quinta-feira, março 21, 2024

Servidores da saúde do RN recusam proposta do Governo e aprovam greve para abril

Foto: Reprodução/Redes Sociais


O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde/RN) informou que rejeitou por unanimidade a proposta do Governo do Estado de recomposição salarial em 2025. A decisão foi tomada em Assembleia Geral na quarta-feira (20), em que também foi aprovada uma greve prevista para iniciar no dia 3 de abril.


“O governo insiste na proposta descabida de recomposição salarial apenas em 2025, além da falta de interesse político em discutir os pontos da pauta da categoria, pedindo inclusive que o sindicato escolhesse pontos prioritários para serem atendidos”, informou o SindSaúde/RN em nota, ressaltando que o pedido foi negado.


De acordo com o Sindicato, durante uma reunião no dia 15 de março, a Secretaria de Estado da Administração (SEAD) “chegou a ameaçar, através de item escrito na ata da reunião, que em caso de movimentação grevista a categoria será retirada da Mesa de Negociação, ou seja, o governo suspenderá o diálogo e só irá retomar as negociações depois do fim da greve”.


Aposentadoria


Na Assembleia, também foi citada uma nova orientação para os servidores da saúde que entraram no serviço público antes de 1988, diante da decisão mais recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O SindSaúde/RN passa agora a orientar que os servidores busquem dar entrada nas suas aposentadorias até dia 24 de abril. Caso os sindicatos consigam reverter a situação, os trabalhadores serão avisados e, aqueles que não desejam se aposentar, poderão retirar a solicitação de aposentadoria.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

25° Homicídio em Mossoró 2024: Tornozelado é executado com 18 tiros de pistolas quando saía de casa para trabalhar no Sumaré


O crime com características claras de execução, aconteceu por volta das 06h30min desta quinta feira 21 de março de 2024 na Rua Raimunda Maria de Souza no Bairro Sumaré em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.


A vitima foi o preso de justiça em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica, José Jorge Ribeiro do Nascimento Filho, 43 anos de idade, natural de João Pessoa/PB.


O mesmo foi alvejado com 18 tiros de pistolas calibres .40 e 9mm, quando saía de casa para o trabalho. Quando a vítima abriu o portão da residência e que colocou a moto pra fora, foi surpreendido por homens que chegaram em um carro branco, não se sabe ainda o modelo e começaram a atirar em sua direção.


O preso de justiça, ainda tentou correr, para escapar da morte, mas sem êxito, ele tombou sem vida na calçada da casa vizinha. Os criminosos fugiram em seguida em destino ignorado.


A Delegacia de Homicídios esteve no local e segundo a delegada Luana, a motivação do crime pode está relacionada com dívida de droga à traficantes da região. José Jorge, respondia na justiça por crimes de roubo (artigo 157) e tentativa de latrocínio (art. 121) na Comarca de Mossoró.


O mesmo chegou a ser condenado, mas cumpria pena em regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica. Após a perícia o corpo dele foi recolhido para exames no IML do Itep. Mossoró chega aos 25 homicídios no ano de 2024. A DHPP vai investigar o caso




Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-namorado confessa que matou mulher encontrada enterrada no quintal de casa em Natal, diz delegado

Casa em obra na Zona Norte de Natal, onde corpo foi localizado — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

O ex-namorado da mulher encontrada morta e enterrada no quintal da própria casa na Zona Norte de Natal na noite de quarta-feira (20) confessou ser o autor do crime e da ocultação do corpo.


A informação foi confirmada pelo delegado da Divisão de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), Cláudio Henrique, que investiga o caso.


O suspeito, de 31 anos, se apresentou à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher nesta quinta-feira (21), mas foi liberado por não haver mandado de prisão expedido pela Justiça contra ele.


Maiara Coelho Braga de Assis, 34 anos, foi encontrada morta em uma casa no no conjunto Jardim Progresso, bairro Nossa Senhora da Apresentação. Ela estava desaparecida desde terça-feira (19).


De acordo com o delegado Cláudio Henrique, da DHPP, os dois estavam separados, mas ele realizava uma obra na casa dela com a perspectiva de reatarem.


O suspeito disse ao delegado que cometeu o crime após saber que a mulher não queria mais voltar e que estava em uma outra relação.


"Ele afirmou que a vítima teria pedido a ele pra construir a casa. E que, ao fim da construção, eles poderiam retornar o relacionamento", disse o delegado.


"No dia do crime, ela teria se encontrado com ele para conversar e teria dito que o relacionamento iria acabar, que ela não ia mais voltar com ele, que ela estava com outra pessoa".


No depoimento, o suspeito disse que empurrou a ex-mulher e que ela teria morrido após bater a cabeça em tijolos.


"Ele terminou discutindo com ela, a empurrou e ela caiu com a cabeça em alguns tijolos da construção. Ele percebeu que ela veio a óbito, se desesperou e ocultou o cadáver. Cavou um buraco e enterrou ela", disse o delegado.


O delegado informou que aguarda o laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para confirmar como a morte ocorreu e poder prosseguir com a investigação. Segundo o delegado, o suspeito deverá ser indiciado pelo crime de feminicídio.


Encontro do cadáver

O corpo foi encontrado após o namorado da mulher procurá-la no local na quarta (20) e ser informado pelos vizinhos que ela havia sido vista entrando no imóvel, no dia anterior, com um homem.


Segundo os moradores da rua, a casa que estava sendo reformada tinha sido comprada pela vítima há cerca de dois meses. A mulher, no entanto, não era muito vista na região.


O atual namorado dela foi ao endereço por volta do meio-dia da quarta-feira (20), à procura do paradeiro dela, que estava desaparecida.


Corpo foi encontrado enterrado em casa que estava sendo reformada na Zona Norte de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Testemunhas disseram ao homem que viram a mulher em um mercado do bairro, na terça-feira (19), e que depois ela foi vista entrando na casa, junto com uma das pessoas que trabalhavam na obra.


O namorado deixou o local, voltou depois com a polícia, acessou o imóvel e encontrou o corpo da vítima enterrado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso no RN após se passar por prefeito de Aracaju e aplicar golpes contra empresários

Material apreendido com o suspeito — Foto: SSP/SE

Um homem foi preso após se apresentar como prefeito de Aracaju e aplicar golpes em empresários alegando a urgência de compras de vacinas para a Covid-19. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (21), pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe.


Segundo a SSP, a prisão aconteceu na última terça na cidade de Natal, com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Durante a prisão, foram apreendidos um celular e vários chips de telefones de outros estados.


Segundo o delegado e diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), André Baronto, inicialmente, o investigado se passava por um assessor dos prefeitos. Toda a abordagem era feita por contato telefônico. “No primeiro momento, o contato era feito por voz. Assim, era passado um novo telefone como sendo o contato do prefeito. Dessa forma, continuavam as tratativas e os pedidos. Em alguns casos, ocorreu a transferência bancária e em outros, não”, disse.


Durante as investigações ficou constatado que o suspeito também tentou se passar pelos prefeitos dos municípios sergipanos de Nossa Senhora do Socorro e Estância, bem como por prefeitos de outros estados.


Após cumprimento do mandado de prisão, o homem foi encaminhado à unidade da Polícia Civil do Rio Grande do Norte para o registro do caso. “Em Natal, ele já havia sido preso por crime semelhante. Agora, ele vai responder pela prática de crime de estelionato”, informou o diretor do Depatri.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre após sofrer choque elétrico com cortador de grama em Mossoró

Homem morreu após choque elétrico em Mossoró — Foto: Divulgação

Um homem morreu na manhã desta quinta-feira (21), em Mossoró (RN), após sofrer um choque elétrico em casa enquanto utilizava um cortador de grama.


Francisco Francimar de Morais, de 58 anos, estava descalço no momento em que foi eletrocutado. O acidente aconteceu no bairro Abolição 3, por volta das 9h.


Logo após tomar o choque, a esposa de Francisco gritou por ajuda. Os vizinhos tentaram auxiliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o homem já havia morrido.


De acordo com os peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), os vestígios apontam que o homem morreu após sofrer um choque elétrico no manuseio entre a tomada do cortador de grama e uma extensão.


"Ele estava manuseando um equipamento de cortar grama e, ao tentar fazer uma troca de tomada, ou alguma coisa assim [aconteceu o acidente], contou o perito do Itep Clécio Soares.

"Essa tomada, aparentemente, pelo estado que encontrei, ela já estava quebrada ou talvez quebrou na mão dele. E aí ele estava descalço, fez um terra e aí infelizmente sofreu essa eletrocussão", completou.


O caso será investigado pela Polícia Civil de Mossoró.


Francisco Francimar tinha 58 anos de idade — Foto: Arquivo pessoal


Vizinhos lamentam: 'Não conseguimos ajudá-lo'

Os vizinhos lamentaram não ter conseguido ajudar o Francisco no momento em que ouviram os gritos da esposa.


"Infelizmente já estava em óbito. No momento que a gente precisava, ele estava sempre presente. No momento que ele precisou, infelizmente a gente não pode ajudá-lo", lamentou a engenheira Georgiana Cruz.


Itep analisou local do acidente — Foto: Divulgação


A aposentada Francisca Cruz lembrou que o vizinho havia parado de trabalhar recentemente para cuidar da saúde da esposa.


"Era um homem trabalho, que no momento ele tava desempregado, porque a esposa se encontra com problemas de saúde e ele estava exclusivamente para cuidar dela", lembrou.


"Um grande homem, um grande filho, esposo e pai, e vizinho também. É lamentável a gente ver Francimar morrer dessa forma. Mas são as fatalidades da vida", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Promotora passa mal durante júri e morre em Mossoró

Engracia Guiomar Rêgo Bezerra Monteiro, de 56 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (21) em Mossoró — Foto: Reprodução

Uma promotora de Justiça do Rio Grande do Norte morreu na madrugada desta quinta-feira (21), após passar mal durante um júri realizado na cidade de Ipanguaçu, no Oeste potiguar.


Segundo o Ministério Público, a promotora Engracia Guiomar Rêgo Bezerra Monteiro, de 56 anos, estava atuando em um júri em Ipanguaçu, quando passou mal e foi levada para um hospital em Mossoró.


No entanto, a promotora faleceu na madrugada desta quinta-feira (21) no Hospital Regional Tarcísio Maia. A causa da morte não foi informada.


O Ministério Público decretou luto oficial de um dia e manifestou solidariedade aos familiares e amigos.


Engracia Monteiro faria 10 anos no Ministério Público no próximo dia 1º de abril. Ela ingressou na instituição em 2014, como promotora de Justiça substituta em Extremoz. Ainda como substituta, foi promotora de Justiça em João Câmara e em Umarizal.


Desde 2018, Engracia Monteiro era promotora de Justiça titular em Campo Grande e atualmente também estava em substituição em Ipanguaçu.


A promotora também atuou no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e atualmente era coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual do MPRN.


O velório da promotora deve começar às 12h desta quinta-feira (21) no cemitério Morada da Paz, no bairro Emaús, em Parnamirim, na Grande Natal. O sepultamento está agendado para as 19h.


Ministério Público do Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é encontrada morta e enterrada em quintal de casa em reforma na Zona Norte de Natal

Corpo foi encontrado enterrado em casa que estava sendo reformada na Zona Norte de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Uma mulher foi encontrada morta e enterrada no quintal de uma casa em reforma, na noite desta quarta-feira (20), na Zona Norte de Natal. Nenhum suspeito do crime foi preso.


O caso aconteceu na Rua Quintino Bocaiuva, no conjunto Jardim Progresso, bairro Nossa Senhora da Apresentação.


Segundo a Polícia Militar, a vítima estava desaparecida desde a terça-feira (19) e, após escavações no local de buscas, o corpo foi encontrado. Moradores da região informaram que a casa pertencia à vítima.


O crime é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, mas a corporação informou que as linhas de investigação estão em sigilo.


A vítima tinha 34 anos, mas não foi identificada oficialmente pelas autoridades até a última atualização desta matéria.


Casa em obra na Zona Norte de Natal, onde corpo foi localizado — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Encontro do cadáver

O corpo foi encontrado nesta quarta-feira (20), após o namorado da mulher procurá-la no local e ser informado pelos vizinhos que ela foi vista entrando no imóvel, no dia anterior, com um homem.


Segundo os moradores da rua, a casa que estava sendo reformada tinha sido comprada pela vítima há cerca de dois meses. A mulher, no entanto, não era muito vista na região.


O atual namorado dela foi ao endereço por volta do meio-dia desta quarta-feira (20), à procura do paradeiro dela, que estava desaparecida.



Testemunhas disseram ao homem que viram a mulher em um mercado do bairro, na terça-feira (19), e que depois ela foi vista entrando na casa, junto com uma das pessoas que trabalhavam na obra.


O namorado deixou o local, voltou depois com a polícia, acessou o imóvel e encontrou o corpo da vítima enterrado.


O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). No entanto, até a publicação desta matéria, a vítima seguia sem a identificação oficial realizada pelo órgão.


Fonte:  g1

Leia Mais ››

Polícia Federal indicia dois suspeitos de ajudar fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró; um deles deu abrigo aos foragidos

Casa onde investigadores acreditam que fugitivos podem ter ficado durante alguns dias depois da fuga da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


A Polícia Federal indiciou dois homens presos ao longo da operação de buscas por Deibson Cabral e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro.


Os dois indiciados são pessoas que teriam tentado ajudar os fugitivos a escapar do cerco montado pelas autoridades. Eles devem responder por favorecimento pessoal e organização criminosa.


Entre eles, está o mecânico que deu abrigo aos fugitivos por cerca de uma semana em Baraúna, no Oeste potiguar.


Segundo o Ministério da Justiça, que confirmou o indiciamento, os procedimentos serão remetidos ao Ministério Público Federal, que poderá denunciar os dois homens à Justiça Federal.


Um dos indiciados é um mecânico de 38 anos dono de uma chácara na Zona Rural de Baraúna, município vizinho a Mossoró, onde ficava um esconderijo usado pelos fugitivos. Na ocasião da prisão, os investigadores apontaram que ele recebeu R$ 5 mil para esconder os dois fugitivos na propriedade.


O outro indiciado é um homem apontado como integrante do Comando Vermelho, que teria viajado ao Ceará e voltado ao Rio Grande do Norte em um carro para dar apoio aos fugitivos.


Deibson Cabral e Rogério Mendonça fugiram do presídio federal no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do Sistema Penitenciário Federal, criado em 2006. Nesta quinta-feira (21), a força tarefa entrou no 37º dia de caçada aos dois fugitivos.


Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, em visita a Mossoró, no último dia 13 de março, pelo menos 500 agentes de segurança pública continuam procurando pelos foragidos entre Mossoró e Baraúna.


Nesta quarta-feira (20), o ministério prorrogou por 10 dias o uso da Força Nacional na operação realizada no interior do Rio Grande do Norte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Datafolha: reprovação de Lula aumenta entre evangélicos, homens e classe média; veja segmentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa ao lado de ministros do seu governo do lançamento do Programa Juventude Negra Viva, no Ginásio Regional da Ceilândia, na região administrativa do Distrito Federal, nesta quinta- feira (21) — Foto: GESIVAL NOGUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (21) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta como os brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


No geral, houve uma oscilação para cima, dentro da margem de erro, entre os que consideram o governo ruim ou péssimo, que agora somam 33% (eram 30% em dezembro de 2023).


Mas a reprovação é sentida em maior escala em alguns segmentos como: evangélicos, homens, pessoas com renda familiar de cinco a dez salários mínimos e os mais escolarizados.


Já entre mulheres, católicos, os que ganham até dois salários mínimos e nordestinos, a oscilação da avaliação foi menor.


Avaliação geral

A pesquisa divulgada nesta quinta aponta uma oscilação negativa na aprovação do governo Lula em relação à pesquisa anterior, divulgada em 7 de dezembro de 2023.


35% consideram o governo ótimo ou bom (eram 38% em dezembro);

33% avaliam a gestão como ruim ou péssima (eram 30% em dezembro);

30% consideram o governo regular (o mesmo valor de dezembro);

2% não souberam ou não opinaram (o mesmo valor de dezembro).

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios, nos dias 19 e 20 de março.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Fux nega recurso, e Robinho pode ser preso

Robinho — Foto: PAUL ELLIS / AFP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux indeferiu o habeas corpus da defesa do ex-jogador Robinho e manteve a decretação de sua prisão pela condenação por estupro na Itália. Os advogados acionaram o Supremo para que Robinho aguardasse todos os recursos em liberdade.


"Indeferi o HC e mantive a decretação da prisão", afirmo Fux ao blog.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou constitucional o pedido das autoridades italianas para Robinho cumprir no Brasil 9 anos de prisão pelo crime de estupro, cometido quando ele jogava no Milan. Por ser brasileiro nato, o ex-jogador não pode ser extraditado para cumprir pena no exterior.


Nesta quinta-feira (21), a presidente do STJ Maria Thereza de Assis Moura, assinou a determinação para a Justiça Federal em Santos cumprir a prisão do ex-jogador. Em seguida, a Justiça Federal em Santos, no litoral de São Paulo, recebeu a ordem para a prisão de Robinho, cujo mandado já foi expedido.


Em sua decisão, Fux afirma que já houve trânsito em julgado da condenação na Itália e nega tese da defesa de Robinho de que seria inconstitucional a transferência da pena para o Brasil.


Fux decidiu ser legal a transferência da pena desde que homologada pelo STJ e "respeitados o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório no processo de conhecimento" no país de origem da punição.


"A transferência de execução da pena encontra apoio no princípio do reconhecimento mútuo em matéria penal. Com base neste princípio, é possível até mesmo a prática de atos processuais em países estrangeiros, mediante cooperação internacional, por exemplo, para a oitiva de testemunhas por carta rogatória", decidiu o ministro.

Fux argumentou que permitir a execução no Brasil de pena proferida pela Justiça de outro país evita "a necessidade de novo processo e julgamento pelos mesmos fatos", uma das teses defendidas pela defesa de Robinho, que quer um novo julgamento na Justiça brasileira.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

STF toma decisão que pode inviabilizar 'revisão da vida toda' do INSS


O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou nesta quinta-feira (21) uma decisão que pode ter impacto no julgamento que a Corte fará sobre a "revisão da vida toda" do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


A tese da revisão da vida toda, que os ministros ainda vão julgar em outra sessão, diz que aposentados podem optar pelo recálculo da aposentadoria. Entrariam nas contas os salários recebidos antes da implementação do Plano Real, em julho de 1994.


Em 2022, ao reconhecer o direito, na prática o Supremo permitiu que, em alguns casos, os aposentados buscassem uma opção de cálculo mais vantajosa, que poderia ser a regra de transição ou o regime implantado após a criação do fator previdenciário (uma fórmula matemática para definir o valor das aposentadorias).


Agora, quando analisaram esta regra de transição, os ministros validaram o dispositivo e fixaram que sua aplicação é obrigatória, sendo que o "segurado não pode optar pela regra definitiva, independentemente de lhe ser mais favorável". Ou seja, não poderá haver exceções.


Entenderam que a regra tem que ser obrigatória os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso.


Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, André Mendonça e Cármen Lúcia votaram no sentido de que seria possível conciliar a validade da lei com a possibilidade de opção do segurado por outra regra, a "revisão da vida toda".



Processos

Os ministros analisaram duas ações que discutem o fator previdenciário, criado a partir de uma reforma da Previdência feita nos anos 1990, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.


O fator previdenciário é uma fórmula matemática para definir o valor das aposentadorias do INSS - paga a trabalhadores da iniciativa privada. O mecanismo leva em conta elementos como a idade do empregado, tempo de contribuição para a Previdência Social e expectativa de vida dele.


Neste contexto, esteve em debate também a regra de transição do cálculo do valor das aposentadorias. Esta regra surgiu para contemplar quem já contribuía para a Previdência Social antes da criação do fator previdenciário.


É a mesma regra citada na disputa jurídica envolvendo a revisão da vida toda. Agora, ela é considerada válida e com aplicação obrigatória.


O recurso específico sobre a "revisão da vida toda", no entanto, ainda poderá ser julgado, agora tendo em conta este entendimento.


Histórico

As ações deliberadas hoje questionaram a reforma da Previdência do governo FHC e foram apresentadas em 1999. A primeira, por quatro partidos - PT, PSB, PCdoB E PDT. A outra, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.


Além do fator previdenciário, foram questionadas regras sobre benefícios como o salário-maternidade e o salário-família.



Os autores dos processos argumentaram que a fórmula do fator previdenciário atinge direitos adquiridos e a segurança jurídica, entre outros princípios constitucionais.


O relator dos casos, o ministro Nunes Marques, votou para rejeitar os pedidos e declarar constitucionais os trechos da reforma. A maioria concordou em parte com o relator.


Mas, quanto ao salário-maternidade, concluíram que a previsão de um período de carência para obter o benefício é inconstitucional.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Toffoli determina que PF aprofunde investigações do tumulto com Moraes no aeroporto de Roma



O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira (21) que a Polícia Federal aprofunde as investigações sobre o episódio em que a família do ministro Alexandre de Moraes foi hostilizada no aeroporto de Roma, em julho de 2023.


Em fevereiro, a PF afirmou que as imagens das câmeras mostram com clareza que Roberto Mantovani Filho atingiu no rosto Alexandre Barci de Moraes, filho do ministro, e que, em seguida, o rapaz empurrou Mantovani. A PF concluiu que Mantovani cometeu injúria real - é quando há o uso de violência -, mas não o indiciou porque o crime é de menor potencial ofensivo e foi cometido no exterior.


Após a conclusão da PF, Toffoli enviou o caso para a Procuradoria-Geral da República avaliar, que entendeu que o caso deveria voltar para análise da polícia.


A PGR apontou ao STF que os elementos reunidos no caso indicam que pode se cogitar delito mais grave do que o configurado pela PF.


"A falsa imputação da conduta criminosa ao Ministro foi realizada pelos investigados de maneira pública e vexatória. É claro o objetivo de constranger e, acaso, até de provocar reação dramática, tudo a ser registrado em vídeo e compartilhado", escreveu a PGR.



Segundo a Procuradoria, os investigados eventualmente podem ser responsabilizados no Brasil. "O indiciamento dos investigados não esbarra, assim, no obstáculo mencionado no relatório. A qualificação das condutas de acordo com os tipos acima indicados autoriza a extraterritorialidade da lei penal brasileira, aplicável aos crimes praticados por brasileiros no exterior".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Datafolha: reprovação de Lula vai a 33% e empata tecnicamente com aprovação, agora de 35%

O presidente Lula durante discurso no Palácio do Planalto — Foto: Reprodução/Canal Gov

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (21) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta como os brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


35% consideram o governo ótimo ou bom (eram 38% em dezembro);

33% avaliam a gestão como ruim ou péssima (eram 30% em dezembro);

30% consideram o governo regular (o mesmo valor de dezembro);

2% não souberam ou não opinaram (o mesmo valor de dezembro).


A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios, nos dias 19 e 20 de março.


Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 7 de dezembro de 2023, a avaliação positiva de Lula oscilou negativamente três pontos percentuais. Já a reprovação, oscilou três pontos positivamente. O percentual dos que consideram o governo regular se manteve estável.


O Datafolha também questionou os entrevistados sobre se acreditam que a gestão Lula está tendo mais vitórias que derrotas.


Do total, 44% acham que o petista tem mais vitórias do que derrotas, enquanto 42% veem o oposto. Outros 6% consideram que não teve nem derrotas nem vitórias; e 3%, um empate.


Também foi perguntado como os entrevistados veem o que Lula fez pelo país:


58% consideram que Lula faz menos do que poderia ter feito no seu governo;

15% acham que ele fez mais que o esperado;

24% dizem que Lula fez o esperado;

2% deram outras respostas;

1% não sabem.


Em relação ao futuro, 46% acreditam que, daqui pra frente, Lula fará um governo ótimo ou bom. Outros 30% responderam que ele fará um governo ruim ou péssimo, e 22%, regular.


Outras pesquisas

Levantamentos realizados por outros institutos também apontaram queda na avaliação do governo Lula em 2024.


Pesquisa Ipec divulgada no dia 8 de março mostra queda de 5 pontos percentuais na avaliação positiva (soma de ótimo e bom) — de 38% para 33%. Uma oscilação de dois pontos, dentro da margem de erro, na negativa (ruim ou péssimo) — de 30% para 32%; e um aumento de três pontos na regular —de 30% para 33%.


Já a pesquisa Quaest divulgada no dia 6 de março apontou que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula. Por outro lado, 46% desaprovam. A aprovação de Lula caiu três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023. À época, 54% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 43% reprovavam.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Líderes do governo avaliam que é preciso 'escolher brigas' e aconselham Lula a sancionar PL da Saidinha

Presídio de Uberlândia — Foto: Matheus Soares/Reprodução


Os líderes do governo no Congresso irão aconselhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a não fazer vetos no projeto de lei que restringe a saída temporária de presos, conhecido como PL da Saidinha. A matéria foi nesta quarta-feira (21), em definitivo, na Câmara dos Deputados.


Ainda que o governo veja negativamente o projeto, a leitura dos articuladores é que o governo não deve topar o desgaste de vetar a matéria. Na visão dos líderes, caso Lula vete a matéria, qualquer incidente envolvendo presos durante a saidinha será relacionado ao veto presidencial. Em outras palavras, a responsabilidade cairá no colo de Lula, ao menos na retórica da oposição.


O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), um dos principais conselheiros de Lula, disse à Globonews que, se for chamado para dar sua opinião, vai defender a sanção do texto. “No que depender de mim, não tem veto”.


A posição é a mesma do deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara. “Isso não é uma pauta do governo. É uma decisão soberana da Câmara. O presidente vai avaliar, mas eu acho que não devemos polemizar sobre isso.”


Na avaliação dos líderes, o governo tem que “escolher as brigas” que vai comprar com os conservadores dentro do Legislativo.


Atualmente, a saidinha é permitida em alguns feriados do ano somente a detentos que não cometeram crimes hediondos, que possuem histórico positivo no sistema penitenciário, que já cumpriram uma parte da pena e que estão no regime semiaberto - portanto, já podem passar o dia fora da prisão.


A proposta aprovada no Congresso acaba com o benefício nos feriados e permite a saída temporária apenas para a realização de cursos técnicos e profissionalizantes.


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, tem uma visão consolidada e alinhada com os especialistas da área de que a saída temporária é um instrumento fundamental para ressocialização dos presos, além de estimular o bom comportamento. É a mesma posição do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.


O veto deve ser proposto pelo Ministério da Justiça, mas a decisão final será política e tomada por Lula.


Ministros do STF e de governo

Conforme apurou o blog da Andréia Sadi, ministros do STF e do governo Lula avaliam que eventual veto total do presidente ao projeto de saidinha seria “loucura” pois daria “munição” à extrema direita e desgaste em um tema que já é flanco do governo.


Assim como no Executivo, alguns ministros acreditam que Lula deveria sancionar para evitar desgastes ou até vetar parcialmente. No Palácio do Planalto, a ordem é dizer que Lula ainda não leu o texto e vai avaliar a discussão.



O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse considerar o “assunto pacificado” e que a votação unânime mostra o “clamor da sociedade”, representada pelo Congresso, em saídas para a segurança pública.Sobre Lula vetar o texto, Lira disse que é prerrogativa do Executivo vetar ou deixar de vetar- mas que o placar esmagador mostra como o assunto “é pleito de todos os setores”.


Nesta quarta, até o PSOL correu para se posicionar favoravelmente e Guilherme Boulos trabalhou para que a bancada não ficasse contra - principalmente temendo efeitos dessa decisão na eleição municipal de São Paulo.


Fonte: Blog da Júlia Duailibi

Leia Mais ››

'Ele não vai resistir', diz advogado de Robinho que deve entrar com recurso para ser julgado no Brasil

Ex-jogador Robinho — Foto: PAUL ELLIS / AFP


O advogado do ex-jogador Robinho, Jose Eduardo Alckmin, afirmou ao blog que vai entrar com recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o atleta, condenado na Itália a 9 anos de prisão por estupro, seja julgado no Brasil.


“Ele tem direito de ser julgado no Brasil”, afirmou Eduardo Alckmin.

O argumento da defesa é que a prisão só poderia ocorrer após o trânsito em julgado (expressão usada para definir o momento em que uma decisão - sentença ou acordo - torna-se definitivo, sem direito de recurso). E, na opinião dos advogados, o trânsito não se deu no Brasil, apesar de ter ocorrido na Itália.



Decisão do STJ

Na quarta-feira (20), por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que Robinho deveria cumprir a pena no Brasil ao qual foi condenado na Itália – o tribunal decidiu também que a pena deve ser cumprida de forma imediata.


O ex-jogador vive em Santos e não cumpriu pena na Itália porque já estava no Brasil quando o julgamento foi concluído com a análise de todos os recursos. Como ele é cidadão brasileiro, a extradição não seria possível. Então, a Justiça italiana pediu que a pena fosse aplicada aqui.


O advogado ressaltou ao blog também que Robinho não resistirá, apesar de ter ficado abatido. "Não esperava a decisão". Porém, a defesa acionou o STF nesta quinta (21) para evitar a prisão imediata.


“No caso em questão, o paciente aguardou em liberdade todo o processo de homologação e nunca representou um risco à aplicação da legislação pátria, portanto sua liberdade é de rigor até o trânsito em julgado da discussão”, escreveram os advogados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Novo Código Eleitoral: relator libera divulgação de pesquisas no dia da eleição e manifestações em igrejas



O relator do Novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), protocolou nesta quarta-feira (20) seu parecer que consolida novas regras para candidatos e partidos nas eleições.


No parecer, Castro permite a divulgação de pesquisas eleitorais na data da eleição. Pela proposta, manifestações proferidas dentro de igrejas não serão classificadas como propaganda política.


O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro de 2021, e agora aguarda análise dos senadores. Primeiro, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovada, seguirá para votação em plenário.


Entre as principais mudanças estão regras sobre inelegibilidade, pesquisas e quarentena para juízes e militares. Veja mais abaixo.


Pesquisas

O relatório permite a divulgação, inclusive na data da eleição, de pesquisas de intenção de voto.


A versão do projeto que saiu da Câmara liberava a publicação de pesquisas somente até a antevéspera do pleito.


O parecer exige que seja informado, junto da pesquisa atual, o percentual de acerto do instituto que realizou o estudo, com base nas três últimas eleições.


Um comparativo será feito entre a pesquisa com as intenções de voto e os votos efetivamente registrados nas últimas eleições, com objetivo de mostrar para o eleitor se a empresa é confiável.


Igrejas

Atualmente, é proibido veicular propaganda política de qualquer natureza, como exposição de placas, dentro de igrejas.


O projeto, porém, abre brecha para que um líder religioso, durante o culto, enalteça os valores de algum candidato. "Manifestações proferidas em locais em que se desenvolvam atividades acadêmicas ou religiosas, tais como universidades e templos, não configuram propaganda político eleitoral e não poderão ser objeto de limitação", diz artigo da proposta.


Inelegibilidade

O relatório muda, para crimes comuns, a contagem do prazo de inelegibilidade, o tempo em que um candidato está impedido legalmente de disputar eleições.


De acordo com o projeto, os políticos ficarão inelegíveis oitos anos após a data da condenação, diferente do que é aplicado hoje- oito anos seguintes após o cumprimento da pena. Portanto, o parecer reduziu o período.



Tanto para crimes comuns, como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, quanto para crimes eleitorais, como abuso de poder político, o prazo máximo que um político ficará inelegível será de oito anos.


O relator prevê que a contagem do prazo, no caso dos crimes eleitorais, comece a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição na qual o delito foi cometido.


A mudança, na prática, impedirá candidatos condenados a disputar duas eleições federais.


Desfiliação

Se um deputado deixa o partido pelo qual foi eleito, perde o mandato, a menos que apresente uma justa causa, que pode ser, por exemplo, discriminação do filiado ou uma mudança radical do programa da legenda.


O relatório do senador Marcelo Castro incluiu mais uma possibilidade de justa causa: uma "carta de anuência" feita pelo partido reconhecendo que concorda com a desfiliação.


A mudança vale apenas para eleições proporcionais.


A versão do texto que saiu da Câmara dizia que a carta não valeria como justa causa.


Inteligência Artificial

O senador Marcelo Castro acrescentou que o uso de Inteligência artificial (IA) em propagandas precisará ser informado ao eleitor.


“Identificamos a necessidade de incluir novo dispositivo, eterminando que o uso de conteúdo sintético ou manipulado com alteração da realidade, a exemplo de sons e imagens gerados por sistemas de inteligência artificial, seja explicitamente identificado. Dessa forma, protegem-se os eleitores contra conteúdos potencialmente enganosos”, explicou.


Quarentena

Segundo o relatório, membros do Ministério Público, militares e policiais que queiram disputar as eleições deverão se afastar de seus cargos, pelo menos, quatro anos antes do pleito.


A regra de afastamento obrigatório, se aprovada, passará a valer em 2026.


Candidaturas coletivas


O relator manteve no texto a possibilidade de candidaturas coletivas.


“A minirreforma eleitoral tinha proibido candidaturas coletivas, essa modificação que a minirreforma fez nós não achamos adequada, então nós mantivemos o que a Câmara já tinha feito conservando, mantendo as candidaturas coletivas. Nós achamos que isso não traz nenhum dano, não traz nenhum problema, é uma coisa que já está sendo praticada no Brasil a fora não há porque a legislação não acompanhar”, disse Marcelo Castro em entrevista a jornalistas.


Um outro projeto que trata do tema, a minirreforma eleitoral, que também aguarda análise do Senado, proíbe as candidaturas coletivas.


Fonte: g1

Leia Mais ››