sexta-feira, julho 19, 2013

II Conferência Cultural de Itaú-RN encerra-se com expectativas alcançadas

O Terceiro e último momento teve início depois do intervalo para o almoço, onde foi divido em grupos de 04 (quatro) para elaborarem propostas a serem desenvolvidas na cultura do município de Itaú-RN, enriquecendo cada vez mais a cultura desse povo, assim como foi destacado pela Secretária de Educação, o descobrimento dos talentos escondidos, que precisam de oportunidades para desenvolver seus trabalhos, e acima de tudo com apoio, orientação e recursos financeiros par alavancar cada vez mais.

Logo em seguida, os grupos voltaram ao grupão para apresentar suas propostas não somente as municipais, mas também as regionais e nacionais. Surgiram inúmeras propostas que a partir desse momento será elaborado um relatório com todas elas para serem apresentados na Conferência Estadual.



Foi escolhido o Delegado e o suplente pelos participantes, ficando como Delegado Ruberto Brasil e o Suplente Katson Fernandes da sociedade civil e como representante foi escolhido o Coordenador de Cultura, Jonilson.



O momento foi encerrado com apresentação do grupo cultural Junino Os Mensageiros.



A Secretária, Mriante Brasil, agradeceu a todos dizendo ter alcançado os objetivos da conferência, ficando satisfeita com as propostas apresentadas. Já o Prefeito engrandeceu os participantes, reforçando a importância da cultura no município, ficando feliz em poder fazer parte de momentos, participando e vendo o empenho dos participantes em trazerem suas propostas.

O Coordenar de cultura Jonilson Freitas, também agradeceu a todos dizendo que está com uma grande responsabilidade, visando a expectativa da população na criação do projeto.

Ao término do evento foi servido um lanche.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Plantão: II Conferência Cultural

O segundo momento foi marcado pela palestra da conferencista Profª. Ms. Maria de Fátima Carvalho Dantas, do departamento de Letras Vernáculas CAMEAM/UERN Pau dos Ferros-RN, trazendo como tema de sua palestra “Produção simbólica e desenvolvimento cultural”.

Através de apresentação de slides a Professora apresentou pontos sobre a cultura fazendo várias comparações do nosso dia a dia que revertem em uma cultura racista, prejudicando desde a formação da criança. Cultura essa que vem de casa e quando confrontada com o social surge um novo preconceito.


O cerimonialista/coordenador de cultura Jonilson, deu prosseguimento a conferência trazendo pontos que ajudariam os participantes nos esclarecimentos para elaboração de ideias garantindo assim uma melhor elaboração para esses projetos.

Exemplificando como acontece a II Conferência Municipal, assim como a Estadual e Nacional, mostrando as regras e os objetivos a serem conquistados, pra consolidação do sistema de cultura o Município de Itaú-RN.

O evento contou com a participação da Representante da Secretaria de Cultua do Estado do Rio Grande do Norte, Auricélia, que também faz parte da Fundação José Augusto e parabenizou o município na pessoa de Jonilson Freire, pela II Conferência. Deixando sua mensagem através de um texto sobre a participação da comunidade em busca da cultura.

O Grupo de capoeira Herança Real coordenado pelo capoeirista Dudu do município de Itaú-RN fez uma apresentação, mostrando que a cultura capoeirista está inculturada na cidade, e que também veio colaborar com a II Conferência.

O segundo momento foi encerrado com as palavras da Secretária de Educação e cultura, Mirianete Brasil, que mostrou modos culturais existentes e que podem ser implantados no município de Itaú-RN. Destacando principalmente os talentos escondidos existentes no município e que precisam de aporte para que possam desenvolver com sucesso no município.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

II Conferência Municipal de Cultura tem inicio nesta sexta em Itaú-RN

Teve inicio pouco mais das 8h da manhã desta sexta-feira (18) a II Conferência Municipal de Cultura do Município de Itaú-RN com o tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, em seguida o Prefeito Municipal Ciro Bezerra (DEM) fez seu pronunciamento destacando a importância da cultura de um Município, em especial o município de Itaú-RN que já vem investindo na cultura durante sua gestão.



O Prefeito ainda falou que o Município foi implantado no Sistema Nacional de Cultura, onde o a cidade de Itaú terá sua própria secretaria de cultura, podendo assim, ter uma organização voltada para a cultura. "Esse sistema funciona como a certidão de nascimento sendo o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania", disse.



A secretária de Educação Mirianete Brasil, ficou a cargo que passar aos participantes as orientações da conferência, além de agradecer aos presentes por acreditar na cultura Municipal.

O conferencista e Coordenador de Cultura do Município fez a leitura do regimento, solicitando a sugestão dos participantes casos quisessem acrescentar algo ao documento.

O Primeiro palestra foi o Pe. Chagas, da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que iniciou dizendo-se que estava co medo, pois se fosse uma Missa estaria mais tranquilo, mas isso foi apenas para desparecer os participantes. Com um vasto currículo o Vigário começou falando sobre cidadania e direitos culturais, citando exemplos simples, intitulados de cultura que acabam prejudicando, ou excluindo a vida de um povo, como a forma de pensar, agir, articular, criar, entre outros.

O conferencista destacou as discriminações culturais, pela má formação do ser, que julgam os grupos culturais, as religiões, etc. onde os bonitos e bem arrumados são bem visto por uma sociedade que se diz inculturada.

Pe. Chagas lembrou também o perigo da cultura do facebook, que pode causar até uma guerra mundial. Lei, não existe, em que o desrespeito é constante.

A qualquer momento mais informações


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Trio é detido após assaltar transporte alternativo e ser seguido por passageiro

Três jovens foram detidos, nesta sexta-feira (19), suspeito de assalto a um transporte alternativo, na avenida Miguel Castro, no bairro Dix-Sept Rosado. Um dos suspeitos é um adolescente de 14 anos, que chegou a entrar no veículo e estava armado com uma faca.

Além do menor, um jovem identificado como Jussier Valdevino da Cruz, de 19 anos, que estava armado com um revólver, também entrou no transporte alternativo, da Linha 301, que liga o Parque das Dunas a Mirassol. Os dois fizeram o arrastão dentro do microônibus e, em seguida, fugiram.

No entanto, um dos passageiros do alternativo decidiu seguir os assaltantes e observou que eles se encontraram com outro homem que estava em uma motocicleta e recolheu os objetos roubados. A polícia foi acionada e policiais da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos conseguiram surpreender os três suspeitos.

O terceiro jovem envolvido no caso foi identificado como Isaias Chagas Souza, de 23 anos. Ele, inclusive, já responde a processo por assalto e estava em liberdade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe se mata após receber trote dizendo que o filho estaria morto

Uma mulher, de 56 anos, morreu após atear fogo no próprio corpo em Tacaranha, no subúrbio ferroviário de Salvador (Bahia). O motivo do suicídio foi um telefonema que ela recebeu dizendo que filho único dela havia sido assassinado. A dona de casa perdeu o controle e se matou. O marido da vítima ficou em choque ao receber a notícia quando voltava do trabalho. Segundo moradores do bairro, a mulher teria recebido a ligação com a informação falsa por volta das 6h. O filho da vítima também ficou em choque. Ele estava no trabalho no momento que a mãe recebeu o telefonema. 

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Ossada humana foi encontrada próximo a cidade de Santa Cruz/RN

Policiais da 9ª DRP - Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz receberam no final da manhã desta sexta-feira(19) a informação de que uma ossada humana havia sido encontrada na estrada de acesso à comunidade rural Boqueirão. Os agentes Walmir Barbosa e César se deslocaram até o local indicado por uma pessoa que caminhava no mato e lá chegando, constataram a informação. Como a cerca de um mês está desaparecido o jovem Adriano Rodrigues da Silva, 27 anos, os policias foram em busca dos familiares para um possível reconhecimento, o que acabou acontecendo por parte de um casal de irmãos da vítima. Segundo eles, o capacete que é caracterizado, foi uma das conclusões somando-se a vestimenta e as sandálias. 

Adriano Rodrigues desapareceu no dia 18 de Junho e no dia seguinte, a moto na qual ele andava foi encontrada abandonada na RN que liga a BR 226 à Japi. Desde então, a polícia e os familiares buscavam informações de seu paradeiro até que hoje o corpo foi encontrado já em estado avançado de decomposição. A PM foi acionada pela Polícia Civil e fez o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia - ITEP, que fará a remoção da ossada até a capital do estado para perícia e identificação. Adriano provavelmente foi executado naquele local já que foi percebido a presença de dois projéteis ao lado do corpo.

Reprodução Cidade News Itaú via Andre Fotos
Leia Mais ››

'Só Deus sabe como me sinto', diz juiz ao mandar despejar 65 famílias no RN

Glaydson Paulino mora na casa invadida com a mulher e cinco filhos (Foto: Fred Carvalho/G1)“Só Deus sabe como me sinto ao ter que decidir dessa forma”. A afirmação é do juiz Cícero Martins de Macedo Filho, que determinou a reintegração de posse de 65 casas ocupadas irregularmente no conjunto Praia-mar, na zona Oeste de Natal. Na manhã desta sexta-feira (19), uma oficial de Justiça foi ao conjunto habitacional acompanhada de policiais militares. As famílias têm até a manhã da terça-feira (23) para deixar as casas.
“Profundamente triste, me vejo na obrigação de deixar aqui um apelo ao Poder Público local (estadual ou municipal), através dos seus órgãos, para que possam com urgência encontrar uma solução para acolher as famílias que, mesmo invasoras da área, necessitam também de encontrar o apoio governamental para a moradia. Infelizmente, ao Judiciário cabe essa missão difícil, por vezes triste, como neste caso, angustiante e dolorido, de ter que adotar uma solução para o caso”, disse o juiz em decisão assinada nesta quinta (18).
Cícero Martins diz ainda que compreende “a angústia e o desespero” das famílias, “que com certeza somente invadiram a área porque não conseguiram ter acesso ao programa habitacional, conforme eles mesmos afirmam. Mas no presente caso, numa ação que versa sobre uma obra pública que já se arrasta por mais de dois anos, numa situação em que outras inúmeras famílias esperam para receber suas moradias, há que se convir que a invasão, além de atentar contra a expectativa daqueles que se inscreveram regularmente no programa, dificulta e causa graves entraves ao seu andamento”.
A feirante Ediane da Silva, invasora do conjunto, diz que não vai deixar a casa onde mora há dois anos. “Não tenho para onde ir. Se a polícia vier nos tirar, vamos resistir”, falou.
O Governo do Rio Grande do Norte e a empresa Dois A Engenharia e Tecnologia Ltda, autores da ação de reintegração de posse, pedem a saída dos invasores para que as obras sejam continuadas e as casas entregues a pessoas cadastradas no programa habitacional estadual.

Para Marcos Dionísio, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, é preciso que o governo estadual “encaixe” estas famílias em outras iniciativas de construção de unidades habitacionais. “O Estado precisa tentar minimizar os prejuízos, tentar alojar essas pessoas que terão que desocupar os imóveis, sem entrar no mérito da forma como elas entraram lá”, disse.

O agricultor aposentado Francisco Pinto da Silva, de 64 anos, é um dos invasores do conjunto habitacional. Ele contou ao G1 que pagava aluguel, mas a aposentadoria de um salário mínimo não estava sendo suficiente para pagar as despesas. Foi quando ele soube que as casas seriam invadidas e se apossou de uma. “Como uma pessoa vive com um dinheiro pouco como esse e ainda paga aluguel? Não dá, meu dinheiro não dá pra nada. Por isso eu vim pra cá”, disse. Acompanhado da esposa Francisca Garcia de Lima, de 65 anos, ele diz que não tem para onde ir. “Se tirarem a gente daqui, vamos ter que ir para debaixo da ponte”, afirmou.
O servente de pedreiro Glaydson Paulino de Andrade, de 26 anos, mora em uma das casas invadidas com a mulher e cinco filhos. O mais novo é um bebê de 4 meses. Desempregado, ele conta que invadiu a casa porque morava em um barraco atrás da casa da mãe que não tinha estrutura para os filhos. "Eu não tenho para onde ir. Como eu vou voltar a viver em um barraco com um bebê de quatro meses? Eles querem tirar a gente daqui e não querem nem saber para onde vamos, se vamos para a rua. O governo não se importa com a gente", disse.
Imbróglio judicial
Em 2008, o governo do estado lançou um projeto de erradicação de favelas na avenida Capitão-mor Gouveia. Foram cadastradas 310 famílias que receberiam unidades habitacionais construídas pelo estado com recursos do governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o diretor da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (Cehab), João Felipe de Medeiros, nenhuma dessas 65 famílias que hoje ocupam as casas do conjunto foi cadastrada no programa à época.
"Essas famílias não foram cadastradas, portanto não teriam direito à essas casas. Mas o governo entende que são famílias sem condições e por isso, após a desocupação destas casas e a conclusão da construção, nós iremos convocar as famílias cadastradas e se alguma família não for encontrada ou desistir do imóvel por alguma razão, nós iremos destinar essas casas às famílias que estão lá hoje", explicou.
Segundo ele, em setembro de 2010 houve uma ocupação ordenada de 137 casas, antes mesmo do término da construção. “Não havia água, eletricidade, nem esgotamento sanitário. Mas, diante da ameaça de invasão, a Cehab autorizou a ocupação”, explicou.
As obras continuaram e em novembro de 2011 houve a primeira invasão. A Justiça autorizou a reintegração de posse e em janeiro de 2012 as famílias saíram das casas. Em julho de 2012, 65 casas foram invadidas novamente e, mais uma vez, a Justiça determinou a reintegração de posse. “A decisão judicial saiu em dezembro de 2012 e de lá pra cá nós fizemos várias reuniões com as famílias, com a participação da OAB e da Comissão Estadual de Direitos Humanos, esgotamos todas as possibilidades de diálogo até que a Justiça determinou o uso da força policial para a retirada das famílias”, disse João Felipe.
Conjunto habitacional
Segundo João Felipe de medeiros, o conjunto habitacional Praia-mar, quando concluído, terá 310 unidades, sendo 202 casas e 108 apartamentos, além de uma área de lazer com uma praça, centro comunitário e posto policial. O projeto inicial previa ainda a construção de 30 casas adaptadas e direcionadas para idosos e para pessoas portadoras de deficiência.
João Felipe disse o valor total do projeto é de R$ 9,3 milhões e já foram pagos R$ 3,4 milhões à Dois A Engenharia, empresa responsável pela construção.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vídeo mostra guarda puxando cabelo de manifestante na Câmara de Natal

Guarda municipal puxa manifestantes pelos cabelos durante desocupação da Câmara de Natal (Foto: Advogado Daniel Pessoa)O G1 obteve um vídeo gravado na tarde desta quinta-feira no momento em que os manifestantes eram expulsos da Câmara Municipal de Natal pela guarda legislativa. As imagens mostram uma guarda municipal ambiental puxando uma jovem pelos cabelos e um guarda legislativo usando arma de choque contra os manifestantes. O vídeo foi gravado pelo advogado Daniel Pessoa, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, que estava na casa legislativa para tentar negociar a desocupação pacífica.


O vídeo ao lado mostra o momento em que uma guarda municipal puxa uma jovem pelos cabelos; outra manifestante leva choque
O estudante Tiago Aguiar, membro do comitê de comunicação do movimento #RevoltadoBusão também registrou imagens do momento em que a guarda legislativa agiu para retirar os manifestantes da casa. Ainda na noite desta quinta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nota de repúdio em que qualifica a ação como "truculenta e gratuita" e cobra punição para os responsáveis.

Na desocupação da Câmara Municipal de Natal um estudante foi preso. Após o conflito, o comandante da Guarda Legislativa, Gilson Paiva, informou que a desocupação foi "pacífica". "A desocupação foi pacífica. Nossa ideia era dialogar, conversamos com o grupo por duas horas e meia, mas não houve acordo. Eles estavam fazendo apologia ao crime [sem especificar qual] e convocando outros manifestantes por redes sociais. Não houve agressão da nossa parte, mas quatro guardas nossos ficaram feridos e um carro da Guarda acabou danificado", relatou.



Veja no vídeo ao lado o momento em que guardas legislativos usam spray de pimenta e armas de choque para expulsar os manifestantes
O ato da #RevoltadoBusão fez a Câmara Municipal suspender as audiências públicas para discussão sobre o projeto de lei do transporte público, que estavam previstas para a próxima semana de acordo com o calendário definido pelos vereadores. Em documento assinado pelo presidente da Casa, vereador Albert Dickson, a CMN se comprometeu a suspender o calendário com a condição que os manifestantes deixassem o prédio.
"Conforme ficou acordado com o grupo, a autoconvocação está suspensa. Só lamentamos a forma como aconteceu a saída", informou o assessor de comunicação da Câmara Municipal, João Ferreira.

Estudantes estão no pátio da Câmara Municipal de Natal (Foto: Fernanda Zauli)Estudantes estão no pátio da Câmara Municipal
de Natal (Foto: Fernanda Zauli)
A ampliação do prazo de discussão do projeto de lei do transporte público está entre as reivindicações do movimento #RevoltadoBusão, que ainda exige a redução da tarifa de ônibus para R$ 2 e a realização de uma auditoria externa e pública no Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn)."Reivindicamos causas justas e paupáveis, e só sairemos daqui quando formos atendidos", dizia a nota enviada pelo Comitê de Comunicação do movimento ao G1.

Produção Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Marinha alerta para ressaca no litoral potiguar com ondas de até 2,5 metros

A Marinha do Brasil emitiu um alerta nesta sexta-feira (19) aos navegantes da área do litoral do Rio Grande do Norte sobre a previsão de ressaca com ondas de até 2,5 metros na área oceânica entre as cidades de Aracaju (SE) e Natal (RN). Em nota, a Marinha reforça que a ressaca está prevista para ocorrer já nesta sexta e deve durar até a meia-noite deste sábado (20).
Além disso, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte também recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto aos materiais e equipamentos de salvamento e observem ainda o estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.
Outras informações sobre previsões meteorológicas estão disponíveis no site do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sobe para 23 o número de mortes por gripe A no RS em 2013, diz Saúde

Subiu para 23 o número de mortes causadas por gripe A em 2013 no Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim sobre a doença divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), órgão da Secretaria de Saúde. Destas, 20 foram causadas pela variação do vírus H1N1 e 3 pelo vírus H3N2.
O município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, lidera as estatísticas de mortes, com seis óbitos, além de 20 casos confirmados de H1N1 e sete casos de H3N2. Porto Alegre aparece em segundo, com cinco mortes (quatro por H1N1 e uma por H3N2). Na capital foram confirmados 24 casos de H1N1 e 27 de H3N3.
Em todo o estado, foram confirmados 193 casos de pacientes com o vírus H1N1 e 67 com H3N2. Até esta quinta-feira (18), já foram notificados 1819 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais 225 permanecem em investigação. Em 2012, foram confirmados 522 casos de gripe A no estado, com 67 mortes.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vigia é executado no Centro de Macaíba

O vigia Douglas Andrade Gomes, de 29 anos, foi assassinado a tiros, no Centro da cidade de Macaíba. A vítima estava caminhando em via pública, quando foi surpreendida por um homem em um carro. O bandido desceu do carro, aproximou-se e atirou várias vezes contra o jovem, que morreu no local.

Em seguida, o criminoso fugiu com destino ignorado. De acordo com informações repassadas pelo comando do 11º Batalhão, Douglas tinha sido demitido recentemente, após o patrão dele descobrir que o jovem estava envolvido com drogas.

Além disso, a polícia informou que havia uma determinação judicial para que Douglas ficasse longe do próprio filho, um menor de idade, tendo em vista que ele teria espancado a criança, também por conta do vício em drogas.

O homicídio foi registrado por volta das 2h30 desta sexta-feira (19). Como o crime aconteceu de madrugada, a polícia não conseguiu colher muitas informações e detalhes sobre o assassino. Porém, a suspeita é que, realmente, a motivação tenha sido acerto de contas pelo tráfico de drogas.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Presos fazem motim após apagão no Presídio Provisório da zona Norte

Uma pane elétrica no Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, resultou em um apagão e, consequentemente, um motim, na noite desta quinta-feira (18). Os presos quebraram cadeados e parte das celas e saíram para o pátio da cadeia. Vários policiais militares tiveram que ser acionados.

De acordo com agentes da unidade, devido às chuvas, a rede elétrica teve um curto-circuito, ocasionando o apagão. A partir daí, os presos começaram a fazer o motim. A situação só foi controlada com a chegada de policiais da Companhia de Guarda, do 4º Batalhão da PM, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e dos próprios agentes penitenciários.

Eles fizeram a intervenção e acamaram os ânimos. O subtenente Ribeiro, da Companhia de Guarda, informou para o Portal BO que os policiais vão ficar na unidade até o início da manhã, quando o Grupo de Operações Especiais do Sistema Penitenciário deverá fazer uma contagem geral e também um pente-fino no presídio.

Além disso, a permanência dos policiais é uma questão de segurança, tendo em vista que existe o risco de fuga, já que o presídio está quase todo no escuro. Por esse motivo, os policiais estão divididos em área que cerca a unidade prisional.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Polícia Militar fecha o cerco na Zona Oeste de Caicó para encontrar arma roubada de PM dentro de escola

Moradores da zona oeste de caicó, especialmente àqueles que próximos da escola Dom Adelino, onde o Cabo Narci, da reserva da polícia militar, atualmente servindo à guarda patrimonial do estado, foi vítima da ação violenta de três meliantes, que surgiram do nada quando o cabo fechava o colégio.

 O policial disse que a ação foi rápida e o suficiente para ser agredido com muita violência, o militar disse que foi jogada uma pedra contra a sua cabeça, e com o forte impacto ficou desequilibrado, dando margem para que os bandidos tomassem sua arma, um revólver cal. 38, marca Tauros.

Toda a polícia militar do 6º BPM foi acionada para fazer buscas e prender os meliantes. "Isso é um desrespeito e afronta ao estado, além de tudo deixa também o cidadão de bem amedrontado, tendo em vista que há de pensar oi quê? Se um agente público é alvo de bandidos? imagina um cidadão comum", disse um dos policiais que participou da operação. 

Até a conclusão desta matéria a arma do PM ainda não havia sido encontrada, mesmo assim as buscas continuam, tendo em vista que um suspeito já foi identificado por populares, mas a polícia está encontrando resistência por parte do Cabo Narci em não registrar a ocorrência, segundo ele, temendo represálias, "O Cabo Narci tem lá suas razões para não prestar queixa e nem apontar os possíveis culpados, mas diante de informes colhidos na região, temos nomes de suspeitos, e essa arma vai aparecer com certeza", disse o oficial que comandava as diligências. 

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Justiça Federal condena homem que assaltou agência dos Correios no RN

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou João Maria Corcino Freire pelo assalto à agência dos Correios da cidade de Vera Cruz, crime ocorrido no dia 27 de junho de 2012. Ele cumprirá pena de 9 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado.

O outro acusado pelo Ministério Público, Gilfferson Soares Oliveira foi absolvido. O Juiz Federal Walter Nunes, titular da 2ª Vara, autor da sentença, analisou que houve uma falsa delação de João Corcino com a intenção de incriminar Gilferson Soares, já que quando esse foi preso como responsável pelo assalto da cidade de Nova Cruz, apontou Corcino como parceiro da ação.

O assalto à agência de Vera Cruz ocorreu com uso de arma de fogo e foram subtraídos R$ 85.538.12. Na sentença, o magistrado lembrou das provas constantes nos autos, especificamente da testemunha que reconheceu o réu João Corcino como um dos agentes que entrou na agência.

“Restou claro que este acusado (João Maria Corcino), acompanhado de outra pessoa, entrou agência dos Correios e, tendo, nessa oportunidade, ameaçado as pessoas que lá estavam, apontando-lhes armas de fogo, e restringido a liberdade dos clientes e funcionários que se encontravam no local”, escreveu o Juiz Federal Walter Nunes na sentença, ressaltando que não houve provas suficientes para apontar que Gilfferson Soares seria a pessoa que estava ao lado de João Corcino.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ufersa divulga lista de espera do Sisu 2013.2

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) divulgou nesta quinta-feira, 18, a relação dos candidatos convocados para preencher as vagas oferecidas na lista de espera do SiSU 2013.2. Ao todo estão sendo disponibilizadas 752 vagas.


A expectativa é que essa primeira convocação preencha todas as vagas, já que estão sendo chamados até 10 vezes o número de vagas disponíveis, dependendo do curso. Para isso, é importante que os candidatos estejam atentos se o nome está na convocação e que compareçam à Universidade para confirmar o interesse, portando os documentos necessários. O atendimento aos alunos convocados acontecerá nos dias 5 a 7 de agosto, das 08h às 18h, no campus onde os candidatos foram aprovados.

O primeiro dia de atendimento, 5 de agosto, será exclusivo para candidatos cotistas. No segundo dia, 6 de agosto, será a vez dos candidatos de ampla concorrência. Enquanto que no terceiro e último dia, 7 de agosto, poderão comparecer cotistas ou candidatos de ampla concorrência que não puderam vir nos dias anteriores.

O resultado será divulgado no dia 14 de agosto. Os candidatos que compareceram e estiverem dentro das vagas disponíveis já serão matriculados automaticamente pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), enquanto que os demais ficarão na espera por algum cancelamento que ocorra até o dia 06 de setembro, data de encerramento do SiSU.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Lula nega boatos sobre volta de câncer na laringe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou nesta quinta-feira durante palestra na Universidade Federal do ABC (UFABC) os boatos de que o câncer que teve na laringe teria voltado. "Fui visitar o Marcelo Déda, governador de Sergipe, que está com câncer (no hospital Sírio Libanês, onde ele também se tratou). Disseram que vou escondido de madrugada fazer tratamento. Se eu tivesse ido, jamais esconderia", disse. "Tenho que fazer exame de rotina a cada quatro meses. Não é correto que um canalha ou imbecil fique pela internet contando essas mentiras", acrescentou.

Segundo Lula, os únicos exames que ele realiza são os rotineiros, a cada quatro meses, devido ao câncer que teve. "Vou fazer um exame em agosto. Se eu tiver (câncer), eu serei o primeiro a falar para a imprensa", afirmou. E emendou: "acho que temos de combater esse tipo de comportamento porque é vandalismo na internet", avaliou.

Lula negou também os boatos de que um de seus filhos teria enriquecido como empresário devido a um suposto favorecimento. "Li na internet que meu filho Fábio comprou um avião e virou sócio da Friboi", contou. E finalizou ainda sobre os boatos do câncer: "Se sair matéria que eu tenho câncer, é mentira. Se eu tiver eu digo para vocês. Eu não tenho", concluiu. O ex-presidente proferiu palestra que faz parte da conferência "2003-2013: Uma nova Política Externa", na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após 16 dias, TRE determina volta de prefeita cassada ao cargo em Equador/RN

Durou apenas 16 dias a cassação da prefeita da cidade de Equador, Noeide Sabino (DEM). Nesta quinta, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por 4 votos a 3, que a prefeita retorne ao Cargo. Noeide e seu vice Joady Gomes haviam sido cassados no último dia 2 de julho, acusados de abuso de poder econômico. Noeide e Joady recorreram da decisão.

O julgamento, iniciado na semana passada e paralisado após um pedido de vista do juiz Verlano Medeiros foi retomado hoje com o voto favorável de Verlano a prefeita. Também votaram a favor da prefeita Amilcar Maia, João Batista Rebouças e Carlo Fernandes. Contrários a volta de Noeide votaram o relator do processo Artur Cortez Bonifácio e ainda Nilson Cavalcanti e Francisco Eduardo.

Noeide e Joady foram processados na Justiça Eleitoral pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Com a decisão, Noeide e Joady reassumem seus cargos, até o recurso que pede a anulação da sentença da 24ª Zona Eleitoral ser apreciado pelo TRE. 

“A sensação é que a Justiça foi feita. Agradeço primeiro a Deus. Tinha certeza que a justiça seria feita. Por que quem não deve, não teme. Foi assim que passei esses dias”, disse a prefeita em entrevista ao blog do Marcos Dantas. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-gestores de cidades do RN são condenados a devolver mais de R$ 400 mil

A prestação de contas bimestrais relativas ao exercício de 2003, a cargo da ex-prefeita Ivanilde Xavier de Medeiros e João Batista Gomes Gonçalves, ex-gestores do Município de Brejinho, foram consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado. Em processo relatado pelo auditor Cláudio Emerenciano, a proposta de voto foi pela irregularidade, com condenação da ex-gestora a devolução de R$ 272.249,82, por omissão no dever constitucional de prestar contas, além da aplicação de multa ao sr. João Batista.

O auditor ainda relatou na sessão da primeira Câmara de Contas desta quinta-feira processo da Câmara Municipal de Grossos, documentação comprobatória de despesas, a cargo do sr. Roberto Alves dos Santos. O voto foi pela devolução de R$ 40.005,31, por dano presumido ao erário, devido a omissão no dever de envio da licitação para exame.           

O conselheiro Carlos Thompson relatou processo referente a prestação de contas da Câmara Municipal de São José de Mipibu, a cargo de José  Olavo de Morais. O voto foi pela irregularidade, com restituição de R$ 83.234,00 decorrente do pagamento indevido de juros e taxas bancárias, aquisição de combustível sem destinação especifica gastos com passagens e locomoção sem comprovação e contratação de assessoria sem concurso público. O voto foi ainda pela aplicação de multa e representação ao Ministério Público Estadual para investigação acerca de improbidade administrativa e/ou ilícitos penais.

A conselheira Adélia Sales relatou processo da prefeitura de São Bento do Trairi, prestação de contas referente ao exercício de 2005, sob a responsabilidade do sr. José Wilson Xavier. O voto foi pela irregularidade, com restituição de R$ 18.758,42, decorrente da concessão irregular de diárias e ao pagamento de multas, juros e taxas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Usuário de drogas é baleado e corre pra delegacia pra pedir socorro em Natal

O jovem José Carlos Gomes de Oliveira, de 21 anos, foi vítima de um atentado, na noite desta quinta-feira (18). Ele foi baleado e para tentar escapar da morte correu para o prédio da Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde pediu socorro e foi levado para o hospital em uma viatura da Polícia Militar. 

De acordo com a polícia, a vítima estava em um Quiosque, no conjunto Santa Catarina, bem próximo à Delegacia de Plantão. Dois homens teriam passado pelo local armados e um deles atirado três vezes contra José Carlos Gomes. 

Ele foi atingido no ombro, de raspão no rosto e também de raspão na mão esquerda. José Carlos, porém, conseguiu correr e ir em direção ao prédio da Delegacia de Plantão. Com isso, os criminosos acabaram fugindo. Após ser levado para o Hospital Santa Catarina e receber atendimento, o jovem declarou que é usuário de drogas desde os 12 anos. 

Ele disse ainda que não sabia quem tinha atirado nele, porém, sabia que era por conta do seu vício. Uma irmã da vítima, que pediu para não ser identificada, chegou a dizer que José Carlos havia roubado pedras de crack de um traficante. O pai dele também esteve no hospital e afirmou: “Já fiz de tudo para tirar meu filho do mundo das drogas, mas não conseguiu. Eu sei que mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer ou ele seria preso”.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Divisa Segura: Ação conjunta da PM-RN e PM-PB prende dois bandidos, um deles agiu em Timbaúba dos Batistas

A dupla foi presa na Operação "Divisa Segura" que atuou nesta madrugada na cidade de Jardim de Piranhas, confira!

Na madrugada de hoje a Operação Divisa segura na altura do município de Jardim de Piranhas no Seridó do estado, envolvendo policiais da 5ª Companhia de Jardim de Piranhas e policiais do 3º DPRE de Caicó (ao comando do cap. Juscelino) e ainda policiais de Catolé do Rocha resultou na prisão de 02 homens e ainda a recuperação de um carro roubado. 

Foram presos Andrey da Silva Leão,21 anos, residente em São Bento no estado da Paraíba, este com mandados de prisão no estado do Pará e já reconhecido em um assalto a agência dos Correios da cidade de Timbaúba dos Batistas, Garcia Pedro da Silva,38 anos, também residente na cidade de São Bento era o condutor do veículo.

O veículo encontrado com a dupla era uma Ranger branca de placas OGM-2417/GO, placa adulterada, pois a mesma é de Natal/RN furtada a apenas 06 dias em Natal. 

O trabalho da policia de Caicó, 3º DPRE e ainda policiais da 5ª Companhia de Jardim de Piranhas com a participação do Sargento Valtor comandante do policiamento de São Fernando é motivo de registros de parabéns em suas fichas, pois tiraram de circulação um elemento considerado de altíssima periculosidade.

Segundo o Cap. Juscelino, Andrey da Silva, é o terceiro homem que agiu no assalto à agência dos Correios da cidade de Timbaúba dos Batistas, ocasião em que um dos meliantes morreu em consequência da ação da PM/RN. Em entrevista, o Capitão disse que o esforço da PM de São São Bento, que tem à frente o competente Cap. Douglas, tem sido intenso para que o último homem que participou daquela ação seja preso o mais rápido possível, "o que depender da Cia de Polícia de Jardim de Piranhas, de tudo faremos, para que o quarto meliante seja pego o quanto antes", revelou o comandante da 5ª Cia. 

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Governo do Estado esclarece sobre convocação de professores concursados

Governo informa que não desistiu de convocar novos professoresO Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, encaminhou nota esclarecendo sobre convocação de professores concursados. O documento explica a suspensão da convocação de novos profissionais aprovados no último concurso realizado pelo Executivo. A nova chamada estava prevista para os próximos dias. 
Conforme a nota, a Secretaria está realizando o reordenamento no quadro de professores da rede e, consequentemente, avaliando a necessidade de educadores que serão convocados em uma nova chamada do concurso. "O Estado não desistiu de convocar novos professores", reforça o Executivo. 
Até o momento, segundo o documento, quatro chamadas já foram realizadas, convocando 3.723 professores para atuarem nas escolas estaduais. Na última chamada, 600 professores foram convocados para atuar, prioritariamente, na grande Natal, onde já estava em funcionamento o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). 
O Governo explica que com a implantação do SIGEduc em todas as escolas do interior do Estado, foi possível ter acesso a relatórios atualizados instantaneamente, que permitiram conhecer a realidade de cada escola e as cargas horárias de cada professor, por disciplina, sem a demora provocada anteriormente pelo trâmite de relatórios emitidos em papel. 
A partir desses relatórios, o Governo destaca que verificou-se a necessidade de um novo reordenamento do quadro de professores para corrigir distorções. "Isso precisaria ser feito antes de uma nova chamada de professores, para que o Estado não convocasse profissionais fora da necessidade", informa a nota. 
Dentre as distorções reveladas pelo SIGEduc estão professores com carga horária inferior à legalmente estabelecida e turmas abertas com número de alunos abaixo do permitido pela Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 
Além disso, o Estado está se adequando à Lei do Piso Nacional, no que diz respeito a destinação de um terço da carga horária do professor para atividades de planejamento. Assim, os professores, cuja jornada semanal era de 24 horas em sala de aula e 6 horas para planejamento, terão agora 20 horas semanais em sala de aula e 10 horas de planejamento pedagógico, correção de avaliações e atendimento aos alunos;
O Governo enfatiza que tão logo seja concluído o reordenamento será realizada nova convocação de professores concursados, de acordo com as necessidades reais indicadas pelo SIGEduc.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policial Militar da Guarda Patrimonial é surpreendido por três bandidos e tem arma roubada

Cabo da Polícia Militar do RN, que presta serviço à secretaria de patrimônio do estado do RN, especialmente no Colégio Dom Adelino, zona oeste de Caicó, foi surpreendido por três meliantes que o agrediram fisicamente e levaram seu revólver, modelo Tauros, de propriedade da PM/RN.

Devido aos graves ferimentos, cabo Nanci foi levado às pressas para ser atendido no Hospital Regional de Caicó, onde submete-se neste momento à interferências clínica para analisar as fortes pancadas desferidas na região craniana.

Várias guarnições da PM estão à procura dos acusados, e uma arma já foi encontrada na posse de dois suspeitos, ainda é cedo pra dizer se a arma encontrada é realmente do policial, contudo ha sim a indicação que sim.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Prefeitura do Natal desiste de desapropriar imóveis

Anúncio de Carlos Eduardo foi feito durante a reunião do Comitê Popular da CopaNATAL - O projeto de readequação das obras de mobilidade urbana do Lote 1 da Copa do Mundo 2014 sempre esteve na pauta de discussão do Executivo municipal.
Nesta semana foi tomada uma importante decisão. No salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Carlos Eduardo anunciou que não haverá desapropriações na área do Lote 1, que compreende a avenida Capitão-Mor Gouveia até o início da avenida Napoleão Laureano (BR -226).
As mais de 400 famílias que teriam seus imóveis desapropriados respiraram aliviadas com a notícia. Apenas cinco imóveis grandes serão parcialmente desapropriados. 
“O governante não pode achar que é o dono da verdade. O bom gestor tem que ter a capacidade de ouvir a sociedade. Tenho dito aos que trabalham comigo que eles são competentes, mas é preciso deixar o gabinete e ouvir o cidadão e a cidadã que vive o cotidiano do bairro”, disse o prefeito.
O Comitê Popular da Copa do Mundo 2014 recebeu com entusiasmo a notícia da prefeitura. Para o seu presidente, Marcos Dionísio, a decisão de não levar adiante o processo de desapropriações foi construída coletivamente, levando em consideração critérios técnicos. “As pessoas têm o sagrado direito à moradia. Nós do comitê saudamos a atitude do prefeito Carlos Eduardo”, declarou o ativista dos direitos humanos. 
Participaram, ainda, da reunião, secretários municipais, representante da Associação Potiguar dos Atingidos pelas Obras da Copa, do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Conselho Estadual de Direitos Humanos e moradores da avenida Capitão-Mor Gouveia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Esqueleto humano possivelmente do século 16 encontrado nas obras do Túnel da Abolição

 / Foto: Hélia Scheppa/JC ImagemUm esqueleto humano, possivelmente do século 16, de origem judaica, atraiu curiosos ao cruzamento da Rua Real da Torre com a Avenida Caxangá, na manhã desta quinta-feira (18). A ossada foi identificada por arqueólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que acompanham a obra de construção do Túnel da Abolição, na Madalena, Zona Oeste do Recife.

Desprovido de restos de vestimenta (fivelas, botões, joias ou distintivos) e com os braços estirados ao longo do corpo, o esqueleto encontra-se no subsolo, a 1,55 metro da atual pavimentação. Levando em conta o nível mais antigo da rua (antes de aterros recentes), o sepultamento está 78 centímetros abaixo do piso. As informações ajudaram a identificar a origem israelita da ossada.

“O corpo, na religião judaica, é enterrado sem roupas, só envolto em tecido natural de linho ou algodão, numa cova com cerca de 80 centímetros de profundidade”, relata o coordenador do Laboratório de Arqueologia da UFPE, Marcos Albuquerque. Como a obra do túnel não destruirá o sepultamento, os pesquisadores optaram por documentar o achado e não tirar o esqueleto do lugar.

Descoberto quarta (16), o esqueleto está parcialmente preservado, com a cabeça direcionada para a Avenida Caxangá. O estágio de decomposição dos ossos é avançado, pela presença de água salgada na região, explica o pesquisador.

O achado fica próximo de uma área onde será instalada escada de acesso ao futuro túnel e junto de um cano da Compesa que será seccionado em função da obra. “Levantamento topográfico descartou cortes no local do sepultamento, mas se houver alguma mudança, vamos retirar o esqueleto e levar para o Cemitério Judaico do Barro”, diz ele.

Dependendo do interesse da comunidade israelita, acrescenta o professor, poderia ser colocada uma placa indicando que ali há um sepultamento judaico do início da colonização. “Não temos como afirmar com certeza de que século é o esqueleto, porque não fizemos datação dos ossos”, declara. A presença de judeus e cristãos-novos (convertidos) no Recife remonta ao século 16 e início do 17.

Marcos Albuquerque lembra que, durante a ocupação holandesa no Nordeste do Brasil (1630-1654) havia um cemitério judaico no atual bairro dos Coelhos. “É possível que o cemitério ainda não existisse, quando o sepultamento foi realizado.”

A equipe da UFPE faz o acompanhamento arqueológico das obras desde abril deste ano. Até esta quinta, também tinha localizado antigos trilhos de duas linhas de bonde (a rede da Caxangá e outra da Rua Real da Torre para o Prado) e dezenas de fragmentos de cachimbo português, louça, concha, moeda de cobre do Império e garrafas de grês dos séculos 19 (a maioria) e 20.

“As conchas podem ter duas origens: mangue, porque a região tinha grande quantidade de alagados, e o processo intenso de valorização da região no século 19, quando os engenhos foram loteados”, informa. O esqueleto está perto do Museu da Abolição, área do Engenho Madalena.

Todo o material resgatado, destaca Marcos Albuquerque, auxilia a entender as relações comerciais do Brasil com outros países, como França e Inglaterra. Enquanto os arqueólogos trabalhavam, curiosos circundavam o local, para ver o esqueleto.

“Tinha um monte de gente olhando e eu parei também, estou vendo a tíbia do esqueleto. Moro na Madalena, área de engenhos de açúcar, é bom conhecer nossa história”, comenta o consultor Alexandre Lira. “Vim olhar as obras do túnel, me disseram que tinha um esqueleto e me aproximei para ver, se descobrirem mais coisas será ótimo”, diz Ademir Silva, da Iputinga. “O vigia do prédio contou do esqueleto e desci para olhar. Estou vendo um trilho de bonde, meu pai andava no bonde, e os tipos diferentes de solo”, afirma Paulo Vieira, morador da Madalena.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››