quinta-feira, setembro 01, 2022

Polícia Civil prende suspeito de agredir e estuprar ex-namorada de 15 anos em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Natal (DEAM) prenderam nesta quinta-feira (1º) na capital potiguar um homem de 35 anos de idade suspeito de ameaçar, agredir e estuprar a ex-namorada, uma adolescente de 15 anos.


Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


O homem tinha um mandado de prisão preventiva expedido contra ele e foi detido no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal.


O suspeito é investigado pelos crimes de ameaça, lesão corporal e estupro contra a ex-companheira.


A prisão foi efetuada pela DEAM com o apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal (DEPROV/Natal).


Após ser detido, o suspeito foi encaminhado para o sistema prisional para ficar à disposição da Justiça.


fonte: g1

Leia Mais ››

Vigilante se esconde em agência bancária explodida por criminosos no RN: 'Era um poder de fogo muito maior que o meu'

O vigilante da agência bancária explodida por criminosos na madrugada desta quinta-feira (1º) no município de Canguaretama, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, se escondeu no próprio prédio atacado durante a ação dos bandidos, que chegaram a fazer reféns na cidade (veja a reportagem acima).


O profissional não foi encontrado pela quadrilha durante o ataque à agência e saiu sem nenhum ferimento. O vigilante, que preferiu não se identificar, contou à reportagem da Inter TV Cabugi que decidiu se abrigar na agência após perceber o "poder de fogo" dos bandidos.


"Eu estava dentro da agência, quando vi uma movimentação e corri para a frente, achando que fosse vandalismo. Quando percebi, vi que era um poder de fogo muito maior que o meu. A orientação é: se o seu poder de fogo não compete, então você tem que procurar suporte. Então, se abriga e faz os procedimentos que são feitos no treinamento da empresa", contou.


Agência foi destruída pelos criminosos em Canguaretama, no litoral do RN — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Segundo o vigilante, que é contratado de uma empresa terceirizada, os criminosos perceberam o momento em que ele saiu e retornou ao prédio. Assim, quando invadiram a agência, o procuraram, mas sem sucesso.


"Eles me viram e, tanto vieram para a área do cofre e tesouraria, como à minha procura. Como eu estava bem abrigado, não me encontraram, atiraram dentro da agência, reviraram tudo, e eu só consegui sair depois que aliviou", relatou.


O segurança relatou que passou momentos difíceis durante a invasão dos criminosos, mas que conseguiu colocar o plano em prática.


"É uma adrenalina que você só sente na hora, não tem como explicar. Você pensa mil coisas, mas o objetivo é fazer o que tem que ser feito nos procedimentos orientados pela gestão", falou.


O crime

Uma quadrilha fortemente armada invadiu a cidade de Canguaretama, rendeu trabalhadores e os usou como escudo humano, cercou o prédio da Polícia Militar e explodiu a agência do Banco do Brasil, na madrugada desta quinta.


O caso foi confirmado ao g1 pela Polícia Militar. Não há informações sobre feridos. Vídeos gravados por moradores da cidade registraram disparos de arma de fogo e mostram reféns sem camisas e com as mãos para cima, durante o tiroteio (veja acima).


Segundo o major Alam Bruno, da PM, o caso aconteceu por volta das 2h. Os criminosos cercaram a agência do Banco do Brasil e a Companhia da Polícia Militar, onde estavam os militares. Houve um confronto inicial, mas os bandidos renderam pessoas que estavam voltando do trabalho, na usina da cidade, e as usaram como escudo humano.


"Só na frente da companhia foram 11 reféns. Eles desembarcaram o pessoal da van e colocaram como parede humana, para não haver mais reação da polícia. Atiraram na viatura", contou o major.


Balas usadas pelos criminosos no ataque a Canguaretama, RN — Foto: Redes sociais


Os criminosos conseguiram explodir o banco, mas a polícia não informou se eles conseguiram levar dinheiro. O número de criminosos envolvidos na ação também não foi informado pela corporação.



Ainda de acordo com a PM, um carro usado pelos criminosos foi recuperado na cidade de Pedro Velho, onde policiais entraram em confronto com suspeitos em fuga. Outra viatura da PM também foi atingida pelos disparos dos criminosos, mas nenhum policial ficou ferido. Outro confronto também aconteceu no município de Brejinho.


Apesar das buscas, nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo é achado em local de roubo de fios elétricos após apagão em cidade no interior do RN



O corpo de um homem foi encontrado próximo a um local em que fiações elétricas foram roubadas, na noite de quarta-feira (31), em Parelhas, no Seridó potiguar.


Segundo a Polícia Militar, o homem foi achado sem vida por técnicos da empresa Neoenergia Cosern, fornecedora de energia, que foram ao local após uma interrupção do serviço em parte do município.


O caso foi registrado por volta das 23h30 na Rua Dr. Mauro Duarte, perto do campus do IFRN no município. A vítima foi identificada como Otomário Joane Dantas, de 41 anos.


Segundo a Polícia Militar, a suspeita é de que o homem teria tentado furtar cabos da rede elétrica e sofreu uma descarga elétrica. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), no entanto, ainda não determinou a causa da morte do homem.


Em nota, a Cosern informou que sua equipe encontrou o corpo após a interrupção do fornecimento de energia.


"Ao se dirigir ao local, a equipe detectou um furto de cabos de média tensão numa extensão de aproximadamente 500 metros e, ao percorrer a rede, foi encontrado um corpo ao solo, sendo imediatamente comunicado à Polícia Militar", diz o comunicado.


"A Neoenergia Cosern reforça que os furtos de cabos da rede provocam riscos à vida e segurança e aconselha que a população sempre mantenha distância da rede elétrica", ressaltou a companhia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos invadem cidade, fazem reféns e explodem banco durante a madrugada no RN

Uma quadrilha fortemente armada invadiu a cidade de Canguaretama, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, rendeu trabalhadores e os usou como escudo humano, cercou o prédio da Polícia Militar e explodiu a agência do Banco do Brasil, na madrugada desta quinta-feira (1).


O caso foi confirmado ao g1 RN Polícia Militar. Não há informações sobre feridos. Vídeos gravados por moradores da cidade registraram disparos de arma de fogo e mostram reféns sem camisas e com as mãos para cima, durante o tiroteio. Veja acima.


Segundo o major Alam Bruno, da PM, o caso aconteceu por volta das 2h. Os criminosos cercaram a agência do Banco do Brasil e a Companhia da Polícia Militar, onde estavam os militares. Houve um confronto inicial, mas os bandidos renderam pessoas que estavam voltando do trabalho, na usina da cidade, e as usaram como escudo humano.


Balas usadas pelos criminosos no ataque a Canguaretama, RN — Foto: Redes sociais


"Só na frente da companhia foram 11 reféns. Eles desembarcaram o pessoal da van e colocaram como parede humana, para não haver mais reação da polícia. Atiraram na viatura", contou o major.


Os criminosos conseguiram explodir o banco, mas a polícia não informou se eles conseguiram levar dinheiro. O número de criminosos envolvidos na ação também não foi informado pela corporação.


Ainda de acordo com a PM, um carro usado pelos criminosos foi recuperado em Pedro Velho, onde policiais entraram em confronto com suspeitos em fuga. Outra viatura da PM também foi atingida pelos disparos dos criminosos, mas nenhum policial ficou ferido. Outro confronto também aconteceu no município de Brejinho.



Apesar das buscas, nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Presidente da Câmara Municipal de Macau é preso em operação do MP

O presidente da Câmara Municipal de Macau, na região Central potiguar, foi preso e afastado do cargo por 90 dias, durante a Operação Banner, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte na manhã desta quinta-feira (1).


Operação do MP na Câmara Municipal de Macau — Foto: MP/Divulgação


Segundo o MP, a operação tem objetivo de desbaratar um esquema de desvios de recursos públicos na cidade. Um empresário suspeito de participação nas fraudes também foi preso temporariamente.


Ainda de acordo com a corporação, as investigações para apurar supostas fraudes em dispensa de licitação, desvios de recursos públicos e associação criminosa foram iniciadas em julho de 2021.


Uma denúncia anônima apontava a realização de quatro contratações por dispensa de licitação em favor de uma empresa de comunicação. O dono da empresa, por sua vez, tinha sido o maior fornecedor da campanha do vereador, responsável por cerca de 61,56% dos recursos.



Nas investigações iniciais, o MP constatou que, somente em 2021, a Câmara Municipal de Macau firmou cinco dispensas de licitação e um pregão presencial com a empresa.


Chamou atenção dos investigadores as diferenças entre os objetos de contratação, que iam de fornecimento de aparelhos de ar-condicionado, películas, serviços gráficos e equipamentos de áudio para gravação até alimentos e material de expediente.


Nessas contratações, a empresa vencedora participou de disputas sempre com as mesmas empresas concorrentes e saindo vencedora em todas elas. Para o MP, tanto a empresa vencedora dos contratos, como as outras duas concorrentes que sempre perdiam têm características de empresas fantasmas.


Para o MPRN, "as três sociedades concorrentes apresentam aspecto de irregularidade, uma vez que são perceptíveis características típicas de empresas 'fantasmas'. Essas empresas só existem no plano jurídico, mas não funcionam de fato, para os fins a que se destinam, e comumente são desprovidas de espaço físico", apontou o órgão.


O MP afirmou que existia fracionamento de repasses de valores por parte da Câmara Municipal aos fornecedores de serviços - técnica que seria utilizada para burlar a fiscalização.


Para o MPRN, o vereador e os empresários investigados na operação Banner se associaram criminosamente para desenvolver um esquema de fraude a procedimentos licitatórios a fim de desviar verbas públicas. Os investigadores também apuram a possibilidade do cometimento dos mesmos crimes em outros municípios potiguares.



A ação contou o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 9 promotores de Justica, 23 servidores do MPRN e 64 policiais militares cumpriram dois mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Macau e Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

No RN, região Oeste registra chuvas 314% acima do esperado no mês de agosto

Fazendo upload: 288482 de 288482 bytes.


As chuvas do mês de agosto de 2022 na região Oeste do Rio Grande do Norte ficaram 314% acima do esperado. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), choveu 49,3 mm e o esperado era de 11,9 mm.


Na média do estado também choveu acima da média esperada. No mês de agosto choveu no RN a média de 47.2 milímetros, enquanto a média esperada era de 28.5mm.


“Agosto vem repetindo o cenário dos meses anteriores apresentando acumulados de chuvas acima do normal em todas as regiões do Estado”, comentou do chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.



As chuvas resultaram de algumas condições meteorológicas como a ocorrência resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico (La Ñina) na altura da linha do Equador, liberando mais umidade e o aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico Sul que favorecem a formação de nuvens de chuva.


Os maiores acumulados aconteceram em Natal (Leste Potiguar) 183,6,6 mm, Major Sales (Oeste Potiguar) 136,8 mm, Boa Saúde (Agreste Potiguar) 83,2 mm e São Bento do Norte (Central Potiguar) com 54 mm.


Conforme a climatologia, a previsão para o próximo trimestre é de poucas chuvas no estado, porém devido ao aumento da circulação de ventos as temperaturas são mais amenas. As médias previstas são de 15.9 mm em setembro; 7.5 mm em outubro e 13.4mm em novembro.


“Setembro e outubro são meses em que o vento sopra com maior intensidade, com possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas, mas com pouco volume”, explicou Bristot.


Balanço de chuvas de agosto no RN

Chuva observadaChuva esperada
Oeste Potiguar49,3 mm11,9 mm
Central Potiguar18,8 mm7,6 mm
Agreste Potiguar35,3 mm25,3 mm
Leste Potiguar85,2 mm69,2 mm
Estado47,2 mm28,5 mm


Fonte:g1 

Leia Mais ››

Desembargadores Cornélio Alves e Expedito Ferreira tomam posse dos cargos de presidente e vice do TRE-RN

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Cornélio Alves, tomou posse do cargo nesta quarta-feira (31), em Natal. Também assumiu os cargos de vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral, o desembargador Expedito Ferreira.


Cerimônia de posse do novo presidente do TRE-RN — Foto: Reprodução


A solenidade ocorreu no fim da tarde no plenário Ministro Seabra Fagundes, na sede do TRE, e contou com a presença de autoridades estaduais e candidatos. Os novos dirigentes da Justiça Eleitoral do RN terão como primeira missão a condução das Eleições 2022, que ocorrem no dia 2 de outubro.


Deixaram os cargos após dois anos o desembargador Gilson Barbosa, como presidente, e o desembargador Claudio Santos, como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.



Os novos presidente e vice do TRE-RN foram eleitos em julho deste ano, e permanecem nas funções durante o biênio 2022-2024.


Desembargadores Cornélio Alves e Expedito Ferreira tomam posse da presidência de vice-presidência do TRE-RN — Foto: TRE-RN


Também tomaram posse os suplentes do presidente e do vice, o desembargador Saraiva Sobrinho e a desembargadora Zeneide Bezerra.⁣


Durante o seu discurso, o novo presidente do TRE defendeu as urnas eletrônicas como um dos aperfeiçoamentos promovidos pela Justiça Eleitoral no combate a fraudes.


"Dentre esses aperfeiçoamentos, dois merecem destaque: a implantação da urna eletrônica e o cadastramento eletrônico dos eleitores. Mudanças essas que colocaram um fim na tradição de fraudes nas eleições do Brasil", afirmou.



O desembargador ainda afirmou que, no dia 2 de outubro, durante as votações, 23 urnas eletrônicas serão sorteadas para passar por auditoria pública no Rio Grande do Norte.


"A jornada não será fácil e estou ciente que os desafios serão enormes, sobretudo diante do momento em que vivemos, exigindo da Justiça Eleitoral uma atuação firme para assegurar o livre exercício do direito de votar, a transparência, a legitimidade e higidez do pleito que se avizinha. Missão essa que tenho certeza que será exitosa, contando com a valorosa colaboração e participação dos membros desta corte e com o empenho e comprometimento dos magistrados e servidores da Justiça Eleitoral", discursou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Consumidores do RN passam a receber novo modelo de conta de água em setembro, diz Caern

A partir desta quinta-feira (1), os consumidores vão passar a receber a conta de água com um formato diferente, segundo anunciou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).


Nova conta de água da Caern passa a valer nesta quinta-feira (1), no Rio Grande do Norte. — Foto: Caern/Divulgação


Segundo a estatal, o novo modelo que passa a valer em setembro traz informações mais detalhadas sobre consumo, análise de água e um novo gráfico de histórico de consumo.


Uma das novidades, é que o consumidor terá a opção de pagar a conta com o pix. O pagamento poderá ser feito por meio de um QRCode que será disponibilizado no canto superior direito.


A fatura foi construída após sugestões recebidas de agências reguladoras. O modelo usado até agosto deste ano tinha mais de dez anos.



"Essa mudança vem sendo planejada há 3 anos, e só não foi feita antes por causa da pandemia. Por enquanto, a cor será o azul mais claro, mas poderá sofrer alterações nos próximos meses. Os valores de consumo não sofrerão alterações e nem a data de leitura será alterada. A ideia da companhia foi trazer facilidade para o consumidor, como o pagamento que pode ser feito atrás do pix e as informações mais detalhadas do consumo. Tudo foi custeado pela companhia, logo o consumidor não sofrerá com nenhum reajuste”, afirmou o superintendente comercial da Caern, Giordano Filgueira.


Além da conta de água, os potiguares também passarão a receber um novo modelo de conta de energia em setembro, segundo anunciou a Cosern.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Por que o preço da gasolina está caindo no Brasil?



A Petrobras definiu nesta quinta-feira (1º) o quarto reajuste para baixo do preço da gasolina desde meados de junho. O valor de venda às distribuidoras foi reduzido em 7,08%, de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro.


Em menos de três meses, o combustível sofreu redução de 19,2% no valor praticado nas refinarias. No pico da curva, o preço chegou a R$ 4,06 em 18 de junho.


Esses são os valores de início da cadeia produtiva da gasolina. O preço ainda sofre incidências de lucros das distribuidoras e revendedoras, além de impostos. Só então chega aos valores conhecidos pelos consumidores.


O levantamento de preços na bomba, feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), também mostra queda expressiva nos preços da gasolina.


No mesmo intervalo de 75 dias, o valor médio do litro vendido ao consumidor passou de R$ 7,39 para R$ 5,25. Uma redução de 29%.


A queda drástica é uma mistura entre queda dos preços dos combustíveis no mercado internacional com uma redução de impostos forçada pelo governo federal em ano eleitoral. Os combustíveis eram um dos principais motores da inflação do país a poucos meses da escolha de um novo presidente.



Petróleo em queda

O preço da gasolina tem sido beneficiado pela queda do petróleo no cenário internacional. Há uma preocupação com uma possível desaceleração do crescimento mundial, o que contribui para a queda do preço da commodity.


Em queda desde meados de junho, os contratos futuros de petróleo recuaram abaixo de US$ 100 nas últimas semanas. Neste ano, chegaram ao patamar de US$ 140 com os impactos da guerra da Ucrânia – à época, a grande preocupação era a de que haveria um descasamento na produção e oferta.


Tributação menor

O repasse da Petrobras para a distribuidoras compõe apenas uma parte do preço do combustível para o consumidor final. E com a proximidade da disputa eleitoral deste ano, o governo Jair Bolsonaro se valeu de medidas tributárias para ajudar na redução do preço dos combustíveis.


No fim de junho, entrou em vigor a legislação que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS) que incidem sobre itens considerados essenciais – como combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.


O ICMS é um imposto estadual, compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados.



A mesma lei também zerou as alíquotas dos tributos federais incidentes sobre a gasolina – que, em junho, representavam cerca de 10% do preço do combustível vendido ao consumidor, segundo dados da Petrobras.


A economista do Insper Juliana Inhasz afirma que o governo tenta mexer no preço indiretamente. "Tem influência nas tentativas de fazer a Petrobras reduzir o preço além da queda do petróleo, como, por exemplo, a redução de tributos que não se justifica economicamente através da análise fiscal."

Como fica daqui pra frente

A expectativa é que preço do litro da gasolina se estabilize – ou até continue caindo por mais algum tempo.


"A nossa perspectiva é de que não ocorram novos aumentos do preço de gasolina esse ano", disse ao g1 há duas semanas o líder de análise da Warren Investimentos, Frederico Nobre. "É possível que a gasolina se mantenha nos patamares atuais ou até caia um pouco mais no decorrer de 2022", completa.

"Tudo vai depender do ritmo da economia mundial", explicou, à mesma época, André Braz, economista e coordenador dos índices de preços da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Braz explica que o mundo ainda vive um período de inflação em alta, o que deve fazer com que bancos centrais das principais economias sigam elevando suas taxas de juros para deter a alta de preços. Esse movimento "esfria" a economia, e dificulta uma alta de preços das commodities – incluindo o petróleo.



O alívio deste ano, no entanto, pode ter fôlego curto: isso porque, caso não haja mudança, a partir de janeiro os tributos federais voltam a incidir sobre a gasolina – e a pressionar o bolso dos motoristas.


"Para 2023 é outra conversa. Acho que tem que esperar um pouco mais para a gente conseguir se aprofundar. Existe uma eleição aí no meio do caminho que pode modificar a medida do ICMS, a questão toda da PEC dos benefícios, enfim, então preferimos esperar para entender", diz Nobre, da Warren.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia investiga como menino de 1 ano morreu após acidente em campo de futebol de creche municipal de São Paulo

A Polícia Civil abriu investigação sobre a morte de um menino 1 ano e 7 meses que, nesta quarta-feira (31), sofreu um acidente num campo de futebol do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, no Sacomã, Zona Sul de São Paulo.


Enrico Braga Souza morreu após acidente no CEU Meninos, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura, a morte de Enrico Braga de Souza foi confirmada no segundo hospital para onde ele foi levado após ter uma parada cardiorrespiratória (leia notas completas abaixo).


Pais de alunos suspeitam que a criança possa ter se enforcado com a rede do gol, segundo postagens feitas por eles nas redes sociais. Cinco professoras estavam monitorando uma atividade no campinho onde tinha cerca de 30 crianças. A delegacia investiga as circunstâncias e causa da morte de Enrico e eventuais responsabilidades pelo que aconteceu com o garoto. Para isso, policiais buscam câmeras de segurança e ouvirão testemunhas para tentar esclarecer o que ocorreu.



A Secretaria da Segurança Pública informou que o 95º Distrito Policial, Heliópolis, abriu inquérito para investigar o caso. Inicialmente a ocorrência foi registrada como morte suspeita a esclarecer. Também em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que abriu, em caráter prioritário, uma apuração para verificar as circunstâncias do caso.


O velório e o enterro foram marcados para esta quinta-feira (1º) no Cemitério Memorial Santo André, em Santo André, região metropolitana.


O que diz a Polícia

"Uma criança, de cerca de um ano, morreu após um possível acidente na quadra de um Centro de Educacional Unificado (CEU), na tarde desta quarta-feira (31), por volta das 12h, na Rua Barbinos, no Sacomã, na Capital. O menino foi socorrido à Unidade Básica de Saúde (UBS) e posteriormente, à Assistência Médica Ambulatorial (AMA), mas não resistiu. O caso foi registrado como morte suspeita pelo 95º DP (Heliópolis). A equipe da unidade compareceu ao local para o levantamento de câmeras e testemunhas que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos", informou o comunicado da pasta da Segurança.


O que diz a Prefeitura

Leia, abaixo, o comunicado da Prefeitura:


"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), informa que abriu, em caráter prioritário, uma apuração para verificar as circunstâncias da tragédia ocorrida no Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, onde infelizmente o aluno E.B.S faleceu em decorrência de um acidente no campo de futebol. Durante atividade pedagógica na manhã desta quarta-feira (31), cinco professoras acompanhavam as crianças no local e assim que foi identificada a situação, todas as medidas necessárias foram tomadas e a família, imediatamente contatada.


O CEU possui um brigadista capacitado em primeiros socorros que atendeu a criança, que foi levada até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Seckler. A diretora regional Marta Malheiros acompanhou a família no atendimento médico.



Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o aluno teve o óbito constatado na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sacomã na manhã desta quarta-feira (31). A criança foi atendida por uma equipe de urgência, que fez todos os procedimentos necessários para tentar reanimá-la de uma parada cardiorrespiratória, infelizmente sem êxito. O atendimento teve início na UBS Jardim Seckler, onde foram feitos os primeiros socorros, com tentativa de reanimação do paciente, e imediata transferência para a AMA Sacomã.


O secretário-adjunto da SME, Bruno Lopes Correia, esteve no local para acompanhar a situação e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento das Aprendizagens (Naapa), composto por psicólogos e psicopedagogos, foi acionado para prestar acolhimento aos funcionários e crianças da unidade escolar. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social esteve no local para apoio às famílias.


A partir das 18h30 desta quarta-feira, todas as atividades das unidades do CEU foram suspensas e retornarão na sexta-feira (2), com exceção do Centro de Educação Infantil (CEI) Meninos, que retomará as atividades na próxima segunda-feira (5).


A SME está consternada e lamenta profundamente o ocorrido. Foi registrado um Boletim de Ocorrência ainda ontem (31), e a unidade escolar está à disposição dos familiares para quaisquer esclarecimentos."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil indicia três PMs por homicídio triplamente qualificado de jovem no RS: 'quando o corpo foi colocado na água, já estava morto'

Os três policiais militares envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Gabriel Marques Cavalheiro foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio doloso triplamente qualificado, nesta quinta-feira (1º). Eles já estão presos preventivamente desde 19 de agosto, após decisão da Justiça Militar.


Imagem mostra abordagem da Brigada Militar (BM) a Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, em São Gabriel — Foto: Arquivo pessoal


Em entrevista coletiva, no Palácio da Polícia, o chefe da Polícia Civil do RS, delegado Fábio Motta Lopes, afirmou que a morte do jovem de 18 anos, em São Gabriel, na Fronteira Oeste do estado, aconteceu por motivo fútil, com emprego de tortura e sem possibilidade de defesa para a vítima.


A suposta ocultação de cadáver deve ser investigada como crime militar, segundo a polícia.


"O inquérito policial foi concluído hoje [quinta-feira] e já entregue ao Poder Judiciário. O foco foi a apuração se houve ou não crime praticado com dolo, mesmo que tenha sido praticado por policiais militares no exercício da função, porque foi praticado, em tese, contra um civil. E, na visão da Polícia Civil do estado do RS, sim, estamos diante de um homicídio doloso triplamente qualificado", explicou Lopes.


A defesa do segundo-sargento Arleu Júnior Cardoso, por meio do advogado Maurício Custódio, reafirma a inocência do agente, diz que o inquérito foi tratado de forma "espetaculosa" e "beirou a raia política", além de acreditar que a simulação que deve ser promovida pela Polícia Civil "irá extirpar essa mentira". O g1 tentou contato com a advogada de defesa dos soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima, Vânia Barreto, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.


Os indícios já haviam sido levados em conta para o pedido de prisão preventiva dos policiais, em 22 de agosto. Na época, apenas a qualificadora de motivo fútil não havia sido identificada. De acordo com o chefe da Polícia Civil, ainda há diligências pendentes que podem apresentar novos fatos sobre o suposto crime. Uma delas é uma simulação dos fatos.


Lopes detalhou o que já foi apurado sobre a cronologia dos fatos na noite em que Gabriel foi abordado. Segundo ele, o jovem recebeu uma agressão de um dos policiais e caiu com a cabeça no chão. Em seguida, ele foi algemado e novamente agredido, desta vez com golpes de cassetete na região do pescoço, antes de ser colocado na viatura.


"Esse golpe no pescoço rompe vasos sanguíneos e faz com que o sangue seja jorrado, digamos assim, para a caixa torácica. Essa é a causa da morte. Posteriormente, vivo ou morto, não sabemos, ele é deixado na localidade de Lava Pés. Se o corpo do Gabriel foi colocado no açude nesse contexto ou horas depois, essa resposta ainda não temos. O que se tem é que, quando ele foi colocado na água, quando o corpo foi colocado na água, já estava morto".


Entrevista coletiva sobre o caso Gabriel foi concedida por autoridades de segurança em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV


Agentes já estão presos preventivamente

Gabriel desapareceu no dia 12 de agosto, em São Gabriel, após ser abordado por três policiais militares na Avenida 7 de Setembro. Uma vizinha da casa em que ele estava hospedado, que pertence a um tio, chamou a polícia porque, segundo ela, o jovem estaria forçando o portão que dá para o pátio em frente ao imóvel. O corpo de Gabriel foi localizado na sexta-feira (19), uma semana depois do desaparecimento. Ele estava submerso em um açude na localidade.


A Justiça Militar entendeu que o sargento Arleu Junior Cardoso Jacobsen e os soldados Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso praticaram "abandono de pessoa que está sob seu cuidado, guarda ou vigilância e falsidade ideológica", por conta de indícios de alteração de documento público.


O Instituto Geral de Perícias (IGP) encontrou sangue humano em uma segunda viatura policial que estava de serviço na noite do desaparecimento. A informação consta no inquérito policial militar ao qual a reportagem da RBS TV teve acesso nesta quinta. De acordo com as investigações, a segunda viatura periciada se encontrou três vezes com a dos policiais que abordaram Gabriel na noite do dia 12 de agosto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Queda de avião deixa uma pessoa morta em Eldorado do Sul, diz polícia

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após a queda de um avião de pequeno porte em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (1º), conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) e Brigada Militar. O avião caiu em uma área alagadiça de uma propriedade rural do município. As identidades dos ocupantes não foram divulgadas.


Avião caiu em região alagadiça em Eldorado do Sul — Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul/Divulgação


Segundo os bombeiros, o sobrevivente foi removido do local, com pelo menos uma fratura e escoriações. A pessoa foi levada para o Hospital Regional de Guaíba, cidade vizinha a Eldorado do Sul, e o estado de saúde não foi divulgado. Ele deve ser transferido para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.



O avião tentou pousar em uma escola de aviação nas redondezas. A polícia ainda não sabe de onde a aeronave havia decolado. Equipes da Aeronáutica estiveram no local avaliando tanto a estrutura do avião como a área.


Técnicos analisam estrutura de ultraleve após queda em Eldorado do Sul — Foto: Reprodução/RBS TV


A aeronave é um ultraleve Storm 300B fabricada em 2001, de prefixo PU-MMM, conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O g1 entrou em contato com a empresa operadora do avião, que disse não ter detalhes da ocorrência.


Em maio deste ano, um avião de pequeno porte caiu em uma lavoura nas proximidades do km 120 da BR-290, também em Eldorado do Sul. Na ocasião, duas pessoas ficaram feridas.


Aeronave caiu em banhado de propriedade em Eldorado do Sul — Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul/Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça determina que Pelé seja submetido a teste de paternidade

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) despachou uma carta precatória de intimação para que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 81 anos, seja submetido a um teste de paternidade. Segundo apurado pelo g1, nesta quinta-feira (1º), a ação de investigação de paternidade foi registrada por Maria do Socorro Azevedo na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.


Pelé — Foto: Reprodução/Instagram


O processo corre sob segredo de Justiça em Itaquera (SP). Porém, o pedido do teste foi enviado ao Fórum de Guarujá, no litoral de São Paulo, cidade onde o ex-jogador reside, para que o juiz determine a coleta do material biológico no domicílio de Pelé para o exame de DNA.



O juiz Renato Zanela Pandin e Cruz Gandini determinou então, no dia 18 de agosto, a expedição de um ofício ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), que deve agendar uma data e hora para a coleta do material genético na residência do ex-jogador.


O documento determina ainda que, após o agendamento o exame, Pelé deve ser intimado pessoalmente para permanecer em casa na data e horário programados pelo Instituto. No entanto, o juiz ressaltou que trata-se apenas de uma coleta, pois a análise ocorrerá em comarca diversa ao do Guarujá.


A Defensoria Pública informou, em nota, que atua em favor de Maria do Socorro Azevedo, mas que, pelo fato de se tratar de um processo que tramita sob segredo de Justiça, não pode fornecer qualquer informação em relação ao caso.


O g1 entrou em contato com a assessoria de Pelé, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


Na última segunda-feira (29), o ex-jogador fez uma publicação nas redes sociais desmentindo informações falsas de que não estaria bem de saúde. No post, o Rei do Futebol afirmou que está muito bem e tomando conta da saúde dele.


Filhos de Pelé

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento e é pai de sete filhos: Sandra, Flávia, os gêmeos Celeste e Joshua, Kelly Cristina, Edinho e Jennifer.


O Rei do Futebol foi casado com Rosemeri Cholbi, com quem teve três filhos: Edinho, Jennifer e Kelly. Já o segundo matrimônio do ex-jogador foi com a cantora gospel Assíria Nascimento, com quem teve Joshua e Celeste. Em 2016, Pelé casou-se com a empresária Marcia Cibele Aoki em uma casa de eventos em Guarujá.


Em 1991, Sandra Regina Machado, então com 27 anos, entrou com uma ação na Justiça para ser reconhecida como filha do Rei de Futebol. Em 1992, um exame de DNA provou que Sandra é filha do ex-jogador, mas a ação teve recursos que se estenderam por mais 4 anos e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a paternidade e negou o pedido de um novo exame.



Em 1996, Sandra ganhou 'Arantes do Nascimento' no sobrenome e recebeu a nova certidão de nascimento. Ela nasceu em Guarujá após um relacionamento da empregada doméstica Anízia Machado com o ex-jogador. Mesmo com o fim da batalha judicial, Pelé preferiu não se aproximar da filha e criticou o fato de Sandra ter esperado tanto tempo para exigir o reconhecimento da paternidade.


A história de Sandra foi oposta à da irmã, a fisioterapeuta Flávia Kurtz, que foi apresentada publicamente como filha de Pelé em 2002, sem necessidade de processar o pai. O ex-jogador teve um relacionamento com a mãe de Flávia em 1969, durante uma viagem a Porto Alegre.


Pelé postou foto com a esposa Márcia nas redes sociais — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

112,5 mil contribuintes poderão renegociar dívidas com a Receita a partir desta quinta, diz governo



O governo informou que a partir desta quinta-feira (1º) 112,5 mil contribuintes podem renegociar mais de R$ 1 trilhão em dívidas administradas pela Receita Federal. Os débitos poderão ser quitados com descontos e em até 145 parcelas, a depender do caso.


A renegociação é prevista na modalidade chamada transação tributária, que é realizada mediante edital previamente publicado ou por propostas individuais feitas pelo devedor ou pela própria Receita Federal.


Nesta quinta, foram publicados dois editais em edição extra do "Diário Oficial da União" (DOU) regulamentando a transação para créditos de pequeno valor e para créditos chamados de irrecuperáveis.


Também entra em vigor nesta quinta a transação individual proposta pelo contribuinte, modalidade que já constava em portaria publicada em 12 de agosto.


Quem poderá solicitar a renegociação?

100 mil contribuintes poderão renegociar dívidas de pequeno valor (até 60 salários mínimos) que somam R$ 1,8 bilhão.

É a chamada "transação no contencioso administrativo fiscal de pequeno valor", destinada a pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte. As dívidas poderão ser pagas com desconto e com entrada parcelada e o restante em até 52 vezes;

2,5 mil contribuintes poderão renegociar dívidas de créditos tributários irrecuperáveis que somam R$ 10 bilhões.

É a chamada "transação no contencioso administrativo fiscal de créditos tributários irrecuperáveis". O débito também poderá ser pago com desconto, com entrada parcelada e o restante em 120 parcelas, podendo chegar a 145, conforme o caso; e


10 mil contribuintes poderão renegociar até R$ 1 trilhão em dívidas na chamada "transação individual proposta pelo contribuinte".


Essa modalidade é destinada para grandes devedores, empresas falidas, empresas em recuperação judicial ou extrajudicial e entes públicos. Também é aplicado desconto sobre a dívida e o pagamento é feito com entrada parcelada e o restante em 120 ou 145 parcelas, dependendo do tipo de contribuinte.


Como fazer para renegociar as dívidas?

Negociações de dívidas de pequeno valor e de créditos irrecuperáveis:


Em primeiro lugar, o cidadão terá que abrir um processo digital no Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC).

Para acessar o site, é preciso ter uma conta gov.br em nível prata ou ouro ou gerar um código de acesso no site da Receita.

Depois, é necessário selecionar a opção “Transação Tributária”, no campo da Área de Concentração de Serviço, disponível no site da Receita.

Em seguida, o cidadão terá que clicar em “Transação por adesão no contencioso administrativo fiscal de créditos tributários irrecuperáveis” ou "Transação no contencioso administrativo fiscal de pequeno valor".

A pessoa também deverá informar seus dados, débitos e selecionar uma das opções disponíveis para pagamento das dívidas.

Por fim, o cidadão deverá assinar termos de acordo e ciência.

O prazo se encerra 30 de novembro.


Negociações de transações tributárias individuais:


Contribuinte deve abrir um processo digital no e-CAC (Portal e-CAC);

Para acessar o site, é preciso ter uma conta gov.br em nível prata ou ouro ou gerar um código de acesso no site da Receita.

Após acessar o site, é preciso selecionar a opção “Transação Tributária”.

Depois, o cidadão deverá selecionar a "Proposta de transação individual apresentada pelo contribuinte de créditos tributários em contencioso administrativo fiscal".

A pessoa também deverá informar os dados e anexar toda documentação necessária. Os documentos exigidos constam no art. 50 da Portaria PGFN nº 6.757/2022.

O prazo se encerra 30 de novembro.


Fonte: g1

Leia Mais ››