domingo, julho 18, 2021

Após fuga de 12 presos, visitas são suspensas no Complexo de Alcaçuz

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) determinou a suspensão temporária das televisitas e visitas presenciais na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior complexo penal do estado. A medida foi tomada após a fuga de 12 presos na madrugada do sábado (17).


Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal, Nísia Floresta RN — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


De acordo com a pasta, a medida é necessária para a realização de revistas estruturais e pessoais em todas as celas da unidade e avaliação dos procedimentos de segurança.


De acordo com a Seap, os fugitivos são todos da cela 9 da ala A do Pavilhão 4. Ao todo, a cela tinha 22 detentos - 10 deles não fugiram.


Esse é o primeiro registro de fuga na unidade prisional em três anos. A última havia sido em fevereiro de 2018, quando Francisco Carlos dos Santos, de 34 anos, que era considerado um preso de "confiança", escapou.


Antes do caso de 2018, a última fuga havia sido em janeiro de 2017, durante a rebelião que culminou com a morte de 26 detentos. Daquela vez, o governo confirmou que 56 pessoas fugiram de Alcaçuz.


Buscas por fugitivos de Alcaçuz — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Buscas pelos foragidos

Na tarde do sábado, viaturas da Polícia Penal estiveram no KM-6 e no Bom Pastor após receber denúncias do paradeiro de alguns fugitivos.



Além de Natal e Região Metropolitana, os comboios também procuraram pelos detentos nos arredores do presídio e na Comunidade de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Existia a suspeita de que eles ainda pudessem estar escondidos na mata.


As buscas se estenderam até a noite, mas ninguém foi preso.


Segurança na unidade

De acordo com a Seap, o Complexo do Alcaçuz teve a segurança reforçada nos últimos meses com efetivo extra viabilizado através do pagamento de diárias operacionais aos policiais penais que atuam dentro dos pavilhões e nas guaritas. O custo desse reforço teria sido de R$ 470 mil mensais e incluía, além de policiais de plantão, unidades especializadas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC).


A Seap também afirma ter realizado neste mês de junho o Plano de Contingência em casos de fugas, rebeliões, motins e resgate, assim como treinamento de grupos táticos em Alcaçuz.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Policial federal reage a assalto e mata criminoso em Natal

Um policial federal foi vítima de uma tentativa de assalto na tarde deste sábado (17), em Natal. Ele reagiu e matou um dos bandidos.


Fazendo upload: 114625 de 1033257 bytes.
Policial federal reage a assalto e mata criminoso em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O agente estava em um estabelecimento na Rua Pedro de Barro, no Barro Vermelho, Zona Leste, quando três homens chegaram em um carro. Dois deles desceram e abordaram a vítima. Os bandidos tentaram levar o carro do policial.


De acordo com testemunhas, a vítima fingiu que ia pegar a chave do veículo e sacou a arma. Os criminosos correram, mas um foi atingido com diversos disparos e não resistiu. Os outros dois fugiram.


De acordo com a delegada de Homicídios Michelle Barros, "o assaltante atingido ainda não foi identificado. Ele usava tornozeleira eletrônica coberta com papel alumínio e portava um revólver calibre 38".


O policial federal permaneceu no local, se explicou à delegada e terá que apresentar a arma na Delegacia. O caso é considerado legítima defesa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Doze presos fogem da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, diz Seap

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap) confirmou que pelo menos 12 presos fugiram na madrugada deste sábado (17) da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior complexo penal do estado.


Penitenciária de Alcaçuz em Nísia Floresta, Grande Natal, RN, Rio Grande do Norte — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Esse é o primeiro registro de fuga na unidade prisional em três anos. As polícias Militar e Penal foram acionadas para buscas na região e para a recontagem das pessoas presas na unidade.


Segundo a Seap, os presos fugiram pelo sistema de ventilação da cela, que fica no banheiro. Eles aumentaram o tamanho da abertura com um vergalhão da cama.

Já do lado de fora da cela, os presos usaram uma teresa (corda feita de lençóis amarrados) para passar pela muralha da penitenciária.


Presos fugiram utilizando uma teresa da Penitenciária de Alcaçuz — Foto: Divulgação


De acordo com a secretaria, os fugitivos são todos da cela 9 da ala A do Pavilhão 4. Ao todo, a cela tinha 22 detentos - 10 deles não fugiram. A cela 9 é a mais próxima da muralha por onde os homens escaparam.


A Seap informou que o Pavilhão 4 abrigava 738 presos antes da fuga e que, no total, a Penitenciária de Alcaçuz tinha 1.649 presos.


Os fugitivos

A Secretaria de Administração Penitenciária divulgou os nomes e as fotografias dos 12 fugitivos:


Alziro Tony da Silva

Antônio Marcos Sena da Silva

Cleyton Marques de Mendonça

Francisco Alef Guedes de Lima

Francisco Damião Virgínio de Oliveira

Francisco Eliomar Faustino Junior

Francisco Ray Pereira da Costa

Genilson Silva de Andrade

Henrique de Oliveira Souza

Ivanaldo Sales da Silva

Max Soares da Silva

Osvanildo Maria da Silva






O número de telefone do disque-denúncia da Seap é (84) 9 8105-1532.


Falha foi alertada, diz sindicato

A presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN, Vilma Batista, disse que a falha na estrutura de ventilação do banheiro, por onde os presos fugiram, já havia sido informada por policiais penais da unidade.


Polícia Penal faz buscas na região da penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Vilma afirma também que a guarita 2 da unidade prisional está desativada, o que também pode ter facilitado a fuga. "A guarita 2 está desativada há muito tempo. A visualização não tem como ter, até porque não há iluminação nesse local [onde fugiram]. É um ponto cego".


"Infelizmente havia uma falha na estrutura do banheiro, na ventilação, que já tinha sido alertada pelos policiais penais, pela direção, à secretaria [Seap], que era pra ter mandado a [equipe de] infraestrutura resolver esse problema, como também a preocupação com a guarita desativada", disse.


Vilma disse ainda que uma vistoria que deveria ser feita diariamente nas celas não estava sendo possível por um problema estrutural, que impedia a entrada dos policiais penais com segurança no trecho.


Última fuga

A última fuga no presídio havia sido em fevereiro de 2018, quando Francisco Carlos dos Santos, de 34 anos, que era considerado um preso de "confiança", escapou. Ele era qualificado para trabalhar na cozinha e como auxiliar de serviços gerais e foi recapturado no mesmo dia em Parnamirim, a cerca de 15 km.


Antes do caso de 2018, a última fuga havia sido em janeiro de 2017 durante a rebelião que culminou com a morte de 26 detentos. Daquela vez, o governo confirmou que 56 pessoas fugiram de Alcaçuz.


Penitenciária Estadual de Alcaçuz

Em maio deste ano, o governo do RN anunciou um investimento de R$ 7,6 milhões para a implantação de um sistema eletrônico de segurança inteligente que atua de forma integrada em todos os presídios do estado, sendo Alcaçuz uma das primeiras unidades programadas para receber a tecnologia.


Penitenciária Estadual de Alcaçuz — Foto: Pedro Vitorino


Criada em 1998, a Penitenciária de Alcaçuz seria a solução para acabar com os problemas gerados pela Penitenciária Central Doutor João Chaves, conhecida por “Caldeirão do Diabo”, na Zona Norte de Natal.


Em 2017, a unidade passou pela sua pior crise em uma rebelião que terminou com a morte de 26 presos e a fuga de outros 56.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Embarcação com pescadores potiguares desaparece em alto-mar e Marinha faz buscas

Uma embarcação com pescadores potiguares, que saiu de Natal no dia 2 de julho, desapareceu em alto-mar. O caso foi confirmado pela Marinha do Brasil.


Fazendo upload: 1211750 de 1742452 bytes.
Embarcação 'Matheus F' desapareceu após deixar Natal — Foto: Cedida


De acordo com o Comando do 3º Distrito Naval, o sumiço foi notificado na terça-feira passada (13), 11 dias depois da embarcação de pesca "Matheus F" ter deixado a capital potiguar.


Os familiares disseram que seis pescadores estão na embarcação e que não conseguem contato nenhum com eles desde o dia 5 de julho.


"Não temos notícias de nada, não tem vestígio de nada, não tem comunicação nenhuma. Todos os barcos que passam tentam se comunicar com eles e nada. É muito angustiante a gente ficar sem saber o que foi que aconteceu", conta Ana Paula Santos, que é irmã do pescador Evanuel Santos, de 39 anos, que está entre os desaparecidos.


Fazendo upload: 49125 de 736295 bytes.
Evanuel Santos, de 39 anos, está entre os pescadores desaparecidos na embarcação em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Para o resgate, a Marinha informou que iniciou a Operação de Busca e Salvamento, que é coordenada pelo Salvamar Nordeste.

Estão atuando na operação o Navio Patrulha Macau, equipes de Busca e Salvamento da Capitania dos Portos do RN e da Capitania dos Portos de Pernambuco, além de uma aeronave P-95 Bandeirante, que está sendo coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB).


A Marinha informou ainda que emitiu "aviso aos navegantes" e fez contato com a comunidade marítima, "a fim de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar todas as embarcações que estão navegando em áreas próximas para apoiar nas buscas".


De acordo com as famílias, os pescadores saíram entre a noite do dia 2 de julho e a madrugada do dia 3 para resgatar outra embarcação que estava em alto-mar, mas nunca chegaram até ela. Essa outra embarcação conseguiu ser salva pela Marinha.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Homem é preso em Recife por tentativa de fraude no concurso da Polícia Civil do RN

Um homem de 41 anos foi preso em Recife suspeito de tentar fraudar o concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, que aconteceu no domingo passado (11).


Polícia Civil do RN — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


A prisão foi efetuada na quinta-feira (15) pela Polícia Civil de Pernambuco a partir de investigações realizadas pelo Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) da Polícia Civil potiguar.


A prisão aconteceu como parte da Operação “Nunca serão!”. Também foi cumprido um mandado de busca na residência do suspeito.

A Polícia Civil do RN não especificou quais crimes o homem teria cometido. O delegado responsável pelo caso disse que a investigação segue em sigilo no momento.


O órgão, no entanto, confirmou que a prisão do homem tem relação com o candidato alagoano de 39 anos que foi detido em flagrante, em Natal, durante a aplicação das provas do concurso público no domingo. A prisão desse candidato deu início à investigação.


Na ocasião, o candidato foi autuado em flagrante na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal pela tentativa de utilizar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, conteúdo sigiloso de concurso público.


Investigação

A investigação do caso vai continuar, segundo a Polícia Civil do RN, para verificar, a partir dos elementos obtidos, se existem outras pessoas envolvidas na tentativa de fraude.



De acordo com a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva, as prisões reforçam o compromisso da Polícia Civil potiguar com a sociedade e com os candidatos, para garantir a seriedade do certame, que está mantido.


“Todas as situações noticiadas pelos candidatos estão sendo investigadas, porém, até o momento, a única ocorrência constatada foi essa tentativa de fraude, que está sendo devidamente tratada. O concurso está sendo acompanhado de perto pela Polícia Civil do RN”, afirmou a delegada.


Concurso

Ao todo, o concurso teve 61.042 candidatos inscritos para concorrer às 301 vagas oferecidas - 230 para agente, 24 para escrivão e 47 para delegado.


O edital foi lançado em novembro de 2020 e a previsão era de que as provas fossem aplicadas nos dias 07 e 14 de março. Porém, por causa da pandemia da Covid-19, a seleção foi suspensa em fevereiro e retomada em maio.


O salário oferecido para agente e escrivão é de R$ 4.731,91 e para delegado, R$ 16.670,59.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Policial agride mulher e a chama de 'cachorra' ao atender ocorrência de violência doméstica no RN



Um policial militar do Rio Grande do Norte agrediu uma mulher e a chamou de "cachorra" ao atender a uma ocorrência de violência doméstica na noite de quinta-feira (15) no município de Santo Antônio, Agreste Potiguar. A mulher estava com uma criança no colo quando leva tapas na cara e é empurrada no chão.


As cenas foram flagradas em um vídeo que circula nas redes sociais. A mulher chamou a polícia porque o irmão dela estava agressivo, quebrando as coisas em casa. Ela estava abrigada na casa de um vizinho quando uma viatura chega à rua, acionada por uma denúncia de violência doméstica. Os policiais então entram na casa onde a mulher mora em busca do irmão dela. Ela corre em direção aos policiais e pede: "Peraí. Ninguém precisa bater nele não".


Irritado, um dos policiais começa a brigar com a mulher e a chama de "cachorra". É possível ouvir no vídeo o agente dizendo "Meta a mão mesmo. Bata nessa cachorra. Essa cachorra merece apanhar mesmo". Quando a mulher retruca, ele passa a agredi-la com tapas na cara, na frente de várias testemunhas, e chega a derrubá-la no chão.


Outro policial pegou a criança no colo e entregou a outra pessoa, enquanto o colega continuava as agressões.


O comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte afirmou ao G1 que determinou o afastamento dos policiais e a abertura de uma processo disciplinar administrativo.


Em entrevista ao RN1, o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Alarico Azevedo, afirmou que determinou o afastamento dos policiais das ruas.


"Lamentamos o que ocorreu e determinamos que eles fossem afastados do serviço operacional, eles vão prestar seus serviços na sede do batalhão. Após a apuração dos fatos vamos verificar quais serão as providências tomadas administrativamente e até penal", disse.

Segundo a PM, o processo administrativo pode resultar em diferentes punições - a máxima é a expulsão.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher é presa suspeita de ter pagado R$ 5 mil para mandar matar marido no RN

Fazendo upload: 311125 de 784388 bytes.


Uma mulher apontada como mandante da morte do próprio marido foi presa nesta quarta-feira (14) em Baraúna, no Oeste potiguar.


Agentes da Delegacia Municipal de Baraúna cumpriram um mandado de prisão preventiva contra ela no centro do município.


Segundo a Polícia Civil, a mulher foi apontada como mandante do assassinato de José Ivan Ângelo da Silva, que aconteceu em 13 de agosto de 2020. Ela teria pagado R$ 5 mil, pela morte da vítima.


A suspeita já tinha sido presa temporariamente no ano passado, mas estava em liberdade. Ela foi conduzida à delegacia e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, onde se encontra à disposição da Justiça.


Crime

O homem foi morto com um tiro de escopeta calibre 12 na cabeça, quando retornava de uma empresa produtora de frutas, no município de Baraúna.


Durante as investigações, foi encontrada uma mensagem de texto, em um aplicativo de celular, na qual a mulher tentava contratar uma pessoa para matar seu marido, oferecendo uma quantia em dinheiro.


Segundo a polícia, a principal suspeita quanto à motivação do crime é de que o homem tenha agredido a mulher após descobrir uma traição e ela tenha mandado matá-lo como vingança.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Corpo de adolescente de 14 anos que desapareceu enquanto surfava é encontrado em Natal

O corpo de um adolescente de 14 anos que desapareceu na tarde de terça-feira (13), enquanto surfava, foi encontrado na noite desta quinta-feira (15) em Natal.


Corpo de adolescente de 14 anos que estava desaparecido foi encontrado na noite de quinta-feira (15) na praia da Redinha, em Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Frequentadores da Redinha Velha, na Zona Norte, viram o corpo boiando perto do trapiche, no quebra-mar da praia, e acionaram Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar por volta das 21h30.


O corpo foi tirado da água pelo Corpo de Bombeiros e foi reconhecido pela família como sendo o do surfista Gabriel Machado. Ele tinha 14 anos e morava no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste da cidade.


Gabriel Machado, de 14 anos, era surfista e desapareceu após se afogar na praia de Miami, na Zona Leste de Natal. — Foto: Cedida


Gabriel se afogou e desapareceu enquanto surfava na praia de Miami, em Areia Preta, na tarde de terça-feira (13). Quando foi encontrado, o corpo ainda estava com o acessório da prancha amarrado na perna.


Desde o desaparecimento, equipes do Corpo de Bombeiros fazia buscas por terra, água e contavam com auxílio do helicóptero Potiguar I, da Secretaria de Segurança Pública, para localizá-lo.


A prancha tinha sido encontrada ainda no primeiro dos três dias de buscas, mas com a cordinha que fica amarrada ao tornozelo (strep) quebrada.


Segundo o sargento Maike Neres, o corpo foi achado em uma área tão distante do local do desaparecimento por causa da ação das correntes marinhas. A própria corporação já havia ampliado as áreas de busca, prevendo isso.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Família cria abelhas dentro de casa em Mossoró

Uma família de Mossoró, município localizado na região Oeste potiguar, cria abelhas em pequenas caixas de madeira dentro de casa. Os insetos são tratados como integrantes da família há cerca de 3 anos.


Família cria abelhas dentro de casa em Mossoró — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


As abelhas criadas pela família são jandaíras do gênero meliponas. Elas não possuem ferrão e podem ser criadas dentro de casa. A pequena Aimê, de 8 anos, se diverte com as integrantes da família sem medo. De tanto cuidar, ela já sabe diferenciar os moradores da colônia.


“O zangão tem um bichinho branco aqui (na cabeça), e a fêmea não, é por isso que dá pra distinguir”, explica Aimê.


Família cria abelhas dentro de casa em Mossoró — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


As pequenas trabalhadoras são gigantes na tarefa de manter a biodiversidade dos biomas brasileiros. Muitas espécies vegetais são totalmente dependentes das abelhas para o processo de polinização, que é a reprodução. Ao passar de flor em flor, essas abelhinhas carregam o pólen e fazem a fecundação, gerando assim a produção da semente e o surgimento de uma nova planta.


Estima-se que no Rio Grande do Norte existam 14 espécies de abelhas nativas sem ferrão, mas a mais comum é a jandaíra, a mais indicada para criar em casa. As abelhas dessa espécie podem fazer a polinização de plantas em um raio de até 3 mil metros.


Uma característica das abelhas sem ferrão é que elas polinizam não só plantas nativas da região, mas também espécies exóticas.


“Em cerca de 75% dos alimentos produzidos pelos seres humanos, hoje, há a necessidade da polinização. E boa parte dela é feita pelas abelhas, então veja como é importante criar abelha no seu entorno. Para quem mora em casa ou para quem mora em condomínio, a gente tem a garantia de que as frutas daquela região e outras plantas estão tendo a polinização. Então esse é o grande trunfo dos criadores de abelhas, eles fazem um serviço de graça para grandes produtores de frutas e hortaliças”, explica Victor Hugo Pedraça, agrônomo, meliponicultor e pai de Aimê.


Do jardim do condomínio onde Victor mora, as abelhas sobem para o apartamento dele. A organização social delas é composta pelas operárias, que fazem a manutenção da colmeia, alguns zangões e uma abelha rainha, responsável pela postura, nascimento de novas abelhas e por manter a colônia unida.


O manejo é simples. É preciso abrir a caixa para fazer a limpeza apenas uma vez por semana. Mesmo assim, o meliponicultor orienta que é necessário fazer uma capacitação para começar a criar as abelhas sem ferrão.


Família cria abelhas dentro de casa em Mossoró — Foto: Inter TV Costa Branca/Reprodução


“A partir de dois, três anos de experiência, a gente sugere que os criadores possam trazer para o seu meliponário outras espécies de abelhas nativas da sua região. Evitar a ideia de trazer abelhas de outros biomas, porque essas abelhas evoluíram com as nossas características fitossociológicas. Quando a gente traz (abelhas de outros biomas), a gente pode criar um desequilíbrio e não é legal, então a pessoa tem que ter a proposta de sempre criar abelhas nativas”, explica Victor.


A empresária Erica Maropo, esposa do meliponicultor Victor, conta que no início os vizinhos estranharam e até ficaram surpresos com a vizinhança exótica.


“Eles vinham muito nos visitar, mas era mais pra conhecer as abelhas. A gente abria a caixa, eles olhavam e ficavam encantados, porque muita gente acha que toda abelha tem ferrão, e eles tiveram conhecimento que nem todas as abelhas têm ferrão”, conta Érica.


Além de contribuir com o meio ambiente, toda a produção das abelhas também é transformada em saúde. O café da manhã na casa da família é rico em produtos produzidos pelas jandaíras. Tem mel, extrato de própolis e o pólen, uma espécie de farinha que pode ser misturada com frutas e geleias.


Família cria abelhas dentro de casa em Mossoró — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca

“O extrato de própolis eu consumo puro, coloco umas gotinhas na água e consumo puro. No café da manhã, por ele ter um gostinho amargo, eu coloco no suco para a Aimê, mas ela também já está acostumada a tomar puro, então a gente consome no suco in natura. O pólen eu coloco na salada de frutas, eu faço geleias com frutas com o mel. A gente faz tudo isso in natura que é para aproveitar ao máximo as propriedades”, explica Erica.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Filme potiguar 'Sideral' é exibido no Festival de Cannes

O filme potiguar "Sideral", do diretor Carlos Segundo, foi exibido nesta sexta-feira (16) no Festival de Cannes, na França. A estreia foi registrada pela equipe que produziu o curta-metragem


'Sideral' é a primeira produção potiguar a concorrer à Palma de Ouro em Cannes, considerada uma das mais importantes do cinema mundial. O filme integra a disputa na Seleção Oficial de Curtas-Metragens.


Filme 'Sideral' concorre à Palma de Ouro em Cannes — Foto: Divulgação


O filme potiguar é ao lado do curta "Céu de Agosto”, de Jasmin Tenucci, um dos dois representantes brasileiros no festival.


Filmado nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim, "Sideral" é uma ficção que se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos.



"Sideral é um filme que passeia de forma sutil por diferentes temas, podendo ainda ser considerada uma obra tragicômica. O filme transita entre os campos poético e realista, conseguindo com isso convergir elementos técnicos e estéticos de uma forma muito singular. É uma obra que só poderia ter sido realizada aqui no Rio Grande do Norte", resume Carlos Segundo, que é professor titular no curso de Audiovisual da UFRN.


Com produção brasileira de Mariana Hardi e Pedro Fiuza, através da Casa da Praia Filmes, "Sideral" é um filme genuinamente natalense com equipe e elenco de profissionais potiguares, estrelado por Priscilla Vilela e Enio Cavalcante.


A premiação do Festival de Cannes será anunciado neste sábado (17).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem 94 mil inscritos para o Enem 2021, diz Inep

Mais de 94 mil candidatos (94.773, exatamente) se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 no Rio Grande do Norte.


Fazendo upload: 786000 de 1512288 bytes.
Enem 2020 em Natal, durante o segundo dia de prova — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


O número por estado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (16).


O número de participantes é 26% menor do que no ano passado, quando 129,1 mil estudantes participaram do Enem no Rio Grande do Norte - quase 35 mil a mais.


A queda não é exclusividade do estado. No Brasil, foram 4 milhões de inscritos neste ano - o menor número desde 2007. Em 2020, foram 5,7 milhões.

O número ainda pode cair, já que o total final de participantes inscritos só será confirmado depois de segunda-feira (19), dia em que vence o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 85. Sem essa validação, a inscrição não é confirmada.


Impressa e digital

No Rio Grande do Norte, 92.433 estudantes vão fazer a prova impressa, enquanto outros 2.300 optaram pela digital. O Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Os ""treineiros" só tiveram a opção da impressa.


Impresso: 92.433

Digital: 2.300

Total: 94.733


O Inep reforçou que, diferente de 2020, o primeiro ano do Enem Digital, em 2021 os dois formatos de exame terão a mesma prova, com questões iguais e mesmo tema de redação.


O Enem 2021 vai acontecer nos dias 21 e 28 de novembro.


Pandemia e abstenção em 2020

No ano passado, apesar do número maior de inscritos, o Rio Grande do Norte registrou uma abstenção de quase 50% dos candidatos nos dias das provas. Mais de 64 mil alunos faltaram. No Enem Digital, a abstenção chegou a de 60% apenas no primeiro dia de prova.


No Brasil, o total de ausentes passou da metade dos candidatos e chegou a 55,3%.


Motivos para redução de candidatos

Um dos motivos apontados pelos especialistas para a queda de inscrições é a pandemia e a consequências dela. Desde o medo de contaminação, até o fato de estudantes estarem há mais de um ano sem frequentar a sala de aula. Outros precisaram trabalhar por problemas econômicos em casa.


"Acho que é reflexo fundamentalmente de duas questões: a primeira é a perda do vínculo com a educação e com os próprios estudos em função de um ensino remoto de baixíssima efetividade e com alcance limitado", apontou Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo da organização Todos Pela Educação.


"E o segundo [motivo] é que é reflexo da necessidade de busca de renda por parte de muitos desses jovens", completa.

Para conceder novamente o benefício da isenção aos alunos que faltaram no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) aceitava motivos como morte na família ou problemas de saúde – mas não o medo de contágio pela Covid-19.


Ou seja: quem deixou de fazer a prova porque não queria se expor a aglomerações perdeu o direito à isenção nesta edição.



"Isso impacta, claro. Ainda mais quando a gente volta pro quadro de que metade dos jovens de 15 a 29 anos tiveram impacto na sua renda familiar. A crise econômica tem afetado muito [os] jovens e naturalmente a taxa [de inscrição] incide", afirma Nogueira Filho, do Todos Pela Educação.


O especialista diz que a inação do governo federal contribuiu para o cenário. "Nós estamos diante de um Enem que prejudicará os mais pobres – em função da pandemia, do ensino remoto [que] foi menos efetivo para os jovens mais pobres de maneira mais forte", afirma.


"Quando o governo não toma, por exemplo, uma decisão de rever a regra da isenção da taxa, é essa inação. O governo não enxerga o problema em termos um Enem que prejudica os jovens mais pobres, não parece estar incomodado com o fato de a gente ter, pelo segundo ano consecutivo, um Enem excludente", diz Nogueira Filho.


Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.


21 de novembro


45 questões de linguagens;

45 questões de ciências humanas

uma redação.

28 de novembro


A prova tem meia hora a menos*


45 questões de matemática

45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):


Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30

Regras de prevenção à Covid-19

Será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos.


De acordo com o edital do Exame, não seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 é considerado critério de eliminação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Alunos da rede pública do RN voltam às aulas presenciais no dia 26 de julho, confirma secretário

As escolas da rede pública do Rio Grande do Norte voltarão às atividades presenciais na próxima segunda-feira (19), porém com acolhimento de professores e pais, para planejamento da retomada, segundo a Secretaria Estadual de Educação.


Escola Estadual Berilo Wanderley, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, nesta sexta-feira (16), o secretário Getúlio Marques, afirmou que os alunos deverão voltar às salas de aula no dia 26 de julho.


A retomada das aulas presenciais ocorrem no estado mais de 16 meses após terem sido paralisadas por causa da pandemia da Covid-19.


Segundo o secretário, da próxima segunda (19) até a sexta-feira (23), as escolas deverão se organizar e conversar com os pais para saber quais alunos voltarão ao ensino presencial. Segundo o secretário, os responsáveis que não quiserem enviar seus filhos por temerem contaminação pela Covid terão a decisão respeitada.


Ainda de acordo com ele, o período também será utilizado para que os professores estudem as metodologias que serão aplicadas e as instituições preparem a merenda escolar de acordo com a quantidade de alunos, por exemplo.


As aulas deverão ser retomadas com um terço dos alunos nas aulas presenciais. No caso de uma turma com 30 estudantes, por exemplo, as escolas poderão se organizar para que um grupo de 10 alunos tenha aula presencial a cada semana.



"Dia 26 teremos as primeiras turmas de alunos, com os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais, de 1º a 5º ano, e da 3ª série do ensino médio. E a cada 14 dias nós vamos acrescentando outros grupos - 6º e 7º série e alunos da 2ª série do ensino médio. E 14 dias depois, 8º e 9º ano e 1ª série do ensino médio", afirmou.


De acordo com o secretário, as 586 escolas da rede estadual já estão com as materiais de prevenção e higiene providenciados, além de medidas de distanciamento. Porém, ele afirmou que "de 15 a 20 unidades" ainda contam com problemas estruturais, que a secretaria vem tentando resolver.


Ameaça de greve

O secretário de Educação do RN também falou sobre a decisão do sindicato dos professores de recorrer à Justiça contra a retomada das aulas presenciais até que toda a categoria tenha tomado as duas doses de vacina contra Covid-19. "A gente respeita a posição do sindicato, mas não concorda", pontuou.


O secretário apontou que o acordo realizado em 2020 era de que as aulas seriam retomadas com o aval da ciência, quando houvesse taxa de transmissibilidade abaixo de 1 e taxa de ocupação de leitos abaixo de 70%.


Getúlio ainda afirmou que o governo ainda resistiu a "muitas pressões" para só retomar as aulas dentro dessas condições e declarou que a governadora foi uma das principais lideranças nacionais a pressionarem pela inclusão dos profissionais de educação nos grupos prioritários de imunização. De acordo com ele, mais de 80 mil profissionais já tomaram pelo menos a primeira dose.


"Eu faço até um apelo. Diversas categorias trabalharam. Nós somos servidores públicos. Muitos foram para a linha de frente sem nem ter vacina. E acho que é hora da gente também enfrentar. Falo de policiais, profissionais de saúde, jornalistas... Respeito a posição do sindicato, mas há uma posição de governo, e nós gostaríamos que todos possam voltar às atividades", afirmou.



Histórico

As aulas presenciais da rede pública estadual de educação estão suspensas desde 17 de março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Embora inicialmente as aulas da rede privada também tenham sido suspensas, as atividades para os alunos de escolas particulares voltaram ainda em setembro de 2020.


No mesmo mês a governadora Fátima Bezerra anunciou que as aulas presenciais na rede pública só seriam retomadas em 2021 e chegou a marcar esse retorno para fevereiro em um termo de acordo extrajudicial com o Ministério Público do RN e a Defensoria Pública do Estado.


Porém, em janeiro de 2021 o governo publicou um novo decreto suspendendo o retorno às aulas presenciais no dia 1 de fevereiro na rede estadual de ensino. As aulas presenciais não foram retomadas na rede pública desde março de 2020.


Durante as discussões sobre a volta às aulas na Justiça, o governo assinou um acordo para retorno e chegou a apresentar um plano de retomada, porém, sem estabelecer prazos.


Após um pedido de cumprimento de sentença feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Justiça potiguar confirmou a retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino do Estado para o próximo dia 19 de julho.


A decisão da 2ª vara da Fazenda Pública de Natal foi publicada no dia 11 de julho. A Justiça, também acatando pedido formulado pelo MPRN, alterou o prazo entre as fases de abertura proposto no Plano de Retomada apresentado pelo Governo do Estado, que caiu para 14 dias. Esse retorno às aulas será de forma híbrida e gradual.


"O pedido de cumprimento de sentença foi proposto pelo MPRN em desfavor do Estado devido ao não cumprimento do acordo homologado pela 2ª vara da Fazenda Pública de Natal. Pela decisão publicada neste domingo, os professores retornam às atividades presenciais na próxima segunda-feira (19), tendo a semana de acolhimento", informou o MP.



Após a decisão, o sindicato dos trabalhadores em educação informou que iria recorrer contra a medida.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro tem alta de hospital e se defende de suspeitas de irregularidades na compra de vacinas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu alta médica na manhã deste domingo (18) após apresentar um quadro de obstrução intestinal e passar 4 dias internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo.


Sem máscara, Bolsonaro fala com jornalistas ao deixar hospital em SP neste domingo (18), após 4 dias internado por obstrução intestinal. — Foto: Reprodução/TV Globo


Na saída, o presidente tirou a máscara – que é de uso obrigatório no estado –, falou por cerca de 30 minutos com jornalistas e tirou fotos com apoiadores.


Bolsonaro defendeu seu governo das suspeitas de irregularidades em negociações de vacinas contra a Covid e manifestou apoio ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, investigado pela CPI da Covid.


O presidente comentou a reunião de Pazuello com intermediários que buscavam vender a vacina CoronaVac por quase o triplo do preço pago no contrato com o Instituto Butantan. Em um vídeo ao lado dos intermediários, Pazuello disse que o encontro terminava com um memorando de entendimento assinado e um "compromisso" do ministério de fazer negócio.


Bolsonaro argumentou que muitas pessoas são recebidas no ministério e que se fosse algo secreto ou superfaturado, Pazuello não estaria no vídeo. Questionado se achava normal o ministro receber os intermediários, Bolsonaro respondeu: "Se eu tivesse na Saúde, eu teria apertado a mão daqueles caras tudo. O receber, ele [Pazuello] não estava sentado à mesa", disse. "Geralmente quando o cara faz, fala em propina, é pelado dentro da piscina."


Bolsonaro também chamou de "casca de banana" o aumento para R$ 5,7 bilhões do fundo eleitoral, incluído no Projeto de Lei Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 aprovado pelo Congresso, mas não disse se irá vetar ou sancionar o dispositivo.


"Então num projeto enorme, alguém botou lá dentro essa essa casca de banana, essa jabuticaba. Agora o Parlamento descobriu, tentou, foi tentado destacar pra que a votação fosse nominal para essa questão e o presidente [da sessão, deputado] Marcelo Ramos (PL-AM), do Amazonas – pelo amor de Deus o estado do Amazonas ter um parlamentar como esse – ele atropelou, ignorou, passou por cima e não botou em votação o destaque", disse Bolsonaro.


O presidente continuou: "Obrigado aos parlamentares que votaram a LDO. Todos eles estão sendo acusados injustamente. De ter botado esse fundão. E eu sigo a minha consciência, sigo a economia e a gente vai buscar dar um bom final para isso aí. Afinal de contas, eu já antecipo: R$ 6 bilhões para fundo eleitoral, pelo amor de Deus. R$ 6 bilhões na mão do [ministro da Infraestrutura] Tarcísio [Freitas] ele recapearia grande parte da malha rodoviária do Brasil. R$ 6 bilhões na mão do [ministro do Desenvolvimento Regional] Rogério Marinho, ele concluiria água para o Nordeste. Agora, isso tudo, vai para o Orçamento, que nós temos um teto. Cada vez mais eu tenho menos recurso para investir."


Marcelo Ramos rebateu. Em postagens numa rede social, afirmou:


“Se depender do Bolsonaro ele não é responsável por nenhuma das mais de 540 mil pessoas mortas na pandemia, nem por 15 milhões de desempregados, nem por 19 milhões de brasileiros com fome e nem mesmo pela escandalosa tentativa de roubo na compra de vacinas. Ele deveria é dizer que vai vetar, mas vai tentar arrumar alguém para responsabilizar também, porque é típico dele e dos filhos correr das suas responsabilidades e obrigações”.


Após deixar o hospital, o presidente foi para o aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Brasília. Ele disse que deve despachar do Planalto a partir de segunda-feira (19). Segundo sua equipe médica, ele deve continuar a ter acompanhamento ambulatorial.


Acompanhamento ambulatorial

O presidente foi levado para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na madrugada de quarta, após sentir dores abdominais e um quadro de soluço persistente. O cirurgião Antônio Macedo, médico que o acompanha desde a facada de 2018, decidiu trazê-lo para São Paulo.


A possibilidade de uma cirurgia para desfazer a obstrução chegou a ser cogitada, mas foi descartada após o presidente responder bem ao tratamento chamado de conservador por sua equipe médica.


Bolsonaro teve 1 litro de líquido tirado do estômago, segundo o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.


Nos primeiros dias de internação, o presidente usou uma sonda nasogástrica para se alimentar. Na sexta (16), começou a receber dieta líquida e, no sábado (17), uma dieta cremosa.


O presidente não se afastou do cargo durante a internação, e seguiu despachando do hospital.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil chega a 542 mil mortes por Covid na pandemia; média móvel de óbitos segue em queda



O Brasil registrou 939 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando neste domingo (18) 542.262 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.245. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -21% e aponta tendência de queda. É o 22º dia seguido de queda nesse comparativo.


O estado de São Paulo, que tem os maiores registros, não havia divulgado os dados de casos e mortes neste sábado, alegando "indisponibilidade dos dados". O acumulado foi inserido neste domingo, o que elevou a média móvel de mortes em relação a ontem.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta sexta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Segunda (12): 1.297

Terça (13): 1.273

Quarta (14): 1.270

Quinta (15): 1.244

Sexta (16): 1.246

Sábado (17): 1.196

Domingo (18): 1.245

De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Apenas um estado apresenta tendência de alta nas mortes: PR.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 19.372.820 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 33.696 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 40.948 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -17% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica tendência de queda também nos diagnósticos.


Em seu pior momento, a curva da média de diagnósticos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho.


Fonte: G1

Leia Mais ››