sábado, junho 16, 2012

Mulher comete suicídio em São Vicnte-RN





Um suicídio por enforcamento foi registrado por volta das 08:00h deste Sábado (16/06), na Rua Vereador Celso de Araújo Dolas, 184, Centro, de São Vicente, tendo como vítima a Curraisnovense ANGELITA DOS SANTOS BATISTA DE ARAÚJO DE 44 ANOS, residente no endereço citado.
Segundo familiares, a vítima apresentava um quadro depressivo, tomava remédio controlado e vinha consumindo bebida alcoólica. O marido dela também cometeu suicídio a mais ou menos um ano.
A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área até a chegada do ITEP que fez a remoção do corpo.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú

Leia Mais ››

Tentativa de homicidio no bairro Forno Velho em Mossoró



A Central de Operações da Policia Militar registrou no inicio da manhã de sábado 16 de junho de 2012, uma tentativa de homicídio em Mossoró
Eliziario Fernandes de Andrade, 46 anos de idade foi alvejado com dois disparos de arma de fogo na porta de sua residência no Bairro Forno Velho, as margens da BR 405, saída para cidade de Apodi.
Segundo informações a vitima estava chegando em casa e percebeu a aproximação de uma pessoa rodeando a residência. Eliziario sentou na porta da frente e foi surpreendido pelo individuo que invadiu a casa pela porta de trás e efetuou os disparos. Ele foi atingido duas vezes na região torácica
Eliziario foi socorrido pela equipe da viatura de Suporte Avançado “”Alfa”” do Samu para o Hospital Regional Tarcisio Maia e segundo o Dr. Ivan Brasil, Medico Intervencionista, responsável pela equipe, o estado de saúde do mesmo inspira cuidados.
A policia ainda não sabe os motivos da tentativa de homicídio e nem o nome do responsável.





Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MULHER TENTA ENTRAR COM DROGAS DENTRO DE OVOS NO CDP DE ASSU


Maxcileide Brena de Farias, 20 anos acusada


A droga estava dentro do ovo, e a bandeja emplastificada.




Na manha de hoje 16 de junho por volta das 11:00hs a brilhante equipe de Agentes Penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Assu/RN sob o comando do eficiente Diretor Rodrigues Júnior, prenderam em flagrante de delito a pessoa de Maxcileide Brena de Farias, 20 anos, natural de Natal/RN, atualmente residente na cidade Assu/RN, na Rua São João, Bairro São Francisco.
Segundo informações da Direção, os Agentes estavam realizando a revista dos alimentos que entrariam nas celas do CDP já que hoje é o dia da visita, e ao revistar uma bandeja de ovos trazida por Maxcileide foi encontrado um tablete de maconha escondido dentro de um dos ovos, que estava quebrado e de cabeça para baixo, em seguida foi dada voz de prisão em flagrante e conduzida a Delegacia para os devidos procedimentos.
Segundo informações do diretor, a droga era destinada para o detento Francisco Romário da Silva que responde o Art. 157 do CPB. A mesma será encaminhada para o Centro de Detenção Provisória Feminino de Mossoró/RN.
Em Assu a equipe de agentes comandada pelo diretor Rodrigues Junior vem trabalhando bastante e sempre atentos  tentando coibir a entrada de drogas, celulares e outras.

Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DA ENTEADA DE 07 ANOS DE IDADE


A polícia prendeu na manhã de sexta-feira (15/06) em Nísia Floresta, um homem identificado como José Ozaniel Guilerme Roque, de 32 anos, acusado de abusar sexualmente da enteada de apenas 07 anos de idade. O acusado foi conduzido por policiais militares à delegacia da cidade e está prestando depoimento ao delegado Eloi Xavier. A mãe da menina e o irmão de 09 anos eram mantidos sob cárcere privado e ameaças de morte.
José Ozaniel era foragido há dois anos da delegacia de João Câmara, onde respondia por homicídio e contra ele havia mandado de prisão em aberto. A prisão dele hoje aconteceu após denúncia anônima. Segundo o depoimento da mãe da vítima, o acusado já vinha praticando o crime há cerca de 20 dias, na frente da família e chegava a penetrar o órgão genital dele na criança. Ela relatou que às vezes a filha apresentava sangramentos devido aos abusos sofridos. O homem teria inclusive praticado sexo anal contra a menor ainda hoje pela manhã na presença da companheira e do enteado. O delegado Eloi Xavier contou que a família era mantida presa na casa para não denunciar o crime. “As crianças só podiam sair para escola, mas era ele que as levava. A mãe não podia sair de casa e todos eram mantidos sobre constantes ameaça de morte. Ele também obrigava o irmão da vítima a pedir esmolar na rua e agredia a criança ameaçando-a o tempo caso contasse o crime a alguém, o menino está inclusive com o olho roxo”, disse. Ainda segundo o delegado, o acusado teria alegado que se satisfazia mais com a enteada do que a companheira. José Ozaniel deve responder por estupro de vulnerável, cárcere privado e pela Lei Maria da Penha.

Fonte: Patrulha do RN/Jarbas Rocha/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação "Apodi segura" já tem apoio do BOPE.



Apodi- Por determinação do Comandate geral da PMRN, Cel. Araújo, o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) já se encontra em nossa cidade para dar total apoio a operação que está sendo realizada pelo comandante da 2ª Companhia de Policia Militar, Capitão Brilhante, juntamente com GTO e Rádio Patrulha de Apodi e região, reforçando o policiamento ostensivo nas rodovias, áreas comerciais e bancárias da cidade, como forma de garantir mais segurança para a população apodiense. 


Essa operação foi deflagrada depois que sete assaltantes se passando por policiais realizaram uma falsa blitz na BR-405 sentido Apodi/Mossoró, onde tomaram um veículo tipo Corsa Branco, de placas AJP-0963 (Felipe Guerra - RN), e fez refém uma família do município de Felipe Guerra, que trafegava na rodovia, por volta de 1h da madrugada da quarta-feira (13) após deixarem uma pizzaria de Apodi e seguirem com destino a Felipe Guerra. 

De acordo com o Capitão Brilhante a população apodiense pode ficar tranquila. A policia esta nas ruas para garantir a paz e assim evitar a presença de criminosos na nessa região.



Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Meninas suspeitas de arrancar coração de amiga elogiam quarto de Centro de Internação Provisória


MG: menina tem coração arrancado por colegas
Adolescentes disseram que local é "ótimo" e que "chuveiro é quente".
As duas adolescentes de 13 anos suspeitas de matarem e arrancarem o coração da jovem Fabíola Santos Corrêa, de 12 anos, estão "contentes" com as instalações do Centro de Internação Provisória São Jerônimo, no bairro Horto, região Leste da capital.

A declaração foi dada durante o depoimento nesta sexta-feira (15) ao Ministério Público, que foi  acompanhada pelo delegado Enrique Solla, titular da delegacia de São Joaquim de Bicas e responsável pelo caso. Seguno ele,  elas disseram que o local é "ótimo" e ainda elogiaram o "chuveiro quente" para o banho das internas. As meninas, de acordo com Solla, demonstraram satisfação com o fato de que cada uma "fica sozinha em um quarto". As adolescentes confirmaram a autoria do assassinato ao promotor local e continuam sem demonstrar sinais de arrependimento.
O delegado disse ainda que não descartou a participação de outras pessoas no crime, apesar de não ter indicativos de que isso possa ter acontecido.

O caso
Fabíola foi levada para um matagal conhecido como mata do Japonês, e jogada no chão. Uma das adolescentes contou que encostou uma faca no pescoço da vítima, que tentou se defender. Na briga, a garota acabou sofrendo um corte no pescoço e caiu. Com a situação fora de controle, as outras jovens resolveram matá-la ali mesmo. Fabíola ainda foi agredida com golpes de barra de ferro na cabeça.
Uma das meninas confessou o crime para a polícia, e disse que a intenção delas era "dar um susto" em Fabíola para que, caso ela fosse pega por membros da gangue rival, não contasse detalhes do envolvimento das garotas com o tráfico de drogas.
Segundo o delegado Enrique Solla, a adolescente contou também que, com Fabíola já caída, as duas abriram o peito da garota e arrancaram o coração dela, que ainda batia. A intenção seria levar o órgão como uma espécie de prova para contar às mães que as meninas estavam sendo ameaçadas por traficantes.

Fonte: R7/Patrulha do RN/ Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois operários morrem após queda de torre de telefonia celular no interior do Pará


Torre caiu na quadra de uma escola, mas nenhum aluno foi atingido.
Dois operários morreram após a queda de uma torre de telefonia celular, em Tailândia, cidade que fica a 260 km de Belém. A queda foi provocada pela retirada de um cabo de sustentação dessa torre, que tinha 120 metros de altura, segundo informações da assessoria da empresa de telecomunicações.

A torre atingiu a quadra de esportes de uma escola e provocou a morte dos dois operários. Um deles morreu na hora e o outro chegou a ser internado em um hospital, mas não resistiu. Nenhum aluno foi atingido. As aulas na escola foram suspensas.


Assista ao vídeo: 







Fonte: Patrulha do RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Grave acidente deixa cinco feridos na BR 230 em Sousa


Conforme as primeiras informações, cinco jovens ficaram feridos.

Conforme as primeiras informações, cinco jovens ficaram feridos.

O acidente ocorreu por volta das 23:00h desta sexta-feira (15), na BR 230 nas imediações do Núcleo Habitacional II, em Sousa.

Conforme informações, o veículo Fiat Uno de cor prata seguia do Núcleo II com destino à São Gonçalo, quando o condutor, até o momento não identificado, perdeu o controle da direção, capotando o carro que acabou caindo dentro de um córrego.

Viaturas do Corpo de Bombeiros e SAMU estiveram no local socorrendo as vítimas para o Hospital Regional de Sousa.

O Hospital Regional informou os nome das vítimas envolvidas: João Victor, Igor Lacerda, Erasmo Carlos, Francisco de Assis e Caio Victor, ambos sofreram escoriações pelo corpo.

Apesar da gravidade do acidente, os envolvidos receberam atendimento médico e em seguida foram liberadas.

Fonte: Folha do Sertão/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério Público apura suposto crime cometido por tabeliães de Santo Antonio, Serrinha e Passagem


O promotor Vinícius Lins Leão Lima instaurou inquérito civil para investigar o suposto crime contra ordem tributária cometido pelos tabeliães do 1º Ofício de Santo Antonio, Ofício Único de Passagem e Ofício Único de Serrinha. A denúncia foi feita pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

A primeira providência do promotor foi notificar as tabeliãs para pedir a comprovação do pagamento do referido tributo alvo da denúncia de sonegação.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colisão entre veículos deixa um morto na RN 078 entre as cidades de Antônio Martins e João Dias/RN




Um acidente entre dois veículos deixou  uma vítima fatal na noite desta sexta-feira(15), por volta das 19:00 horas,  na rodovia 078 que liga as cidades de Antônio Martins a João Dias/RN, na localidade denominada “Dois Postes”  zona rural de Antônio Martins/RN, um veiculo tipo D20, cor vermelha, placa HWZ 7069/RN, dirigido pela pessoa identificada apenas como Luzivan, residente no município de João Dias/RN,  colidiu com um Chevette, cor cinza, placa MXZ 8297/RN, pilotado por Ildevan Venâncio, residente no Sítio Cachoeirinha, zona rural de Antônio Martins/RN.

O condutor da D-20 sofreu apenas escoriações pelo corpo, já o condutor do Chevette morreu no local.
A  PMs de Antônio Martins compareceram ao local e solicitaram  uma equipe do ITEP/RN para os exames de praxe e remoção do corpo para sede do órgão para necropsia.
Um Inquérito  Policial será instaurado para apurar as causas do sinistro.

Fonte: Nosso Paraná RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ultimas 24 horas marcada por acidentes de trânsito, em São Miguel/RN


Por volta das 14h20min a pessoa de Francisco Carlos Nogueira, 23 anos, sofreu lesões corporais graves após sofrer uma queda em sua motocicleta Honda, CG 150, cor preta,  placa CTR 5148, no centro da cidade, após ser socorrido para unidade de Saude local foi transferido para o HRTM em Mossoró/RN.

No Sítio Cruz, zona rural do município ocorreu um sinistro envolvendo três motocicletas, uma Honda, placa HYE 2957, conduzida por Niltomar Feliz, 20 anos, uma Honda, placa NNM 7706, conduzida por Cosme da Silva, 29 anos e uma Honda, placa MXO 7706, pilotada por Sebastião Alves, 18 anos, todas as motos são de cor vermelha, os mesmo foram socorridos para o hospital local e Sebastião Alves foi transferido para o HRTM em Mossoró/RN.

Já por volta das 02h20min horas da madrugada de hoje(16) a pessoa de José Carlos Cabloco,  21 anos, seguia pela RN 177, nas proximidades da Vila Oiteiro, pilotando uma moto Honda, cor azul, placa DBT 2839, quando colidiu com um animal(cavalo) que se encontrava no meio da pista, o mesmo ainda trazia como carona a pessoa de Maricleide Rodrigues de Lima, 22 anos e uma adolescente de 14 anos, que sofreram escoriações pelo corpo e José Carlos após os primeiros atendimentos em são Miguel foi transferido para o HRTM em Mossoró/RN.

Ainda ocorreram mais dois acidentes de transito de menor gravidade, mas os dados não foram repassados para o nosso blog.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Foragido da Justiça cearense é preso pela PM em Portalegre/RN


ilustração

O comerciante Tagynael de Moura Paiva, 24 anos, foi preso por PMs , quando se encontrava em uma residência localizada na Rua José Fonseca da Rocha, centro de Portalegre/RN, por volta das 10:20 desta quinta-feira(14). 

O sargento Herculano  foi informado através de informações anônimas que uma casa que sempre se  encontrava fechada, nos últimos dias vinham chamando a atenção de populares e da própria Policia, os Policiais Militares do destacamento local sob o comando do sargento Herculano realizaram uma abordagem na casa, levando Taginael para Delegacia e após consulta junto ao INFOSEG foi constatado a existência de um mandado de prisão  em aberto na 4º vara do Júri em Fortaleza/CE, por pratica de um homicídio no ano de 2006, na capital cearense.

 Tagynael é natural de Tabuleiro Grande/RN, mas morou maior parte de sua vida no estado do Ceará/RN tendo familiares em Portalegre/RN visitava a cidade constantemente, após receber voz de prisão  foi levado para o CDP em Pau dos Ferros/RN,  onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois motociclistas são presos por embriaguez em Tenente Ananias/RN


Dois motociclistas foram presos por uma guarnição do Destacamento Policial de Tenente Ananias/RN, sob o comando  do Sargento Franky, o fato ocorreu por volta de 01h00min, os mesmos conduziam suas motos sob efeito de álcool, na madrugada deste sábado (16).

O agricultor Agnaldo de Sousa, 21 anos, residente em Marcelino Vieira/RN conduzia uma motocicleta Honda Fan, cor preta, placa  MYW-0994/RN, apresentando sinais de embriaguez sendo constatado após o teste de bafômetro 0,47 mg/l de teor alcoólico no sangue e o também agricultor, Benedito Jair R da Silva, 23 anos, residente na Vila Mata, zona rural de Tenente Ananias/RN, conduzia uma motocicleta Yamaha YBR , cor prata,  placa DUV: 2775/SP,  apresentando sinais de embriaguez sendo constatado após o teste de bafômetro 0,60 mg/l de teor alcoólico no sangue, as prisões foram realizadas nas proximidades do Estádio de Futebol, no centro da cidade, após uma denuncia anônima informando que os mesmos praticavam manobras perigosas pelas vias publica da cidade, ambos foram conduzidos à 8ª DRPC de Alexandria/RN, para serem autuados em flagrante delito.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TRATOR CAPOTA E MATA UMA PESSOA


Um acidente com máquina agrícola nesta sexta-feira (15/06), por volta das 18h20, vitimou fatalmente um agricultor na comunidade de Linha Bellé, interior de Verê. A vítima, Laurindo Thomé, 58 anos, foi esmagada por um Trator Valmet, de sua propriedade, enquanto trabalho no preparo de silagem. O acidente aconteceu na propriedade de um vizinho, onde ele prestava serviço. O agricultor Volnei Rosin acompanhava o trabalho e presenciou o acidente e contou que a máquina empinou enquanto Laurindo tentava socar a silagem. “Ele foi subir no monte e a máquina ergueu e caiu em cima dele, eu e outro que tava junto tentamos socorrer, mas não conseguimos tirar ele debaixo do trator”, contou.  Para retirar o corpo de baixo do trator foi necessário suspendê-lo com auxilio de uma retorescavadeira. O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão.  Laurindo morava há poucos metros do local onde aconteceu o fato. Familiares acompanharam a remoção do corpo e contaram que ele tinha muita experiência no trabalho, operava o trator desde os 12 anos de idade.  





Fonte: Intervalo da Notícia/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jardim do Seridó: Pe. Jocimar não teme sofrer consequências da igreja


O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, apelou, mas nem assim conseguiu evitar que o quadro já deficitário da Igreja Católica no Rio Grande do Norte perdesse mais padres para a política. Isso, porque os padres Jocimar Dantas, filiado ao PMDB, e o padre Edilson Nascimento seguem com o objetivo de disputar as eleições municipais de outubro e, por isso, podem até perder o ministério quando quiserem voltar à condição de sacerdote.

Voltar porque assim que assume a condição de candidato ou de ocupante de cargo público, o padre tem, automaticamente, seu trabalho na Igreja Católica suspenso. E isso pede licenciamento, como fez o padre Jocimar Dantas, que é prefeito em Jardim do Seridó e, neste ano, vai ser candidato a reeleição. Apesar de não fazer parte da Arquidiocese de Natal – a região dele é da Diocese de Caicó – o religioso não teme “sofrer as consequências” de, no momento, está priorizando a vida política.

“Estou licenciado da Igreja e não sei se vou voltar ao final desse período que vou ser candidato, se não conseguir ser reeleito. Nós não prevemos o futuro, por isso, não sei como vai ser”, afirmou o padre Jocimar, que disse ainda concordar com a recomendação da Igreja: “é um posicionamento importante, até para evitar que o padre acumule cargos”.

Fonte: Portal JH/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministro Garibaldi vai à Parada Gay


O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, circulava pela rua Oscar Freire no encerramento da Parada Gay, em São Paulo.

De repente, observou que todos os comerciantes e clientes deixavam as lojas e espichavam-se para observar uma mulher que acabara de deixar o evento.

Curioso, o ministro também entrou na onda e decidiu verificar quem era responsável por tamanho burburinho.

Ao perceber que se tratava da senadora Marta Suplicy (PT), Garibaldi comentou com um assessor, baixinho:

-É, agora entendo a preocupação do PT. Ela vai fazer falta mesmo na campanha do Haddad…

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Itaú contra a poliomielite: Dia “D” acontece hoje – Vacine seu filho


Está acontecendo neste momento nos postos de vacinação localizados na Escola Municipal José Porto de Queiroz, Centro de Saúde na Rua Cleofas Nunes e Centro de Saúde do Bairro Nossa Senhora das Dores a campanha de vacinação contra a poliomielite, que teve início as 08:00h da manhã que se estendendo até às 17 horas.

Em Itaú-RN, a meta é vacinar pelo menos 452 crianças de 0 (zero) anos à 04 (quatro) anos 11 meses e 29 dias. A vacinação vai até o dia 29 deste mês. Se não for atingida a meta será prorrogada até o dia 22 deste mês, de acordo com informação do Secretário Municipal d e Saúde Nedilson Paiva, que esteve nesta sexta-feira (15) informando a importância dessa campanha no município. “Peço que as mães fiquem atentas ao esquema vacinal de seus filhos. E que procurem as unidades de saúde. A vacina previne as doenças, que se não imunizadas podem levar a morte. É importante vacinar para se ter uma maior cobertura vacinal, para que não se tenha a menor possibilidade de se desenvolver doenças” disse o secretário.

Nedilson lembra que no Nordeste o último caso de paralisia infantil registrado foi em Souza na Paraíba em 1989, mas reforça “que toda criança com até cinco anos de idade deve tomar as gotinhas, independente de já ter sido vacinada anteriormente. Isso continuará mantendo Itaú como área livre da poliomielite”.

 

O Secretário finalizou a nossa entrevista deixando uma recomendação aos pais quando diz que, “É muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar, não só em campanha, mas também com as vacinas de rotina, pois estarão resguardando elas de problemas futuros” Finalizou.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, entrou na 33ª edição na segunda-feira (11), com a expectativa de imunizar em todo o país mais de 14 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade.

O slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012, que será realizada em etapa única, é “Leve seu super-herói menor de cinco anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta”. A vacina pode ser encontrada nos postos de saúde dos municípios.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Homem é morto a pedradas em Caicó/RN, polícia age rápido e prende suspeito


Na Foto: Vitima morta no local do crime



Um crime de homicídio foi registrado na noite de hoje (sexta-feira), na Rua Professor Viana, em frente ao Supermercado São Miguel no Bairro Paraíba na zona sul da cidade de Caicó.
De acordo com informações colhidas no local do crime a vitima foi identificada por Joaci Araújo da Silva, conhecido como "Cegão" residente no Morro do Porco também no Bairro Paraiba.
A vitima foi morta com uma "pedrada" quando passava em frente ao Supermercado São Miguel no Bairro Paraíba. Segundo a Policia o acusado do crime estaria embriagado e seria conhecido como Paulinho. A Poliia Militar está realizando várias buscas a procura do assassino.
A Policia Civil foi acionada e o Instituto Técnico e Cientifico de Policia tambem foi acionado para fazer a remoção do corpo da vitima para ser necropsiado.
Um detalhe que chama atenção é que Joací perdeu seu filho, Adriano Anderson dos Santos, "Ceguinho", morto a facadas a poucos meses tambem no Bairro Paraíba.
  
Prisão do Acusado: 


Uma guarnição da PM de Caicó sob comando do SGT Garcia, Fiscal-de-dia às Subunidades do 6º BPM no Seridó, prendeu o principal suspeito de ter matado a pedradas Joaci Araújo dos Santos, hoje (15), por volta das 20:40hs. 

O Suspeito que é conhecido como "Paulinho Boneleiro", e nome Paulo Araújo, 27 anos, natural do Rio de Janeiro, hoje residente no Bairro Castelo Branco, em Caicó, estava tentando fugir pela BR.427, próximo ao Sítio Caiçara, que liga ao bairro Itans, em Caicó.

O Suspeito antes de ser ouvido formalmente, teria revelado aos Policiais que matou Joaci porque há alguns anos sofreu uma cutilada de faca Peixeira desferida pela então vítima de hoje.

O suspeito está detido em uma das celas da 3ª DRP, e a Polícia deverá acusá-lo formalmente só amanhã pela manhã.

Eduardo Dantas/Jair Sampaio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça atende pedido de MP para garantir medicamentos a pacientes com HIV/AIDS


Foto: Assessoria de Imprensa
O Juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública, Geraldo Antônio da Mota, deferiu pedido formulado pelo Ministério Público Estadual, nos autos da Ação Civil Pública n° 0804668-63.2011.8.20.0001, determinando que os fornecedores entreguem os fármacos para pacientes portadores de infecções oportunistas oriundas de HIV/AIDS, na rede hospitalar, garantindo o pagamento por meio de alvará judicial com amparo no montante já bloqueado pela Justiça no valor de mais de R$ 1,4 milhão.

O pedido do Ministério Público teve como objetivo garantir a regularização do abastecimento dos medicamentos para pacientes com HIV/AIDS, tendo em vista que procedimento licitatório para a aquisição dos medicamentos já foi concluído, restando apenas o ato final de recebimento e pagamento.

Em sua Decisão, o Magistrado reconheceu a justificativa da Promotoria de Saúde e determinou a intimação dos fornecedores licitados relacionados  nos autos cientificando-os de que, após efetiva entrega da medicação, objeto do processo licitatório concluso e formalizado perante a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), observada a juntada das notas fiscais com o visto de recebimento dos medicamentos, ocorrerá o pagamento mediante expedição de alvará judicial, com os recursos bloqueados judicialmente.


Fonte: MP-RN/Cidades News Itaú
Leia Mais ››

Irmã de Ângela Bismarchi que está em A Fazenda 5 é assassinada na madrugada deste sábado (16)


Angelina Filgueiras, irmã de Ângela Bismarchi foi assassinada na madrugada deste sábado (16 (Foto: Facebook/ Reprodução)
Angelina Filgueiras, irmã de Ângela Bismarchi, e o namorado foram assassinados na madrugada deste sábado (16), na cidade de Niterói (RJ), segundo informações de funcionários do Hospital Mário Monteiro. De acordo com os funcionários, o autor do crime teria sido o ex-marido de Angelina, que já estaria preso no 81º DP de Niterói.

No twitter oficial de Ângela Bismarchi, a assessoria da modelo se pronunciou no fim da madrugada, dizendo que já estão tomando providências. "Não deixe ainda a Angela tomar conhecimento da tragédia que se abateu sobre sua família", anunciou a assessoria no microblog.

Segundo relatos ouvidos por funcionários do hospital, os vizinhos de Angelina teriam ouvido disparos e pedidos de socorro. O ex-marido teria dito que se tratava de um assalto e chegou a levar Angelina Filgueiras para o hospital. No entanto, policiais suspeitaram do relato e o encaminharam para a delegacia. Procurada, a 81ª DP de Niterói ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Inscrições para o Enem acabam; taxa deve ser paga até dia 20



Acabou às 23h59 de sexta-feira o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os candidatos devem agora pagar a taxa de inscrição de R$ 30 para confirmar a participação no concurso.

Quatro horas antes do término do prazo, o número de inscritos passou dos 6 milhões, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa de inscrição. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

No primeiro dia de provas (3 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Fonte: Terra/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TJ manda prender o prefeito de Ipu (CE)


Acusados do desvio de R$ 3,1 milhões, o gestor e mais sete pessoas tiveram a preventiva decretada pela Justiça (Foto: Reprodução)


O Tribunal de Justiça do Estado decretou, ontem, a prisão do ex-deputado estadual e atual prefeito do Município de Ipu (294Km de Fortaleza), Henrique Sávio Pontes. Até a noite passada ele permanecia foragido. Também foi determinado o afastamento de Pontes da chefia do Executivo, além de terem sido quebrados os sigilos bancário e fiscal do político. A Polícia Civil faz buscas na Região de Tianguá em busca de localizar o gestor.

Além de Sávio Pontes, também tiveram a prisão preventiva decretada as seguintes pessoas, Sérgio Barbosa de Souza (coordenador de Habitação da Secretaria das Cidades do Estado), Roberto Eufrásio de Alencar (servidor da Prefeitura de Ipu), Tácito Guimarães de Carvalho (engenheiro), Francisco Eduardo Farias de Sousa (servidor), Fábio Castelo Branco Pontes de Araújo (coordenador administrativo financeiro da Prefeitura e integrante do Núcleo da Secretaria de Cidades), Marcelino Cordeiro Maia (empresário), e Eucélio Guimarães Fernandes Mesquita (presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura do Ipu).

Até o começo da noite de ontem, das oito pessoas que tiveram a prisão decretada, apenas três já estavam recolhidas na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap). São elas, Sérgio Barbosa de Sousa, Tácito Guimarães de Carvalho e Fábio Castelo Branco Pontes de Araújo. As demais continuavam sendo procuradas na Capital e no Interior.

Rombo

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado, as prisões foram decretadas pelo desembargador Francisco Darival Beserra Primo. O prefeito, agora afastado, e os demais implicados, seriam responsáveis pelo desvio de aproximadamente R$ 3 milhões de verbas públicas, através de um esquema de corrupção, que inclui crimes de formação de quadrilha, peculato, fraude em licitações, ´lavagem´ de dinheiro, desvio ou aplicação indevida de recursos públicos, fraude documental, estelionato e outros delitos contra a administração pública. O caso vem sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE), através da sua procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com o apoio da Polícia Civil do Ceará.

O prefeito do Ipu foi denunciado pelo MPE após uma investigação que teria comprovado o desvio do dinheiro público a partir de 2009, quando Sávio Pontes teria assinado dois convênios com o então secretário adjunto da Secretaria de Cidades do Governo do Estado, Jurandir Vieira Santiago, atual presidente do Banco do Nordeste (BNB), para a construção de 2.108 ´módulos sanitários´ (banheiros), ao custo exato de R$ 3.159.976,32.

Ainda conforme a denúncia do MP, entre Prefeitura e a Secretaria de Cidades ficou acertado que a liberação do dinheiro público seria feita paulatinamente, à medida que os banheiros fossem sendo construídos. Foi, então, elaborado, na época, um cronograma de obras. Contudo, o prefeito obteve o dinheiro sem ter construído um só banheiro.

Sofrimento

Nos autos do processo, consta que, "as obras pretendidas não foram realizadas nos termos pactuados, de forma que os cidadãos locais (de Ipu) continuam a padecer das mesmas severas e sofridas contingências que o Município e seus contratados particulares prometeram em expiação a um dos mais elementares direitos do ser humano, qual sejam, de possuir meras unidades sanitárias em seus lares", diz o desembargador em sua decisão ao julgar o caso na última terça-feira (12)

Afastamento

O desembargador também determinou que os servidores Roberto Eufrásio de Alencar, Eucélio Fernandes Mesquita, Francisco Eduardo Farias de Sousa e Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo fossem, além de presos, afastados das funções públicas.

Processar

No mesmo despacho, Darival Beserra Primo intimou o procurador geral de Justiça, Alfredo Ricardo de Holanda Machado, que se pronuncie acerca da possibilidade de inclusão no processo do ex-secretário adjunto de Cidades do Estado, e atual presidente do BNB, Jurandir Vieira Santiago. A reportagem tentou , durante todo o dia, contato com as pessoas citadas nas investigações e que tiveram prisão decretada, mas não houve retorno.

Fonte: Diário do Nordeste/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Nave espacial chinesa decola com primeira mulher astronauta do país


Nave espacial chinesa com primeira mulher astronauta do país decola neste sábado (16) (Foto: Xinhua, Li Gang/AP)
A China enviou às 7h37 (horário de Brasília) deste sábado (16) sua primeira mulher e outros dois astronautas para o espaço. O foguete saiu do Centro de Lançamento de Satélites Jiugquan, no Deserto de Gobi, no norte do país.

Essa é a primeira tentativa de acoplagem tripulada realizada por chineses, a bordo da nave Shenzhou 9, que vai se juntar ao módulo espacial Tiangong 1, a 343 quilômetros da Terra.

Os astronautas devem trabalhar em uma estação espacial provisória por sete a dez dias. A missão pode ser fundamental para a China se tornar o terceiro país a estabelecer uma base permanente em órbita, depois dos EUA e da Rússia.

Liu Yang, de 34 anos, é piloto da Força Aérea chinesa e, segundo o porta-voz do programa espacial chinês, Wu Ping, a presença de uma mulher no espaço é consequência do desenvolvimento dos voos tripulados e também efeito da expectativa do público.

A mídia estatal do país tem aproveitado o fato ao máximo, relatando inclusive que a astronauta já aterrissou um avião após uma ave desativar um dos motores.

Liu Yang estará acompanhada de Liu Wang e Jing Haipeng. Dois deles vão viver e trabalhar no interior do módulo, para testar os sistemas de suporte vital. Enquanto isso, o terceiro ficará na cápsula para lidar com emergências inesperadas. Eles também vão avaliar os efeitos da gravidade sobre o corpo humano e desempenhar tarefas científicas e de engenharia.

A designação de Liu foi anunciada nesta semana após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos (embora esse não seja o caso da escolhida), devido ao fato de o voo espacial e a possível exposição à radiação poderem causar infertilidade.

Os critérios da escolha são rigorosos. A escolhida tinha, entre outros, de ter dentes perfeitos, pele sem calos ou problemas, bom hálito e odor corporal agradável -o contrário pode ser um problema durante a permanência no espaço.

Liu Yang, Liu Wang e Jing Haipeng acenam momentos antes do lançamento da nave chinesa Shenzhou 9, que levou a primeira mulher astronauta do país ao espaço (Foto: Ng Han Guan/AP)


Na volta à Terra, a nave deve pousar em campos chineses com a ajuda de paraquedas.
O módulo Tiangong 1 é apenas um protótipo, e a meta é substituí-lo por uma estação espacial maior e permanente, com conclusão prevista para 2020.
A estação permanente deve pesar cerca de 60 toneladas, ligeiramente menor que a Skylab da Nasa, construída nos anos 1970, e cerca de um sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), da qual fazem parte 16 países atualmente.
A China lançou um homem ao espaço pela primeira vez em 2003. A missão foi seguida por outra com dois astronautas em 2005 e por uma viagem com três em 2008, que em que foi executada a primeira caminhada espacial do país.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é preso no momento em que vendia droga


Foto: Daniel Morais / Portal BO
Um flagrante de comércio de drogas foi feito por policiais militares da Ronda Cidadã, durante um patrulhamento de rotina da viatura 412 do 4º Batalhão. Eles conseguiram visualizar um homem em atitude suspeita e, ao fazerem a abordagem, descobriram que o acusado estava comercializando droga.

Francisco Levi de Medeiros, de 48 anos, foi flagrado entregando uma trouxinha de maconha e duas pedras de crack para uma mulher, que, inclusive, estava com o filho de apenas um ano no colo. Após a abordagem, a mulher confirmou aos policiais que estava comprando droga, o que caracterizou o tráfico.

Com isso, Francisco Levi foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foi autuado por esse crime. Esse flagrante foi feito no loteamento Nova Aliança, mais precisamente na avenida Cidade Praia.

O soldado Thales informou que os policiais já vinham monitorando o local como um possível ponto de venda de drogas. "A prisão do traficante daquela região era questão de tempo, mas o que mais nos chamou atenção foi o fato que a usuária estava com sua filha, uma criança de apenas um ano, não levando em consideração o risco de morte e a saúde das duas", destaca.

Fonte: Portal BO/Ciddad News Itaú
Leia Mais ››

Comando da PM garante subsídio para julho


Foto: Divulgação / ACS
Na tarde desta sexta-feira (15), representantes de associações militares foram até o Comando Geral da Polícia Militar para saber do coronel Francisco Canindé de Araújo Silva como anda o processo de implantação do subsídio da categoria, previsto para ser implantado a partir do próximo mês de julho.

Os integrantes da Associação dos Cabos e Soldados, bem como da Associação dos Subtenentes e Sargentos, ouviram do comandante que, conforme prometido pela governadora Rosalba Ciarlini, após negociações no final do ano passado, a implantação do subsídio está mesmo garantida.

“Sem dúvida está garantido. Inclusive, na próxima segunda-feira (18) vamos enviar um ofício às Secretarias de Fianças e da Administração, para deixarmos tudo acertado com o Governo do Estado. Além disso, vamos disponibilizar policiais militares para auxiliarem nesse processo de implantação do subsídio”, informou o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

A notícia deixou mais tranquilos os representantes das associações, principalmente porque eles vinham recebendo bastantes questionamentos dos demais miliares sobre esse processo. O coordenador de Direitos Humanos da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, cabo Jeoás Nascimento, participou da reunião e comentou o resultado.

“Ficamos satisfeitos com a garantia do comandante em fazer valer o subsídio para o mês de julho. Apesar de a reunião ter sido muito rápida, tendo em vista que ainda teríamos outras pautas a serem colocadas na mesa, consideramos que o encontro foi proveitoso, pois era justamente essa confirmação que queríamos anunciar para a categoria”.

Cabo Jeoás Nascimento lamentou somente o coronel Araújo Silva ter informado que a proposta de implantação do Plano de Carreira dos Militares, que foi enviada em novembro do ano passado, ainda não ter sido finalizada. “Vamos continuar cobrando para que essa proposta seja logo concluída”, completou.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››