segunda-feira, outubro 23, 2023

74º Homicídio em Mossoró 2023: Adolescente baleado em setembro no Bairro Boa Vista, morre no Hospital Tarísio Maia


A 10ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), instaurou nesta segunda feira 23 de outubro de 2023, o 74º inquérito policial de  homicídio em Mossoró. Um adolescente de 17 anos, identificado como Carlos Wesley Soares da Silva, morreu vítima de disparos de arma de fogo.


A vítima sofreu um atentado a tiros, no dia 04 de setembro passado, no Bairro Boa Vista em Mossoró. Socorrido para o Hospital Tarcísio Maia ele permaneceu internado até as 22h30min deste domingo (22), quando teve um agravamento no seu estado de saúde, evoluindo para óbito.


O corpo do adolescente será removido no necrotério do hospital e encaminhado para o Instituto Médico Legal do Itep onde passará por exames de necrópsia e em seguida liberado para seus familiares.


Este é 74º homicidio em Mossoró no ano de 2023. Ainda sem informação sobre motivação do ataque criminoso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem em situação de rua é encontrado morto em prédio onde funcionou o restaurante Flávio’s no Alto São Manoel


Um homem em situação de rua, foi encontrado morto, neste domingo 22 de outubro, no interior de um prédio onde funcionou o antigo Restaurante Flavio’s, na Avenida Presidente Dutra no Alto São Manoel em Mossoró no Oeste Potiguar.


Isaac Cunha de Brito, 56 anos, foi encontrado deitado e sem vida, em uma rede, por populares que passavam no local  e que acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição foi ao local e isolou o local até a chegada das equipes do Itep e da Polícia Civil. Após os procedimentos de perícia, o corpo de Isacc Cunha foi removido para exames de necropsia no IML.


O delegado de plantão Luiz Antônio, acompnhou o trabalho do ITEP no local e disse que a perícia não identificou sinais de violência no corpo. “É possivel que a vítima tenha morrido de causas naturais, provavelmente infarto.


A Polícia Civil vai aguardar sair o resultado do laudo de exame cadavérico, para decidir se instaura inquérito policial para investigação do caso. Caso seja constatada morte natural não será necessário a instauração do inquérito.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Paraibanos são encontrados mortos com marcas de violência após sairem de Uiraúna para trabalhar no RN


Dois homens que residiam na cidade paraibana de Uiraúna foram encontrados mortos com os corpos crivados de balas, na manhã deste domingo 22 de outubro de 2023 no sítio baixa Verde, zona rural de Cajazeiras no sertão da Paraíba.


De acordo com a Polícia Militar, as duas vítimas saíram de Uiraúna, para trabalhar na cidade de Luis Gomes, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, na manhã deste sábado (21), e não retornaram para casa.  Após buscas os dois foram achados mortos e segundo a Polícia Militar, ambos estavam amarradas e com disparos de arma de fogo na cabeça.


As vítimas foram identificados como José Josué de Sousa Tavares, de 27 anos, e Gabriel Pacheco, de 21. A prefeita do município de Uiráuna, Leninha Romão, chegou a postar em suas redes sociais na manhã de domingo sobre o desaparecimentos dos trabalhadores.


Ainda não há informações sobre a motivação do duplo homicídio. O carro em que as vítimas viajavam foi encontrado próximo aos corpos. A Polícia Civil da Paraíba terá apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte na investigação do caso. 


Fonte: Diário do Sertão

Leia Mais ››

Acidente entre micro-ônibus e carro deixa um morto na BR-226 no interior do RN

Micro-ônibus saiu da pista e capotou na BR-226 — Foto: Redes sociais

Uma pessoa morreu em um acidente na tarde desta segunda-feira (23) entre um micro-ônibus e um carro na BR-226 na cidade de Currais Novos, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.


A identidade da vítima fatal não foi confirmada pelas autoridades até a atualização mais recente desta matéria. Pelo menos outras seis pessoas foram levadas para o hospital, mas o estado de saúde delas não é conhecido.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 14h30. O carro, do tipo Punto, e o micro-ônibus bateram de frente na altura do km 149 da rodovia.



De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros em Currais Novos, a vítima fatal era uma mulher e estava no carro, junto com outras quatro pessoas, que foram levadas para um hospital da região.


A equipe do Corpo de Bombeiros precisou fazer uma ação de desencarceramento do carro para retirar as vítimas, já que ele tombou após a colisão.


O micro-ônibus saiu da pista e capotou após a batida. Quando as autoridades chegaram ao local, os 10 passageiros do micro-ônibus já haviam saído, permanecendo o motorista e o cobrador, que foram levados para atendimento médico em um hospital da região.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Hóspede é condenado a pagar R$ 20 mil de indenização por agredir segurança de hotel em Natal

Segurança foi agredido com socos e xingamentos em empreendimento na Via Costeira, Zona Sul de Natal. — Foto: Canindé Soares

A 16ª Vara Cível de Natal condenou um hóspede de um hotel a pagar em R$ 20 mil por danos morais estipulados a um segurança do local, que foi agredido com socos e xingamentos. O caso aconteceu em maio de 2022, em um empreendimento na Via Costeira, Zona Sul de Natal.


Na ação, o segurança alega ter sofrido agressões do cliente em seu local de trabalho. Ele contou que estava em serviço quando, após impedir que o hóspede utilizasse a tirolesa presente no local sem os equipamentos de segurança necessários, foi agredido com socos e xingamentos. As informações constam no boletim de ocorrência.


Ainda em seu relato, o segurança afirma que o hóspede estava sob efeito de álcool e insistiu em descumprir a regra para uso da tirolesa. Neste momento, ao tentar impedir o acesso do réu ao equipamento, a vítima sofreu agressões no rosto e por meio de xingamentos até que outros funcionários do hotel interferiram.


Diante do caso, além dos danos físicos, o segurança pontou que o caso gerou humilhação e vergonha em relação aos demais hóspedes e colegas que também trabalham no hotel. A ocorrência configura a alegação por dano moral e indenização.


O processo

Além de tomar base nos depoimentos da vítima e do réu, e nas provas documentais apresentas no processo, a Justiça do Estado também constatou que houve procura imediata de providências policiais após o caso.


No processo também ficou constatada a conduta por parte do hóspede, sem que exista qualquer prova contrária capaz de ser anexada ao caso, além da comprovação das agressões físicas e verbais.


“O dano moral é induvidoso. A agressão gera dor física e moral, pois representa humilhação, desrespeito e descaso com uma pessoa que não empreendeu nenhum ato que justificasse tal reação”, assinalou o juiz responsável pela decisão.


Ainda no documento, ao estabelecer a indenização, o juiz aponta que a decisão possui função reparatória e também atende aos objetivos punitivo e pedagógico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai, mãe e filho são mortos a tiros dentro de carro em São José de Mipibu

Edilson Ricardo dos Santos, de 45 anos, Geane de Oliveira, de 32, e Gerson de Oliveira, de 14 anos, foram mortos a tiros em São José de Mipibu. — Foto: Foto: Cedida

Pai, mãe e filho foram mortos a tiros, na tarde deste domingo (22), dentro do carro da família no Centro de São José de Mipibu, em frente à estação de trem. Edilson Ricardo dos Santos, de 45 anos, Geane de Oliveira, de 32, e Gerson de Oliveira, de 14 anos, morreram na hora. Um segundo filho do casal também estava no veículo, mas sobreviveu.


O caso aconteceu por volta das 17h. Relatos apontam que a família tinha acabado de sair da casa da mãe de Geane e estava a caminho de casa. Segundo testemunhas, o carro dos quatro foi trancado por um outro veículo e os ocupantes dispararam diversos tiros de pistola, escopeta e espingarda calibre 12 contra as vítimas.


Criminosos dispararam diversos tiros de pistola, escopeta e espingarda calibre 12 contra o carro da família. — Foto: Foto: Cedida


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e conseguiu socorrer apenas um dos filhos, que foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil estiveram no local para os procedimentos cabíveis. O caso deve ser investigado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Piloto de parapente cai durante voo em Sítio Novo; vídeo mostra resgate

Piloto de parapente cai durante voo em Sítio Novo — Foto: Reprodução

Um piloto de parapente caiu de uma altura de cerca de 20 metros enquanto fazia um voo próximo à Serra da Tapuia, no município de Sítio Novo, a 108 quilômetros de Natal. O acidente aconteceu por volta das 10 horas deste domingo (22). A identidade do piloto não foi divulgada.


Segundo a equipe de saúde do Hospital de Sítio Novo, o piloto sofreu um corte na altura do punho direito, mas estava consciente e orientado quando foi resgatado. O resgate aconteceu no fim da manhã em uma área de mata, nas imediações da ladeira da Inês, na zona rural do município.



Policiais militares do 15º Batalhão ajudaram os socorristas a chegar ao local do acidente, considerado de difícil acesso por ser em uma encosta íngreme e com arbustos, vegetação típica da caatinga.


De acordo com o técnico em enfermagem Fernando Antônio, que socorreu a vítima, o piloto é um homem que aparenta ter por volta dos 40 anos. "Ele estava bem, na medida do possível. Conversou com a equipe e reclamava de dores no quadril e nas costas. Por isso, tivemos que imobilizá-lo", relatou por telefone.


A vítima foi estabilizada, colocada em uma maca e transportada em meio à mata e ao terreno irregular com a ajuda de moradores da região até a Estrada Turística, que dá acesso à Serra da Tapuia. De lá, o piloto foi levado para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o conduziu para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde passaria por exames para identificar possível fraturas ou lesões. Não havia nenhuma fratura externa aparente, segundo a equipe de saúde do Hospital de Sítio Novo.


Pelo menos outros dois pilotos de parapente acompanhavam o piloto que se acidentou. A Serra da Tapuia, em Sítio Novo, é usada comumente para a prática de voos livres.


O piloto de parapente caiu de cerca de 20 metros nas proximidades da Serra da Tapuia, em Sítio Novo — Foto: Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Geólogo Werner Farkatt é confirmado como novo diretor-geral do Idema

Governadora do RN anuncia Werner Farkatt como novo diretor-geral do Idema — Foto: Sandro Menezes

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), nomeou o novo diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (23).


Werner Farkatt Tabosa assume a autarquia no lugar de Leon Aguiar, que perdeu exoneração da função de diretor-geral na última quinta-feira (19) por motivos pessoais. O novo diretor-geral é geólogo e ocupa atualmente o cargo de diretor técnico do Instituto desde 2019.


O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra com uma foto em suas redes sociais.


Perfil

Werner Farkatt Tabosa é geólogo de formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Inserido há mais de 20 anos na área de meio ambiente, possui experiência na coordenação, gestão e execução de projetos de pesquisa.



Ocupava a função de diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) até o anúncio como novo diretor-geral do instituto. Além disso, atuou professor e pesquisador em cursos de graduação e pós-graduação de universidades no Rio Grande do Norte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN é o estado com maior percentual de receita comprometida com folha pessoal no Brasil, aponta Tesouro Nacional

Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte é o estado com o maior percentual de gastos com pessoal - em relação à receita líquida - de todo o Brasil. Os dados estão no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) relativo ao 2º quadrimestre de 2023, que foi divulgado nesta segunda-feira (23) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).


O levantamento apontou que nos últimos 12 meses - até agosto deste ano - o RN teve 57,76% da Receita Corrente Líquida (RCL) destinada ao pagamento da folha de pessoal.


Esse percentual ultrapassa o limite para despesa com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o Poder Executivo, que é 49%. O limite prudencial é de 46,55% e o limite de alerta é 44,1%.


Segundo o secretário da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Pedro Lopes, o indicador não é supresa, pois o problema ocorre desde 2013, mas cresceu, segundo ele, devido à perda de receita em relação ao ICMS do combustível, gás e energia após uma lei federal sancionada em 2022 que estabeleceu o teto de 18% em todo o país.


No RN, por exemplo, alíquota do ICMS praticada sobre gasolina e diesel era de 29% até aquele momento.


Segundo Pedro Lopes, essa redução culminou com uma perda de cerca de R$ 1 bilhão de arrecadação.


"Esse indicador acabou ficando muito pior em virtude dessa perda de arrecadação. E isso não aconteceu somente com o RN, mas com todos os estados da federação e também com municípios brasileiros", disse o secretário.


Além do RN, Roraima (51,61%), Acre (49,92%) e Minas Gerais (49,62%) também tiveram percentuais superiores ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.


O gasto com pessoal inclui salários de servidores e seus encargos, incluídos os pagamentos a inativos.

Nos relatórios anteriores, o RN também estava acima do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas os valores eram menores. Nos 12 meses até agosto de 2022, o percentual foi de 50,71% e até abril de 2023 foi de 56,68%.


Percentual cairá, mas ainda acima do limite

O secretário estadual de administração, Pedro Lopes, projeta que esse percentual atual será temporário e irá cair nos próximos relatórios para a casa dos 53% aproximadamente.


Isso porque, segundo ele, o relatório atingiu uma janela com alguns meses nos quais havia a retirada do valor ICMS para combustíveis e energia no estado, sancionada pelo governo federal, mas não havia ocorrido ainda o reajuste na alíquota do ICMS implantada pelo governo do estado, que subiu para 20% neste ano.


"Desses 12 meses, temos 8 meses de receita baixa com perda de ICMS. A partir de maio, nós tivemos a recuperação, quando a alíquota passou de 18% pra 20%. A partir dos próximos dois relatórios, as receitas [anteriores] vão ser expurgadas e vão entrar receitas mais 'normais'. Então, a gente deve voltar naturalmente para um indicador na casa dos 53%", disse.


O valor, no entanto, seguirá acima do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo projeta baixar esse percentual para a linha do limite de 49% em cerca de 10 anos - até 2032.


"De todo modo, nós temos cerca de 5% pra poder reduzir até 2032 e, para isso, é preciso que a gente controle o tamanho do crescimento de perda com pessoal. A nossa estratégia é que qualquer negociação não possa exceder a 80% do crescimento da Receita Corrente Líquida", explicou Pedro Lopes.



O principal gasto de folha atualmente, segundo a Sead, é com os aposentados. "Esse é o principal entrave na gestão de finanças. Nosso teto previdenciário é muito elevado, mas que somente com o tempo ou até com décadas que ele acaba sendo recomposto", explicou Pedro Lopes.


O titular da pasta acredita também é "absolutamente necessário" manter a alíquota de ICMS em 20% para os próximos anos, como foi apresentado em proposta recente do governo do RN. "Não se trata de aumentar receita de estado, carga tributária, mas tão somente de manter a carga e o tamanho da arrecadação tributária que nós já tínhamos em 2022", garante.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso de 83 anos é localizado via Whatsapp para receber indenização de processo trabalhista de 1989: 'Achei que era trote'

Idoso de 83 anos é localizado via Whatsapp para receber indenização de processo trabalhista de 1989 — Foto: Divulgação/TRT

Um idoso de 83 anos foi localizado via Whatsapp para receber a indenização de um processo trabalhista que tramitava há 34 anos. O difícil foi fazer com que ele acreditasse na mensagem. “Eu pensei que não era verdade, que era trote”, contou Raimundo Barbosa.


Para provar que a mensagem era verdadeira, servidores do Tribunal Regional do Trabalho fizeram uma ligação de vídeo e mostraram as dependências do TRT.


“Eu nem me lembrava desse processo e foi uma surpresa receber a mensagem do tribunal”, revelou o idoso.


O processo

Ainda na década de 1980, Raimundo Barbosa trabalhou durante dois anos como auxiliar de serviços gerais em uma fábrica de confecções, que funcionou em São Gonçalo do Amarante. Ele pediu demissão da empresa em 1989.



“Esse processo já tinha dinheiro bloqueado para pagamento, mas nós não conseguíamos notificá-lo porque as cartas voltaram por inconsistência de endereço”, explica o juiz Inácio André de Oliveira.


Para encontrar o novo endereço do operário aposentado, as equipes da vara realizaram uma pesquisa em vários bancos de dados públicos e localizaram o novo endereço do trabalhador, que atualmente mora com a filha em São Gonçalo do Amarante.


“O importante na Justiça do Trabalho é fazer com que o trabalhador receba o direito dele. Não existe justiça se o dinheiro não chegar na mão de quem é devido”, conclui o juiz.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quatro estados extrapolam gastos com pessoal além do limite previsto por lei, diz Tesouro Nacional

Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, divulgou os dados. — Foto: Adriano Machado/Reuters

Quatro estados brasileiros extrapolaram o valor máximo previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal no 2º quadrimestre de 2023: Minas Gerais, Acre, Roraima e Rio Grande do Norte. Os dados são do Relatório de Gestao Fiscal (RGF) do Tesouro Nacional.


Pela lei, o máximo previsto para despesa com pessoal é de 49% do total da receita.


Rio Grande do Norte: 57,76%.

Roraima: 51,61%

Acre: 49,92%,

Minas Gerais: 49,62%,

O estado de Roraima também ultrapassou o limite máximo previsto para gastos com pessoal no Legislativo, que é de 3%, registrando 3,41%, assim como Alagoas (3,71%).


Os dados foram publicados nesta segunda-feira (23) pelo Tesouro Nacional. O RGF é uma publicação quadrimestral que destrincha dados fiscais dos estados, como dívida consolidada líquida, concessão de garantias e contragarantias, operações de crédito e os valores da disponibilidade de caixa e dos restos a pagar.


Vale ressaltar que a Lei de Responsabilidade Fiscal não prevê punição criminal para os estados que ultrapassam o gasto previsto com pessoal, exceto quando há aumento nessa despesa nos últimos 180 dias de mandato.


Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais. — Foto: Danilo Girundi / TV Globo


O que dizem os estados?

Em nota, o governo de Minas Gerais informou que "atua em acordo" com a lei, "ainda que a situação financeira do estado seja delicada". Atribuiu a alta nos gastos com pessoal à alteração na cobrança do ICMS, imposta pelo governo federal em 2022.


Ainda segundo o governo, a despesa caiu cerca de 17% entre 2018 e 2023.


Procurados pelo g1, os estados de AC, RR, RN e AL não se manifestaram até a última atualização desta reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

ONG reforma e transforma casa de menino com autismo na Grande Natal; veja antes e depois

A casa de Miguel Neves, um menino de 11 anos com autismo, TDAH e esquizofrenia, foi reformada pela ONG ReforAMAR — Foto: Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

A casa de Miguel Neves, um menino de 11 anos com autismo, TDAH e esquizofrenia, foi reformada e entregue, neste domingo (22), pela ONG ReforAMAR. Esse foi o primeiro lar do projeto São Gonçalo Acessível concluído. Veja fotos do antes e depois abaixo.


A casa onde Miguel mora com a mãe e dois irmãos fica localizada no bairro Novo Amarante, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A residência possui quase 50 anos e nunca havia recebido uma reforma.


Miguel consegue se comunicar e faz tratamento regular, mas as condições da casa prejudicavam o desenvolvimento cognitivo do garoto, que tem crises severas principalmente quando chove.


A família chegou a perder geladeira, televisão e estantes por causa da água das chuvas que entrava na residência, tanto pela entrada principal como pelo telhado. O telhado tinha cupim e, por ser muito antigo, possuía risco de desabamento. A casa não tinha sequer piso, o que fazia Miguel se machucar muitas vezes.


Um dos objetivos da obra feita pela ReforAMAR foi colocar um jardim sensorial para que o menino faça atividades consideradas importantes em seu tratamento.


Veja o antes e o depois da casa de Miguel


Antes da fachada da casa de Miguel Neves, reformada pela ONG ReforAmar. — Foto: Foto: ONG ReforAMAR

Depois da fachada da casa de Miguel Neves, reformada pela ONG ReforAmar. — Foto: Foto: ONG ReforAMAR

Antes do jardim da casa de Miguel Neves, reformada pela ONG ReforAmar. — Foto: Foto: ONG ReforAMAR

Depois do jardim da casa de Miguel Neves, reformada pela ONG ReforAmar. — Foto: Foto: ONG ReforAMAR

Antes da sala da casa de Miguel Neves, reformada pela ONG ReforAmar. — Foto: Foto: ONG ReforAMAR

Depois da sala da casa de Miguel Neves, reformada pela ONG ReforAmar. — Foto: Foto: ONG ReforAmar

Antes e depois do banheiro da casa de Miguel Neves, reformada pela ONG ReforAmar. — Foto: Foto: ONG ReforAMAR


Fiação furtada

No final de setembro a casa de Miguel foi alvo de bandidos, que furtaram toda a fiação elétrica já instalada pela ReforAMAR na residência. A ONG teve que arrecadar mais dinheiro para refazer a instalação de novas fiações no local.


ReforAMAR

A ONG ReforAMAR reforma lares considerados "insalubres" para dar mais dignidade para as famílias que moram no local. Tudo é feito com doações e trabalho voluntário.


Este ano a ReforAMAR venceu o Edital ATHIS 2023, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte. Por isso, a ONG está realizando 10 ações na cidade de São Gonçalo do Amarante: serão realizadas melhorias em 9 casas e uma praça será construída na cidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Zona Oeste tem 35 ônibus e 1 trem incendiados após sobrinho do miliciano Zinho ser morto pela polícia; BRT é interrompido

A morte de um miliciano provocou um caos na Zona Oeste do Rio na tarde desta segunda-feira (23). Ao menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados a mando de criminosos na região, no que já é o dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus.


Entre os ônibus queimados, 20 são da operação municipal, 5 do BRT e outros de turismo/fretamento.


Outros veículos e pneus também foram incendiados, fechando diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho (veja o mapa mais abaixo).



Pelo menos 12 suspeitos de ataques a ônibus foram levados para a 35ª DP (Campo Grande).


Passageiros tiveram que deixar alguns dos coletivos às pressas momentos antes dos criminosos atearem fogo aos ônibus. No Recreio, uma usuária do BRT chega a cair de cara ao deixar o ônibus (vídeo abaixo). Outra mulher gritava para que passageiros saíssem a tempo:


“Tem gente no ônibus, gente do céu. Desce do ônibus. Cadê o motorista?”


O governado Cláudio Castro classificou os ataques a transportes como "terroristas" e disse que fará caça a 3 chefões do crime.


“Esses três criminosos; Zinho, Tandera e Abelha: não descansaremos enquanto não prendermos eles”, disse.


Em nota a Supervia informou que um trem que saía de Santa Cruz sentido Central às 18h04, foi abordado por bandidos nas proximidades da estação de Tancredo Neves. O maquinista foi obrigado pelos bandidos a abrir a porta, a descer da composição e teve que retornar à estação.


O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado para 36 incêndios em veículos. Seis ocorrências seguiam em aberto até a última atualização desta reportagem. Cerca de 200 militares de 15 quartéis foram acionados para o trabalho de combate às chamas.


Avenida Brasil fechada

Até a Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio, chegou a ser fechada, com um ônibus atravessado na pista (veja abaixo), sentido Santa Cruz.


Avenida Brasil fechada — Foto: Reprodução/TV Globo


Às 18h40, o município entrou em estágio de atenção, o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. Por volta do horário, havia 58 km de congestionamentos na cidade, o dobro da média (29 km) das últimas três segundas-feiras.


Ao menos 45 escolas municipais foram afetadas, prejudicando 17.251 alunos. Em algumas, alunos e professores que estavam nos colégios permaneceram para se manterem em segurança.


Represália à morte de Faustão


Ônibus são incendiados após morte de miliciano no Rio de Janeiro. — Foto: GloboNews/Reprodução


Os ataques são em represália à morte do sobrinho do chefe da milícia Zinho, na comunidade Três Pontes. Matheus da Silva Rezende, conhecido como Teteu e Faustão, era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil.


No mesmo tiroteio, um menino de 10 anos foi atingido de raspão, segundo familiares. Ele foi levado para a UPA de Paciência, e liberado após atendimento.


Projétil que atingiu criança de raspão — Foto: Reprodução


Castro parabeniza a polícia

O governador Cláudio Castro parabenizou a Polícia Civil pela operação contra o crime organizado.


"Não vamos parar. Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários", afirmou Castro. "Além do parentesco com o criminoso, ele atuava como 'homem de guerra' do grupo paramilitar, sendo o principal responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio. O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!"


BRT Transoeste parado


Ônibus são incendiados após sobrinho do miliciano Zinho ser morto — Foto: TV Globo

Segundo a MobiRio, empresa pública que opera o sistema BRT, no corredor Transoeste estavam circulando, por volta das 16h, apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto - Expressso), 25 (Alvorada x Mato Alto - Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada - Parador).



O Centro de Operações Rio (COR-Rio) informou que o primeiro ônibus que pegou fogo estava na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz.


Vídeo mostra ação de bandido



Um criminoso foi flagrado ateando fogo a um ônibus BRT na Magarça, em Guaratiba.


Pelas imagens é possível ver o momento em que o homem dá início ao incêndio pela porta da frente do veículo.


BRT é incendiado após sobrinho de Zinho ser morto — Foto: Reprodução

Ônibus queimado por criminosos na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo



Terceiro da família morto pela Polícia Civil


Matheus Rezende, sobrinho de Zinho — Foto: Divulgação


Faustão morreu após ser baleado em uma troca de tiros com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Polinter.


O miliciano é o terceiro da família a morrer em confrontos com a Polícia Civil do Rio.


Em 2017, outro tio dele, Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes, morreu em operação da Delegacia de Homicídios da Capital.


Em 2021, mais um tio, Wellington da Silva Braga, o Ecko, morreu depois de reagir à prisão em uma casa em Paciência, na Zona Oeste do Rio.



Depois disso, seu irmão, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, assumiu a maior milícia do Rio.


BRT é incendiado após sobrinho de Zinho ser morto em troca de tiros com a polícia — Foto: Reprodução redes sociais

BRT é incendiado após sobrinho de Zinho ser morto em troca de tiros com a polícia — Foto: Reprodução redes sociais

Veículo da Viação Palmares, embaixo do Viaduto de Paciência — Foto: Reprodução

Ônibus são incendiados após morte de miliciano no Rio de Janeiro. — Foto: GloboNews/Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça Militar decreta quebra dos sigilos bancário e telefônico de sete militares suspeitos de furtar 21 armas de quartel do Exército

Cerca de 480 militares foram 'aquartelados' depois que 21 metralhadoras foram furtadas do Exército em Barueri, Grande São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo e Exército brasileiro

A Justiça Militar quebrou os sigilos telefônicos, telemáticos e bancários de sete militares que são investigados pelo Exército por suspeita de furtar 21 metralhadoras no quartel de Barueri, na Grande São Paulo.


A medida foi decretada a pedido do encarregado do inquérito que corre pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE).


O jornal "O Estado de S.Paulo" publicou a informação nesta segunda (23) e o g1 confirmou. O Ministério Público Militar (MPM) continua acompanhando as investigações.


Os sete militares estão impedidos de deixar o Arsenal de Guerra de Barueri porque são suspeitos de participarem diretamente do furto em setembro. Outros 13 militares são investigados pela instituição de por participação indireta no crime, mas podem deixar o local após o trabalho (leia mais abaixo).



O Exército investiga no total 20 militares por suspeita de envolvimento com o maior desvio de armas da sua história. Nesse grupo tem soldados a oficiais.


Neste domingo (22), o Comando Militar do Sudeste (CMSE) convocou entrevista coletiva, na sua sede na capital capital paulista, para tratar da investigação e localização de 17 dessas armas furtadas. Nesta semana elas foram recuperadas pelas polícias do Rio de Janeiro e de São Paulo.


O general Maurício Vieira Gama, chefe do Comando Militar do Sudeste, também comentou a busca pelas outras quatro metralhadoras que ainda não foram encontradas. Gama afirmou que desde o início do caso está em contato direto com a Polícia Civil fluminense e também com a paulista. E que a troca dessas informações ajudou a recuperar as armas que haviam sido negociadas por militares com criminosos.


"Nós temos hoje na frente da esfera administrativa, nós temos aí em torno de 20 militares que respondem disciplinarmente por terem negligenciado na conferência, na fiscalização, na gerência do controle desse armamento. Então, são militares que estão respondendo na esfera disciplinar", disse ao g1 o general Maurício, repercutindo o que havia dito antes na coletiva.


"Mas isso não exime também de alguns deles responderem na esfera criminal por participação direta, nesse crime, nesse furto do armamento. Então são duas coisas distintas. Agora pode ser que tenham militares que estão sendo investigados nas duas frentes", explicou o general.


Militares impedidos de sair


8 metralhadoras foram encontradas pela Polícia Civil do Rio (foto à esquerda); e 9 armas acabaram achadas pela polícia de Carapicuíba, Grande São Paulo, em São Roque. Todas as 17 foram furtadas do quartel do Exército em Barueri, região metropolitana — Foto: Leslie Leitão/TV Globo e Polícia Civil/Divulgação


Os sete militares estão impedidos de sair do Arsenal de Guerra desde 10 de outubro, quando o desaparecimento das armas foi confirmado pelo Exército durante inspeção.


Sendo que três deles, desse grupo de sete, seriam os responsáveis diretos pelo furto, de acordo com a investigação: um teria aberto o paiol, outro pegou as armas e um terceiro transportou num caminhão militar para fora do quartel.



Outros 13 militares do grupo de 20 investigados estão podendo ir para casa e voltar para trabalhar no quartel.


Até a última atualização desta reportagem nenhum militar investigado pelo sumiço das metralhadoras havia sido punido. Àqueles que forem considerados culpados por negligência, ou seja, pela participação indireta no furto das metralhadoras, receberão penas administrativas. Elas podem ir da prisão temporária por 30 dias.


Os militares apontados na investigação por terem envolvimento direto no furto responderão criminalmente na Justiça Militar. Nesse caso, se forem punidos, poderão ser presos preventivamente até que sejam julgados. E também poderão ser expulsos da instituição.


40 militares 'aquartelados'


Metralhadoras recuperadas pelo Exército e pela Polícia Civil do RJ — Foto: Reprodução


Aproximadamente 50 militares já foram ouvidos, mas não necessariamente todos são investigados. Cerca de 40 militares estão "aquartelados", entre eles, homens e mulheres. Ou seja, ficam se revezando com outros para permanecerem no Arsenal de Guerra por dias seguidos. Até sábado (21) eram 160 "aquartelados" e antes disso toda a tropa de 480 militares ficou proibida de deixar o quartel.


A medida, segundo o CMSE é que eles possam colaborar com as investigações internas para esclarecer o sumiço das metralhadoras. Por esse motivo, quem está "aquartelado" tem o celular confiscado para não se comunicar com outros militares enquanto estiver na base.


O Exército trabalha com a possibilidade de que o furto das 13 metralhadoras antiaéreas calibre .50 e das oito metralhadoras calibre 7,62 tenham sido furtadas durante o feriado de 7 de setembro. Câmeras de segurança do quartel estão sendo analisadas para saber se gravaram a ação criminosa.


Segundo o Instituto Sou da Paz, as 21 metralhadoras furtadas do quartel em Barueri representam o maior desvio de armas da história do Exército brasileiro desde 2009, quando sete fuzis foram roubados e depois recuperados pela polícia de um batalhão em Caçapava, interior de São Paulo. Suspeitos foram presos à época, entre eles um militar.



Exército alega que colabora com polícias


"Estamos trabalhando em conjunto [com as polícias] e esperamos aí encontrar essas quatro armas que estão faltando", disse Maurício durante a coletiva no Comando Militar do Sudeste.


A declaração do general é uma resposta indireta a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Civil de São Paulo. O secretário Guilherme Derrite e o delegado Marcelo Prado haviam dito à imprensa que a localização das nove metralhadoras, na sexta-feira (20), em São Roque, interior paulista, ocorreu após trabalho do setor de investigação das forças de segurança.


Em nenhum momento citaram que tinham recebido informações do serviço de inteligência do Exército para ajudar a encontrar e recuperar o armamento. Quando questionado, o delegado ainda negou que os militares tivessem compartilhado dados: "Nada o Exército passa..."



Foram recuperadas num lamaçal em São Roque cinco metralhadoras calibre .50 e quatro metralhadoras 7,62. Houve troca de tiros com dois criminosos, que iriam entregar o carregamento para uma facção. Os bandidos fugiram. Uma viatura policial foi atingida por três disparos, mas ninguém se feriu.


No Rio de Janeiro, a Secretaria da Segurança e a Polícia Civil fluminense confirmaram que estavam trocado informações com o Exército quando recuperaram oito metralhadoras (quatro .50 e outras quatro 7,62). As armas tinham sido abandonadas, possivelmente por criminosos.


Armas iriam para facções


Metralhadoras furtadas do Exército recuperadas no RJ — Foto: Leslie Leitão/TV Globo


As outras quatro metralhadoras que ainda não foram recuperadas são de calibre .50 e podem derrubar aeronaves. Tento o Exército quanto as polícias sabem que os militares de Barueri foram cooptados pelo crime organizado. O destino das armas, segundo as investigações, seriam facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV), no Rio, e o Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo.



Apesar de o Exército informar que as armas furtadas, que são de meados dos anos 1960 e 1990, serem "inservíveis" e estarem passando por manutenção, não compensando financeiramente recuperá-las, especialistas disseram à reportagem que elas podem voltar a funcionar. Principalmente se caírem nas mãos de criminosos.


Por causa do desaparecimento das armas, o tenente-coronel Rivelino Barata de Sousa Batista, diretor do Arsenal de Guerra, foi exonerado na semana passada pelo Exército. Ele será transferido para outro quartel e continuará na ativa. Em seu lugar, assume o novo diretor, o coronel Mário Victor Vargas Júnior, que comandará a base em Barueri.


Nove armas foram encontradas na lama em São Roque, interior paulista, segundo a polícia — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Fonte: g1

Leia Mais ››