terça-feira, setembro 25, 2012

Blog Cidade News disponibiliza áudios dos discursos

Leia Mais ››

Câmpus Apodi divulga a relação dos selecionados em 1º chamada para matrícula no PRONATEC


Informamos a relação com os nomes das pessoas selecionadas para os cursos de Formação Inicial e Continuada no âmbito do Pronatec. Os alunos relacionados deverão comparecer à Secretaria Acadêmica do IFRN/Câmpus Apodi Localizado no Sítio Lagoa do Clementino, N° 999 RN 233 Zona Rural – Apodi – RN, para realizar as matrículas no período de 25 a 27 de setembro de 2012 no horário de 08h às 12h e de 13h e 30min às 17h e 30min e de 19h às 21h, munidos dos documentos abaixo (cópia e original). Para os alunos menores de 18 anos, a matrícula deverá ser efetuada pelos pais ou responsáveis.

02 (duas) fotos3x4 (recente e iguais);
Carteira de identidade (cópia acompanhada do original),
Cadastro de Pessoa Física CPF (copia acompanhado do original);
Titulo de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (copia acompanhada do original);
Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
Certificado de alistamento militar, de dispensa de incorporação ou reservista, para os alunos do sexo masculino (copia acompanhada do original);
Comprovante de residência (copia acompanhada do original);
Histórico Escolar (copia acompanhado do original);
Cópia de cartão bancário 
Após a confirmação das matrículas será divulgada a data de início das aulas.


Fonte: Erivan Morais/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morto doa dinheiro para campanha em Castro/Pr


O Ministério Público Eleitoral e a Polícia Civil estão investigando uma doação de R$ 7 mil recebida pela candidata à prefeitura de Castro, nos Campos Gerais, Maria Helena Albuquerque (DEM). O dinheiro foi depositado no último dia 22 de agosto na conta da campanha da candidata. O detalhe, que motivou a abertura da investigação, é que o doador morreu em 2002. Segundo a assessoria da campanha de Maria Helena tudo não passou de um equívoco do banco. O advogado Paulo Roberto Hoeldtke explica que Flávio Faria de Albuquerque, nome em que foi registrada a doação, era pai da candidata, mas quem depositou o dinheiro no Banco do Brasil teria sido o filho dela, Flávio de Albuquerque Carvalho. O depósito, no entanto, saiu com o nome e o CPF do pai falecido. “Os nomes são parecidos e o funcionário do banco puxou no sistema o nome do pai da Maria Helena, que morreu há 10 anos”, afirmou. A denúncia foi protocolada no Ministério Público Eleitoral pelo atual prefeito Moacyr Elias Fadel Junior (PMDB), que concedeu uma coletiva nesta terça-feira (25) à tarde num hotel da cidade. “Um morto foi na boca do caixa para fazer o depósito. Eles vão ter que se explicar à justiça”, afirmou o prefeito, que disse ter feito a denúncia como um cidadão comum. A promotora Fernanda da Silva Soares explicou que instaurou um procedimento para verificar o risco de abuso econômico. “Em havendo, será ajuizada uma ação de investigação judicial eleitoral”, afirmou. Ela também encaminhou o caso à Polícia Civil. O delegado Matheus Laiola abriu inquérito nesta terça-feira (25) e disse que vai ouvir os envolvidos bem como pedir as imagens do banco para apontar quem realizou o depósito. A coordenação de campanha de Maria Helena pediu na última segunda-feira (24) a correção da prestação de contas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e registrou um boletim de ocorrência contra o prefeito Moacyr Fadel por falsa comunicação de crime. 

Fonte: Intervalo da Notícia/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação " Gato molhado


Apodi- Por  volta das 8:00hs da manhã de hoje, 25, a pedido do Ministério Público, o Capitão Brilhante juntamente com policiais do GTO de Apodi, Rádio Patrulha e representantes da CAERN, iniciaram uma operação na zona rural de nossa cidade, mas precisamente em parte da adutora que liga a cidade de Apodi ao Sitio Melancias, na ocasião foi localizado uma série de ligações clandestinas, que enfraquecia o abastecimento de água ao ponto de nem chegar no seu destino final que é a cidade de Severiano Melo. Locais que nunca foram cadastrados pela CAERN, tinha até três ligações ilegais "GATO", e outros que o abastecimento de água havia sido cortado pela empresa, já havia sido ligado por conta própria, pelo proprietário do terreno.  O problema estava afetando diretamente centenas de pessoas, que estavam sem água para beber e para as atividades do dia a dia. Foi dado voz de prisão e conduzido os flagranteados para a Delegacia de Policia Civil de Apodi e realizado o procedimento pelo crime de furto a todos os envolvidos.

  

  







Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo encontrado no Rio Barra Nova foi reconhecido por familiares


Foi reconhecido por familiares na manhã de hoje na sede do Instituto Técnico e Cientifico de Policia (ITEP) da cidade de Caicó, o corpo do jovem encontrado misteriosamente morto na manhã de ontem (domingo) nas águas do Rio Barra Nova, próximo ao Mosteiro das Clarissas, entre os bairros Soledade e João XXIII na zona oeste da cidade de Caicó.
A vitima trata-se de Rosenildo dos Santos Brito, 19 anos, residente na Rua Maria Rufino dos Anjos, Bairro Barra Nova na Zona Oeste da cidade de Caicó. O seu corpo foi reconhecido por familiares no ITEP de Caicó que informaram a Policia que a vitima estava desaparecida desde a noite do ultimo sábado. 
O laudo necroscópico do ITEP apontou que a vitima morreu de afogamento e que apresentava escoriações na parte dos joelhos e pernas dando a entender que ele pode ter sido arrastado até o local onde morreu afogado ou mesmo foi morto por afogamento.
A Policia Civil está investigando a morte misteriosa do jovem Caicoense pois existe informação que uma pessoa teria ouvido pedidos de socorro e que alguem chamasse a Policia na noite de sábado exatamente no local onde a vitima foi encontradada na manhã de ontem.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Enteado tenta matar padrasto a golpes de facão em Olho D’Água dos Borges/RN




O jovem identificado apenas por Alex, tentou matar seu padrasto a golpes de facão na noite desta segunda-feira(24), em Olho D’Água dos Borges/RN. 

A tentativa de homicídio aconteceu na Rua Chagas Xavier, centro da cidade, Alex desferiu três golpes de facão contra seu padrasto Francisco Rodrigues de Oliveira, 30 anos, tendo cortes profundos na cabeça, rosto e em um dos braços.

O autor evadiu-se sem ser preso e a vitima foi socorrida para uma unidade de Saúde local e permanece hospitalizado, mas não corre risco de morte.

De acordo com informações o motivo da briga teria sido que a suposta vitima constantemente agride a mãe do suposto acusado, gerando revolta ao jovem.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caern, MP e Polícia Militar fiscalizam roubo de água no Alto Oeste


Com o objetivo de garantir o abastecimento de água da população de Severiano Melo e comunidades rurais, no Alto Oeste Potiguar, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Ministério Público e a Polícia Militar, têm realizado desde as primeiras horas da manhã de hoje (25) uma intensa fiscalização para eliminar ligações clandestinas de água ao longo da adutora que abastece a cidade e comunidades próximas.

De acordo com o gerente regional da Caern em Pau dos Ferros, Djalma Neres, de uma vazão de 80 mil litros de água por hora, destinados ao município, 20 mil estavam sendo desviados para propriedades privadas.

O promotor criminal de Apodi, Sílvio Ricardo de Andrade, observa que este tipo de esperteza de uma minoria, que aposta na impunidade, prejudica a coletividade. "Isto se chama furto de água, é crime, e esta prática deve ser inibida para evitar que terceiros utilizem um bem que não os pertence em detrimento de tantos moradores da cidade".

A Caern criou norma específica quanto ao assunto e que valerá para o Estado como um todo. "Algumas cidades vivem situação emergencial quanto ao abastecimento humano e atenta a esta realidade, a Companhia está normatizando novos procedimentos para o combate ao uso irregular desta água, cada vez mais vital, ofertada pelas adutoras", observa Daniel Lyra, assessor jurídico da Caern.

Segundo ele, será fixado um prazo para que as pessoas que estiverem em situação irregular, ao longo dos trajetos das tubulações, possam desfazer as ligações clandestinas, voluntariamente. Quem optar pelo caminho correto deverá permitir a instalação de hidrômetro, quitar a dívida retroativa, pagar multa administrativa e se comprometer a destinar a água para consumo humano.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Militar nega sequestro de família em Pedro Velho


A Polícia Militar negou há pouco a informação do sequestro de uma família no distrito de Carnaúba, município de Pedro Velho, esta tarde (26). Segundo informações de populares, o suspeito de ter matado dois policiais civis, em setembro passado, em São José do Mipibu, apelidado de “Curau” havia rendido a família e exigia a presença da juíza que lhe condenou.

De acordo com policiais do Grupo Tático Operacional de Canguaretama, que participaram das buscas de hoje, os moradores do distrito deduziram que entre os três homens armados que renderam um lavrador no início da tarde, exigindo dinheiro, seria Curau e espalhou a notícia na comunidade.

“O povo está assustado com a possibilidade deste foragido está se escondendo no município e tudo que acontece de errado é o tal de Curau. Realizamos diligências a tarde toda e não encontramos ninguém”, contou o soldado Abraão.

Amanhã (27), outra equipe de policiais retornará ao distrito na tentativa do lavrador reconhecer, através de fotos, se algum dos homens que lhe ameaçaram foi realmente o Curau.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de matar policiais mantém família como refém em Pedro Velho


O foragido de Alcaçuz, Gilmar da Cruz Silva, o “Curau”, está, neste momento, mantendo uma família como refém, no distrito de Carnaúba, Pedro Velho.

Ele é apontado como um dos participantes no assassinato de dois policiais civis no início de setembro passado, em São José do Mipibú, e conseguiu fugir do cerco policial que resultou na prisão de Gutemberg Lima e Edival, esta manhã (26).

Curau exige a presença da juíza que o condenou para poder soltar os reféns.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereador é preso por fazer "gato" na água no interior do RN


Na manhã desta terça-feira, uma operação da polícia militar de Apodi comandada pelo capitão PM Brilhante com o apoio de técnicos da Caern realizaram uma operçaão na zona rural do município para combater o "gato" na tubulação que estava sendo furada e foram presas três pessoas, entre as quais o vereador Arnaldo Costa.

Durante a operação,foram encontrados quatro locais onde a rede de adutora que trás as águas para o município estava modificada, o vereador Arnaldo Costa, uma mulher identificada como Vanderleia e um agricultor conhecido como João de Antônio. O trio foi levado para a Delegacia onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto.

Os suspeitos assumiram a autoria do "gato" e a água roubada era usada em sua maior parte para dar aos animais e irrigar plantações nas propriedades privadas. Os três acusados foram liberados após pagamento de fiança.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Delegada denuncia omissão do Conselho Tutelar de Mossoró


A titular da Delegacia Especializada do Adolescente, Karla Viviane de Sousa, denuncia que o Conselho Tutelar de Mossoró tem sido omisso no abrigo a menores, geralmente infratores, e que não tem responsáveis, na maioria dos casos porque os próprios pais estão presos.

Segundo a delegada nesses casos é obrigação do conselho dar amparo e levar esses menores a um outro local que não a delegacia.

Como isso não vem ocorrendo, segundo a bacharel, policiais são obrigados, em alguns casos, a levarem esses menores a favelas onde moram, correndo riscos desnecessários.

Ela disse ainda que espera um maior entrosamento entre a Delegacia Especilizada do Adolescente e o Conselho Tutelar para que a sociedade não seja penalizada

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Individuo preso praticando arrombamento de veiculo no centro de Mossoró


Severino Claudio Batista de 37 anos de idade, natural de Recife no estado de Pernambuco e residente na Rua Benjamin Constant no Bairro Boa Vista em Mossoró, foi detido por policiais de uma Viatura de Radio Patrulha acusado de praticar arrombamento em veiculos no centro de Mossoró.

Na manhã de hoje, a Central de Operações da Policia Militar recebeu a informação, que o elemento tentou arrombar um veiculo no centro e teria fugido com a presença do proprietario do carro.

Severino foi abordado duas ruas após a primeira tentativa. Os policiais encontraram os retrovisores de uma motocicleta, que ele tinha acabado de roubar.

Severino, já cumpriu pena no Complexo Penal Mario Negocio em Mossoró acusado de assalto, estava em liberdade condicional há 3 meses.

Segundo os policiais "Manoel/Sergio/Davi responsaveis pela prisão do individuo, ele não reagiu a prisão. Severino foi conduzido para a Delegacia de Furtos e Roubos e deverá retornar para a Penitenciaria Agricola Mario Negocio.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

SEIS PESSOAS SÃO DETIDAS PELA DENARC ACUSADAS DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO PAREDÕES EM MOSSORÓ.


Segundo o delegado, através de denúncias já vinham monitorando a residência há vários dias. Foram presos em Flagrante, José Antônio Pereira de Souza, vulgo “Padaria”, dono da residência e Maria Fátima de Moura, mais conhecida como “Baraúna”.   Quatro menores foram também levados para à delegacia, sendo que três atuados por tráfico e após serem ouvidos pelo delegado, foram liberados. 
 Segundo o Dr. Denys, Padaria estava mantendo um dos menores em cárcere privado, pelo motivo do mesmo está com uma pendência do consumo de entorpecentes.  “Padaria” exigia da família do menor, a quantia de R$ 200,00, além de um cordão de ouro e um revolver. 
 Segundo informou o delegado, “Baraúna” entra nessa história por ter sido enviada por “Padaria” a pegar o dinheiro e os objetos com a família do consumidor e em troca daria a liberdade do menor. Mas como os familiares não tinha nem o cordão e nem a arma, o menor continuou com o acusado José Antônio.
  O Dr. Denys Carvalho indiciará Padaria por tráfico de drogas e cárcere privado e “Baraúna” por associação ao tráfico.

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA
(Dr. Denys Carvalho)


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PAJERO ROUBADA EM FORTALEZA É RECUPERADA EM MAJOR SALES/RN


  Um veículo tipo Pajero TR4, placas HYM-1247 Fortaleza/CE, que havia sido furtado na cidade de Fortaleza foi recuperado na cidade de Major Sales, na devisa entre o RN e a Paraíba .
  Segundo o próprietario do veículo que faz linha de Mossoró à Fortaleza em um Santana, dois individuos pegaram uma carreira em Aractí com destino a Fortaleza. Chegando ao ponto final, a vítima decidiu alugar seu veículo tipo Pagero aos fregueses que decidiu pagar R$ 600,00 pelo aluguel de quatro dias. A vítima para ganhar um dinheiro extra aceitou a proposta. Os elementos foram no veículo e após o termino do contrato não mantiveram mais contato com o dono, que descobriu o golpe que tinha sofrido.
   A vítima compareceu a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró e teve seu veículo recuperado.

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MOTO TOMADA DE ASSALTO EM MOSSORÓ É RECUPERADA PELA PM NO ASSENTAMENTO APODI NA VILA MAÍSA.


 Policiais militares do destacamento da Maísa conseguiram recuperar na tarde desta terça feira (25/09), em um matagal no assentamento Apodi, próximo à vila uma moto Biz de cor vermelha, placa MYW-1198, tomada de assalto em Mossoró.
  A Proprietária da moto informou que no dia 18 deste mês, por volta das 21h30min na Rua Dr. João Marcelino foi abordada por dois elementos em uma trax que de arma em punho anunciaram o assalto, levando sua motocicleta.
 Os Policiais da Maisa realizava um patrulhamento no assetamento Apodi  tarde de hoje (25), quando se depararam com dois elementos na moto, que ao avistarem a guardição empreenderam fuga e abandonaram a moto.

Participaram da Ocorrência: VTR 242 - Maísa
Sub-Tenente Wandilson
Cabo Carlos
SD Filgueira




Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ELEMENTO É SURPREENDIDO POR MORADORES APÓS ARROMBAMENTO EM MOSSORÓ.


  Um popular teve sua residência arrombada por um individuo na manhã desta terça feira (25/09) na Rua Erondina Cavalcante Dantas, no Bairro Nova Vida em Mossoró, onde foi levada pelo elemento uma grande quantidade em dinheiro e em cheques.
  O acusado no momento que saia da residência, foi abordado por moradores vizinhos da vítima que conseguiram recuperar os valores roubados, sendo R$ 1.730,00 em dinheiro e R$ 4.219,00 em cheques. Ele foi encaminhado para a DEFUR, e minutos depois, após descuidos dos agentes ele acabou fugindo da delegacia.
  O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos e o próprietario teve o prejuizo recuperado.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA




Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ELEMENTO É PRESO COM DROGAS EM RESIDÊNCIA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM MOSSORÓ.


 A Polícia Militar de Mossoró conseguiu deter um elemento com drogas por volta das 13 horas desta terça-feira, 25 de Setembro de 2012, na Rua Geraldo Couto, n° 1143, próximo a UPA do bairro Santo Antônio.
  O elemento por nome de Joseilton Rodrigues Lopes, 36 anos, morador da Rua São Francisco foi detido no interior da residência, onde foi localizado pelos policiais uma quantia de 25 pedras de crack prontas para serem comercializadas, duas pedras grandes de crack de aproximadamente 67 gramas e vários sacos para a embalagem da droga.
  A Polícia se dirigiu para o local através de uma denúncia anônima, que partiu de populares informando que o local funciona como ponto de venda de drogas.
  Joseilton informou na delegacia que foi apenas para comprar algumas pedras de crack, e no momento que a polícia chegou, o dono da residência conseguiu fugir.
  "Ilton" como é mais conhecido, foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) como o titular o Dr. Denys Carvalho para serem feitos os procedimentos legais.

Viaturas na ocorrência:
  Guarnição 222- Tenente Dastaev e SD Levi 
  RP 224- SDs Dantas, Arimateia e Coelho

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA




Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ELEMENTO É PRESO ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS NA FAVELA DO TRANQUILIM EM MOSSORÓ.


A Polícia Militar viatura composta pelos policiais Adriel, comandante, Andrade Targino e Paulo, logo as primeiras horas da manhã de terça feira, 25 de setembro, durante patrulhamento de rotina, conseguiu prender dois elementos fato ocorrido na Favela do Tranquilim. Na residência de um deles, de nome Givanildo Ambrósio dos Santos, que foi autuado a polícia encontrou aproximadamente 120 gramas de maconha, sacos de didim para embalegem, e 202 reais e 90 centavos em dinheiro fracionado. Os policiais informaram que conseguiram chegar ao local da droga, através de um dos elementos de nome Jailson Paiva Vieira de 24 anos, que estava em via pública com sinais claros de uso de entorpecentes. Na residência onde a droga foi localizada, a polícia também encontrou uma motocicleta que havia sido empenhada em troca de dorgas. 




Fonte: Ferreira Monte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Megaoperação no Rio de Janeiro combate irregularidades no Detran


A Operação Asfalto Sujo prendeu, até as 11h desta terça-feira (25), 38 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que atua em pelo menos quatro postos de vistoria do Departamento de Trânsito (Detran), no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público, a polícia cumpre 41 mandados de prisão contra funcionários, ex-funcionários, despachantes e zangões (despachantes não oficiais) em doze cidades do estado. Ao todo, 53 pessoas foram denunciadas.

Os suspeitos são acusados, de acordo com a denúncia, de receber propina para realizar vistorias de licenciamento anual, transferências de propriedade de veículos e emissão de documento de maneira irregular. O valor cobrado aos proprietários dos veículos dependia do local da vistoria e do tipo de fraude, podendo variar de R$ 50 a R$ 1.2 mil. A Promotoria diz que a quadrilha movimentou, entre julho de 2009 e maio de 2012, R$ 200 mil por mês com propinas.


  A ação conjunta da Corregedoria do Detran, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e da Polícia Civil apreendeu computadores e documentos em escritórios de despachantes. São 67 mandados de busca e apreensão. Os agentes também recolheram pelo menos R$ 4 mil em dinheiro. No posto de vistoria de São Gonçalo, a polícia revistou armários e carros de funcionários.
Entre os crimes praticados pelo grupo estão formação de quadrilha, supressão de documento, usurpação de função pública, inserção de dados falsos, corrupção passiva e corrupção ativa.
Segundo o Ministério Público, entre os denunciados estão o policial militar, João Acácio Filho, que era o chefe do Posto de Campos dos Goytacazes, e o subchefe do Posto de Itaboraí. Dos 38 presos até o momento, 25 são mulheres mulheres. Ao todo, o MP denunciou 53 pessoas e decidiu afastar 47 funcionários do Detran e despachantes públicos registrados.
Os agentes procuram os suspeitos desde as 6h no Rio de Janeiro, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Tanguá, na Região Metropolitana; em Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu, na Região das Baixadas Litorâneas; em Magé e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; em Campos e São Fidélis, no Norte Fluminense; e em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense.

Megaoperação no Rio de Janeiro combate irregularidades no Detran (Foto: Urbano Erbiste/Agência O Globo)Ação conjunta cumpre mandados de prisão contra
suspeitos de integrar quadrilha que agia no Detran
do Rio (Foto: Urbano Erbiste/Agência O Globo)
Fraudes identificadas
A polícia e a Corregedoria do Detran identificaram cinco principais fraudes cometidas pelo grupo. A mais comum é a chamada "vistoria fantasma", em que despachantes pagavam a funcionários os postos pela liberação dos documentos da vistoria, sem que ao menos o carro fosse trazido ao posto.
A investigação constatou que os funcionários cobravam para deixar que carros sem condições de rodar, com pneus carecas ou vidros quebrados, por exemplo, fossem aprovados na vistoria.
A quadrilha também fraudava, de acordo com a polícia, documentos de transferência de veículos. A investigação apontou ainda que o grupo destruiu documentos para evitar a constatação da fraude pela Corregedoria do Detran.
O Ministério Público vai chamar cerca de 100 donos dos carros que tiveram os documentos fraudados. Eles vão ter que passar por nova vistoria para legalizar a documentação.
Investigações
As investigações começaram há cerca de seis meses, após denúncia de que a quadrilha agia desde julho de 2009 e tinha lucro mensal em torno de R$ 200 mil, com fraudes como a "vistoria fantasma". No golpe, documentos referentes a vistorias de veículos eram emitidos sem que  fossem levados ao posto do Detran. Além disso, os criminosos realizavam vários outros crimes.
Segundo o Globo Notícia, fotos mostram documentos apreendidos dentro do carro da chefe de um dos postos do Detran. De acordo com a polícia, ela mandava queimar documentos legalizados para eliminar provas.
O sigilo telefônico dos investigados foi quebrado, conforme autorização da Justiça, e foram monitoradas 60 dias de ligações. Com essa prática, foi constatado que os envolvidos no esquema recebiam propina que variava entre R$ 50 e R$ 1,2 mil para fazer vista grossa em vistorias.

Integrantes da Operação Asfalto Sujo apresentam fotos dos detidos  (Foto: Matheus Giffoni/G1)

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mais uma obra de Monteiro Lobato é alvo de denúncia por racismo


Depois de “Caçadas de Pedrinho”, outra obra do escritor Monteiro Lobato é alvo de denúncia. O livro de contos “Negrinha”, adquirido pelo MEC (Ministério da Educação) por meio do Programa Nacional Biblioteca na Escola, também foi considerado racista e sexista pelos mesmos autores da ação contra "Caçadas de Pedrinho", que pedem agora que a CGU (Controladoria Geral da União) investigue a aquisição da obra.

A ação administrativa foi protocolada nesta terça-feira (25) e é assinada por Antonio Gomes da Costa Neto e Elzimar Maria Domingues, mestres em educação, e por Humberto Adami, advogado do Iara (Instituto de Advocacia Racial e Ambiental).

“‘Negrinha’ foi adquirida entre 2009 e 2010 e tem uma nota de apresentação que diz que esse conto afasta a injúria de que Monteiro Lobato seria racista, quando, na verdade, o que vemos é o contrário. A nota é ruim e demonstra a falta de cuidado que o MEC está tendo com o assunto. As obras estão sendo adquiridas sem estar de acordo com a legislação”, afirmou Adami.

Segundo Adami, se a CGU concluir que obra está em desacordo com o programa, ela não pode circular nas escolas. “É preciso verificar se a aquisição cumpriu os termos da legislação específica do programa, que diz que as obras selecionadas não podem apresentar estereótipos e preconceitos”, disse o advogado.

A assessoria de imprensa da CGU confirmou o recebimento da denúncia e informou que a matéria foi encaminhada às áreas técnica e jurídica para um primeiro exame. O MEC disse que ainda não foi notificado da ação. 

"Negrinha"
Confira a apresentação da personagem título do conto "Negrinha": "Negrinha era uma pobre órfã de 7 anos. Preta? Não, fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. (...) O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes, vergões. Batiam nele os da casa todos os dias, houvesse ou não motivo."

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pesquisa revela dados inéditos sobre o câncer de mama no Nordeste


4a22738bd2780e53a7803e7c85c6b00c.jpg

Uma pesquisa realiza pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular revelou dados inéditos sobre o câncer de mama no Nordeste. Segundo o estudo, a maior causa para não fazer o exame, com 31%, que detecta a patologia é a vergonha entre as nordestinas. Já nacionalmente, o medo de descobrir a doença faz com que 50% não façam a mamografia.

Os números do Nordeste também apontaram que quatro entre dez mulheres acham que não podem desenvolver a doença e 82% acreditam que não tem cura. Um dado que preocupou os médicos foi que, das que vão regularmente ao ginecologista, apenas 51% já se subteram a teste - mesmo aquele manual - para detectar nódulo, algo que deveria sempre realizada nas consultas.

Em todo o Brasil, quando perguntadas qual a pior doença que alguém poderia ter, 60% das mulheres e 56% dos homens responderam que era o câncer. Em segundo lugar ficou a Aids, seguida por infarto e derrame. 

FIM DO RELACIONAMENTO - Falando no sexo masculino, uma das novidades dessa pesquisa foi que, pela primeira vez, perguntaram o que eles achavam sobre a patologia. Quase 40% deles disseram que o câncer de mama na mulher por dar um fim ao relacionamento e 75% concordaram que a doença acaba com a vaidade da mulher.

MUTIRÃO E HOSPITAL - Presente à coletiva, o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, também estava presente. Ele falou que em 2013 será realizado um mutirão para garantir toda linha de diagnóstico da doença (mamografia, ultrassonografia e biopsia) para as mulheres pernambucanas. Além disso, também em 2013, será inaugurado o primeiro Hospital da Mulher do Estado, em Caruaru.

Durante a coletiva de imprensa na qual a pesquisa foi apresentada, a ex-modelo Luiza Brunet, que estava presente, foi anunciada como embaixadora do Instituto Avon. "A mulher é o pilar da família e deve ser tratada com amor e carinho. É importante fazer mamografia, pois a prevenção ainda é o melhor remédio," disse Brunet.

O Recife foi escolhido para ser sede do evento central da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama. Nos dias 20 e 21 de outubro serão realizados gratuitamente no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, palestras, espaço saúde, espaço beleza e duas unidades móveis para exames em diversas mulheres, entregando o resultado no mesmo dia. Além disso, às 11h, ocorrerá um show da banda Teatro Mágico.

Luiza Brunet já confirmou presença para o último evento da campanha, a Corrida e Caminhada Avon contra o Câncer de Mama, na Avenida Boa Viagem, no dia 21 de outubro. As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas pessoalmente nas unidades da Academia Hi, na Universidade de Pernambuco ou no Parque Dona Lindu, onde ocorrerá a largada. O dinheiro arrecadado será convertido para projetos e ações do instituto.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Integrantes da New Hit são indiciados por estupro e formação de quadrilha


Caso New Hit (Foto: Reprodução/TV Subaé)Adolescentes recebem proteção do estado
(Foto: Reprodução/TV Subaé)
Os nove integrantes da banda de pagode New Hit e o policial militar que fazia a segurança do grupo foram indiciados por estupro e formação de quadrilha, informou a polícia nesta terça-feira (25). O documento, que tem 23 páginas, foi protocolado pelo delegado Marcelo Cavalcanti, titular da Delegacia de Ruy Barbosa, na Vara Criminal, no fim da tarde de segunda-feira (24).

De acordo com o delegado, o laudo fornecido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, apontou que foi encontrada uma quantidade de sêmen nas roupas das meninas e de um dos músicos. Segundo a polícia, o resultado foi considerado prova material e influenciou no indiciamento dos suspeitos.
A polícia indicou ainda que o volume de sêmen localizado é "bastante" superior à quantidade de "uma, duas ou três pessoas". Por isso, foi solicitado a realização de exames de DNA para identificar a quem pertence o sêmen localizado pela perícia. O prazo para divulgação do resultado é superior a 60 dias. O delegado não foi achado pelo G1 para comentar sobre os crimes que foram imputados aos envolvidos.
O advogado Antônio Leite Matos, que defende um dos integrantes da banda, afirma que prefere se pronunciar sobre o indiciamento somente quando tiver acesso ao laudo. "Não tive acesso ao laudo ainda. Vou comentar no momento que ver o processo da banda", disse. Cleber Andrade, advogado de oito suspeitos, disse que vai à Rui Barbosa esta semana acompanhar a situação.
De acordo com informações da polícia, nove dos envolvidos permanecem detidos no presídio de Feira de Santana. Já o policial, suspeito de conivência, por não ter interferido na suposta ação do grupo, está custodiado na Coordenadoria de Custódia Provisória da corporação, localizada no Batalhão de Choque em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
Ameaças de morte
Após receberem ameaças de morte, as duas jovens foram encaminhadas a Salvador e fazem parte do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). A solicitação foi feita pelo Conselho Tutelar da cidade de Itaberaba após denúncias feitas pelas famílias das jovens.
"Elas estão recebendo o apoio da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para a reinserção na sociedade. Aqui recebem novo endereço e a tentativa do órgão de entregar a elas novas condições saudáveis de vida em sociedade", explica Iraciara Cerqueira, coordenadora de gestão de direitos humanos do estado. O programa tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, cuja função é monitorar a segurança às jovens e suas famílias.
Segundo a Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, apesar das investigações serem mantidas sob sigilo judicial, sabe-se que as ameaças partiram de telefonemas e também pela internet, nas redes sociais.
A coordenadora de polícia de Itaberaba, Clécia Vasconcelos, informou no dia 30 de agosto que as mães das meninas disseram que elas têm sido ameaçadas e estão amedrontadas com toda a situação. "As mães relataram que as meninas estão sendo ameaçadas por telefone, através do celular da família. A informação é que a ameaça é feita sempre por vozes femininas", informou a delegada Maria Clécia.
A coordenadora da 12ª Coorpin informou que as meninas se conhecem porque estudam na mesma escola, mas moram em ruas diferentes. "As duas mães disseram que existe um carro estranho que está rondando a casa delas. Estamos investigando para saber se essas ameaças possuem algum tipo de relação com o momento em que elas estão vivendo", disse.
Liminares
A Justiça negou a liminar do habeas corpus para um dos integrantes da banda de pagode New Hit e para um policial militar na quinta-feira (13). Para os outros oito integrantes os pedidos de habeas corpus foram negados no dia 6 de setembro pelo desembargador e relator do processo, Lourival Almeida Trindade, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Investigação
A polícia de Ruy Barbosa coletou depoimentos das testemunhas envolvidas no caso. Os resultados dos exames de corpo de delito confirmam que as duas garotas de 16 anos foram estupradas por integrantes da banda de pagode New Hit, de acordo com informações do delegado Marcelo Cavalcanti. O laudo foi concluído no dia 31 de agosto e divulgado apenas no dia 3 de setembro. "O laudo corrobora com as informações prestadas pelas menores. Não vou dar detalhes porque elas são menores", afirmou o delegado responsável.
Estupro
Segundo relato das vítimas, elas foram até o trio da banda para pedir autógrafos e tirar fotos com os artistas. Um produtor do grupo teria orientado as garotas a ir para o ônibus da banda, onde denunciaram ter ocorrido a violência sexual. Segundo a polícia, dois integrantes admitiram que fizeram sexo com as adolescentes, porém com consentimento. Os outros negaram que tiveram relação sexual com as garotas.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››