domingo, dezembro 27, 2020

Hamilton Mourão testa positivo para Covid-19, diz assessoria



O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, 67 anos, testou positivo para Covid-19 neste domingo (27), segundo nota divulgada pela assessoria.


Mourão ficará em isolamento no Palácio do Jaburu, residência oficial destinada ao vice-presidente.


De acordo com a Vice-Presidência o resultado foi confirmado na tarde deste domingo. A nota foi divulgada pela assessoria à noite, e não contém detalhes sobre o estado de saúde de Mourão e quais sintomas apresentou (leia a nota divulgada ao fim desta reportagem).


Procurada pela GloboNews, a assessoria disse que o vice-presidente está bem.


Conforme levantamento do consórcio de veículos de imprensa, 191.146 pessoas diagnosticadas com Covid-19 morreram no Brasil. Desde o começo da pandemia, 7.481.400 brasileiros já foram contaminados pelo vírus.


Autoridades infectadas

Com o diagnóstico, Mourão passa a integrar uma extensa lista de políticos que contraíram o coronavírus.


Todos os chefes de Poderes já foram infectados e se recuperaram da doença. O presidente Jair Bolsonaro anunciou resultado positivo para a Covid-19 em julho.


Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, contraiu a doença em março e, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, em setembro.


Também em setembro, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi diagnosticado com o coronavírus, dias depois de assumir a presidência da Corte.



No primeiro escalão do governo, também foram infectados os ministros:


Eduardo Pazuello (Saúde)

Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo)

Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)

Bento Albuquerque (Minas e Energia)

Milton Ribeiro (Educação)

Onyx Lorenzoni (Cidadania)

Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações)

Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União)

Braga Netto (Casa Civil)

Jorge Oliveira (Secretaria-Geral)

Fábio Faria (Comunicações)

André Mendonça (Justiça)

Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura)

Em outubro, o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreu, aos 83 anos, em decorrência da Covid-19, no Rio de Janeiro.


Nota

Veja nota divulgada pela assessoria do vice-presidente:


Na tarde de hoje, domingo, 27 de dezembro, foi confirmado o teste positivo para Covid-19 do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que permanecerá em isolamento na residência oficial do Jaburu.


Brasília, 27 de dezembro de 2020


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil passa de 191 mil mortes por Covid-19



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste domingo (27).


O país registrou 331 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 191.146 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 625. A variação foi de -4% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.481.400 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 16.472 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 34.864 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -19% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.


8 apresentaram alta na média móvel de mortes: MS, MT, AC, AM, PA, RO, AL e SE.


Brasil, 27 de dezembro

Total de mortes: 191.146

Registro de mortes em 24 horas: 331

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 625 (variação em 14 dias: -4%)

Total de casos confirmados: 7.481.400

Registro de casos confirmados em 24 horas: 16.472

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 34.864 por dia (variação em 14 dias: -19%)


(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 190.861 mortes e 7.466.189 casos confirmados.)


Estados

Subindo (8 estados): MS, MT, AC, AM, PA, RO, AL e SE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (12 estados): PR, RS, SC, ES, GO, AP, BA, MA, PB, PE, PI e RN

Em queda (5 estados + DF): RJ, SP, DF, RR, TO e CE

Não divulgou (1 estado): MG

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 97 cidades com taxa de transmissão para Covid-19 em zonas de 'risco' ou 'perigo'

 Subiu para 97 o número de municípios nas zonas de "risco" ou "perigo" em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na semana passada, eram 57 municípios - 40 a menos.


Taxa de transmissão nos municípios do RN — Foto: LAIS/UFRN


As cidades inseridas nessa lista tem Rt maior que 1,03. Se o Rt ficar entre 1,03 e 2,00, esse município está na zona de risco. Se o Rt for maior que 2,00, a zona é de perigo, uma situação mais grave.

Os dados são da plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que monitora em tempo real a situação da pandemia no estado e atualiza semanalmente os índices de transmissão.


As 97 cidades nessas duas zonas representam 58% dos municípios potiguares - na semana passada esse número era 34%.


Os municípios que mais preocupam são os que estão na zona de "perigo", com Rt acima de 2,00. Nessa situação, o número de municípios caiu de 27 para 21. Como base de comparação, na semana retrasada eram 15 cidades nesta situação.


Timbaúba dos Batistas se tornou o município que mais preocupa quanto a taxa de transmissão, que está em 6,63. Isso significa que uma pessoa contaminada pode transmitir o coronavírus para mais de seis.



Pedra Preta (5,22) e Januário Cicco/Boa Saúde (5,00) são outras duas cidades que seguem com Rt alto.


As cidade que ficam na zona de "risco" são as que têm taxa de transmissibilidade entre 1,03 e 2,00. Ao todo, 76 estão nesse estágio atualmente - um aumento de 46 municípios comparado à semana passada, que registrava 30. Na semana retrasada esse número era de 72.


Extremoz, Maxaranguape e Macau são exemplos de cidades nesta situação. Macau, por exemplo, tem Rt de 1,53, o que significa que 100 pessoas podem contaminar 153.


Já a zona segura - com Rt abaixo de 1,00 - tinha 109 municípios na semana passada e agora tem 67. Na semana retrasada eram 75. Mossoró, com Rt 0,91, está nesse grupo - a taxa de transmissão da cidade era 0,56 na semana passada.


A capital Natal, com Rt de 1,03 (na semana passada era 0,71), e outras duas cidades estão na zona neutra, com Rt entre 1,00 e 1,03.


Segundo a plataforma do LAIS, a taxa de transmissibilidade recente em todo o estado é de 0,49 e na semana passada foi de 0,52. A taxa referente à última quinzena é de 0,74.


O cálculo baseado nas regiões aponta que as oito estão em zona segura: região de São José de Mipibu, de João Câmara, de Caicó, de Açu, Pau dos Ferros, de Santa Cruz, Metropolitana e de Mossoró.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Avicultores apostam na produção de ovos caipiras no interior do RN

A criação de galinhas caipiras começou como uma aposta de Rodrigo Amorim. Um projeto que teve início em fevereiro deste ano e que deu certo. O local escolhido para instalação do galpão foi uma propriedade no Sítio Pico Branco, zona rural do município de Antônio Martins, no Alto Oeste potiguar.


Galinhas caipiras são criadas pelo produtor — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


“Eu trabalhei como gerente numa loja de material de construções em Mossoró, durante nove anos. Mas as portas foram se fechando na cidade e eu decidi voltar para minha terra natal. Foi aí que surgiu a ideia de criar aves. Eu comecei do zero, sem experiência nenhuma. Estudei e pesquisei muito na internet”, lembra Rodrigo.


As pesquisas ajudaram a identificar que as aves da espécie carijó eram as melhores para tocar o negócio. Segundo o avicultor, essas aves possuem dupla aptidão. Elas se destacam na produção de ovos e também podem ser usadas para o abate.


Para iniciar a atividade, Rodrigo comprou 680 aves, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), em Caicó - a unidade é referência na criação de aves. Atualmente, o produtor possui 480 galinhas, todas com o foco na produção de ovos caipiras.


Para chegar ao ovo caipira, o avicultor decidiu investir no sistema semi intensivo de criação. Isso significa que as aves além de ser acesso ao galpão com ração e água, também ficam livres para comer o que acham na terra.


Ovos produzidos no negócio de Rodrigo — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


A área externa que as galinhas têm acesso possui 8 mil m². Do lado de fora, elas também garantem alimentos como minhocas e outros organismos que contribuem na formação do ovo caipira.


“Se a galinha é criada presa numa gaiola, o ovo é um produto normal, de granja. Mas com o sistema semi intensivo a gente pode ter o controle e deixá-las livres ao mesmo tempo. Nesse sistema, o ovo é caipira”, explica.


A criação de galinhas virou negócio de família. Quem também passou a ver a criação de galinhas de outra forma foi o pai de Rodrigo, o agricultor Francisco Amorim.


Acostumado com as tradicionais criações de bovinos e caprinos na zona rural, viu que a produção de ovos pode ser uma atividade menos desgastante e mais lucrativa. “Eu acho que criar mil galinhas é mais fácil que criar uma vaca”, diz o agricultor.


Pai de Rodrigo, que é agricultor, também decidiu investir no negócio — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


A construção de toda estrutura para abrigar as galinhas e começar o negócio custou cerca de 30 mil reais. O ovo diferenciado proporcionou um retorno rápido com relação aos investimentos. Cada bandeja com 30 ovos é vendida em média a R$ 15.


Por dia, as aves produzem em média 300 ovos. As badejas são vendidas de porta em porta e também em supermercados da cidade de Antônio Martins, de outros municípios da região e até do estado vizinho da Paraíba.


“Esse ovo é muito aceito. Todo mundo procura e nem sempre consigo atender a todos. Se eu tivesse mais ovos para vender, com certeza, eu venderia. A minha ideia é aumentar para 2 mil aves”, planeja o produtor de ovos.

A expansão do negócio está mais perto de chegar. Um novo galpão deve ser construído em breve. O local já foi escolhido e parte do material para fazer a obra também já está comprado. Os recursos virão de linhas de créditos voltadas para o homem do campo. A previsão é que até a metade de 2021, Rodrigo consiga dobrar a produção de ovos caipiras.


Rodrigo entrou no ramo em 2020 — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


O trabalho desenvolvido pelo avicultor Rodrigo se tornou exemplo na região. “A atividade desenvolvida por ele (Rodrigo) serve de incentivo e modelo aqui na região para outras pessoas, pois futuramente, ele será convidado para apresentar e orientar outros homens e mulheres do campo interessados nesse sistema de criação”, comemora Altermar Bezerra, extensionista da Emater, que acompanha todo o processo de ampliação dos galpões.



“É importante a gente acompanhar e incentivar essas atividades para mostrar que é possível empreender no campo sem sofrimento, como a gente costuma ver em outras atividades tradicionais, como a pecuária. Mesmo com o preço alto do milho para a ração das galinhas, a produção de ovos tem se mostrado lucrativa e com um retorno mais rápido”, analisa o extensionista.


Criação de galinhas caipiras no interior do Rio Grande do Norte — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça dá prazo de 72 horas para prefeitura de Mossoró entregar informações solicitadas pela equipe de transição da gestão eleita

A Justiça atendeu pedido do prefeito eleito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), e determinou prazo de 72 horas para a atual gestão do segundo maior município do Rio Grande do Norte entregar documentos solicitados pela equipe de transição.


Palácio da Resistência, sede da prefeitura de Mossoró — Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró


Segundo a equipe de Allyson, os documentos não foram entregues e a ausência deles já compromete o planejamento da administração que vai começar no dia 1º de janeiro. O processo de transição entre a gestão da atual prefeita, Rosalba Ciarlini (PP), e a futura gestão, de Allyson Bezerra, começou no mês de novembro, após a eleição municipal de 2020.


Caso haja descumprimento, a multa prevista é de R$ 10 mil reais, conforme a decisão publicada pelo juiz plantonista Cládio Mendes Júnior nesta sexta-feira (25) - feriado de Natal.


Procurado pela Inter TV Costa Branca, o coordenador de transição da prefeitura de Mossoró, consultor Anselmo Carvalho, afirmou que está seguindo todo o trâmite legal e afirmou que entregou parte da documentação solicitada na última quarta-feira (23). Ele ainda declarou que ainda não tinha sido informado sobre a decisão da Justiça, mas que toda a documentação seria entregue até 31 de dezembro.


Entre as informações que ainda não teriam sido repassadas, estariam a relação de obras inacabadas ou paralisadas no município, a lista de cargos comissionados, além dos convênios existentes e as folhas salariais em aberto, se existirem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra ocupação de 61% dos leitos de UTI para Covid-19 na rede pública; são mais de 140 pessoas internadas

O Rio Grande do Norte registrou 61% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 na manhã deste sábado (26), segundo dados da plataforma Regula RN, que administra as internações para a doença na rede pública estadual. Ao todo, o estado tinha 143 pessoas internadas em leitos semi-intensivos ou de UTI e além de 122 leitos clínicos também ocupados no final da manhã.


Hospital São Luiz era a unidade com maior número de pessoas internadas em UTI, por Covid-19, na manhã deste sábado (26), no RN. — Foto: Isaiana Santos / Intertv Costa Branca (Arquivo)


Segundo dados parciais divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde no final da manhã, o Rio Grande do Norte já registra mais de 114,2 mil casos confirmados e 2.923 óbitos causados pela doença, sendo que foram registrados dois nas últimas 24 horas.


De acordo com o governo, o estado enfrenta uma fase de novo crescimento de casos, internações e óbitos. O estado chegou a registrar ocupação superior a 70% nos leitos de UTI e aumentou a rede assistencial. Apesar da abertura de novos leitos anunciados pelo governo, que diminuiu a taxa de internação, o número de internações aumentou.


A taxa de ocupação deste sábado (26) é puxada para cima principalmente pela região Oeste, que teve ocupação de 70,5% registrada pela manhã. Nas demais áreas do estado, inclusive na região metropolitana de Natal, a taxa ficou entre 56% e 57%.



Ao todo, o estado estava com 244 leitos críticos no sistema, durante a manhã de sábado. Desse total, 90 estavam disponíveis, 143 ocupados e 11 bloqueados para manutenção ou por falta de um insumo, por exemplo.


Pelo menos três unidades de saúde estavam com todos os seus leitos críticos para Covid-19 ocupados: o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, com 9 leitos de UTI com pacientes; o Hospital Rafael Fernandes, também na cidade do Oeste, com seis leitos ocupados, e a Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, com seus cinco leitos também ocupados.


Em Natal, o Hospital Giselda Trigueiro conta com apenas um leito disponível. Ao todo, são 25 UTIs ocupadas na unidade. Número de internados maior, apenas no Hospital São Luiz, em Mossoró, com 27 UTIs ocupadas e ainda 13 disponíveis.


No final da manhã, ainda havia pacientes esperando regulação e 8 aguardando transporte para um leito. Ainda de acordo com o sistema, na média dos últimos três dias, o estado tem registrado 4 horas e 23 minutos de espera para regulação e 4 horas e 52 minutos para transporte de um paciente até o leito indicado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Detran-RN divulga calendário de pagamento do licenciamento anual de veículos de 2021

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) divulgou o calendário de pagamento do Licenciamento Anual de Veículos de 2021 em portaria publicada no Diário Oficial do Estado. A taxa não foi alterada e segue com valor de R$ 90, independentemente do ano ou do modelo do veículo.


Trânsito no bairro do Alecrim, em Natal — Foto: Canindé Soares (Arquivo)


Já o calendário para pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) ainda não foi informado pela Secretaria Estadual de Tributação, responsável pelo recolhimento do imposto.


De acordo com o Detran, os boletos do licenciamento ainda serão disponibilizados no site do órgão, no início do próximo ano. De acordo com calendário, os pagamentos começam no dia 17 de fevereiro - data de vencimento da taxa para os veículos que tenham placa com final de número 1.


A fase de pagamento do licenciamento de 2021 vai até o dia 10 de junho, que é prazo do vencimento da taxa para proprietários de veículos com placas com zero no final.


O Detran também divulgou até quando vale o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV de 2020. Para quem tem placa final 3, 4 e 5, por exemplo, a validade é até outubro do próximo ano.



Porém, o certificado de 2021 só será disponibilizado para os usuários que pagarem o licenciamento de 2021.


Taxas

Além do licenciamento, os proprietários de veículos também precisam pagar o IPVA e a taxa dos bombeiros (R$ 25). Para emissão das guias, o cidadão tem que entrar no site do Detran, clicar em consulta de veículos e boletos, colocar placa e Renavam e na aba "Listagem de Débitos" selecionar o débito desejado para gerar a guia.


Depois de comprovados os pagamentos, inclusive de multas que o veículo possa ter, o documento do veículo (CRLV) ficará disponível em arquivo digital no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito e no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Detran RN não tem mais a versão impressa do documento impresso em papel moeda. Caso o cidadão prefira, também poderá imprimir o CRLV pelo Aplicativo ou pelo site do Denatran e portar a versão impressa em papel comum.


Fonte: G1

Leia Mais ››

IFRN suspende inscrições em processo seletivo com 3.248 vagas em cursos técnicos para rever edital



O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) suspendeu temporariamente as inscrições do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, conhecido como Exame de Seleção, cujo edital com 3.248 vagas foi publicado no dia 11 de dezembro. A decisão foi divulgada em nota após reunião realizada na última quarta-feira (23).


De acordo com a instituição, o objetivo é resguardar os candidatos, "uma vez que foi identificada necessidade de correção do Edital 29/2020, que rege o processo seletivo". Outros dois editais lançados no mesmo período, que somam 508 vagas, estão mantidos.


De acordo com a nota emitida pela instituição, será preciso rever o sistema de seleção previsto no edital, "para adequação eficiente e compatível com interesse público", já que teriam sido detectadas "inconsistências que inviabilizam o pleno cumprimento do Edital no formato proposto". As inconsistências não foram informadas.


As inscrições realizadas até agora serão mantidas, se os candidatos desejarem, independentemente das mudanças que possam ocorrer no edital. A expectativa é de que os ajustes sejam divulgados até a primeira quinzena de 2021.


A decisão foi divulgada pela instituição após reunião do Comitê de Ensino (Coen), formado pelos integrantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pelos diretores acadêmicos dos campi, que ocorreu na terça-feira (23), com o objetivo do encontro foi debater o andamento dos processos seletivos para cursos técnicos e a retomada do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC).



A decisão apenas dois dias após o Ministério da Educação nomear o professor José Arnóbio de Araújo como novo reitor do instituto, seguindo determinação da Justiça Federal. O professor foi eleito em dezembro de 2019, mas aguardava nomeação desde abril, quando o governo federal nomeou um reitor pro-tempore (temporário).


ProItec retomado

Já o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), que havia sido suspenso no dia 9 de novembro, será retomado, conforme informou o IFRN. Os livros de estudo e exercícios já estão disponíveis no Campus Natal-Zona Leste. Nos próximos dias, a Coordenação de Acesso Discente (Cadis) vai elaborar, junto ao Comitê Covid-19 IFRN e aos gestores dos campi, estratégias de distribuição do material que resguardem a segurança e proteção quanto à pandemia de Covid-19.


Além disso, será elaborada uma nova forma de avaliação. "O ProITEC tem o objetivo de reforçar o aprendizado de estudantes da rede pública de ensino. Por esse motivo, a decisão foi por mantê-lo", explicou o professor José Everaldo Pereira, da Cadis.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Filhos de presidiários recebem brinquedos feitos dentro da penitenciária de Alcaçuz no RN

Numa ação inédita de ressocialização, internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, fabricaram brinquedos que começaram a ser doados aos filhos dos próprios presidiários nesta quarta-feira (23). A ação faz parte de um projeto-piloto de artesanato dentro da maior unidade prisional do estado.


Brinquedos foram fabricados por presos usando materiais recicláveis e doados. Projeto ocorreu dentro de Alcaçuz. — Foto: Divulgação


A iniciativa foi idealizada pelos policiais penais de Alcaçuz, a maior unidade prisional do RN, que colaboraram com os insumos para fabricação dos brinquedos. Um grupo de 12 detentos realizou o mutirão na oficina instalada no presídio.


“A gente pensava que seriam presentes que iam ser entregues a uma comunidade. Hoje a gente ficou sabendo que é para nossas famílias, então isso é muito gratificante para nós. Saber que aqui nesse lugar a gente pode ter uma mudança, fazer diferente", afirmou Flávio Ramos, que tem 36 anos - oito deles cumprindo pena de restrição de liberdade em regime fechado por assalto.


As mãos que um dia cometeram crimes, agora são usadas para confecção de réplicas de casas, carros, motos, ursos de pelúcia, flores, animais, barcos, caixas decorativas e até super-heróis. Tudo feito com material doado ou reciclado.


Brinquedos fabricados pelos presos foram doados às famílias dos internos da penitenciária de Alcaçuz. — Foto: Divulgação


O diretor de Alcaçuz, policial penal Flávio Lúcio, fez entrega de parte dos brinquedos a uma comissão de familiares dos presos. Foram confeccionadas cerca de 150 peças e outro lote está em fase de finalização.


“Quero agradecer a oportunidade única que vocês estão proporcionando através dessa atividade”, disse Mayla Savana, uma das representantes das famílias dos internos.


“Foi uma surpresa muito grande receber esse presente e conhecer o projeto. Isso é uma benção”, disse Cleoneide Marques, emocionada, ao receber a réplica de um barco.


Para o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, o principal caminho para efetivar o retorno do condenado ao convívio social passa pelo trabalho e a educação no sistema prisional. Ele afirmou que o artesanato proporciona uma atividade, livrando o preso do ócio, e ajuda a remir a pena.


Por causa da pandemia da Covid-19, as visitas presenciais à penitenciária estão suspensas. Porém, de acordo com a pasta, os brinquedos continuarão a ser entregue às famílias conforme representantes cheguem a unidade para deixar alimentos e outros materiais para os internos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

2021 vai ser um pouco mais fresco que 2020, mas ainda estará entre os 6 anos mais quentes da história

Os pesquisadores do centro de meteorologia do governo do Reino Unido preveem que 2021 será um pouco mais frio que 2020 em todo o mundo, mas ainda será um dos seis anos mais quentes já registrados.


O fenômeno La Niña já trouxe fortes chuvas para algumas regiões e provavelmente deixará o clima global um pouco mais frio em 2021 — Foto: Getty Images/Reprodução via BBC


O fenômeno climático La Niña no oceano Pacífico fará com que as temperaturas caiam, mas os gases causadores do efeito estufa continuarão sendo o maior fator de influência no clima global.


Os pesquisadores dizem que o mundo provavelmente ficará cerca de 1°C mais quente do que na era pré-industrial. Será o sétimo ano consecutivo que ficará próximo ou acima desta marca.


De acordo com as projeções do centro de meteorologia britânico, a temperatura da Terra em 2021 provavelmente ficará entre 0,91° C e 1,15º C acima do que eram nos anos 1850-1900, com uma estimativa média de 1,03º C.


O efeito La Niña

O La Niña se desenvolve quando fortes ventos sopram as águas quentes da superfície do Pacífico para longe da América do Sul e em direção às Filipinas.


O resultado disso é que as águas mais frias do fundo do oceano acabam vindo para a superfície do mar e reduzindo as temperaturas ali.


Condições de calor podem levar a secas prolongadas e escassez de água — Foto: Getty Images/Reprodução via BBC


Espera-se que o fenômeno provoque uma queda de 1°C ou 2°C, o que provavelmente será o suficiente para evitar que 2021 tenho um novo recorde de alta temperatura.


Os pesquisadores dizem que o impacto de um evento de resfriamento natural como o La Niña, embora seja importante, é ofuscado pelo aquecimento causado pelos gases do efeito estufa na atmosfera.


"É improvável que a temperatura global para 2021 seja a de um ano recorde devido à influência atual da La Niña, mas será muito mais quente do que outros anos anteriores que tiveram o fenômeno, como 2011 e 2000, devido ao aquecimento global", diz Adam Scaife, chefe de previsão de longo alcance no centro de meteorologia do Reino Unido.


Houve um forte La Niña no ano de 1999-2000, mas as temperaturas globais aumentaram 0,4°C nos anos desde então. Isso de acordo com a estimativa de aquecimento de 0,2ºC por década, atribuída pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) à atividade humana.


"A variabilidade do ciclo La Niña/ l Niño é o segundo fator mais importante na determinação da temperatura da Terra, mas é um fator atenuado pelo efeito do aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera", diz o meteorologista Nick Dunstone, do centro de meteorologia do Reino Unido.


Os anos mais quentes

A instituição britânica diz que sua experiência bem sucedida na previsão de temperaturas anuais anteriores lhe dá confiança nas projeções para o próximo ano.


Um ano atrás, a agência estimou que 2020 seria entre 0,99°C e 1,23°C mais quente do que os níveis pré-industriais. Dados de janeiro a outubro deste ano indicam que a temperatura anual ficará 1,17°C acima da média de 1850-1900.


O ano de 2016 continua sendo o mais quente já registrado, com 2020 disputando o segundo lugar com 2019.


De acordo com uma avaliação provisória da Organização Meteorológica Mundial, os seis anos mais quentes em registros globais desde 1850 ocorreram depois de 2015. O Met Office espera que 2021 supere 2018 e fique em sexto lugar.


Fonte: BBC

Leia Mais ››

Cozinheira vira meme ao deixar clientes na mão durante a ceia de Natal e causar tumulto em SP

Moradores que encomendaram uma ceia de Natal em São Vicente, no litoral de São Paulo, alegam que terminaram sem a ceia ou que receberam comida estragada após a cozinheira não cumprir o prazo de entrega das 100 refeições encomendadas. O caso viralizou nas redes sociais após terminar em confusão na casa da profissional e com as postagens de 'expectativa/realidade' dos clientes.


À esquerda, imagem divulgada para clientes, e à direita, a ceia entregue pela cozinheira — Foto: Arquivo Pessoal


Em entrevista ao G1 neste domingo (27), uma das clientes relatou que sentiu humilhação ao passar pela confusão. Juliane Beatriz Fernandes Câmara, de 27 anos, conta que a mulher responsável pelas ceias sempre fazia as encomendas de aniversário dos filhos dela. Ela explica que sempre gostou do serviço e, por isso, quis pedir a ceia para a data comemorativa.


Moradores fizeram fila da casa da cozinheira em São Vicente, SP — Foto: Arquivo Pessoal


Juliane pediu para que a encomenda fosse entregue na última sexta-feira (24), mas explica que a cozinheira parou de atender às ligações. Indignada com a situação, ela decidiu ir até a casa da mulher, onde ela prepara as ceias. "Fomos até a porta dela às 18h, depois de centenas de ligações não atendidas, e saí de lá à 0h", conta. A mulher, que tinha familiares aguardando em casa, diz que ficou envergonhada com a situação.


Quando chegou em casa, ela alega que a comida estava com cheiro de estragada, tanto o frango quanto a torta. "O que salvou foi o refrigerante e a champanhe. O problema não foi pelo valor, e sim que foi desumano o que ela fez. Ela destruiu o Natal, só a humilhação de pegar aquela fila", relembra a cliente. Ela conseguiu recuperar o dinheiro na noite de sábado (26).


Clientes fizeram comparações e montagens que viralizaram nas redes sociais — Foto: Reprodução/ Redes Sociais


Assim como Juliane, a autônoma Fabiane Lima Santa Rosa, 25 anos, também comprava da mesma cozinheira. Por gostar do serviço, ela pediu a ceia, mas se decepcionou ao não ser mais respondida. Ela decidiu ir até o local, mas quando chegou alega que tinha uma 'fila quilométrica'. "Foi um transtorno. Saí às 20h30 sem ceia, precisando correr", explica.



Moradora de Santos, ela tinha pedido duas ceias para a família, que aguardava em casa. De última hora ela rodou a cidade em busca de algo que pudesse levar para celebrar a data. "É revoltante, em um ano tão difícil a gente fez isso porque trabalha muito. Encomendei pela confiança, sei que as coisas dela são boas, mas eu não compro mais nada", conta Fabiane. Ela recebeu o dinheiro de volta um dia depois da confusão.


Ana Caroline alega que comida encomendada estava estragada quando chegou na casa dela — Foto: Arquivo Pessoal


Uma terceira cliente, Ana Caroline Neves, de 25 anos, conta que era o primeiro Natal que ela fazia na sua própria casa. Ela encomendou uma ceia mais simples e pediu algumas alterações. Sem retorno da cozinheira, ela foi até a casa onde ficou aguardando. Com o filho passando mal, ela voltou para casa e o marido esperou a entrega.


Ao chegar em casa, horas depois, ela viu que a encomenda estava errada e alega que a comida estava estragada. "Um cheiro azedo, chorei muito, era meu primeiro Natal em casa e ela estragou isso", desabafa a mulher. Ela conseguiu o dinheiro de volta um dia depois da confusão, mas relata que precisou jogar a comida fora, por não ter condições de consumir.


O caso foi parar nas redes sociais, onde viralizou rapidamente. Internautas fizeram memes e montagens com a situação após grande repercussão do caso. Nos comentários, alguns internautas identificavam a cidade de onde falaram, comentando que o caso havia chegado em Fortaleza, Minas Gerais e outros estados brasileiros. Após o grande número de mensagens, as postagens foram apagadas do perfil oficial da cozinheira.


Caso virou meme nas redes sociais após viralizar na web — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Cozinheira

O G1 procurou a cozinheira responsável pelas encomendas, que reforçou que está devolvendo o dinheiro aos clientes. Roseli de Assis Rodrigues, de 38 anos, conta que trabalha há 10 anos no ramo alimentício e que tinha uma equipe de 12 pessoas, mas que houve um acidente com a mesa de tortas que caiu no meio do dia. Ela fala que passou mal com o ocorrido, e por isso não conseguiu atender às ligações.


Ela conta, ainda, que durante a tarde os clientes começaram a aparecer, e com a necessidade de refazer as tortas a equipe sentiu dificuldades. "Às 16h tinha pessoas na porta querendo pegar ceia. Foi tumultuando e ficando um caos" relembra.


Em entrevista por telefone, ela alega que a comida foi feita do dia e que não estava estragada. Roseli ainda reforça que tem feito o retorno do dinheiro para os clientes. Apesar disso, ela diz que a repercussão na internet foi além do que deveria. "Tem pessoas me ligando pedindo dinheiro sem nem ter pedido", conta. Roseli finaliza reiterando que reconhece o que aconteceu. "Faço um pedido de desculpas pelo transtorno que foi grande, mas não estou me escondendo estou ressarcindo", ressalta.


Cozinheira prestou esclarecimento nas redes sociais após confusão — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ex-BBB Victor Hugo pede desculpas após tentar embarcar depois de ser orientado a se isolar por Covid-19

O ex-BBB Victor Hugo usou as redes sociais para se manifestar após ser impedido de embarcar em um voo no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, na noite de sexta-feira (25).


Ex-BBB Victor Hugo estava de férias em Alagoas e foi internado com Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal


Horas antes, o psicólogo havia recebido alta do Hospital Metropolitano de Alagoas, onde fez tratamento para Covid-19. Ele chegou a ficar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. A recomendação médica após a alta, era que ele fizesse isolamento domiciliar.


"Venho esclarecer por meio desta nota o que, de fato, ocorreu após minha alta hospitalar em Maceió. Fui orientado pela maravilhosa equipe médica que me acolheu nos últimos dias que eu já não apresentava mais nenhum sintoma de Covid, estando curado e por isso me deram alta. Me orientaram que eu deveria ir para casa, repousar", iniciou o ex-BBB.


"Meu voo estava marcado para à noite e, como ainda não me sentia totalmente bem disposto, principalmente dor nas pernas pela quantidade de dias que fiquei internado e devido à própria UTI, fiquei receoso quanto a viagem. Após tentativas de contatos com o aeroporto, não obtive resposta e decidi ir ao aeroporto para ou remarcar minha passagem ou embarcar", explicou o ex-BBB em um longo texto no Stories de seu Instagram.



Victor Hugo explicou que, chegando ao aeroporto, procurou o guichê da companhia aérea para pedir informações e foi autorizado a embarcar.


"Recebei meu ticket, passei normalmente por todos os protocolos de segurança do aeroporto e, como outro passageiro qualquer, me dirigi a aérea de embarque."


"A todo instante, ressalto, não tossi e fiz uso contínuo de máscara e álcool em gel", escreveu ele, apesar de aparecer com a máscara no queixo em algumas imagens que circulam nas redes sociais. Também circulam nas redes um suposto relato de uma passageira que teria dito que ficou "desesperada" e citando que o psicólogo "tossia horrores".


"Percebi que houve pessoas que se sentiram incomodadas com minha presença e pouco depois um agente solicitou que eu o acompanhasse novamente ao guichê", relatou o ex-BBB.


"Chegando ao guichê, me pediram para que eu apresentasse documentos para poder viajar. Eu não havia conhecimento sobre a necessidade de tais documentos e, até então, em nenhum momento a companhia aérea havia me solicitado qualquer necessidade de documento. O único documento que tinha em mãos para apresentar foi minha alta hospitalar. O atendente muito solícito, disse que eu poderia remarcar minha passagem e a alterou para a data de domingo (27/12)", citou Victor Hugo.


"Fiquei extremamente constrangido com a forma de condução da companhia visto que me coloquei à disposição desde o primeiro momento para qualquer eventual dúvida e fui exposto (Já desconfiava de que, por ser figura pública, eu chamasse alguma atenção). E que nesse momento de pânico e caos em que vivemos, todo cuidado e preocupação são válidos. Porém, apesar disso e provavelmente influenciada por pedidos de outros passageiros que devem ter solicitado, a Azul tomou a medida visando reduzir danos à sua imagem."


Victor Hugo ainda reclamou que a companhia aérea foi incongruente em sua decisão, pois, ao G1, a empresa declarou "que impediu o embarque de Victor Hugo após verificar que os documentos médicos dele apontavam laudo positivo para Covid-19. A empresa esclareceu que, seguindo as recomendações da Anvisa, solicitou ao cliente que cumprisse isolamento por 14 dias, e remarcou a passagem dele sem custo adicional".


"Tal declaração por si dó já é incongruente, visto que a própria Azul marcou minha passagem aérea para dia 27/12, tempo bem inferior aos 14 dias que esses declararam."


"Por fim, minha preocupação é 100% com a minha saúde e de meus familiares, portanto tenho seguido em isolamento desde sexta-feira em hotel em Maceió. Local onde ficarei até data ainda não determinada", citou o ex-BBB, afirmando ainda que já pediu o reembolso de sua passagem aérea


"Fora isso, estou em um processo psicológico intenso devido aos últimos dias e por isso longe das redes sociais. Esse foi um ano intenso e seguido recomendações médicas, estou com pouco acesso à internet e levando-me ao conhecimento de toda essa repercussão sobre este caso há pouco."


Ele agradeceu o apoio que tem recebido dos fãs desde que foi diagnosticado com a doença e pediu desculpas sobre o ocorrido no aeroporto.


"Deixo aqui meu mais sincero pedido de desculpas por qualquer transtorno causado a alguém por menor que venha a ser."


Victor finalizou o texto pedindo orações. "Não está sendo fácil passar por tudo o que tenho passado sozinho e longe de amigos e familiares".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Piloto fica ferido após queda de aeronave pequena, em Presidente Castelo Branco

Um piloto, de 65 anos, ficou ferido após a aeronave em que estava cair, na manhã deste domingo (27), em Presidente Castelo Branco, no norte do Paraná, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Piloto teve ferimentos após queda de girocóptero — Foto: Divulgação/Samu


Segundo o Samu, o piloto teve um ferimento grave na perna causado por estilhaços das partes internas de metal da cabine. Antes da chegada do atendimento, ele improvisou um torniquete para evitar grande perda de sangue.


A queda do girocóptero, como é chamado o modelo, aconteceu logo após a decolagem. O piloto perdeu o controle da aeronave, que virou algumas vezes e caiu ao lado da pista do aeródromo, conforme o Samu.


O piloto foi encaminhado ao Hospital Bom Samaritano de Maringá, também na região norte do estado.


Segundo o Samu, ainda não há informações se foi falha mecânica ou erro humano a causa do acidente.


O G1 tenta contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), mas não houve retorno até a publicação da reportagem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pesquisadores da UnB desenvolvem bioestimulante que deixa a planta mais resistente à seca e mais produtiva



Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram uma substância que ajuda as plantas a produzir mais e a resistir à seca. A substância é uma partícula minúscula, invisível a olho nu, que, diluída em água, forma um estimulante para a planta: a arbolina, que os pesquisadores estudam há 7 anos em laboratórios de nanotecnologia.


Por enquanto, os profissionais preferem manter todo o processo da arbolina em sigilo. Revelam apenas que é uma substância orgânica, inicialmente extraída de uma planta, e que atualmente já é reproduzida em laboratório.


“A gente já consegue um produto comercial mantendo as mesmas propriedades. É um produto biodegradável, não acumula no ecossistema e é totalmente compatível com os seres vivos”, explica o estudante de doutorado da UnB Rogério Gomes Faria.


Como funciona

Aplicada na planta, a substância entra rapidamente dentro das células. O produto age de duas maneias: converte raios ultravioletas do sol – que são nocivos às plantas – em luz azul, que melhora fotossíntese e, por consequência, o desenvolvimento de diversas culturas.


Além disso, a arbolina deixa a planta mais tolerante à falta de água. “Ela ajuda a ter um consumo eficiente da água, ela reduz a transpiração e isso faz com que necessite de menos água para manter seus processos metabólicos”, diz Rogério.


Em laboratório, os pesquisadores testaram a ação da arbolina no milho, na alface, no tomate e no cacau. Mas precisavam comprovar a eficácia do bioestimulante no campo. Para isso, a equipe da UnB fez uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


No campo experimental da Embrapa Hortaliças, o bioestimulante é usado no cultivo de tomate. Os pesquisadores querem saber quais são os efeitos do produto na lavoura que sofreu estresse hídrico.


Eles compararam duas áreas com diferentes níveis de irrigação. Uma lavoura recebeu água dia sim e dia não, e a outra ficou 10 dias seguidos na seca.


O produto foi aplicado 3 vezes durante o ciclo da cultura: no plantio, antes e depois do período de seca. Os tomateiros que enfrentaram a seca e receberam o bioestimulante tiveram produção semelhante dos irrigados, que estavam sem arbolina.

Na comparação entre os tomateiros que sofreram com falta de água, aqueles que receberam a nanopartícula tiveram uma produtividade 17% maior.


No mesmo experimento foram comparadas plantas que receberam irrigação normal com e sem arbolina. Resultado: ganho de produtividade de 21% com o uso do bioestimulante.


Para os pesquisadores, esses resultados mostram que o produto pode ajudar a produzir em regiões que sofrem com a seca.


A Embrapa já testou o bioestimulante também em lavoura de soja. Seguida as boas práticas de manejo, no Sul do país, a produtividade do grão aumento em 20% na comparação com a média nacional. No Centro-Oeste, a aplicação foi no cultivo do feijão, com produção 33% maior.

No mercado em breve

Com a eficiência do produto comprovada pela Embrapa, a equipe da Universidade de Brasília decidiu empreender. Abriu uma empresa na Bahia para produzir e vender o bioestimulante.


A biofábrica fica no município de Dias Dávila. São 50 m², onde é possível produzir 200 mil litros de arbolina por mês – volume suficiente para 100 mil hectares de lavoura.


A expectativa é que, no começo do ano que vem, o produto já esteja disponível no mercado a um custo de R$ 130 por litro, que, diluído em água, dá para fazer, em média, 3 aplicações em um hectare.


Fonte: Globo Rural

Leia Mais ››