quarta-feira, setembro 25, 2019

Estratégias Saúde da Família 001 e 003 do município de Itaú planejam outubro rosa


As equipes da Estratégia Saúde da Família (001 e 003) realizaram na tarde desta terça-feira (25) na UBS Mãe Dália, uma reunião para planejar as ações da "Campanha Outubro Rosa"; na oportunidade as equipes elaboraram estratégias de divulgações e prevenções a serem executadas no mês de outubro, ações sociais também farão parte da programação que será divulgada posteriormente.

As equipes definiram como acontecerão as atividade de rotina das equipes como: hiperdia, grupo de tabagismo, visita domiciliares, grupo de gestantes, grupo de saúde mental, entre outros.






Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

No RN, inscrições para o PAA-Leite terminam sexta-feira (27)

Agricultores familiares e entidades socioassistenciais têm sexta-feira (27) para se inscreverem no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), que no Rio Grande do Norte é executado pela Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural). O leite é adquirido com recursos federais e doado a entidades beneficentes.

Leite produzido por cooperativas ou agricultores familiares é doado gratuitamente  — Foto: Reprodução/TV Mirante
Leite produzido por cooperativas ou agricultores familiares é doado gratuitamente — Foto: Reprodução/TV Mirante

O PAA Leite é fruto de um convênio celebrado entre a Emater e o Governo Federal. O objetivo é promover a agricultura familiar, a agropecuária e a política de assistência social do Rio Grande do Norte por meio do desenvolvimento da cadeia produtiva do leite bovino.

Informações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) executado em 2018

Investimento do programa R$ 4.644.651,51
Litros de leite adquiridos: 2.243.793
Entidades que participaram: 639
Agricultores familiares cadastrados: 308
Empresas de laticínios cadastradas: 7
Diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira destaca que a ação atua fortemente para recuperar e fortalecer a atividade pecuária no estado, integrando os pequenos produtores. “Além disso, quanto mais o agricultor diversificar suas fontes de renda, melhor será para ele e sua família”, acrescenta.

Os agricultores familiares portadores da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) interessados em participar da seleção, podem obter informações pelo telefone (84) 3232-2210, ou diretamente nos escritórios locais ou regionais da instituição, das 8h às 12h (exceto sábados, domingos e feriados), e apresentar os documentos abaixo relacionados:


Cópia da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP – válida;
Cópia do RG e CPF do(a) Produtor(a);
Proposta de Comercialização; d) Ficha sanitária do IDIARN.
PAA Leite
O PAA Leite é a modalidade por meio do qual o Governo Federal compra o leite produzido por cooperativas ou associações da agricultura familiar e/ou de agricultores individuais que, após beneficiamento, é doado gratuitamente a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, como os centro de referência de assistência social (CRAS), e pelos equipamentos de alimentação e nutrição, como os restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fátima transfere sede do Governo para Mossoró

A governadora Fátima Bezerra sancionou lei que autoriza o Poder Executivo Estadual a transferir a sede do governo para Mossoró, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2019. O Governo do RN instala-se na cidade em virtude das comemorações pela passagem dos 136 anos de libertação dos escravos que ocorreu no município em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. A data é considerada a maior festa cívica da cidade e um motivo de orgulho para os potiguares.

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA. FOTO: IVANÍZIO RAMOS / ASCOMRN

A transferência do governo para Mossoró também aproxima o cidadão oestano do governo estadual e de suas políticas públicas, que poderão ser desenvolvidas com maior precisão, considerando as reais necessidades da Região Oeste do Estado.

Na extensa agenda a ser cumprida pela governadora e por seus secretários estão previstas ações nas áreas de desenvolvimento rural e agricultura familiar, saúde, educação, ação social, cultura, direitos humanos, segurança e administração.

8h – Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural
Local: Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, Rua Almirante Barroso, 560, Alto da Conceição

9h – Solenidade de instalação da sede do Governo em Mossoró
Local: Reitoria da UERN, R. Dr. Almino Afonso, 478 – Centro

10h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Mossoró em homenagem aos 51 anos da UERN
Local: Teatro Lauro Monte Filho, Centro, Mossoró

14h – Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERN para aprovar a Minuta de Resolução que regulamenta o PSVI 2020 – Cotas
Local: UERN

15h – Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Açu-Mossoró
Local: UERN

16h – Inauguração das novas instalações da sede da 12ª DIREC, Entrega de 3 ônibus escolares com acessibilidade para os municípios de Mossoró e Pau dos Ferros e Entrega de Kits de Instrumento Musical e Material Desportivo
Local: Centro Educacional Jerônimo Rosado, R. Ferreira Itajubá, s/n – Santo Antônio, Mossoró

19h – Anúncio do Edital de Cultura, Lançamento do Microcrédito Pró-Cultura e Instalação de Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Igualdade Racial
Local: Teatro Lauro Monte Filho, Centro, Mossoró

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN encerra agosto com saldo positivo de 3,7 mil empregos

O Rio Grande do Norte terminou o mês de agosto com 3.739 vagas de empregos abertas. O número foi divulgado nesta quarta-feira (25), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No oitavo mês de 2019, o estado contratou 15.264 funcionários e demitiu 11.525.

Os setores que mais contribuíram para o resultado positivo foram a agropecuária, que abriu 2.551 novos postos, e a indústria de transformação, com 1.046 vagas. Ainda segundo o Caged, construção civil (122), serviços (17), serviços industriais de utilidade pública (10), extrativa mineral (9) e administração pública (8) também favoreceram a avaliação positiva.

Por outro lado, apenas o setor de comércio, com leve queda de 24 vagas de trabalho, registrou número negativo em agosto, no Rio Grande do Norte.

Acumulado do ano

O resultado do último mês não foi suficiente para tirar o RN do vermelho no acumulado do ano. Em 2019, de janeiro até agosto, o estado fechou 642 oportunidades de trabalho.

O setor que mais demitiu até foi o comércio, com 1.754 demissões a mais que contratações. Por outro lado, a área de serviços foi a que mais contribuiu positivamente, com 2.629 vagas criadas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN se prepara para geração de energia eólica em plataforma marítima

Após se consolidar como o maior gerador de energia eólica do país, o Rio Grande do Norte se prepara para desbravar uma nova fronteira: a geração de energia eólica no mar. O potencial eólico offshore, identificado no litoral potiguar e do Ceará, de aproximadamente 140 GW – o equivalente a mais de dez vezes a capacidade instalada nacional – levou o Rio Grande do Norte a receber a primeira planta eólica do Brasil no mar. O dado foi apresentado durante o Fórum Potiguar de Energias Renováveis, pelo pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Luciano Bezerra, na tarde desta terça-feira (24), no hotel Holiday Inn.

O primeiro projeto de usina eólica offshore é da Petrobras e será instalada no polo de Guamaré, no Litoral Norte, até 2022. Em sua palestra “Determinação do potencial eólico offshore”, Luciano Bezerra, que também trabalhou no estudo do potencial offshore do estado para a estatal, apresentou novas tecnologias usadas, dados sobre o cálculo da potência e novas perspectivas para o setor a partir desse novo modelo.

“O grande diferencial da eólica offshore (no mar) é a dimensão do seu potencial e capacidade de produção, dez vezes superior a capacidade instalada, atualmente, e que demanda instalações mais robustas”, disse o pesquisador.  O cálculo, explica ele, usa os chamados dados de reanálises a partir de modelos de circulação de ventos, como Merra, Era-Interim e CSFR, além de novas tecnologias como a primeira torre anemométrica offshore instalada no Brasil e de LiDAR flutuante, mecanismo de medição dos ventos com sensores.

Por ser uma tecnologia ainda não usada no país, segundo Bezerra, os prazos e custos para operação ainda são altos. A instalação de uma torre de 80 metros em plataforma demanda um ano em licenças, de 3 a 8 meses de montagem e tem uma estimativa de investimento para instalação que pode chegar a 20 milhões de euros, além do alto custo para operação e manutenção no mar.

Em terra (onshore), o Rio Grande do Norte lidera a produção dessa matriz energética no Brasil. O estado alcançou a capacidade instalada de 4 gigawatts de produção, em março desse ano, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a partir da operação de dois parques da Copel, em São Bento do Norte. Ao todo, já são 151 parques instalados e mais de 1,5 mil aerogeradores em operação. Cada 1 GW é suficiente para abastecer entre 1,5 e 2 milhões de pessoas.

Em todo o país, são 14,8 GW em 580 parques, distribuídos por 12 unidades federativas, segundo dados atualizados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Ou seja, sozinho, o estado responde por quase 30% da capacidade de produção de energia eólica do Brasil; que aparece em 8º lugar no ranking mundial nessa matriz. Além da capacidade já instalada, o RN possui mais 1,4 GW contratados, em parques que iniciam a operação até 2023.

Instituições do Sistema FIERN dão suporte ao desenvolvimento do setor de energias

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a atuação da Federação em ações ligadas a energias renováveis no Rio Grande do Norte. “Temos uma comissão, a Coere, bastante importante liderada por Sérgio Freire, que tem se desdobrado trazendo informações às empresas e aos consumidores para que possamos ter a utilização cada vez maior de energias limpas. Nessa área de solar fotovoltaica e de energia eólica, nós temos um vetor, um braço importante no apoio com o ISI, IST e o CTGAS-ER, com pesquisa aplicada, desenvolvimento de projetos, tecnologias, formação e qualificação de pessoal”, destaca o presidente.

Fonte: Portal no ar
Leia Mais ››

Alto do Rodrigues escolherá novo prefeito em 1º de dezembro

Obedecendo o calendário eleitoral disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral potiguar aprovou nessa terça-feira (24) a resolução n° 22 que disciplina a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Alto do Rodrigues/RN. Conforme a resolução, que entra em vigor nesta quarta-feira (25) após publicação no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o pleito acontecerá no dia 01 de dezembro de 2019, mesma data em que está agendada a suplementar em Ceará-Mirim.

Durante a sessão plenária, o desembargador Glauber Rêgo explicou que a data escolhida, além de obedecer o calendário do TSE, é a mais viável por diversas razões. “Quando há a necessidade de realizar uma eleição suplementar em mais de uma cidade num período de tempo próximo, o TRE-RN se esforça para que ocorram no mesmo dia, a fim de aproveitar a mesma estrutura técnica em ambas”, comentou.

O desembargador continuou: “Inicialmente, planejando-se as prováveis datas para as eleições em Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues, tinha-se o dia 03 de novembro como a pretendida. Porém, por coincidir com a data do Enem, o Superior Eleitoral decidiu antecipar para o dia 27 de outubro, tornando muito curto o prazo entre a divulgação da data dos pleitos e a realização. Trinta e oito dias, a contar da data de publicação da resolução que disciplina a eleição, não é o tempo hábil para o planejamento adequado de uma votação, especialmente por se tratar de um grande município. Dessa forma, no calendário do TSE, a outra data disponível era 1º de dezembro, sendo esta a escolhida para ocorrerem as suplementares”, justificou o presidente do TRE-RN.

A eleição suplementar em Alto Rodrigues seguirá as mesmas condições de uma eleição convencional e será realizada em virtude da cassação e perda de mandato do prefeito, Abelardo Rodrigues Filho (DEM), e da vice, Emília Patrícia Batista de Sousa (MDB), com base na lei da Ficha Limpa. No entendimento da Justiça Eleitoral, eles não poderiam ser candidatos nas eleições de 2016 porque uma condenação de 2008 os tornavam ficha suja.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Senado aprova por 68 votos a 10 a indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República

Em votação secreta, o plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (25), por 68 votos a 10, a indicação de Augusto Aras para chefiar a Procuradoria-Geral da República. Para ser aprovado, um indicado à PGR precisa de pelo menos 41 votos. Dos 81 senadores, dois faltaram e um se absteve.

O subprocurador Augusto Aras durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado — Foto: Pedro França/Agência Senado
O subprocurador Augusto Aras durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado — Foto: Pedro França/Agência Senado

Aras foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o sucessor de Raquel Dodge à frente do Ministério Público Federal. Com a aprovação do Senado, Aras ficará no cargo pelos próximos dois anos.

Antes da votação no plenário principal do Senado, Aras passou por uma sabatina de mais de cinco horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. No colegiado, recebeu 23 votos favoráveis e somente 3 contrários.

Com a aprovação no Senado, será marcada uma data para a posse de Aras como chefe do MPF.

Logo após a votação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), assinou mensagem que, segundo o senador, será “imediatamente” encaminhada ao Palácio do Planalto, para comunicar ao presidente a aprovação do indicado.

Ao lado de Aras, Alcolumbre cumprimentou o subprocurador e desejou “êxito” ao aprovado. “Muita sorte na condução da PGR, para que possamos juntos pacificar o Brasil”, disse o presidente da Casa.

Aras deixou o Senado sem falar com a imprensa. No início da noite, ele foi à residência oficial do Palácio da Alvorada se reunir com o presidente Jair Bolsonaro.

Sabatina
Na sabatina, Aras ressaltou que terá uma atuação independente no comando da PGR e que a operação Lava Jato é um "modelo de excelência" e um "marco" na história do país, mas deverá passar por "correções".

"A Lava Jato é um marco, traz boas referências. Mas é preciso que nós percebamos que toda experiência nova traz dificuldades. Sempre apontei os excessos, mas sempre defendi a Lava Jato. A Lava Jato é resultado de experiências anteriores. Esse conjunto de experiências gerou um novo modelo, passível de correções", afirmou Aras.


Ele foi questionado por senadores sobre o fato de seu nome não constar na lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com sugestões para o cargo de procurador-geral. Desde 2003, o presidente da República escolheu um procurador dentro da lista, o que não ocorreu desta vez. Apesar de outros presidentes terem respeitado a lista tríplice, essa não é uma exigência legal.

“Não há alinhamento no sentido de submissão a nenhum dos Poderes, mas há evidentemente o respeito que deve reger as relações entre os Poderes e suas instituições. [...] Eu asseguro a Vossas Excelências que não faltará independência a esse modesto indicado", disse Aras.

Vazamentos
Aras defendeu ainda, durante a sabatina, a “unidade institucional” do Ministério Público e condenou o vazamento de informações sobre investigações conduzidas pela instituição. De acordo com ele, os vazamentos, que atingiram diversos políticos nos últimos anos, “violam a privacidade e a dignidade da pessoa humana”.

O novo procurador-geral disse ainda que o MP não deve “condenar por condenar” nem “perseguir” na sua atuação.

Aras afirmou ainda ser favorável à prisão após condenação em segunda instância porque, segundo ele, “o nosso processo civilizatório exige.” Entretanto, defendeu o direito dos condenados a recursos e a habeas corpus.

O procurador-geral afirmou ainda que o MPF “tem o dever de zelar pelas minorias”, mas também pelas “maiorias que são tratadas como minorias porque são sub-representadas, como mulheres e afrodescendentes.”

Ele também defendeu o direito de índios explorarem terras demarcadas através de agricultura e mineração.

Perfil
Augusto Aras é subprocurador-geral da República, especializado nas áreas de direito público e direito econômico. Tem 60 anos. Nasceu em Salvador (BA), em 4 de dezembro de 1958.


Como entrou na carreira do Ministério Público Federal (MPF) em 1987, antes da promulgação da Constituição Federal, Aras pôde optar por atuar no Ministério Público e manter suas atividades como advogado.

Integrantes do órgão que ingressaram na carreira após a Constituição não possuem esse direito. Se for aprovado pelo Senado, deverá devolver à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a carteira de advogado.

Aras é doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (2000); graduado bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1981). Atualmente é professor da Universidade de Brasília (unB)

Ingressou no MPF em 1987, como procurador da República e atualmente é subprocurador-geral da República. Como subprocurador, atuou nas câmaras das áreas constitucional, penal, crimes econômicos e consumidor. É o atual coordenador da 3ª Câmara da PGR, que cuida de temas econômicos.

Função
Cabe ao procurador-geral da República chefiar o Ministério Público da União por dois anos. O MPU abrange os ministérios públicos Federal, do Trabalho, Militar, do Distrito Federal e Territórios.

O procurador-geral tem a função de representar o Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF) e, às vezes, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também desempenha a função de procurador-geral eleitoral.

No STF, o procurador-geral tem, entre outras prerrogativas, a função de propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações penais públicas.

Cabe ao procurador-geral, também, pedir abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores. Ele também tem a prerrogativa de apresentar denúncias nesses casos.

O PGR pode ainda criar forças-tarefa para investigações especiais, como é o caso do grupo que atua na Operação Lava Jato. Também pode encerrá-las ou ampliá-las.

O PGR, contudo, não é o chefe no sentido clássico. Existe a independência funcional dos membros, não sendo possível fazer um controle hierárquico no âmbito do Ministério Público.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Relator no STF vota contra tese que pode levar à anulação de sentenças da Lava Jato

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou voto nesta quarta-feira (25) contrário a uma tese que pode levar à anulação de sentenças da Operação Lava Jato.

O ministro Edson Fachin leu voto na sessão desta quarta-feira do STF que analisou tese sobre ordem de apresentação de alegações finais de réus delatores e réus delatados — Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro Edson Fachin leu voto na sessão desta quarta-feira do STF que analisou tese sobre ordem de apresentação de alegações finais de réus delatores e réus delatados — Foto: Rosinei Coutinho/STF

Fachin é relator de um habeas corpus da defesa do ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, condenado na Lava Jato. A defesa argumenta que, no processo, réus delatados deveriam apresentar alegações finais (últimas etapa de manifestações) após os réus delatores.

Desde o início da Lava Jato, a Justiça vinha dando o mesmo prazo para as alegações finais de todos os réus, independentemente de serem delatados ou delatores.

Em agosto, acolhendo argumento da defesa sobre a ordem das manifestações finais, a Segunda Turma do STF anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine. Foi a primeira vez que uma sentença na Lava Jato assinada pelo então juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, foi anulada.

Após a decisão da Segunda Turma, a discussão sobre ordem das alegações finais chegou ao plenário do STF.

Fachin foi o primeiro a votar. Depois que ele leu o voto, a sessão foi suspensa, e deverá ser retomada nesta quinta-feira (26). Ainda faltam as manifestações dos outros 10 ministros.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou voto nesta quarta-feira (25) contrário a uma tese que pode levar à anulação de sentenças da Operação Lava Jato.

Fachin é relator de um habeas corpus da defesa do ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, condenado na Lava Jato. A defesa argumenta que, no processo, réus delatados deveriam apresentar alegações finais (últimas etapa de manifestações) após os réus delatores.

Desde o início da Lava Jato, a Justiça vinha dando o mesmo prazo para as alegações finais de todos os réus, independentemente de serem delatados ou delatores.

Em agosto, acolhendo argumento da defesa sobre a ordem das manifestações finais, a Segunda Turma do STF anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine. Foi a primeira vez que uma sentença na Lava Jato assinada pelo então juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, foi anulada.

Após a decisão da Segunda Turma, a discussão sobre ordem das alegações finais chegou ao plenário do STF.

Fachin foi o primeiro a votar. Depois que ele leu o voto, a sessão foi suspensa, e deverá ser retomada nesta quinta-feira (26). Ainda faltam as manifestações dos outros 10 ministros.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro 'tem que sair', diz líder indígena chamado de 'peça de manobra' pelo presidente na ONU

O cacique Raoni Metuktire afirmou nesta quarta-feira (24) que o presidente Jair Bolsonaro "não é uma liderança" e "tem que sair" do governo.

O cacique Raoni Metuktire durante entrevista na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (25) — Foto: Fernanda Calgaro/G1
O cacique Raoni Metuktire durante entrevista na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (25) — Foto: Fernanda Calgaro/G1

A fala do cacique se deu um dia após ter ele sido citado em discurso do presidente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas, ele foi chamado por Bolsonaro de "peça de manobra" usada por governos estrangeiros para "avançar seus interesses na Amazônia".

"O Bolsonaro falou que não sou uma liderança. Ele que não é liderança e tem que sair", afirmou o líder indígena.

Em seu discurso, Bolsonaro não disse a quais governos se referia, mas recentemente Raoni se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, em busca de apoio para a defesa da Amazônia.

No giro europeu que fez na ocasião, o cacique também esteve com o papa Francisco e passou pelo Festival de Cannes.

Raoni foi ao Congresso Nacional participar de uma reunião do Fórum em Defesa da Amazônia, promovida por partidos de oposição ao governo Bolsonaro.

Ainda em seu discurso na ONU, o presidente brasileiro afirmou que "a visão de um líder indígena não representa a de todos os índios brasileiros".

Aos 89 anos, o cacique do povo caiapó é, há décadas, considerado um dos líderes indígenas de maior renome mundial.

Neste mês, a Fundação Darcy Ribeiro propôs a candidatura de Raoni ao Prêmio Nobel da Paz de 2020 por sua luta pelos povos e pela preservação da Amazônia.

Segundo Bolsonaro, pessoas dentro e fora do Brasil, com apoio de organizações não-governamentais, "teimam em tratar e em manter" os índios brasileiros "como verdadeiros homens das cavernas".

O presidente ainda defendeu uma "nova política indigenista" no país a fim de buscar "autonomia econômica" dos indígenas.

Índia que acompanhou Bolsonaro
Nesta quarta-feira (25), o líder do governo na Câmara, Major Vítor Hugo (PSL-GO) e deputados do PSL receberam a índia Ysani Kalapalo, que acompanhou, a convite, a participação do presidente Jair Bolsonaro na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Kalapalo é da aldeia Tehungu, no Parque Indígena do Xingu (MT). A presença da jovem na assembleia foi repudiada por representantes de 16 povos indígenas do Xingu.

Em nota, o grupo afirmou: “Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”.

A visita de Kalapalo à Câmara foi acompanhada pela secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, Silvia Waiãpi; e por outros quatro líderes indígenas.

O grupo afirmou que outros representantes de comunidades não puderam comparecer mas gravaram vídeos de apoio a Kalapalo.

Os líderes afirmaram ainda que representam mais de 58 povos indígenas. A pauta em comum é a liberdade para o desenvolvimento dos indígenas.

Questionada sobre a manifestação dos que protestaram pela escolha dela como representante dos indígenas brasileiros na ONU, Ysani Kalapalo afirmou:


“Sempre eles falaram por nós. Mas aqui estou eu, falando por mim e pela comunidade. Eles podem não se sentir representados por mim, mas eu estou aqui representando aquelas pessoas que não têm voz”, afirmou.

Durante entrevista na Câmara, Kalapalo disse que não há uma única liderança indígena que represente toda as comunidades.

“Cada aldeia tem o seu próprio cacique, a sua própria liderança. Um único cacique não fala por nós. Para você falar por todos os povos indígenas você tem que viajar todas as aldeias indígenas, você tem que conhecer a realidade daquela comunidade. Não existe um único cacique que fala por todos”, declarou.

Ela relatou que recebeu ameaças de morte e disse que já procurou as autoridades para investigar essas ameaças. Kalapalo se emocionou ao falar da morte de um tio, há quatro dias. Segundo ela, o tio se matou porque “não aguentava mais ser tratado como índio do século passado”.

Ysani Kalapalo defendeu que os indígenas devem ter liberdade de escolha e independência financeira, tese também defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Hoje, o índio que ter o mesmo direito que qualquer cidadão brasileiro tem", afirmou. “O índio quer sim garimpar, quer sim plantar, porque não? Por que o índio não pode ter sua independência financeira?”, acrescentou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-goleiro Edinho obtém regime aberto e vai deixar prisão em Tremembé

A Justiça concedeu nesta quarta-feira (25) a progressão ao regime aberto ao ex-goleiro Edinho. Na prática, o detento que está preso em Tremembé (SP), vai cumprir o restante da pena em liberdade.

O ex-goleiro Edinho, filho de Pelé, cumpre pena na penitenciária 2 de Tremembé — Foto: Reprodução/TV Globo
O ex-goleiro Edinho, filho de Pelé, cumpre pena na penitenciária 2 de Tremembé — Foto: Reprodução/TV Globo

O atleta, condenado por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas teve a pena reduzida em fevereiro de 2017 para 12 anos e 11 meses de reclusão - a pena inicial, antes da revisão, era de 33 anos de reclusão. O ex-atleta cumpria pena no semiaberto desde 6 junho de 2018.

A decisão que liberou o regime aberto é da juíza Sueli Zeraik, da Vara de Execuções Criminais (VEC) e considera que, além do resultado positivo do exame criminológico, Edinho tem boa conduta carcerária, já usufrui das saídas temporárias sem qualquer registro de intercorrência e não tem falta grave no sistema prisional.

A Penitenciária 2, onde ele é interno, foi notificada da decisão na fim da tarde desta quarta - a expectativa é que ele deixe a unidade ainda nesta noite. O G1 tenta contato com o advogado Eugênio Malavasi para obter mais informações.

O benefício concedido pela Justiça é atrelado ao ex-atleta obter ocupação lícita comprovada em até 30 dias; ter residência fixa - tendo que estar no endereço informado entre 20h e 6h -; além de não frequentar bares e casas de jogos. Ele também terá que comparecer em juízo uma vez ao mês.

Com autorização da Justiça, Edinho dava aulas de futebol a crianças de um bairro carente em Taubaté — Foto: Rauston Naves/Rádio Metropolitana
Com autorização da Justiça, Edinho dava aulas de futebol a crianças de um bairro carente em Taubaté — Foto: Rauston Naves/Rádio Metropolitana

Histórico na prisão
O ex-goleiro começou a cumprir pena pelos crimes que foi condenado em 2005, mas deixou a prisão quatro vezes durante o período.

Ele foi solto a primeira vez por habeas corpus e também obteve decisão que permitiu que ele respondesse ao processo, por um período, em liberdade. A última vez que Edinho voltou para a prisão em Tremembé foi em fevereiro de 2017, onde estava até hoje.

Em fevereiro de 2018, ele teve um habeas corpus negado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: G1
Leia Mais ››

TRF-4 nega pedido de Lula para incluir mensagens obtidas na Operação Spoofing no processo do sítio de Atibaia

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou nesta quarta-feira (25) o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para incluir as mensagens obtidas pela Operação Spoofing no processo do sítio de Atibaia. O G1 fez contato com a defesa e aguarda retorno.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em imagem de dezembro de 2017  — Foto:  Hélvio Romero/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em imagem de dezembro de 2017 — Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

O relator da Lava Jato na Corte, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, havia negado o pedido monocraticamente no começo de setembro, informando que o aproveitamento das mensagem é impossível "pela sua ilicitude".

A defesa, então, entrou com um recurso, enfatizando que a solicitação deveria ir à votação pela 8ª Turma, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato na segunda instância.

Os três desembargadores federais que compõem a 8ª Turma negaram o pedido por unanimidade.

A defesa de Lula alega que os diálogos, divulgados por veículos de imprensa, mostram "a ingerência do então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba [Sérgio Moro] sobre os procuradores da Força-Tarefa da Lava-Jato, situação essa incompatível com o sistema acusatório", e que "as condutas do órgão acusatório possuíam uma finalidade política", entre outros pontos.

As mensagens foram obtidas por um grupo de pessoas, que obteve acesso a celulares de autoridades.

Andamento do processo

Após esse recurso da defesa, o processo do sítio de Atibaia, que já estava com Leandro Paulsen, revisor da Lava Jato, voltou para Gebran, que já havia concluído o seu voto no mérito da apelação, em que os advogados pedem que Lula seja absolvido.

O trâmite obedece o seguinte rito: após o voto do relator, o processo vai para o revisor, e depois, para o terceiro membro da turma, desembargador federal Carlos Eduardo Thomspon Flores Lenz. Somente então a data do julgamento é marcada.

O processo do sítio de Atibaia é a segunda condenação de Lula em primeira instância. O ex-presidente foi condenado pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba a 12 anos e 11 meses, por corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro. O MPF já solicitou aumento da pena.

Lula está preso em Curitiba, cumprindo pena pela primeira condenação na Lava Jato, no caso do Triplex do Guarujá (SP).

Fonte: G1
Leia Mais ››

São Paulo confirma mais 2 mortes por sarampo; número no estado chega a 5 em 2019

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira (25) mais duas mortes por sarampo na cidade de São Paulo: uma mulher de 31 anos, sem histórico de vacinação, e um bebê do sexo masculino, de 26 dias. No total, cinco pessoas já morreram no estado por complicações da doença em 2019, o que não acontecia desde 1997.

Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As outras três vítimas são um homem de 42 anos, da capital, sem histórico de imunização; e dois bebês - uma menina de quatro meses, de Osasco; e um garoto de nove meses, também da capital.

A secretaria também divulgou nesta quarta-feira o novo balanço de casos da doença no estado. O número total de confirmações subiu para 5.139 em 2019. O valor representa crescimento de 19,5% em relação ao registro de 4.299 da semana anterior.

Segundo os novos dados, 56,3% dos registros se concentram na capital (2.897). O número de cidades do estado com confirmações da doença subiu de 160 na semana passada para 173 nesta semana. (Veja a lista completa abaixo)

Após as primeiras três mortes confirmadas em agosto, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou a intensificação das ações de vacinação para bebês de seis meses até dois anos de idade, com presença nas creches e busca ativa nas casas de pais que estão com as vacinas das crianças atrasadas.


No estado, continua a campanha de vacinação de dose extra para bebês de seis meses a um ano, seguindo orientação nacional do Ministério da Saúde. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e mortes, e representa cerca de 13% do total de casos registrados em São Paulo.

A aplicação da chamada “dose zero” não é contabilizada no calendário de vacinação das crianças nessa faixa etária. Ou seja, os pais ou responsáveis também deverão levá-las aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral.

Campanha nacional
Devido ao aumento de número de casos no Brasil, liderados por São Paulo, o Ministério da Saúde também anunciou nesta quarta-feira (25) uma nova campanha de vacinação nacional, que será dividida em duas etapas.

Entre 7 e 25 de outubro uma primeira etapa da campanha de vacinação, com foco nas crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. O chamado "Dia D" será em 19 de outubro.

A segunda etapa vai ocorrer entre 18 e 30 de novembro, tendo a população de 20 a 29 anos de idade como público alvo. O "Dia D" será em 30 de novembro.

Mesmo sem campanhas específicas, pessoas de todas as idades podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para regularizar a carteirinha de vacinação gratuitamente. A secretaria afirma que apenas em quem tiver alguma pendência será vacinado (Veja abaixo quem deve se vacinar).

Também continuam sendo realizadas as ações de bloqueio. Quando há notificação de casos de sarampo, agentes de saúde vacinam, sem discriminação de idade ou situação vacinal, as pessoas que tiveram contato com a possível vítima da doença em locais como ambiente de trabalho e condomínio.

A recomendação para as mães de crianças com idade inferior a 6 meses – que não podem tomar a vacina – é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença.


Os sintomas da doença podem ser: manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

Quem deve se vacinar
Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra. Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 meses, devem tomar uma dose da tetravalente.
Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação;
Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral;
Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado;

Fonte: G1
Leia Mais ››

IBGE abre processo seletivo para 2,6 mil vagas para o Censo 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo simplificado para 2.658 vagas de nível médio e superior. São 1.343 vagas para coordenador censitário subárea (nível superior) e 1.315 vagas para agente censitário operacional (nível médio), distribuídas pelas 27 unidades da Federação. Os salários são de R$ 3.100 para coordenador e de R$ 1.700 para agente.

Censo 2020  — Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias
Censo 2020 — Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O IBGE inicialmente divulgou que as vagas seriam todas para profissionais de nível médio. Posteriormente, no entanto, o edital foi corrigido para informar que as vagas de coordenador censitário subárea exigem nível superior em qualquer área do conhecimento.

Os candidatos a coordenador censitário subárea devem ter ainda Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, dentro do prazo de validade, no mínimo para a categoria B.

O coordenador exerce atividade de natureza técnica em um conjunto de municípios, por isso, ele precisa ter carteira de habilitação para o deslocamento. Já o agente censitário operacional desempenha a função de suporte administrativo e de informática para as equipes das unidades estaduais (veja mais informações abaixo).

O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD) e de 20% para pessoas pretas ou pardas (PPP).


As 1.343 vagas para coordenador estão distribuídas por todos os estados, em diversos municípios. Já as 1.315 vagas para agente estão distribuídas entre as 27 capitais - o quadro de vagas completo está no edital.

O período máximo da contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. O desempenho dos contratados será avaliado mensalmente.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais.

As inscrições devem ser feitas de 25 de setembro a 15 de outubro pelo site https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019. As taxas são de R$ 42,50 para agente e de R$ 58 para coordenador.

As provas estão previstas para 8 de dezembro e serão realizadas nos 1.031 municípios onde são oferecidas vagas para coordenador censitário.

Para ambas as funções, as provas terão 60 questões objetivas, divididas em dois módulos, de conhecimentos básicos e específicos. O módulo básico tem três disciplinas: língua portuguesa, raciocínio lógico quantitativo e ética no serviço público. Já o módulo de conhecimentos específicos tem a disciplina de noções de administração e situações gerenciais para a função de coordenador e as disciplinas de noções de informática e noções de administração para a função de agente.

O resultado final está previsto para o dia 10 de janeiro de 2020.

Algumas funções do agente
Assistir na realização do trabalho administrativo e de informática na unidade em que estiver lotado, por meio da organização, produção e controle de documentos, processos, procedimentos, dados e informações; executar atividades administrativas nas áreas de recursos humanos, materiais, patrimoniais, orçamentários, financeiros e de disseminação de informações; recepcionar e atender aos colaboradores do IBGE e ao público em geral, pessoalmente ou por telefone.


Algumas funções do coordenador
Responder por questões técnicas, administrativas e operacionais, conforme orientações institucionais e de seu superior do quadro de pessoal efetivo do IBGE; acompanhar os trabalhos das equipes das coordenações nacionais e estaduais de supervisão e implementar as orientações recebidas; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento das funções de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador e realizar avaliações mensais dos contratados.

IBGE

Inscrições: de 25/09 a 15/10
Vagas: 2.658 (1.343 vagas para coordenador censitário subárea e 1.315 vagas para agente censitário operacional)
Salários: R$ 3.100 para coordenador e R$ 1.700 para agente
Taxas: R$ 42,50 para agente e R$ 58 para coordenador
Provas: 08/12

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminosos incendeiam caminhão, ônibus e transporte escolar no 6º dia de ataques no Ceará; 6 ações são registradas na madrugada

O Ceará chega ao 6º dia da nova onda de ataques que atinge coletivos, prédios, transportes escolares e veículos particulares. Nesta quarta-feira (25), pelo menos nove ações criminosas foram registradas, tendo como alvos ônibus e caminhões.

Ao todo, o estado já contabiliza 62 ataques em Fortaleza, Região Metropolitana e interior. As ações tiveram início no dia 20 de setembro.

No município de Maranguape, na Grande Fortaleza, o ônibus de uma empresa privada foi incendiado por criminosos nesta madrugada. O motorista, que estava dentro do veículo, foi obrigado a descer e não se feriu. Em Choró, também na Região Metropolitana, um grupo ateou fogo em um transporte escolar no pátio da prefeitura.

Segundo o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, a onda de violência é uma reação de detentos que querem a volta de "regalias" nos presídios do estado.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) afirmou nesta terça-feira que 257 presos foram transferidos como "forma preventiva e tática" para combater os atentados. Até o momento, a polícia capturou 57 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos.

Na cidade de Choró, na Grande Fortaleza, criminosos atearam fogo em um transporte escolar no pátio da prefeitura. — Foto: Arquivo pessoal
Na cidade de Choró, na Grande Fortaleza, criminosos atearam fogo em um transporte escolar no pátio da prefeitura. — Foto: Arquivo pessoal

Nesta madrugada, além dos ataques em Maranguape e Choró, um caminhão de frete e um ônibus foram incendiados nos municípios de Tauá e Várzea Alegre, respectivamente. Em Várzea Alegre, o coletivo atingido se encontrava na rodoviária municipal quando foi atacado.

Já na cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri, criminosos atearam fogo em um carro particular.

Clube de tiro e supermercado atacados
Na terça-feira (24), foram confirmados 18 ataques. Dentre eles, estão incêndios em um clube de tiro o Bairro Guajiru, em Caucaia, na Grande Fortaleza; e na fachada de um supermercado no Bairro Papicu, em Fortaleza. Os dois casos ocorreram durante a noite.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os criminosos que atacaram o clube de tiros em Caucaia tiveram acesso ao local por um terreno baldio situado na parte de trás da propriedade. O grupo ateou fogo em uma muralha de pneus, onde funcionavam os stands de tiro.

 Fogo em clube de tiros teve início por volta das 23 horas e se espalhou rapidamente pelo terreno, em Caucaia. — Foto: Rafaela Duarte/ Sistema Verdes Mares
Fogo em clube de tiros teve início por volta das 23 horas e se espalhou rapidamente pelo terreno, em Caucaia. — Foto: Rafaela Duarte/ Sistema Verdes Mares

Em Fortaleza, o alvo foi um supermercado localizado na Avenida Engenheiro Santana Júnior, no Bairro Papicu. Câmeras de segurança registraram o momento em que cerca de seis suspeitos jogam um líquido na fachada do estabelecimento e, em seguida, ateiam fogo. Nas imagens, é possível ver que as chamas atingem os pés de um dos suspeitos. O grupo fugiu.


Frota volta a circular normalmente
Nesta quarta, a frota de ônibus de Fortaleza volta a circular normalmente, segundo informações do Sindicato das Empresas de Ônibus do Ceará (Sindiônibus). Por conta dos ataques na capital, os veículos operaram parcialmente na terça-feira e tiveram de ser escoltados por policiais.

Além do transporte público, os atentados prejudicaram o funcionamento de escolas na cidade de Jucás. Após ônibus escolares serem incendiados no município, as aulas na rede pública foram suspensas.

Durante os seis dias de ataques, também foram alvos de ataques carros da empresa Enel, um veículo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), caminhões de coleta de lixo, transportes escolares e prédios públicos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'34 milhões de mortos em horas': simulação nos EUA mostra estrago de guerra nuclear entre Rússia e EUA

A possibilidade de uma guerra nuclear é uma ameaça latente e, segundo especialistas, informações sobre a catástrofe mundial que ela causaria pode servir para evitar que isso se torne realidade.

Vídeo divulgado pela Universidade de Princeton prevê as consequências de um conflito de grandes proporções. O cenário é assustador — Foto: Universidade de Princeton/ BBC
Vídeo divulgado pela Universidade de Princeton prevê as consequências de um conflito de grandes proporções. O cenário é assustador — Foto: Universidade de Princeton/ BBC

Por isso, um grupo de especialistas em segurança e armas nucelares da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, criou uma simulação chamada "Plano A", que mostra a devastação que um conflito entre EUA e Rússia provocaria.

As previsões são assustadoras. Em questão de horas, haveria 34 milhões de mortos e mais de 57 milhões de feridos.

O risco de uma guerra nuclear aumentou dramaticamente depois que Estados Unidos e Rússia abandonaram o tratado de controle de armas nucleares", destacam os criadores da simulação ao blog do programa Ciência e Segurança Global da Universidade de Princeton.

"[Esses países] começaram a desenvolver novos tipos de armas nucleares e ampliaram as circunstâncias nas quais seria possível usar essas armas", advertem.

Nesse contexto, dizem, o objetivo da simulação é chamar a atenção sobre as "consequências potencialmente catastróficas de uma guerra nuclear entre EUA e Rússia".

Vários especialistas consultados pela BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, coincidem em dizer que esse tipo de exercício acadêmico pode ser útil para persuadir as potências a não chegar a um enfrentamento nuclear.

"Faz tempo que vemos simulações como esta e sempre são alarmantes", disse à BBC News Mundo Sarah Kreps, professora da Universidade de Cornell, nos EUA, onde investiga os impactos da proliferação de armas de destruição em massa.

"Essas simulações são úteis para reforçar a dissuasão. Se não há transparência e se há otimismo sobre as consequências de um enfrentamento nuclear, é mais provável que alguma das partes escale a sua posição, seja consciente ou inconscientemente."

Em imagem de arquivo, Rússia mostra veículos com sistemas de mísseis táticos terra-ar de curto alcance durante o desfile em Vladivostok. — Foto: RIA Novosti / Via Reuters
Em imagem de arquivo, Rússia mostra veículos com sistemas de mísseis táticos terra-ar de curto alcance durante o desfile em Vladivostok. — Foto: RIA Novosti / Via Reuters

Para Kreps, os potenciais estragos que esse tipo de simulação evidência podem servir para que países que possuem armas nucleares ajam com maior "moderação".

Mas em que consiste o vídeo com a simulação da Universidade de Princeton e que panorama ele projeta?


Milhões de vítimas em poucas horas
A guerra imaginária que o vídeo ilustra começa com a tentativa da Rússia de impedir uma ofensiva dos Estados Unidos e de membros da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Pela simulação, os russos lançam um míssil nuclear de "advertência" na fronteira entre Alemanha, Polônia e República Tcheca.

Com esse ataque, o conflito escala rapidamente. A Rússia envia aviões com um total de 300 ogivas nucleares e dispara mísseis de curto alcance contra bases e tropas da Otan na Europa.

Esses ataques duram 45 minutos e deixam 3,4 milhões de vítimas. A Otan, por sua vez, responde com aviões que viajam rumo à Rússia com 180 ogivas nucleares.

Imagem de arquivo do Exército Americano mostra lançador de mísseis do tipo THAAD  — Foto: Divulgação/Exército dos EUA
Imagem de arquivo do Exército Americano mostra lançador de mísseis do tipo THAAD — Foto: Divulgação/Exército dos EUA

A essa altura, o objetivo de cada um é evitar que o inimigo tenha oportunidade de se recuperar, portanto cada país lança ataques contra as 30 cidades mais povoadas do adversário.

Em cada bombardeio, são usadas entre 5 e 10 ogivas nucleares, dependendo do tamanho da cidade. O resultado: em 45 minutos, mais 85,3 milhões de vítimas, entre mortos e feridos.

Assim, em menos de cinco horas, haveria 91,5 milhões de vítimas. Isso inclui 34,1 milhões de mortes instantâneas e 57,4 milhões de feridos.


Os números, advertem os especialistas, aumentariam "significativamente" se forem levadas em conta as mortes a longo prazo causadas pelos resíduos radioativos deixados no ar.

Como chegaram a esses cálculos?
Os especialistas de Princeton dizem que os cálculos são "razoáveis" e baseados em condutas realistas da Rússia e dos Estados Unidos, assim como possíveis objetivos militares e o dano potencial das armas nucleares esses países possuem.

Com base em informações sobre as armas que estão sendo empregadas atualmente, os escudos antimísseis e os possíveis alvos de cada arma, os pesquisadores estimaram a ordem de escalada da guerra, passando de um enfrentamento tático para o ataque a cidades e civis.

O número de mortos e feridos em cada uma dessas fases foi calculado com base no NukeMap, uma ferramenta interativa que mostra o dano que diferentes armas nucleares causariam segundo sua potência e local de lançamento.

O NukeMap foi criado por Alex Wellerstein, professor do Instituto Tecnológico Stevens e especialista em história das armas nucleares.

A informação do NukeMap é "altamente precisa", segundo disse à BBC News Mundo Erika Simpson, professora de política internacional da Universidade Western, no Canadá, e especialista em estratégia nuclear da Otan. Simpson não participou da simulação de Princeton.

Qual é o panorama hoje?

Imagem de arquivo mostra navio de guerra chinês Taiyuan na cidade portuária de Qingdao — Foto: Jason Lee/Reuters
Imagem de arquivo mostra navio de guerra chinês Taiyuan na cidade portuária de Qingdao — Foto: Jason Lee/Reuters

Os especialistas ouvidos pela BBC News Mundo concordam que a simulação ocorre em um momento em que a ameaça nuclear tem significância.

"Este vídeo é uma poderosa lembrança da ameaça que as armas nucleares representam", diz Jonathan Marcus, correspondente de assuntos diplomáticos da BBC.

"Ela chega num momento em que a maior parte dos tratados de controle de armas que ajudaram a manter o equilíbrio estratégico durante a Guerra Fria foram abandonados", alerta.

Segundo explica Marcus, atualmente só há entre Rússia e Estados Unidos um único - e importante - tratado em vigor para o controle de armas nucleares.

Trata-se do START II, que estabelece limites rígidos e verificáveis à quantidade de sistemas nucleares estratégicos de longo alcance que cada parte pode empregar.

"Mas esse tratado expira em fevereiro de 2021. E, atualmente, nem Washington nem Moscou demonstram grande vontade em prorrogá-lo", ressalta Marcus.

Em agosto, os Estados Unidos se retiraram formalmente do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, que foi assinado em 1987 pelos então presidentes da União Soviética, Mikhail Gorbachov, e dos Estados Unidos, Ronald Reagan.

Marcus explica que a expiração desse tratado ocorre no momento em que estão surgindo armas novas e potentes, como os mísseis hipersônicos e a utilização de inteligência artificial no armamento estratégico.

Presidente dos EUA, Ronald Reagan (à direita), e o presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, assinam o tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) na Casa Branca em 8 de dezembro de 1987  — Foto: Reuters
Presidente dos EUA, Ronald Reagan (à direita), e o presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, assinam o tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) na Casa Branca em 8 de dezembro de 1987 — Foto: Reuters

Para que servem essas simulações?
Ainda que sejam especulativas, simulações como as promovidas pela Universidade de Princeton são úteis, segundo especialistas.

"Esse estudo oferece informação vital para o público", disse à BBC News Mundo Dinshaw Mistry, especialista em proliferação nuclear da Universidade de Cincinnati e autor do livro "Contendo a Proliferação de Mísseis".

"A simulação oferece as bases para questionar a justificativa para o tamanho e o uso das forças nucleares."

Mistry e Kreps afirmam que esses exercícios servem para estimular uma reflexão sobre as consequências de um conflito nuclear de larga escala e a importância do controle de armas.

Útil, porém limitado
Ainda que reconheçam sua utilidade, os especialistas afirmam que o trabalho de Princeton tem limitações. Mistry, por exemplo, afirma que o cenário de guerra nuclear de grandes proporções "é menos provável" que um enfrentamento de "pequena escala", com a utilização de uma a cinco armas nucleares na etapa inicial do conflito.

"A simulação seria mais útil se mostrasse como seria possível controlar a escalada da guerra e limitar os danos", argumenta.

Matthew Bunn, professor da Universidade de Harvard, especialista em medidas de controle da proliferação de armas nucleares, concorda.

"Seria útil acrescentar à simulação mais informações e ações que poderiam ser adotadas para reduzir o perigo", disse Bunn.
O especialista de Harvard se refere a medidas relacionadas à redução da tensão entre EUA e Rússia, à revitalização de acordos antigos e à redução da ênfase que as doutrinas militares colocam sobre o uso de armas nucleares.

Marcus, por sua vez, destaca que o vídeo de Princeton deixa de lado um aspecto importante do cenário geopolítico.

"É interessante que a simulação tenha escolhido focar numa troca nuclear entre Rússia e EUA", observa.

"Muita gente acredita que seria mais provável um conflito entre China e EUA. A Rússia é uma sombra da antiga União Soviética em termos de poder bruto e [o presidente russo Vladimir] Putin sabe disso."


Mas, assim como os demais especialistas ouvidos pela BBC News Mundo, Marcus destaca que o panorama atual torna "mais importante do que nunca" a necessidade de "rever os processos de controles de armas nucleares no mundo".

Fonte: G1
Leia Mais ››