segunda-feira, janeiro 16, 2012

Daniel é expulso do "BBB12" após "comportamento inadequado"

Reprodução
Última imagem de Daniel (direita) dentro da casa. Ele descansa após malhar na academia (16/1/12)
Última imagem de Daniel (direita) dentro da casa. Ele descansa após malhar na academia (16/1/12)


O modelo Daniel Echaniz, de 31 anos, foi expulso do "Big Brother Brasil 12". A Globo enviou um comunicado na noite desta segunda-feira (16), mesmo dia em que investigadores da polícia foram ao Projac (centro de produção da Globo, localizada na zona oeste do Rio) apurar a suspeita de ter havido um estupro após a festa do último sábado.

No documento a emissora afirma que Daniel foi eliminado "devido a um grave comportamento inadequado". "Após rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã, a notícia foi comunicada ao ex-brother", continua o comunicado.

O afastamento do participante foi anunciado ao público por Pedro Bial durante a edição do programa desta segunda, mas ele não falou sobre a expulsão com os brothers.

Após a festa regada a álcool no último sábado, Daniel e Monique foram para um quarto, trocaram beijos e carícias sob o edredom. Nas câmeras do pay-per-view também foi possível ver Daniel fazendo movimentos que sugerem um ato sexual entre os dois, enquanto a gaúcha Monique parecia desacordada. Divulgado na internet na manhã de domingo (15), o vídeo gerou polêmica imediata e foi retirado do site da emissora e de outros sites de vídeo por ordem da Globo.

Ainda no domingo, Monique revelou a uma participante que foi chamada pela produção ao confessionário para esclarecer o que houve na madrugada anterior. "Eu sei que não fiz, mas começo a pirar... Será que eu fiz? Será que não? Estou muito mal com isso", desabafou  a sister. Mais tarde, Daniel tentou tranquilizá-la. "Não teve momento de sacanagem nossa juntos. Nos beijamos no quarto e nos agarramos no edredom com a cabeça para fora."

Primeiros sinais da eliminação
Na tarde desta segunda, Monique voltou a ser chamada o confessionário em que ficou por quase três horas. Em uma gravação que circula na internet e seria da sister conversando com a produção, Monique diz que lembra apenas de ter dado um beijo e trocado carícias com o Daniel, sentido "tesão" e, depois, ter pedido "para, chega, chega".

Após este episódio, Daniel não foi mais visto dentro da casa. Pouco tempo após o retorno da gaúcha, alguns participantes retiraram seus pertences do quarto Floresta, o mesmo onde Daniel e Monique dormiam.

Boninho, diretor do programa, disse ao colunista Alberto Pereira Jr., não ter considerado o caso um estupro, já que não era possível confirmar nem ao menos que os dois fizeram sexo e acrescentou que a acusação é racista.

Para Aparecida Echaniz, mãe do BBB Daniel, acusar alguém de estupro é criminoso. "A própria Monique falou que foi tudo consensual. Quando foram perguntados no ar, pelo Bial, os mesmos confirmaram que ficaram juntos", argumentou.

Já a assessoria de Monique postou no Twitter, na tarde desta segunda-feira, um comunicado em que diz que a sister falará sobre o episódio quando sair do programa. O comunicado foi divulgado em reação às declarações do empresário do BBB Daniel, que declarou, " ela geme dormindo?".

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

BBB: ministra pede ‘providências’ ao MP do Rio

A ministra Iriny Lopes (Política para as Mulheres) enviou um ofício ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. Na peça, remetida na tarde desta segunda (16), pede que sejam adotadas as “providências cabíveis” para esclarecer a suspeita de estupro no BBB 12.

O caso surgiu na madrugada de domingo. Cenas levadas à web açularam a suspeita de que Daniel, um dos participantes do reality show da TV Globo, teria mantido relações sexuais não-consentidas com outra personagem do programa, Monique.

No vídeo, Monique parece estar desacordada. Só Daniel se movimenta sob o edredom. Em nota divulgada na página eletrônica da Secretaria de Políticas para as Mulheres, pasta que pende do organograma da Presidênca, informa-se o porquê do pedido da ministra.

Atribuiu-se a providência a solicitações externas: “O ofício foi elaborado com base em demandas encaminhadas por cidadãs de várias cidades brasileiras à Ouvidoria da Secretaria de Políticas para Mulheres, pedindo providências.”

O texto não informa a origem dos pedidos. Tampouco menciona a quantidade. Anota que a secretaria “tomou conhecimento de que a Polícia Civil do Rio já se mobilizou em torno do caso”.

De fato, a polícia abriu nesta segunda um inquérito. Vai-se apurar a suspeita de abuso sexual. Monique foi chamada pela produção do BBB a um recinto batizado de “confessionário”. Inquirida, disse não se lembrar de ter mantido relações sexuais com Daniel.

O áudio da inquirição de Monique vazou na rede. Não é possível ouvir as perguntas. Mas as respostas soam claras. Quem ouve conclui: se houve sexo, não foi consentido. “Só se ele foi muito mau caráter de ter feito comigo dormindo”, diz ela a certa altura.

.


Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Big Brother da África do Sul também teve acusação de estupro

Reprodução
Ofunneka e Richard chegaram à final do programa na África do Sul


A polêmica envolvendo o participante Daniel na 12ª edição do Big Brother Brasil não é exclusividade da edição nacional do reality show. Em 2007, um integrante do programa na África do Sul também foi acusado de estuprar uma estudante que participava da atração.
Na edição sul-africana, Richard Bezuidenhout, de 24 anos, abusou sexualmente da assistente médica Ofunneka Molokwu, de 29. O caso, semelhante com o de Daniel, aconteceu durante uma festa organizada pela produção do programa. Depois de ingerir altas doses de álcool, Ofunneka deitou-se e desmaiou.
O estudante da Tanzânia sentou-se ao seu lado e passou a violentá-la com as mãos. Depois da reprovação de outros participantes do programa, Richard foi para outro canto da festa. A produção entrou em cena, prestou cuidados médicos à participante e exibição do programa ao vivo foi cortada.

Assim como na edição brasileira, quando Daniel teria supostamente violentado a participante Monique enquanto ela estava bêbada, os atos de Richard provocaram a ira de alguns fãs do programa. À época, muitas pessoas exigiam que o estudante respondesse legalmente por seus atos.
No entanto, os dois seguiram no programa até o final. Após votação popular, Richard ganhou o BB da África do Sul e faturou o grande prêmio -- Ofunneka ficou em segundo. Após o fim do programa, a participantes concedeu uma entrevista ao TVSA, site especializado em conteúdo televisivo do país, em comentou a polêmica.
Ofunneka afirmou que, mesmo após ver o vídeo, não “soube dizer” se foi realmente abusada sexualmente. “Eu bebi, exagerei e desmaiei. Não posso dizer com certeza o que aconteceu. Eu não sei realmente a verdade”, disse.
Apesar disso, ela preferiu não acusar diretamente seu companheiro de programa. “A primeira pessoa que eu tenho que culpar sou eu mesma por ter bebido mais do que o esperado. Quanto às outras pessoas [...] Eu não sei quem culpar ou o que dizer”, completou.
Após a polêmica envolvendo os dois participantes, o responsável pelo programa foi demitido. Apesar disso, nenhuma outra ação legal foi tomada em relação ao caso.
A África do Sul é o país com o mais alto índice de estupros no mundo, sendo que frequentemente bebês, crianças e adolescentes são vítimas. De acordo com números de grupos de ajuda e organizações locais, a estimativa é de que o país registre um caso de estupro a cada 26 segundos.
As organizações acreditam que muitos casos não são denunciados porque as vítimas têm medo de se pronunciar ou são convencidas de que são culpadas pelo que aconteceu.
O caso do Big Brother sul-africano pode ilustrar esse cenário. Questionada sobre o que aconteceu no programa, Ofunneka afirmou que “as pessoas vêem as coisas de forma diferentes. Portanto, não sei o que as pessoas podem estar pensando, elas inclusive podem estar contra mim. Eu simplesmente me fechei para o que qualquer pessoa diz a respeito [do que aconteceu]”, completou.
Edição brasileira
O caso envolvendo os dois participantes brasileiros aconteceu na madrugada de sábado para domingo (15/01). As cenas, exibidas pelo sistema pay per view do programa, mostram Monique deitada imóvel ao lado de Daniel, enquanto o carioca faz movimentos suspeitos coberto por um edredom.
No dia seguinte, a direção do programa disse ter conversado com os participantes e negou que tenha acontecido um estupro. A edição do programa exibida no último domingo ignorou a polêmica e tratou a relação dos participantes como um simples caso.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

"Só se ele foi muito mau caráter de ter feito sexo comigo dormindo", diz Monique

Reprodução
Com semblante sério, Monique volta do confessionário e conversa com Renata (16/1/11)
Com semblante sério, Monique volta do confessionário e conversa com Renata (16/1/11)


Após ser chamada ao confessionário para prestar esclarecimento sobre a suspeita de estupro cometida por Daniel dentro do "BBB12" no último domingo (15) e ficar aproximadamente três horas sem aparecer nas imagens do pay-per-view, a gaúcha Monique retornou para a casa. O áudio do canal que transmite o dia a dia dos participantes no reality estava cortado, mas era possível ver a sister conversando com Renata no quarto floresta.

Assim que Monique retornou ao convívio com os participantes, os brothers, que estavam descontraídos no lado externo dirigiram-se para a sede. Alguns participantes foram ao quarto floresta e tiraram roupas da gaveta.

Em seguida, eles reuniram-se na sala. Nas imagens foi possível ver apenas 15 participantes. Apenas Daniel não estava presente.

Segundo a colunista Patricia Kogut, o participante foi expulso do programa.

Entenda o caso

Após a festa que aconteceu no último sábado, Daniel e Monique foram para o quarto floresta e trocaram beijos e carícias sob o edredom. O vídeo do casal levantou uma polêmica sobre uma suspeita de um estupro, já que Monique estaria desacordada.

Boninho, diretor do programa, disse ao colunista Alberto Pereira Jr., não ter considerado o caso um estupro, já que não era possível confirmar nem ao menos que os dois fizeram sexo e acrescentou que a acusação é racista.

Monique foi chamada no confessionário para checar a história, onde disse que não sexo com Daniel, mas depois, em conversa com outros brothers, disse estar preocupada com o que fez.

Para Aparecida Echaniz, mãe do BBB Daniel, acusar alguém de estupro é criminoso. "A própria Monique falou que foi tudo consensual. Quando foram perguntados no ar, pelo Bial, os mesmos confirmaram que ficaram juntos", argumentou.

Já a assessoria de Monique postou no Twitter, na tarde desta segunda-feira, um comunicado em que diz que a sister falará sobre o episódio quando sair do programa e que o empresário do BBB Daniel foi irônico ao declarar " ela geme dormindo?".

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Polícia manda investigadores ao Projac para apurar suspeita de estupro no "BBB12"

Reprodução/TV Globo
Daniel e Monique descansam no chão da sala depois do café (15/1/12)
Daniel e Monique descansam no chão da sala depois do café (15/1/12)


Segundo o inspetor Paulo Villas Boas, chefe de investigação da 32ª DP (Taquara), neste momento há uma equipe de investigadores no Projac, na zona oeste carioca, para apurar a suspeita de estupro acontecido durante uma festa do “BBB12”, na madrugada de sábado para domingo (15). “Alguns investigadores da 32ª já estão no Projac para apurar o que aconteceu de fato. A Monique tem que ser ouvida. E o Daniel também. E provavelmente isso vai acontecer lá dentro mesmo”, contou Paulo, que não informou quem prestou a queixa para eles darem entrada na investigação do caso.

Paulo acrescentou que a Polícia Civil só tomou conhecimento do fato nesta segunda-feira (16), através da imprensa. “Abrimos hoje uma investigação para apurar se houve ou não o possível estupro. Vale lembrar que o estupro de uma pessoa maior só existe se não houve o consentimento dela. Então é uma situação muito complicada, que precisa ser investigada”, afirmou ele.

Em um áudio que circula pela internet, Monique disse, no confessionário, que lembra apenas de ter dado um beijo e trocado carícias com o Daniel, sentido tesão e, depois, ter pedido "para, chega, chega".

Entenda o caso

Após a festa que aconteceu no último sábado, Daniel e Monique foram para o quarto floresta e trocaram beijos e carícias sob o edredom. O vídeo do casal levantou uma polêmica sobre uma suspeita de um estupro, já que Monique estaria desacordada.

Boninho, diretor do programa, disse ao colunista Alberto Pereira Jr., não ter considerado o caso um estupro, já que não era possível confirmar nem ao menos que os dois fizeram sexo e acrescentou que a acusação é racista.

Monique foi chamada no confessionário para checar a história, onde disse que não sexo com Daniel, mas depois, em conversa com outros brothers, disse estar preocupada com o que fez.

Para Aparecida Echaniz, mãe do BBB Daniel, acusar alguém de estupro é criminoso. "A própria Monique falou que foi tudo consensual. Quando foram perguntados no ar, pelo Bial, os mesmos confirmaram que ficaram juntos", argumentou.

Já a assessoria de Monique postou no Twitter, na tarde desta segunda-feira, um comunicado em que diz que a sister falará sobre o episódio quando sair do programa e que o empresário do BBB Daniel foi irônico ao declarar " ela geme dormindo?".

Leia abaixo a íntegra do comunicado divulgado pela assessoria de Monique:


Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Sonda espacial pode ter caído no Brasil, dizem agências russas

Reportagem no canal de TV Vesti mostra que a sonda teria caído em Goiás
Reportagem no canal de TV Vesti mostra que a sonda teria caído em Goiás


O Estado de Goiás seria o “ponto médio" da zona de queda dos destroços de sonda russa que reentrou na atmosfera terrestre neste domingo (15), afirmam agências de notícias russas. Dados anteriores diziam que a sonda teria caído perto do litoral do Chile.

Segundo o Daily Mail, oficiais russos admitiram não ter indicações reais de onde caíram os destroços da Fobos-Grunt, que fracassou em sua missão de chegar a Marte após dois meses presa na órbita terrestre.

O ministério da Defesa russa havia afirmado que os destroços caíram a cerca de 1.250 quilômetros da ilha Wellington, na costa sul do Chile, mas a estimativa foi feita a partir de cálculos.

Em matéria do canal Vesti, o vice-chefe da agência espacial da Rússia, Anatoly Shilov, disse que dados de agência indicam que o artefato se separou em algum lugar sobre o Brasil. A agência RIA Novosti citou experts em balística que informaram que a sonda caiu em uma região próxima ao atlântico, com Goiás no centro da região.

A nave que pesa 14 toneladas e custou 165 milhões de dólares e mais tóxicas que já caíram na Terra, ainda que a agência espacial russa tenha dito que a maior parte do veículo tenha se incinerando na entrada da atmosfera.

TV russa fala de queda de sonda no Brasil

  • Áudio em russo


Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Porco abandona "família" e corre para mamar em vaca de sítio no interior de São Paulo

José Bonato/UOL
Porquinho Chupão mama direto em tetas da vaca Caneta em sítio de São Carlos (SP)
Porquinho Chupão mama direto em tetas da vaca Caneta em sítio de São Carlos (SP)


Um porquinho criado num sítio de São Carlos (232 km de São Paulo) descobriu uma maneira de levar vantagem sobre seus 11 irmãos na disputa diária por leite e surpreendeu o proprietário, José Magalhães Fernandes, 71.

Chupão, como o animal foi batizado, se alimenta, além do leite da mãe, de um reforço extra que “rouba” diretamente das tetas de uma vaca da propriedade. Fernandes disse que vinha notando a queda na produção de leite da vaca Caneta, mas sem imaginar qual era a causa.

“Até que um dia vi que o porquinho, quando estava preso, ficava bastante agitado com a vaca por perto. Aí liguei as coisas”, disse o sitiante.

Não foi diferente nesta quinta-feira (12), durante visita da reportagem do UOL ao sítio. Chupão, ao ser liberado com os irmãos de um cercado para pastar e fuçar na lama, disparou em direção à vaca. Caneta permanece calma enquanto o porco se alimenta. “Em todos esses anos, nunca nada parecido”, afirmou Fernandes.

Mas a façanha do porquinho que mama na vaca não mudou em nada o senso comercial do dono do sítio. O bicho só não virou um assado no último Natal porque a procura por leitões foi baixa. O sitiante vende a carne de porco a R$ 12 o quilo.

Fernandes complementa a aposentadoria com a carne e o leite produzidos em sua propriedade. Ele afirmou que só uma vez ficou chateado ao se desfazer de um de seus animais. Era uma vaca idosa, que precisou vender no Paraná antes de se mudar para São Carlos, há cinco anos. “Doeu muito ter que vendê-la para o abate.”

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

INSS libera consulta a benefício com reajuste na quarta

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar, na próxima quarta-feira (18), a consulta ao extrato com os valores das aposentadorias reajustadas, que começam a ser pagas no dia 25.

Segundo o Ministério da Previdência, a consulta estará disponível pelo site do instituto.

Também é possível checar os valores diretamente na agência do INSS responsável pelo pagamento mensal do segurado.

A consulta ainda poderá ser feita direto no banco em que o benefício é pago, dois dias antes do depósito.

Para quem ganha o piso previdenciário, o pagamento começa no dia 25. Para estes segurados, o benefício subirá de R$ 545 para R$ 622 -alta de 14,13%.

Os aposentados que ganham mais de um salário mínimo começam a receber no dia 1º de fevereiro e terão reajuste de 6,08%-só com a correção da inflação.

Com o reajuste de 6,08% para quem ganha mais que o mínimo, o aposentado que recebia uma aposentadoria de R$ 1.000 passará a receber R$ 1.060,80.

Além disso, o teto do INSS também será reajustado com 6,08%. O valor máximo das aposentadorias passa dos atuais R$ 3.691,74 para R$ 3.916,20.

PROPORCIONAL

O aumento para os benefícios acima de um salário mínimo será proporcional para quem começou a receber uma aposentadoria, auxílio ou pensão a partir de fevereiro do ano passado. No caso de quem começou a receber em fevereiro de 2011, por exemplo, o aumento será de 5,09%.

CONFIRA O REAJUSTE
De acordo com o mês de concessão do benefício

Até janeiro de 2011 -- 6,08%
Fevereiro -- 5,09%
Março -- 4,53%
Abril -- 3,84%
Maio -- 3,1%
Junho -- 2,52%
Julho -- 2,29%
Agosto -- 2,29%
Setembro -- 1,86%
Outubro -- 1,41%
Novembro -- 1,08%

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Gravidez de quadrigêmeos pode ser uma farsa

Jorge Araújo/Folhapress
A professora Maria Verônica Vieira, 25, que afirma estar grávida de quadrigêmeos
A professora Maria Verônica Vieira, 25, que afirma estar grávida de quadrigêmeos


A mulher de vestido longo que passou as últimas semanas dando entrevistas e posando para fotos exibindo a barriga que, segundo ela, abriga quatro bebês, pode não estar grávida.

Uma reportagem do programa "Domingo Espetacular", da TV Record, contestou a gravidez de Maria Verônica Santos, 25 anos, de Taubaté (interior de São Paulo). Segundo o obstetra, Wilson Vieira de Souza, o resultado de um exame ultrassom feito por Verônica em 30 de agosto aponta que ela não estaria grávida.

"Eu nunca fiz atendimento de pré-natal de gravidez na paciente Maria Verônica", disse o médico ao repórter. "Nesse ultrassom não constava gravidez", afirmou.

Ainda segundo o obstetra, se a paciente engravidasse após sua consulta, hoje ela estaria com uma gestação de 16 semanas, e não 35 semanas, como ela afirmou em entrevistas nas últimas semanas.

Procurada nesta manhã pela reportagem, Maria Verônica não atendeu à ligação. Um homem que se identificou como sendo seu marido informou que ela não falaria com ninguém, que a partir de agora o contato será feito apenas pelo advogado da família.

De acordo com ele, a mulher estaria negociando uma contraprova em outro programa de televisão. Questionado se o parto estaria confirmado para depois do dia 20 de janeiro, ele afirmou que o parto ainda não tem data e recusou-se a informar o local da cesárea. "Vocês ficarão sabendo", limitou-se a dizer, desligando o telefone.

O marido de Verônica afirma ter feito vasectomia logo após o nascimento do primeiro filho do casal. "Não quis falar porque eu confio nela", disse o marido que só agora comentou sobre a mulher não ter feito qualquer tratamento para engravidar, em entrevista à TV Record.

Segundo o advogado Marco Antônio Leite, a mulher está grávida e o parto está confirmado para depois do dia 20. "É o que está agendado pelo ginecologista dela, só se tiver alguma complicação", disse.

Ele não soube informar o nome do médico que está cuidando de sua cliente. "Posso dizer que não é o que passou na entrevista ontem", declarou.

Sobre o exame apresentado na reportagem da TV Record, comprovando que Verônica não estaria grávida, o advogado confirmou ter lido o documento pela reportagem, entretanto disse desconhecer a origem dele.

"Consta o nome dela, mas não sabemos de onde veio, não sabemos a fonte", afirmou. A reportagem sugeriu ao advogado que Maria Verônica mostrasse a barriga comprovando que ela é real, mas ele disse tratar-se de uma privacidade da cliente e que isso será conversado entre eles ainda hoje.

"Isso aí tudo começou quando quiseram forçar para ela mostrar a barriga", criticou o advogado sobre o assédio da imprensa no caso.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Acidente com vítima fatal na BR 405 em Apodi/RN


A motocicleta da vítima fatal: Honda CG 125 Titan, Placa: MYU 2611 de cor vermelha ano 1996.



Apodi - Por volta das 10:30hs da manhã de hoje (16), a central de operações da polícia militar na responsabilidade do Soldado Jakson recebeu uma ligação através do 190 dando conta de um acidente de trânsito com vítima fatal na BR 405 mais precisamente na comunidade de melancias, zona rural de nossa cidade, de imediato foi deslocado uma Guarnição da Rádio Patrulha composta pelos soldados Dantas e Anystônio para o local que confirmaram o fato. Morreu no local a pessoa de João Bosco de Albuquerque, 34 anos, natural de Apodi e residente no sítio Veado, o mesmo conduzia uma motocicleta que colidiu de frente com um automóvel que se deslocava em sentido oposto. O condutro do carro se trata do senhor Tadeu Pascoal de Figueiredo, 63 anos, natural de Luis Gomes/RN e residente na cidade de Pau dos Ferros, o mesmo permaneceu no local até a chegada das autoridades competentes para apurar o caso.




Vítima: João Bosco de Albuquerque, 34 anos, natural de Apodi/RN (Não estava de capacete no momento da colisão)




Segundo informações de populares a vítima tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu de frente com o  carro, o condutor do veículo foi conduzido até a sede da 2ªCia/2ºBPM onde realizou o teste do bafômetro o qual deu negativo para presente de álcool no sangue. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e realizou a perícia do local do acidente, logo após o ITEP removeu o corpo para a cidade de Mossoró/RN.




Abaixo a foto do carro envolvido no acidente: Subaru Forester LX ano 2009 prata, Placa: NNJ 8925




Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

ProUni tem meio milhão de inscritos para disputar 195 mil bolsas de estudo

Até o meio-dia de hoje (16), o Programa Universidade para Todos (ProUni) recebeu inscrições de 553 mil candidatos interessados em uma das 195 mil bolsas de estudo disponíveis para o primeiro semestre deste ano. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 de quinta-feira (19), exclusivamente pela internet.

O estado com maior número de inscrições até o momento é São Paulo, com 220.696 candidatos. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 122.601; Rio de Janeiro, com 74.078; Bahia, com 72.297; e Rio Grande do Sul, com 72.058. Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil, parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos

No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso. A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula.

Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

MP investiga serviço de transporte escolar em dois municípios do RN


A Promotoria de Justiça da Comarca de Umarizal, que responde pelo exercício no próprio município e em Olho D´Àgua dos Borges, instaurou Inquérito Civil Público para apurar possíveis irregularidades no serviço de transporte escolar nos municípios.

O promotor de justiça, Rafael Silva Paes Pires Galvão, solicitou aos municípios que enviem um relatório contendo informações sobre o serviço do transporte escolar. No relatório deve ser elencadas informações contendo a quantidade de automóveis destinados para a locomoção dos alunos, as comunidades atendidas e o registro fotográfico de cada veículo utilizado para tal função.

Caso o serviço de locomoção dos alunos não seja desempenhado diretamente pelos municípios, o relatório deverá apresentar o contrato do(s) prestador(es) do serviço. A Promotoria ainda fiscaliza se os automóveis estão em conformidade  com as medidas do Código de Trânsito Brasileiro, como por exemplo, se apresentam a faixa amarela na lateral indicando que se trata de transporte escolar e o cinto de segurança para os passageiros.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Polícia registra tentativa de homicídio de pai contra filho no Seridó

Uma tentativa de homicídio entre familiares foi registrada por volta das 22h desse sábado (14), na rua da Bahia, situado no bairro Walfredo Gurgel, no município de Caicó. Na ocasião, Francisco de Paula da Silva, 49 anos tentou matar o seu filho identificado como Aliel Santos da Silva, 22 anos.

Segundo o Boletim de Ocorrência registrado na DP de Caicó, o acusado estava embriagado e tentou contra a vida do seu filho utilizando uma faca peixeira, mas foi impedido por um amigo da vítima que passava quando viu o que estava acontecendo.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Revista no Presídio de Parnamirim apreende celulares e furadeira

Uma revista no Presídio Estadual de Parnamirim (Pep) resultou na apreensão de 15 celulares, uma furadeira de mão, carregadores e uma pequena quantidade de maconha na manhã desta segunda-feira (16). A ação que durou cerca de 3h(8 às 11) foi realizada após uma denúncia anônima a respeito de uma tentativa de fuga de um detento. 

De acordo o diretor do Pep, Robson Silva, a denúncia comunicada na semana passada alertava sobre a entrada de uma furadeira na unidade destinada a um preso cuja identidade foi mantida em sigilo.  Na ocasião, o caso foi encaminhado ao Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), que programou a ação do trabalho de revista.

Durante a entrada nas celas, os agentes carcerários tiveram dificuldades no acesso e contaram com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), que controlou o início de tumulto dos presos. “Eles perceberam a intensificação da revista e tentaram intimidar através de ameaças”, disse o diretor do Pep.

Segundo Robson Pires, já existe a confirmação do preso que organizaria a fuga. Uma sindicância foi aberta e ele será remanejado após a conclusão das investigações. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Policial militar é detido acusado de porte ilegal de armas


Um policial militar, identificado pelo nome de Afonso e que é lotado no 9º Batalhão, foi detido na tarde deste domingo (15), acusado de porte ilegal de armas. O PM estava no bairro de Mãe Luiza, onde os policiais do 1º Batalhão receberem denúncia de disparo de arma de fogo em via pública.
Uma viatura foi até a rua Saquarema e abordou um grupo de pessoas que estavam bebendo e ouvindo música na calçada de uma residência, todos foram revistados, entre eles um policial militar.
Com isso, os policiais do 1º BPM, coordenados pelo tenente Cláudio, encontraram três armas de fogo na bolsa do policial Afonso e outra na cintura. De imediato ele apontou dois adolescentes como proprietários das armas que estavam na bolsa e se disso dono apenas da que estava presa em seu corpo.
Na Delegacia de Plantão da Zona Sul, o policial conversou com a reportagem do Portal BO e mais uma vez disse que as armas encontradas em seu poder não eram suas. "Estou sendo vítima de uma laranjada. Existem policiais fazendo coisas erradas por aí e eu vou começar a abrir o verbo", declarou.
Afonso estava indignado com a detenção e disse ainda que sabe que está correndo risco de morte por ter feito algumas afirmações. Um dos adolescentes apreendidos disse que as armas eram dele e que tinha inimigos, por isso andava com o armamento.
O tenente Luciano Claudio informou ao Portal BO que as armas estavam com o soldado e que o adolescente assumiu a propriedade com medo de represália. "Ele só assumiu ser o dono por que tem medo de ser perseguido depois". O delegado Custódio Arraes ouviu os envolvidos na ocorrência e autuou o policial por porte ilegal de armas e receptação, visto que dois revólveres apreendidos pertencem a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Agentes descobrem túnel na Cadeia Publica de Mossoró e evitam fuga em massa



Agentes penitenciários da Cadeia "Manoel Onofre de Souza" em Mossoró, descobriram na manhã de segunda-feira 16 de Janeiro de 2012, um plano de fuga em uma das selas, que colocaria vários detentos nas ruas, caso o plano fosse concretizado.


Os presos do pavilhão um, estavam começando a escavação na sela de numero três, passariam em baixo das selas quatro e cinco, sairiam no pátio do presídio e ganhariam as ruas. Os agentes acreditam que a idéia dos apenados era encontrar outro túnel já existente no subsolo da cadeia cavado em outra tentativa, que também foi frustrada.


Detentos já estavam tentando a retirada dos ferros do pergolado da área de ventilação da sela localizada ao lado, onde estava sendo arquitetado o plano de fuga. Os agentes acreditam que os apenados se juntariam aos demais e todos fugiriam pelo mesmo buraco.


Os agentes ouviram o barulho da escavação, mas aguardaram a chegada do reforço e a autorização da direção do presídio para a entrada no pavilhão e retirada dos apenados para o solário. Grades de outra sela estavam sendo quebradas. Também foram encontrados na sela, facas artesanais, celulares e produtos usados na fabricação de bebidas.


Os apenados retiram os ferros dos ventiladores e com eles cavam as paredes do presídio, de onde retiram ferros mais grossos usados na fabricação de facas artesanais e também utilizam para continuarem as escavações.


A cadeia publica “Juiz Manoel Onofre de Souza” abriga presos que aguardam o julgamento ou presos julgados que ficam aguardando a transferência para uma penitenciária. A direção agora trabalha para identificar os mentores do plano de fuga.


Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Apenado é morto com golpes de faca na penitenciária Estadual de Alcaçuz


Um apenado identificado como Marciel Anderson do Nascimento Silva, 26 anos, foi morto com golpes de faca artesanal, por volta das 15h30 desse domingo (15), no pátio do Pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, situada no município de Nísia Floresta.  De acordo o agente Joelson Garlucio, chefe da segurança do presídio, a vítima teria participado de uma fuga ano passado. Na ocasião, enquanto estava foragido, teria agredido a esposa do acusado identificado até o momento como Jeanderson.

Segundo o chefe de segurança, quando Marciel Anderson foi recapturado e colocado no pavilhão onde o acusado se encontrava, ele foi surpreendido com golpes de faca no pescoço, coração e abdômen. O fato aconteceu logo após o término da visita. 

Pela gravidade do homicídio, acredita-se que outros presos tenham participado, mas somente Jeanderson confessou a autoria do crime. “Vale destacar que não tínhamos conhecimento sobre a possível agressão de Marciel contra a esposa do acusado”, disse o chefe de segurança Joelson Garlucio. 

A vítima chegou a ser socorrida com vida para o hospital Deoclécio Marques, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Principio de rebelião é registrado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz


Um princípio de rebelião na penitenciária estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, foi registrado na noite desse domingo (15). De acordo com o agente Joelson Garlucio, chefe da segurança do presídio, o tumulto aconteceu por falta da alimentação completa no jantar. 

Na ocasião, a empresa responsável pelo fornecimento da comida não fez a entrega no presídio, obrigando os agentes penitenciários a fazerem um improviso distribuindo arroz, carne e um pão para cada apenado. Segundo o chefe de segurança do presídio, irritados com a alimentação racionada, os apenados queimaram colchões e fizeram ameaças.

Joelson Garlucio confirmou que os agentes penitenciários permanecem com atenção redobrada até que a situação referente a alimentação seja normalizada.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Acidente registrado na RN 088 entre Parelhas e Jardim do Seridó

Senhor Bastinho recebendos os primeiros socorros


Um acidente do tipo colisão foi registrado na noite de hoje (15), na RN 088 entre Parelhas e Jardim. Segundo informações, o acidente foi ocasionado devido um motociclista que estava sob efeito de bebida alcoólica invadiu a faixa contrária da RN não tendo como o condutor do veículo Celta evitar a colisão lateral.

O senhor Bastinho do Tuiuiú como é conhecido, condutor da motocicleta foi  socorrido para o Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz sendo atendido pelo médico de plantão Dr. Irami, com um ferimento na cabeça e várias escoriações pelo corpo sendo em seguida transferido para Currais Novos.

Estado do pneu após a colisão


O jovem Cleiton Medeiros Araújo, 28 anos, vendedor, residente em Caicó, vinha da cidade de Parelhas com destino a Caicó com mais três amigos que nada sofreram. Em contato com a reportagem da Cabugi do Seridó no local do acidente, Cleiton muito preocupado com o estado de saúde do senhor Bastinho, disse que não teve como livrar a colisão, mas que prestou socorro a vítima ligando para o Hospital enviar uma ambulância para o socorro.


A Polícia Militar da 2ª Cia de Jardim esteve no local do acidente através do Sargento Azevedo e o Cabo P. Silva controlando o trânsito e preservando a área enquanto a polícia de trânsito chegava para fazer os procedimentos de praxe.



Moto conduzida por Bastinho




Fonte: Seridó 190
Leia Mais ››