sexta-feira, janeiro 27, 2012

ASSASSINO DE COMERCIANTE DE LUCRÉCIA/RN FOI PRESO POR POLICIAIS MILITARES NA ZONA RURAL DAQUELE MUNICÍPIO

Homicida: Francisco de Assis da Costa Queiroz, 47 anos de idade

Faca utilizada no crime


O assassino do comerciante DÉCIO SOARES, o indivíduo FRANCISCO DE ASSIS DA COSTA QUEIROZ, mais conhecido por DIASSIS, 47 anos de idade, foi preso por volta das 11:00 horas no sítio Serrote do Norte, zona rural de Lucrécia, no interior de uma casa abandonada, numa ação comandada pelo Sargento PM CARNEIRO, auxiliado pelo Soldado BERG do Destacamento de Lucrécia e pelo Grupo Tático Operacional (GTO) da Companhia Polícia Militar de Patu, sob o comando do Sargento PM RONDES.
Logo após a prisão, o homicida foi conduzido para a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu, onde neste momento está sendo autuado em flagrante delito. A arma do crime foi encontrada em poder do homicida.
A vítima DÉCIO SOARES era comerciante, proprietário do Mercadinho Soares, localizado no centro de Lucrécia, era casado e pai de um casal de filhos menores. Segundo informações, DÉCIO era uma pessoa pacata e bastante querido na cidade, não tendo nenhum motivo que justifique tal fatalidade, a não ser o distúrbio mental apresentado pelo assassino.
Segundo informações colhidas pelo blog, a vítima se encontrava na fila de uma padaria, que fica distante uns 100 metros do seu comércio, por volta das 07:00 horas, quando o agressor, sem nenhuma discussão, lhe desferiu uma cutilada de faca peixeira nas costas, sendo que a vítima correu em direção ao seu estabelecimento comercial, mas caiu antes de chegar lá, sendo atingido por pelo menos mais duas ou três cutiladas nas costas.
A vítima foi socorrida às pressas para Mossoró, mas faleceu quando passava pelo município de Caraúbas/RN.

Fonte: Patu News
Leia Mais ››

Chico Anysio tem medicação aumentada por médicos; estado é grave

Divulgação
Chico Anysio recebe em seu apartamento, no Rio, comitiva de festival nordestino que irá homenageá-lo em Cubatão, São Paulo (3/11/2011)
Chico Anysio recebe em seu apartamento, no Rio, comitiva de festival nordestino que irá homenageá-lo em Cubatão, São Paulo (3/11/2011)


O humorista Chico Anysio permanece internado na UTI do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo boletim assinado pelo médico Luiz Alfredo Lamy e divulgado nesta sexta-feira (26) o quadro de febre diagnosticado na última quinta ainda está sendo investigado. O paciente continua fazendo diálise em algumas horas do dia, permanece sedado e respira com ajuda de aparelhos. A dosagem do medicamento que está controlando a pressão arterial foi aumentada.

Nesta madrugada, Malga Di Paula, mulher do humorista, escreveu no Twitter que Chico continua lutando. “Uma amiga que esteve conosco no hospital hoje me disse algo perfeito: ‘Chico está matando um touro por dia...’. O problema é que veio uma manada inteira para cima dele, tadinho. As orações e boas energias vindas do Brasil todo e de muitos lugares do mundo, certamente têm ajudado muito. Obrigada!”, postou.

O humorista, de 80 anos, está na unidade desde o dia 22 de dezembro e passou por consecutivos períodos de internação em 2011. Em março, deixou o Hospital Samaritano após 110 dias hospitalizado, quando enfrentou complicações cardiorrespiratórias. Foi submetido a angioplastia e tratou uma pneumonia na UTI.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Vaticano critica Obama por contracepção e pílula do dia seguinte


Em plena campanha eleitoral, nos Estados Unidos, o Papa Bento XVI atacou os planos do presidente Barack Obama de reembolsar a contracepção e a pílula do dia seguinte, como parte do plano americano de assistência à saúde, fazendo um apelo aos católicos a se mobilizarem contra essa possibilidade.

O Papa vem falando sobre "as práticas intrinsicamente más" impostas à sociedade e os "perigos" que pesam sobre "o dom de Deus à vida", durante as tradicionais visitas "ad limina", durante o mês de janeiro, dos bispos americanos a Roma, que representam cerca de 70 milhões de fiéis.

Bento XVI faz alusão, sem mencioná-los diretamente, aos planos de cobertura médica nos Estados Unidos que, num futuro próximo, permitirão às mulheres ter acesso a todas as formas de contracepção aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration).

Assim, a partir de 1º de agosto de 2012, todos os contratos relacionados ao seguro-doença deverão compreender esses serviços. Os empregadores que alegarem crenças religiosas para não fornecerem a cobertura para a contracepção terão até o dia 1º de agosto de 2013 para se conformar às novas regras.

O Papa demonstra, assim, seu apoio pleno aos bispos americanos. O presidente da conferência episcopal, Timothy M. Dolan, arcebispo de Nova York, lidera o ataque a esses planos.

Monsenhor Dolan, que também tomou posição contra o casamento dos gays, deve ser nomeado cardeal pelo Papa, no dia 18 de fevereiro.

Em longa mensagem, Bento XVI lamentou "os esforços realizados para recusar aos católicos e às instituições católicas o direito à objeção de consciência".

"Obrigar os cidadãos americanos a escolher entre violar a própria consciência e esquecer seu seguro saúde é absolutamente um contra-senso", acusou Monsenhor Dolan.

"Estamos sendo obrigados a baixar o braço para um governo que considera a concepção, a gravidez e o nascimento como doenças a serem curadas", lançou.

Consciente de que "o american way of life" tem imensa influência no mundo, o Papa denunciou um "secularismo radical" que se espalha nas "esferas políticas e culturais" e "poderosas correntes" de pensamento "mais e mais hostis ao cristianismo".

"A separação legítima da Igreja e do Estado não pode significar que a Igreja mantenha silêncio sobre algumas questões", martelou Bento XVI, que critica o fato de a sociedade ocidental desejar limitar a religião à esfera privada.

"É necessário um mundo de leigos bem formados, comprometidos e organizados, com um forte senso crítico em relação à cultura dominante". Devem "ter a coragem de contra-atacar um secularismo redutor", lançou, numa reprovação velada à flexibilidade dos católicos liberais.

A Igreja americana, muito avançada em relação aos planos sociais e educacionais, mas alquebrada por um amplo escândalo de pedofilia, possui inúmeras correntes, entre elas algumas que não seguem mais as posições de Roma e defendem reformas muito liberais em matéria de costumes.

Numa campanha eleitoral onde a religião está onipresente, o principal candidato republicano católico é o conservador Rick Santorum.

Em 2008, 54% dos católicos americanos votaram no democrata Barack Obama, muito mais do que todas as outras religiões cristãs. Foram numerosos os Latinos católicos a se pronunciarem pelo primeiro presidente negro da história americana.

A Santa Sé, apesar de uma simpatia real pela personalidade de Obama, considera os republicanos mais seguros, devido a suas posições em defesa do "direito à vida".

Fonte: DN
Leia Mais ››

Ministro da Integração isenta Elias Fernandes de acusações

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, isentou o engenheiro e ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Elias Fernandes, das acusações sobre órgão, veiculadas, nos últimos dias, na imprensa. Em ofício encaminhado, na última quinta-feira, 26 de janeiro de 2012, após formalização do desligamento do cargo.

Sobre o Relatório da Auditoria Especial, da Controladoria-Geral da União (CGU), o ministro reconhece que “os fatos mais graves apontados naquele relatório não podem ser imputados à atual direção do DNOCS, conforme destacado inclusive por nossa Consultoria Jurídica”.

Em seguida, Fernando Bezerra assim se manifesta: “Em primeiro lugar, temos a exata noção de que o suposto pagamento irregular de vantagens pecuniárias aos servidores do DNOCS se deu tão somente em cumprimento à determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, consubstanciada na Nota Conjunta, número 001-2009-COGES-COCJU-DENOP-SRH-MP, de 11 de novembro de 2009. Em segundo lugar, quanto à barragem de Congonhas, sabemos perfeitamente que não existe a possibilidade de efetivar o montante de prejuízos apontados como sobrepreço, haja vista a rescisão do contrato firmado no ano de 2002, publicada pelo Diário Oficial da União ainda no ano passado”. Por fim, o ministro agradece aos serviços prestados como diretor-geral ao DNOCS.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Operação Impacto: MP ajuíza apelação criminal contra sentença

Os Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público ajuizaram nesta sexta-feira (27), uma apelação criminal contra a sentença emitida pelo Juiz da 4ª Vara Criminal de Natal. A informação foi divulgada pelo Ministério Público Estadual.

Na prática, como o prazo para recursos encerram na próxima segunda-feira, a apelação funciona como um pedido de dilação de prazo. Caso seja aceita, o Ministério Público terá mais oito dias para apresentar as suas contestações à sentença.

Na apelação os Promotores de Justiça manifestam o interesse do MP em pedir a reformulação da sentença no que diz respeito à absolvição de Edvan Martins, pela acusação de corrupção passiva; de Ricardo Abreu e José Pereira Cabral Fagundes, inocentados do crime de lavagem de dinheiro. Além desses, o Ministério Público deve recorrer também para pedir o agravamento das penas aplicadas aos demais envolvidos: Ricardo Abreu, Emilson Medeiros, Dikson Nasser, Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Sargento Siqueira, Aluísio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza, Antônio Carlos Jesus dos Santos, Adão Eridan, Klaus Charlie, Francisco de Assis Jorge Sousa e Hermes Soares Fonseca.

Com relação a Sid Fonseca, Joseilto Fonseca da Silva e João Francisco Garcia Hernandes, os Promotores de Justiça não manifestaram o interesse de recorrer, tendo em vista afirmarem que se convenceram dos argumentos do juiz. Embora pretendam recorrer da sentença, eles destacam a importância dessa condenação na luta contra a corrupção e enaltecem a maneira ágil e empenhada com que foi conduzido o processo por parte da 4ª Vara Criminal de Natal.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Ação bloqueia pagamentos de benefícios irregulares no interior

Uma recomendação expedida pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e à Caixa Econômica Federal (CEF) resultou no bloqueio de 56 seguros-desemprego em Santa Cruz. Os benefícios seriam concedidos durante o período de defeso a pescadores registrados junto ao MPA. A ação partiu da suspeita de fraude na concessão de 97 seguros defeso na Colônia de Pescadores Z-44. A atuação do MPF quer impedir um
prejuízo de mais de R$ 60 mil mensais aos cofres públicos.

Para investigar o caso, o MPF requisitou a instauração de inquérito policial e acionou a Superintendência do MPA no RN. Ao promover o recadastramento dos beneficiários, o MPA constatou a existência de diversas irregularidades. Das 179 pessoas que compareceram ao recadastramento, 42 não preencheram os requisitos previstos para o recebimento do benefício. De acordo com a procuradora da República Caroline Maciel da Costa, outras 39 pessoas estão sob fundadas suspeitas de também não exercerem a pesca profissional. Houve ainda 16 pessoas que sequer compareceram ao recadastramento.

Em razão das irregularidades apontadas, o MPF recomendou à Caixa a suspensão imediata do pagamento da primeira parcela de 97 benefícios. Ao MPA foi recomendado o cancelamento, em definitivo, do pagamento do seguro-desemprego às 42 pessoas que comprovadamente não vivem da pesca. Quanto aos faltosos, denunciados e suspeitos de receber o benefício irregularmente, o MPF recomendou a suspensão do pagamento até que cada interessado comprove o exercício da atividade de pescador profissional.

Em resposta à recomendação do MPF/RN, o MTE enviou ofício informando o bloqueio do pagamento de 56 benefícios irregulares, em virtude do cancelamento do registro geral de pesca por parte do MPA. No entanto, em alguns casos os beneficiários já haviam sacado a primeira parcela do pagamento indevido. Dessa forma, o MTE informou que está cadastrando pedido de restituição aos cofres públicos.

A procuradora da República Caroline Maciel da Costa, que assina a recomendação, alerta que "o recebimento indevido do benefício pode vir a caracterizar o crime de estelionato, punido com até cinco anos de reclusão e multa".

A lei (10.779/2003), que dá direito ao seguro-desemprego a pescadores profissionais, garante o recebimento de tantas parcelas do benefício quantos forem os meses de duração do defeso. O valor de cada parcela é de um salário mínimo.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Policiais Militares apagam incêndio em residência de C. Novos



Por volta das 16h30minh desta quinta-feira (26/01) todo o efetivo de serviço da Policia Militar foi deslocada para Rua Tomas Silveira, 75, centro, para apagar um incêndio numa residência de uma senhora de 84 anos. Segundo informações repassadas pelos os PMs, a proprietária da pequena residência, DONA CHIQUINHA, que sofre de surdez, teria colocado uma vela acesa em cima do sofá e adormeceu, acordando já com as chamas que consumiram o sofá e parte do telhado, além de passar para o prédio vizinho.
Como nossa cidade não dispõem de corpo de bombeiros, 08 extintores, mangueiras e baldes foram utilizados pelos os Policiais para conter as chamas, que chegou a atingir o prédio vizinho.
Os Policiais agiram rápidos e evitaram o pior. Dona Chiquinha não se feriu, mas a residência ficou parcialmente destruída.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Filho ameaça mãe e acaba preso em C. Novos


     Foi detido, por volta das 11h desta sexta-feira (27/01), EDVAN DE ALMEIDA SOUTO, DE 42 ANOS, acusado de ameaçar a própria mãe. Ele reside na Rua Félix II, Centro.
     Segundo os PMs que atenderam a ocorrência, Edvan jogou várias pedras na porta da residência da sua mãe, forçou a entrada, a ameaçou dizendo que ia matá-la e falou palavras de baixo calão. Ele apresentava sintomas de embriaguez e já respondeu a vários processos na justiça.
    A Polícia Militar conduziu o acusado para a delegacia para serem tomadas as providências cabíveis.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Empresário foi assassinado na manhã de hoje na cidade de Lucrécia no RN

 Vítima: DÉCIO SOARES 


Um crime banal foi registrado na manhã desta sexta feira, 27/01, na cidade de Lucrécia. O jovem empresário conhecido por DÉCIO SOARES, sobrinho do contador e empresário NETO SOARES, se encontrava num estabelecimento comercial do município pagando alguns boletos bancários, quando o doente mental conhecido por DIASSIS desferiu várias cutiladas de faca peixeira nas costas do mesmo, sem nenhum motivo aparente.

A vítima foi socorrida às pressas para a cidade de Mossoró, mas segundo informações, faleceu nas proximidades do município de Caraúbas. 

O homicida já foi preso e neste momento está sendo conduzido por policiais militares do Destacamento de Lucrécia para ser autuado em flagrante delito na 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu, onde deverá permanecer preso, pois a revolta da população lucreciense é generalizada e a permanência do homicída naquela cidade corre o risco de linchamento. 

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Acidente entre caminhão e Blazer deixa quatro mortos em Passa e Fica-RN


Um acidente grave envolvendo um caminhão e um carro utilitário tipo Blazer, da Chevrolet, deixou quatro mortos no município de Passa e Fica, a 101km de Natal. A colisão ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (27) e as quatro vítimas são da Blazer. 

De acordo informações, os dois veículos trafegavam em sentidos opostos e, na altura do parque de vaquejada de Passa e Fica, houve a colisão frontal. No choque, os quatro ocupantes da Blazer morreram na hora e ficaram presos às ferragens. O Corpo de Bombeiros foi chamado para retirar os corpos e depois o Itep fez o recolhimento.

foto

DETALHES DO ACIDENTE

O carro (tipo Blazer da Chevrolet) colidiu com um caminhão de verduras que saiu após o almoço, do município de São José do Campestre e seguia para a Paraíba. O motorista do caminhão, ainda não identificado, sofreu apenas uns arranhões e foi afastado do local da tragédia muito nervoso.

TRABALHO DOS BOMBEIROS

Os quatro corpos, ocupantes do Blazer, se encontravam em meio às ferragens, aguardando a chegada do Corpo de Bombeiro para serem retirados e em seguida o ITEP fez o recolhimento.O trabalho foi difícil e só se encerrou às 17 horas deste dia 27. As duas jovens mortas no acidente são da cidade paraibana de Tacima. Todos morreram na hora

NOME DAS VÍTIMAS FATAIS
Ivonildo do Nascimento Lima, 42 anos , motorista (vulgo Chapéu)
Joselho André de Silva, 38 anos (Pita Som) dono do utilitário,mas que não estava ao volante
Mônica Bezerra do Vale, 31 anos 
Fancineide Pereira Costa, 42, anos

GARRAFA DE CACHAÇA FOI ACHADA NA BLAZER

Bombeiros que participaram da retirada dos corpos encontraram uma garrafa de cachaça dentro do veículo, e segundo testemunha o motorista teria ingerido bebida alcólica antes de pegar a estrada.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA COMUNIDADE DE PAU BRANCO, ZONA RURAL DE MOSSORÓ.

   Um grave acidente envolvendo carro e moto deixou uma vítima fatal por volta das 14h desta sexta-feira (27/01) no sitio Jardim na comunidade de Pau Branco, na Estrada do Melão, entre a BR-304 e a RN-013, há cerca de 20km de Mossoró.
   Segundo informações de populares, os veículos envolvidos, uma motocicleta tipo XTZ 125 de cor azul, placa MZB-2675 Mossoró e um carro Corola de cor preta, placas NQR-0742 Fortaleza/CE, vinham no sentido Maísa – Tibau quando a vítima fatal de nome Gustavo Luan de Oliveira, de apenas 10 anos, estudante, natural de Mossoró, que conduzia a motocicleta fez uma conversão para a esquerda entrando em uma residência localizada as margens da rodovia, quando o condutor do carro colidiu violentamente na motocicleta. Com o impacto, a vítima só parou cerca de 10m do local da colisão.
    O pai de Gustavo relatou que o menor teria pegado a motocicleta escondido, quando o pai estava dormindo, o mesmo ainda tentou impedir que o filho não fosse andar na motocicleta, mas Gustavo já era tarde de mais.
    O motorista do carro se evadiu após a colisão, sem prestar socorro à vítima, que veio a óbito antes do socorro médico.
     As motos do esquadrão águia do 2° DPRE juntamente com uma viatura do destacamento da Maísa fizeram o isolamento do corpo do jovem até a chegada dos peritos do ITEP que removeu o corpo para a sede do órgão.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

 
BLOG PASSANDO NA HORA


FOTOS DA VÍTIMA ABAIXO



BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando a Hora
Leia Mais ››

Prisões por tráfico em Areia Branca e Grossos.‏


Na madrugada de sexta feira 27 de Janeiro de 2012, foi deflagrada uma operação na região da Costa Branca. Através de várias denuncias recebidas pela central de rádio, da policia militar resultou na prisão de várias pessoas envolvidas com o tráfico de drogas nas cidades de Areia Branca e Grossos.

Na cidade de Areia Branca foi efetuada a prisão de “Alessandro Lennon”. Ele estava na companhia de uma adolescente. Eles estavam em uma motocicleta e ao avistarem a guarnição da policia militar empreendeu fuga. Após uma perseguição a dupla foi detida com drogas.

Na cidade de Grossos 03 elementos foram autuados na companhia de 02 adolescentes: Alisson Cleberson dos Santos/Jailton Ribeiro da Silva/Francisco reis Mendes da Silva, “O Reizinho”. Com esses elementos foram apreendidos 27 pedras de crack e a quantia de 160 reais em dinheiro fracionados.

No primeiro mês do ano já foram presos 10 pessoas por tráfico de drogas e a operação vai continuar até o final do carnaval, informa o Cap. Andrelino, comandante do policiamento da cidade de Areia Branca, que têm mantido, uma luta incessante contra o tráfico de drogas em toda região. 

Um fato interessante chamou à atenção dos policiais. Os elementos estavam transportando entorpecentes dentro de caixas de fósforos.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

UERN divulga concorrência para Vestibular 2012


A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga a concorrência do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) que oferta 2.472 vagas nos cursos de graduação da UERN. As provas do PSV 2012 serão realizadas nos dias 4 e 5 de março.

Clique aqui e confira a concorrência

O curso com maior concorrência continua sendo Medicina, com 128,30 candidatos por vaga, já entre os cotistas a concorrência é de 32 candidatos por vaga. Na concorrência geral, o segundo mais concorrido é o de Direito, do Campus de Natal com média de 48,35, seguido pelo curso de Odontologia do Campus Caicó com 44,6. Entre os cotistas essa concorrência cai para 18,9 e 25,7, referentes respectivamente aos cursos de Direito (Natal) e Odontologia (Caicó).

Nesta sexta-feira, dia 27, a Comperve irá disponibilizar a lista com a relação dos candidatos cotistas com inscrição confirmada, contendo a escola em que o candidato concluiu o Ensino Médio, a cidade e estado. O Objetivo é fazer com que a lista sendo pública qualquer pessoa pode verificar as informações relativas à escola onde o candidato afirmou haver concluído os estudos. Caso exista divergência, as pessoas poderão identificar e denunciar à COMPERVE sobre uma possível tentativa de fraude ao Sistema de Cotas.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Encontro discutirá medidas para evitar catástrofes com chuvas no interior

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, as coordenadorias regionais de Defesa Civil do estado, responsáveis pela atuação do órgão no interior, estarão promovendo reuniões setoriais com representantes dos municípios localizados em áreas vulneráveis a desastres naturais. O encontro será no dia 1 de fevereiro, quarta-feira, às 9h, no auditório do 2º Grupamento de Bombeiros, situado na Rua Felipe Camarão, Bairro Aeroporto, S/N, em Mossoró.

A iniciativa do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, oficial do Corpo de Bombeiros Militar do RN, que tem por objetivo antecipar as ações de prevenção do Governo do Estado a possíveis catástrofes naturais que possam surgir em 2012 em função do inverno.

O encontro deverá contar com representantes dos municípios de Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Guamaré, Macau, Pau dos Ferros, Pendências, Upanema, Apodi, Assu e Mossoró, , onde serão discutidos os planos de contingências dos municípios, identificação e mapeamento das respectivas áreas de risco, os abrigos temporários existentes nas cidades, a necessidade de assistência social, psicológica e de saúde aos possíveis desabrigados, além da apresentação do decreto de criação da defesa civil de cada município.

"As reuniões previstas para ocorrerem com representantes dos municípios do interior do RN tem como foco principal o desenvolvimento de ações preventivas que ajudem a diminuir os danos provocados por possíveis acidentes e desastres naturais. Queremos dar apoio a consolidação das coordenadorias municipais de defesa civil e garantir que elas estejam alinhadas aos mesmos propósitos do processo pelo qual a Defesa Civil Estadual e Nacional estão passando", afirma o Tenente Coronel Josenildo Acioli.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Diretor-geral deixa o Dnocs, mas cargo permanece sob o controle do PMDB


O diretor do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes, acabou traído pela estratégia do PMDB para tentar mantê-lo no posto e deixou o cargo na quinta-feira (26), alvejado por denúncias. Apesar de a nota oficial do governo federal dizer que Elias pediu demissão, ele foi demitido pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra (PSB), a pedido do Palácio do Planalto. A avaliação do governo foi de que a situação dele ficou insustentável com as novidades trazidas pelo noticiário. Primeiro, vieram mais denúncias de corrupção, incluindo favorecimento ao filho, o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB-RN).

A pá de cal, no entanto, foi a postura do próprio PMDB, de confronto ao Planalto e à Controladoria-Geral da União (CGU). O secretário nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, assume interinamente o cargo, até que o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), dono da cadeira e padrinho político de Elias, indique um substituto.

A passagem de Elias pelo Dnocs não resistiu às suspeitas levantadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) de irregularidades na gestão de pessoal e convênios com sobrepreços. O rombo nos cofres do órgão é estimado pela CGU em R$ 312 milhões. A auditoria foi feita depois de técnicos da controladoria constatarem problemas nas contas anuais do Dnocs entre 2008 e 2010. Também pesou contra o ex-diretor o fato de que ele teria feito uso da máquina pública para ajudar o filho, Gustavo Fernandes (PMDB), a conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições de 2010.

Elias Fernandes foi demitido do Dnocs diante das denúncias de favorecimento e sobrepreço. Substituto será indicado por Henrique Alves (Givaldo Barbosa/Agência O Globo)
Elias Fernandes foi demitido do Dnocs diante das denúncias de favorecimento e sobrepreço. Substituto será indicado por Henrique Alves


Conforme revelou o Correio na edição de ontem, o Dnocs — sob o comando de Elias — firmou diversos convênios num total de R$ 9,3 milhões com 27 municípios do interior do Rio Grande do Norte e recebeu como contrapartida o apoio dos prefeitos para a campanha de Gustavo. Além da ajuda dos políticos beneficiados, o filho do ex-diretor recebeu R$ 50 mil em doações da Empresa Industrial Técnica (EIT). A firma ganhou pelo menos R$ 21 milhões em contratos realizados em 2010 com o Ministério de Integração — órgão ao qual é vinculado o Dnocs.

A tática traçada pelo padrinho político de Elias, o deputado Henrique Eduardo Alves, para tentar livrá-lo da demissão acabou colaborando para a sua queda. Primeiro, o peemedebista desmereceu as investigações feitas pela CGU e adotou o discurso de que apenas o Tribunal de Contas da União (TCU) seria capaz de averiguar se houve irregularidades no Dnocs. Num segundo momento, Alves foi além e passou a dar declarações desafiando o Palácio do Planalto a demitir Elias. As afirmações do parlamentar, de que o governo não teria coragem de peitar o principal aliado, ecoaram no gabinete da presidente Dilma Rousseff. A reação às declarações veio na manhã de ontem, quando o vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, recebeu o recado da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, de que Elias estava fora do governo.

Henrique Eduardo Alves foi então comunicado por Temer de que a situação do diretor-geral tinha ficado insustentável. Minutos depois, correu ao Twitter para disparar mensagens de apoio ao afilhado político e voltou a desafiar a CGU. “Esta última questão que envolve também a CGU (denúncias), com todo respeito, só cessará, para ele (Elias) e para mim, com decisão do TCU”, escreveu Henrique. No fim, ainda demarcou o espaço no órgão. “Peço alguns dias para sugestão de novo nome para representar o RN e o PMDB na Direção do Dnocs”, avisou.

Reação criticada

A avaliação de integrantes da cúpula do partido foi de que, ao abrir o confronto com o Planalto, Henrique desnecessariamente “esticou a corda”.

O receio dentro do PMDB foi de que o mal-estar permanecesse nas páginas dos jornais dos próximos dias, levando a um desgaste irreversível com o Planalto. “Não foi o melhor caminho. Henrique assumiu o ônus de defender Elias. Talvez o recado não era para o Planalto, mas para a base eleitoral dele”, avaliou um aliado do parlamentar.

Após participar de reunião de trabalho no Ministério da Integração, Elias foi convocado para ir ao gabinete do ministro Fernando Bezerra, onde foi comunicado da demissão. A queda de o diretor-geral ocorre três dias depois do diretor-administrativo do Dnocs, Albert Brasil Gradvohl, ser exonerado do cargo na mesma esteira das denúncias apresentadas no relatório do CGU. A degola de Gradvohl também causou revolta na bancada do PMDB do Ceará, responsável pela indicação.

Fonte: DN
Leia Mais ››

TCE condena ex-prefeito do RN a ressarcir mais de R$ 500 mil após irregularidades

A Primeira Câmara da Corte de Contas acatou o relatório técnico e o parecer do Ministério Público Especial, votando pela desaprovação das contas referentes ao balancete do FUNDEF da prefeitura de Senador Georgino Avelino, relativas ao ano de 2002.

O ex-prefeito João Batista de Santana foi condenado a ressarcir o valor de R$ 554.134,18 (quinhentos e cinqüenta e quatro mil, cento e trinta e quatro reais e dezoito centavos), mediante a devida atualização. O conselheiro Thompson Fernandes encaminhou o processo para o Ministério Público em virtude da possível existência de atos de improbidade administrativa.

Fonte: DN
Leia Mais ››