terça-feira, março 17, 2020

CORONAVÍRUS: Nuca de Itaú cancela audiência pública que aconteceria nesta quarta (18)


Com a suspensão das aulas pela Secretaria Municipal de Educação de Itaú para evitar o contágio do novo coronavírus (COVID – 19) o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e a comissão intersetorial do Selo UNICEF cancelou a audiência pública sobre o tema: O papel de mulheres e meninas nos espaços de poder, que aconteceria nesta quarta-feira, 18 de março de 2020, na Escola Municipal Professor José Porto de Queirós.

Tendo em vista que as ações de enfrentamento ao coronavírus é evitar aglomerações de pessoas.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

CORONAVÍRUS: Secretaria de Educação de Itaú suspende aulas após decreto da Governadora do RN


A Prefeitura Municipal de Itaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas da rede pública municipal de ensino a partir desta quarta-feira (18), no período de 15 dias, em obediência ao decreto da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). A medida tem o objetivo de evitar contágio do novo coronavírus, o Covid-19.

A suspensão ocorreu após decreto da governadora na tarde desta terça-feira (17) por meio das redes sociais; vários municípios do Rio Grande do Norte como também as universidades e instituições particulares estão tomando as mesmas medidas para prevenir o contágio do coronavirus.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››

Associação de Supermercados do RN diz que não faltará produto: 'Façam as compras normalmente'

A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) garantiu nesta terça-feira (17) que não faltará produtos nas prateleiras nos próximos dias. Por isso, a entidade diz que não há necessidade de corrida aos supermercados como tem acontecido em alguns lugares do Brasil e do mundo neste momento por conta do confinamento em função do novo coronavírus.

Não há necessidade de estocar produtos, segundo Assurn — Foto: Natália Noro
Não há necessidade de estocar produtos, segundo Assurn — Foto: Natália Noro

"Não vai faltar produto. Já estamos alinhados com as indústrias. E Associação Brasileira de Supermercados (Abras) já entrou em contato com as indústrias, que estão trabalhando a todo vapor. Não vai faltar mercadoria, produto", garantiu o empresário Geraldo Paiva, diretor da Assurn.

Segundo o diretor, não há motivo para correr para os supermercados. "Recomendamos cautela. Façam as compras normalmente, sem correria, sem ter que aumentar estoque, porque não há necessidade", falou.

A única exceção, segundo a associação, é em relação ao álcool em gel, que as indústrias não estão conseguindo dar conta da demanda atual. Por esse motivo, alguns supermercados estão limitando a quantidade do produto por cliente durante as compras. Em alguns estabelecimentos são 5 por pessoa, em outros dois, por exemplo.

"A exceção é o álcool em gel, que aumentou o número de vendas em 10 vezes. Então, o produto está chegando dia sim e dia não, mas sempre está chegando nas lojas", explicou Geraldo.

A associação também recomenda que os idosos fiquem em casa e peçam a outras pessoas para fazerem as compras nos supermercados durante este período. Isso é uma forma de tentar evitar o contágio nos idosos, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte suspende audiências até o final de março

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte suspendeu todas as audiências judiciais presenciais até o dia 31 de março, para evitar possíveis contágios pelo coronavírus. Em portaria publicada nesta terça-feira (17), o TJ disse que, inclusive, o Tribunal do Júri fica suspenso. As audiências só podem ser realizadas em casos de “urgência”.

Sede do Tribunal de Justiça do RN — Foto: Eduardo Maia
Sede do Tribunal de Justiça do RN — Foto: Eduardo Maia

Ficam suspensos também os prazos processuais dos feitos que tramitam fisicamente, com exceção às decisões em habeas corpus, julgamento virtual e de expedição de alvarás.

De acordo com o Tribunal de Justiça, os prazos dos processos que tramitam no Sistema Processual Eletrônico (PJe), bem como as sessões virtuais, ocorrerão normalmente, dentro do regramento legal estabelecido.

A portaria determina que as audiências de custódia, bem como as de réu preso, devem ser realizadas por videoconferência, nos locais onde houver a possibilidade técnica.

Aos magistrados
A distribuição de memoriais para os desembargadores deverá ocorrer exclusivamente de forma eletrônica, em arquivo PDF, no formulário disponível no site do Tribunal

de Justiça. Eles serão arquivados no mesmo dia em uma pasta de acesso dos membros do Tribunal Pleno e/ou Câmara.

Os juízes devem também liberar os servidores que podem executar trabalho remoto e fornecer estrutura para a execução desse home office.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: jovens se oferecem para fazer compras e evitar que idosos saiam de casa em Mossoró, RN

Jovens da cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, estão se colocando à disposição para fazer compras de produtos em supermercados e farmácias como forma de evitar que os idosos saiam de casa e, dessa forma, diminuam as chances de serem infectados pelo novo coronavírus. Os idosos fazem parte do grupo de risco da doença.

Victor Carneiro, estudante de 21 anos, se disponibilizou a ajudar os idosos — Foto: Arquivo pessoal
Victor Carneiro, estudante de 21 anos, se disponibilizou a ajudar os idosos — Foto: Arquivo pessoal

Quem deu o pontapé na ideia foi Victor Carneiro, de 21 anos, que é estudante de engenharia de produção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). "Eu vi que em São Paulo algumas pessoas estavam oferecendo esse auxílio com cartazes nos elevadores e achei que seria interessante trazer isso logo para Mossoró", contou.

A ideia, à princípio solitária e que cobriria apenas o bairro Alto de São Manoel, onde ele mora, ganhou adeptos em poucas horas e se estendeu a várias localidades de Mossoró. "Eu fiz uma publicação por volta das 12h e agora (às 16h) já são 10 pessoas dispostas a ajudar. Estou organizando numa planilha os bairros em que cada ajudar", explicou.

Um desses interessados foi Olisimar Fernandes, também de 21 anos. Morador do bairro Santa Delmira, ele se disponibilizou a ajudar na região e avisou a outros amigos. "Assim que eu soube, convidei outros amigos que também se interessaram em ajudar", falou.

Olisimar Fernandes é outro estudante que está auxiliando os idosos em Mossoró — Foto: Arquivo pessoal
Olisimar Fernandes é outro estudante que está auxiliando os idosos em Mossoró — Foto: Arquivo pessoal

Até o momento, nenhum idoso pediu o auxílio. "Como iniciamos há pouco, nossa maior preocupação neste momento é divulgar", explicou Olisimar, que é estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar (UnP).

Os contatos podem ser feitos pelos perfis pessoais de Victor e Olisimar na internet. Lá estão as formas de entrar em contato com o grupo, caso necessite de algum auxílio.

A divulgação, até o momento, foi toda feita pela internet. "Eu acredito que talvez alguns idosos ainda não tenham tido acesso a esse conteúdo, mas nós sabemos que vai chegar até eles e acreditamos que eles vão nos procurar para ajudarmos", explicou Victor Carneiro. Ele disse ainda que, com as aulas de algumas universidades suspensas, haverá tempo sobrando para alguns estudantes ajudarem.

O grupo continua recebendo voluntários. E a ideia de Victor é também levar algum profissional da área de saúde para auxiliar no projeto. "É importante para que nós também possamos nos proteger e que possamos evitar também a transmissão para os idosos de alguma forma, como por exemplo pelo saco plástico do supermercado", falou.

No Rio Grande do Norte, há um caso confirmado do novo coronavírus até esta terça-feira (17). Além disso, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), 33 casos são considerados suspeitos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Shoppings reduzem horário de funcionamento em Natal por causa do coronavírus

O Midway Mall, o Praia Shopping e o Natal Shopping mudaram o horário de funcionamento para atendimento ao público, reduzindo em 4h por dia o período em que ficam abertos. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (18): os três empreendimentos vão abrir às 12h e fechar as portas às 20h.

Shopping Midway Mall está entre os que anunciaram a mudança no funcionamento por causa do coronavírus — Foto: Reprodução/Site Midway Mall
Shopping Midway Mall está entre os que anunciaram a mudança no funcionamento por causa do coronavírus — Foto: Reprodução/Site Midway Mall

O horário é válido para lojas e também para a praça de alimentação. Em nota, o Natal Shopping informou que a medida visa a reduzir a circulação de pessoas sem “paralisar totalmente” as atividades econômicas.

Nesta terça-feira (17), vários órgãos públicos anunciaram modificações em seu funcionamento, para tentar frear o avanço do coronavírus no estado potiguar. Festas e eventos também foram cancelados, para evitar a aglomeração de pessoas permitindo possíveis transmissões.

O primeiro caso de Covid-19 no Rio Grande do Norte foi registrado na semana passada. Atualmente, há 33 pacientes suspeitos da doença no RN, que aguardam resultados de exames para saber se estão ou não com o novo coronavírus.

fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Centrais do Cidadão do RN reduzem atendimento em 50% e mudam horário de funcionamento

Resultado de imagem para SecCentrais do Cidadão do RN
As unidades da Central do Cidadão do Rio Grande do Norte vão mudar os horários de funcionamento e também reduzir o número de fichas de atendimento em 50%. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas e, assim, tentar diminuir a proliferação do novo coronavírus.

A medida foi confirmada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) nesta terça-feira (17) e passa a valer a partir da quinta (19). Além dessas mudanças, as Centrais vão adotar também um horário específico para atendimentos de pessoas com idades acima de 60 anos. Será na quarta-feira pela manhã.

Confira as modificações no atendimento:
A distribuição de fichas/senhas para atendimentos será reduzida em 50% em todas as unidades, a fim de evitar aglomerações;
Os atendimentos do ITEP nas centrais que dispõem o serviço serão reduzidos igualmente em 50% e realizados exclusivamente mediante agendamento no site;
As unidades sediadas em Natal – Shopping Via Direta (zona sul) e Shopping Estação (zona norte) – funcionarão com horários diferenciados para alguns serviços, sendo atendimentos para ITEP e DETRAN das 9h às 15h e os atendimentos para os demais órgãos das 14h às 20h;
A unidade de Parnamirim funcionará no horário das 8h às 18hs, sendo os atendimentos para ITEP e DETRAN realizados das 8h às 13hs e os atendimentos para os demais órgãos das 12h às 18hs;
A unidade de Caicó funcionará no horário das 7h às 18h, sendo os atendimentos para ITEP e DETRAN realizados das 7h às 13hs e os atendimentos para os demais órgãos das 12h às 18hs;
O turno matutino da quarta-feira será definido como exclusivo para atendimento às pessoas idosas (a partir de 60 anos) em todas as unidades do Programa. No horário da manhã, desde a abertura da unidade até as 14h, somente serão realizados atendimentos para este público. No restante do dia, os atendimentos aos demais públicos transcorrerão normalmente para todos os cidadãos, independente da faixa etária, nas unidades que tenham funcionamento em horário vespertino e/ou noturno;
Demais unidades do Programa mantêm seus horários de funcionamento, respeitando as medidas supracitadas;
Casos excepcionais serão resolvidos junto à gerência da unidade e a Secretaria de Estado da Administração, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão;
As medidas valem enquanto permanecer a vigência do Decreto Nº 29.512/2020 do Governo do Estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Secretaria de Tributação do RN suspende atendimentos presenciais por causa do coronavírus

Resultado de imagem para Secretaria de Tributação do RNA Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (SET-RN) suspendeu o atendimento presencial à população para evitar o possível contágio do novo coronavírus. De acordo com o comunicado divulgado nesta terça-feira (17), a pasta passa a atender ao público somente por meio eletrônico e virtual. A medida vale, inicialmente, por 30 dias.

Os canais disponíveis são o call center (84 3209-7880), e-mails e Unidade Virtual de Tributação (UVT). O órgão formou um comitê interno para tratar das principais ações para mitigar os efeitos e propagação do vírus. O grupo tem como estratégia nivelar as informações para adoção de medidas preventivas nos espaços de atendimento físico na capital e em seis cidades do interior, onde tem sede. A ideia é priorizar o relacionamento com o contribuinte à distância e rever o calendário de eventos presenciais e coletivos.

Segundo a SET, as fiscalizações não serão prejudicadas. Os auditores fiscais vão atuar para que não sejam geradas filas nas operações de trânsito e intensificar o trabalho de inspeção de cargas nos centros de distribuição e nos Correios, o que não requer contato com pessoas. As operações itinerantes, que são as visitas in loco às empresas, também não serão afetadas, ainda de acordo com a Secretaria.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fecomércio suspende aulas nas unidades do Sesc e do Senac no RN por causa do coronavírus

As aulas nas unidades do Sesc e Senac de todo o Rio Grande do Norte foram suspensas por tempo indeterminado. O sistema Fecomércio anunciou a suspensão dos cursos nesta terça-feira (17) e o motivo é o avanço do novo coronavírus.

Sesc Rio Branco, em Natal, também terá aulas suspensas — Foto: Divulgação
Sesc Rio Branco, em Natal, também terá aulas suspensas — Foto: Divulgação

Em nota, a Fecomércio informou que a decisão foi tomada por orientação do Comitê Interno de Gerenciamento de Crise. As formas de reposição de aulas e conteúdos serão discutidas pelas equipes pedagógicas das casas. Depois de definidas, serão informadas aos alunos, ou responsáveis.

A Fecomércio do Rio Grande do Norte afirma que, durante a suspensão das atividades, vai acompanhar a situação do Covid-19 no estado potiguar e adotar medidas que possam reforçar o nível de segurança sanitária de cada unidade, para que o retorno seja tranquilo.

Os canais do Sesc e do Senac nas redes sociais seguirão à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. Os telefones 4005 1000 (Senac) e 3133 0360 (Sesc) também estão disponíveis.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça Federal restringe acesso e proíbe eventos para evitar contágio de coronavírus no RN

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) publicou portaria que restringe acesso do público externo à Central de Atendimento, às audiências e às perícias judiciais. Assinado pelo diretor do Foro, juiz federal Carlos Wagner Dias Ferreira, o documento define que o atendimento nas Varas ocorrerá apenas quando tiver autorização do Juiz da unidade ou do diretor de Secretaria.

Justiça Federal do RN — Foto: Divulgação/JFRN
Justiça Federal do RN — Foto: Divulgação/JFRN

As medidas visam reduzir os impactos do novo coronavírus, Covid-19, que provocou uma pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde definiu no último dia 11 de março.

Nas Subseções, o atendimento ao público externo será realizado exclusivamente por telefone, e-mail ou whattsap. Canais de comunicação externa também deverão ser disponibilizados pelas Varas e pela Secretaria Administrativa, de acordo com a Justiça Federal.

A portaria estabelece que, na recepção do prédio-sede ou das subseções, as pessoas e os advogados que apresentarem ou relatarem quadros sintomáticos ou sintomas respiratórios (coriza, tosse e/ou dificuldade respiratória, dores no corpo, febre, mialgia, cefaléia, prostração, batimento das asas nasais, entre outros) associados ao Covid-19 só poderão entrar nas dependências da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, se fizerem obrigatoriamente a assepsia com álcool em gel e utilizarem a máscara fornecida pelo setor.

"A partir de agora é obrigatório o uso de máscara de proteção e álcool em gel de servidores e colaboradores que trabalham nos serviços de limpeza, na Central de Atendimento ou Protocolo/Distribuição nas Subseções, na Central de Perícia ou que prestam serviço de vigilância armada e de agente de segurança. Os materiais serão fornecidos pela administração da Seção Judiciária", informou a JFRN.


A portaria da Direção do Foro define que as unidades jurisdicionais e administrativas devem estimular a prestação de serviço em teletrabalho para servidores e estagiários. Inclusive, os magistrados, servidores e estagiários maiores de 60 anos, gestantes ou com filho menor de 1 ano e portador de doença respiratória ou imunossupressora crônica poderá realizar atividade via teletrabalho.

Todos os eventos com o público externo estão proibidos na Seção Judicária, assim como vedada está a cessão do auditório da JFRN. O documento assinado pelo Diretor do Foro também suspende o funcionamento da Biblioteca.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN suspende aulas nas escolas públicas e privadas por causa do coronavírus


As aulas das redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte foram suspensas por tempo 15 dias, anunciou o Governo do Estado nesta terça-feira (17). A medida tem o objetivo de evitar contágio do novo coronavírus, o Covid-19, e vale a partir desta quarta-feira (18), segundo afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT) em vídeo publicado nas redes sociais.

Medida abrange cerca de 1 milhão de alunos no RN — Foto: Assecom/Governo do RN
Medida abrange cerca de 1 milhão de alunos no RN — Foto: Assecom/Governo do RN

Segundo a governadora, a iniciativa foi tomada após reunião com representantes dos municípios, do sindicato das empresas privadas, além de conselhos estaduais.

Logo após o anúncio, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, também informou a suspensão das aulas na rede municipal a partir da mesma data. No caso da capital, os 15 dias serão contados como antecipação das férias do meio do ano.

De acordo com o Secretário de Educação, Getúlio Marques, a medida abrange cerca 1 milhão de alunos, praticamente um terço da população estadual. São aproximadamente 220 mil da rede estadual, 600 mil da rede municipal e cerca de 170 mil da rede privada.

Segundo ele, a medida tem o objetivo de reduzir o deslocamento e a interação social dos alunos, para evitar contágio.

"No decorrer dessa semana, a Sesap e a Secretaria de Educação vão, juntas, promover um período de formação, planejamento e preparação dos estudantes e suas famílias para esse período de suspensão. Após esses 15 dias serão feitas avaliações periódicas para saber se o prazo será estendido ou não", informou o governo.


Até esta terça-feira (17), só há um caso de infecção pelo novo coronavírus diagnosticado no Rio Grande do Norte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ufersa suspende aulas nos cursos da graduação por causa do coronavírus

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) decidiu suspender as aulas presenciais dos cursos de graduação por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (17), segundo a assessoria de comunicação da instituição. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), durante a manhã, após recomendação do comitê criado na instituição para tratar do novo coronavírus (Covid-19).

Obras da Ufersa para o curso de Medicina começam em 2014 — Foto: Eduardo Mendonça
Obras da Ufersa para o curso de Medicina começam em 2014 — Foto: Eduardo Mendonça

De acordo com a instituição, as aulas de graduação estão suspensas e a decisão sobre as aulas de pós-graduação vão depender de cada programa, uma vez que não ocorre aglomeração de pessoas. As medidas visam conter o avanço do vírus que gerou um estado de pandemia, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme a instituição, ainda serão deliberadas medidas a respeito do trabalho dos servidores técnico-administrativos. Devem ser avaliadas opções como rodízio, ou teletrabalho, entre outros.

A Ufersa informou que não há casos suspeitos ou confirmados de pessoas da comunidade acadêmica infectadas com a doença.

A instituição segue o que outras universidades e instituições de ensino estão fazendo no estado. Na manhã desta terça (17), a UFRN suspendeu as aulas presenciais por tempo indeterminado. O IFRN também suspendeu as aulas a partir do meio-dia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

IFRN suspende aulas presenciais por causa do coronavírus

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) informou que vai suspender suas aulas presenciais a partir do meio-dia desta terça-feira (17) por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto durante a manhã, após nova atualização do cenário epidemiológico no estado, feita pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19.

IFRN Natal — Foto: Alberto Leandro/Arquivo Tribuna do Norte
IFRN Natal — Foto: Alberto Leandro/Arquivo Tribuna do Norte

De acordo com o instituto, o encaminhamento também leva em consideração o estado de comoção coletiva causado pela pandemia de coronavírus, declara pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março.

As atividades administrativas seguirão até o final do expediente desta terça-feira (17) para que haja estratégias de organização para continuidade das atividades de forma remota.

"Novas orientações quanto à manutenção dos serviços essenciais serão repassadas à comunidade acadêmica na próxima quinta-feira (19)", informou o Instituto em nota.

Nesta terça-feira (17), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também decidiu suspender as aulas presenciais para prevenção ao vírus, por tempo indeterminado.

O Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos e um confirmado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

UFRN suspende aulas presenciais por tempo indeterminado para conter avanço do coronavírus

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiu suspender todas as atividades acadêmicas por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17), como forma de tentar conter o avanço do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi informada pelo vice-reitor da instituição Henio Ferreira de Miranda durante entrevista na Rádio Universitária.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A medida acontece após alterações nos três poderes do Rio Grande do Norte e outras repartições públicas por causa do novo coronavírus. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já havia suspendido as aulas presenciais, no domingo (15) para evitar aglomerações.

Na segunda-feira (16), a UFRN havia publicado uma Portaria que autorizava que professores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes ou com doenças crônicas impeditivas ministrassem aula por ensino à distância. Os estudantes nestas mesmas condições também estavam inclusas na determinação. No entanto, as aulas que envolviam professores e alunos fora do grupo considerado de risco estavam mantidas.

O pronunciamento desta terça-feira (17) altera essa recomendação e informa que as aulas ficam suspensas. Ainda segundo a universidade, o trabalho administrativo não será interrompido por enquanto, mas esse quadro poderá mudar nos próximos dias a depender do comportamento da pandemia.


A UFRN montou o Comitê Covid-19 para monitorar a doença dentro da comunidade universitária. “Ficamos sob alerta e em contato constante com o Comitê para embasar nossas medidas. Hoje, nosso grupo de especialistas recomendou a suspensão e acatamos a orientação para preservar a saúde dos integrantes da UFRN”, explicou o reitor Daniel Diniz.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos de coronavírus, aponta Secretaria de Saúde

Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/APO Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos para o novo coronavírus - o Convid-19. O número foi atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (17) e representa um aumento em relação ao último boletim divulgado pela pasta na sexta-feira (13), quando havia 17 casos suspeitos no estado. Os dados são de até às 20h desta segunda-feira (16).

Ao todo, 58 casos foram notificados no Rio Grande do Norte, sendo que 24 já foram descartados e os 33 ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais. Apenas uma paciente foi confirmada para a doença no estado, no último dia 12, e já não tem mais sintomas, de acordo com as autoridades de saúde. A confirmação ocorreu um dia após a Organização Mundial da Saúde confirmar estado de pandemia (quando a doença abrange vários continentes ou todo o mundo).

Dos 33 suspeitos, 20 estão em Natal, cinco em Parnamirim, outros três em Mossoró, dois em Nísia Floresta, além de um caso em Tibau do Sul, em Ceará-Mirim e em Frutuoso Gomes. Há estrangeiros entre os atendidos no Rio Grande do Norte: um paraguaio, listado entre os suspeitos em Natal e um italiano notificado em Mossoró.


"Inferimos ainda que há concentração dos casos suspeitos pelo Novo Coronavírus na sétima região de saúde (região metropolitana) no município de Natal. Ressaltamos que diante da modificação dos critérios para notificação, é possível afirmar que as notificações no RN, e a nível nacional, tendem a aumentar significativamente, sendo a tendência de produção de dados e informação sobre estes casos ser cada vez mais dinâmica, com alteração frequente do cenário", informou a Sesap.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bispos do RN recomendam suspensão de procissões e que idosos assistam missas de casa para evitar coronavírus

Suspender procissões e outros eventos, evitar contato físico e mesmo o "abraço da paz" e aumentar as orações, e, aos idosos, assistir missas pela televisão ou outros meios de comunicação. Em uma nota assinada pelos três bispos do Rio Grande do Norte, a Igreja Católica Romana recomendou várias medidas aos fiéis e párocos para prevenir contágio do novo coronavírus, o Covid-19.

Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal, celebra missa na Catedral Metropolitana de Natal (arquivo) — Foto: Arquidiocese de Natal/Divulgação
Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal, celebra missa na Catedral Metropolitana de Natal (arquivo) — Foto: Arquidiocese de Natal/Divulgação

Os líderes maiores da igreja no estado se reuniram nesta segunda-feira (16) em Natal, para avaliar as medidas e consideraram que o momento não é de alarde, mas de cuidados especiais, "Em sintonia com as orientações das autoridades sanitárias do Estado e como medida de precaução".

"Vamos intensificar a promoção de momentos de oração e preces a Deus, de modo particular, em família e individualmente, para que nos livre deste e de muitos males que atentam contra a vida na sociedade", dizem na nota o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, e Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró.

Nas igrejas com grande afluência de fiéis aumente-se, quando possível, o número de celebrações para evitar aglomerações, orientando respeitar certa distância entre fiéis;
Durante as celebrações, evite-se o contato físico, sobretudo no Pai Nosso e no abraço da paz. A comunhão deve ser recebida na mão;
Não realizar procissões, encontros, assembleias, seminários e outros eventos, remarcando as atividades já previstas;
Na Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, a adoração da cruz seja feita sem o beijo
Oferecer álcool gel na entrada da igreja;
Os idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco para desenvolver formas graves da doença, podem acompanhar as celebrações da liturgia em suas casas, através dos meios de comunicação, até que seja superada a pandemia;
As igrejas devem estar abertas, limpas e bem ventiladas, para as celebrações e atividades religiosas;
Em relação ao Sacramento da Penitência, faz-se necessário ter os devidos cuidados com a proximidade do confessor e do penitente e, na medida do possível, em lugares abertos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Censo é adiado para 2021 por avanço do coronavírus

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (17) que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço do surto coronavírus. A estava programada para neste ano.

Segundo o IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta será realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

O concurso com 208 mil vagas anunciado para a realização do Censo foi suspenso. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados.

Recenseadores — Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias
Recenseadores — Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e tem abrangência nacional. Pesquisadores do órgão visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores – nível de estudo, trabalho, entre outras informações.

"A decisão (de adiar para 2021) leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional", informou o IBGE em comunicado.

De acordo com o órgão, suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. Em julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais.


O orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus, segundo o IBGE. "Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE", garantiu a instituição.

Pnad Contínua suspensa
Mais cedo, o IBGE informou a suspensão das visitas domiciliares para coleta de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Em nota, o IBGE informou que está estuda alternativas para manter a realização da pesquisa sem a necessidade de fazer visitas domiciliares.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: portaria torna isolamento compulsório e prevê punição por descumprimento

Resultado de imagem para Coronavírus: portaria torna isolamento compulsório e prevê punição por descumprimentoOs ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública definiram, nesta terça-feira (17), os critérios para situações de quarentena e isolamento compulsórios (obrigatórios). As regras já poderão ser usadas para enfrentar o novo coronavírus. O texto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça.

A portaria prevê que os cidadãos brasileiros devem se sujeitar ao cumprimento voluntário das seguintes medidas emergenciais previstas em lei:

isolamento;
quarentena;
realização de exames médicos e laboratoriais, vacinação e tratamentos específicos;
exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver;
restrição de entrada e saída do país por rodovias, portos e aeroportos;
requisição de bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, com indenização posterior.
O descumprimento dessas medidas, segundo as novas regras, "acarretará a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores".

O caso poderá ser enquadrado em dois artigos do Código Penal:

Art. 268: crime contra a saúde pública, com pena de detenção de um mês a um ano, e multa.
Art. 330: crime de desobediência, com pena de detenção de 15 dias a seis meses, e multa.
Segundo a portaria, a obrigação de isolamento, quarentena e tratamento médico só poderá ser definida por indicação de médico ou profissional de saúde.


Se a desobediência gerar custos ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Advocacia-Geral da União (AGU) poderá acionar o infrator em busca de ressarcimento aos cofres públicos. Servidores públicos que descumprirem as regras também poderão responder a processo disciplinar.

Força policial
A portaria dos ministérios da Saúde e da Justiça autoriza as equipes de saúde e vigilância sanitária a "solicitar o auxílio de força policial", caso haja recusa ou desobediência.

Neste caso, e dentro das medidas de prevenção à Covid-19, a autoridade policial poderá encaminhar o infrator à casa ou ao hospital, mesmo sem autorização judicial.

Se houver crime mais grave, ou acúmulo de crimes, e for preciso definir a prisão do infrator, a portaria recomenda que essa detenção aconteça em estabelecimento ou cela separada dos demais presos. Caberá à Justiça, neste caso, substituir a prisão por medidas alternativas.

Isolamento e quarentena
A portaria se baseia na Lei 13.979, sancionada no mês passado, que definiu os primeiros parâmetros para o controle da pandemia no Brasil.

Este texto permitiu, por exemplo, que brasileiros fossem trazidos de Wuhan, na China -- primeiro epicentro da doença.

A lei define, entre outras coisas, a diferença entre isolamento e quarentena. Segundo o texto:

isolamento: separação de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus; e
quarentena: restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Fiquem em casa': o desabafo da médica que tratou 1º paciente morto pelo novo coronavírus no Brasil

A infectologista Carla Guerra faz um apelo. "Estamos muito preocupados. Reforcem as medidas de proteção e se cuidem", diz em tom de desabafo, durante entrevista à BBC News Brasil, no início da tarde desta terça-feira (17).

Leito isolado do Hospital das Clínicas de São Paulo pode receber pacientes graves do coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo
Leito isolado do Hospital das Clínicas de São Paulo pode receber pacientes graves do coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo

O pedido é feito pela profissional após acompanhar por seis dias o caso do primeiro brasileiro que teve a morte confirmada em razão do novo coronavírus.

O paciente de 62 anos, que não teve a identidade divulgada, tinha diabetes e hipertensão. Ele começou a sentir os sintomas da Covid-19, doença causada pelo vírus, em 10 de março. O homem procurou atendimento médico, os sintomas pioraram e ele morreu dias depois.
Ele não tinha histórico recente de viagem ao exterior e não teve contato com nenhum paciente doente. Desta forma, o caso dele é considerado transmissão comunitária — quando não se sabe a origem do vírus.

O homem morava na capital paulista. São Paulo é o estado com mais registros do novo coronavírus no Brasil: até esta terça-feira eram 164 casos confirmados — em todo o país são 314.

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sancta Maggiore, no bairro do Paraíso. Na mesma unidade, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, há outras quatro mortes de idosos suspeitas de coronavírus — os exames ainda não foram concluídos.

"Apesar de não termos o resultado antes, considerávamos o caso dele suspeito para o novo coronavírus desde que ele deu entrada no hospital", explica Guerra, que acompanhou o paciente desde a entrada dele na unidade de saúde.
O homem era considerado caso suspeito para novo coronavírus por apresentar sintomas como febre alta, tosse e problemas respiratórios.



'Fiquem em casa'
Desde o primeiro atendimento, segundo Guerra, toda a equipe médica que acompanhou o paciente adotou os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) orientados pelo Ministério da Saúde: gorro, máscara N95, luvas, aventais descartáveis e óculos protetores.

Ele chegou com sintomas considerados leves. Mas logo se agravaram e foi encaminhado para a UTI.

As doenças que ele já possuía colaboraram para agravar o estado de saúde e levá-lo à morte. Os parentes dele, ao menos até o momento, não apresentaram sintomas do novo coronavírus, porém serão monitorados.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo orientou que o enterro do paciente seja com caixão lacrado. O velório será com restrição para poucas pessoas, apenas as mais próximas.


O corpo não foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para evitar que mais pessoas possam ser expostas ao vírus. Ele será encaminhado diretamente do hospital para o cemitério.


Após a morte e diante das outras quatro mortes suspeitas de relação com o novo coronavírus, Guerra faz um alerta. "A única forma de se prevenir dessa epidemia é que todo mundo fique em casa. É importante permanecer em casa, sem nenhum encontro social", desabafa a infectologista. "Peçam para as empresas fazerem home office. Poupem os idosos de exposições", declara.
Diante da pandemia, diversos países têm orientado que as pessoas evitem aglomeração, adotem hábitos de higiene para evitar a propagação do vírus e recorram ao distanciamento social, para que se mantenham a cerca de dois metros de distância entre si.

Nesta terça, a Prefeitura de São Paulo declarou estado de emergência na cidade — o decreto permite que a prefeitura tome atitudes emergenciais, como cancelar alvarás de eventos já concedidos, comprar suprimentos a preços diferentes, entre outras medidas.

No Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel decretou estado de emergência nesta segunda-feira (16) e recomendou o fechamento de lojas de shoppings, clubes e academias. Os outros Estados brasileiros também adotaram medidas semelhantes para contenção do novo coronavírus.

Para evitar a propagação do vírus, Guerra orienta que as pessoas devem seguir medidas de higienização: lavar as mãos com frequências, usar álcool em gel e evitar aglomerações.

"É preciso reforçar as medidas de proteção pessoal neste momento. Se todo mundo ficar doente ao mesmo tempo, não teremos serviço de saúde para atender à demanda", afirma.

fonte: G1
Leia Mais ››

SP registra a primeira morte pelo novo coronavírus no Brasil

O estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo informou o governo estadual nesta terça-feira (17).

A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele morava na cidade de São Paulo e tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata que não é uma doença, mas uma condição comum em homens mais velhos e que pode causar infecções urinárias.

Segundo o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus no estado de São Paulo, a vítima teve os primeiros sintomas da doença no dia 10 de março, sendo internada quatro dias depois, dia 14, e falecendo às 16h03 desta segunda-feira (16).

“Infelizmente o ocorrido foi o primeiro óbito aqui. Um homem morador de São Paulo internado num hospital privado e o diagnóstico de coronavírus foi feito também por um laboratório privado. Ele veio a óbito ontem 16h03 e não tem histórico. Fomos informados oficialmente hoje às 10h. Existem quatro outros óbitos neste mesmo serviço particular que estão sendo investigados. Assim que tivermos informações sendo ou não coronavírus vamos informá-los”, afirmou David Uip.

O secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, informou que o homem não tinha histórico de viagens ao exterior e está sendo tratado como caso de transmissão comunitária do vírus.

"Temos que repensar cada vez mais as medidas de prevenção, principalmente por se tratar de um óbito comunitário", declarou o secretário.

Autoridades anunciam primeira morte causada por coronavírus no estado de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo
Autoridades anunciam primeira morte causada por coronavírus no estado de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta manhã, no momento em que a morte foi anunciada pelo governo de São Paulo, havia 314 casos da doença causada pelo vírus em todo o Brasil, confirmados pelas secretarias de Saúde dos estados. Boletim do Ministério da Saúde desta segunda-feira (11) confirmava 234 casos.

A Secretária Estadual de Saúde afirma que 164 casos da doença em São Paulo já foram confirmados até esta terça-feira (17). Pelo menos 156 pacientes infectados pelo Covid-19 estão na capital paulista e os demais em oito municípios da Grande São Paulo.

Revisão de protocolos
Para o infectologista David Uip, a morte desse primeiro paciente está levando as autoridades paulistas a rever os entendimentos sobre os períodos de evolução da doença nos pacientes graves.

“Foi uma evolução rápida, da internação ao óbito. O caso desse paciente está fazendo a gente entender como se comporta a doença. Nós imaginávamos que o período de encubação da doença era de até 14 dias, mas a média está sendo de 6 a 8 dias até a doença se manifestar. Vamos inclusive sugerir ao Ministério da Saúde que diminua o tempo de quarentena de até 14 dias para dez”, disse Davi Uip.

O governo de São Paulo também investiga se outras quatro mortes também foram provocadas pela doença. As outras vítimas, inclusive o primeiro paciente morto por coronavírus, estavam internados na mesma rede hospitalar, no entanto, não foi informado se estavam no mesmo hospital dessa rede.

Doações de sangue
Ao informar sobre a primeira morte de paciente como coronavírus, o governo do estado de São Paulo fez um alerta e um pedido à população da cidade de São Paulo para que façam doações de sangue pois, segundo o coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, os bancos da capital estão "praticamente vazios".

"Eu preciso dar um informe, que preciso de muito apoio de vocês: os nossos bancos de sangue estão praticamente sem sangue. O banco de sangue que tem mais sangue, tem sangue hoje para praticamente uma uma semana", declarou.

O governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar "de quatro a cinco meses". No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos (leia mais abaixo), não devem ser aplicadas durante todo este período.

Estado de emergência na cidade de SP
Nesta terça-feira, foi publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo decreto de estado de emergência, que permitirá à Prefeitura requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com pagamento posterior de indenização justa.

Isso significa dizer que a Prefeitura poderá, por exemplo, exigir dos fabricantes de álcool em gel que vendam o produto à administração pública a “preço justo”, em caso de falta. O decreto de emergência também autoriza a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência.

Foram impostas, ainda, uma série de medidas para restrição da circulação de pessoas na capital paulista e no estado. As aulas nas escolas municipais e estaduais estão sendo suspensas, de forma gradual, desde o início da semana e devem ser totalmente interrompidas até sexta-feira (20). A suspensão também ocorre em escolas particulares e universidades.

Estação do Metrô Pinheiros, em São Paulo, vazia na manhã desta terça-feira (17) em meio a medidas do governo do estado e da prefeitura da capital para reduzir a circulação de pessoas  — Foto: Laís Modelli/G1
Estação do Metrô Pinheiros, em São Paulo, vazia na manhã desta terça-feira (17) em meio a medidas do governo do estado e da prefeitura da capital para reduzir a circulação de pessoas — Foto: Laís Modelli/G1

O governo estadual determinou o cancelamento de eventos públicos estaduais, independentemente do número de pessoas. A Prefeitura de São Paulo deverá suspender o alvará para grandes eventos, que já estão sendo cancelados e adiados.

Funcionários públicos com mais de 60 anos, com exceção dos que atuam nas áreas de Segurança e Saúde, irão trabalhar de casa. A Prefeitura de São Paulo recomendou que os idosos, acima de 60 anos, evitem usar o transporte público para evitar o risco de contaminação e proliferação da doença.
As medidas mudaram o cenário da cidade de São Paulo, que tinha poucos carros e pedestres nesta segunda e na terça-feira. Às 8h desta terça, as ruas da cidade estavam vazias e o índice de lentidão estava bem abaixo da média. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 7h havia 7 quilômetros de congestionamento na cidade, quando a média varia entre 25 e 39 quilômetros.

Reavaliação de testes laboratoriais
Ainda na segunda-feira, o governo estadual informou que "vai avaliar" a nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os casos suspeitos do novo coronavírus sejam submetidos a exames laboratoriais. A afirmação foi feita pelo secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.

Na sexta-feira (13) o governo de São Paulo havia anunciado que somente pacientes internados seriam submetidos ao teste laboratorial na rede pública e que o diagnóstico clínico seria adotado para outros casos suspeitos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

OMS recomenda não usar ibuprofeno para tratar Covid-19

Resultado de imagem para ibuprofenoA Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, nesta terça-feira (17), que as pessoas não usem ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

"Em casos suspeitos, recomendamos paracetamol, e não ibuprofeno", declarou um dos porta-vozes da organização, Christian Lindmeier. A orientação serve para casos em que a ingestão dos medicamentos é feita sem orientação médica.

A recomendação da entidade veio depois que o ministro da Saúde francês alertou, no sábado (14), contra o uso da substância, que é encontrada em anti-inflamatórios. Especialistas ouvidos pelo G1 também não aconselharam o remédio para tratar a Covid-19.

As orientações foram feitas depois da publicação de uma pesquisa, na semana passada, sugerindo que pacientes com diabetes e hipertensão que eram tratados com ibuprofeno tinham mais riscos de desenvolver quadros severos da doença.


Para o infectologista Celso Granato, professor da Unifesp e diretor clínico do grupo Fleury, em São Paulo, a evidência mostrada na pesquisa não é forte, mas, mesmo assim, significa que precisa haver cuidado.

"A orientação que nós temos é: procure não usar ibuprofeno. Existem vários outros anti-inflamatórios, antitérmicos - por exemplo, paracetamol - que têm o mesmo efeito e não têm evidência de que têm esse problema", lembrou Granato.
Além do ibuprofeno, os especialistas também não recomendam o uso de aspirina e corticoides.

Posicionamento do ministério
Antes da declaração da OMS, na segunda-feira (16), o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, foi questionado sobre o uso do ibuprofeno durante coletiva de imprensa. A pergunta, entretanto, não foi feita especificamente sobre o uso do medicamento para o combate à Covid-19.

O secretário respondeu que "não há necessidade, não há comprovação que justifique a recomendação para que os pacientes substituam o uso do ibuprofeno. Não existe, podem continuar usando", afirmou.

Depois da declaração da OMS, o ministério informou na tarde de terça que vai fazer uma nova revisão bibliográfica e divulgar uma nota técnica sobre o uso do ibuprofeno.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro volta a falar em 'histeria' e diz que ações de governadores sobre isolamento prejudicam a economia

O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar, em entrevista nesta terça-feira (17) para a rádio Tupi, que vê “histeria” em relação ao novo coronavírus e criticou medidas para evitar aglomerações adotadas por governadores para conter o avanço do vírus no país. Para Bolsonaro, as medidas “vão prejudicar muito a economia”.

Bolsonaro deu as declarações no dia em que fez o segundo teste para ver se foi infectado pelo coronavírus - o primeiro exame, segundo o presidente, teve resultado negativo.

Nesta terça, o Brasil passou dos 300 casos de pessoas com Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) e o país registrou a primeira morte de pessoa infectada, conforme informou o governo de São Paulo.

Mesmo com recomendações de afastamento social devido ao coronavírus, Bolsonaro cumprimentou apoiadores em manifestação no domingo (15) — Foto: Reuters/Adriano Machado
Mesmo com recomendações de afastamento social devido ao coronavírus, Bolsonaro cumprimentou apoiadores em manifestação no domingo (15) — Foto: Reuters/Adriano Machado

Na entrevista, Bolsonaro foi questionado sobre a economia do país. Segundo ele, a economia “estava indo bem”, porém a pandemia do novo coronavírus provocou “uma certa histeria”.

“Olha, a economia estava indo bem, fizemos algumas reformas, os números bem demonstravam taxa de juros lá embaixo, o risco, a confiança no Brasil, a questão de risco Brasil também. Então, estava indo bem. Esse vírus trouxe uma certa histeria”, disse.

Sem citar nomes, Bolsonaro criticou medidas de restrição de circulação de pessoas, adotadas pelos estados. Governadores de diferentes estados suspenderam aulas, recomendaram cancelamento de atividades em cinemas e teatros. O Rio, por exemplo, determinou a redução de 50% da frota e ônibus, barcas, trens e metrô.

Bolsonaro afirmou que o transporte público em cidades como Rio e São Paulo está “lotado”.

“A vida continua, não tem que ter histeria. Não é porque tem uma aglomeração de pessoas aqui ou acolá esporadicamente. Tem que ser atacado exatamente isso, tirar a histeria”, argumentou.
Bolsonaro também criticou o fechamento, por tempo indeterminado, da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Segundo a feira, a ação cumpriu “determinação do prefeito Marcello Crivella, que decidiu abranger a determinação de não aglomeração para todos equipamentos culturais da Prefeitura do Rio de Janeiro”.

“Agora, prejudica, eu vi, não sei se é verdade, que a nossa feira dos nordestinos está proibida de funcionar. Eu não sei, isso é uma histeria. Porque o cara não vai na feira do nordestino, ele vai na esquina ali comer um churrasquinho de gato, ou vai em um outro local qualquer e vai se juntar. Cara não vai ficar em casa. Então, essa histeria leva a um baque da economia. Alguns comerciantes acabam tendo problemas”, reclamou Bolsonaro.

O presidente voltou a mostrar discordância com a suspensão de partidas de futebol, adotada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e por algumas federações estaduais, a exemplo do que já ocorreu com ligas europeias.

Para o presidente, sem os jogos, alguns trabalhadores ficarão sem fonte renda, o que terá impacto na saúde dos mesmos, que ficarão mais propensos a complicações pela Covid-19.

Questionado se o Brasil está preparado para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro afirmou que o Brasil teria de encarar a situação, mas considera errado o que classifica como “histeria”.

“O que está acontecendo. Nós íamos passar por isso. Começou na China, foi para outros países da Europa e iríamos passa por isso. Agora, o que está errado é a histeria, como se fosse o fim do mundo”, declarou.

De acordo com Bolsonaro, o país “estará livre” do novo coronavírus no momento em que “um certo número de pessoas forem infectados e criarem anticorpos”, o que serviria de “barreira para não infectar quem não foi infectado ainda”.

Segundo o presidente, o avanço da pandemia precisa ser diluído para que as pessoas sejam infectadas ao longo de seis a oito meses.

“Como está vindo, ela tem que ser diluída, em vez de uma parte da população ser infectada em um período de dois, três meses, e vai ser, que seja entre seis, sete, oito meses”, disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››