domingo, março 19, 2023

Rio Grande do Norte registra chuva em todas as regiões no Dia de São José

Para os agricultores nordestinos e devotos de São José chover no dia de 19 de março é sinal de que o período chuvoso do ano será bom e a colheita farta. De acordo com informações coletadas nos pluviômetros espalhados pelo Rio Grande do Norte, os fiéis do santo podem continuar acreditando na tradição popular, pois foram registradas precipitações nas quatro regiões do estado


Rio Grande do Norte registra chuva em todas as regiões no Dia de São José — Foto: Elisa Elsie/governo do RN


Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) referente ao período de 24h, sendo das 9h15 do sábado (18) até o mesmo horário deste domingo (19).



Em três regiões o acumulado ultrapassou os 100 milímetros. O município de Brejinho, localizado na região Agreste, foi o que registrou a maior incidência de chuva - 115,6 milímetros -, seguido por Lajes (Central Potiguar), que teve precipitação de 106 milímetros; Baía Formosa (Leste Potiguar), com 101 milímetros; e Alexandria (Oeste Potiguar), com 79,4 milímetros. Natal registrou 55,9 milímetros no mesmo período.


"A tendência é de chuvas com volumes de normal a acima do normal nesse trimestre de março, abril e maio de 2022”, disse o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.


Para os próximos dias a expectativa é de mais chuva. "O cenário é favorável para continuidade das chuvas com regularidade e boa distribuição em todo o estado", assegura o especialista.


As chuvas que estão ocorrendo por todo o RN já trazem reflexo no volume dos pequenos e médios reservatórios que começam a sangrar e levar águas aos mananciais de grande porte. Essas chuvas resultam da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), principal sistema meteorológico pela formação de nuvens de chuva.


Recarga aos reservatórios do RN

Entre os reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN, o açude Beldroega, localizado em Paraú, com capacidade para 8.057.520 m³, atingiu 100% da sua capacidade e começou a verter águas (sangrar), que ajudarão a aumentar o volume da Barragem Mendubim, localizada em Assú.



A barragem Dinamarca, localizada em Serra Negra do Norte, também começou a sangrar durante este final de semana, o reservatório atende ao abastecimento da cidade e possui capacidade para 2.724.425 m³.


Outros reservatórios de menor porte também já começaram a sangrar por todo o Estado, como o açude Merejo, localizado em Doutor Severiano; barragem Macambira, localizada na zona rural de Caicó; e do açude Pessoa, localizado em São Miguel.


Entre os reservatórios monitorados pelo Igarn, o açude boqueirão de Parelhas também começou a receber águas e aumentou 7,0 centímetros na sua lâmina de água, acumula atualmente 3,784 m³, que correspondem a, aproximadamente, 5% da sua capacidade, que é de 84,79 milhões de metros cúbicos. Apesar do baixo volume, a informação é positiva para a população, pois o reservatório ainda não havia tido aporte hídricos na atual quadra chuvosa.


O açude Dourado, localizado em Currais Novos, que estava seco até a última terça-feira (14), também começou a receber águas e já acumula, aproximadamente, 500.000 m³, percentualmente, 4,84% da sua capacidade total, que é de 10,32 milhões de metros cúbicos.


O maior reservatório do RN, a Armando Ribeiro Gonçalves acumula, aproximadamente, 1.182.250.000 m³, correspondentes a 49,82% da sua capacidade, na última segunda-feira (13), a barragem estava com, aproximadamente, 1.176.440.000 m³, equivalentes a 49,57%.


fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem morre afogado em açude no interior do RN

O corpo de um jovem de 24 anos foi encontrado neste domingo (19), por volta das 9h, no Açude Encampinado, em Timbaúba dos Batistas, município distante cerca de 24 km de Caicó e 300 km de Natal.


A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Caicó foi acionada no sábado (18), logo após o desaparecimento de Everton Patrício Dantas, mas, devido à escuridão na área, a busca foi retomada neste domingo pela manhã.


Everton Patrício Dantas morreu afogado em Timbaúba dos Batistas, no RN — Foto: Cedida


De acordo com informações do condutor da ambulância do município, Pedro Guilherme dos Santos, o jovem estava acompanhado de dois primos tomando banho na sangria do reservatório. "Os três pularam da parede do açude, dois voltaram, mas ele não conseguiu, infelizmente”, contou.



No momento do incidente, além dos três jovens, mais moradores da cidade aproveitavam a sangria do reservatório que fica a aproximadamente 5 km do Centro.


As equipes da Polícia Civil e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) recolheram o corpo para dar encaminhamento aos procedimentos legais no município de Caicó.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos ateiam fogo em estação de trem na Grande Natal

A estação de trem Boa Esperança, localizada em Parnamirim, na Grande Natal, foi incendiada na noite de sábado (18). Criminosos atearam fogo no local por volta das 21h40 - possivelmente, com uso de coquetéis molotov. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e controlou as chamas. Desde terça-feira (14), o Rio Grande do Norte é alvo de ataques a prédios públicos, comércios e veículos.


Criminosos ateiam fogo em estação de trem na Grande Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Não havia ninguém no local no momento do ataque.


Criminosos ateiam fogo em estação de trem na Grande Natal — Foto: Cedida


O fogo destruiu a sala que tinha equipamentos como computadores, cadeiras, cafeteira, além de material de escritório.


O cenário também tinha grades ao chão e janelas quebradas, além das manchas de fumaça nas paredes.


Criminosos ateiam fogo em estação de trem na Grande Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos lamentou o ataque e disse que "está em tratativas com todas as forças de seguranças, tanto na espera federal, quanto na estadual, desde o início dessas ações criminosas, para que seja reforçada a segurança no entorno das Estações Ferroviárias".


Também na noite de sábado, por volta das 22h30, uma caminhonete foi incendiada no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim. Ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros também atendeu esta ocorrência e conteve as chamas.


Caminhonete foi incendiada em Parnamirim — Foto: Andrezza Barros


Bomba desarmada

O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado na noite de sábado para a checagem de um possível artefato explosivo abandonado nas proximidades do Estádio Frasqueirão, em Ponta Negra, em local de pouca iluminação. Chovia muito no momento - por volta das 20h30.


Os policiais conseguiram desarmar a bomba e a levaram para análise. O comandante da operação disse ainda que o artefato não poderia ser explodido no local porque poderia causar danos aos moradores da região.


Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais desativa bomba na Zona Sul de Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Em Acari, cidade a 216 km de Natal, na região Seridó do estado, criminosos atiraram pelo menos 12 vezes contra a fachada de um escritório de advocacia, por volta das 23h30 de sábado (18). Após o atentado, o comércio local fechou as portas.


O único ataque confirmado na madrugada deste domingo (19) ocorreu no município de São Pedro, a 62 km de Natal, na região Agreste Potiguar. Por volta da 1h da manhã, criminosos atearam fogo em um ônibus escolar que estava na garagem da prefeitura. O veículo ficou completamente destruído. Ninguém foi preso.


Ataques no RN: Ônibus escolar é incendiado no município de São Pedro


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ataques no RN: vídeo mostra criminosos colocando fogo em depósito de remédios

Um vídeo mostra a ação de criminoso que incendiaram o depósito de medicamentos de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na madrugada de sexta (17).


Ataques no RN: Prédio que armazenava remédios da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante foi incendiado — Foto: Neto Pires


A princípio três rapazes aparecem nas imagens. Um deles logo sai da sala, enquanto outros dois permanecem. Eles reviram gavetas, abrem caixas e começam a amontoar papéis. O vídeo mostra quando eles colocam fogo em uma caixa.


De acordo com o prefeito da cidade, Eraldo Paiva (PT), o prejuízo estimado é de R$ 10 milhões só em medicamentos. O local armazenava todos os medicamentos do município para as unidades básicas de saúde.


"Isso não é um ataque a uma pessoa, é um ataque a toda uma população que precisa desses remédios", disse o gestor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo confirma ao menos 259 ataques criminosos em cinco dias no Rio Grande do Norte

O governo confirmou ao menos 259 ataques criminosos a prédios públicos, comércios e veículos no Rio Grande do Norte, desde a última quarta-feira (14). Segundo a polícia, as ações são comandadas por uma facção criminosa.


Ataques no RN: Balas disparadas contra posto de gasolina de Parnamirim, na Grande Natal, na sexta (17) — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


Os dados são do Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública do Nordeste e foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do RN neste sábado (18).


Segundo a polícia, os registros de novos casos vem caindo dia após dia desde a última terça-feira (14), primeiro dia dos ataques, em que foram registradas 103 ocorrências. Um levantamento do g1 aponta que pelo menos 48 cidades potiguares tiveram ataques registrados desde então.


No entanto, a Secretaria de Segurança Pública admitiu que pode haver casos que ocorreram e que ainda não foram registrados oficialmente, porque ainda dependem de análise da Polícia Civil.


Até este sábado (18), o governo não havia divulgado nenhum balanço oficial com número de ações criminosas registradas.


Reforço na segurança

Segundo a Secretaria de Segurança do RN, até o início deste sábado (18), 455 agentes de segurança pública foram cedidos para dar apoio ao trabalho das forças estaduais. São agentes da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, e dos estados do Ceará e da Paraíba. Segundo o governo, novos militares deverão chegar nos próximos dias.



Ainda segundo o governo, foram registradas, até o início da tarde de sábado (18), 106 prisões, incluindo 18 presos na Operação Normandia, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal na sexta-feira (17). São 31 armas apreendidas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições apreendidas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estações são alvo de ataques e viagens de trem seguem suspensas na Grande Natal

Duas estações de trem foram atacadas durante a madrugada deste sábado (18), em Natal. Os casos foram registrados nos bairros de Igapó e Bom Pastor, nas zonas Norte e Oeste, respectivamente. O funcionamento dos trens continua suspenso.


Estações são alvo de ataques e viagens de trem seguem suspensas na Grande Natal — Foto: Divulgação


Desde a última quinta-feira (16) que as viagens de trem na Grande Natal foram suspensas pela Companhia, devido à onda de ataques que atinge diversas cidades do Rio Grande do Norte.


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não confirmou se havia alguém nas estações no momento dos atentados. De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia, as estações vão passar por perícia da Polícia Federal.


Sobre a possibilidade de funcionamento das linhas na próxima segunda-feira (20), a CBTU informou que a definição deve sair no domingo (19). Milhares de pessoas utilizam diariamente o transporte ferroviário na Grande Natal.


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não confirmou se havia alguém nas estações no momento dos atentados. De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia, as estações vão passar por perícia da Polícia Federal.


Sobre a possibilidade de funcionamento das linhas na próxima segunda-feira (20), a CBTU informou que a definição deve sair no domingo (19). Milhares de pessoas utilizam diariamente o transporte ferroviário na Grande Natal.

Leia Mais ››

Homem põe fogo no próprio carro para dar 'golpe do seguro' e é preso em Mossoró, diz polícia

Um homem foi preso após incendiar o próprio carro e procurar a delegacia para registrar um boletim de ocorrência em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil, ele pretendia culpar os ataques criminosos registrados no estado desde o dia 14 de março para dar um golpe no seguro veicular.


Segundo a polícia, homem ateou fogo no próprio carro para tentar receber dinheiro do seguro — Foto: Redes sociais


O homem, que tem 47 anos, foi preso na noite desta sexta-feira (17), por falsa comunicação de crime. Segundo o delegado Teixeira Júnior, o objetivo dele era receber o dinheiro do seguro do veículo. O incêndio aconteceu no bairro Rincão.


Ainda de acordo com a polícia, o homem foi à delegacia, onde registrou um boletim de ocorrência. No documento, ele informou que estava sozinho quando foi assaltado por três pessoas que saíram de um matagal e tomaram seu carro. Ainda no relato à polícia, ele afirmou que os assaltante não roubaram outros objetos.


No entanto, um depoimento de uma testemunha mudou o curso da investigação. Uma mulher de 20 anos, namorada do homem, prestou depoimento e confessou que viu o namorado ateando fogo no próprio carro. Ela não participou da ação, segundo a polícia.


Segundo o delegado Teixeira Júnior, os policiais tinham desconfiado da versão inicial apresentada pelo homem e confirmaram a suspeita ao conversarem com a namorada.


"A princípio, achamos estranha a conversa dele, mas foi feito o boletim de ocorrência, segundo o relato da suposta vítima. Então o chefe de investigação de plantão começou a conversar com a namorada do rapaz e ela confessou o que ocorrera. Tomamos o depoimento dela. Foi dada voz de prisão por comunicação falsa de crime. O intuito dele era se aproveitar desse momento desses atos violentos que estão acontecendo no estado todo, botar o carro para queimar e acionar o seguro", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Nove presos suspeitos de comandar ataques no RN são transferidos para presídios federais

Nove presos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte suspeitos de comandar ataques criminosos registrados desde o dia 14 de março no estado foram transferidos para o presídios federais na noite desta sexta-feira (17).


Nove presos são transferidos do Complexo de Alcaçuz, no RN, para presídios federais — Foto: Seap/Divulgação


Segundo o governo do estado, a transferência ocorreu em resposta aos atentados recentes. Os nove presos estavam no Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, e poderão ficar custodiados em qualquer uma das cinco unidades federais espalhadas pelo país - uma delas fica em Mossoró, no Oeste potiguar.


"Os custodiados são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte", informou o governo em nota, neste sábado (18).


Com a transferência, chegou a 10 o número de custodiados do Rio Grande do Norte incluídos nas penitenciárias federais desde o início da crise no estado. A primeira transferência ocorreu na terça-feira (14).


A Polícia Civil do RN também apontou que comandos seriam dados de presídios localizados em outros estados do Nordeste, como a Paraíba e Bahia.


Transferência de presos aconteceu na noite de sexta (17) em Nísia Floresta, na Grande Natal — Foto: Seap/Divulgação


As transferências foram realizadas a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do governo local e autorizadas pelo Juiz da Vara de Execução Penal.



No sistema federal, segundo o governo, os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ataques no RN: Criminosos expulsam moradores e incendeiam três casas em Natal

Criminosos com armas em punho expulsaram moradores e incendiaram três casas no bairro Igapó, Zona Norte de Natal, na madrugada deste sábado (18), quinto dia de ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte.


Casa incendiada por criminosos na Zona Norte de Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Segundo os moradores, quatro criminosos encapuzados e com coletes a prova de balas chegaram à Travessa Marcílio Dias por volta de 0h30 e expulsaram nove moradores das três casas, todos da mesma família. Uma idosa de 77 anos foi tirada da cama com uma arma apontada para a cabeça.


Criminosos incedeiam casas na Zona Norte de Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Um vizinho que tentou ajudar as vítimas a apagar o fogo acabou desmaiando por ter inalado fumaça e foi hospitalizado.


"Eles arrombaram o portão da frente e saíram arrombando as portas das outras casas, que ficam em um terreno só. Foi com muita violência, ameaçando todo tempo, botando todo mundo para fora e colocando fogo em todo canto, gasolina em todo canto. A gente perdeu tudo. O que eu e mais duas irmãs minhas temos agora é a roupa que estamos vestindo", afirmou uma moradora, que pediu para não ser identificada.


Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil.


"A gente fica com muito medo, porque não sabe quem são essas pessoas. Minha mãe tem problema do coração, uma senhora de 77 anos, ser tirada da cama dela. Chutaram a porta do quarto, tiraram ela com uma arma na cabeça. A gente achava que estava seguro dentro de casa, mesmo assim fizeram isso", relatou.


Moradores da região realizam uma campanha para arrecadar dinheiro, roupas e móveis para as vítimas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ataques no RN: Policial penal é morto a tiros em atentado na Grande Natal

Um policial penal do Rio Grande do Norte foi morto a tiros em um atentado realizado por criminosos na noite de sexta-feira (17) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.


Policial penal foi levado para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


O crime ocorreu em meio à escalada de ataques criminosos a prédios públicos, comércios e veículos registrados desde a última terça-feira (14). Na noite desta sexta-feira (17), a polícia também registrou tiroteios em Natal.


Carlos Eduardo Nazário, de 49 anos, foi socorrido e levado em uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.



Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 21h30. Familiares informaram que o policial penal foi atingido com três tiros no braço, na perna e no tórax, enquanto estava em um comércio do bairro.


Outras mortes

O governo ainda não divulgou um balanço com o número de mortos desde o início dos atentados no Rio Grande do Norte. No entanto, a polícia civil confirmou que o assassinato de um comerciante na noite de terça-feira (14), na Zona Oeste de Natal, tem relação com os ataques. Um suspeito foi preso.


Na terça-feira (14), um suspeito morreu em confronto com policiais. Outro também morreu em troca de tiros com a polícia nesta sexta-feira (17), durante cumprimento de mandados em uma operação contra integrantes da facção criminosa apontada como responsável pelos ataques.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, 104 pessoas foram presas até às 6h deste sábado (18). 29 armas de fogo, 87 artefatos explosivos e 23 galões de galões de gasolina também foram apreendidos desde a terça (14).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Troca de tiros na Ponte Newton Navarro entre policiais e bandidos que faziam arrastão assusta motoristas

Policiais civis trocaram tiros com bandidos na noite desta sexta-feira (17) na Ponte Newton Navarro, que liga as zonas Leste e Norte de Natal. A ocorrência aconteceu na altura do bairro Brasília Teimosa, por volta das 19h e assustou motoristas que passavam pelo trecho.


Carros voltando pela contramão na Ponte Newton Navarro em Natal — Foto: Reprodução


A informação foi confirmada pela delegada da Polícia Civil, Paoulla Maués, que se envolveu na ocorrência.


A delegada disse não saber ao certo se algum dos criminosos foi atingido com os disparos, mas relatou que um deles chegou a cair e depois seguiu em fuga com os demais. Ninguém foi preso.


De acordo com a delegada, o grupo fazia um arrastão na localidade. Após a troca de tiros, os bandidos conseguiram fugir.


O caso aconteceu num momento de grande fluxo de veículos na Ponte Newton Navarro, o que costuma ocorrer tradicionalmente neste horário.


Um congestionamento se formou no local e muitas pessoas relataram que carros que desciam para a Brasília Teimosa começaram a voltar na contramão em direção à Zona Norte. Vídeos de pessoas que passavam pelo trecho e registraram esses momentos circularam pelas redes sociais.


Uma mulher que passava pela Ponte Newton Navarro no momento da ocorrência disse, em um vídeo publicado nas redes sociais, que os criminosos atiraram em direção a um carro que estava na frente dela. Ela contabilizou pelo menos 20 tiros e disse que os momentos foram de terror.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governador do PA anuncia envio de tropas policiais para combater ataques criminosos no RN

Helder Barbalho, governador do Pará. — Foto: Reprodução/ Instagram

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que vai enviar tropas para auxiliar as ações de segurança no Rio Grande do Norte, estado que está sob ataques criminosos que já atingiram pelo menos 45 cidades potiguares em quatro dias.


"O Pará vai ajudar o Rio Grande do Norte, enviando 60 homens das tropas especializadas da Polícia Militar para apoiar as ações de segurança pública em várias cidades do estado, que desde a última terça-feira, estão sendo alvos de ataques realizados por facções criminosas", afirma Helder.


O g1 procurou o governo do Pará para saber quando as tropas devem chegar ao RN e também qual o período de atuação, mas ainda não havia obtido retorno até a última atualização da reportagem.



O RN já recebeu equipes da PM do Ceará, que começaram a circular nesta sexta pelas ruas de Mossoró, segunda maior cidade do estado. Chegaram ao estado ainda oito viaturas de policiamento ostensivo e duas do Batalhão de Choque (BPChoque).


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed) comunicou que os estados devem auxiliar também com a cessão de dois helicópteros - um da PB e um do CE -, além de um outro cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Há ainda no Rio Grande do Norte 100 agentes da Força Nacional, que trabalham desde quarta (16) de forma ostensiva em apoio às forças estaduais de segurança pública. Outros 90 policiais da Força Nacional vão chegar ao estado nesta sexta, segundo a Sesed.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Instrutor morre após queda de parapente durante voo na Via Costeira, em Natal

Um instrutor de parapente morreu após acidente ocorrido na tarde de quinta-feira (16), na Via Costeira, em Natal. A vítima foi identificada como Maurício Zatti, de 53 anos.


De acordo com a Polícia Militar, Maurício realizava voo duplo com outro homem e, possivelmente, houve um problema com o equipamento que ocasionou a queda do parapente.


O acidente foi registrado por volta das 16h, próximo à Companhia de Turismo da Polícia.


Instrutor morre após queda de parapente durante voo na Via Costeira, em Natal — Foto: Cedida


A pipa era conduzida por este outro homem, que também seria instrutor, mas com menos experiência. Maurício estava como acompanhante e teria absorvido todo o impacto da queda.


Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Samu estiveram no local. O instrutor chegou a ser socorrido, mas morreu ainda na ambulância do Samu. O outro homem foi socorrido e levado para o Hospital Walfredo Gurgel.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Uern mantém atividades suspensas até quarta-feira (22); Ufersa terá aulas remotas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) anunciou nesta sexta-feira (17) que as atividades presenciais acadêmicas e administrativas continuam suspensas até quarta-feira (22). ⁣A medida foi tomada devido ao cenário de insegurança no estado, que chega ao quarto dia de ataques criminosos.


Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) mantém suspensão de atividades — Foto: Vivi Nobre/Assecom-RN


A manutenção da suspensão foi decidida em reunião da reitoria com os diretores dos campi, representantes do Fórum de Diretores, Fórum de Chefes de Departamentos e equipe.⁣⁣ Um novo comunicado está previsto para quarta-feira, tendo como prioridade a segurança da comunidade acadêmica e a mobilidade (transporte municipal e intermunicipal).



Em nota, a Uern destacou que os procedimentos de Heteroidentificação, voltados aos candidatos convocados na chamada regular do Sisu 2023 na cota social Preto, Pardo e Indígena (PPI); e as perícias da Junta Multiprofissional, voltadas aos candidatos convocados na cota Pessoa com Deficiência (PcD), agendados para os dias 20, 21 e 22 de março, estão suspensos.⁣⁣


Aulas remotas na Ufersa

O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) também decidiu pela suspensão das aulas presenciais até a próxima sexta-feira (24), diante do quadro de violência vivenciado no estado.


O comunicado aponta que, durante a suspensão das aulas presenciais, não será computada a frequência dos alunos e também não serão realizadas atividades avaliativas.


As atividades administrativas vão acontecer, excepcionalmente, de forma remota - exceto as de caráter essencial para o funcionamento da universidade.


O Consuni informou ainda que restaurantes universitários vão funcionar gradualmente a partir de segunda-feira (20), de forma reduzida, para atender os moradores da residência estudantil e pesquisadores e extensionistas com atividades que não podem ser interrompidas. Destacou também que a entrada e saída nos quatro Campi da Ufersa vão continuar sendo controladas pelas equipes de segurança da instituição.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN recebe reforço de policiais militares do Ceará e da Paraíba para combater ataques criminosos

O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (17) reforço de 32 policiais militares do Ceará, e vai receber outros 30 da Paraíba, que vão atuar no combate aos ataques criminosos que já atingiram pelo menos 45 cidades potiguares em quatro dias.


Equipes da Polícia Militar do Ceará chegaram a Mossoró nesta sexta — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca


As equipes da PM do Ceará começaram a circular nesta sexta pelas ruas de Mossoró, segunda maior cidade do estado. Chegaram ainda oito viaturas de policiamento ostensivo e duas do Batalhão de Choque (BPChoque).


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed) comunicou ainda que os estados auxiliarão também com a cessão de dois helicópteros - um da PB e um do CE -, além de um outro cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Helicóptero da PRF em atuação no Rio Grande do Norte no combate aos ataques criminosos — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Segundo a Sesed, os policiais militares cearenses e paraibanos vão atuar na capital Natal e também em outros municípios do estado em operações conjuntas com as forças de segurança estaduais.


Os reforços haviam sido anunciados pela governadora Fátima Bezerra (PT) em coletiva na quinta (16), quando também foi criado o Gabinete de Gestão de Crise.


Há ainda no Rio Grande do Norte 100 agentes da Força Nacional, que trabalham desde quarta (16) de forma ostensiva em apoio às forças estaduais de segurança pública. Outros 90 policiais da Força Nacional vão chegar ao estado nesta sexta, segundo a Sesed.



O estado também vai receber reforço de cerca de 90 policiais penais para atuação nos presídios do estado. De acordo com o secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, atualmente o sistema penitenciários do RN está "estável".


O secretário de Administração Penitenciária do RN (Seap), Helton Edi Xavier, disse que a chegada dos policiais penais é uma medida preventiva. Cerca de 30 desses policiais penais devem desembarcar no estado nesta sexta.


Policiais do CE chegaram nesta sexta a Mossoró — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca


fonte: g1

Leia Mais ››

Aviões da Polícia Federal levam armamentos e 90 homens da Força Nacional ao Rio Grande do Norte

Aeronaves da Polícia Federal (PF) vão levar armamentos e mais 90 homens da Força Nacional ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feia (17). O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, também vai para Natal, capital do estado, neste mesmo embarque.


Ataques no RN: Incêndio em galpão de cooperativa de reciclagem em Arez, RN — Foto: Redes sociais


Os dois aviões foram carregados na base aérea de Brasília. Cinquenta homens seguem em uma aeronave, e mais 40 em outra. As aeronaves devem chegar a Natal às 15h.


O secretário tem reunião com a governadora Fátima Bezerra e o gabinete de crise montado para enfrentar a onda de violência no Estado.


Desde a madrugada de terça-feira (14), cidades potiguares têm incêndios a prédios públicos, veículos e estabelecimentos comerciais. Já são mais de 30 cidades afetadas pela onda de ataques realizados por grupos criminosos. Aulas foram suspensas em diversas cidades. Na capital, a frota de ônibus chegou a ser recolhida, e a coleta de lixo paralisada, devido à insegurança.


Reforço da Polícia Rodoviária Federal


O Ministério da Justiça também autorizou um reforço por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há 300 agentes da corporação sendo deslocados do Nordeste, principalmente, para montar bloqueios em estradas e colaborar com patrulhamento nas cidades com maior número de ataques. A previsão de chegada da tropa é este sábado, e a permanência será por tempo indeterminado.


Transferência de presos


Além disso, fontes do governo do estado confirmam que mais chefes da principal facção criminosa que atua no RN serão transferidos para cadeias federais em outras regiões do país. A intenção é dificultar a comunicação entre eles para desestabilizar a facção.  


Para a cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Norte e do governo federal, o crime organizado se fortaleceu muito no estado com o tráfico internacional de drogas.


E fragilidades no sistema prisional –como uso de celular nas celas – dificultam o enfraquecimento das facções.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia diz que envolvidos em ataques no RN davam ordens de dentro de presídios de outros estados

Pelo menos três suspeitos de envolvimento nos ataques criminosos no Rio Grande do Norte, desde a última terça-feira (14), determinavam as ações de dentro de celas de presídios em outros estados da região Nordeste, segundo informou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O RN chegou ao quarto dia consecutivo de ações criminosas, nesta sexta-feira (17).


Ataques no RN: Prédio que armazenava remédios da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante foi incendiado — Foto: Neto Pires


A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado divulgou a identificação de três suspeitos de envolvimento nos ataques - um na Bahia e dois na Paraíba.


Na terça-feira (14), um suspeito que estava detido na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, foi transferido para um presídio federal.



Segundo a polícia, Judson Bezerra Araújo Batista, conhecido como “Bebezão”, cumpre pena no estado da Bahia. Durante uma busca, realizada em sua cela pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, foram encontrados e apreendidos dois aparelhos celulares. Ele foi transferido na quinta-feira (16) para uma unidade de segurança máxima. Segundo a Polícia Civil, os celulares eram "utilizados por ele para ordenar ataques".


Outro suspeito identificado, Igor Rodrigo de Oliveira Cavalcanti Coelho, conhecido como “Igor Latrô”, cumpre pena no município paraibano de Campina Grande e também ordenou ataques praticados no RN, segundo a polícia.


Erick Silva de Santana, conhecido como “Neymar do Morro”, também cumpre pena na Paraíba e utilizava um aparelho celular para contatar, integrantes da organização criminosa que atuam no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal.


Segundo a Polícia Civil do RN, tanto Igor Rodrigo como Erick Silva foram colocados em isolamento, no sistema prisional da Paraíba.


Uma operação da polícia cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã desta sexta, na Grande Natal, contra integrantes da facção suspeita de organizar os ataques.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eventos são adiados ou suspensos por causa de ataques no RN: 'Clima de insegurança'

Os ataques a prédios públicos, comércios e veículos no Rio Grande do Norte geraram suspensão de vários eventos culturais e esportivos previsto para esta semana no estado. Caso do jogo entre América e ABC, que aconteceria no domingo (19), além de festivais como o Food & Jazz Natal e Sabores D’Praia, que aconteceriam na capital do estado.


Pátio da STTU é incendiado em Natal, na noite de quinta-feira (16) — Foto: Reprodução


O RN chegou ao quarto dia consecutivo de ações criminosas nesta sexta-feira (17). Segundo produtores, atividades foram canceladas por causa do clima de insegurança.


"Por força dos notórios acontecimentos na capital e no interior, provocando um completo clima de insegurança, tornou-se impossível a realização do festival na data divulgada, vez que a logística ficou prejudicada tanto para os frequentadores quanto para os estabelecimentos e demais fomentadores", informou a organização do evento Food & Jazz Natal, que aconteceria desta semana até o dia 25 de março.



A Juçara Figueiredo Produções informou que monitora a situação para definir uma nova data.


A suspensão do clássico do futebol local - América e ABC - que aconteceriam na Arena das Dunas pelo campeonato potiguar de futebol, foi anunciado durante a manhã desta terça-feira (17). A partida estava marcada para o domingo (19).


O jogo entre Santa Cruz de Natal e Potiguar de Mossoró, que seria sábado (18), em Ceará-Mirim também foi cancelado. A federação de futebol do estado não divulgou novas datas para realização da rodada.


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte também cancelou uma audiência pública que seria realizada na quinta-feira (16) na sede do poder. "Em virtude dos novos acontecimentos no tocante à insegurança no estado", segundo o Legislativo, a reunião foi remarcada para o dia 13 de abril.


A programação de março Solar Bela Vista Cultura, com programações previstas para esta semana, também foi adiada para os dias 23 e 26 de março.


Segundo a Federação das Indústrias do RN, responsável pelos eventos, o show “Poetizando e cantando o feminino” que iria acontece na quinta-feira (16) foi adiado para o dia 23, às 18h.


Já o evento “Solar dos Sorrisos”, voltado para o público infantil, será realizado no dia 26 de março, às 16h, no Solar Bela Vista. A programação estava marcada originalmente para o domingo (19). "As mudanças de data levam em consideração a segurança do público e a redução da oferta de transporte público no Estado", informou a Fiern.



O Festival Sabores D’Praia que seria realizado neste fim de semana em Ponta Negra, Natal, foi adiado e ainda não teve data divulgada.


"Estamos cientes da atual situação em relação a segurança da cidade e por isso resolvemos adiar o festival. Em breve vamos trazer as novas datas e esperamos que entendam, assim como nós, que o evento preza sempre pelo bem estar e segurança de quem vai participar", diz a nota divulgada pela organização.


Fonte: g1

Leia Mais ››