sexta-feira, janeiro 06, 2023

Polícia identifica quatro suspeitos de triplo homicídio em Mossoró; adolescente é apreendido

A equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, no Oeste potiguar, identificou quatro suspeitos de participação no triplo homicídio que aconteceu no dia 24 de dezembro de 2022, na cidade.


Triplo homicídio aconteceu no dia 24 de dezembro em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Um dos suspeitos é um adolescente, que foi apreendido nesta quinta-feira (5) e entregue à custódia da Vara da Infância e Juventude.


Os outros três suspeitos têm mandados de prisão abertos, mas não foram localizados até a manhã desta sexta-feira (6).


As vítimas do crime foram Thiago Barbosa de Oliveira, Edielson Lopes de Oliveira e Edson Lopes de Oliveira. O crime aconteceu por volta das 13h da véspera de Natal no bairro Santa Delmira, em Mossoró. Edielson e Edson eram irmãos.


Segundo a delegada, a motivação do crime pode envolver uma briga entre Edielson e os suspeitos, que eram amigos. O desentendimento teria acontecido cerca de seis meses antes do homicídio.


Na tarde do crime, os quatro autores teriam ido à casa onde o triplo homicídio aconteceu. Eles chegaram ao local de carro e encontraram Edielson e Thiago na cozinha. Os dois foram mortos a tiros de calibre 12. Ao saírem do local, os autores teriam mataram Edson.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Trio é flagrado se masturbando em banheiro de shopping em Natal e segurança detém homem de 57 anos


Três homens foram flagrados se masturbando na noite desta quinta-feira (5) em um shopping center de Natal. Eles estavam em um dos banheiros sociais do empreendimento e apenas um deles foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul. Os outros dois homens fugiram.


Os policiais foram acionados por volta das 19h desta quinta-feira. Quem fez o contato foi um segurança do shopping que já tinha sido acionado por mais de um cliente que tinha presenciado a prática em um dos banheiros sociais do empreendimento.


No local, os militares conseguiram deter apenas um dos suspeitos, um homem de 57 anos. Os outros dois conseguiram fugir e poderão ser identificados através das imagens do circuito interno do estabelecimento.


O suspeito prestou depoimento às autoridades e foi autuado pelo crime de ato obsceno, previsto no artigo 233 do Código Penal. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Foragido da Justiça do Sergipe desde 2018, homem é preso em Natal após denúncia por telefone


Um homem de 45 anos que era foragido da Justiça de Sergipe há cerca de cinco anos foi preso em Natal nesta quinta-feira (5) após uma informação passada ao Ministério Público do Rio Grande do Norte pelo disque-denúncia.


Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pela Justiça de Sergipe desde 2018. Ele responde pelo crime de furto qualificado.


A prisão aconteceu menos de 48 horas após a denúncia e contou com o apoio da Polícia Militar.


Segundo o MPRN, a denúncia foi recebida na tarde da terça-feira (3). Após a checagem das informações, com a comprovação de que havia o mandado em aberto, o sergipano foi deito. Ele estava trabalhando em uma padaria da zona Sul de Natal.


Segundo o MP, o homem já está sob custódia do sistema carcerário potiguar aguardando decisão judicial.


O MPRN informou que o Disque Gaeco (84) 98863-4585 e o e-mail denuncia@mprn.mp.br para quem tiver informações sobre o paradeiro de criminosos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é flagrado com documentos e distintivos falsos de delegado no interior do RN

Um homem de 41 anos foi flagrado pela Polícia portando documentos e distintivos falsos de delegado. O caso foi registrado nesta quinta-feira (6) na cidade de Assu, no interior do Rio Grande do Norte.


Itens apreendidos com o suspeito — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca


A fiscalização ocorreu na RN 233 por volta das 17h. Os policiais afirmaram que, durante a ação, o homem apresentou comportamento suspeito e se apresentou como um delegado que estava em diligências no local.


Os policiais pediram que o homem se identificasse oficialmente e, após checagem dos documentos, viram que se tratava de distintivo e identidade falsas.


No veículo, os policiais também localizaram uma pistola 4,5 mm que atira chumbinhos. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Plantão e vai responder em liberdade pelo crime de falsa identidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Especialista explica queda populacional do RN na prévia do Censo 2022: 'estimativas superestimaram crescimento'

A prévia do Censo do IBGE em 2022 apontou que as estimativas populacionais do Rio Grande do Norte realizadas ao longo da última década estavam erradas: a população cresceu menos que o vinha sendo calculado ano a ano desde 2010.


População de Natal diminuiu desde 2010, segundo o IBGE — Foto: Secom/Natal


Os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no dia 28 de dezembro mostraram que estado tem uma população cerca de 7% menor do que a anunciada em 2021.


Esperavam-se 3.560.903 habitantes, em 2021, mas o Instituto apontou que o estado potiguar deve fechar o levantamento com 3.303.953 habitantes.


Os dados mostram um crescimento real de 135.926 pessoas desde o último Censo, realizado em 2010, enquanto o número esperado era três vezes maior.



Para o demógrafo Ricardo Ojima, professor e chefe do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN, os especialistas já sabiam da tendência de que a população comece a diminuir, em algumas décadas.


No entanto, as estimativas não perceberam a redução ainda maior da velocidade de crescimento da população, nos últimos anos.

A estimativa do IBGE era de que, entre 2010 e 2021, a população do RN cresceria na ordem de 1,07% ao ano, o que daria 12,4% no acumulado, mas em 2022 os dados mostraram que, na verdade, esse crescimento foi menor, num ritmo de 0,35% ao ano, chegando a um acúmulo de 4,29% na variação da população.


A leitura não deve ser a de que a população diminuiu entre 2021 e 2022. A verdade é que o censo permitiu que o IBGE revisasse os dados e a estimativa ficou mais precisa. Assim, confirma a tendência de redução do crescimento populacional e mostra que as estimativas que fazia antes dos dados preliminares do censo 2022 estavam superestimando o ritmo de crescimento da população

— Ricardo Ojima, professor da UFRN


De acordo com Ojima, o principal motivo para essas diferenças está na metodologia usada pelo IBGE. “Desde 2011 até 2021, anos em que não tivemos censos, a forma de o IBGE calcular e divulgar o tamanho da população nos municípios e estados é baseando-se em técnicas demográficas e estatísticas baseadas nas informações do passado para estimar a população daquele ano. Ou seja, só sabemos com certeza qual é o tamanho da população no ano em que o IBGE faz o censo. Nos outros anos, eles se baseiam nos dados e informações dos censos anteriores para calcular a população dos municípios nos anos em que não é feito o censo”, diz.


Para evitar esse tipo de inconsistência, Ojima defende que seja feita uma contagem entre um censo e outro. “Era para ter sido feita em 2015/2016 uma espécie de censo reduzido, mais rápido e barato. Isso teria ajudado para que a diferença entre a estimativa de 2021 não ficasse tão diferente do que foi observado no censo de 2022. Assim, já ajuda para cobrar a necessidade de se fazer uma contagem em 2025/2026, pois o censo de 2022 pode ter problemas nos municípios onde a coleta está atrasada e talvez não consiga cobrir toda a população”, explica.


Por lei, o IBGE precisa divulgar as estimativas populacionais anualmente, pois esse levantamento serve de parâmetro para diversas ações e decisões que afetam o dia-a-dia dos brasileiros. Entre elas estão o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), responsáveis pela transferência de recursos do governo federal para essas unidades administrativas.


Nesse caso, explica Ojima, se um município é maior ou menor, ele recebe mais ou menos recursos. Além disso, o número de vereadores de cada município tem como base o seu número de habitantes e, quanto maior o município, maior é a quantidade de vagas na câmara.


“O tamanho da população e suas características é fundamental para nossa vida econômica, social e política e o censo demográfico é a principal pesquisa do país para se obter essas informações", defende.


Natal perde população e Extremoz cresce

Na contramão do que se esperava, o município de Natal teve uma frustração no crescimento populacional. Em 2010, a capital do RN tinha 803.739 residentes e as estimativas para 2021 eram de uma população de 896.708. Contudo, a prévia do IBGE mostrou a principal cidade potiguar com apenas 751.932 moradores, o que significa redução da população em mais de 51 mil pessoas.


Por outro lado, quatro cidades da região metropolitana cresceram muito acima do que estava previsto. Extremoz foi a maior surpresa, saindo de uma população de 24.550 habitantes em 2010 para 61.381, na previsão censitária. São 36.831 pessoas a mais, quebrando todas as estimativas. No total, a diferença porcentual entre os números estipulados de 2021 para 2022 foi de 678,34% positivos. Cresceram em ritmo acelerado também São Gonçalo do Amarante (61,14%), Ceará-Mirim (68,84%) e São José do Mipibu (68,84%).


Ricardo Ojima acredita que a diferença nos dados da população estimada em 2021 para Natal tem a ver com a metodologia do IBGE, que subestimou a redução na tendência de crescimento da capital, questão que já era perceptível.


Isso quer dizer que a cada ano o crescimento apontava um ritmo menor, mas, como a última informação de censo foi de 2010, não conseguiu-se identificar que o fenômeno ocorreu mais rápido do que se imaginava. “O que observamos com esses novos dados de 2022 é que Natal se tornou menos atrativa e até deve ter perdido pessoas para municípios do seu entorno”, reforça.


No caso do município de Extremoz, continua Ojima, a situação foi contrária e, aparentemente, o “erro” foi maior. “Isso é comum nos municípios menores, pois o impacto de transformações sociais, políticas, econômicas e habitacionais é maior quando o município é pequeno. Quer dizer, é mais difícil fazer boas estimativas populacionais para municípios pequenos porque neles as coisas mudam com maior vigor e velocidade do que em um grande município, como Natal. Assim, a tendência é de que a diferença entre o que se estimava antes do censo e o que se tem depois do censo seja maior”, contextualiza.


Municípios perdem população

Os dados demográficos mostraram que 77 cidades do RN (46% do total de municípios) apresentaram diminuição no número de habitantes em relação a 2010. Das 20 maiores cidades do estado, seis tiveram frustração no crescimento acima de 100% daquilo que era estimado em 2021. Caicó, que em 2010 era o 7º município mais populoso, perdeu uma posição, sendo ultrapassado por Extremoz, que em 2010 figurava na 19ª posição. A capital do Seridó potiguar, que perdeu 1.549 cidadãos.


Os outros desse grupo que também ficaram menores são Currais Novos (-155,32), Nova Cruz (-159,98), Canguaretama (-139,48), Macau (-147,16) e a já mencionada Natal (-155,73%). Mas o que parece ruim pode ficar pior, pois nenhum desses municípios se iguala ao tamanho da perda populacional da pequena Venha Ver, no Alto Oeste potiguar, que apresentou a maior queda proporcional de sua população e a pior estimativa de crescimento. A cidade, que em 2010 tinha 3.821 moradores, chega em 2022 com 808 conterrâneos a menos e uma população 310% menor do que a prospectada pelo IBGE no comparativo 2021/2022.


Segundo Ricardo Ojima, a expectativa de crescimento nesses municípios era baixa, mas ainda assim positiva até a estimativa de 2021. Com a revisão dos números, usando os dados preliminares do censo de 2022, mostrou-se um crescimento negativo. “Nesses casos, houve perda populacional entre o censo 2010 e o censo 2022. Precisamos aguardar os dados finais, mas é bem possível que esses dados se confirmem. O que também não é de todo surpreendente, porque os municípios do interior, exceto por alguns polos regionais maiores, já apresentavam tendências de decrescimento”, alerta.


Outra cidade que também apresentou crescimento muito abaixo do esperado foi Mossoró, que saiu de 259.815 habitantes em 2010 para 264.181 em 2022. Ao contrário da capital, que perdeu moradores, Mossoró tem 4.366 novos residentes, porém, a expectativa era de uma população total, no final do novo censo, de 303.792, ou seja, 39.611 a mais do que há 12 anos. Isso representa um crescimento de apenas 1,68%, o que é 90,07% menor do que o IBGE estimou para 2021.


“Assim como no caso de Natal, Mossoró também vem no mesmo processo de perda de atração. Isso ocorre nos municípios maiores de todo o país. E ganham, principalmente, os municípios do seu entorno”, diz Ricardo Ojima.


Perguntado se Mossoró pode perder o posto de segunda maior cidade do RN, o demógrafo diz que é possível. “Há sim boa chance de Mossoró perder seu posto para Parnamirim, pois esse último é o principal destino de atração da Região Metropolitana de Natal. Parnamirim vem apresentando taxas de crescimento populacional acima da média do estado e até do país há cerca de 30 anos. A cidade cresceu mais de 8% ao ano entre 1980 e 1991 e se mantém com um ritmo de crescimento elevado. Mossoró, por outro lado, nunca chegou a valores de crescimento tão elevados”, contextualiza.


Menos população, menos recursos

A parte preocupante desses dados fica para os gestores, pois a redução na quantidade de moradores de uma cidade afeta os repasses federais. Segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), com a prévia do censo divulgada pelo IBGE, 27 cidades do RN perderão R$ 100 milhões por ano em recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


As cidades entraram com ações na Justiça para evitar as perdas, pelo menos em 2023, até a conclusão do Censo. Quatro já conseguiram decisões liminares favoráveis.


Em todo o Brasil, cerca de 700 municípios podem ser afetados, conforme dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com o Tesouro Nacional, o coeficiente do FPM varia de 0,6, para municípios com até 10.188 habitantes, a 4, que contempla os que têm população superior a 156.216.


Por outro lado, seis prefeituras terão ganhos reais e significativos em seus orçamentos a partir de 2023, começando por Extremoz, que saltará de um coeficiente 1.4 para 2.4 devido a seu crescimento habitacional nos últimos 12 anos.


Também mudarão de faixa no FPM os municípios de São Gonçalo do Amarante, Florânia, Jaçanã, São José do Campestre e Tibau do Sul.


A alteração na quantidade de pessoas residentes nos municípios pode comprometer ainda o legislativo, uma vez que o número de vereadores tem base no tamanho populacional.


Municípios de até 15 mil habitantes, por exemplo, têm direito a nove assentos nas câmaras municipais, e isso muda na proporção em que também mudam o quantitativo de contribuintes, como mostra esta tabela do Senado Federal.


“Extremoz é um dos municípios que deve aumentar de 11 para 15 vereadores. Caicó e Currais Novos, por outro lado, não perdem vagas porque, embora tenham uma população menor do que o estimado no ano passado, não mudam de faixa”, explica Ojima.


O município de Tibau do Sul, que ganhou 5.825 novos moradores, saindo de 11.385 habitantes para 17.210, também ganhará novas vagas na Câmara Municipal. Com o crescimento, a casa legislativa passará de nove para 11 cadeiras já na próxima eleição municipal.


Nordeste x Sul

Na prévia do IBGE, o Brasil cresceu 24% a menos que o previsto em 2021, chegando a 207,8 milhões de habitantes, ante os 213,3 milhões estimados. Das cinco regiões, apenas o Sul apresentou crescimento populacional acima do esperado (9%), sendo os estados de Santa Catarina (38%) e Paraná (20%) os únicos a ultrapassar as expectativas de elevação de sua população. A região Nordeste, por sua vez, cresceu 4,35%, metade do estimado para 2021, o que dá uma diferença de 49% a menos no comparativo 2021/2022.


Na visão de Ojima, no entanto, provavelmente esses números têm mais relação com a diferença das metodologias do IBGE usadas em 2021 e em dezembro último. Ou seja, para o pesquisador, se, por um lado, o Nordeste teve sua população superestimada em 2021, a do Sul foi subestimada.


Mas o demógrafo alerta ainda que os dados significam também que a transição demográfica e a redução do número de nascimentos estão mais aceleradas do que se previa.


“No geral, a população do país está crescendo num ritmo mais lento do que se imaginava antes. Isso tem a ver com dois fatores principais: o número de nascimentos se reduziu mais do que era esperado e/ou morreu mais gente do que se esperava. Essa segunda hipótese não deixa de ser verdade porque a covid-19 antecipou as mortes de cerca de 700 mil pessoas nesses últimos dois anos e, com certeza, foi um dos fatores que não eram esperados nas estimativas calculadas pelo IBGE nos anos anteriores”, finaliza Ricardo Ojima.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Desembargador Amílcar Maia é empossado presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

O desembargador Amílcar Maia foi empossado presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nesta quinta-feira (5). A cerimônia aconteceu no auditório da nova sede da corte, em Natal.


Desembargador Amílcar Maia discursa na cerimônia de posse na presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte — Foto: TJRN/Divulgação


Amilcar sucede o desembargador Vivaldo Pinheiro. O mandato do novo gestor abrange o biênio 2023-2024. Para Amilcar, um dos principais desafios da nova gestão é conciliar celeridade e atenção a cada caso.


"Nós estamos naquela situação da escolha de Sofia: se exige celeridade, mas também se exige que tenha atenção porque cada caso é um caso. Os dramas de cada processo são particulares. Nós temos que tentar conciliar isso, a celeridade, com a devida atenção às particularidades de cada caso", afirmou.



Integrante do TJRN desde 23 de outubro de 2008, Amilcar Maia será o 66º desembargador a ocupar a presidência do Judiciário estadual. A escolha observou o critério de antiguidade no Tribunal, em eleição realizada no dia 19 de outubro.


Amilcar é natural de Mossoró e bacharel em direito pela UFRN, onde graduou-se em 1988. Ingressou na magistratura em 1990 e foi promovido a desembargador em 2008 por critério de merecimento.


Foi vice-presidente do TJRN de 2015 a 2016 e presidente o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte em 2013.


O vice-presidente do Poder Judiciário é o desembargador Glauber Rêgo, que não compareceu à cerimônia por questões de saúde. Também tomou posse o novo corregedor geral de Justiça, desembargador Gilson Barbosa.


Entre as autoridades presentes, estava o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e a governadora Fátima Bezerra (PT).


Sobre a relação com os poderes Executivo e Legislativo, o desembargador afirmou que pretende manter o que, na sua visão, sempre ocorreu: "De forma colaborativa, aberta, sem qualquer dificuldade, de qualquer modo", pontuou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

ONU: Itamaraty rompe pela 1ª vez com bolsonarismo no Conselho de Segurança


Em sua primeira participação no Conselho de Segurança da ONU desde que tomou posse, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rompe com as posturas adotadas nos últimos quatro anos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e alerta sobre o comportamento do governo de Israel.

O Brasil foi eleito no ano passado para um dos assentos rotativos no conselho, para um mandato de dois anos. Mas, com eleição presidencial no meio, a participação do Brasil promete ser radicalmente diferente em 2023, em comparação aos pontos adotados em 2022.

Israel era considerado como um dos principais parceiros do bolsonarismo que, desde que assumiu o Itamaraty em 2019, modificou a tradicional postura do Brasil nos temas do Oriente Médio. O Itamaraty passou a votar ao lado dos israelenses e americanos nas decisões que a ONU deveria tomar sobre a região, isolando-se de grande parte do mundo em desenvolvimento.

Ao tomar posse da chancelaria no último dia 2 de janeiro, o novo ministro Mauro Vieira indicou que o Brasil voltaria a adotar uma postura mais "equilibrada" nos temas sobre Israel e que a posição nacional seria baseada no direito internacional. Ou seja, o Brasil reconheceria as fronteiras estabelecidas em acordos internacionais e os arranjos, inclusive para que se evite considerar Jerusalém como capital de Israel.

Nesta quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU foi convocado às pressas para debater a crise na região, diante da decisão do ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, de fazer uma incursão na Esplanada das Mesquitas ("Haram-El-Sharif"). A visita foi considerada como uma provocação por parte da comunidade muçulmana, tanto nos territórios palestinos como em todo o mundo.

Num discurso, porém, a delegação brasileira deixou claro que está adotando uma nova postura e que, ao contrário do que ocorreu nos últimos quatro anos, não hesitará em denunciar as ações de Israel que considere que viole os tratados internacionais.

"O Brasil seguiu com grande preocupação as recentes incursões do ministro de Segurança Nacional de Israel", afirmou a delegação brasileira. Para o Itamaraty, trata-se de um gesto "profundamente alarmante" e que pode "ampliar a violência".

O governo Lula ainda insistiu que considera importante o respeito pelos acordos de décadas que estabelecem como deve ocorrer a gestão dos locais sagrados do muçulmanos em Jerusalem.

O Itamaraty ainda indicou que está "profundamente comprometido" com uma "solução justa" para a crise entre Israel e Palestina, e que quer ajudar as partes a estabelecer o diálogo.

Segundo a chancelaria, por esse motivo, a comunidade internacional deve "se opor a qualquer ação que possa alterar o status quo" desses acordos.

O Brasil ainda pediu que ambos os lados evitem ações unilaterais e discursos de ódio que possam ampliar a tensão.

O Itamaraty indicou também que reafirma seu compromisso com uma solução de dois estados viáveis na região e que cabe ao Conselho de Segurança da ONU também assumir um papel para buscar a estabilidade na região.

Como foi o debate? O Brasil, de fato, não foi o único a criticar Israel. Vários dos membros do Conselho de Segurança manifestaram preocupação diante da ação de Itamar Ben-Gvir.

Os acordos estabelecem que só muçulmanos visitem o local para cultos. Mas Israel insiste que os tratados permitem aos não muçulmanos visitarem, sem que façam orações.

Na ONU, o representante palestiniano, Riyad Mansour, afirmou que chegou a hora de o Conselho de Segurança tomar medidas contra Israel. "Que linha vermelha precisa Israel de atravessar para que o Conselho de Segurança finalmente diga, basta", disse Mansour.

Com o governo americano mantendo o direito ao veto no conselho, dificilmente uma ação seria aprovada contra Israel.

Khaled Khiari, representante da ONU para Assuntos Políticos, confirmou que o incidente foi a primeira visita ao local por um ministro do gabinete israelita desde 2017 e que, mesmo sem violência, foi considerada como "inflamatória".

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse à imprensa que Israel não alterou o status quo do local e que "os judeus são autorizados a visitar o local mais sagrado do judaísmo".

Numa reunião que tinha sido convocada pela China e Emirados Árabes, o governo dos EUA se mostrou preocupado. Mas deixou claro que confiava no fato de que o governo de Israel havia sinalizado que defenderia a preservação do status quo em relação aos lugares santos e evitou condenar os israelenses.

"Esperamos que o governo de Israel cumpra esse compromisso", disse Robert Wood, embaixador americano na ONU.


Fonte: uol

Leia Mais ››

Bolsonaro posta vídeo em loja de família que financiou ato golpista nos EUA


Um vídeo de Jair Bolsonaro passeando em uma unidade do Publix, na Flórida, foi postado em uma conta ligada a ele nas redes sociais e distribuído a seus seguidores nesta quinta (5). Uma herdeira do supermercado é citada em investigação parlamentar sobre a invasão do Congresso dos Estados Unidos por seguidores de Donald Trump que não reconheceram o resultado das eleições.

Julie Fancelli, filha do fundador da rede, é apoiadora de Trump e ajudou a financiar um protesto de seus seguidores contra a certificação de Joe Biden como vencedor da eleição presidencial. Esse ato culminou com a invasão ao Congresso, em 6 de janeiro de 2021, deixando cinco mortos.

Segundo reportagem do jornal The Washington Post, de 22 de dezembro, Fancelli afirmou à comissão parlamentar que investiga o caso que ela havia se disposto a doar até 3 milhões de dólares para o ato golpista. Nem todo o dinheiro chegou a ser entregue.

Após a derrota para Lula em 30 de outubro, seguidores radicais de Bolsonaro, que não reconheceram o resultado das eleições, travaram estradas e acamparam em torno de instalações militares exigindo um golpe de Estado. Desde então, milhares deles vêm se dedicando à interpretação de fotos e vídeos, como o desta quinta, encarados como "recados secretos" do "mito" para manterem a mobilização.

As mensagens cifradas levam a crer, segundo os apoiadores, que ele e as Forças Armadas vão impedir o petista de governar.

Lula não viu os vídeos e, portanto, não recebeu o recado de que não poderia assumir o poder - o que veio a ocorrer no último domingo (1).

A postagem em que ele aparece em uma unidade do Publix aparece no perfil "Bolsonaro TV", do aplicativo de mesmo nome que reúne conteúdo sobre Jair e é ligado a ele - a própria conta oficial do presidente no Twitter já pediu: "faça download de nosso app". O perfil vem sendo usado para disparar essas mensagens cifradas. A coluna já havia publicado um apanhado dessas mensagens.

Elas não defendem golpe militar, nem pedem para que os manifestantes permaneçam acampados ou trancando rodovias, o que evita o risco de responsabilização criminal de Jair, do vereador Carlos Bolsonaro, que comanda a vida digital do pai, e de aliados. Mas deixam recados que são entendidos pelos seguidores no sentido desejado pelo bolsonarismo.

Na postagem desta quinta, há seguidores que perceberam a relação com o Publix. Um deles, afirma: "façam mercado! E invadam o congresso!"

Outros acreditam que a mensagem do vídeo é "estoquem mantimentos", pois a ação das Forças Armadas contra o atual governo virá.

E há aqueles que já demonstram revolta contra Jair, como um que afirmou: "enquanto o povo se descabela embaixo de chuva e com os preços altos, o cara passeia de boa nos Estados Unidos".

O ex-presidente voou para os Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, deixando o governo nas mãos do então vice-presidente, general Hamilton Mourão. Antes de ir, realizou uma live em que reconhecia que Lula assumiria dois dias depois, o que frustrou muitos de seus seguidores. Ausente, não transmitiu a faixa presidencial ao petista, que a recebeu de pessoas representando o povo brasileiro.

A ida a Orlando foi vista como uma fuga por medo de que, sem o foro privilegiado de presidente da República, ele poderia ser alvo de um pedido de prisão provisória por juízes e procuradores de primeira instância pelas mortes na pandemia, entre outros crimes dos quais é acusado.

Mourão também fez uma transmissão falando sobre o fim do governo e dizendo que as Forças Armadas pagaram a conta, responsabilizando Jair sem citá-lo.

Não se tem notícia se Jair comprou algo no mercado, como leite condensado, ou foi só gravar o vídeo e passear.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Anfitrião de Bolsonaro, Aldo teve viagens a Brasília pagas pelo Planalto

Anfitrião do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Orlando, nos Estados Unidos, o ex-lutador de MMA José Aldo teve viagens a Brasília bancadas pelo governo federal, uma delas para um encontro marcado com urgência pelo próprio gabinete de Bolsonaro.


05.ago.2020 Jair Bolsonaro posa ao lado do lutador José Aldo usando luvas de MMAImagem: Reprodução/Twitter/Carla Zambelli


José Aldo recebeu R$ 845,50 a título de "diárias" para dois compromissos:



1. Em 5 de agosto de 2020, quando Bolsonaro chegou ao 'cercadinho' acompanhado do então lutador do UFC. No mesmo dia, os dois posaram para fotos juntos do senador Flávio Bolsonaro (PL) e do então secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães. Oficialmente, a viagem foi para um encontro com Magalhães, para "tratar de assuntos relacionados à pasta".

2. Em 19 de janeiro de 2021, desta vez para uma audiência solicitada por Bolsonaro. Novamente a solicitação de viagem aparece como "urgente" no sistema de transparência. Dez dias após o encontro, Aldo postou foto com Bolsonaro e Felipe Espose, diretor da ONG do lutador, o Instituto JAJ. Após esse evento, Aldo foi anunciado embaixador dos Jogos Escolares (JEB's).

3. Ele porém, não foi ao evento, realizado no Rio, no começo de novembro, e promovido como grande realização da Secretaria de Esporte. Aldo era esperado para a recepção de Bolsonaro a atletas que participaram da competição, em 16 de dezembro de 2021. O lutador chegou a receber meia diária para ir ao evento, mas devolveu a verba.

A Secretaria Especial do Esporte também pagou as passagens de Aldo para os três eventos, sempre entre Rio de Janeiro e Brasília, com custo total de R$ 6.008: a primeira viagem custou R$ 505, a segunda, R$ 1.823, e a terceira, R$ 3.680 —as duas últimas foram compradas em regime de emergência.

Diárias mostram relação entre Bolsonaro e Aldo

Marcelo Magalhães foi empresário de José Aldo no passado. Ele intermediou contrato de patrocínio entre o lutador e uma marca de energético. Ele também é próximo da família Bolsonaro, tendo sido indicado ao cargo por Flávio Bolsonaro, de quem foi padrinho de casamento.

A Secretaria do Esporte, comandada por Magalhães, convidou Aldo para ser embaixador dos JEB's. Mesmo aceitando o convite, o lutador não foi aos eventos do calendário. Para promover o torneio, a pasta nomeou diversos atletas como embaixadores, divulgados a conta contas.

Outros embaixadores dos Jogos Escolares também tiveram viagens pagas para Brasília e receberam por diárias. Atletas como Giba, do vôlei, estão no grupo. Eles também se encontraram com Bolsonaro na capital federal.

Bolsonaro está hospedado na casa de José Aldo desde que deixou o Brasil sem falar com a imprensa, por uma saída lateral do Alvorada, na sexta-feira passada. Ele chegou a Orlando no fim do dia e, desde então, tem ficado em uma residência do lutador.

A coluna procurou José Aldo através de mensagem à esposa dele, Vivianne. A mensagem foi vista, mas não foi respondida.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Afastada da Globo, Gloria Maria é internada para tratamento de saúde

Gloria Maria foi internada ontem para um tratamento de saúde.


Gloria Maria é internada para tratamento de saúde
Imagem: Reprodução/ Instagram @gloriamariareal


A informação foi confirmada a esta coluna de Splash pela Comunicação da Globo, que disse ainda que a internação já estava prevista como parte do tratamento, e que a previsão de alta é para amanhã. O hospital em que Gloria Maria foi internada não foi divulgado pela emissora.

Em dezembro, a Globo informou, por meio de nota, que a apresentadora dava prosseguimento a um tratamento de saúde e que retornaria ao Globo Repórter neste ano. "Glória Maria está dando prosseguimento a uma nova etapa de seu tratamento, prevista já há alguns meses. Ela está bem, em casa, com previsão de retorno ao trabalho em 2023", informou na época. A emissora reafirma que a previsão de retorno dela é em 2023.

Ela também não participou da Retrospectiva 2022 da Globo ao lado de Sandra Annemberg.

É a segunda vez que a apresentadora deixa o comando do jornalístico para cuidar da saúde. Em 2019, ela foi diagnosticada com um câncer no cérebro e precisou de uma licença.

O problema de saúde foi descoberto após a jornalista se sentir mal e realizar uma ressonância magnética.

À época, ela foi submetida a uma cirurgia de emergência para a retirada de uma "lesão expansiva cerebral", no Hospital Copa Star, Rio de Janeiro. O tumor foi "removido totalmente" e a jornalista voltou para casa dias depois.

Em 2020, Glória escreveu um texto no Instagram em homenagem ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, responsável pelo procedimento cirúrgico. A publicação destacava a importância do médico na recuperação.

Ao longo do período de recuperação, a apresentadora também precisou passar por sessões de imunoterapia para a preservação da saúde. Em julho de 2021, ela comentou sobre o "ritual" por meio de texto no Instagram.

"Estou recuperada totalmente [do tumor no cérebro], mas até o fim do ano, mais ou menos, tenho que cumprir o ritual", contou.

Primeiro afastamento e retorno

Recuperada, a jornalista voltou à apresentação do Globo Repórter em maio de 2021. Ao todo, ela ficou afastada da televisão por dois anos. Primeiramente por conta do tumor, e, depois, por causa da pandemia de covid-19.

No fim daquele ano, Glória Maria fez uma publicação dizendo que estava "inteira" e "ainda melhor do que antes".


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Cantor sertanejo é assassinado com 15 tiros na frente da noiva em Manaus


O cantor de sertanejo Igor Moreira, de 29 anos, foi morto com pelo menos 15 tiros na frente da noiva. O caso aconteceu no fim da tarde de ontem no bairro Colônia Santo Antônio, em Manaus.

Pelas redes sociais, a noiva da vítima negou que ele tivesse envolvimento com o tráfico de drogas e nem devia dinheiro para um agiota.


A Splash, a Polícia Civil informou que o boletim de ocorrência, registrado na DEHS (Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros), aponta que a vítima estava na casa da sogra quando o autor do crime entrou no imóvel e questionou Igor sobre uma bolsa e uma arma. Após a negativa do cantor, o rapaz foi alvejado com os tiros.

Segundo a Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo em Manaus, o homem foi alvejado ao menos 15 vezes. A corporação não deu detalhes sobre a motivação do crime.

"A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca que o caso está sob investigação na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), e mais informações não podem ser repassadas para não atrapalhar os trabalhos policiais", finalizou a nota enviada à Splash pela polícia.

O corpo do cantor será velado e enterrado nesta sexta-feira (6), no Centro, em Manaus.

'Estou sem chão', diz noiva

A noiva de Igor escreveu no Facebook que está "sem chão" pela perda do companheiro.

"Neste momento tô sem chão, sem conseguir dormir, sem conseguir pensar ou acreditar que isso tá mesmo acontecendo. Tenho acesso às contas de redes sociais dele e vou bloquear só pra não ter mais postagens marcando ele. Isso dói muito pra gente, espero que entendam. Meu Deus, está doendo tanto, tanto que, às vezes, não consigo nem respirar. Só quero lembrar dele sorrindo pra mim e me falando que me amava todos os dias."

Noiva de Igor em postagem nas redes sociais

A mulher explicou que não irá aceitar nenhuma solicitação em suas redes sociais e pediu para as pessoas não compartilharem fotos dela com o noivo, pois "não sabemos quem mandou ou fez isso com ele".

"Por favor, não divulguem informações falsas. Ele não devia agiota como estão falando, não mexia com tráfico e nem algo parecido. Deus vai mostrar toda a verdade. Meu amor eterno", finalizou a noiva na postagem.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

PL oferece salário para Michelle, mas desiste de pagar mansão a Bolsonaro


O PL decidiu rever a ajuda de custos que prometeu a Jair Bolsonaro após a saída da Presidência. Os ajustes discutidos pela cúpula do partido de Valdemar Costa Neto envolvem a desistência do aluguel de uma mansão em Brasília, mas em compensação um salário para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — "no patamar do que recebe um deputado", ou seja, na casa de R$ 33 mil mensais.

Se o novo planejamento for confirmado, o PL deve garantir ao casal uma renda de mais de R$ 70 mil ao mês.

PUBLICIDADE

Inicialmente, Valdemar havia oferecido um salário de cerca de R$ 39 mil ao ex-presidente, com a promessa de que os vencimentos do Bolsonaro ficariam sempre em um "patamar de salário de ministro do STF", ou seja, o teto do funcionalismo público.

Além disso, Valdemar havia acertado o aluguel de um imóvel num condomínio no Jardim Botânico, área nobre de Brasília.

Agora, com a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, e sem a previsão de quando ele retorna ao Brasil, o presidente do PL decidiu mudar a os termos do acordo com o ex-presidente.

Segundo apurou a coluna, Valdemar disse a Bolsonaro que não faz sentido ele bancar a casa no Brasil com o presidente no exterior. Com o salário para Michelle, o casal teria um "bom dinheiro" para arcar com custos de moradias, em qualquer lugar, na avaliação do PL.

A cúpula da legenda diz que tem enfrentado dificuldades para pagar as contas após a aplicação de multa pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes — em razão de o partido ter tentado tumultuar o processo eleitoral.

Para honrar as promessas, Valdemar precisa conseguir desbloquear o dinheiro da multa aplicada por Moraes,

Moraes pede comprovantes

No fim de dezembro, Moraes atendeu ao pedido do partido para liberar parte da multa com o argumento de que precisava pagar salários e que muitas famílias dependiam dos recursos do partido.

Na ocasião, Moraes determinou "o desbloqueio parcial das contas partidárias, no valor total de R$ R$ 1,15 milhão". Moraes disse ainda que o PL deveria "juntar aos autos os comprovantes dos pagamentos das folhas salariais em 48 (quarenta e oito) horas após sua efetivação".

Fontes do partido dizem que o advogado Marcelo Bessa tem mantido contato com integrantes do TSE e estuda novas medidas para tentar regularizar as contas do partido. Mas afirmam que Moraes tem sido "linha dura".

No momento, alguns funcionários do PL ainda estão sem a previsão de receber o salário de janeiro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Companhia aérea brasileira foi a mais pontual do mundo em 2022; veja lista


A companhia brasileira Azul foi considerada a mais pontual do mundo no relatório geral do ano de 2022 divulgado nesta terça (3) pela empresa de análise de dados de aviação Cirium, que periodicamente analisa as performances operacionais de aéreas do mundo todo.

Mesmo durante um 2022 bastante caótico nos aeroportos, diante da retomada do fluxo de viagens pós-pandemia, a Azul conseguiu manter um índice de 88,93% de pontualidade em seus quase 280 mil voos em 160 cidades do mundo todo.


A Cirium considera um voo dentro do horário previsto quando ele chega até quinze minutos depois do agendado no portão de desembarque. No top 5, a empresa brasileira teve a companhia das japonesas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL), além da Latam Airlines do Chile e da Delta Air Lines, dos EUA.

Nenhuma empresa europeia entrou para o ranking final, com as dez primeiras colocadas. No entanto, a espanhola Iberia se destacou como a mais pontual da Europa. Confira as aéreas que mais chegam na hora no mundo todo:

As companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2022


1 / 10

1ª: Azul (Brasil) 

88,93% de pontualidade em 279.722 voos

Divulgação 


2 / 10

2ª: All Nippon Airways (Japão) 

88,61% de pontualidade em 162.370 voos

Divulgação 


3 / 10

3ª: Japan Airlines (Japão) 

88% de pontualidade em 165.981 voos

Divulgação 


4 / 10

4ª: Latam Airlines (Chile) 

86,31% de pontualidade em 451.651 voos

Instagram/latamairlines 


5 / 10

5ª: Delta Air Lines (EUA) 

83,63% de pontualidade em 1.004.684 voos

REUTERS/Lucy Nicholson 


6 / 10

6ª: Avianca (Colômbia) 

83,48% de pontualidade em 144.525 voos

Avianca Airlines 


7 / 10

7ª: Emirates (Emirados Árabes) 

81,30% de pontualidade em 137.589 voos

Divulgação/Emirates 


8 / 10

8ª: United Airlines (EUA) 

80,46% de pontualidade em 789.200 voos

Chameleonseye/Getty Images 


9 / 10

9ª: Qatar Airways (Qatar) 

78,32% de pontualidade em 152.377 voos

Getty Images 


10 / 10

10ª: American Airlines (EUA) 

78,29% de pontualidade em 1.076.100 voos

Getty Images 

Para Jeremy Bowen, CEO da Cirium, o desempenho da Azul é impressionante diante de um ano "incrivelmente ativo para as companhias aéreas latino-americanas, com um aumento de 31% no volume de voos em relação ao ano anterior". Já John Rodgerson, que comanda a Azul, creditou a conquista ao trabalho "apaixonado" dos tripulantes diante de uma operação "complexa" com diversos tipos de aeronaves.

Além de avaliar a performance das companhias, o levantamento da Cirium ainda analisou como os aeroportos lidaram com o tráfego durante o ano de 2022. Os americanos estão bem representados. Nenhum brasileiro ou europeu conseguiu entrar para esta lista, contudo.


Os aeroportos mais pontuais do mundo em 2022


1 / 10

1º 

Aeroporto de Haneda, Japão: 90,33% de pontualidade em 373.264 voos

Stossi mammot/Getty Images 


2 / 10

2º 

Aeroporto Internacional Kempegowda, Índia: 84,08% de pontualidade em 201.897 voos

Joe Ravi/Getty Images 


3 / 10

3º 

Aeroporto Internacional de Salt Lake City, EUA: 83,87% de pontualidade em 226.545 voos

Wirestock/Getty Images/iStockphoto 


4 / 10

4º 

Aeroporto Metropolitano de Detroit-Condado de Wayne, EUA: 82,62% de pontualidade em 271.963 voos

Picturesque Japan/Getty Images 


5 / 10

5º 

Aeroporto Internacional da Filadélfia, EUA: 82,54% de pontualidade em 233.777 voos

Jessica Kourkounis / The New York Times 


6 / 10

6º 

Aeroporto Internacional Minneapolis-St. Paul, EUA: 81,95% de pontualidade em 276.346 voos

csfotoimages/Getty Images 


7 / 10

7º 

Aeroporto Internacional Indira Gandhi, Índia: 81,84% de pontualidade em 411.205 voos

Anadolu Agency via Getty Images 


8 / 10

8º: 

Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma, EUA: 81,04% de pontualidade em 383.250 voos

mablache/Getty Images/iStockphoto 


9 / 10

9º 

Aeroporto Internacional de El Dorado, Colômbia: 80,72% de pontualidade em 273.721 voos

Mabelin Santos/Getty Images 


10 / 10

10º 

Aeroporto Internacional Charlotte Douglas, EUA: 80,68% de pontualidade em 457.871 voos

ValerijaP/Getty Images/iStockphoto 


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Queda de ultraleve deixa pelo menos um morto em praia do Ceará


Uma aeronave ultraleve caiu na costa de Aquiraz, na Grande Fortaleza, deixando pelo menos uma pessoa morta na tarde de hoje.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Ceará, o acidente ocorreu próximo ao condomínio Manhattan Beach Riviera e equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas para o local.

O chamado ocorreu às 16h19. Segundo testemunhas, as asas da aeronave se partiram e o piloto livrou o avião da faixa de areia, caindo no mar.

O homem chegou a receber os primeiros socorros de banhistas e salva-vidas - que retiraram a aeronave da água - mas morreu no local.

Não há informações sobre outros ocupantes no ultraleve, mas o piloto, que ainda não foi formalmente identificado, fazia manobras na região e tinha o costume de voar sozinho.

O monomotor envolvido no acidente, do modelo Vimana R12, foi fabricado em 1998 e está com situação normal de navegabilidade, segundo a matrícula da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ele pode trafegar com até um passageiro e não tem permissão para fazer táxi aéreo.

O UOL entrou em contato com a Prefeitura de Aquiraz em busca de informações sobre como o monitoramento das aeronaves que sobrevoam a praia local funciona, mas não recebeu retorno sobre o assunto até o momento.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

PCC corta cabeça de 'jurado' do 'tribunal do crime' da própria facção


No mesmo dia em que decepou a cabeça de Noé Alves Schaun, 42, para vingar o assassinato do narcotraficante Anselmo Bechelli Santa Fausta, 38, o Cara Preta, o "tribunal do crime" do PCC (Primeiro Comando da Capital) decapitou Israel Costa da Sena Silva, 27.

Nos bastidores policiais há rumores de que Israel integrava o "júri" do "tribunal do crime" de Noé, mas acabou reconhecido e apontado por outro "jurado" como informante da polícia e, por isso, também foi condenado à morte pela facção criminosa.

Os dois crimes foram cometidos em 16 de janeiro do ano passado. Mas, diferentemente do assassinato de Noé, a morte violenta de Israel não teve repercussão e nem chegou a ser divulgada pela polícia e muito menos pela imprensa.

A cabeça de Israel foi encontrada na manhã de 17 de janeiro de 2022 numa calçada da rua Ioneji Matsubayashi, na região de Itaquera, zona leste paulistana. Ao lado dela havia um papel com a inscrição "Ganso", escrita em letras maiúsculas com caneta de tinta azul. Na gíria dos criminosos, "ganso" significa informante da polícia.

Junto com a cabeça foram encontrados os braços e as pernas de Israel. As partes do corpo dele foram deixadas em quatro sacolas de plástico. Já o tronco foi jogado na rua Zituo Karasawa, no mesmo bairro.

Paraisópolis

Policiais suspeitam que Israel participou do "julgamento" de Noé na Favela Paraisópolis, zona sul paulistana, um dos locais onde o "tribunal do crime" do PCC decide a sorte de seus rivais. O DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) investiga se uma morte tem relação com a outra.

A mãe e a ex-mulher de Israel foram ouvidas pela Polícia Civil e não souberam dizer o motivo pelo qual ele foi violentamente assassinado. Ambas contaram que Israel havia deixado o presídio na saída temporária de setembro de 2021 e não mais voltou à unidade prisional.

Israel já passou pelas penitenciárias de Martinópolis e Junqueirópolis, no oeste do estado. De acordo com as autoridades carcerárias, os dois presídios são fortes redutos de integrantes do PCC.

A cabeça de Noé foi encontrada no dia 16 de janeiro de 2022 em uma praça no Tatuapé, zona leste paulistana. Outras partes do corpo foram achadas no mesmo dia em Suzano, na Grande São Paulo. No local também havia um bilhete deixado pelo "tribunal do crime" do PCC.

A mensagem escrita com caneta de tinta azul sinalizava que Noé tinha sido assassinado por causa da "covardia" que havia feito com Anselmo. O narcotraficante foi morto a tiros junto com Antônio Corona Neto, 33, o Sem Sangue. O crime foi cometido no bairro do Tatuapé.

Segundo a Polícia Civil, Anselmo mantinha fortes ligações com a cúpula do PCC e, por isso, o "tribunal do crime" da facção vingou a morte dele. O DHPP e o Denarc apuraram que Cara Preta, além de narcotraficante, era dono de uma empresa de transportes.

As investigações apontaram que a empresa, sediada no bairro do Limoeiro, zona leste paulistana, tem como sócios traficantes de drogas da Favela Caixa D'Água, no bairro Cangaíba, zona leste, e um preso recolhido em presídio federal. Todos são apontados como integrantes do primeiro escalão do PCC.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Cantor Renatinho, do grupo Bokaloka, morre no Rio após sofrer infarto

O cantor Renatinho Boka Loka morreu aos 48 anos na tarde desta quinta-feira (5) no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada por seu emprersário em uma rede social.


Nota de Falecimento do cantor Renatinho Bokaloka — Foto: Reprodução


Renatinho tinha sido internado na noite desta quarta-feira (4) no Hospital Lourenço Jorge, na Zona Oeste, após passar mal em um show no Bar do Zeca Pagodinho, no Shopping Vogue Square. Ele foi transferido no início da noite desta quinta, mas não resistiu.


"Renatinho sempre será lembrado como um dos grandes nomes do Pagode dos anos 90, fazendo história na música brasileira", diz a nota de falecimento postada nas redes do empresário.



Posteriormente, a banda deu mais detalhes em um comunicado. O cantor morreu às 17h38 e tinha sido transferido para passar por um processo de identificação de obstrução das artérias coronárias.


"É com muito pesar que comunicamos o falecimento do cantor Renatinho, vocalista do grupo BokaLoka, na tarde de hoje, em decorrência de um choque cardiogênico devido à um Infarto Agudo do Miocárdio. Renatinho estava internado no Hospital Lourenço Jorge e foi transferido ao Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro, para passar por um procedimento de identificação de obstrução das artérias coronárias. Sua morte foi confirmada às 17h38 de hoje. A comunidade do samba está em luto e neste momento pedimos muita oração e desejo de força para os familiares, amigos e fãs do artista",


Vocalista do grupo Bokaloka, Renatinho — Foto: Reprodução/Redes sociais


Renatinho sofreu um princípio de infarto na noite de quarta-feira (4), menos de oito meses após colocar dois stents e desobstruir 90% da aorta.


O artista teve um infarto agudo no miocárdio em maio de 2022, em Paris, durante turnê pela Europa, e também sobre a rotina corrida dos shows. O empresário Cláudio Malagueta revelou que, só no ano passado, foram 446 apresentações.


O primeiro álbum do Bokaloka foi lançado há 21 anos. Entre os sucessos da banda estão "Duas paixões" e "Shortinho Saint-Tropez", que já foram regravadas por vários outros artistas do gênero.


Segundo Malagueta, a proposta atual do grupo nos últimos anos foi de trazer não só o público que acompanha a banda desde o início, mas conseguir cativar os filhos ao lado dos pais. E foi em uma dessas turnês que Renatinho teve o primeiro infarto e, agora, o segundo.


“Uma situação que a gente não esperava porque, como ele tinha desobstruído [a aorta] em Paris, a gente achou que ele teria mais tempo para se cuidar”, destaca o empresário.


Segundo o empresário, Renatinho começou a passar mal quando faltavam 20 minutos para o fim do show. Arlindinho Cruz chegou a subir ao palco ao lado do cantor e continuou apresentação após sua saída.



Em seu Instagram, Arlindinho lamentou a morte do amigo: "Irmão Renatinho, descanse em paz. Estive com você há tão pouco tempo, agora. Não imaginava ser uma despedida. Você tão forte, um cara tão maneiro. Vai ficar guardado aqui suas lembranças, vai ficar guardada a sua voz".


Fonte: g1

Leia Mais ››