segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Rede Oeste de Supermercados promove confraternização em Itaú


A equipe organizadora da Rede Oeste de Supermercados e seus associados realizaram durante todo o dia de ontem (domingo, 17) uma grande confraternização no Clube ACRI de Itaú-RN.

Após o sucesso do ano de 2012 os 25 proprietários que formam a Rede Oeste de Supermercados decidiram compartilhar essa conquista através de uma grande confraternização; os proprietários, funcionários e familiares da região Oeste lotaram as dependências do Clube ACRI; sob o som da Banda Forró Magote tiveram um dia inteirinho de descontração, lazer com banho de piscina, atividades esportivas e a premiação de 4 tablets através de bingo.

Os contemplados foram:

1º Douglas – Dr. Severiano

2º Wilton – Francisco Dantas

3º Edson Barbosa – Severiano Melo

4º Reginaldo – Marcelino Vieira

Tudo isso só foi possível devido à irreverência dos participantes que não se intimidaram e fizeram a diversão acontecer. Além de comidas e bebidas patrocinadas pela Rede Oeste.

A equipe do Cidade News conversou com o fundador, Rosivan – Apodi/RN, o presidente, Luciano – Portalegre/RN, da rede de supermercados, buscando saber sua origem e ações práticas pelo grupo na região oeste e o proprietário do Mercadinho Mini Preço, Francinaldo Pereira – Itaú/RN, mostrando a importância de fazer parte deste grupo.

De acordo com o fundador, a ideia da criação da rede de supermercados surgiu como uma questão de sobrevivência do pequeno lojista. O trabalho teve início na cidade de Apodi-RN com o apoio de mais cinco empresários e o SEBRAE-RN, vendo a necessidade de expandir o negócio, através de convite conseguiram mais dois sócios, um da cidade de Caraúbas-RN, outro de Felipe Guerra-RN, na 2ª etapa fizeram apresentação em outros municípios conseguindo a formação de 19 lojistas, em seguida com a 3ª etapa o grupo fecha com 25 empresas em 19 municípios.

Rosivan esclareceu que as compras são feitas direto da fábrica facilitando o preço para o consumidor como para o lojista, pois hoje eles tem como brigar diretamente com grandes redes que tem na região, porque adquirirem o produto direto da fábrica, as promoções, distribuição, encartes, campanhas de final de ano, torna assim o comércio competitivo em relação as grandes empresas, e por serem pequenos empreendedores buscam através da união da rede fazer o mesmo que os grandes comércios.

Tudo isso o fundador avaliou como positivo, a união dos pequenos empresários proporciona uma grande força, com condições de competição com os demais.


Rede Oeste Apodi-RN

Empresário Rede Oeste

Rede Oeste - Severiano Melo

A maior dificuldade encontrada por Rosivan foi a falta de credibilidade, onde no início era muito difícil convencer os empresários da seriedade da rede, mas que através de visitas conseguiu mostrar e conquistar mais associados para o grupo. A maioria das resistências se davam devido a existência de outras redes de vendas de franquias, onde a Rede Oeste de Supermercados trazia algo novo, oferecendo o associativismo onde a opinião de todos são validos, ao invés de apenas um denominado grupo.

Questionado por nossa reportagem sobre as vantagens que os consumidores teriam em serem clientes da Rede Oeste de Supermercados o mesmo foi enfático em dizer que “além da organização, investimento, parcerias, atendimento de qualidade, também a questão do preço, que o consumidor busca muito o preço, então quando a gente compra direto da indústria, a gente tem o preço que passamos através de encartes mensalmente que oferece preços abaixo de mercado” disse Rosivan.

Rosivan informou que a rede oeste não caminha sozinha, a mesma é associada a 4 redes no Rio Grande do Norte denominada CREANI, sendo a do alto oeste , seridó, Patos-PB e João Pessoa-PB, somando em torno de mais 80 lojas, tendo assim, uma estrutura cada vez maior para trazer mais produtos diretamente das indústrias, beneficiando diretamente os consumidores.

Luciano (boné vermelho)
Em conversa com o presidente da rede, Luciano, perguntamos como é feito a escolha dos proprietários para fazerem parte da Rede Oeste de Supermercados.

“Geralmente é um padrão de qualidade que a gente exige, o comerciante ter o nome limpo no mercado, ter um boa referência através dos vendedores e fornecedores, através disso a gente faz uma qualificação e consegue entrar na rede oeste, mas geralmente cada entrada dessa é de 2 a 3 anos que mais lojas entram” Relatou Luciano.

Para o Luciano todo início é de muitas dificuldades e uma delas assim como apontou Rosivan foi a desconfiança dos novos proprietários em aderir a rede, pois a maioria achavam que a rede era quem controlaria a loja, mas que isso foi superado devido uma amostragem de como realmente a rede funciona, sendo referência no Rio Grande do Norte.

Rede Oeste Itaú-RN

Rede Oeste Patú-RN

Rede Oeste Alexandria-RN

Rede Oeste Martins-RN

O presidente da rede oeste de supermercados visa um futuro promissor junto aos associados, após a formação da CREANI, onde a junção de experiências das lojas do Rio Grande do Norte e da Paraíba terá uma grande expansão.

Para o presidente o diferencial é a escolha de apenas um representante em cada cidade, pois isso ficaria inviável, onde um comerciante não aceitaria outro representante, mas o próprio comerciante pode abrir uma segunda loja, como é o caso de Alexandria e Martins.

A Rede Oeste de Supermercados tem hoje seis anos de caminhada o presidente considera o trabalho da rede oeste bem feito, pois os proprietários estão satisfeitos com os faturamentos após a adesão a rede.

E isso comprovamos através de entrevista com o proprietário do Mercadinho Mini Preço de Itaú, Francinaldo Pereira, que declarou a nossa reportagem que a um 5 anos atrás recebeu um convite da rede oeste na sua formação, dos empresário de Apodi-RN, porém o mesmo achou uma decisão muito radical, por isso não aceitou de início, mas logo após resolveu fazer parte dessa rede a partir do ano passado (2012), onde ele mesmo tomou a iniciativa de buscar os empresários que antes o havia procurado para firmar a parceria

“Eu tive um convite há cinco anos atrás, um convite da rede oeste que estava se formando o grupo quando começou só com as pessoas de Apodi-RN, era uma mudança muito radical, eu pensei, pensei e não foi possível, mas agora nesse ano passado de 2012 eu mesmo resolvi e decidi entrar na rede oeste, que é uma rede que tem 25 associados, é uma rede que compramos hoje direto das indústrias e uma rede muito forte, e hoje graças a Deus e glória a Deus eu agradeço muito a Deus e estou muito feliz compartilhado junto com essas empresas, empresas de pequeno e médio porte mas graças a Deus hoje eu sou muito feliz com a rede oeste, que é a rede que nós temos na Região do Auto Oeste do Rio Grande do Norte.

Francinaldo considera a Rede Oeste uma parceria muito forte, por adquirir os produtos diretamente da fábrica, onde o mesmo avalia que seria impossível ele sozinho conseguir esse feito; hoje através da rede oeste de supermercados os produtos que chegam as prateleiras com um preço menor é graças a essa parceria, que faz o contado direto com as indústrias tirando o atravessador do meio, trazendo produtos de qualidade e com preços que cabem no bolso do consumidor.

Questionamos o empresário se após a adesão a rede oeste houve melhoras no comércio. Francinaldo disse que tudo aumentou: “Graças a Deus tudo aumentou, aumentou os impostos, aumentou as vendas, aumentos os funcionários, aumentou o trabalho, tudo foi aumentado quando eu entrei na rede oeste, mas é fruto de um trabalho”. Relatou.

Para ser cliente do Mercadinho Mini Preço e Rede Oeste de Supermercados, o proprietário diz que é muito fácil: “Essas pessoas que duvida da nossa capacidade, da capacidade da rede oeste, é só conferir, conferir o nosso encarte com qualquer concorrente e ver que as promoções são verdadeiramente, se você pegar o preço do encarte você vê uma grande diferença de preço que chega de 15 a 20%”, avaliou.

Encerramos nossa conversar perguntando como era para ele estar recebendo todos os associados da Rede Oeste de Supermercado na cidade de Itaú-RN. “Pra mim é um motivo de alegria, é um prazer representar a rede oeste da cidade de Itaú. Eu fui beneficiado graças a Deus, glória a Deus, ser um representante da Rede Oeste porque é uma rede muito conhecida, não somente no auto-oeste, mas em todo o Rio Grande do Norte. Nas reuniões que nós temos é comentário no Rio Grande do Norte em geral que é uma rede muito organizada. Hoje nós temos a nossa cede que se encontra na cidade de Pau dos Ferros, nós temos nosso recebimento de mercadorias lá, é uma coisa maravilhosa” finalizou Francinaldo.

Confira todas as fotos do evento:


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Nomeados Representantes do Governo Ciro Bezerra

Publicação do Diário Oficial do Município de Itaú desta segunda-feira (18) trás o decreto do Prefeito Ciro Bezerra (DEM) a aprovação do Regimento Interno do Conselho Municipal da Mulher e Igualdade Racial, a relação dos Representantes da Sociedade Civil e do Governo de Ciro Bezerra (DEM).


REPRESENTANTES DO GOVERNO:

1. Representantes da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial
Titular: Francisca das Chagas Paiva Bessa Fernandes
Suplente: ......................................................................

2. Representantes da Secretaria Municipal de Educação
Titular: Maria Neorivânia Bezerra Brasil Gurgel
Suplente: Irinélvia Maria Fernandes Alves

3. Representantes da Secretaria Municipal Saúde
Titulares: Francisco Nedilson de Paiva
Gilter Fernandes de Assis
Suplentes: Alexandre José Maia Pinheiro
Leonaide Maia Andrade

4. Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Ana Karina Alves Bezerra
Suplente: Jaíra Nery Andrade Martins Bezerra

5. Representantes da Secretaria Municipal de Administração e Finanças
Titular: Ricardo Magno Barreto Nobre
Suplente: Marcos Antonio Moreira de Morais

6. Representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Desenvolvimento Urbano
Titular: Francisco Geronildes Ferreira
Suplente: Francisco Ferreira Faustino

7. Representantes do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS
Titular: Mariana Fernandes de Souza
Suplente: Magnólia Almeida de Freitas

8. Representantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Titular: Deusalúcia de Freitas Lopes
Suplente: Eliana da Silva Alves

9. Representantes do Pro Jovem Adolescente
Titular: Antonia Girleide do Carmo
Suplente: Maria Josenete Alves Clemente

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:
1. Representantes de Segmento Estudantil
Titulares: Rosineide Martins de Freitas
Yanne Filgueira Maia
Suplentes: Maria Elcivânia Melo de Paiva Rêgo
Maria Gerleide Silva

2. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaú
Titular: Maria Nilzonete da Silva
Suplente: Clarissa da Silva Rezende

3. Representantes da Associação das Artesãs, Doceiras e Agricultoras Familiares – “Sinhá Moça”
Titulares: Tássia Daniely Morais de Souza Oliveira
Maria Suerda Da Silva
Suplentes: Maria Deusilene da Silva Cândido
Maria das Dores Jó Francisco

4. Representantes das Religiões:
Titulares: Sandra Maria de Melo Praxedes Freitas
Maria de Fátima Rêgo Soares Brasil
Suplentes: Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa
Sheyla Keith Marques Almeida Brasil

5. Representantes da Fundação Clidenor Régis de Melo
Titular: Maria Elcivânia Melo de Paiva Rêgo
Suplente: Antonio Edson de Melo

6. Representantes dos Usuários do Cadastro único
Titulares: Renata da Costa Fernandes Sena
Anna Luiza Vieira Maia de Lima
Suplentes: Vagna Cristina Brasil Gurgel Freire
Diana Kelly Custódio Sena

Arlindo Maia da Redação News Itaú
Leia Mais ››

Itaú-RN e mais 128 municípios são contemplados para receber retroescavadeira e 44 municípios foram contemplados com motoniveladora


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, no dia 5 de fevereiro, a lista dos selecionados para receberem uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Os nomes estão previstos nas Portarias 10 e 11 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), publicadas também no dia 5 no Diário Oficial da União (DOU). Nas duas listas disponibilizadas no site da CNM, 129 municípios potiguares estão aptos a receberem uma retroescavadeira e outros 44 foram contemplados com motoniveladoras.

A primeira listagem, da Portaria 10/2013, representa o conjunto de Municípios que fizeram a adesão em formulário eletrônico entre os dias 15 de junho e 31 de outubro do ano passado e manifestaram interesse em receber as máquinas. Alguns Municípios do Acre, Amapá, Paraná, Piauí, Roraima e Sergipe que foram contemplados pelas retroescavadeiras em 2012 estão na lista novamente. Segundo o Ministério, a junção foi para unificar a listagem.

De acordo com a Portaria, as associações de Municípios que foram classificados na Portaria MDA 161/2010, receberão outras retroescavadeiras em complemento a primeira entregue. O objetivo é que cada associação tenha o número de máquinas equivalente ao número de Municípios participantes da pactuação.


Motoniveladoras
Na Portaria 11/2013, o MDA divulga o primeiro grupo de Municípios selecionados, por região, para o recebimento de máquinas motoniveladoras. Além dos critérios definidos pelo Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a escolha deste primeiro grupo.

De acordo com o MDA, os Municípios selecionados foram aqueles inscritos nas modalidades associativa e consórcio público e os melhor classificados, com base nos demais critérios.

Detalhes
As duas Portarias ressaltam que o Sistema PAC (SisPAC) será reaberto aos Municípios que não aderiram previamente, para que façam a adesão e manifestem interesse nas máquinas retroescavadeira ou motoniveladora. A reabertura será entre 4 de fevereiro e 5 de abril deste ano, no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os Municípios listados nas Portarias serão convocados pelo MDA para as atividades de treinamento e de recebimento dos bens. Os classificados que não enviarem servidores para as atividades de treinamento ou não comparecerem aos atos de entrega perderão o direito às máquinas.

MUNICIPIOS DO RN CONTEMPLADOS COM RETROESCAVADEIRAS DO GOVERNO FEDERAL

RN Acari/RN 12986 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Afonso Bezerra/RN 11893 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Água Nova/RN 11294 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Alexandria/RN 12410 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012eberem
RN Almino Afonso/RN 11325 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Alto do Rodrigues/RN 12146 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Angicos/RN 9881 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Antônio Martins/RN 13458 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Areia Branca/RN 10311 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Arez/RN 6732 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Baía Formosa/RN 6650 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Barcelona/RN 12703 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Bento Fernandes/RN 14001 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Boa Saúde/RN 12149 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Bodó/RN 9139 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Bom Jesus/RN 9916 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Brejinho/RN 6399 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Caiçara do Rio do Vento/RN 8105 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Campo Grande/RN 13935 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Campo Redondo/RN 6610 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Canguaretama/RN 13237 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Caraúbas/RN 10141 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Carnaúba dos Dantas/RN 8341 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Cerro Corá/RN 7945 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Coronel Ezequiel/RN 9913 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Cruzeta/RN 8138 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Currais Novos/RN 13888 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Equador/RN 13234 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Espírito Santo/RN 6356 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Extremoz/RN 13834 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Felipe Guerra/RN 13456 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Fernando Pedroza/RN 11321 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Florânia/RN 11291 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Francisco Dantas/RN 14460 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Frutuoso Gomes/RN 11214 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Galinhos/RN 13257 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Goianinha/RN 6405 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Governador Dix-Sept Rosado/RN 13238 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Guamaré/RN 14772 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012cípio
RN Ipueira/RN 12153 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Itaú/RN 11642 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jaçanã/RN 13172 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jandaíra/RN 12157 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Janduís/RN 14355 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Japi/RN 9942 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jardim de Angicos/RN 12161 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jardim de Piranhas/RN 13841 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jardim do Seridó/RN 9938 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN João Dias/RN 14972 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN José da Penha/RN 12190 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jundiá/RN 14046 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lagoa d'Anta/RN 10003 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lagoa de Pedras/RN 6412 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lagoa de Velhos/RN 11568 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lagoa Salgada/RN 9960 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lajes Pintadas/RN 14939 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lajes/RN 12108 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Luís Gomes/RN 14457 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Macau/RN 11749 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Major Sales/RN 14095 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Marcelino Vieira/RN 13971 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Martins/RN 10286 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Maxaranguape/RN 13421 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Messias Targino/RN 9955 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Montanhas/RN 10894 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Monte Alegre/RN 6451 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Monte das Gameleiras/RN 13824 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Nísia Floresta/RN 9965 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Nova Cruz/RN 11343 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Ouro Branco/RN 12184 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Paraná/RN 13970 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Paraú/RN 11663 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Parazinho/RN 12186 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Parelhas/RN 12984 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Passa e Fica/RN 14157 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Passagem/RN 9951 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Patu/RN 12606 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pau dos Ferros/RN 14158 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pedra Preta/RN 10020 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pedro Avelino/RN 11367 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pedro Velho/RN 10056 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pilões/RN 11522 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Poço Branco/RN 13901 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Portalegre/RN 15077 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Porto do Mangue/RN 10284 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Rafael Godeiro/RN 10148 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Riacho da Cruz/RN 12632 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Riacho de Santana/RN 14171 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Riachuelo/RN 14431 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Rio do Fogo/RN 13438 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Rodolfo Fernandes/RN 13845 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Ruy Barbosa/RN 13591 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santa Cruz/RN 14990 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santa Maria/RN 10157 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santana do Seridó/RN 12018 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santo Antônio/RN 14644 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Bento do Trairí/RN 10161 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Fernando/RN 13646 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São João do Sabugi/RN 13623 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São José de Mipibu/RN 14992 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São José do Campestre/RN 13624 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São José do Seridó/RN 10163 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Miguel/RN 15004 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Paulo do Potengi/RN 11891 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Pedro/RN 10167 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Rafael/RN 8228 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Tomé/RN 8238 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Vicente/RN 13780 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Senador Georgino Avelino/RN 13753 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Serra Caiada/RN 7819 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Serra de São Bento/RN 11576 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Serra Negra do Norte/RN 13159 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Serrinha dos Pintos/RN 13293 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Serrinha/RN 6448 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Sítio Novo/RN 10172 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Taboleiro Grande/RN 11293 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Taipu/RN 10175 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tangará/RN 6334 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tenente Ananias/RN 10720 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tenente Laurentino Cruz/RN 12666 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tibau do Sul/RN 12179 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tibau/RN 10764 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Timbaúba dos Batistas/RN 10180 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Triunfo Potiguar/RN 13844 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Umarizal/RN 9405 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Várzea/RN 14048 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Venha-Ver/RN 13825 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Vera Cruz/RN 11318 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Viçosa/RN 10182 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012

MUNICIPIOS DO RN CONTEMPLADOS COM MOTONIVELADORAS DO GOVERNO FEDERAL

RN Acari/RN 12986 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Angicos/RN 9881 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Apodi/RN 14270 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Campo Grande/RN 13935 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Baraúna/RN 10584 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Bom Jesus/RN 9916 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Campo Redondo/RN 6610 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Canguaretama/RN 13237 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Carnaúba dos Dantas/RN 8341 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Cerro Corá/RN 7945 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Cruzeta/RN 8138 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Currais Novos/RN 13888 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Espírito Santo/RN 6356 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Extremoz/RN 13834 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Florânia/RN 11291 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Japi/RN 9942 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jardim do Seridó/RN 9938 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN João Câmara/RN 13625 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jucurutu/RN 13842 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lagoa de Pedras/RN 6412 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Marcelino Vieira/RN 13971 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Martins/RN 10286 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Montanhas/RN 10894 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Monte Alegre/RN 6451 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Nísia Floresta/RN 9965 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Nova Cruz/RN 11343 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Parelhas/RN 12984 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Patu/RN 12606 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pau dos Ferros/RN 14158 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pedro Velho/RN 10056 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Poço Branco/RN 13901 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santa Cruz/RN 14990 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santana do Matos/RN 6649 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santo Antônio/RN 14644 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São José de Mipibu/RN 14992 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São José do Campestre/RN 13624 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Miguel/RN 15004 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Miguel do Gostoso/RN 12192 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Taipu/RN 10175 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tangará/RN 6334 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tenente Ananias/RN 10720 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tibau/RN 10764 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Touros/RN 11699 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Umarizal/RN 9405 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012

Cidade News Itaú com informações da CMN

Leia Mais ››

Comitê da Seca aprova plano de trabalho para instalação de 270 poços em 49 municípios


Durante a reunião semanal do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, realizada nesta segunda-feira (18), o grupo aprovou o novo plano de trabalho para a instalação de mais 270 poços em 49 municípios do Rio Grande do Norte. A reunião foi realizada na Governadoria e foi coordenada pela governadora Rosalba Ciarlini. Para a instalação destes poços, serão utilizados recursos na ordem de R$ 5 milhões oriundos da Defesa Civil Nacional.

A decisão do Comitê segue a determinação dada pela chefe do Executivo Estadual de que as ações e projetos iniciados visando o combate à estiagem não podem ser cessados com a chegada do inverno. “O quadro agora mudou e a previsão da Emparn é de que teremos muitos dias de chuva. Porém, as ações já iniciadas e as que serão executadas pelo nosso governo terão continuidade, pois devemos estar preparados com ou sem inverno”, pontua a governadora.



A reunião desta segunda-feira também marcou a inserção de quatro novas instituições que passam a compor o Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, são elas: Assembleia Legislativa, Cruz Vermelha do RN e as igrejas católica, por meio da Arquidiocese de Natal, e evangélica, através da Assembleia de Deus. Os demais órgãos participantes também ressaltaram a importância da inserção de instituições que representam a sociedade civil como forma de fortalecer o combate à seca.

De acordo com o representante da Defesa Civil Nacional, esta é uma iniciativa pioneira do Rio Grande do Norte. “Tenho visitado muitos estados do País e esta é a primeira vez que vejo instituições como as ligadas à igrejas participando de discussões deste tema tão importante que é a seca”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales; de Trabalho e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro; de Agricultura, José Simplício; além de representantes do Instituto de Assitência Técnica e Extensão do Rio Grande do Norte (Emater), da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetarn), da Federação de Municípios do RN (Femurn), do BNB, do Exército Brasileiro, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Cidade News Itaú com informação da Assecom-RN
Leia Mais ››

País perderá R$ 42,2 bi com feriados nacionais e estaduais em 2013


A indústria brasileira perderá neste ano R$ 42,2 bilhões por conta dos oito feriados nacionais e 24 estaduais que ocorrem em dias de semana. Apesar da quantia elevada, o valor é 19% inferior ao de 2012 (R$ 50,5 bilhões, em valores corrigidos pelo IBGE) uma vez que 2013 terá dois feriados nacionais e três estaduais em dias de semana a menos que 2012. Os dados são da nota técnica “O Custo Econômico dos Feriados”, divulgada nesta segunda-feira, dia 18, pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). 

O estudo é divulgado desde 2008, com metodologia que considera o Produto Interno Bruto Industrial diário como o valor máximo que poderia ser perdido pela indústria com um dia paralisado. A disposição do calendário tem forte influência nos resultados, porque quanto maior o número de feriados em dias de semana, maiores são as perdas para a indústria. 

Por serem os mais industrializados, concentram as maiores perdas absolutas os estados de São Paulo (R$ 14,8 bilhões); Rio de Janeiro (R$ 5,2 bilhões); Minas Gerais (R$ 4,2 bilhões); e Rio Grande do Sul (R$ 3,02 bilhões). Em termos relativos, considerando a perda em relação ao PIB, o número de feriados em cada estado e a incidência destes em dias de semana são fatores determinantes. Nesse sentido, Acre, Alagoas, Rio de Janeiro e Rondônia, que em 2013 terão dois feriados estaduais em dias de semana, apresentam a maior perda: o prejuízo para esses estados pode chegar a 4,0% do PIB industrial. 

Com apenas um feriado em dia de semana, 16 estados brasileiros têm perda estimada em 3,6% do PIB industrial. Em 2013, em apenas seis estados não haverá nenhum feriado estadual em dia de semana: Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Tocantins e Roraima. Nesses casos, as perdas ficarão restritas aos oito feriados nacionais em dia de semana, podendo chegar a 3,2% do PIB industrial. 

Segundo a FIRJAN, merecem apoio iniciativas como o Projeto de Lei federal nº 2.257 de 2011, que desloca para segunda-feira ou sexta-feira os feriados nacionais que caírem nos demais dias de semana. Ao reduzir os prejuízos causados por “enforcamentos” e pontos facultativos, essa iniciativa certamente teria desdobramentos positivos sobre a competitividade da indústria brasileira. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fatalidade: Jovem Paraibano morre eletrocutado ao fazer gambiarra durante churrasco com amigos




O jovem Eriston Paulo, 19 anos, morreu em decorrência de uma forte descarga elétrica, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano. A fatalidade ocorreu na noite deste domingo (17).

Segundo informações de policiais militares, a vítima participava de um churrasco com amigos em um sítio quando faltou energia. Eriston Paulo tentou fazer uma ligação clandestina sem nenhum aparato de segurança.
A Polícia Militar do 6º BPM informou que o jovem subiu em um tanque onde estava tomando banho para reestabelecer a energia quando sofreu uma forte descarga elétrica.
Ele ainda chegou a ser socorrido para Hospital Regional de Cajazeiras, mas já chegou em óbito na unidade hospitalar. A vítima era natural da cidade de Triunfo, na mesma região.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Edital do concurso 2013 da Caern deve ser publicado até o final do mês


O concurso para provimento de 27 cargos na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem previsão de publicação de edital até o final de fevereiro, segundo a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), contratada para realização do certame 2013.

Serão oferecidas funções de níveis fundamental, médio-técnico e superior. As inscrições devem começar no dia 20 de março e, as provas, aplicadas em 05 de maio, com resultado final provável para o mês de julho. O vencimento inicial para as funções de escolaridade fundamental será de R$ 774,00; para nível médio-técnico é de R$2.073,00 e, para as funções de nível superior, de R$4.320,00, além de outros benefícios como vale-alimentação, todos para jornada de 40 horas semanais.

As funções que exigem escolaridade fundamental são: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Eletromecânico, Mecânico Geral, Mecânico de Manutenção, Operador de Sistema de Água e Esgoto, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Pesado, Sondador.

Para o nível médio as inscrições são para Técnico de Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Topografia, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico de Geologia, Técnico de Manutenção de Computador, Técnico de Segurança do Trabalho. As provas de nível superior serão para Advogado, Analista Ambiental, Analista de Sistema, Analista de Suporte, Arquiteto, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Engenheiro Eletricista.

De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, Vicente de Paula, o Concurso 2010 é válido até 2014, com convocações de acordo com a demanda da Companhia. Em setembro de 2012, a Caern iniciou o Programa de Aposentadoria para os servidores e possui uma crescente demanda de serviços, o que justifica a realização do Concurso. Para se ter uma ideia, do certame de 2008 já houve mais de 400 convocações e, do concurso de 2012, mais de 140 novos admitidos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Carro capota e pega fogo na BR-101


Um veículo pegou fogo após sair da pista e capotar na altura do km 70 da BR-101, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor seguia no sentido Natal-João Pessoa, quando nas proximidades do município paraibano de Santa Rita capotou. Além do motorista um passageiro estava dentro do carro, os dois conseguiram sair a tempo  e não sofreram nenhum ferimento.

O passageiro do veículo informou ao G1 que ele e o outro homem são do Recife, e que estavam voltando de Natal em uma viagem de trabalho. “A gente vinha a uma velocidade de 100 km na faixa da direita, aí um pneu estourou, a gente escutou o barulho e ele [o motorista] foi abrir mais, quando ele abriu mais bateu no meio fio, depois que bateu o carro parou meio inclinado e só deu tempo a gente sair e o carro pegou fogo” disse o rapaz. Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o local para atender a ocorrência e combater o incêndio que se propagou também para a vegetação às margens da pista.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP/RN investiga contratação de pessoal em período de emergência


Algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte, como Canguaretama, Touros e Taipu, decretaram situação de emergência administrativa e financeira no início do ano devido a desorganização e dívidas que encontraram na cidade. No decreto, estava previsto uma série de medidas como, por exemplo, a contratação de pessoal. Em São José de Mipibu, porém, a situação foi além e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) já decidiu investigar, justamente, a contratação de pessoal, por possibilidade de significar a prática de improbidade administrativa.

A decisão foi da promotora de justiça, Heliana Lucena Germano, e o inquérito civil público, de registro cronológico número 05/2013, foi instaurado no início de fevereiro, mas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) só no último sábado (16).

O objetivo é “apurar a suposta prática de improbidade administrativa por ofensa aos princípios da Administração Pública pelo prefeito do município, Arlindo Duarte Dantas, ao efetuar contratações sem a realização de concurso público e criar cargos onerando a folha municipal, quando está em vigor decreto municipal decretando estado de emergência em razão de inexistência de recursos financeiros para pagamento de dívidas, dentre elas o pagamento de servidores efetivos referente ao mês de dezembro de 2012″.

A promotora ressaltou ainda que a Prefeitura deve enviar para o Ministério Público a relação de todos os servidores do Município, indicando a natureza de cada vínculo (efetivo, temporário, comissionado), a remuneração recebida, o cargo, a lotação e a data de contratação respectiva.

No início do ano, pouco tempo depois de assumir a Prefeitura, o novo prefeito Arlindo Dantas e a vice, Fernanda Moraes, divulgaram uma dívida de mais R$ 25 milhões e decretou situação de emergência na cidade. O motivo do decreto seria a existência dessas dívidas, que incluía a ausência de pagamento dos salários dos professores pelo FUNDEB.

Como medida administrativa, o decreto suspendeu esses pagamentos por 90 dias, determinando que, em 15 dias, cada secretário municipal deva apresentar um diagnóstico sobre a dívida, inclusive apresentando justificativas para o pagamento. Ainda nesse mesmo ato, a administração aproveitou para suspender a concessão de gratificações aos salários dos servidores municipais, a concessão de diárias e a realização de viagens ou deslocamentos à serviço.

A ex-prefeita, Norma Ferreira, no entanto, afirmou que boa parte dessa dívida é proveniente da gestão de Arlindo Dantas, que foi prefeito antes dela.

MP analisa se ex-prefeito e presidente da Câmara ressarciram cofres públicos 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou, mas se ex-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Itajá pagaram, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) não sabe. Por isso, a promotora de Justiça, Kaline Cristina Dantas Pinto, decidiu instaurar um inquérito civil público com o objetivo de analisar se houve o “efetivo ressarcimento ao erário” dos ex-gestores por condenações sofridas na Corte de Contas.

No processo aberto para investigar o pagamento do ex-prefeito, Gilberto Eliomar Lopes, do DEM, o MP ressaltou que a condenação foi referência de regularidades nas despesas referentes ao ano de 1999. No caso do presidente da Câmara de Vereadores, Djailson Viegas Lopes, o processo é resultante de 2004.

Para instaurar os inquéritos, a promotora de Justiça considerou que a Carta Magna prevê a “imprescritibilidade do ressarcimento ao erário, nos termos do art. 37, §§ 4º e 5º, os quais dispõe que os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível, sendo que a lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento”.

Além disso, considerou, no caso do prefeito, “que já estão prescritas tanto eventual ação de improbidade administrativa quanto ação penal sobre o fato, uma vez que transcorridos mais de cinco anos desde o término do exercício do mandato do gestor em questão, ocorrido em 2004 (art. 23, I da Lei nº 8.429/92), e mais de treze anos desde o cometimento do suposto crime”.

Contudo, segundo a promotora, o Tribunal de Contas do Estado do RN detectou irregularidades nas despesas do município de Itajá no ano de 1999, determinando que o então prefeito devolvesse aos cofres púbicos valores cujos gastos não foram comprovados, sendo certo que a ação de ressarcimento ao erário é imprescritível.

Para saber informações sobre o caso, a promotora solicitou ao TCE se houve o efetivo ressarcimento ao erário pelo Sr. Gilberto Eliomar Lopes, então Prefeito de Itajá, conforme determinado no processo nº 011933/2000. “Em caso negativo, em que fase se encontra o processo em questão e se há a necessidade do Ministério Público Estadual ingressar com a respectiva ação de ressarcimento de danos ao erário; caso seja necessário o ingresso imediato da referida ação, enviar cópia integral do processo nº 011933/2000 – TC, de preferência por meio de mídia digital, a fim de instruir a ação de ressarcimento a ser ajuizada”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››