sexta-feira, janeiro 06, 2023

Bolsonaro posta vídeo em loja de família que financiou ato golpista nos EUA


Um vídeo de Jair Bolsonaro passeando em uma unidade do Publix, na Flórida, foi postado em uma conta ligada a ele nas redes sociais e distribuído a seus seguidores nesta quinta (5). Uma herdeira do supermercado é citada em investigação parlamentar sobre a invasão do Congresso dos Estados Unidos por seguidores de Donald Trump que não reconheceram o resultado das eleições.

Julie Fancelli, filha do fundador da rede, é apoiadora de Trump e ajudou a financiar um protesto de seus seguidores contra a certificação de Joe Biden como vencedor da eleição presidencial. Esse ato culminou com a invasão ao Congresso, em 6 de janeiro de 2021, deixando cinco mortos.

Segundo reportagem do jornal The Washington Post, de 22 de dezembro, Fancelli afirmou à comissão parlamentar que investiga o caso que ela havia se disposto a doar até 3 milhões de dólares para o ato golpista. Nem todo o dinheiro chegou a ser entregue.

Após a derrota para Lula em 30 de outubro, seguidores radicais de Bolsonaro, que não reconheceram o resultado das eleições, travaram estradas e acamparam em torno de instalações militares exigindo um golpe de Estado. Desde então, milhares deles vêm se dedicando à interpretação de fotos e vídeos, como o desta quinta, encarados como "recados secretos" do "mito" para manterem a mobilização.

As mensagens cifradas levam a crer, segundo os apoiadores, que ele e as Forças Armadas vão impedir o petista de governar.

Lula não viu os vídeos e, portanto, não recebeu o recado de que não poderia assumir o poder - o que veio a ocorrer no último domingo (1).

A postagem em que ele aparece em uma unidade do Publix aparece no perfil "Bolsonaro TV", do aplicativo de mesmo nome que reúne conteúdo sobre Jair e é ligado a ele - a própria conta oficial do presidente no Twitter já pediu: "faça download de nosso app". O perfil vem sendo usado para disparar essas mensagens cifradas. A coluna já havia publicado um apanhado dessas mensagens.

Elas não defendem golpe militar, nem pedem para que os manifestantes permaneçam acampados ou trancando rodovias, o que evita o risco de responsabilização criminal de Jair, do vereador Carlos Bolsonaro, que comanda a vida digital do pai, e de aliados. Mas deixam recados que são entendidos pelos seguidores no sentido desejado pelo bolsonarismo.

Na postagem desta quinta, há seguidores que perceberam a relação com o Publix. Um deles, afirma: "façam mercado! E invadam o congresso!"

Outros acreditam que a mensagem do vídeo é "estoquem mantimentos", pois a ação das Forças Armadas contra o atual governo virá.

E há aqueles que já demonstram revolta contra Jair, como um que afirmou: "enquanto o povo se descabela embaixo de chuva e com os preços altos, o cara passeia de boa nos Estados Unidos".

O ex-presidente voou para os Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, deixando o governo nas mãos do então vice-presidente, general Hamilton Mourão. Antes de ir, realizou uma live em que reconhecia que Lula assumiria dois dias depois, o que frustrou muitos de seus seguidores. Ausente, não transmitiu a faixa presidencial ao petista, que a recebeu de pessoas representando o povo brasileiro.

A ida a Orlando foi vista como uma fuga por medo de que, sem o foro privilegiado de presidente da República, ele poderia ser alvo de um pedido de prisão provisória por juízes e procuradores de primeira instância pelas mortes na pandemia, entre outros crimes dos quais é acusado.

Mourão também fez uma transmissão falando sobre o fim do governo e dizendo que as Forças Armadas pagaram a conta, responsabilizando Jair sem citá-lo.

Não se tem notícia se Jair comprou algo no mercado, como leite condensado, ou foi só gravar o vídeo e passear.


Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!