuelle tem 25 anos de idade — Foto: Arquivo pessoal


Bárbara Emanuelle mora em São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar, e teve o diagnóstico da doença aos seis meses de idade. Ela passou por diversos tratamentos e atualmente usa oxigênio complementar 24 horas por dia por ter 23% da capacidade pulmonar.


O financiamento coletivo para custear a comprar do aparelho e a viagem está sendo feito pela internet (clique AQUI).



O concentrador de oxigênio portátil vai permitir a Bárbara mais qualidade de vida e um deslocamento mais fácil.


"Preciso usar o aparelho 24 horas por dia. O problema é que o meu aparelho atual não é portátil, quando eu saio de casa sem ele, logo minha saturação baixa com o tempo. Eu não consigo respirar sem ele, eu tenho apenas 23% de capacidade pulmonar", explicou Bárbara à reportagem da Inter TV Cabugi.


Isso vai facilitar também a possibilidade de um transplante pulmonar, já que será necessário uma viagem para Porto Alegre, onde há um hospital referência no procedimento, e ela só poderá entrar na fila caso permaneça numa região há cerca de duas horas da unidade de saúde.


O aparelho portátil de oxigênio que Bárbara precisa custa entre R$ 23 mil e R$ 27 mil - e as companhias aéreas só aceitam pessoas com esse tipo de aparelho nas aeronaves.


Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética que afeta diversos sistemas do organismo humano e causa progressiva perda de função pulmonar. Pacientes dessa doença têm uma significativa redução da qualidade e expectativa de vida, e sofrem com a ocorrência de sintomas crônicos e respiratórias com internações, além de dependerem de uma rotina exaustiva de tratamentos diários.


Fonte: g1 

Leia Mais ››

Senar abre inscrições para 75 vagas em cursos técnicos gratuitos no RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu inscrições para 75 vagas em cursos técnicos de nível médio em zootecnia e agronegócio. Os cursos são ofertados de forma gratuita e na modalidade a distância.


Senar-RN — Foto: Divulgação


O curso de zootecnica será ofertado nos polos do Senar em Jucurutu e Pau dos Ferros. Já para os interessados no curso técnico em Agronegócio, as vagas são para o polo São Paulo do Potengi.


Embora o curso seja a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente.



O edital está disponível e as inscrições vão até o dia 10 de julho, sendo feitos através do site do Senar.


A seleção dos candidatos é feito através da análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário (entenda melhor abaixo).


O resultado - com a lista dos candidatos aprovados - será publicado no dia 7 de agosto no site do Senar.


Preenchimento das vagas

Prioritariamente, as vagas serão preenchidas pelo produtor rural ou seu familiar; ou ainda, o colaborador do produtor rural. Para concorrer a essa forma de ingresso, o candidato na condição de produtor rural precisa apresentar no ato da inscrição o Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar ou documento oficial e um documento que comprove a atividade rural do produtor.


As vagas não ocupadas pelo público prioritário relacionado acima serão preenchidas pelo público em geral, desde que seja atendido o critério estabelecido 1.4 do Edital, que é pré-condição para inscrição no processo seletivo e para matrícula no Curso Técnico de Nível Médio, que o candidato tenha concluído o ensino médio.


Polos e vagas

Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia



Pau dos Ferros – 25 vagas

Jucurutu – 25 vagas

Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio


São Paulo do Potengi – 25 vagas


Fonte: g1
Leia Mais ››

TRE-RN retotaliza votos e dois novos vereadores são diplomados em Mossoró

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 34ª Região do Rio Grande do Norte retotalizou os votos das eleições municipais de Mossoró de 2020 e diplomou nesta sexta-feira (26) dois novos vereadores para a cidade.


Foram oficializadas as candidaturas de Tony Cabelos (PP) e Ozaniel Mesquita (União Brasil). Primeiros suplentes, eles entram nas vagas de Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira, ambos do PSC, que tiveram as candidaturas cassadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude na cota de gênero.


Tony Cabelos foi um dos vereadores eleitos em Mossoró após retotalização de votos — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Os dois foram diplomados pela juíza Welma Menezes. A Câmara Municipal de Mossoró deve realizar a cerimônia de posse dos dois novos parlamentares nos próximos dias. Ao todo, o município tem 23 vereadores.


"Vamos todos trabalhar juntos pra colocar Mossoró sempre no trilho do desenvolvimento", disse Ozaniel Mesquista após a diplomação.


"Infelizmente a gente perdeu esse tempo todo, poderia estar trabalhando cada vez mais pela população mossoroense, mas a gente tem um ano e pouco pra trabalhar cada vez mais pela população", falou Tony Cabelos.


Para cassar os outros dois mandatos, o ministro do TSE Carlos Horbach apontou "indícios claros de fraude", o que resultou na anulação de toda a chapa integrada por Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira.


Segundo o TSE, oito mulheres que concorreram pelo PSC tiveram candidaturas fictícias apenas para cumprir a cota de gênero. Lamarque corre ainda o risco de ficar inelegível.


No dia 16 de maio, Mossoró passou por outra mudança na Câmara Municipal. Isso porque, dias antes, no dia 9, o TSE anulou - também por unanimidade - todos os votos recebidos pelo PSDB na eleições de 2020 também por fraude na cota de gênero e cassou o mandato de Larissa Rosado. Com a decisão, houve uma retotalização de votos e Marrom Lanches assumiu a vaga.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cosern desativa cerca de 200 ligações clandestinas de energia em bairro na Zona Norte de Natal

A Neoenergia Cosern identificou e desativou cerca de 200 ligações clandestinas de energia elétrica - conhecidos como 'gatos de energia - nesta quinta-feira (25) no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal.


Mais de 200 ligações clandestinas foram desativadas — Foto: Divulgação


A ação faz parte de mais uma etapa da Operação Varredura e desfez as ligações em casas e pontos comerciais nos conjuntos que integram o bairro, um dos maiores da região na capital potiguar.


De acordo com a Cosern, as conexões descobertas são feitas à revelia da distribuidora e ligadas diretamente no poste da rede elétrica.


Além de não terem o consumo medido por imóvel, a Cosern alerta que essas ligações podem causar acidentes graves como explosões e incêndios, uma vez que geralmente são realizadas com material de baixa qualidade.



“Priorizamos áreas com elevado adensamento populacional na Zona Norte de Natal. Nosso objetivo é conscientizar a população em torno dos riscos que envolvem a ligação clandestina de energia elétrica", explicou o engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern, Hugo Soares.

Durante a ação, os eletricistas, técnicos e engenheiros da concessionária regularizaram a situação de cinco clientes. Os demais foram orientados a adequarem os padrões de entrada para a ligação correta de energia.


"Instruímos os moradores a realizarem o procedimento correto, com a ligação de energia registrada na distribuidora e utilizando os equipamentos adequados conforme regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)", reforçou Hugo.


Tarifa Social

Famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que concede desconto de até 65% na conta de luz para beneficiários de programas sociais do governo federal. O cadastro pode ser feito por um membro de cada unidade habitacional através do WhatsApp da Neoenergia Cosern (3215-6001), em uma das lojas de atendimento presencial em Natal e no interior e na unidade móvel de atendimento.


Projeto Vale Luz

Há ainda o Projeto Vale Luz em que as as famílias podem trocar resíduos recicláveis por descontos na tarifa. O projeto também beneficia os clientes inscritos na Tarifa Social ou moradores de comunidades populares com ação de substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos.



Os consumidores interessados em participar dessa ação devem seguir alguns critérios, como ser cliente residencial ou rural-residencial, além de ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE. É necessário também apresentar a conta de energia do mês anterior paga e não ter débitos com a distribuidora.


São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens tetra pak, óleo de cozinha (que deve estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente) e vidro. Esses resíduos serão pesados e os descontos serão contabilizados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Semana da Conciliação no RN fecha acordo de R$ 14 milhões para 241 trabalhadores demitidos da Urbana

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista terminou no Rio Grande do Norte com um acordo para o pagamento a 241 trabalhadores demitidos sem justa causa da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) em janeiro de 2017.


Semana Nacional de Conciliação Trabalhista no RN — Foto: Pedro Trindade / Inter TV Cabugi


O repasse total aos servidores após a negociação é de R$ 14 milhões, valor que deverá ser pago em até 30 dias.


A audiência de conciliação entre as partes aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Natal, dentro da programação da Semana de Conciliação.


Entre os direitos dos servidores demitidos da Urbana, há cobrança de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), verba indenizatória de rescisão, salários atrasados e redução de custos.



Segundo a juíza do Trabalho, Simone Jalil, neste processo a conciliação tem cooperação da Justiça Federal, em razão da Urbana possuir governança judicial.


“A importância de conciliar neste caso é porque há dificuldade em apurar os cálculos deste processo", explicou.


A juíza frisou também a importância da negociação para o rápido pagamento aos ex-funcionários.


"Após rodadas de negociações, chegamos a esses valores que serão pagos aos trabalhadores em até 30 dias, tempo para operacionalizar os alvarás. Atendemos as expectativas e todos estão felizes com o resultado”.

Um dos funcionários demitidos em 2017 da Urbana, sem receber os direitos trabalhistas devidos, foi Assis Caridade.


"Aceitei a conciliação porque foi a melhor solução para nós e para que possamos receber mais rápido esse valor", disse.


Semana Nacional de Conciliação

O TRT encerra nesta sexta-feira (26) a Semana da Conciliação. Até a quinta (25), mais de R$ 22 milhões foram movimentados em conciliações para pagamento de dívidas trabalhistas.


Deste valor, cerca de R$ 19.050.627,63 foram em conciliações para pagamento de dívidas trabalhistas nas fases de conhecimento e execução. A Receita Federal arrecadou R$ 1.684.831,35 e o INSS, R$ 1.357.163,56.


Ao todo, foram mais de 1.100 audiências, que resultaram em 371 conciliações e no atendimento a 5.503 pessoas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tributos sobre combustíveis sobem em junho e julho; Haddad indica que Petrobras pode compensar

Duas rodadas de aumento na tributação sobre combustíveis estão previstas para os próximos meses, o que pode impactar os preços ao consumidor — pressionando-os para cima.


Bomba de gasolina em posto de combustíveis de Macapá — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica


Porém, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que a Petrobras, estatal controlada pela União, pode agir para impedir ou, pelo menos, atenuar altas nos preços em razão da elevação de impostos.


Para isso, a empresa teria de baixar os preços dos combustíveis na bomba quando os aumentos de tributos começarem a valer – o que já foi feito anteriormente, em fevereiro deste ano (quando houve aumento de impostos federais).


Mudanças no ICMS em junho


No início de junho, os estados promoverão alterações no formato de cobrança do ICMS sobre gasolina. O tributo estadual, até então calculado em porcentagem do preço (de 17% a 23%, dependendo do estado), passará a incidir com uma alíquota fixa, em reais, de R$ 1,22 por litro.


"A média das alíquotas dos estados [atualmente, no Brasil] fica em torno de 19%, o que representa R$ 1,0599/litro. Com a vigência do valor ad rem, de R$ 1,22/litro, a partir de 1º de junho, um aumento médio de R$ 0,16/litro, o que representa um aumento médio de 22% no preço final ao consumidor, na média Brasil", estimou o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Tributos federais em julho

Já no começo de julho, o governo federal retomará a tributação com alíquota cheia do PIS/Cofins sobre gasolina e etanol.


A expectativa, com isso, é que o preço suba cerca de R$ 0,22 por litro no caso dos dois combustíveis, segundo cálculos do governo.


Em fevereiro, o governo anunciou a volta dos impostos federais sobre gasolina e álcool.

Na ocasião, foi feita uma "reoneração" parcial. Para compensar o aumento apenas parcial dos tributos, foi instituído um imposto sobre exportação de óleo cru – este com validade de quatro meses.

Ao fim desse período, no começo de julho, haverá um novo aumento dos tributos sobre gasolina e álcool.


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante audiência em comissão da Câmara — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados


Governo pode atuar, indica Haddad

Em meados de maio, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que a Petrobras pode reduzir os preços dos combustíveis nos próximos meses para compensar o aumento dos tributos federais previstos para julho.


"Com o aumento [de tributos] previsto para 1º de julho, vai ser absorvido pela queda do preço deixada para esse dia. Nós não baixamos tudo o que podíamos. Justamente esperando o 1º de julho, quando acaba o imposto de exportação e acaba o ciclo de reoneração", declarou, ele na ocasião.


Com ações listadas em bolsa, a Petrobras divulgou um fato relevante no mesmo dia.



"A Petrobras não antecipa decisões de reajustes e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado", informou a empresa, em 17 de maio.

Haddad não citou especificamente a alteração no ICMS, com impacto nos preços, que acontecerá na próxima semana.


De acordo com ele, essa redução prevista para julho, na gasolina e no álcool pela Petrobras, estaria em linha com os preços internacionais.


"A Petrobras deixou claro que obviamente vai olhar o preço internacional. Não tem como escapar disso porque ela importa. Ela pode, em uma situação mais favorável como agora em que o preço do petróleo caiu, mas que o preço do dólar caiu, combinar os dois fatores e reonerar sem impacto na bomba", declarou Haddad.


Ele também sinalizou que o mesmo procedimento deve ser feito com o diesel, cuja desoneração vale até o fim desse ano. "E tudo bem, como vai acontecer com o diesel no final do ano. Já deixou uma gordura para computar a reoneração", acrescentou.


Política de preços da Petrobras

Neste mês de maio, a Petrobras anunciou uma nova política para os combustíveis, que considerará usa duas referências de mercado:


o "custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação", e

o "valor marginal para a Petrobras".

Especialistas ouvidos pelo g1 consideram que a nova política deve beneficiar o consumidor final no curto prazo, porque impede que oscilações muito drásticas no preço do dólar ou do petróleo sejam repassadas nos combustíveis.


Após o anúncio da nova política, a estatal anunciou mais uma redução do preço do diesel e da gasolina para as distribuidoras.


Em entrevista à GloboNews, em 17 de maio, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, admitiu que a empresa poderá seguir orientações do governo para precificar os combustíveis.


"A Petrobras do governo anterior é uma Petrobras que combinava esse jogo, mas a Petrobras que combinava jogo acabou e ela vai fazer o que é importante para o Brasil. E se tiver que seguir a orientação do governo, seguirá se fizer sentido para ela, para o consumidor e acionista", disse Prates, em meados de maio.

Questionado na mesma entrevista se a Petrobras vai baixar os preços para compensar o aumento dos tributos, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, disse que a companhia vai avaliar.



"Não sei, vamos ver até lá, as circunstâncias vão dizer, se a gente estiver num ciclo de baixa [do preço do barril de petróleo]", respondeu. "Quando chegar lá, no dia, a gente vai dizer se cabe ou não cabe absorver o tanto de imposto que vai reentrar", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem joga no lixo sem querer caixa com R$ 20 mil em Passo Fundo, no RS

Rafael, morador de Passo Fundo, Região Norte do Rio Grande do Sul, está há quase três dias percorrendo os caminhos do lixo reciclável da cidade. Ele e a namorada procuram uma caixa de papelão pequena com R$ 20 mil, que foi descartado em um contêiner de lixo, no centro da cidade, na noite de quinta-feira (25). (A pedido do casal, o g1 não colocou o nome completo das pessoas envolvidas no caso)


Casal joga economias no lixo por acidente — Foto: Reprodução


O acidente aconteceu após Rafael realizar uma mudança. Enquanto organizava o que permaneceria na nova residência, juntou algumas caixas de papelão vazias que não seriam utilizadas e as jogou fora.



A namorada de Rafael estava viajando quando a mudança aconteceu. Ela foi quem colocou as economias em uma pequena caixa vazia, após Rafael comentar que achava necessário guardar o dinheiro em um local mais seguro.


"Ela não me falou que tinha trocado de lugar, nem me informou onde tinha posto. Depois da mudança sobraram umas caixas de eletroeletrônicos, de outros produtos que havíamos comprado pela internet. Eu sabia do conteúdo que tinha nelas, ou melhor, eu achei que sabia. Em uma caixa específica eu cheguei a pisar para ter certeza que não tinha nada, foi justamente nessa que ela guardou. Depois eu juntei todas e coloquei em um saco de lixo cinza", comentou Rafael.


O casal só deu falta do dinheiro na noite de sexta-feira (26), quando a namorada de Rafael chegou de viagem e perguntou pelas caixas de papelão. Foi aí que começou a busca pelos R$ 20 mil.


Eles foram até o local, onde o dinheiro havia sido descartado, porém o lixo já havia sido recolhido. O próximo passo do casal foi buscar entender como que funciona o processo de trabalho dos catadores de recicláveis, para saber se existia uma central de coleta na cidade.



"Fiquei experiente no assunto reciclagem, depois desses últimos dois dias. Descobri que os catadores que andam a pé, dificilmente catam papelão, pois ele custa menos de 20 centavos o quilo. As latas valem mais, então quem recolheu esses papelões poderia estar de carro ou com aqueles carrinhos, que alguns catadores utilizam", disse ele.

Desde aí o casal já passou por algumas cooperativas de reciclagem e falou com catadores que passavam próximo a residência. Na manhã deste sábado (27), eles foram até a central de triagem de lixos de Passo Fundo, mas ainda sem sucesso nas buscas. Na segunda, Rafael vai tentar acesso às câmeras de um comércio próximo ao contêiner.


Rafael realizou um boletim de ocorrência online, na sexta (26), para informar a perda do dinheiro, mas o registro não havia sido protocolado até a publicação desta reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após ser barrada em boate, jovem é agredida por seguranças, deixada na rua e atropelada em Cascavel

A jovem Daiane de Jesus Oliveira, de 28 anos, morreu após ser atropelada e arrastada por 70 metros por um carro no Centro de Cascavel, oeste do Paraná, de acordo com a Polícia Militar (PM-PR).


Minutos antes de ser atropelada, jovem foi agredida em via pública de Cascavel — Foto: Reprodução


Imagens de uma câmera de monitoramento mostram que a morte aconteceu dois minutos depois de uma briga entre e a vítima e seguranças da casa noturna Moonlight. Após ser agredida, ela ficou deitada na rua, de acordo com a PM. A polícia não disse se ela estava desacordada.


Em nota, a empresa lamentou a morte, disse que afastou os seguranças envolvidos e que tomará "as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes ocorram novamente". Leia ao final da reportagem.


A PM informou que a jovem estava alcoolizada e tentava entrar na boate seminua. Ela foi impedida, agredida e, na sequência, o acidente aconteceu. O caso foi registrado pela PC-PR, que disse que esteve no local coletando informações e fazendo imagens para investigação.


Até esta publicação ir ao ar, a identidade das pessoas envolvidas na briga não foram divulgadas.


A confusão

Imagens de câmera de segurança, sem áudio, mostram a briga a partir das 4h32 da manhã. Um homem com uma lanterna parece repreender a jovem, na calçada.


A Polícia Militar (PM-PR) afirmou que a motivação do desentendimento foi porque a jovem tentou entrar na casa noturna sem a parte de cima da roupa.


Às 4h33, o homem chuta o que parece ser uma lata de bebida. A jovem reage, vai para cima do homem e os dois começam a brigar na rua. Ela leva pelo menos dois chutes e um empurrão.


Conforme a confusão avança, outras duas pessoas saem de dentro de um estabelecimento. Inicialmente, elas não intervém fisicamente na briga e ficam assistindo.


Ainda às 4h33, a jovem corre em direção a um objeto na rua. Um outro homem avança e a segura por poucos segundos. Em seguida, o primeiro homem que estava na briga volta a empurrá-la e, após isso, ela fica deitada na rua.


Ainda às 4h33, uma moto passa pelo local e desvia da jovem deitada no asfalto.


Às 4h34, um grupo de cinco pessoas sai de dentro do mesmo estabelecimento e observam, da calçada, a jovem ainda deitada na rua.


Poucos segundos depois eles veem um carro se aproximando e fazem sinal com as mãos que tem alguém no chão. O carro não para e passa por cima da jovem.


Vítima morreu na hora

De acordo com a Polícia Militar, o Siate esteve no local e constatou que a jovem morreu no local.


Ainda de acordo com a polícia, o autor do atropelamento fugiu sem prestar socorro.


Até a publicação desta reportagem, o motorista ainda não tinha sido localizado.



O que disse a Moonlight

Em nota, a Moonlight disse que "a segurança e o bem-estar de nossos clientes são de extrema importância para nós, e repudiamos veementemente qualquer conduta que vá contra esses princípios".


Afirmou, também, que após o afastamento dos seguranças, aguardarão os desdobramentos das investigações.


"A Moonlight está colaborando plenamente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e recursos necessários para esclarecer os fatos e garantir que a justiça seja feita.


Ressaltamos que a atitude desses seguranças não reflete os valores e padrões éticos estabelecidos pela Moonlight. Repudiamos qualquer forma de violência e garantimos que serão tomadas as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes ocorram novamente em nosso estabelecimento.


Além disso, queremos enfatizar que estamos igualmente preocupados com o bem-estar dos familiares da vítima. Estamos disponíveis para prestar todo o suporte necessário nesse momento difícil, oferecendo apoio emocional e auxílio prático para amenizar o impacto dessa trágica ocorrência.


Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o respeito aos nossos clientes. A Moonlight está empenhada em promover mudanças efetivas e aprimorar ainda mais nossos protocolos de segurança, garantindo um ambiente acolhedor e seguro para todos.


Agradecemos a compreensão da comunidade e reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a justiça".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dados da deep web, ‘scripts’ de atendimento e dívidas: veja como bandidos aplicam o golpe do falso empréstimo consignado

A Polícia Civil realizou quase 400 prisões relacionadas ao golpe do falso empréstimo no Rio de Janeiro desde o início de 2023. Segundo a polícia, os golpistas usam dados retirados da deep web para realizar os crimes e lucram até meio milhão por mês. Entre as técnicas dos bandidos, há manuais inclusive para convencer vítimas já lesadas a caírem no mesmo golpe.


Um dos escritórios fechados pela 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) — Foto: Reprodução


De acordo com o delegado André Prates, da 31ªDP (Ricardo de Albuquerque) só na distrital, 177 pessoas já foram presas até o fim de maio. Um levantamento do g1 contabilizou ao menos 390 prisões no estado só em 2023. Prates explica que agora os bandidos agora têm alcance nacional.



“As fraudes passaram a não ter dimensão geográfica, eles realizam fraudes em todo o território nacional. Principalmente, eles buscam vítimas de outros estados para evitar serem descobertos”, explica André Prates.


O escritório estava enfeitado para o Carnaval com o tema: 'Carnaval de milhões' — Foto: Reprodução


O objetivo dos bandidos é despistar a polícia e por isso agora as investigações são feitas em parceria com delegacias de todo o Brasil.


Como o golpe funciona

Ainda de acordo com o delegado, os bandidos usam dados da deep web para chegar até às vítimas e possuem um manual de como fazê-las cair no golpe.


“Eles usam dados das vítimas adquiridos na deep web e entram em contatos com essas pessoas pelo telefone se passando por correspondentes bancários. Eles fazem propostas vantajosas de liberação rápida de novos empréstimos ou renegociação de antigos”, afirma ele.



“Os golpistas solicitam os dados pessoais, bancários e fotografias da vítima, sendo comum enviarem um formulário através de um link do Whatsapp e abrem contas nos nomes das vítimas. A partir disso eles fazem a contratação [de um empréstimo] sem a permissão da vítima”, completa o delegado.


O novo empréstimo contratado sem o consentimento da vítima pode ser parcelado diretamente na fonte de pagamento da vítima por anos.


Vítima sofreu golpe dentro de casa


Maria Izileia Machado — Foto: Reprodução/TV Globo


A pensionista do INSS conta que mesmo depois de dois meses de ter sofrido o golpe do falso empréstimo e denunciado o caso nada foi resolvido ainda. A idosa Maria Izileia Machado continua com uma dívida de mais de R$ 100 mil para pagar.



Em março, uma mulher foi até a casa dela para conseguir aplicar o golpe. Ela se passou por uma funcionária do INSS, entregou papéis à idosa e pediu para tirar uma foto dela e da identidade.


Somente isso foi o suficiente para conseguir fazer uma dívida de 80 parcelas de R$ 1,3 mil na pensão que dona Maria recebe. Ao todo, o empréstimo ficou em R$ 104 mil.


“Ela pediu para beber água, conversou aqui comigo e ainda saiu comemorando que tinha conseguido bater a meta do mês”, conta a pensionista.

De acordo com o delegado, a estimativa é que eles lucram de R$ 200 a R$ 500 mil por mês com as fraudes. O perfil das vítimas é justamente idosos e pensionistas do INSS que tenham margem de crédito pré-aprovado ou algum empréstimo já contratado.


Os bandidos passaram seis meses ligando para dona Maria, até que uma representante foi até a residência dela.


Golpistas tentaram aplicar outro golpe na idosa: ofereceram renegociação da dívida — Foto: Reprodução


Mesmo depois do caso ser exposto e denunciado à polícia, os golpistas tentaram novos contatos. Dessa vez, oferecendo uma renegociação da dívida.


Uma mulher entrou em contato pelo Whatsapp para fazer a proposta. Ela enviou os dados do empréstimo e as informações pessoais da dona Maria.


“Uma perturbação bárbara, eles sabem certinho o valor que pegou, querem que eu faça uma portabilidade. Ainda é um novo golpista. Vamos levar na delegacia”, conta.

Segundo a idosa, ela só está conseguindo pagar as contas porque faz salgados para vender e a renda extra deu conta de suprir as necessidades básicas.


“Mesmo assim, eu estou com metade do meu pagamento descontado de uma vez só”, declara.


Inicialmente, ela tentou resolver com o INSS, mas não conseguiu. Depois, com a Defensoria Pública, mas a reunião ficou marcada para outubro.


“Como que eu ia ficar com essa dívida descontando do meu pagamento até outubro? Eu tive que contratar um advogado particular para tentar resolver”, afirma ela.


Um vizinho da idosa caiu no mesmo golpe, conforme ela conta. Ele teve as contas pessoas mexidas, além do empréstimo.


“Mexeram em todas as contas dele ainda, ele chegou a infartar quando descobriu. Tinha acabado de se aposentar”, relata ela.


O manual do golpe


Script de atendimento do golpe do consignado — Foto: Reprodução


As investigações da Polícia Civil apontam que os bandidos seguem manuais de atendimento para conseguir a confiança das vítimas. Veja alguns exemplos:


Para situações em que a vítima já tenha sofrido algum golpe, eles fingem que vão reverter a situação.


“Já foi descontado alguma parcela, o senhor sabe me informar? Por se tratar de uma possível fraude, essas informações são necessárias para que o setor jurídico abra uma investigação, onde entraremos com uma liminar contra o banco”, indicava um dos documentos encontrados em escritórios fechados.


Em outro manual, eles fingiam estar cancelando um empréstimo suspeito para conseguir os dados da vítima - e então realizar um empréstimo no nome dela. Uma outra opção usada pelos golpistas é fingir estar cancelando um cartão consignado.



Uma outra forma que os bandidos encontraram foi fingir ser do governo para atualizar o CadÚnico, ou até mesmo um programa novo do governo federal: o suposto Viver Melhor.


Além dos manuais, os criminosos também recebem instrução de respostas caso a vítima perceba o golpe, como mostra a imagem abaixo.


Com o artifício da persuasão, eles convencem as vítimas, que acabam caindo nos golpes, segundo a polícia.


Formas de responder a vítima caso ela desconfie do golpe do empréstimo — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››