segunda-feira, fevereiro 13, 2023

Suspeito de chefiar organização criminosa em Porto Alegre é preso em academia no RN, diz polícia

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta segunda-feira (13), um homem suspeito de envolvimento em homicídios e apontado como chefe de uma organização criminosa em Porto Alegre. Wagner Wilian Domingues da Cruz, o "Vavá", estava em uma academia no Rio Grande Norte e foi surpreendido por agentes à paisana. Veja vídeo acima.


Wagner Willian Domingues da Cruz, o Vavá, foi preso em academia no RN — Foto: Reprodução


Wagner foi preso temporariamente por suspeita de participação no assassinato de Adair Machado Rocha, ocorrido em novembro de 2022, no bairro Coronel Aparício Borges, em Porto Alegre. A advogada do homem, Luana Pontes Hubner, afirma que o cliente "não retornou para a Capital em nenhum momento". Segundo a defesa, o suspeito vivia no RN desde agosto, quando recebeu liberdade.


De acordo com a delegada Isadora Galian, que coordenou a ação, desde sexta (10) os agentes trabalhavam para localizar Wagner. Ele recebeu a voz de prisão enquanto treinava em um dos equipamentos da academia, no município de Parnamirim, a 12 km de distância de Natal. O homem não ofereceu resistência.


"Acho que não existia necessidade de filmar e fazer o sensacionalismo, porque ele estava na academia", defende a advogada.


Ainda não há confirmação se o preso será transferido para o Rio Grande do Sul ou se permanecerá no Rio Grande do Norte.


Histórico de violência

Conforme a polícia, Wagner possui uma extensa lista de antecedentes criminais. Ele responde a processos por homicídio doloso, tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica, receptação e porte ilegal de arma.


"Salienta-se que 'Vavá', investigado de alta periculosidade, retornou do sistema penitenciário federal em agosto de 2022. Após a sua soltura, Porto Alegre foi palco de uma nova guerra de facções criminosas, vitimando mais de 40 pessoas em apenas um mês. Em um dos casos, a vítima foi torturada, esquartejada e teve seu corpo cortado com os dizeres 'Vavá'", destaca o comunicado enviado pela Polícia Civil.


O homem também possui relação com conflitos armados ocorridos nos últimos anos na Vila Maria da Conceição. Entre 2016 e 2017, a região registrou diversos homicídios, em sua maioria envolvendo a disputa por pontos de tráfico.


Em 2020, Wagner estava na lista de apenados gaúchos que foram transferidos para penitenciárias federais. Ele ficou preso em Porto Velho, em Roraima.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem 657 casos notificados de dengue em 2023, diz Sesap

O Rio Grande do Norte teve um total de 657 casos de dengue notificados no estado entre janeiro e o dia 5 de fevereiro deste ano.


Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental — Foto: Getty Images


O dado está no Informe Epidemiológico de Arboviroses, que foi divulgado nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).


Do casos notificados, 78 casos foram confirmados e há ainda 597 casos considerados prováveis. Outros 60 casos foram descartados e nenhum óbito confirmado - duas mortes estão sendo investigadas.


Segundo a Sesap, a incidência apresentada foi de 16,77 casos prováveis por 100 mil habitantes.


Chikungunya

Foram notificados nesse mesmo período 274 casos de chikungunya, sendo confirmados 18 casos e outros 256 casos considerados prováveis. Foram descartados também 13 casos e não houve nenhum óbito confirmado.



Segundo o boletim da Sesap, a incidência foi de 7,20 casos prováveis por 100 mil habitantes.


Zika

O boletim apontou ainda que foram notificados 62 casos da zika, sendo confirmado 1 caso e tendo outros 59 casos considerados prováveis, 3 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 1,66 casos prováveis por 100.000 habitantes.


Prevenção

A Sesap reforça a importância de se reforçar os cuidados de prevenção, já que o RN se encontra no período de sazonalidade das arboviroses, compreendido entre os meses de novembro e maio, caracterizado por altas temperaturas e chuvas, o que tende a favorecer a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.


Entre esses cuidados, estão:


Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;

Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;

Não coloquem lixo em terrenos baldios;

Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;

Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;

Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;

Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;

Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água


Fonte: g1

Leia Mais ››

Americanas diz a sindicatos que não fará demissão em massa até março

A Americanas se comprometeu a não fazer demissões em massa até a data da apresentação do plano de recuperação, marcada para 20 de março, de acordo com o Sindicato dos Comerciários do Rio. Advogados da varejista, representantes dos trabalhadores e membros do Ministério do Trabalho realizaram, na sexta-feira, uma rodada de negociações, mediada pela Procuradoria Geral do Trabalho.



A Americanas tem cerca de 40 mil empregados e gera perto de 60 mil empregos indiretos. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 27 de março, às 14 horas, para a discussão dos impactos do plano de recuperação judicial.


"Os representantes da empresa informaram que não haverá dispensa em massa até a data da apresentação do plano de recuperação, agendado para o dia 20 de março. Apenas as rescisões ordinárias ocorrerão, por exemplo, por caducidade contratual, justa causa, pedidos de demissão e desligamentos pontuais", afirmou Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio e dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros (CTB).


A Americanas, por sua vez, destacou a reunião realizada na quarta-feira (8), quando o acordo começou a ser costurado, na presença do Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Geral do Trabalho e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes dos trabalhadores e da varejista.


"Mais uma vez a Companhia informou que não iniciou nenhum processo de demissão em massa de funcionários e segue seu curso normal de operações. A Americanas também renovou seu compromisso de manter relacionamento próximo com os sindicatos e um diálogo produtivo e recorrente sobre questões trabalhistas, mesmo em situações não relacionadas ao processo de Recuperação Judicial", disse a varejista em nota.


Como parte das negociações da varejista com os trabalhadores, todas as dispensas feitas pela empresa serão realizadas mediante homologação nos sindicatos. "As homologações feitas no sindicato, de forma presencial ou telepresencial, garantem aos trabalhadores o cumprimento dos seus direitos por parte da empresa", afirma o sindicalista.


O sindicato, as centrais e as confederações concordaram também em realizar todas as homologações gratuitamente. E solicitaram ainda que a empresa informe os casos de sindicatos que se recusem a prestar assistência aos trabalhadores nas rescisões ou em que o trabalhador não tenha interesse em realizar o ato homologatório.


"O Sindicato dos Comerciários do Rio está com o departamento jurídico de plantão para orientar e realizar as homologações, sem custo. Também ficou acertado que seremos comunicados previamente sobre o funcionário que não desejar efetuar sua rescisão no sindicato. Neste caso, a empresa ficará liberada para proceder o trâmite no seu próprio âmbito", disse Ayer.


Fonte: Estadão Conteudo

Leia Mais ››

Professores da rede municipal de Mossoró definem greve para o fim de fevereiro; entenda

Professores da rede municipal de ensino de Mossoró realizaram uma assembleia nesta segunda-feira (13), que definiu a realização de uma greve por parte dos educadores. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró (Sindiserpum), a greve deve iniciar a partir do dia 23 de fevereiro.


Registro do ato realizado pelos professores


O Sindiserpum cobra uma audiência para discutir a pauta da categoria, protocolada desde dezembro do ano passado, e também a adoção do Piso Nacional do Magistério, anunciado pelo Ministério da Educação em 14,95%.


No fim da assembleia, os educadores caminharam até o Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo mossoroense, e reforçaram a necessidade da abertura de diálogo com o sindicato para discutir as reivindicações. Ali, eles também reforçaram as razões da greve.  


“É no mínimo uma falta de respeito para com os professores este silêncio do prefeito em agendar uma audiência para discutir as pautas apresentadas. Já faz mais de 40 dias que o ofício foi protocolado e até agora nenhuma sinalização. Isso não é aceitável e empurrou a categoria pela deflagração da greve”. Comenta a presidente do Sindiserpum, Eliete Vieira.


Através de nota, a Prefeitura de Mossoró informou que a gestão está à disposição para dialogar com os professores, através das secretarias de Educação, Administração, Finanças, Orçamento e Planejamento e Controladoria. A gestão também listou o que classifica como avanços para os educadores, como mais de 1 mil progressões de carreira, a liberação de educadores para capacitação e o investimento de R$ 147 milhões em educação no ano passado, com recursos próprios.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Menino de 12 anos mata amigo acidentalmente com arma do padrasto em Natal


Um menino de 12 anos matou acidentalmente o amigo de 14 anos com arma do padrasto, brincando de roleta russa, em uma residência no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal. A fatalidade ocorreu nesse domingo (12), e a Polícia Civil investiga o caso.


De acordo com a polícia, a natureza da morte foi acidental e sem indício de crime. Segundo a corporação, os dois jovens estavam brincando de roleta russa quando a arma disparou de repente. Uma pessoa, que também estava na casa, escutou o tiro e socorreu a vítima, levando-a para o Hospital Clóvis Sarinho, onde ele acabou morrendo.


O corpo da criança foi recolhido ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), para os procedimentos periciais.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Pela primeira vez, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados no início da noite de domingo (12), mostram que pela primeira vez, em 24 horas, o Brasil não registra mortes causadas pela covid-19. Segundo o Conass, no período de 24 horas foram registrados 298 novos casos de covid-19. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários da doença.


Rovena Rosa/Agência Brasil
Desde o início da pandemia, foram 697.674 óbitos


Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram registrados 36.932.830 casos da doença, com 697.674 óbitos. As taxas de incidência e de mortalidade, referentes a casa 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de covid-19 e 332 óbitos.


Vacinação


No início do mês, o Ministério da Saúde divulgou o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação, inclusive da covid-19. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a doença na população com maior risco de desenvolver formas graves da covid-19, como idosos acima de 60 anos de idade e pessoas com deficiência.


Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas.


As etapas, de acordo com o ministério, foram organizadas de acordo com os estoques de doses existentes, as novas encomendas realizadas pela pasta e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes de vacinas.


Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ››

Campanha busca aumentar estoque de sangue para o Carnaval no RN

O Hemonorte, localizado na zona Leste de Natal, sedia nesta terça-feira (14), das 7h às 18h, o Dia D da campanha “Minha atitude faz a diferença”. O objetivo é colaborar com a doação de sangue e aumentar os estoques para o Carnaval, que vem enfrentando  dificuldades com o baixo número de voluntários nas vésperas do feriado. 


Para participar do Dia D, basta se dirigir ao Hemonorte portando documento de identificação com foto e atender aos critérios para doação


A iniciativa está sendo organizada pela  Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte  (Coopanest/RN). Segundo a entidade, anestesistas, colaboradores e o público em geral  poderão participar da campanha, uma vez que o carnaval é uma das festas populares que mais exigem esforço no estoque para atender os hospitais do Estado. 


O  presidente da Coopanest/RN, Vinicius Luz,  reforça que a ideia da campanha é convocar todos e não apenas os profissionais da área de anestesia. “Precisamos despertar essa reflexão sobre a importância da doação que salva vidas”, complementou. 


Seja um voluntário 


Para participar do Dia D, basta se dirigir ao Hemonorte portando documento de identificação com foto, como a Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira Profissional, emitida pela classe, e fazer a doação. 


Além disso, o voluntário deve estar saudável; ter entre 16 a 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50 kg; estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.  Caso queira realizar a doação após o almoço, é preciso aguardar 2 horas e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. 


Para os voluntários menores de idade, a doação exige consentimento formal do responsável legal.  Confira outras regras para ser um doador de sangue no Hemonorte nesta página. 

Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Policiais penais cobram pagamento de diárias operacionais em frente à Governadoria

O Sindicato de Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN) se reuniu em frente à Governadoria, na manhã desta segunda-feira (13), para protestar contra o atraso do pagamento de diárias operacionais. Um grupo de agentes se reuniu às 10h dentro do Centro Administrativo do Estado e se dirigiu para audiência com o titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Helton Edi Xavier. 


Foto: Matteus Fernande


A presidente do sindicato,  Vilma Batista, afirma que os pagamentos das diárias operacionais estão atrasados desde o mês  de dezembro. O objetivo do ato desta segunda é receber uma definição sobre os pagamentos. 


"Hoje a categoria só sai daqui com uma resposta de quando vai receber as diárias operacionais de dezembro. Se o governo não der uma resposta, nós iremos propor e a categoria vai definir nas próximas ações que iremos paralisar o sistema prisional", disse Vilma Batista.


Além do titular da Seap, a categoria pretende ter uma reunião com o secretário chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

"Mau-caratismo" diz Lagartixa ao anunciar rompimento com Sargento Gonçalves, seu aliado nas Eleições 2022

O ex-policial militar e deputado estadual eleito, mas não diplomado, Wendell Lagartixa, anunciou nesta segunda-feira (13) rompimento com o deputado federal diplomado Sargento Gonçalves (PL). Os dois já haviam se desentendido. Na noite do último sábado, Lagartixa chegou a publicar no seu perfil do Instagram uma conversa de oito minutos que teve com o Sargento, onde se mostrou indignado por não estar ciente sobre os projetos do mandato de “Lagartão” na Câmara Federal, em Brasília. O vídeo foi apagado na sequência.


Wendel Lagartixa e Gonçalves foram aliados nas Eleições 2022


Em nova postagem nesta segunda-feira, o ex-policial militar explicou que o motivo do rompimento foi o "mau-caratismo" de Gonçalves como político, "(pois) tenho certeza absoluta que senhor vai ter a mesma desenvoltura que os políticos do Rio Grande do Norte, na sua maioria", disparou. 


De acordo com Lagartixa, "eu nunca gostei de covardia com ninguém. Essa semana eu disse para ele (Sargento Gonçalves) no carro: 'eu não confiava em você. Confiei em você porque o sargento Ferro disse que você é era um homem'. Eu sempre tive as minhas desconfianças e o meu coração sempre teve um pé atrás (em relação) ao senhor. Não compactuou com tudo o que o senhor está fazendo, não só comigo, mas com os seus amigos", finalizou.


Diplomação


O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, determinou a exclusão de Wendel Lagartixa do rol dos eleitos, impedindo assim a diplomação do deputado estadual mais votado do Rio Grande do Norte.


Lewandowski considerou uma outra decisão do qual ele próprio indeferiu a candidatura de Wendel Lagartixa por uma condenação por crime hediondo. O candidato já havia sido sentenciado por posse de munição de uso restrito.


Nas eleições do dia 2 de outubro, Wendel Lagartixa foi o mais votado para  ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa, com mais de 88 mil votos.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

RN tem aumento de quase 1.000% no número de raios no início de 2023; veja como se proteger

O Rio Grande do Norte teve um aumento de 987,5% na quantidade de raios que caíram nos primeiros 37 dias do ano em comparação com o mesmo período de 2021.


Raios aumentaram no RN — Foto: Divulgação/Cosern


Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern.


Segundo o centro, houve a queda registrada de 15.258 raios neste período em território potiguar. Nesse mesmo período em 2021 - que foi semelhante por ser um período mais seco, assim como em 2023 - foram registrados 1.403 raios. O aumento na incidência neste ano é de 10 vezes a mais.


De acordo com a Cosern, as regiões com os maiores números de ocorrências são o Alto Oeste e Seridó. (Veja dicas de como se proteger na queda de um raio mais abaixo).



As descargas atmosféricas são fenômenos naturais, normalmente ligados às chuvas, e geralmente precedidos de trovões. Em anos mais chuvosos, são contabilizados volumes maiores de incidência de raios.


Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o RN contabilizou 424.733 raios em 2022. O Brasil encerrou o ano de 2022 com um número recorde de registro de queda de raios: 190 milhões.


Neste início de ano, as quedas de raios causaram 392 interrupções no fornecimento de energia elétrica e danificaram aproximadamente 400 equipamentos do sistema.


“Monitoramos, de maneira ininterrupta, a questão climática em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nossas equipes são treinadas para atuar no menor intervalo de tempo possível quando há interrupção no fornecimento de energia provocado pela queda de um raio, priorizando sempre a segurança da equipe e da população”, ressalta Osvaldo Tavares, superintendente técnico da Neoenergia Cosern.

Como se proteger

Durante as chuvas mais intensas, com trovões e ventos fortes, redobre a atenção dentro e fora de casa;

Evite locais abertos como campos de futebol, descampados, praias, praças e estacionamentos;

Não se aproxime de estruturas como marquises e coberturas de estacionamento metálicas, cercas com arames, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e estruturas condutoras da descarga elétrica;

Evite tomar banho de chuva;

Abrigue-se em ambiente fechado (casas, comércios, indústrias, veículo, trem ou metrô);

Não se abrigue embaixo de árvores, pontes metálicas, quiosques, antenas de telefonia; não fique perto de tratores, cercas de alarme e dentro de contêineres;

Não solte pipas próximo à fiação ou jogue objetos na rede elétrica;

Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;

Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.

Fonte: g1

Leia Mais ››

RN investiga segundo caso suspeito de febre amarela em primata no estado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) comunicou nesta segunda-feira (13) que investiga mais um caso de febre amarela em um primata no estado.


Foto ilustrativa do sagui-de-tufo-branco, animal coletado em Natal que teve resultado sugesitvo para febre amarela — Foto: Ananda Porto / TG


O animal em questão é um sagui de tufo branco, de nome científico callithrix jacchus, que morreu em Natal no dia 8 de dezembro.


A Sesap foi comunicada pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) sobre o resultado sugestivo de febre amarela no sagui.


Esse é o segundo caso suspeito em primatas no estado neste ano. Em 18 de janeiro, um outro animal, proveniente do município de Espírito Santo, na Região Agreste do RN, apresentou o mesmo resultado sugestivo (veja detalhes mais abaixo).



O sagui encontrado em Natal pertencia ao Núcleo de Primatologia da UFRN. Diante do exame sugestivo, o caso foi comunicado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal para que as ações investigativas e preventivas sejam tomadas.


Os outros animais do grupo permanecem saudáveis, informou a Sesap.


Os primatas não são transmissores da doença e caso a população encontre um animal doente é importante notificar. A doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados.


“Considerando que os primatas são animais sentinelas para a febre amarela, entendemos que este evento, requer um intenso movimento para viabilizar o aumento das coberturas vacinais, além de antecipadamente se adotar as medidas preventivas, independente dos resultados laboratoriais”, disse Cíntia Higashi, bióloga no Núcleo de Endemias e Zoonoses da Sesap.

Vacinação

A Sesap informou que deve intensificar a cobertura vacinal, iniciando nas áreas rurais e silvestres e, prioritariamente, nos locais próximos de ocorrência dos casos suspeitos em animais.


No Rio Grande do Norte, a vacina da febre amarela está implantada desde abril de 2022, para toda a população de 9 meses a 59 anos de idade, exceto para aqueles em situação com condições de imunização especial.

Para ampliar a cobertura vacinal e reduzir a possibilidade da ocorrência de casos em humanos, a Sesap recomenda que a vacinação aconteça de forma seletiva, sendo vacinados todos aqueles que não receberam a dose da vacina contra a febre amarela anteriormente.



Indivíduos sem comprovação da vacinação são considerados não vacinados, devendo por sua vez receber sua dose da vacina contra a febre amarela.


Na sexta-feira (10), aconteceu uma reunião entre a Sesap, SMS Natal e Ministério da Saúde para acompanhamento do caso encontrado e organização das medidas a serem tomadas por cada instituição.


Outro caso

O outro animal com resultado sugestivo para febre amarela no RN foi encontrado em Espírito Santo, na Região Agreste. O resultado sugestivo saiu no dia 18 de janeiro.


O caso ainda é considerado em investigação pelo Ministério da Saúde e aguarda sequenciamento genético para conclusão.

As equipes de vigilância seguem com a investigação ecoepidemiológica que nos resultados preliminares não encontrou indícios de transmissão para outros animais ou pessoas na área.


Uma equipe composta pela Vigilância Epidemiológica, Imunização, Entomologia e Controle Vetorial do nível central e I URSAP da Sesap já realizou visitas técnicas e orientou as equipes da vigilância em saúde e atenção primária do município, além de acompanhar a vacinação, especialmente na área de ocorrência do caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Detetives' de golpes: como trabalham mulheres que desmascararam golpistas por conta própria

Já imaginou ser abordada pela pessoa dos seus sonhos, nutrir uma relação virtual por meses e, ao final, sair disso com trauma psicológico e prejuízo financeiro (que pode chegar a quase R$ 1 milhão)? É o que vivem as vítimas do golpe do amor.


Dinheiro — Foto: LG Rodrigues / G1


Ele funciona assim: uma pessoa (ou quadrilha) se passa pelo homem perfeito, ilude as vítimas e começa a extorqui-las com histórias mentirosas.


Com boletins de ocorrência que muitas vezes não dão em nada e vítimas que preferem não levar os casos à polícia, pessoas comuns começaram a investigar, por conta própria, esses golpistas.


São as investigadoras e os investigadores de esquemas e fraudes que usam a internet para seguir o rastro deixado pelas quadrilhas especializadas em crimes online.


Uma dessas investigadoras é Glauce Lima, que investiga apenas os scammers do amor. Eles roubam fotos e vídeos de uma pessoa – geralmente americanos ou canadenses –, montam um perfil em sites de relacionamento ou no Instagram, abordam mulheres, iniciam uma relação à distância e passam a pedir dinheiro para as mais diversas situações.


Segundo a Glauce, 90% desses perfis são montados por nigerianos. A chamada "máfia nigeriana" atua no mundo inteiro, com laranjas nos países onde dão os golpes. São esses laranjas que abrem e movimentam as contas bancárias para as quais as vítimas fazem as transferências.


Ela tem contato com vários policiais e militares do Brasil e dos Estados Unidos e já desmascarou um monte de golpistas. A Glauce hoje tem um instituto para ajudar vítimas desses esquemas com advogados e psicólogos gratuitamente.



Como tudo começou

Em 2011, uma amiga dela, alemã, foi vítima de um golpe: era a primeira vez que a Glauce tinha contado com o golpe do amor. Para arrancar dinheiro da vítima, o golpista (que dizia ser um engenheiro americano trabalhando em uma obra milionária) inventava histórias cada vez mais absurdas:


Na primeira vez que, ainda "muito envergonhado", ele pediu um "empréstimo" a ela, disse que iria receber máquinas, mas o cartão estava com problema. E, se não pagasse naquele dia, iria perder não só as escavadeiras, mas também a obra. Ela mandou.

Depois, disse que o filho ficou doente e ele precisava de dinheiro emprestado para pagar o hospital. Dessa vez, ela também mandou.

Um mês depois, ele precisou fazer uma cirurgia de estômago. Ela, de novo, mandou.

Depois, disse que estava trabalhando em uma plataforma de petróleo, seu barco tinha sido invadido por piratas que queriam matar ele e sua única saída era, mais uma vez, recorrer a ela. Mais uma remessa enviada.

"São absurdos assim. Mas, infelizmente, a pessoa acaba se apaixonando e acaba caindo", conta Glauce.

Para chegar até a prisão deste golpista específico, ela passou por 4 etapas. Veja a seguir:


Passo 1: a pesquisa


A partir dessa história, ela começou a pesquisar sobre esse tipo de golpe.


"Eu comecei a fuçar em grupos, Google, fazer pesquisas, né? E encontrei alguns grupos americanos. Eu entrei nesses grupos e lá eles tinham material muito grande sobre os golpes. Fiquei nesses grupos um bom tempo e, por meio deles, descobri alguns scammers e alguns grupos desses scammers", conta.

Passo 2: a infiltração

"Aí eu montei esse perfil de um nigeriano e entrei nesses grupos para saber como eles trabalhavam, ver a dinâmica de quem era quem. Eu adicionava aquelas pessoas que eu sabia que realmente eram scammers, acabava ficando no círculo e amizade deles e sabendo tudo que eles postavam sobre os golpes", narra.

Um parênteses: no meio do caminho, a desativação de perfis falsos

Depois de ter montado todo o esquema dos golpistas, foi a vez de passar para o outro lado. Ela criou um perfil falso no mesmo aplicativo de relacionamento que a amiga alemã tinha feito. Em questão de poucas horas, ela foi abordada por um suposto soldado americano com o mesmo perfil que os scammers costumavam usar.


Ela 'deu corda' e pedia sempre fotos e vídeos. Munida desse material, encontrou o perfil do pai do soldado da foto, contou a história a ele e pediu que ele a pusesse em contato com o filho. Em um ano, ela derrubou mais de 1,6 mil perfis falsos desse soldado no Facebook.



Passo 3: a emboscada

Gleice passou anos monitorando as atividades dos golpistas e estava em três grupos diferentes onde as quadrilhas se organizavam. Então, ela sugeriu que a amiga continuasse falando com o golpista, mesmo depois da perda financeira e do abalo emocional, para tentar rastreá-lo.


"Minha amiga já tinha confrontado que a foto que ele estava usando, aquele nome a localidade onde ele dizia que estava não eram reais porque nós localizamos a pessoa verdadeira. Então, ele acabou se revelando pra ela, falou que era nigeriano, mandou fotos dele e estava até fazendo chamada de vídeo, ensinando ela falar inglês."

Ele estava muito confiante na paixão dela e no romance dos dois. Para manter a conversa e ganhar mais ainda a confiança dele, a alemã continuava mandando algumas das coisas que ele pedia.


Passo 4: a prisão

A essa altura, elas já tinham várias informações sobre ele: nome, idade, cidade onde morava e até o endereço da agência de correio onde ele retirava os 'presentinhos'.


Glauce mandava de 30 a 40 e-mails por dia para polícia da Nigéria, com um verdadeiro dossiê do golpista, mas era ignorada. Então, ela resolveu apostar tudo.


"No meio de 2017, fui pra Alemanha, montei o processo e mandei pra eles. Eles me responderam no mesmo dia e, na semana seguinte, nós conseguimos prender o rapaz", conta.


Não foi passe de mágica.


A polícia nigeriana pediu a ela para montar um pacote com mimos, como se fosse enviar para ele. Mas orientou que ela enviasse a uma agência específica e avisasse o golpista quando a encomenda chegasse. A polícia rastreou o pacote e monitorou a agência. Quando ele foi retirar, foi preso na hora.


Apesar da prisão, a vítima não conseguiu reaver o dinheiro perdido.


Outros perfis

"No Brasil, a vítima que perdeu mais dinheiro entre as que me procuraram foi lesada em R$ 890 mil", conta Glauce.

Ela recebe muitas pessoas em seu Instituto. As mulheres são maioria e geralmente a procuram quando o estrago já foi feito.


Os golpistas costumam usar alguns roteiros:


É militar, está em missão de paz e precisa de dinheiro pra se manter;

É empresário, fechou um negócio incrível, mas precisa de uma quantia emprestada;

É médico e está em uma missão num país remoto;

É engenheiro e está trabalhando em uma plataforma de petróleo;

Achou um tesouro e vai mandar para a pessoa, mas precisa que ela pague uma taxa de alfândega;

Vai enviar um presente para a pessoa, e também precisa da taxa da alfândega.

Também existe o "golpe da novinha", que acontece, geralmente, com homens. De acordo com o delegado Alessandro Barreto, os golpistas, também por aplicativo ou Instagram, costumam pedir fotos íntimas. E, depois, ameaçam as vítimas. Eles também podem pedir dinheiro e presentes.



Como agir?

Se você está conversando com alguém que conheceu em aplicativo, Facebook ou Instagram e tenha um comportamento como o que foi narrado aqui, busque a polícia e faça um boletim de ocorrência. "Isso ajuda a mostrar que tem algo errado e para onde eles precisam olhar", diz Glauce.


Fraudadores da Nigéria faturam R$ 250 milhões

Em dezembro de 2020, reportagem do Fantástico mostrou um grupo de fraudadores da Nigéria que chegou a faturar R$ 250 milhões com golpes.


Em São Paulo, mais de 100 suspeitos ligados a essa rede internacional de golpistas foram presos naquele mês.


Os golpes são aplicados sempre de forma virtual; não existe o contato físico com o criminoso. É tudo fake: a quadrilha cria um personagem com uma história completa, com fotos de eventos em família, viagens, trabalho, passaporte, endereço. O único objetivo de tudo isso é atrair e conquistar a vitima de uma tal forma que ela faça qualquer coisa para manter um relacionamento amoroso. Confira na reportagem abaixo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motorista é preso e indiciado por capotamento de carro em SP que deixou quatro mortos e três feridos na Avenida Guarapiranga

O motorista do carro que capotou na Avenida Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo na manhã de domingo (12), foi preso e indiciado por homicídio na condução de veículo automotor. Quatro pessoas morreram e outras três ficaram feridas.


Capotamento na Avenida Guarapiranga, no Parque São Luis, Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo


Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as sete vítimas estavam dentro do veículo e tinham acabado de sair de uma festa a poucos metros do local do acidente.


Capotamento na Avenida Guarapiranga, no Parque São Luis, Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo


Em depoimento, o indiciado, um homem de 42 anos, preferiu permanecer em silêncio. O caso foi registrado pelo 11º Distrito Policial.


À polícia, uma das testemunhas contou que as vítimas teriam decidido continuar a festa em sua casa e, por ser próximo, ele foi a pé, enquanto os demais aceitaram a carona do indiciado.


Após entrarem no carro, o motorista perdeu o controle do veículo. Ainda de acordo com o relato, o condutor tinha ingerido bebida alcóolica.


Uma vítima de 17 anos também foi ouvida pela polícia e confirmou a versão apresentada pela testemunha.


Fonte: g1

Leia Mais ››

FAB prorroga para até 6 de maio liberação de voos privados para saída de garimpeiros da Terra Yanomami


A Força Aérea Brasileira (FAB) prorrogou, nesta segunda-feira (13), a liberação dos corredores aéreos para saída voluntária de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami para até o dia 6 de maio. A decisão libera voos privados para buscar os garimpeiros.


O prazo encerraria nesta segunda-feira (6) e a Força Aérea não informou o motivo do adiamento. Agora, a medida vale até 1h (horário de Brasilia) do dia 6 de maio.


Os voos privados estão liberados desde segunda-feira (6) como maneira de garantir uma saída ordenada dos garimpeiros ilegais. Antes disso, o presidente Lula (PT) determinou o controle do espaço aéreo na região, como forma de combater o garimpo ilegal e impedir chegada de equipamentos ilegais e garimpeiros.



Desde então, os invasores tentam deixar a região e até chegaram a reclamar do alto preço dos voos clandestinos para sair do local. O frete aéreo é o modo mais caro para se acessar os garimpos instalados na floresta. Os garimpeiros comentam que atualmente os voos clandestinos custam R$ 15 mil por pessoa - antes, custavam R$ 11 mil.


Além do meio aéreo, os garimpeiros podem sair do território pelos rios. No último sábado (11), o governo federal liberou o acesso pelos rios para que barqueiros retirem os invasores.


Antes da autorização, a Polícia Federal e o Ibama abordavam todas as embarcações e prendiam os equipamentos, o barco e as pessoas. Agora, algumas embarcações estão autorizadas a seguir viagem.


Estão autorizados os barcos que estão apenas com o piloteiro e o proeiro, sem carga e que estejam subindo ou descendo o rio para buscar garimpeiros e outras pessoas.


Situação Yanomami

A Terra Yanomami tem mais de 10 milhões de hectares distribuídos entre os estados de Amazonas e Roraima, onde fica a sua maior parte. São cerca de 30 mil mil indígenas vivendo na região, incluindo os isolados, em 371 comunidades.



A presença do garimpo, principalmente nos últimos quatro anos, na gestão de Jair Bolsonaro, provocou a disseminação de doenças, levando a um cenário de crise humanitária.


Por isso, a região está em emergência de saúde desde 20 de janeiro e inicialmente por 90 dias, conforme decisão do governo Lula. Órgãos federais auxiliam no atendimento aos indígenas.


O Ministério da Saúde afirma que a gestão de Bolsonaro (PL) não cumpriu solicitações para atender os indígenas doentes nas comunidades e estima que 570 crianças morreram de causas evitáveis nos últimos quatro anos.


Fiscais do Ibama, agentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Força Nacional de Segurança Pública estão no território desde o dia 7 de fevereiro para combater o avanço do garimpo ilegal na TI.


A operação ocorre com foco na destruição de toda estrutura usada pelos garimpeiros e para interromper o envio de suprimentos para o garimpo e o possível escoamento do minério extraído ilegalmente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mortes no terremoto na Turquia e na Síria passam dos 35 mil; ONU diz que buscas podem estar chegando ao fim


O número de vítimas fatais do violento terremoto de 6 de fevereiro na Turquia e na Síria chegou a 35.225, de acordo com os dados oficiais atualizados nesta segunda-feira (13).


O terremoto de 7,8 graus de magnitude provocou 31.643 mortes no sul da Turquia, informou a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD). As autoridades sírias registraram 3.581 mortos na Síria.


Também nesta segunda-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse que, a partir de agora, a tendência é que a busca por sobreviventes esteja chegando ao fim. Agora, disse a ONU, o foco deve ser voltar a garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados.



Ainda assim, nesta madrugada uma menina de quatro anos e uma mulher foram resgatadas com vida após uma semana debaixo dos escombros.


Fase mais lenta de resgate

Os esforços de resgate entraram em uma fase mais lenta, e as populações dos dois países têm discutido quem são os culpados pela falta de trabalhadores especializados nesse tipo de tarefa.


A Justiça da Turquia afirmou que está iniciando processos judiciais contra 130 pessoas que, supostamente, participaram de incorporações de imóveis que foram construídos com má qualidade e de forma ilegal, sem observar as regras de engenharia que os tornariam mais resistentes a tremores de terra.



A Turquia tem códigos de construção que atendem aos padrões atuais de engenharia sísmica, mas esses raramente são aplicados. Essa é uma das razões por que milhares de prédios caíram de lado ou desabaram sobre os residentes.

O ministro da Justiça do país, Bekir Bozdag, disse que três pessoas já foram presas enquanto aguardam julgamento, sete foram detidas e outras sete foram impedidas de deixar o país.


Bozdag prometeu punir qualquer um dos responsáveis, e os promotores começaram a coletar amostras de edifícios para testar os materiais usados nas construções. Os terremotos foram fortes, mas vítimas, especialistas e pessoas em toda a Turquia estão culpando a má construção por multiplicar a devastação.


Fonte: g1

Leia Mais ››