quinta-feira, março 28, 2024

Autor de roubo de moto ocorrido em Alexandria é preso em Tabuleiro Grande/RN



Policiais civis da 76ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Alexandria/RN), em ação conjunta com o destacamento da Polícia Militar do município de Tabuleiro Grande/RN, deram cumprimento, nesta quarta-feira (27), a um mandado de prisão em desfavor de um dos suspeitos de um roubo de uma motocicleta, cometido em outubro de 2023, na cidade de Alexandria. Ele foi preso no município de Tabuleiro Grande/RN.


De acordo com as investigações, o fato aconteceu dia 30 de outubro de 2023. Na ocasião, dois indivíduos em posse de um revólver calibre 38, na saída de Alexandria/RN para Bom Sucesso/PB, anunciaram o assalto e tomaram a motocicleta da vítima. Eles ainda efetuaram dois disparos para intimidação dos presentes. O primeiro indivíduo foi preso em flagrante ainda no dia do ocorrido.


A prisão realizada hoje (27) foi por força de mandado de prisão preventiva Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

28° Homicídio Mossoró 2024: Jovem de 21 anos é morto a tiros dentro de casa no Assentamento Oziel Alves


A cidade de Mossoró na região oeste Potiguar registra mais um homicídio o segundo em menos de 24 horas desta feita o crime aconteceu no início da tarde desta quinta-feira 28 de março de 2024 no assentamento Oziel Alves zona rural de Mossoró.


A vítima foi Darlyson Ramon Ferreira da Silva 21 anos foi morto com cerca de três disparos de arma de fogo dentro de sua residência em uma vila de casa naquele assentamento que pertence ao polo Maísa.


Segundo a polícia militar o jovem estava com a namorada no seu apartamento quando um homem sozinho entrou de capacete e efetuou os disparos de arma de fogo a vítima não resistiu e morreu na hora.



Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. De acordo com a polícia a vítima não tinha registro de antecedentes criminais. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso. Mossoró chegando aos 28 homicídios em 2024.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Paciente idoso passa cinco dias com frasco de amaciante usado como bolsa coletora no Walfredo Gurgel

O frasco de amaciante foi utilizado pelo idoso de sexta-feira da semana passada até esta quarta-feira, quando a situação foi solucionada | Foto: Cedida


A situação de um paciente internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, ganhou repercussão e gerou revolta. O idoso Francisco Quirino da Silva, 82 anos, passou cinco dias com um frasco de amaciante utilizado como um coletor de urina improvisado. O uso do recipiente começou na última sexta (23) até essa quarta-feira (27), quando a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) informou que fez a ampliação de bolsas coletoras para a unidade hospitalar. A pasta classificou o caso como “situação episódica” e disse que trabalha para evitar a repetição do ocorrido.


Francisco Quirino está internado no hospital desde o dia 14 de fevereiro deste ano, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele passou mais de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi encaminhado para o setor de enfermaria na última sexta-feira. Naquele momento, o que poderia ser encarado como um bom sinal foi recebido com preocupação pela filha do paciente, Aurea Medeiros, 50 anos.


“Nós ficamos bem apreensivos porque recebemos muitos relatos que a enfermaria era ‘infernal’ devido à quentura. As pessoas ficam felizes quando saem da UTI. Já nós ficamos arrassados quando soubemos que ele ia sair de lá”, afirmou a filha do idoso. “Na sexta-feira, quando nós chegamos à enfermaria, eu perguntei: moça, é aqui que nós vamos ficar? Ela respondeu que sim. Eu retruquei: nessas condições? E ela reafirmou”, complementou.


As condições mencionadas por Aurea Medeiros eram de remédios apoiados em cordões, mofo em janelas, além de falta de lençóis e climatização adequada. O frasco de amaciante, segundo ela, foi entregue por outra acompanhante de paciente que se encontrava no mesmo estado. O caso ganhou repercussão quando ela fez fotos e vídeos da situação em que o pai se encontrava.


Nessa quarta-feira, Francisco Quirino precisou ser atendido no pronto-socorro e foi encaminhado novamente a um leito de UTI. A família do idoso aguarda que ele seja transferido para outro hospital com atendimento especializado para atendimento cardiológico.


“Graças a Deus, ele desceu da enfermaria, mas os outros ficaram. Eu falo do meu pai, mas eu também penso nos outros que ficaram lá”, relatou a filha Aurea Medeiros.


Ela informou que o pai está debilitado pelo grau de severidade do AVC sofrido e que espera por uma transferência para uma unidade especializada para ele ter o tratamento necessário.


“Ele nos reconhece, conversa com a gente através do aperto da mão, ele olha para gente. A gente faz perguntas e pede para ele piscar o olho, já que ele não consegue falar porque está traqueostomizado. Ele ainda não tem expressão, não sorri porque o AVC não deixa. Mas isso tudo para a gente agora é o mínimo porque o que queremos é manter ele vivo, saudável e confortável. Ali, o problema vai se agravar mais ainda se não houver um cuidado maior, não que seja maior que os outros, mas que seja o cuidado necessário”, disse Aurea Medeiros.


Veja posicionamento da Sesap:


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital Walfredo Gurgel vem à público para reconhecer a situação veiculada pela imprensa e informar que, ao longo desta quarta-feira (27), realizou uma série de ações para solucionar o caso. A primeira medida foi a ampliação emergencial do estoque de bolsas coletoras, a partir de medidas conjuntas com outras entidades, com o objetivo de atender a demanda da unidade dentro dos próximos dias. A segunda ação foi o reforço na quantidade de suportes de soro, com 20 novos equipamentos encaminhados à unidade para atendimento emergencial. A Sesap e a direção do hospital seguem trabalhando para solucionar as questões, evitando a repetição de uma situação episódica como a que hoje foi apresentada.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

RN receberá novas doses da vacina contra dengue; veja municípios contemplados

Vacina é destinada a pessoas de 10 a 14 anos | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil


O Ministério da Saúde (MS) anunciou, na última quarta-feira (27), que 19 municípios do Rio Grande do Norte deverão receber doses da vacina contra a dengue. Os locais integram uma lista de 154 novas cidades contempladas com o imunizante. A previsão é que na próxima semana, as doses distribuídas comecem a ser utilizadas, a depender do processo de remanejamento próprio de cada localidade.


De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.


Há 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril: 523 mil em junho; e 84 mil em julho. Durante entrevista a jornalistas, na quarta-feira passada, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti, explicou o esquema de ampliação de municípios contemplados.


“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse.


De acordo com o Ministério da Saúde, o remanejamento das doses próximas do vencimento para municípios dentro dos próprios estados será detalhado em nota técnica. Mato Grosso do Sul não fará parte da redistribuição, pois todos os municípios do estado foram contemplados inicialmente. É também o caso do Distrito Federal – a unidade federativa que abriga a capital federal não possui municípios. O Amapá foi selecionado para receber as doses que sobraram dessas unidades federativas, considerando a situação epidemiológica do estado.


Procurada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) informou, nesta quinta-feira, que aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde.


Mais doses


O ministério recebeu nova remessa de doses contra a doença. Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação.


“Enviaremos uma parte dessas doses para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Assim, garantiremos a continuidade da vacinação em locais com dose por vencer agora e que vão redistribuir. Nós também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem, para que eles continuem a estratégia de vacinação”, disse Eder Gatti.


A pasta reforça que as vacinas são um importante instrumento para frear o avanço da dengue no país. No entanto, diante da pouca oferta de doses por parte da fabricante, o foco segue na eliminação dos criadouros do mosquito.


Cenário epidemiológico


De acordo com o Ministério da Saúde, até a última quarta-feira (27), o Brasil registra 2,3 milhões de casos prováveis de dengue e 831 mortes. Foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emergência por causa da enfermidade.


A letalidade de óbito sobre o total de casos prováveis está em 0,04% entre a Semana Epidemiológica 1 a 12 deste ano ante 0,07% do mesmo período de 2023. Quanto à letalidade de óbito sobre o total de casos graves, o percentual está em 3,99% frente 5,28% no mesmo período do ano passado. Os índices, portanto, indicam redução na taxa de letalidade pela doença.


Confira lista de locais beneficiados no RN:


Natal


Parnamirim


Extremoz


São Gonçalo do Amarante


Macaíba


Mossoró

Baraúna


Apodi


Upanema


Tibau


Governador Dix-Sept Rosado


Felipe Guerra


Caraúbas


Serra do Mel


Areia Branca


Messias Targino


Grossos


Janduís

Augusto Severo


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Professor potiguar é finalista em olimpíada nacional sobre ensino da matemática — Foto: Divulgação


O potiguar Kácio José Cardoso foi um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr). O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (27) pela organização do evento.


Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.


"A minha sensação é de gratidão. Eu queria agradecer a todo mundo que de alguma forma me ajudou a conquistar isso. Ainda não caiu a ficha, ainda estou incrédulo, mas a sensação é de gratidão pelos meus pais, que fizeram de tudo para que eu me mantivesse na escola, que eu tivesse educação; pelos professores de matemática que passaram na minha vida, que me inspiraram a seguir nessa área que amo tanto e que quero contribuir bastante; e à minha equipe, meus colegas de trabalho. Sem dúvida, eu não estaria aqui sem eles", disse o professor.


A apresentação dos vencedores das olimpíadas ocorreu de forma online e os 10 vencedores foram apresentados por ordem alfabética (veja o vídeo abaixo).


Kácio José Cardoso Santos, de 34 anos, aprendeu a gostar de matemática ao receber uma missão de seu pai quando tinha apenas nove anos de idade. Líder entre os cortadores de cana de Baía Formosa, no litoral Sul do estado, o pai do menino terminava o dia na lavoura, mas ainda levava os cálculos da produção dos trabalhadores para casa.


Todos os dias os dois se reuniam para fazer contas e garantir o pagamento adequado a dezenas de profissionais da lavoura.


"Ele fazia as contas de cabeça e eu tinha que confirmar tudo na calculadora. Com o tempo, fui passando a me interessar pelos cálculos e por aprender todas as regras da matemática", conta o professor da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, atuando no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra.


Kácio é o único dos quatro filhos que cursou o ensino superior. O pai frequentou a escola por poucos anos. "Ainda no ensino fundamental, passei a ir à escola à noite para acompanhar minha mãe, que havia parado de estudar para criar a mim e aos meus três irmãos", relatou o professor.


Professor de matemática, Kácio José Cardoso é finalista da Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) — Foto: Cedida


Dos 15 aos 17 anos, o professor dividiu o Ensino Médio com a rotina de descascador de coco. Ganhava R$ 18 reais a cada mil cocos descascados. Por dia, recebia cerca de R$ 25 reais. Sabendo do talento de Kácio e da importância da educação, o professor de matemática Cláudio Palhano incentivou o aluno a se inscrever no vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Kácio fez a prova e passou no vestibular para matemática. Ingressou no curso em 2008 e se formou em 2011.


No mesmo ano em que concluiu o curso, o professor passou em um concurso para a rede estadual de educação e no mestrado da UFRN. Por causa da rotina de trabalho, ele não conseguiu concluir a pós-graduação, mas retornou à instituição e cursa o mestrado atualmente.


Olimpíada

O professor conta que soube da olimpíada de professores por meio de uma divulgação feita pela direção da escola onde trabalha. No princípio, ele acreditava que a competição envolveria provas sobre conhecimentos matemáticos, mas descobriu que, na verdade, os profissionais seriam avaliados pela didática usada nas suas aulas. E nisso ele se destaca.


As etapas de avaliação incluíram uma prova, um vídeo relatando sua carreira profissional e uma entrevista.


Na atuação como professor, Kácio criou jogos de xadrez e até levou alunos a competições estaduais, também desenvolveu o jogo “Defina matematicamente” para ensinar a teoria por trás de elementos matemáticos e criou a disciplina “Matemática e arte”.


Na disciplina, ele ensina os alunos sobre como as obras de arte carregam estilos geométricos diferentes. Da mesma forma que uma dança também pode conter elementos diversos. Ao final da disciplina, os alunos protagonizam uma obra de arte usando os conceitos aprendidos.


"A matemática amplia nossa forma de ver o mundo. Minha busca é sempre tornar o aprendizado mais próximo ao dia a dia, mais interdisciplinar e, assim, eles se conectam com o assunto, e o aprendizado acontece naturalmente", destaca o professor.


Segundo a organização das olimpíadas, um dos objetivos do evento é reconhecer iniciativas de professores que têm feito os alunos perderem o medo da disciplina e alcançarem sucesso na matemática. Segundo a organização, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado no final do ano passado, levando em conta os resultados da área de Matemática.


Por outro lado, o Brasil alcançou o nível 5 na avaliação da International Mathematical Union (IMU), que reconhece pesquisadores e professores mundialmente. A viagem a Xangai é uma oportunidade, segundo a organização, se melhorar o trabalho dos profissionais brasileiros. Xangai é destaque, há anos, pelo seu desempenho no Pisa.


"Será uma oportunidade ímpar de imersão, aprendizado e troca de conhecimento, impulsionando a melhorar a qualidade do ensino da disciplina para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo", disse Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Músico Alexandre Lima morre após mais de 10 anos em coma em Vitória

Músico Alexandre Lima, do grupo Manimal, morreu aos 54 anos em Vitória, Espírito Santo — Foto: Divulgação

Morreu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 54 anos, o músico Alexandre Lima. Ele estava em coma havia dez anos e estava sendo cuidado pela família em casa. Em 2013, ele sofreu um aneurisma da aorta, que o deixou acamado. O artista era uma das vozes do grupo Manimal e construiu sua carreira na área de cultura do Espírito Santo.


A informação foi confirmada pela família. O velório foi aberto ao público às 10h e vai até as 17h, no Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Depois, segue em cerimônia restrita aos familiares no Cemitério Parque da Paz, onde ocorrerá o sepultamento.


Nas redes sociais, o músico Amaro Lima, irmão de Alex, publicou uma foto dos dois juntos e escreveu suas últimas homenagens. "Meu irmão, Deus te chamou, mas o barco do amor que você fez continua a navegar. Um dia, a gente se encontra novamente para trocar aquela de sempre", disse.


Recentemente, o músico Gabriel O Pensador chegou a gravar um vídeo falando com carinho do amigo e músico capixaba.


Amaro Lima, irmão de Alexandre Lima, faz homenagem após morte do músico em Vitória, Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais


No vídeo, Gabriel ressaltou a importância de Alexandre como músico e como artista. "São lembranças excelentes, muitos trabalhos, shows juntos. Ele vivia o seu auge, estava fazendo coisas pela música e pela sua cidade, até acontecer essa situação inesperada que o levou a continuar a vida de uma outra maneira", disse.


Músico ficou em coma após aneurisma

Alexandre Lima passou mal em 29 de novembro de 2013, durante uma reunião para definir a programação de fim de ano na capital. O então secretário de Cultura de Vitória recebeu os primeiros socorros do próprio prefeito da época, Luciano Rezende, que é médico.


Músico Alexandre Lima, 54 anos, morreu após ficar 10 anos em coma em Vitória, Espírito Santo — Foto: Divulgação


Ele sofreu um aneurisma da aorta e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar por uma cirurgia. O músico entrou em coma após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma cirurgia para a retirada de um aneurisma na aorta.


A família acusou o hospital e um médico plantonista que prestaram atendimento ao artista, em dezembro de 2013, por erro médico.


O ex-secretário chegou ao "estado vegetativo persistente" porque ficou sem receber oxigênio por tempo indeterminado, enquanto estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), segundo a família.


Músico Alexandre Lima, 54 anos, morreu após ficar 10 anos em coma em Vitória, Espírito Santo — Foto: Divulgação


Alexandre não mexia os braços e as pernas e se alimentava através de sonda. A cada mês, cerca de 20 latas da alimentação especial eram usadas. Ele ficou 119 dias internado em 2013 e voltou ao hospital, por um mês, em dezembro de 2015, para tratar uma pneumonia. Até hoje, o músico precisava de cuidados especiais dentro de casa.



Ajuda para pagar tratamento

O cuidado com Alexandre, que integrou as bandas Manimal e Radio Esperienza, além de ter sido secretário de Cultura de Vitória, custava caro. O tratamento chegou a custar mais de R$ 20 mil por mês. Por esse motivo, todos os anos a família fazia ações para ajudar nas despesas com os cuidados dele.


Latas natalinas confeccionadas pela mãe de Alexandre Lima serão usadas para ajudar a custear o tratamento do músico — Foto: Reprodução/TV Gazeta


"O maior presente é a vida". A frase, contida em um bilhete, foi a última escrita pelo músico Alexandre Lima para a mãe antes de entrar em coma, em 2013. Sete anos depois, a mãe do músico, Vera Lima, usou o texto para estampar a decoração de latas natalinas que passou a produzir para ajudar a pagar as despesas com o tratamento dele.



"A gente escaneou o bilhete deixou para mim, o último bilhetinho, que dizia: 'O melhor presente é a vida. Te amo, mãe'. Foi uma mensagem oportuna para o momento que estamos vivendo. Porque realmente, a gente precisa proteger a gente e o próximo", pontuou, na época, dona Vera Lima.

Essas latas, na verdade, eram as que tinham a alimentação especial que o músico recebia, por sonda.


Imagem circula nas redes sociais em apoio a Alexandre Lima — Foto: Divulgação


Várias campanhas foram feitas em prol do músico capixaba ao longo dos anos.


"A família se esforça bastante. A gente já se desfez de imóveis, de obras de arte, de instrumentos do Alexandre, de várias coisas que foram possíveis, pois não é um tratamento barato. Essa corrente é que faz a gente estar por sete anos cuidando do Alexandre com o mesmo afinco, com o mesmo amor", disse em 2020 o também músico e irmão de Alexandre, Amaro Lima.


Doença

Segundo cirurgiões, Lima foi acometido por uma "catástrofe vascular", a chamada Dissecção de Aorta, do tipo A, uma situação extremamente grave que causa uma espécie de "rasgão" na maior artéria do corpo. A hipertensão arterial não controlada está relacionada a 75% dos casos de dissecção na aorta.


Em termos práticos, a camada interna da maior artéria do coração do músico se rompeu e o sangue foi desviado do trajeto normal. Com a realização do procedimento, foram implantados dois tubos com válvulas feitos de material sintético, que vão redirecionar o fluxo sanguíneo para o "caminho" correto.


O médico cardiologista Eduardo Castro explicou para o g1 como ocorre um caso de coma com estado vegetativo.


"O fato de estar em com e em estado vegetativo significa que ele não consegue responder a nenhum estímulo de maneira consciente. Porque parte do cérebro foi atingido (como quando ficou sem oxigenação na cirurgia). E essa parte é uma área que faz conexão que permite associar ideias. É irreversível, como no caso dele. Por exemplo, ele pode abrir o olho, mas não vai responder piscando se alguém fizer pergunta. Ele não identifica a sensação de dor. Então, pode se falar em estado vegetativo por isso", disse.



Ou seja: uma pessoa pode estar em coma (com ou sem estado vegetativo). Em coma sem estado vegetativo, provavelmente parte do cérebro que responde a sensações, associa ideias e identifica estímulos não foi danificado. Nesse caso, é uma situação reversível. Em caso de coma com estado vegetativo, esse campo do cérebro foi atingido e não tem mais volta.


Homenagens

A Prefeitura de Vitória lamentou a morte do músico e dise que se solidariza com amigos, fãs e familiares desse "imponente nome do segmento artístico capixaba". A PMV também decretou luto oficial de três dias por seu falecimento.


"Esta é, sem dúvida, uma enorme perda para o cenário musical e artístico capixaba. Estamos consternados, de luto e solidários principalmente à sua família. Alexandre deixa um grande exemplo de vida e importantes contribuições não só para a Cultura do Espírito Santo, mas também para a Cultura do Brasil", declarou o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

Em uma publicação no X, o governador Renato Casagrande (PSB) lamentou a morte do músico e destacou a notoriedade nacional de Alexandre.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro pede a Moraes devolução de passaporte para viajar a Israel

Foto de arquivo de 23/02/2021 do então presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a solenidade Agenda do Prefeito +Brasil, no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana a devolução do passaporte do ex-presidente, apreendido em fevereiro durante operação da Polícia Federal.


Na solicitação encaminhada ao Supremo, a defesa do ex-presidente defende a autorização para que Bolsonaro viaje a Israel, entre os dias 12 e 18 de maio.


Segundo os advogados, Jair Bolsonaro recebeu, recentemente, o convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para visitar o país, mas ainda aguarda autorização do Supremo.


O pedido é o segundo enviado pelos advogados de Bolsonaro ao ministro do STF Alexandre de Moraes.


O passaporte de Bolsonaro foi apreendido em fevereiro, a pedido da Polícia Federal na Operação "Tempus Veritatis", que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder.


Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes também proibiu o ex-presidente de manter contato com outros investigados.


Em 14 de fevereiro, o advogado Paulo Cunha Bueno, que representa Bolsonaro, anunciou que havia pedido a devolução do documento a Moraes. À época, ele classificou a decisão como "absurda" e disse que o ex-presidente "nunca deu qualquer indício de que se evadiria".


"Absurda a decisão visto que o presidente nunca deu qualquer indício de que se evadiria, sempre comparecendo a todas as intimações para depor. Bem pelo contrário, quando [Bolsonaro] foi à Argentina para a posse do presidente Javier Milei, eu mesmo tomei a cautela de informar [a viagem] ao STF, evidenciando que [o ex-presidente] sempre respeitou as investigações em andamento”, disse ao blog da Camila Bomfim no g1.


Alexandre de Moraes enviou o pedido para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR). A solicitação deve ser julgada pela Primeira Turma do Supremo ou pelo plenário da Corte, mas ainda não há data para isso ocorrer.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Caso Marielle: PF expõe investigações sigilosas do Ministério Público estadual, faz insinuações e abre crise

Mural em homenagem à vereadora a Marielle Franco na Avenida 9 de Julho, região do centro de São Paulo — Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O relatório de quase 500 páginas da Polícia Federal sobre o Caso Marielle expôs investigações que estão em andamento e sob sigilo no Ministério Público estadual. Do ponto de vista de parceria institucional, o caso, aos olhos de promotores e procuradores ouvidos pelo blog, só tem duas explicações: descuido ou deslealdade. Ambas hipóteses muito ruins para uma parceria.


De acordo com Ministério Público, as duas investigações, de conteúdo sigiloso, são relacionadas à suposta constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro, tendo como um dos investigados o Delegado de Polícia Rivaldo Barbosa.


As apurações foram voluntariamente compartilhadas com a Polícia Federal, no contexto do caso Marielle e Anderson e com base no acordo de cooperação técnica celebrado com a Polícia Federal.


Esse compartilhamento, embora as investigações não sejam diretamente relacionadas ao caso Marielle e Anderson, teve como razão a menção ao nome do delegado Rivaldo pelo colaborador Ronnie Lessa.


Embora tenha trabalhado em pareceria com a Polícia Federal, o relatório insinua que o MP atrapalhou as investigações ao lutar conta a federalização. Na verdade, quem disse não à federalização foi o STJ. O voto da relatora Laurita Vaz considerou o pedido da então procuradora -geral, Raquel Dodge “açodado e precipitado”.


De fato, foram duas promotoras do Ministério Estadual, Simone Silibilo e Letícia Emile, que lideraram o trabalho que botou Ronie Lessa no banco de réus. Não fossem elas, Ronie Lessa não estaria no banco dos réus e não haveria delação, base relatório da Federal. Que também teve grande mérito em obter delações. O resto é briga de egos e vaidades institucionais.


O fato é que a pareceria técnica entre MP estadual e Polícia Federal virou uma crise. A PF cita três lideranças da instituição estadual - Homero de Freitas, Eduardo Gussen e Marfan Martins Vieira - sem fazer uma acusação objetiva. Apenas citam fatos que deixam no ar a sensação de que eles não estariam imbuídos de espírito de justiça.


Mas como não fazem uma acusação objetiva, nem pedem aprofundamentos de investigação, criam um roteiro mais propício a destruir reputações do que ajudar a esclarecer quem é parte da solução e do problema.

Como o blog sempre afirmou, não é possível um delegado, sozinho, montar uma máquina para impedir esclarecimentos dos crimes. O controle externo cabe ao Ministério Público, que é parte do problema. Mas insinuar, sem acusar, como fez a PF, também não é parte da solução.


O Ministério Público achava que a melhor estratégia era ouvir os Brazão e Rivaldo antes de prendê-los. Eles poderiam mentir ou cair em contradição, o que reforçaria o pedido de prisão.


Mas a PF escolheu se próprio caminho. Preferiu jogar sozinha . E por falar em jogar, jogou lama em parte do MP.


Fonte: Blog do Octavio Guedes

Leia Mais ››

PF faz buscas contra suspeito de criar perfil falso em nome de Lewandowski em rede social

Ricardo Lewandowski em entrevista sobre o Caso Marielle — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Polícia Federal fez buscas nesta quinta-feira (28) em Osasco (SP) contra um homem suspeito de criar um perfil falso em rede social para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.


Segundo a PF, o suspeito criou uma conta no Instagram com nome e foto de Lewandowski, sem autorização ou conhecimento do ministro.


A PF não detalhou, no material divulgado, se o homem chegou a fazer posts se passando pelo ministro.


"A investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime", diz a PF no material divulgado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

27º Homicidio Mossoró 2024: Foragido condenado por homicídio é executado a tiros, após receber ligação de celular no Bom Jardim



Um crime com características de execução foi registrado por volta das 20h30min desta quarta feira 27 de março de 2024, na Rua Melo Franco no Bairro Bom Jardim em Mossoró no Oeste Potiguar.


A vítima foi o ex-tatuador identificado como Magdiel Ferreira de Freitas conhecido como “Galego da Tatuagem, de 33 anos natural do estado de Pernambuco. Ele foi executado com mais de 20 tiros, de pistolas .40, 9mm e escopeta calibre 12.


De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria recebido uma ligação no celular, onde a pessoa que ligou pedia sua localização. Galego da Tatuagem estava na calçada da Vila, quando um carro preto chegou e os ocupantes passaram a atirar em sua direção.



A vítima ainda correu para dentro de casa, mas foi perseguido e executado no interior do imóvel. As cápsulas e estojos de cartuchos, foram recolhidos pela equipe pericial.


Magdiel Ferreira, foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão por homicídio, e era considerado foragido da justiça com mandado de prisão definitiva em aberto expedido pela 3ª Vara Regional de Execução penal da Comarca de Mossoró.


Após a perícia, o corpo da vítima foi recolhido para exames no Instituto Médico Legal. Mossoró chega aos 27 homicídios em 2024. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Ministério da Justiça não vai renovar uso da Força Nacional em buscas por fugitivos de Mossoró

8/3/24 - Operação por buscas e recaptura dos fugitivos da Penitenciária de Mossoró na área rural de Baraúna. Força Nacional sendo utilizada — Foto: Júnior Alves


O Ministério da Justiça e Segurança Pública não vai renovar o uso da Força Nacional nas buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. A informação foi confirmada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).


O uso da Força Nacional havia sido renovado, em 20 de março, por 10 dias - prazo que termina na próxima sexta-feira (29).


Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. Desde então, a operação em busca da dupla se concentra entre as cidades vizinhas Mossoró e Baraúna.


De acordo com a Senappen, as próximas ações na operação em busca dos fugitivos terão um mudança de estratégia, com o uso das forças locais, como as polícias Militar, Civil e Judiciária. Segundo o titular da Senappen, a Polícia Federal também manterá a investigação.


O uso da Força Nacional nas buscas foi autorizado no dia 19 de fevereiro pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Ao todo, 100 homens e 20 viaturas desembarcaram em Mossoró para auxiliar na procura pelos dois foragidos.


A Força Nacional é composta por policiais e bombeiros militares, além de policiais civis e peritos.


A fuga

Rogério e Deibson fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas. Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e são do Comando Vermelho.


Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).



Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça determina demolição de parte de pousada construída em área de preservação ambiental em falésia de Pipa

Vista aérea falésia de Pipa Tibau do Sul — Foto: Idema


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou uma pousada na Praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN), no litoral sul potiguar, a desocupar e demolir construções que foram feitas em uma área de preservação ambiental permanente.


Em setembro de 2022, a Justiça havia interditado parcialmente a pousada em uma área próxima à borda da falésia, após um estudo da prefeitura de Tibau do Sul apontar riscos de acidentes no trecho - uma zona de instabilidade com chances de deslizamentos.


A nova decisão aceitou uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF). Na ação, que foi ajuizada em 2015, o órgão comprovou irregularidades na construção, além de reforçar os riscos à segurança das pessoas que frequentam o local.



A Justiça determinou também o pagamento R$ 25 mil de indenização pelo tempo que a pousada fez uso indevido do meio ambiente.


De acordo com o MPF, em uma das fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em junho de 2012, o Ibama constatou que a pousada permanecia no local e em pleno funcionamento desde 1991.


Laudo técnico aponta grave risco de deslizamento em construção irregular próxima à borda das falésias na Pousada Marajoara — Foto: MPF


Pousada construída sem licença ambiental, diz MPF

Segundo o MPF, a pousada foi construída sem autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e sem licença ambiental em uma área de proteção permanente, que pertence ao Patrimônio da União.



Segundo o procurador da República Camões Boaventura, a manutenção da pousada também colocaria em risco a segurança e a vida de hóspedes, funcionários e banhistas que eventualmente estivessem na zona de praia abaixo da pousada, tendo em vista o alto risco de deslizamento e desmoronamentos.


Com a decisão, os proprietários precisam demolir estruturas como escadaria, tubulações, apartamento na borda da falésia, poço tubular e área de lazer, com deck de madeira, mirante e piscinas.


Eles também ficam proibidos de construir em área de praia e bem de uso comum do povo, bem como em terrenos da Marinha do Brasil sem autorização da SPU em Tibau do Sul.


Na decisão, a Justiça determinou também a recuperação ambiental da área que foi utilizada, através de replantio da vegetação nativa onde necessário, observada a área já regenerada, e demais medidas determinadas por órgãos ambientais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Correios tiveram prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Agência dos Correios em Campinas (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Os Correios encerraram 2023 com um prejuízo de R$ 597 milhões, segundo relatório divulgado na madrugada desta quinta-feira (28). O resultado apresenta uma melhora nas contas da estatal na comparação com 2022, quando o prejuízo foi de R$ 768 milhões.


De acordo com o balanço, a receita total dos Correios em 2023 foi de R$ 21,6 bilhões, o que representa uma redução de 1,83% na comparação com 2022.


A estatal informou que as receitas no segmento internacional cresceram 23,2%, ajudando a equilibrar as contas e amortecendo a queda de cerca de 5% nas receitas com a entrega de encomendas e mensagens.



Entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo no segmento internacional estão o crescimento do e-commerce estrangeiro no Brasil e a melhor eficiência nas entregas.


Além disso, as despesas totais dos Correios também tiveram redução, passando de R$ 22,8 bilhões, em 2022, para R$ 22,2 bilhões, em 2023. A queda foi de 2,52%.


Ao todo, a estatal investiu R$ 755,4 milhões em 2023, uma redução de 0,4% na comparação com o ano anterior. Entre os destaques está a renovação da frota, com a aquisição de mais de 3 mil veículos, 1,7 mil bicicletas com baú e outras 307 bicicletas elétricas.


"Essa iniciativa visa melhorar, significativamente, as condições de trabalho dos carteiros, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, aumentar a produtividade e trazer economia nas despesas operacionais", diz o relatório.

Os Correios também informaram que forneceram aumento salarial e repuseram benefícios que haviam sido cortados aos funcionários. Segundo o relatório, o número total de empregados chegou a 85.882, o que indica uma redução de quase 2% na comparação com 2022.


Correios fora do PND

O governo retirou os Correios e outras estatais de programas voltados para a privatização em abril de 2023.


Em fevereiro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional o projeto de lei que abria caminho para a privatização dos Correios.



O governo havia escolhido um modelo de privatização que previa a venda de 100% da estatal. À época, existia uma previsão de um leilão para concretizar a venda no 1º semestre de 2022.


No entanto, a privatização dos Correios travou no Senado, após ser aprovada pela Câmara.


Depois que Lula foi eleito para um terceiro governo, o grupo de transição propôs que a privatização da estatal fosse descartada.


No dia da posse, em 1º de janeiro de 2023, o presidente Lula assinou um despacho determinando a revogação de processos de privatização de oito estatais, incluindo a Petrobras e os Correios.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes vai ouvir a PGR sobre resposta de Bolsonaro no caso da embaixada húngara e depois tomará decisão


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ouvir a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a resposta que ex-presidente Jair Bolsonaro deu no caso da hospedagem na embaixada da Hungria.


Depois que a PGR se manifestar -- tem 5 dias para isso -- o ministro deverá tomar uma decisão sobre o caso.


Na segunda-feira (25), o jornal The New York Times revelou que Bolsonaro foi para a embaixada da Hungria poucos dias após ter tido o passaporte apreendido pela Polícia Federal na operação sobre tentativa de golpe de Estado.


Nesta quarta-feira (27), o ex-presidente afirmou em ofício a Moraes que foi para a embaixada tratar de temas políticos.


Também disse que é "ilógico" sugerir que ele foi à embaixada pedir asilo ou para fugir de investigações.


De acordo com o direito internacional, o terreno de uma embaixada é de soberania do país representado. Por isso, eventuais agentes brasileiros só poderia chegar a Bolsonaro com autorização do governo húngaro.


Fonte: g1

Leia Mais ››