domingo, junho 18, 2017

Confira os confrontos deste Domingo pelo Campeonato Junino 2017 na quadra Carlos Emanuel


Na noite deste domingo a partir das 18:30 teremos mais confrontos válidos pelo Campeonato Junino 2017 nas festividades do XI Arraiá do Zé Padeiro na Quadra Carlos Emanuel, localizada à Rua Cleofas Nunes - Centro de Itaú RN.

18:30 - 1º Jogo do campeonato dos Veteranos

Veterano de Marcos X Veterano de Jaílson

Equipes do Aberto

1º Jogo - 19:20 - RC X Francisco Pinto

2º Jogo - 20:10 = Equipe do Sal X Alto FC

3º Joogo - 21:00 = Semear X Sefio

Venha, participe e comemore junto com sua equipe de mais uma noite de adrenalina e muita emoção.

A cobertura completa está sendo acompanhada pelo Blog Cidade News Itaú, a qual você leitor poderá conferir os resultados aqui... Fique ligado!!!
Leia Mais ››

Campeonato Junino: Itaú Bets tenta reação, mas acaba derrotado pelo Itaú FC por 6 a 5

Equipe Itaú FC

O último jogo da noite deste sábado, válido pelo campeonato junino do XI Arraiá do Zé Padeiro foi eletrizante, mesmo iniciando de maneira tímida, as equipes Itaú Bets e Itaú FC conseguiram encerrar a noite deixando a expectativa para a continuidade do campeonato para este domingo 18. Com um placar bastante disputado, melhor para o Itaú FC que conseguiu desbancar o Itaú Bets por 6 x 5.

Equipe Itaú Bets


PRIMEIRO TEMPO

As equipes Itaú Bets e Itaú FC entraram em quadra e iniciaram uma partida lenta, mesmo assim o Itaú FC conseguiu abriu o placar, gol marcado pelo goleiro Luis Cláudio, aos 01:22 de jogo. Aos poucos os as equipes entraram no clima e começaram a disputa com mais energia,  onde o Itaú FC marcava mais um na partida, aos 04:00 gol de Antônio Rosivan, número 08.


Mesmo atrás no placar o Itaú Bets conseguiu reagir e aos 10:32, Ivamadson diminui o placar marcando o primeiro gol da equipe com a camisa de número 10. A partida seguiu e o Itaú Bets empatou aos 15:00, gol de Carlos Adriano nº 03.

Com a partida empatada ambos tentavam marcar, mas parava na marcação, ou nos seus próprios erros, no entanto, a equipe Itaú FC consegue avançar e estender o placar e fazer o seu terceiro gol, o segundo do goleiro Luis Cláudio aos 16:13.

As equipes começaram a entrar na adrenalina e os ânimos também esquentaram. O empate veio com o tiro livre marcado por Carlos Adriano, aos 19:30. Deixando as equipes cada vez mais empenhadas em busca de um resultado positivo.

SEGUDO TEMPO

Para o segundo tempo, a emoção não podia ser diferente;  com a partida empatada o desejo das equipes era sair com a vitória e aos 01:50 de jogo, Damião Silva desempata e sai para a comemoração. Não demorou muito João Paulo (09) deixa tudo igual aos 06:15 para a equipe do Itaú Bets.

A equipe nem deu tempo comemorar muito porque Thiago Bacurau foi lá e deixou o Itaú FC de novo na frente, aos 07:52 fez o quinto para a equipe. Aos 08:40, Aglaudênio (03) faz o sexto.

Vendo a situação complicar e o tempo passando, a equipe Itaú Bets partia para cima do Itaú FC e aos   15:00 conseguiu diminuir o placar com Felipe, registrando o quinto gol que não conseguiram ultrapassar a marcação do Itaú FC que dominava maior parte do segundo tempo.

CARTÃO AMARELO

Além das muitas faltas na partida, foram aplicados 03 cartões amarelos, todos na primeira etapa do jogo, um para o goleiro Jeová do Itaú Bets e dois para o Itaú FC (Aglaumir e Aglaudênio).

PRÓXIMO JOGO

A equipe Itaú FC enfrenta a equipe do Sal pelo grupo A, neste domingo (18), às 20:10. A equipe do Itaú Bets enfrenta a equipe Cabocanos na segunda-feira (19), a partir das 19:50, pelo grupo C.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Em noite inspirada Jaraguá goleia o Semear pelo Campeonato Junino

Equipe Jaraguá

A noite de sábado foi de muita inspiração para a equipe do Jaraguá na primeira rodada do campeonato junino do XI Arraía do Zé Padeiro, que soube aproveitar melhor as oportunidades de chances a gol para golear a Equipe Semear por 5 x 1.

Equipe Semear


ETAPA INICIAL

A equipe do Jaraguá iniciou a partida aproveitando erro da equipe do Semear, abrindo o placar logo nos segundos iniciais, aos 00:23, gol de Jakson Leonardo, vestindo a camisa de número 02. A partida começou eletrizante, as duas equipe demonstraram muita ofensividade; a reação do semear veio aos 06:23 com gol de Peta nº 09, empatando a partida; bastou mais alguns minutos para o Jaraguá virar o placar com gol de Wellison nº 11, aos 10:22 da etapa inicial.

Ainda no primeiro tempo as equipes se esforçaram para enlarguecer o placar, mas a marcação de ambas as equipes foram eficazes nesse primeiro tempo de jogo. As equipes demonstraram entrosamento, empenhados em vencer a partida, no entanto, prevaleceu aquela que soube manter a melhor marcação.

ETAPA FINAL

De volta para o segundo tempo a equipe do Jaguará não perdeu tempo, ampliando o placar, novamente nos minutos iniciais, aos 00:53 segundos de jogo, tento marcado por Wagner Erlange número 10.  A partida continuou com equipe Semear recuada, sentindo a pressão do adversário que partia para cima sempre aproveitando os passos errados do time do Semear. O resultado não podia ser diferente, o Jaraguá corre para aumentar o resultado finaliza mais uma vez aos 05:54 com mais um gol de Jakson Leonardo.

Para consagrar o resultado e registrar a primeira goleada do campeonato Álamo Vieira vestindo a camisa de número 07, fechou a goleada aos 19:45.

CARTÃO AMARELO

Apesar das equipes estarem jogando com muita garra, só foram aplicados dois cartões amarelos um para cada equipe, Weslen Marinho nº 11 pelo Semear e Álamo Vieira pelo Jaraguá respectivamente.

Próximo Jogo

Neste domingo a Equipe Semear volta a quadra pelo grupo B, em busca de uma vitória contra a Equipe Sefio que fará seu primeiro jogo na rodada às 21:00. Já a equipe do Jaraguá tem retorno marcado pelo grupo B, às 19:00 de terça-feira (20) contra o mesmo Sefio.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Campeonato Junino: Equipe do sal vence o Francisco de Assis de 1 X 0.

Equipe Sal

Na noite deste sábado as equipes do Sal e Francisco de Assis se enfrentaram em partida válida pela 1ª rodada do campeonato Junino 2017 do município de Itaú-RN no XI Arraiá do Zé Padeiro.

Equipe Francisco de Assis


1º TEMPO

As equipes entraram em quadra de forma tímida pegando o ritmo do jogo; com jogadas atrapalhadas em busca de um maior entrosamento.

A equipe do Sal saiu na frente com gol marcado por Benedito Gomes nº 09, aos 13min 40seg do primeiro tempo, o Francisco de Assis ainda tentou reagir na etapa inicial, mas não conseguiu ampliar o placar. O time do Sal ainda perdeu várias chances de gol, enquanto que o seu adversário tentava, mas não obteve êxito.

2º TEMPO

A equipe do Francisco de Asssis atrás no placar, voltou para a etapa final mais ofensiva, apertando a equipe do Sal que não encontrava espaço para atacar o seu adversário, com chances claras de marcar e mudar o resultado da partida, faltou um pouco de sorte, enquanto o seu adversário segurou o placar mantendo a partida sem alteração até o apito final, 1 X 0.

PRÓXIMO JOGO

A equipe do Sal volta a quadra neste domingo pelo grupo A, buscando mais uma vitória contra Alto FC, às 20:10, já o Francisco de Assis enfrenta o Alto FC na segunda-feira (19) às 20:40, pelo grupo A.

CARTÃO AMARELO

Foram aplicados 03 cartões amarelo durante a partida, 02 para o Francisco de Assis (Augusto – capitão e José Marinho Filho) e 01 para a Equipe do Sal (Marcos Túlio).





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Em abertura do campeonato junino, prefeito Ciro Bezerra anuncia melhorias para o esporte itauense


Teve início a abertura oficial do Campeonato Junino 2017 do XI Arraiá do Zé Padeiro na noite deste sábado, 17 de junho de 2017, na quadra Carlos Emanuel.



A Banda filarmônica José Praxedes Fernandes executou o Hino Nacional Brasileiro; em seguida o secretário de Esporte, Júnior Martins, falou sobre a programação de abertura, passando a palavra para o Prefeito Ciro Bezerra dizendo ser de muita alegria prefeitura estar realizando mais um campeonato, fazendo o que é melhor para o município com um São João diferente, agradando a todos, vivenciando a cultura nordestina.



Ciro apresentou a programação do XI Arraiá do Zé Padeiro, aproveitando a oportunidade para informar aos desportistas e presentes a abertura dos jogos, a conclusão 2ª etapa da reforma da quadra Carlos Emanuel com o teto da quadra e arquibancadas, tornando a quadra um ginásio de esportes adequado para atender as necessidades dos desportistas. Tendo recursos assegurados para a obra.



O gestor falou também do Ginásio de esportes, localizado as margens da BR 405, onde já foram resolvidos os problemas burocráticos, sendo retomados os trabalhos para a conclusão da obra, que acredita ser concluída até o término deste ano de 2017. Encerrando falando sobre demais obras que estão sendo realizadas na cidade e as que virão beneficiar o esporte municipal. Agradecendo a todos os presentes, parabenizando a equipe organizadora e os desportistas que se inscreveram para participar do campeonato junino no XI Arraiá do Zé Padeiro.

A filarmônica continuou a abertura interpretando a bela música nordestina em clima de São João, na maestria de Gildásio Ramos, fazendo a apresentação de alguns números.

As autoridades presentes ao evento: o prefeito Ciro Bezerra, a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Jaíra Martins; o vice-prefeito Paulo César; a Secretária da Mulher, Francisca das Chagas; o Secretario de Esporte, Júnior Martins; o Secretário de Cultura, Jonilson Ferreira, a Secretária de Educação , Mirianete Brasil, a Secretária de Meio Ambiente, Karina Bezerra; o Secretário de Administração, Marcos Morais; o Secretário de Agricultura, José Roberto; o presidente da Câmara, Ítalo Medeiros; o vereador, Toinho Galego e o vereador Alex Brasil.

Após a cerimônia de abertura foi dado o pontapé inicial pelo filho mais novo do prefeito, Cairon Bezerra, declarando aberto o campeonato junino com o confronto entre as equipes: Francisco de Assis contra a Equipe do Sal; Jaraguá x Semear e Itaú Bets contra Itaú FC.







Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

“Galeguinho de Ipanguaçu” é morto após ter a residência arrombada na comunidade de Bela Vista Piató zona rural de Assu


Nas primeiras horas da manhã de hoje, 18 de junho, por volta das 05;hs, a polícia militar do 10º BPM com sede em Assu, foi informada de que um homem estaria com morto dentro de casa e sua porta arrombada na comunidade de Bela Vista Piató, zona rural de Assu.
De imediato foi deslocado para o local o GTO, e ao chegar se deparou com uma pessoa caída ao solo em um dos cômodos da casa, trata-se de Andrieli Felipe Gonzaga, 22 anos, vulgo Galeguinho de Ipanguaçu, apesar do apelido, o mesmo é natural da cidade de Assu.
Ainda de acordo com as informações, vizinhos teriam ouvidos tiros por volta das 01hs; da madrugada, mais pensaram que se tratava de fogos de artifícios, com isso não deram muita atenção, mais ao amanhecer perceberam que a residência estaria com a porta arrombada, foi então que acionaram a polícia militar.

Galeguinho de Ipanguaçu foi morto com um disparo de espingarda calibre 12.  O itep já foi acionado para a remoção do corpo para a sede do órgão na cidade de Mossoró.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Homem é morto a pedradas e tem corpo parcialmente queimado em Caraúbas


O corpo de um homem de 49 anos foi encontrado com a cabeça esmagada e com o corpo parcialmente queimado, na manhã deste domingo (18) em uma estrada vicinal nas proximidades do Motel Fazenda em Caraúbas, na Região Oeste potiguar. 

O corpo foi encontrado por volta das 6:20, pela esposa da vítima, identificada como Lucinha. Ela encontro a vítima ao lado de sua motocicleta, uma Pop, de cor preta, placa NNL 776 - Patu. 

De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Antônio Francisco de Góis, conhecido como "Patitinho" natural da cidade de Apodi, que é ex presidiário, estava em liberdade condicional há 47 dias, foi morto na noite de ontem (17), a pedradas e teve a cabeça esmagada e o corpo queimado.

A motivação do crime ainda é desconhecida, no entanto, a Polícia Militar acredita que a ordem para matar o ex presidiário partiu de dentro do Centro de Detenção Provisória de Caraúbas – CDP.
Os familiares que se encontravam no local também não souberam informar a motivação do crime, mas afirmaram que Antônio Francisco de Góis tinha muitos inimigos.

A Polícia Militar está no local aguardando a equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), onde os Peritos do Instituto irão analisar o local para as circunstâncias do crime e depois fazer a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró. O homicídio será investigado pela Delegacia de Polícia Civil, com sede em Caraúbas.

Imagens muito forte, Clique Aqui se tem mais de 18 anos...

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Enteado mata padrasto a tiros dentro de casa no bairro do DNER em Santa Cruz-RN.


Um homem foi assassinado dentro de sua residência no final da noite de sábado (17), em Santa Cruz, capital da região do Trairi do RN.     

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada pelo nome de Iranilson Pereira da Silva, 37 anos, vulgo "Naninho", que trabalhava como mototaxista, ele foi atingido por 2 (dois) disparos de arma de fogo. O suspeito do crime é o seu enteado, o pintor Rodrigo da Silva Gonçalves, de 24 anos, que logo após praticar o crime se evadiu do local.

Segundo informações apuradas, o crime ocorreu por volta das 23:30 hrs. na rua Travessa Luiz Marques, no bairro DNER. Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, a vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local, dentro do quarto do casal. A esposa declarou a Polícia que não houve discussão entre o padrasto e o enteado.

O Itep foi acionado para remoção do corpo e exames de praxe. O caso será investigado pela 9ª DRP de Santa Cruz.

Fonte: O Paralelo
Leia Mais ››

120º Homicidio em Mossoró 2017: Jovem baleado no Santa Helena morre no HRTM nove dias depois


Mais um homicídio vai para as estatísticas da Violência, que assola a cidade de Mossoró,na região Oeste do Rio Grande do Norte. 

O jovem Ítalo Mateus Nascimento de Almeida de 18 anos, baleado na Rua Maria Batista dos Santos no loteamento Santa Helena no dia 08 de desse mês, não resistiu aos ferimentos e morreu no início da noite deste sábado 17 de junho de 2017, no Hospital Regional Tarcísio Maia onde estava internado desde então. 

Ítalo Mateus, havia sido preso com uma moto roubada e tinha deixado a prisão, a pouco mais de cinco dias e foi baleado quando chegava próximo a sua residência. Ele trafegava de bicicleta quando foi abordado e alvejado com vários disparos de arma de fogo, por dois homens em uma moto.

O jovem foi socorrido por familiares para a UPA do Santo Antônio e depois transferido para o HRTM, onde ficou internado nove dias. No início da noite de hoje o quadro de saúde do jovem se agravou, ele não resistiu e morreu. 

O corpo será removido do necrotério do hospital, por um carro funerário para o setor de medicina legal do ITEP onde será necropsiado e depois liberado. 

Ítalo Mateus Nascimento de Almeida foi a 120ª vítima da Conduta Violenta Letal Intencional em Mossoró neste ano de 2017. O caso que estava sendo investigado pela Segunda Distrital como tentativa de homicídio, passa para a esfera da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Elemento invade casa em Pau dos Ferros/RN e faz ameaças a proprietária.

Resultado de imagem para elemento armado de faca

Um Roubo à residência foi registrado no início da noite desta sexta-feira(16), no Bairro Chico Cajá, na cidade de Pau dos Ferros/RN. 

De acordo com informações um malévolo com o rosto coberto e armado com uma faca, conseguiu danificar a acerca elétrica e invadir a casa quando se deparou com a proprietária, o meliante fez ameaças e subtraiu cerca de R$ 150 em seguida fugiu do local deixando a vítima em estado de choque. 

A Polícia foi acionada fez diligências mas não obtiveram êxito nas buscas. O roubo aconteceu por volta das 18h30.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Alexandriense capota veículo na BR 405 e sofre ferimentos leves.


Um alexandriense que reside no estado de São Paulo seguia pela RN 079 e no trevo acesso a BR 405 altura do KM 164 acabou passando direto vindo a capotar o veículo que conduzia e caindo em uma açude a margem da rodovia federal, apos sofrer ferimentos leves foi socorrido por populares para o HRCCA e após atendimento medico foi liberado.




Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Casal é preso pela RP quando arrombava comercio em Pau dos Ferros/RN


O casal identificado como Francisco Rogério da Silva Souza, conhecido como Rogerinho, de 18 anos, e Maria Luziana Gomes,  conhecida como Lulu, de 30 anos, ambos residentes no bairro Alto São Geraldo, em Pau dos Ferros/RN, foram presos na  noite de quinta-feira (15), por volta das 23h00, por uma guarnição da Polícia Militar, após arrombar um estabelecimento comercial no Centro de Pau dos Ferros/RN. O casal foi flagrado ainda no interior do imóvel, com duas mochilas contendo 19 garrafas de uísque, uma caixa de cachaça Pitu e três caixas de cerveja.

O casal e todo o material apreendido foi levado para delegacia de polícia para serem autuados em flagrante. Rogerinho que por inúmeras vezes foi preso e internado no CEDUC de Mossoró, dessa vez ficará preso no CDP de Pau dos Ferros em razão de ter completado sua maioridade penal há pouco tempo. Já Lulu ficará presa no estacamento do Encanto a disposição da justiça.

Fonte: Do NPRN com informações do Grupo 190
Leia Mais ››

Traficante é preso pela Polícia civil durante investigação em Pau dos Ferros/RN


Na tarde dessa sexta-feira (16), por volta das 13h00, a equipe da Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob o comando do delegado Andson Rodrigo, estourou uma "boca de fumo" no bairro São Geraldo, em Pau dos Ferros/RN.

Os policiais estavam realizando uma investigação quando se depararam com a pessoa de Luiz Gonçalo Santos, de 27 anos. Luiz estava portando um simulacro de pistola taurus e quando viu os policiais empunhou a arma e tentou correr para o quintal da residência, momento que os policiais efetuaram um disparo acertando o  pé direito. 

O mesmo foi neutralizado pelo disparo e deixou cair a pistola, oportunidade que os policiais perceberam que era um simulacro e durante a abordagem foi encontrado no seu bolso e foi apreendido 41 pedras de crack e R$ 141 em dinheiro fracionado. Dada a voz de prisão, foi conduzido para ser autuado em flagrante por tráfico de drogas. Em seguida foi entregue ao sistema penitenciário para ficar à disposição da justiça.

Luiz  já foi preso e condenado por tráfico de drogas e atualmente cumpre pena no regime aberto no Presídio  Regional de Pau dos Ferros. O qual é  investigado por uma série de crimes, entre eles, o de estar traficando drogas no bairro São Geraldo.

Fonte: Grupo Cidadão 190
Leia Mais ››

Acidente com vítima fatal na descida da serra de Martins-RN


Informações preliminares dão conta que acabou de acontecer um acidente com vítima fatal na descida da serra de Martins.

Um caminhão com placa de Mossoró teve problemas nos freios na descida da serra, perdeu o controle e acabou capotando várias vezes.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Fonte: Na Ficha da Polícia
Leia Mais ››

Motociclista morre após perder controle em buraco na BR-110 entre Campo Grande e Upanema


Na noite desta sexta-feira, 16/06, por volta das 21:20hs, foi registrado um acidente com vítima fatal nas proximidades da Fazenda de Manoel Cidô, na BR-110, entre Campo Grande e Upanema/RN.
De acordo com as informações, o motociclista seguia de Mossoró para Campo Grande, quando nas proximidades da fazenda, perdeu o controle em um buraco e passou direto numa curva.

O motociclista não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. 

A vítima foi identificada por Carlos Augusto de Lima, 52 anos, natural de Mossoró.

Neném, como era mais conhecido, era casado com a Campo-Grandense Cilinha. O mesmo fazia parte de uma equipe de MotoClube da cidade de Mossoró e rodavam o Brasil todo quando se juntavam.


Fonte: CG na Mídia
Leia Mais ››

Polícia Federal prende em Natal pernambucano com oito quilos de cocaína

Policiais federais acharam os tabletes de droga em uma cavidade do painel do carro. (Foto: Divulgação / PF)

A Polícia Federal prendeu, neste sábado (17), em Natal, um pernambucano de 32 anos suspeito de tráfico de drogas. O homem foi flagrado com oito quilos de cocaína. A droga, de acordo com a PF, estava escondida no painel de um veículo com placas de São Paulo.
A prisão do pernambucano aconteceu no bairro de Ponta Negra e contou com apoio da Polícia Militar. Além da cocaína, os policiais encontraram uma pistola calibre 380 com o suspeito.
A ação ocorreu quando os policiais investigavam informações de que organizações criminosas da região Sudeste do país estariam enviando para o Rio Grande do Norte drogas e armas através de transportadoras em caminhões do tipo “cegonha”.
Os policiais então, na última sexta-feira, utilizando um cão farejador do BPChoque, fiscalizaram uma empresa localizada na zona Sul de Natal. Pouco tempo depois, um veículo, com indicativo de droga no seu interior, foi encontrado.
A Polícia Federal passou a vigiar o local e ficou aguardando a chegada da pessoa que receberia o carro. Isso aconteceu apareceu 24 horas depois, já no sábado. O suspeito foi seguido até Ponta Negra, onde depois de abordado foi conduzido para a sede da PF.
Após uma minuciosa vistoria, os policiais federais acharam a droga em uma cavidade do painel do carro, enrolada em sacos plásticos. O pernambucano recebeu voz de prisão e em seguida foi autuado em flagrante, indiciado pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
Ele permanece custodiado na superintendência da PF, à disposição da Justiça, e negou saber que transportava qualquer tipo de material ilícito. Essa foi a terceira apreensão de cocaína que a Polícia Federal fez este ano em Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após anunciar ação contra Joesley Batista, Temer se reúne com ministros


Após anunciar que irá acionar a Justiça contra o empresário Joesley Batista, o presidente Michel Temer se reuniu na tarde deste sábado (17) com ministros no Palácio do Jaburu, em Brasília.
Pelo menos dois ministros foram à residência oficial para se reunirem com Temer: Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Torquato Jardim (Justiça).
O encontro com os ministros ocorre após a divulgação de uma entrevista de Joesley Batista à revista "Época". Na reportagem, o empresário acusa o presidente de liderar "a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil" e afirma que Temer não tinha "cerimônia" para pedir dinheiro para o PMDB.
Após a reportagem, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou, por meio de nota, que o presidente ingressará na próxima segunda com ações na Justiça contra o dono do grupo J&F.
Na nota, a Presidência também critica o acordo de delação premiada firmado pelo empresário e o chama de "bandido notório" (leia a nota ao final desta reportagem).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filtro de barro, invenção brasileira, é um dos melhores do mundo


Mãos que dão forma ao barro, com técnica e delicadeza. E nasce mais uma criação genuinamente brasileira: o filtro de barro. A invenção do filtro mudou completamente nossa maneira de beber água.
No país, a água nem sempre era de boa qualidade. Vinha de poços, rios ou era canalizada de maneira rudimentar até chegar a fontes e chafarizes construídos pelos governos.
Um exemplo, ainda do período colonial, continua de pé, no Rio de Janeiro: são os arcos da Lapa, um aqueduto do século 18, construído para levar água do rio Carioca até o centro da cidade, onde a população se abastecia.
Com a criação do filtro, a água chegou enfim dentro das casas. Agora limpa e sem contaminação. Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional, o filtro de barro vem sendo estudado há tempos pelo professor Júlio César Bellingieri. A questão da água era uma questão de saúde pública.
“Nós tínhamos na virada do século 19 para o século 20 muitas epidemias. As cidades crescendo, mis população. E os serviços de água encanada das cidades eram muito insuficientes. Então, não havia no Brasil um equipamento que pudesse filtrar água de modo eficiente. E as pessoas morriam em epidemias, tomavam água suja”, explica.
A primeira grande mudança acontece com a chegada dos imigrantes italianos e portugueses no começo do século passado. Eles traziam na bagagem as velas para filtrar água que já existiam na Europa. Eram peças rudimentares, feitas de pedras porosas. Já os filtros eram de metal ou de pedra.
Entre os imigrantes que viviam e trabalhavam em São Paulo, um dia alguém percebeu que as jazidas de argila do interior do estado podiam fornecer material para fazer bons potes de cerâmica. E se podiam fazer bons potes, podiam fazer filtros. Deu certo e foi sucesso imediato. Era água pura, fresquinha e gostosa.
Com o passar do tempo, o filtro foi sendo aperfeiçoado. No início, a vela era um disco de cerâmica porosa, colado com breu e cera. Passaram-se décadas até que chegasse ao que é hoje: por fora, uma camada de cerâmica porosa. Por dentro, uma porção de carvão na parte interna e uma camada de prata coloidal, um produto bactericida usado para purificar ainda mais a água. E o carvão ativado, que tirar o cloro.
Mas, afinal, quem teria criado o primeiro filtro? Este nome, a história não guardou.
Globo Repórter: A primeira mão que moldou esse filtro de cerâmica e botou lá a vela e teve sua água fresquinha e pura ficou anônima?
Júlio César Bellingieri, professor: Ficou anônima, a gente não consegue saber. Pode se falar com certeza que o filtro foi inventado em São Paulo, por causa desses imigrantes. E o filtro foi se disseminando para o resto do estado e do país.

Fonte: Globo Reporte
Leia Mais ››

Motorista é encontrado morto dentro de carro capotado em Santa Rita - PB

Motorista foi encontrado dentro do carro em barranco a margem de estrada (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um motorista de transporte alternativo identificado como Damião Batista da Silva, 35 anos, foi encontrado morto dentro do próprio carro, capotado em uma estrada vicinal do município de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. O carro capotou depois de cair em um barrando com mais de sete metros de altura.
O corpo foi encontrado na manhã deste sábado (17) pelo Corpo de Bombeiros. Ainda nesta manhã, familiares foram ao local para reconhecer o corpo. O irmão do motorista, Josias Batista, disse que a vítima havia saído de casa as 5h para fazer uma viagem.
“Ele trabalha de taxista, em Santa Rita. Ele fez uma viagem ontem, chegou de 5h e voltou. A gente ficou esperando ele chegar em casa e ele não chegou. Deve ter acontecido nesse período. Damião”, disse ele.
Segundo o capitão Ovídio, do Corpo de Bombeiros, existe a suspeita de que o homem tenha sido vítima de um latrocínio. “As informações preliminares são de que a vítima trabalhava como motorista de transporte alternativo. Por volta das 5h ele teria pego dois passageiros suspeitos e foi encontrado morto. O carro capotou e ele morreu. Não levaram o celular dele, mas a carteira estava sem dinheiro”, disse ele.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal de namorados é morto a tiros em Aparecida de Goiânia

Casal de namorados é morto a tiros  em Aparecida de Goiânia; polícia apura o caso (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Um casal de namorados foi morto com vários tiros no Jardim Mont Serrat, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Segundo a Polícia Civil, Maria Helena Siqueira Matias, de 19 anos, foi encontrada na porta de casa. Já Diogo Alves Nunes, de 21, estava caído ao lado do carro do pai, cerca de 100 metros do corpo da jovem. O Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) apura o caso.
O duplo homicídio aconteceu na noite de sexta-feira (16). Segundo a ocorrência, o veículo, um VW Jetta, estava suspenso por um macaco hidráulico, com o estepe e a chave de roda ao lado.
O delegado Fabrício Flávio Pereira, que esteve no local do crime, suspeita que os criminosos tenham agido de forma premeditada, cortando o pneu do automóvel para obrigar Diogo a parar e trocá-lo.
Preliminarmente, a polícia encontrou 17 perfurações no corpo de Mariana e outras nove no de Diogo. Nada foi levado das vítimas. O delegado afirmou que o casal não possuía antecedentes criminais.
De acordo com depoimento de familiares à polícia, os jovens mantinham o relacionamento há cerca de dois anos. A corporação investiga o caso e busca imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar e localizar os suspeitos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 1.940: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 26,7 milhões


A Caixa Econômica Federal sorteou neste sábado (17) os números do concurso 1.940 da Mega-Sena, em Conceição de Mato dentro (MG). O prêmio estimado para o próximo concurso, que acontece no dia 21, é de R$ 26,7 milhões.
Confira os números sorteados: 09 - 13 - 16 - 17 - 36 - 47.
A quina saiu para 95 apostas e cada uma vai levar R$ 22.002,44. Outros 6468 bilhetes acertaram a quadra e ficarão com R$ 461,66 cada.
Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente entre ambulância e carro deixa seis mortos na TO-020

Ambulância e carro pegaram fogo após batida (Foto: Divulgação)

Seis pessoas morreram em um acidente entre uma ambulância e um carro de passeio na TO-020, entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, na região central do Tocantins. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (17). Os veículos pegaram fogo após bater. O Instituto Médico Legal informou que os corpos já estão sendo resgatados.
A Polícia Militar informou que quatro dos seis mortos estavam na ambulância e que os demais estavam no carro de passeio. Ainda não há detalhes de como a batida aconteceu. Equipes da PM, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Médico Legal e da Perícia foram enviadas ao local da batida, no km 40 da rodovia, próximo a cidade de Aparecida do Rio Negro.

Equipes de emergência foram chamadas para atender o acidente (Foto: Divulgação)
Equipes de emergência foram chamadas para atender o acidente (Foto: Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

“Ela só fez boas obras. Jesus sabe disso”, diz mãe da cantora Eliza Clivia

Fãs da cantora estiveram na funerária para se despedir . (Foto: Reprodução/TVSergipe)

A mãe da cantora Eliza Clivia que morreu em um acidente de carro em Aracaju, está na capital sergipana neste sábado (17) onde acompanhou a liberação dos corpos da filha e do genro o baterista Sérgio Ramos. O casal morreu em um acidente de carro na capital sergipana na tarde desta sexta-feira (16).
“Ela só fez boas obras. Jesus sabe disso, por onde ela passou ela só fazia o bem. Agora os fãs e a família esperam ela na Paraíba para o adeus”, disse emocionada Lucia de Fátima Rodrigues Maranhão, mãe de Eliza.

Eliza Cliva e o marido morreram em acidente de carro em Aracaju (Foto: Divulgação)
Eliza Cliva e o marido morreram em acidente de carro em Aracaju (Foto: Divulgação)

Após a liberação do Instituto Médico Legal (IML) o corpo de Eliza foi encaminhado a uma funerária, no Bairro Getúlio Vargas, onde permaneceu aguardando a liberação do corpo de Sérgio, o que aconteceu por volta das 15h30, com a chegada de familiares.
Um grupo de fãs de Eliza Clivia foi até a funerária para se despedir da cantora. “Estamos chocados. Ainda não acreditamos que ela partiu. Ela era muito querida em Aracaju”, disse a professora Paula Leticia Sena.
Segundo o produtor da cantora, Jailson Souza, da funerária o corpo de Eliza será levado de carro para a cidade de Livramento, no interior paraibano, e o do marido será velado na capital João Pessoa. A funerária informou que o translado dos corpos foi iniciado por volta das 19 horas deste sábado.

Veículo bateu em um ônibus no Centro de Aracaju (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Veículo bateu em um ônibus no Centro de Aracaju (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Corpos de casal serão levados para a Paraíba (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Corpos de casal serão levados para a Paraíba (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Elizia, que iniciou a carreira solo, há quatro meses, estava em Aracaju para divulgar um show, que seria realizado na noite desta sexta-feira, quando o veículo em que estava bateu contra um ônibus. Além do casal, três pessoas da equipe também estavam no veículo. Elas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde duas ainda permanecem internadas.
A assessoria de imprensa do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) atualizou no final da tarde deste sábado o estado de saúde das três vítimas do acidente. O motorista do veículo Cleberton José dos Santos continua internado em estado grave na área vermelha, e respira com a ajuda de aparelhos. Já João Paulo Tavares da Silva está internado na Ala Verde em estado estável de saúde e Paulo Texeira de Carvalho recebeu alta.
O coronel Vivaldi Cabral, comandante do policiamento de Aracaju, informou que uma perícia foi realizada no local do acidente e o caso será investigado pela Delegacia Especial de Delitos de Trânsito. A Secretaria de Segurança Pública informou disse que o motorista do ônibus já prestou depoimento sobre o acidente.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e a empresa Auto Viação Paraíso, dona do ônibus, lamentaram o ocorrido e afirmaram que estão colaborando com a autoridades de trânsito para apuração das causas do acidente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é flagrado fazendo 'gato' de energia em poste na Zona Sul de Teresina


Um homem, sem qualquer tipo de proteção foi flagrado por volta das 8h45 deste sábado (17) fazendo uma ligação de energia clandestina, o conhecido "gato", na Avenida Maranhão, na Zona Sul de Teresina. Um vídeo enviado ao G1 por um internauta mostra o homem se arriscando.
Nas imagens é possível observar que o homem sobe no poste e coloca um dos pés numa placa de sinalização. Se equilibrando e sem qualquer tipo de equipamento de segurança, ele ainda faz uma ligação clandestina em fios de eletricidade. Após fazer a religação ilegal, o homem desceu e foi embora.
Procurada pelo G1, a assessoria de comunicação da Eletrobras Distribuição Piauí informou que a empresa tem um departamento de medição e fiscalização que faz um trabalho no sentido de combater as ligações clandestinas e outras irregularidades em todo o Piauí.
A Eletrobras informou ainda que o 'gato' pode ser caracterizado como furto de energia pelo Código Penal, no artigo 155, e que a empresa pode registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Pensei que fosse algum tipo de carinho', diz garoto ao relatar abuso sexual em casa de padre em SC

Menino relatou abuso durante fim de semana na casa do padre (Foto: Reprodução/RBS TV)

No meio da noite, ele começou a lamber a minha orelha. Achei isso muito estranho, mas de qualquer forma pensei que fosse algum tipo de carinho. E logo depois eu tirei a orelha porque era chato, eu não gostava. Daí passou uns dez minutos e ele começou a me alisar, a me abraçar. Daí ele passou a mão na minha barriga. Ele tentou mexer no meu pênis, daí eu tirei a mão dele. Tentou de novo e tirei. Na terceira vez, ele fez força e eu não consegui tirar a mão dele".
O relato acima é de um menino de 13 anos, morador de São Francisco do Sul, sobre o fim de semana em que ele e outros quatro garotos da cidade passaram na casa onde vivia o padre Marcos Roberto Ferreira, em Joinville. O religioso foi preso na sexta-feira (9) por estupro de vunlerável. A defesa dele pediu a revogação da prisão e afirma que discutirá o mérito em juízo, "em eventual ação penal".
Como mostrou uma reportagem especial sobre o caso exibida no Jornal do Almoço deste sábado (17), a notícia da prisão do padre chocou as duas cidades. Moradores do bairro Sandra Regina, interior de São Francisco do Sul, contaram que era como se o padre fizesse parte de suas famílias.
'Nós o amávamos de todo o coração'
"Ele vinha a nossa casa, tomava café, almoçava, jantava, vinha passear aos domingos. Nós tínhamos ele como uma pessoa da família, mesmo. E nós o amávamos de todo o coração", conta a mãe de um dos meninos que relataram abusos.
O padre foi ordenado em 2011 e, logo em seguida, enviado a Mafra, também no Norte do estado, onde trabalhou por um ano. Em São Francisco do Sul, o padre esteve à frente da Paróquia Santa Paulina por quase cinco anos.

Logo passou a ser considerado um exemplo e ganhou a confiança da comunidade por ter melhorado a estrutura da igreja - construiu calçadas e muros, instalou ar-condicionado. Ele também é lembrado por reunir a vizinhança em celebrações.
A vice-presidente da associação de moradores conta que o padre vivia cercado de crianças principalmente meninos. "Ele saía muito com as crianças. A gente convidava para almoçar na casa das minhas colegas, ele levava a piazada. Sempre contente, sempre alegre", lembra Esperança Saidock.
Convites para viajar
A mãe de um adolescente que teria sido vítima do padre conta que eram freqüentes os convites do religioso para que os meninos fossem passear com ele. "Teve uma vez que ele convidou o nosso filho para passar uma semana com ele em São João do Itaperiú. E nossa, jamais eu vou deixar o meu filho viajar com alguém para outra cidade e ficar uma semana, né! E ele insistiu nisso umas três, quatro vezes", afirma.
Em abril, ele foi transferido para esta igreja, no distrito de Pirabeiraba, em Joinville. Mesmo assim mantinha contato com os moradores de São Francisco do Sul. Cinco meninos foram convidados a passar um fim de semana na casa paroquial.
À RBS TV, o menino de 13 anos contou que o clima nos primeiros dias era de diversão (veja vídeo acima). "O padre começou a apresentar a casa dele para nós e ele foi mostrar os quartos que a gente ia dormir e depois tomamos café e comemos. Saímos da mesa de janta e fomos assistir a um filme", disse o garoto.
Segundo o adolescente, o padre dormiu num quarto separado dos meninos. No domingo, três amigos voltaram para casa. Mas ele e outro garoto ficaram para mais uma noite - segundo ele, por insistência do padre - que teria convidado os dois para dormirem no mesmo quarto.
"A cama era bem grande, daí ele [padre] dormiu no meio. O meu amigo no lado direito e eu do lado esquerdo", contou. Enquanto o amigo dormia, o adolescente contou que foi abusado pelo padre.
"Eu estava fazendo força para tirar a mão dele. Depois eu me virei com o corpo para o lado para... para... para ele parar de mexer no meu pênis. Daí depois disso... eu falei que precisava ir no banheiro e, sem ele ver, eu fui com o meu celular", contou o garoto. Por mensagem, ele pediu ajuda ao pai, que foi imediatamente até a casa.

Padre conversa SC (Foto: Reprodução/RBS TV)
Padre conversa SC (Foto: Reprodução/RBS TV)

Nos dias seguintes ao episódio, outras famílias começaram a desconfiar de que seus filhos eram abusados. A mãe de outro menino diz que o filho contou que os atos eram feitos em tom de brincadeira. "Ele contou que tinha umas brincadeiras que ele achava estranhas que ele não gostava e não se sentia confortável que era do padre querer ficar pegando no pênis, mas era como se fosse uma brincadeira. Perguntando o tamanho do pênis, de quem tinha o pênis maior", diz a mulher.
Investigação
O caso é investigado pela Polícia Civil de São Francisco do Sul. Cinco meninos já prestaram depoimento. "A única coisa que ainda não há provas de que havia acontecido é a conjunção carnal, os demais atos libidinosos que antigamente eram tratados como atentado violento ao pudor, mas que hoje também são tratados todos como estupro, são esses o atos praticados pelo padre", diz o delegado Marcel Araújo de Oliveira.
Ele acredita que, considerando a quantidade de crianças com quem o padre tinha contato, o número de casos de abusos pode ser maior. "Não é difícil, para nós, acreditar que possa haver novas vítimas que ainda não foram ouvidas aqui na delegacia. É muito importante que, se existir uma criança ou uma família que tenham passado essa situação junto a esse indivíduo, o Marcos, que procure a polícia de São Francisco do Sul para que possa trazer a justiça na sua plenitude".
O padre continua preso temporariamente. A Diocese de Joinville decretou a suspensão das atividades dele e abriu um processo de investigação interna para apurar o caso. Se as denúncias se confirmarem, o religioso deixará a Igreja, informou a diocese.
O que diz a defesa
Em nota, o advogado do padre, Karlo Murillo Honotório, afirmou que já pediu a revogação da prisão temporária. O defensor reitera que não há processo contra padre, e sim um inquérito policial.
"Não houve irregularidades legais quanto à prisão. O que existe são fortes fundamentos para que o Pe. Marcos seja colocado imediatamente em liberdade, não havendo motivos plausíveis para a manutenção da sua segregação. Sobre o mérito, reservamo-nos a apenas discutí-lo em juízo, em eventual ação penal", afirmou o advogado.
"Podemos afirmar que o Pe. Marcos sempre desenvolveu um trabalho com muito zelo perante todas as comunidades que passou. Quem o conhece de verdade sabe disso, sendo que o Pe. Marcos é um excelente padre e uma excelente pessoa", acrescentou.
Recomeço
O menino de 13 anos que denunciou o abuso diz que não pretende se afastar das atividades religiosas. "Eu fico imaginando o quanto ele já não fez com outras crianças. Eu quero continuar frequentando a igreja como se nada tivesse acontecido. Encarar isso e bola para frente", disse o menino.
"Quem tem filho sabe o que estou falando. A dor que a gente está passando e tudo o que a gente sentiu", contou o pai.

Fonte: G1
Leia Mais ››