domingo, junho 16, 2019

PM entra em greve nesta segunda por reajuste ‘impossível’ de 60%

Nesta segunda-feira, 17, bombeiros e policiais militares iniciam uma paralisação para reivindicar, entre outros pontos, um déficit salarial que chega a 60,48% – de acordo a categoria. Atualmente, de acordo com especialistas, o Estado não tem condições de atender esse reajuste. Por isso, o Governo do RN apresentou outras propostas para evitar a ‘greve’, mas sem sucesso.

FOTO: DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO RN

A última tentativa de acordo foi uma reunião na sexta-feira, 14,  entre os representantes dos militares e os secretários de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire; e de Administração, Virgínia Ferreira. De acordo com o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, “tentamos de todas as formas, porém o Governo continua resistindo com a alegação da crise fiscal, mas que só existe para alguns setores”, expõe.

Mas o que o Estado apresentou diante da impossibilidade de contornar um déficit de 60,48%?

O Governo apresentou a proposta de criação de um Grupo de Trabalho para reestruturação de carreiras da Polícia Militar visando, em um processo gradual, corrigir distorções com relação a outras carreiras da área da Segurança Pública. Atualmente, já existe equiparação de carreira entre policiais e bombeiros militares, mas há diferenças com relação à Polícia Civil. “Realmente precisamos acabar com as distorções. O Governo tem o compromisso técnico e político para trabalhar essa questão”, destacou a secretária Virgínia Ferreira.

O secretário Aldemir Freire pontuou que o Governo do Estado, mesmo em estado de calamidade financeira, prioriza o pagamento da Polícia Militar e de todos os agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte, quitando os salários integrais dentro do mês trabalhado e sempre na primeira data marcada pela equipe econômica.

“Estamos pagando a todos da segurança pública, ativos e inativos, em meados do mês. É um esforço grande para honrar o acordo, assim como para manter a Polícia na rua com o pagamento das diárias operacionais. São R$ 3 milhões por mês somente com diárias”, destacou o titular da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan).

Freire ainda destacou o compromisso do Governo com a contratação de mil policiais militares, recentemente aprovados em concurso, e a montagem de um calendário para promoções de carreira. “O impacto dessa contratação será de R$ 40 milhões por ano. O Governo está priorizando áreas vitais e sabemos que é necessário também trabalhar com a recomposição salarial, dentro daquilo que temos condição e capacidade de fazer, e montar um calendário que encaminhe as promoções dos policiais e bombeiros”, completou o secretário.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Estudantes ocupam reitoria da UFRN contra Reforma da Previdência e cortes na educação

Estudantes ocuparam a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, em protesto contra os cortes na educação e a Reforma da Previdência. Os manifestantes se dizem apartidários e afirmam que o movimento é horizontal, sem lideranças.

Eles iniciaram a ocupação na sexta-feira (14), após o ato que aconteceu na capital potiguar em prol das mesmas causas. Os estudantes afirmam que só vão deixar a reitoria depois que o Governo Federal rever as medidas. Durante a semana, haverá programação na ocupação.

Estudantes ocupam reitoria da UFRN contra Reforma da Previdência e cortes na educação — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Estudantes ocupam reitoria da UFRN contra Reforma da Previdência e cortes na educação — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ginásio poliesportivo é inaugurado com grande público



Foi inaugurado na noite deste sábado, 15 de junho de 2019, a Praça Francisco Cleidson Fernandes (Pedrinho) e o Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo. Um grande público prestigiou a cerimônia de inauguração que contou com diversas autoridades do meio político local, regional, estadual e federal.

A Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes sob a maestria de Gildásio Ramos fez a abertura oficial da cerimônia, em seguida os familiares de Pedrinho e autoridades desterram a placa entregando essa peça a comunidade itaunese.





A comunidade foi deslocada até a entrada do ginásio para que a fita fosse corta pelo Prefeito e familiares de Emanuela Fernandes; já dentro do ginásio poliesportivo onde a placa foi desterrada o Diácono José Mario deu a bênção sobre o ginásio.













Formaram a mesa das autoridades o Prefeito Ciro Bezerra e sua esposa Jaíra Martins secretária da Assistência Social; o vice-prefeito Paulo César e sua esposa Francisca das Chagas; o Presidente da Câmara José Melo Filho; os vereadores: Antônio Dias, Ítalo Medeiros, Alex Brasil, Vanilma Brasil, Lucianildes Oliveira, Paulo Moreira, Arivan Bransil e Gildo Pinheiro; os pais da homenageada Edson Melo e Lúcia Fernandes, como também os de Pedrinho, Ceiça Fernandes, Thalita e Thayane; o Deputado Estadual Getúlio Rêgo, o Deputado Federal Beto Rosado, o Deputado Federal Rafael Motta; os Prefeitos Leonardo Rego, Bernadete Rego, Clébia Bessa, Dagoberto Bessa, a ex-prefeita de Mossoró Cláudia Regina, o Diácono José Mario da Paróquia Nossa Senhora das Dores, o Pastor Maildson Fernandes da Igreja de Cristo e o Senhor expedito Viana representando a comunidade itauense.



Após a leitura da biografia dos homenageados da noite (Emanuela e Pedrinho) deixaram sua mensagem ao povo itauense o vereador Ítalo Medeiros proponente da matéria que deu nome a praça Francisco Cleidson Fernandes, os familiares dos homenageados, os deputados e o Prefeito Ciro Bezerra.

















Ciro fez uma retrospectiva da luta pela construção do GIGANTE desde que assumiu em 2013, e hoje o sonho se tornava realidade ao entregar uma peça de grande importância para a comunidade itauense, em especial os desportistas. Através do Hino Noites traiçoeiras elevou o seu louvor a Deus em forma de gratidão, encerrando seu discurso pedindo para todos prestigiassem a primeira partida do GIGANTE em homenagem a Pedrinho entre as equipes de Itaú e Apodi.



Um dos momentos mais emocionantes da inauguração foi a volta olímpica dada pelos familiares de Pedrinho com um banner com a foto do homenageado e as equipes que iriam jogar ao som da filarmônica José Praxedes Fernandes; a emoção foi vista no olhos de vários itauenses que não conteram as lágrimas ao passar um filme em seus pensamentos, um momento único que ficará registrado para sempre na memórias dos que vivenciaram tal fato.













O Prefeito Ciro Bezerra fez o primeiro gol com forma de entrega oficial do ginásio Emanuela Fernandes de Melo.

Os veteranos de Apodi levaram a vitória com um placar de 4 x 2 sobre os veteranos de Itaú, em partida para homenagear Francisco Cleidson Fernandes (Pedrinho).




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Após declarações de Bolsonaro, Joaquim Levy envia carta de demissão a Paulo Guedes

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, afirmou ao blog que enviou carta de demissão ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

O presidente do BNDES, Joaquim Levy (esq.), e o ministro da Economia, Paulo Guedes (dir.) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do BNDES, Joaquim Levy (esq.), e o ministro da Economia, Paulo Guedes (dir.) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

"Falei há pouco com o Paulo Guedes. Está tudo bem, sem surpresas", disse Joaquim Levy ao blog. Segundo Levy, Guedes aceitou o pedido de demissão. O ministro confirmou que recebeu a carta de Levy (veja a mensagem ao final do post).

Na tarde deste sábado (15), antes de embarcar para viagem ao Rio Grande do Sul (RS), o presidente Jair Bolsonaro afirmou a jornalistas que Joaquim Levy está com a "cabeça a prêmio". Bolsonaro deu a declaração no momento em que deixava o Palácio da Alvorada, em Brasília.

Na entrevista, Bolsonaro, sem ser questionado, disse que mandou Joaquim Levy demitir o diretor de Mercado de Capitais do BNDES, Marcos Barbosa Pinto. O presidente afirmou, ainda, que se Barbosa não fosse demitido, ele, Bolsonaro, demitiria Levy.

"Eu já estou por aqui com o Levy. Falei para ele: 'Demita esse cara na segunda-feira ou demito você sem passar pelo Paulo Guedes'", disse o presidente.

Marcos Pinto, a quem Bolsonaro se referiu, foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES (2006-2007). Fiocca era considerado, no governo federal, um homem de confiança de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.


Ainda na noite deste sábado, Marcos Pinto enviou carta de renúncia a Joaquim Levy. Na carta, Marcos Pinto afirmou que decidiu deixar o cargo em razão do "descontentamento manifestado" pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o ministro da Economia, o fato de Levy ter optado por "nomes ligados ao PT" para cargos no banco desagradou Jair Bolsonaro.

Joaquim Levy assumiu a presidência do banco em janeiro deste ano. Levy comandou o Ministério da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff e deixou o cargo após 11 meses.

Mensagem de Joaquim Levy entregue a Paulo Guedes

Solicitei ao ministro da Economia Paulo Guedes meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda.

Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas.

Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade.

Joaquim Levy

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cegueira afeta 39 milhões de pessoas no mundo; conheça suas principais causas

Atualmente, estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e constam no recente documento "As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019", elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma das três principais causas de cegueira no mundo e no Brasil — Foto: Carlos Trinca/EPTV
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma das três principais causas de cegueira no mundo e no Brasil — Foto: Carlos Trinca/EPTV

Por aqui, segundo José Augusto Ottaiano, presidente do CBO, os indicadores não são muito precisos. "Como há escassez de informações populacionais em várias regiões, não temos como determinar com segurança a prevalência no país", afirma.

Apesar disso, o cálculo da entidade, baseado em índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que 1.577.016 de indivíduos sejam cegos, o equivalente a 0,75% da população nacional.

A primeira estimativa global sobre as perdas de visão foi realizada pela OMS em 1972, indicando, naquela época, a existência de 10 a 15 milhões de cegos no planeta e 159,9 milhões com deficiência visual moderada ou severa.

Em 1990, esses números já eram de 38 milhões e 216,6 milhões, respectivamente, aumento que, de acordo com o CBO, é atribuído a três fatores principais: crescimento populacional, envelhecimento e redução da prevalência específica da idade.

Deficiência visual e cegueira

A Classificação Internacional de Doenças - versão 10 (CID 10) - estabelece quatro níveis de função visual: visão normal, deficiência visual moderada, deficiência visual grave e cegueira.

Como explica Ottaiano, essa classificação estabelece duas escalas oftalmológicas como parâmetros para avaliar problemas na visão, a acuidade visual (capacidade de reconhecer objetos a uma determinada distância) e o campo visual (amplitude da área alcançada pela visão).

"Temos uma tabela que usamos como referência. Quando a acuidade visual pela distância é igual ou melhor que 0,3 (20/70), consideramos deficiência visual leve; igual ou melhor que 0,1 (20/200), deficiência visual moderada; igual ou melhor que 0,05 (20/400), deficiência visual severa", ensina.

Já a cegueira, ele acrescenta, é quando essa medida é igual ou melhor que 0,02, pior que 0,02 com percepção de luz e sem percepção de luz.

"Há as pessoas com 'cegueira legal' ou 'cegueira parcial', que só percebem vultos, só conseguem contar dedos a curta distância e só mantêm percepção luminosa, e com cegueira total, que se pressupõe perda completa de visão, sem que haja sequer a percepção luminosa", diz.

O médico destaca ainda que para cada indivíduo cego existem, em média, 3,4 com baixa visão - diferenças regionais podem significar uma variação desse dado entre 2,4 e 5,5.

Fatores de risco para deficiência visual e cegueira
O documento do CBO informa que "os padrões globais de causas de cegueira diferem substancialmente entre os países, mas é possível associar sua prevalência às condições econômicas e de desenvolvimento humano, já que quase 90% dos casos estão em locais de baixa e média renda".

O Conselho dá como exemplo a proporção de cegueira devido à catarata: é de 5% em economias de mercado estabelecidas e chega a 50% nas regiões mais pobres do mundo, por conta do acesso aos serviços de saúde ser deficitário.


Outro fator de risco importante é a idade. Para se ter uma ideia, mais de 82% de todas as pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. A entidade pontua que, independente da classe social, a estimativa de perda total de visão é de 15 a 30 vezes maior em pessoas com mais de 80 anos do que nas com até 40 anos.

Além disso, entram na lista sexo, sendo que as mulheres têm mais chance do que os homens, principalmente por causa de sua expectativa de vida maior, tabagismo, exposição à radiação ultravioleta, deficiência de vitamina A e distúrbios metabólicos, como o diabetes.

Principais causas de cegueira e deficiência visual
As três principais causas de cegueira no mundo e no Brasil são doenças que acometem, sobretudo, os idosos: catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Outra que merece atenção é a retinopatia diabética.

Quando se trata de deficiência visual, as mais significativas são erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia) não corrigidos, catarata e DMRI.

A boa notícia é que o CBO garante que cerca de 74,8% dos casos de cegueira e deficiência visual podem ser prevenidas ou curadas.

Catarata
Consta no relatório "As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019" que a proporção de cegueira devido à catarata, em relação a todas as outras doenças oculares, varia de 5% na Europa Ocidental, na América do Norte e nos países mais desenvolvidos da região Oeste do Pacífico a 50% ou mais em localidades mais pobres.

Essa doença, junto com os erros de refração, são as principais causas de deficiência visual reversível. Mais frequente nos idosos, ela é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural responsável por garantir foco e nitidez.

O tratamento é a cirurgia, na qual é inserida uma lente intraocular. "Trata-se de um procedimento altamente eficaz e que promove, na maioria dos casos, a reabilitação quase imediata da visão", afirma Marcos Ávila, ex-presidente do CBO e atual membro do Conselho de Diretrizes e Gestão da entidade.


Ele comenta ainda que a catarata atinge aproximadamente 5% da população global com idade entre 60 e 65 anos; 12%, na faixa de 65 a 70 anos, e 40% acima de 70 anos.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Essa é uma enfermidade ocular degenerativa e progressiva e que ocorre na mácula - parte central da retina responsável pela visão de detalhes e percepção de cores -, provocando embaçamento de visão, lento ou abrupto, e distorção de imagens.

É a maior causa de cegueira irreversível em indivíduos com mais de 50 anos nos países desenvolvidos, e a previsão é de que, até 2020, atinja 19 milhões de pessoas.

O CBO diz que opções atuais para a prevenção da DMRI são limitadas, mas há tratamentos, como injeções intravítreas de antiangiogênicos.

Erros de refração
Os erros de refração são quatro: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. O mais incidente é a miopia - estima-se que, em 2020, um terço da população mundial terá o problema.

Ela se dá quando o globo ocular é muito comprido ou a córnea muito curva, o que faz com que os raios de luz focalizam antes do ponto certo na retina. Assim, seu portador não consegue enxergar de longe.

No astigmatismo, pelo fato de a córnea ter um formato irregular (ovalada), o feixe de luz incide em ângulos diferentes, gerando uma imagem distorcida, tanto de perto quanto de longe.

A hipermetropia é caracterizada pelo globo ocular menor do que o normal ou a córnea mais curva. Isso provoca uma focalização errada da imagem - ela se forma após a retina -, e dificulta a visão de perto.

Por fim, a presbiopia (ou vista cansada) é uma condição que surge quase sempre após os 40 anos e prejudica a visão de perto e de longe. Neste caso, o que acontece é a perda natural da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino.


O CBO relata que as opções mais utilizadas para corrigir os erros de refração são óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa (remodelação da córnea por laser).

Glaucoma
O glaucoma é caracterizado por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão ocular, medida que indica a tensão no interior do olho e tem valor médio de 16 mmHg.

Ele provoca o estreitamento do campo visual, fazendo com que a pessoa perca progressivamente a visão periférica e a central, e, na maioria dos casos, é assintomático.

Seu tratamento é feito com o uso regular de colírios específicos. Também pode ser necessária a realização de procedimentos a laser e cirurgia.

É uma enfermidade crônica, degenerativa e a principal responsável pela perda irreversível da visão. Projeções da OMS indicam que ela afetará 80 milhões de pessoas em 2020 e 111,5 milhões em 2040.

Retinopatia diabética
O CBO relata que a retinopatia diabética, uma complicação do diabetes, é responsável por 4,8% dos casos de cegueira no mundo. Embora algumas de suas formas possam ser tratadas, uma vez que a visão tenha sido perdida, não pode ser totalmente restaurada.

O ex-presidente da entidade explica que o diabetes descontrolado provoca a dilatação dos vasos que irrigam a retina. "Essa condição permite a passagem de sangue, gordura e líquido para dentro dela, o que, aos poucos, vai destruindo as suas células."

Os estágios iniciais são tratáveis com aplicação de laser e injeções de substâncias antiangiogênicas. Além disso, em qualquer situação, é fundamental o controle da patologia de origem, que atinge, atualmente, 425 milhões de pessoas em todo o mundo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Diretor do BNDES renuncia após Bolsonaro dizer que presidente do banco está com 'cabeça a prêmio'

Diretor do BNDES renuncia após Bolsonaro dizer que presidente do banco está com ‘cabeça a prêmio’

O diretor de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marcos Barbosa Pinto, enviou neste sábado (15) uma carta de renúncia ao presidente da instituição, Joaquim Levy.

Na carta, Marcos Pinto afirmou que decidiu deixar o cargo em razão do "descontentamento manifestado" pelo presidente Jair Bolsonaro.

Neste sábado (15), Bolsonaro afirmou que Levy estava com a "cabeça a prêmio" e que, se não demitisse o diretor, ele seria demitido.

"Escrevo para apresentar minha renúncia ao cargo de diretor do BNDES. É com pesar que entrego essa carta, logo após ter tomado posse, mas não quero continuar no cargo diante do descontentamento manifestado pelo presidente da República com minha nomeação", escreveu Marcos Pinto.

"Tenho muito orgulho da carreira que construí ao longo dos anos, seja na academia, no governo ou no mercado financeiro. Dada minha experiência, achei que poderia contribuir para implementar as reformas econômicas de que o país precisa", acrescentou.

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Bolsonaro ficou "angustiado" porque Levy optou por "nomes ligados ao PT" para cargos no banco.

De acordo com o jornal "Valor Econômico", Marcos Pinto é mestre em direito pela Universidade de Yale (EUA) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP).

Marcos Pinto foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES (2006-2007). Fiocca era considerado, no governo federal, um homem de confiança de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Marcos Pinto é também ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro diz que presidente do BNDES está com 'cabeça a prêmio'

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (15) que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, está com a "cabeça a prêmio".

Bolsonaro deu a declaração no momento em que deixava o Palácio da Alvorada, em Brasília, e se dirigia à Base Aérea para viajar para o Rio Grande do Sul. O presidente desceu do carro, conversou com algumas pessoas e concedeu entrevista a jornalistas.

Na entrevista, Bolsonaro, sem ser questionado, disse que mandou Joaquim Levy demitir o diretor de Mercado de Capitais do BNDES, Marcos Barbosa Pinto. Acrescentou que, se Barbosa Pinto não for demitido, ele, Bolsonaro, demitirá Levy.

"Eu já estou por aqui com o Levy. Falei para ele: 'Demita esse cara na segunda-feira ou demito você sem passar pelo Paulo Guedes'", disse o presidente.
Em seguida, Bolsonaro acrescentou:

"Governo tem que ser assim, quando bota gente suspeita em cargos importantes. E essa pessoa, como o Levy, vem há algum tempo não sendo leal àquilo que foi combinado e àquilo que conhece a meu respeito. Ele está com a cabeça a prêmio já tem algum tempo."
Marcos Pinto, a quem Bolsonaro se referiu, foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES (2006-2007). Fiocca era considerado, no governo federal, um homem de confiança de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Joaquim Levy (centro), numa cerimônia no Palácio do Planalto com o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes — Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Joaquim Levy (centro), numa cerimônia no Palácio do Planalto com o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes — Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Levy no BNDES
Joaquim Levy tomou posse em janeiro como presidente do BNDES.

Ainda no ano passado, quando Levy foi escolhido para o cargo, Bolsonaro disse que quem havia "bancado" a indicação dele era Paulo Guedes, atual ministro da Economia.

Levy comandou o Ministério da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff e deixou o cargo após 11 meses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assassino disparou 13 tiros em Rafael Miguel e nos pais dele, aponta laudo

O comerciante Paulo Cupertino Matias, de 48 anos, disparou 13 tiros no ator Rafael Miguel e nos pais dele, aponta laudo necroscópico ao qual a TV Globo teve acesso com exclusividade.

O crime aconteceu no domingo (9), no bairro Pedreira, na Zona Sul de São Paulo. Segundo a investigação, o homem cometeu os assassinatos por não aceitar o relacionamento entre sua filha, Isabela Tibcherani, e o ator.

O documento indica que a maioria dos tiros atingiu o namorado da filha do assassino: sete (um na cabeça, um no peito, três nas costas e dois no braço esquerdo).

O pai do rapaz, João Alcisio, foi atingido quatro vezes (um acertou o peito, dois o braço esquerdo e um o braço direito). A mãe, Miriam Miguel, foi atingida no peito e no ombro.

A quantidade de tiros indica que Paulo usou uma pistola.

Fuga
Paulo fugiu após atirar nas três vítimas. A polícia sabe que o criminoso utilizou ao menos dois veículos: um vermelho logo depois do crime e um escuro no dia seguinte.

O carro vermelho foi achado na terça-feira (11) a cerca de 600 metros do local do crime. Ele foi apreendido e passou por perícia. Segundo a investigação, a placa é clonada.

O outro veículo foi flagrado por uma câmera de segurança de um posto de gasolina na segunda-feira (10). Pelas imagens não dá para saber se havia outra pessoa dentro dele.

Os investigadores já sabem que uma parente do criminoso pagou pelo combustível. O veículo foi localizado na sexta (14) e não está no nome dessa parente. A dona do carro disse que não conhece Paulo.

Polícia procura Paulo Cupertino Matias — Foto: TV Globo/Reprodução
Polícia procura Paulo Cupertino Matias — Foto: TV Globo/Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião faz pouso de barriga no aeroporto de Manaus e voos são suspensos

Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, logo após a decolagem, na tarde deste sábado (15). Duas pessoas tiveram ferimentos leves.

Avião faz pouso de barriga no aeroporto de Manaus e voos são suspensos — Foto: Reprodução/redes sociais
Avião faz pouso de barriga no aeroporto de Manaus e voos são suspensos — Foto: Reprodução/redes sociais

A aeronave de modelo ATR 42, prefixo PR-MPN, seguia para a cidade de Carauari, no interior do estado, quando apresentou problemas e precisou retornar para pouso de emergência.

A aterrissagem ocorreu às 12h08 (13h08 pelo horário de Brasília), segundo informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A empresa MAP Linhas Aéreas informou que duas pessoas tiveram ferimentos leves “em decorrência da pressa em sair da aeronave”. O avião tinha 34 passageiros a bordo.


Por conta do problema, os procedimentos de pouso e decolagem ficaram suspensos por mais de seis horas. Ao menos seis voos haviam sido afetados até as 18 horas.

Pânico e correria
O estudante Darlem Maia, de 24 anos, estava no voo. Ele disse que a aeronave começou a balançar e a dar sinais de pane.

"Algo apitou, deu um sinal de alerta, mas em nenhum momento, os funcionários alertaram os passageiros de que a gente estava em risco e de que a gente poderia cair. As pessoas começaram a dizer que a gente ia cair no rio, mas deu tempo de voltar", relatou.

Ainda segundo Maia, houve pânico e correria de passageiros tentando sair da aeronave. "Com a queda, houve muito pânico. O avião começou a apresentar sinais de incêndio. Houve empurrões, crianças chorando, mulheres gritando, desmaios", disse.

"A gente caiu, literalmente, de barriga no chão", acrescentou o passageiro.
O técnico em eletrotécnica Jonas Sobrinho estava no saguão do aeroporto à espera do embarque de familiares, quando percebeu fumaça na pista.

"Eu estava esperando o voo da minha família decolar. Estávamos observando lá do saguão. Quando o avião decolou, percebemos que ele fez o retorno. Quando pousou, aparentemente, sem o trem de pouso, ele veio deslizando com fumaça, levantando ao redor do avião. Em seguida, o avião parou, abriu a porta e o pessoal saiu correndo", disse à Rede Amazônica.


Pouso 'bem sucedido'
Um avião pousa de barriga quando a tripulação não consegue abaixar o trem de pouso. A MAP disse, em nota, que o pouso de emergência foi bem sucedido.

As circunstâncias para o incidente ter acontecido serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica.

Avisão pousou de barriga no aeroporto de Manaus — Foto: Darlem Maia/Arquivo Pessoal
Avisão pousou de barriga no aeroporto de Manaus — Foto: Darlem Maia/Arquivo Pessoal

Fonte: G1
Leia Mais ››