sábado, janeiro 09, 2021

“Eu quero levar a prefeitura até o produtor rural” diz prefeito de Itaú, André Júnior

 

Em relação a agricultura do município de Itaú, ao ser questionado por um ouvinte sobre o corte de terra o prefeito André Júnior disse que quer levar a prefeitura até o agricultor rural e não criar secretário de gabinete, quer um secretário de campo, que esteja próximo do povo, onde o mesmo possa arregaçar as mangas, cair e campo e faça levantamentos da necessidade dos agricultores.

 

Para isso pediu ao seu secretário, Márcio Rêgo, que visitou mais de 90 agricultores fazendo um levantamento das necessidades de cada um.

 

“Eu quero fazer um levantamento, eu quero levar a prefeitura até o produtor rural, eu não quero que o produtor rural venha até a prefeitura, até porque eu não quero secretário de gabinete, eu quero secretário se é de agricultura, de campo, que esteja próximo do povo, então eu pedi a ele, ele está fazendo esse levantamento, vamos fazer esse levanto para ver qual a quantidade de tratores que vamos precisar para o corte de terra, para acabar com aquela história de que o trator só chegue no tempo da colheita, não, o trator tem que chegar no tempo do corte da terra, para o agricultor ajeitar sua terra, e consequentemente tirar o seu sustento que é da onde ele tira com tanto sofrimento” disse.

 

O prefeito disse ainda que foi a Brasilia antes de assumir a gestão e conseguiu mais um trator prometido pelo Deputado Beto Rosado e nos próximos meses deve estar chegando.

 

André Júnio salientou que a secretaria de agricultura não depende somente de corte de terra, mas de projetos para criação de bovinos, caprinos, ovinos, avicultura, do leite, gado de corte, trazendo tudo isso para Itaú, encerrando dizendo que não vai medir esforços para ver o produtor rural sendo bem assistido.

 

As declarações foram feitas pelo prefeito na manhã de sexta-feira (08) quando concedia entrevista pela Rádio Cidade FM Itauense.

 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

RPPS: Com recursos previstos somente até março/2021, gestor de Itaú diz que situação é preocupante, mas não vai fugir da responsabilidade do RPPS e pede pasciência



O gestor de Itaú-RN André Júnior reconheceu em entrevista a diretora Têka, pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz que o Regime de Previdência Própria (RPPS) é muito preocupante desde seu nascimento, devido as dificuldades financeiras, tendo em vista uma dívida de mais de três milhões de reais, com isso pede paciência e a ajuda dos aposentados e mostrar a situação do RPPS do município de Itaú.


Uma verdadeira bomba a ser explodida a qualquer momento, o RPPS foi uma decisão que os funcionários optaram, sabendo dos riscos, mas mesmo assim preferiram ver para crer.


É sabido por todos que ao longo de sua existência a conta acabaria caindo sobre os seus beneficiários, ou seja, os aposentados.


André Júnior disse que o RPPS é uma das áreas mais preocupantes da administração, por isso pede ajuda dos aposentados, da Câmara Municipal para encontrar uma solução, tendo em vista que uma ação mal planejada pode prejudicar de um lado os aposentos, ou do outro os servidores públicos municipais.


“Essa é uma das áreas mais preocupantes no nosso governo, na verdade na cidade de Itaú, uma situação que desde o nascimento da previdência própria, o nosso RPPS, que ela vem com dificuldades, hoje pra vocês terem uma ideia, amigo ouvinte, cidadão itauense, a dívida passa dos três milhões e meio, chega a R$ 3.683.000,00, isso é muito preocupante, a dívida total! Onde essa preocupação, quero pedir que o aposentado, ou prestes a se aposentar, que tenham um pouco de paciência e também venham nos ajudar, porque, eu vou deixar bem claro os números, eu vou chamar o aposentado, vou mostrar a realidade, a gente vai precisar da Câmara Municipal também em apoio a resolver esse problema, porque de um lado a gente pode ajudar o aposentado, mas do outro lado lembre-se que tem a gestão púbica, o município, as áreas que não podem parar, como a saúde, como a educação, então precisamos planejar, já tenho me preocupado bastante. O nosso presidente Rillen já está ai a frente com uma consultoria, onde iremos bolar, onde iremos planejar, como faremos pra fazer esse pagamento diante de parcelamentos, para vocês terem um ideia hoje, o município de Itaú só em parcelamento de dívida, ele tem que pagar a previdência própria do município 68 mil reais, isso é muito preocupante, muito preocupante porque as fontes de renda da gente, nossas receitas, são muito baixas, então com isso não vai dar, vai faltar em algum outro canto, mas pode estar me perguntando: mas é dever da prefeitura pagar, com certeza, é dever da prefeitura, mas esse dinheiro eu não sei para onde é que foi, não posso lhe dar essa até poque não tive, como bem falei, não tive  transição de informação, então o que eu quero dizer ao aposentado, que estou aqui, não estou fugindo da responsabilidade, estou pegando a responsabilidade pra mim, mas para isso eu preciso da câmara, eu preciso do próprio aposentado, eu preciso dos sindicatos, todos juntos, pra nós entramos num consenso, e bolar uma forma, bolar um projeto de planejamento de pagamento do RPPS, porque se não, eu tenho certeza, que nos próximos dias, infelizmente o nosso regime de previdência própria não terá dinheiro para pagar os aposentados. Para você ter uma ideia fizemos um levantamento, um estudo, onde esse levantamento só teremos dinheiro para pagar o pessoal até o mês de março. Então isso é muito preocupante”. Explicou o prefeito.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Falta de informação foi o maior motivo para decretação de calamidade financeira do município de Itaú, segundo Prefeito André Júnior, em entrevista à Rádio Cidade.


Prefeito André Júnior na Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz concedendo entrevista na manhã de sexta-feira (08)

O Prefeito Municipal de Itaú-RN, André Júnior, concedeu entrevista exclusiva à diretora e apresentadora do programa “Take Your Chance”, Têka, pela Rádio Cidade FM Itauense na manhã desta sexta-feira (08) e apontou a falta de transição como o principal motivo de ter decretado Estado de calamidade administrativa e financeira no município de Itaú resumindo o começo da administração em preocupante.

 

Ao ser perguntado como aconteceu a transição de governo, o prefeito foi enfático em dizer que não houve troca de informações ente a atual e antiga administração e essa desinformação deixou uma certa dificuldade, sem saber o porquê.

 

“A transição tivemos uma certa dificuldade, não sei porquê? Tivemos essa dificuldade de acessar essas informações da gestão passada. Temos todos os ofícios, todos protocolados juntos a prefeitura de Itaú, porém não obtivemos resposta durante esse período de transição... para ser mais objetivo não tivemos transição” afirmou.

 

Para o prefeito essa falta de informação por não haver informação foi a maior dificuldade encontrada nesse início de gestão.

 

Bens móveis e imóveis destruídos

 

Com os comentários circulando na cidade sobe a situação em que a prefeitura foi entregue ao novo gestor, a apresentadora Têka perguntou qual era o estado que se encontrava; o prefeito disse que os bens móveis e imóveis, a grande maioria, foi encontrado destruídos.

 

“Bens móveis e imóveis foram encontrados completamente, a grande maioria, completamente destruídos né? A frota sucateada, a frota que pegamos, não sei por quê?, mas uma frota sem condições de dá trabalho, pra você ter uma ideia, peguei uma cidade completamente cheia de lixo, acho que o itauense viu, não estou criando especulação, mas o cidadão itauense sabe como se encontrava as ruas de Itaú. Tive que alugar máquinas, gastando mais e com isso Têka, isso onerou ainda mais o município que financeiramente estava completamente destruído, portanto, como bem falei, os prédios, os imóveis também completamente acabados, então a gente está começando a se preocupar com essa situação, porém, como sabemos, como estamos diante de uma falência financeira do município, não temos condições de tocar essas obras”.

 

A solução encontrada pelo prefeito de decretar o estado de calamidade administrativa e financeira como forma de conter gastos, enxugando a folha do município evitando a contratação de pessoal, mesmo sabendo os anseios da população por um emprego.

 

“Isso é muito preocupante, então vou correr atrás, estou correndo atrás todos os dias, contendo os gastos, tentando enxugar a folha do município, eu sei dos anseios do cidadão itauense em querer um emprego, em querer um salário, mas primeiramente, como se diz, tem que fazer o dever de casa, e fazer o dever de casa é enxugando máquina, contendo os gastos para a gente poder consertar os nossos bens móveis e imóveis”, disse.

 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››