quarta-feira, outubro 27, 2021

Suspeito de assaltar bancos e liderar organização criminosa no Pará é preso em Natal

 A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (27) no bairro Ponta Negra, em Natal, um homem de 43 anos apontado como um dos principais assaltantes de banco no estado do Pará e suspeito de liderar uma organização criminosa.


Além dele, outros dois comparsas, de 24 e 23 anos, foram presos no mesmo lugar.


A operação foi denominada "Perfídia III” e também culminou com a prisão de outros 11 criminosos no estado do Pará. Todos tinham mandados de prisões em aberto.

De acordo com Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), todos os presos são investigados por envolvimento com organização criminosa e tráfico de drogas.


Durante as diligências para prisão dos três em Natal, também foram apreendidos dois notebooks, diversos aparelhos celulares, documentos, cadernos de anotações e dois relógios.


Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


O suspeito de liderar a organização criminosa também foi autuado em flagrante por apresentar RG falso durante abordagem policial.


A operação faz parte da Hórus, do programa V.I.G.I.A., da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (SEOPI/MJSP).


Polícia Civil do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Igreja é arrombada e coroa de ouro de imagem de Nossa Senhora da Piedade é furtada no interior do RN

Uma coroa cunhada a ouro, doada à igreja e colocada na imagem de Nossa Senhora da Piedade no município de Espírito Santo foi roubada entre a noite de terça (26) e madrugada desta quarta-feira (27).


Imagem de Nossa Senhora da Piedade antes e após o surto da coroa em Espírito Santo, no interior do Rn — Foto: Cedidas


O caso só foi descoberto pela manhã, quando voluntários que trabalham no local chegaram para abrir a igreja.


O padre Alexandre Rossino, administrador da paróquia de Espírito Santo, afirmou que uma janela da sacristia, que fica por trás do altar onde a imagem da santa está, foi arrombada.


A janela dá acesso ao cemitério e ao Rio Jacu, que cruza a cidade. Esses locais ficam por trás da igreja, onde não há rua e não há muito movimento.


Ele foi à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, que fica na vizinha cidade de Goianinha, para fazer o boletim de ocorrência.


A coroa é cunhada de ouro e foi doada para igreja em setembro.


"Não sabemos qual horário, qual foi o momento, mas a igreja foi arrombada e levaram a coroa de Nossa Senhora. Pedimos ajuda de todos que souberem do paradeiro de quem fez isso, que nos comunique, para que essa pessoa possa devolver a coroa", afirmou o padre.


A devoção a Nossa Senhora da Piedade é muito forte na região do agreste do RN. A imagem vinda de Portugal está na cidade há mais de 140 anos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

CPI da Covid no RN ouve representantes de dois hospitais públicos sobre contratação de leitos de UTI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Grande do Norte ouviu na sessão desta quarta-feira (27) representantes dos hospitais João Machado, em Natal, e Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, sobre os contratos para prestação de serviços de gestão e operacionalização dos leitos de UTI Covid nas unidades.


CPI da Covid no RN ouviu representantes de hospitais públicos — Foto: Divulgação/ALRN


A diretora do hospital João Machado, Leidiane Fernandes de Queiroz, foi a primeira ouvida pelos parlamentares. Ela depôs na condição de testemunha.


Leidiane explicou a necessidade da contratação dos leitos e confirmou que os serviços contratados foram prestados por uma organização social. Ao ser questionada sobre possíveis inconsistências na prestação e divergências sobre valores, a diretora disse que, dentro de sua função, o acompanhamento das atividades foi realizada e o contrato foi cumprido.


A servidora Anna Clara da Cunha Torquato Rêgo também foi ouvida na condição de testemunha. Ela falou sobre os trâmites jurídicos da contratação do serviço, assim como sobre os questionamentos que estão na Justiça, tanto por parte do Executivo quanto da organização social, acerca dos valores que deveriam ser pagos.


"O que pudemos observar é que, mesmo havendo falhas, não houve dolo por parte dos envolvidos. O que precisamos é ter as informações necessárias para que o governo não seja prejudicado com pagamentos de maneira superior ao que deveria ser pago", falou o deputado Gustavo Carvalho (PSDB).



Era previsto também o depoimento de Rafael Góis Campos, mas ele disse que não compareceu por estar trabalhando em outra cidade no momento. A comissão disse que vai remarcar a oitiva.


Na quinta-feira serão ouvidos outros três servidores da Secretaria de Saúde também sobre o contrato analisado nesta quarta-feira.


O presidente da CPI, Kelps Lima (Solidariedade), não compareceu e a sessão foi presidida pelo vice-presidente Getúlio Rêgo (DEM).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap autoriza aplicação da 2ª dose de Pfizer em quem tomou a 1ª de AstraZeneca no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) autorizou que os municípios do Rio Grande do Norte apliquem a vacina da Pfizer como segunda dose para quem tomou a primeira dose de Oxford/AstraZeneca.


Estado autorizou uso da Pfizer em quem tomou a primeira de Oxford/AstraZeneca — Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal


A definição foi dada pela Câmara Técnica de Vacinação nesta quarta-feira (27). A medida foi tomada por outros estados e a intercambialidade da vacina já acontece também em outros países com segurança.


De acordo com a Sesap, a câmara definiu que os municípios que estão desabastecidos de Oxford/AstraZeneca e possuem pessoas em atraso para a aplicação da segunda dose, façam uso da Pfizer para a D2.


Cabe agora aos próprios municípios adotarem a estratégia.


Apesar da autorização da intercambialidade, o intervalo para a aplicação da segunda dose recomendado segue o padrão da Oxford/AstraZeneca: 90 dias.


Segundo a Secretaria de Saúde, mais 20.346 doses de Pfizer serão distribuídas nesta quinta-feira (28) para ajudar os municípios a cumprirem o esquema vacinal dos atrasados. O estado recebeu 11.700 doses do imunizante nesta quarta. Outras 9.125 doses da Oxford/AstraZeneca também serão enviadas.



A pasta reforçou ainda a importância de completar o esquema vacinal para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.


De acordo com dados da plataforma RN+ Vacina nesta quarta, 207.054 pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid.


Um estudo recente da Sesap apontou ainda que a maioria dos casos com gravidade são de pessoas com o esquema vacinal incompleto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN contabiliza 372.502 casos confirmados e 7.388 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte registrou 372.502 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 7.388 pessoas no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (27) aponta ainda que outros 1.303 óbitos estão sob investigação.


RN tem 372.502 casos confirmados de Covid — Foto: Divulgação


A Sesap notificou 107 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Em relação ao boletim do dia anterior, são sete mortes a mais.


O RN tem ainda 181.010 casos suspeitos e 753.243 casos descartados de Covid.


Segundo a Sesap, 153 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 125 na rede pública e 28 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 76 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 40,2% na rede pública; com 15 internados, a rede privada tem 9,8% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

372.502 casos confirmados

7.388 mortes

181.010 casos suspeitos

753.243 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vigilante encontra R$ 12 mil dentro de caixa de sapato e devolve dinheiro à dona em Natal: 'Exemplo para minhas filhas'

Um dia de trabalho normal foi transformado de repente pelo achado do vigilante Marcone Damasceno de Oliveira, de 41 anos.


Psicóloga Tatiana Ferreira entrega certificado produzido pela empresa ao vigilante Marcone Oliveira, em Natal. — Foto: Cedida


O profissional encontrou mais de R$ 12 mil em espécie, esquecidos dentro de uma caixa de sapatos no estacionamento do edifício empresarial onde trabalha no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. Sem pensar duas vezes, ele devolveu o dinheiro à dona.


O caso aconteceu na noite do dia 20 de outubro. Após a ação, ele ganhou uma festa no trabalho nesta nesta terça-feira (26). Promovida pela empresa, a festa teve a participação da dona do dinheiro, a psicóloga Tatiana Ferreira. O vigilante recebeu presentes e um certificado.


Marcone contou que trabalha há 12 anos para a empresa que terceiriza mão de obra de vigilância para o condomínio empresarial. Ele já atuou como vigilante, fiscal operacional e atualmente é um supervisor no edifício, onde está lotado há seis anos.


Em todo esse tempo, ele disse que nunca passou por uma situação parecida, mas que não pensou em outra alternativa a não ser entregar o dinheiro para a dona.


"Tenho três filhas e o que eu posso deixar de legado para elas é uma boa educação, honestidade e o exemplo do que é correto, para elas fazerem boas escolhas nas vidas delas", disse.


Onde achou o dinheiro


Parte do dinheiro achado dentro de uma sacola na caixa de sapatos encontrada pelo vigilante em Natal — Foto: Reprodução

Marcone disse que estava fazendo uma ronda de vistoria, quando encontrou uma caixa de sapatos e um livro de psicologia no estacionamento do subsolo, no edifício empresarial, próximo ao elevador. Ele lembrou que mais cedo ouviu o som de caixas sendo arrastadas e viu a pessoa que estava levando o material.


"Recolhi e coloquei em cima do balcão. Depois eu abri e vi o dinheiro. Foi um susto. Uma parte estava em duas caixinhas, outra parte num envelope e o maior valor, R$ 10 mil, em uma sacola de supermercado", contou.


Marcone chamou um colega de trabalho para filmar o material encontrado e ligou para a síndica do prédio. Ele também comunicou o fato à central da empresa de segurança.


Inicialmente, ele guardou o dinheiro em um armário e depois entregou a síndica, que também contou e registrou em vídeo o material encontrado.


"Eu não poderia deixar lá e ir para casa sem entregar ao responsável", disse.



No dia seguinte, a dona do dinheiro entrou em contato com a administração do prédio e recebeu tudo de volta.


Dinheiro era para investimento, diz dona

A psicóloga Tatiana Ferreira conta que o dinheiro estava separado para um investimento importante. Ela estava deixando uma sociedade para abrir uma clínica em novo endereço, mas só percebeu que esqueceu a caixa no edifício no dia seguinte.


"Era meu último dia de atendimento lá e por volta das 19h comecei a descer pelo elevador com livros e várias coisas que ainda estava guardando na clínica. Essa caixa foi uma das últimas coisas que levei. Deixei fora do elevador, porque as caixas eram pesadas, mas acabei não voltando", relata. "Só fui descarregar o carro no dia seguinte, por volta das 9h, foi ai que me dei conta", diz.


Ela contou que, apesar de confiar na segurança do prédio, temeu que alguém tivesse pegado a caixa e levado embora. Apesar disso, entrou em contato com a administração e foi comunicada que o dinheiro estava guardado. "Esse dinheiro faria muita falta. Teria que trabalhar muito para recuperar", diz.


"Tive sorte de ter sido ele (Marcone) quem encontrou. Fui agraciada pela honestidade dele, por um anjo desconhecido, como tem muitos que passam na nossa vida. Esse meu processo de mudança teve momentos bem difíceis e ele foi uma pessoa que participou e fez a diferença. Tenho muito a agradecer por esse gesto dele", ressaltou.


Festa de agradecimento

Marcone disse que ficou nervoso quando chegou ao local de trabalho nesta terça-feira (26) e viu a síndica, a psicóloga e até o dono da empresa de segurança privada no local. "Tinha bolo e refrigerante em cima da mesa, mas fiquei com tanto medo que nem percebi", contou.


Apesar do susto, era uma surpresa em agradecimento pela atitude dele. "Ele tem mais de 10 anos com a gente, é um dos mais antigos na empresa. Nos dias de hoje, essa é uma atitude a se repercutir. Estamos passando uma fase ruim de inversão de valores, em que parece que o certo virou exceção", afirmou o empresário Sérgio Leocádio.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Servidores estaduais da Saúde entram em greve no Rio Grande do Norte

Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira (27), segundo o sindicato que representa a categoria.


Servidores da Saúde iniciaram greve nesta quarta-feira (27) no RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Apesar da deflagração da paralisação, nem o sindicato nem a Secretaria Estadual de Saúde informaram quais serviços foram afetados.


O diretor do Sindsaúde, Breno Abbott afirmou que os dados serão levantados ao longo do dia, mas que atendimentos serão prejudicados em todo o estado.


De acordo com o sindicato, participam da greve todos os servidores da área da saúde, com exceção dos médicos. São profissionais da enfermagem, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, entre outros, inclusive os trabalhadores dos setores administrativos da Sesap.


'Acampamento' montado pelo Sindsaúde no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, durante greve dos servidores da saúde do RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


A principal pauta da categoria é a atualização do plano de cargos, carreiras e salários. Os servidores decidiram manter a greve mesmo após o governo do estado marcar uma audiência entre a governadora e o sindicato para esta quinta-feira (28).


"Desde maio solicitamos audiência e não somos atendidos. O governo recebeu outras categorias, dando reajustes a servidores com altos salários, mas não recebeu os servidores da saúde. Estamos há 12 anos sem nenhum reajuste. Nosso salário perdeu completamente o poder de compra. O que estamos pedindo não é um aumento, mas a reposição da inflação nesse período", afirmou o diretor.


A Secretaria Estadual de Saúde informou que a categoria teve duas reuniões com a pasta e confirmou a audiência com a governadora nesta quinta-feira (27), mas não detalhou que propostas serão apresentadas pelo governo.


Outro ponto de pauta dos servidores é o pagamento por produtividade. Segundo o sindicato, há suspeitas de pagamentos indevidos que acabariam reduzindo o valor recebido por quem efetivamente foi produtivo nas suas atividades.


Os servidores também cobram "isonomia" na implantação do ponto eletrônico, que já está em teste há cerca de um ano. De acordo com eles, algumas categorias, como a dos médicos, se recusa a bater o ponto.


O sindicato também quer que o ponto tenha impressão de comprovante e não seja no computador, como está sendo testado. "Queremos ter a prova física também", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Decreto do governo do RN obriga servidores estaduais se vacinarem contra a Covid

Um decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (27) obriga os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte a tomarem a vacina contra a Covid-19.


Governadoria do RN em Natal — Foto: Augusto César Gomes/Inter TV Cabugi


O texto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, transforma a falta de vacinação em "falta disciplinar".


As sanções aos servidores podem ir da advertência, até a suspensão ou "demissão, em caso de manutenção da recusa".

Além disso, o decreto prevê que funcionários públicos poderão ser demitidos por justa causa.


Em junho, o g1 registrou que pelo menos 250 policiais militares do Rio Grande do Norte se recusaram a tomar a vacina contra a covid.


A partir da publicação do novo decreto, os órgãos e entidades do serviço público terão prazo de cinco dias para comunicar os servidores sobre e necessidade de apresentar a comprovação do cumprimento do esquema vacinal.


A comprovação poderá ser feita de três formas:


aplicativo do RN Mais Vacina;

certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde - ConectaSUS;

comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais.


O decreto nº 31.022 estabelece a vacinação como um dever funcional, "com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho com reduzido risco de contaminação, preservando a saúde coletiva dos servidores e assegurando um cenário epidemiológico favorável".


Há exceção para servidores que apresentarem atestado médico ou que não integrem, temporariamente ou permanentemente, grupo elegível para recebimento dos imunizantes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Casamento de Zé Vaqueiro vira polêmica por falta de convite para a mãe do cantor; entenda

O casamento de Zé Vaqueiro com a empresária Ingra Soares causou polêmica nas redes sociais depois que a mãe do cantor, Nara de Sá, reclamou por não ter sido convidada. Na cerimônia na segunda-feira (25), ele foi acompanhado ao altar pela avó, Leônidas Pereira Lima de Sá.


No casamento com Ingra Soares, Zé Vaqueiro foi levado ao altar por sua avó, Leônidas Pereira Lima de Sá. A mãe do cantor não foi convidada — Foto: Divulgação


O caso começou a repercutir entre os seguidores quando Nara de Sá comentou durante a live que transmitiu o casamento: "Que Deus abençoe, meu filho. Se tivesse me convidado, eu tinha ido".


Zé Vaqueiro já contou sua história ao podcast g1 ouviu e explicou que a mãe era cantora de forró quando estava grávida e na infância do filho . Ele contou que a avó acompanhava seus estudos e gravou os cadernos de escola com suas primeiras letras.


Entenda a polêmica do casamento ponto a ponto:


Zé Vaqueiro, 22 anos, e Ingra Soares, 31, se casaram em uma cerimônia para 200 pessoas na segunda-feira (25), em Fortaleza.

Na transmissão de uma parte da cerimônia, a mãe do cantor, Nara de Sá, entrou e comentou "Que Deus abençoe, meu filho. Se tivesse me convidado, eu tinha ido".

Zé Vaqueiro comentou a polêmica no Instagram nesta quarta-feira (25): "Ser uma pessoa pública não me obriga a expor minhas feridas, espero que as pessoas compreendam e respeitem. É muito fácil julgar o que não viveu".

Ingra Soares escreveu na terça-feira (24): "Eu aguentei muita coisa calada até hoje. Breve, eu irei falar tudo que está engasgado". Mas ela não voltou a comentar o caso.

Quem acompanhou Zé Vaqueiro ao altar foi sua avó, Leônidas Pereira Lima de Sá.


Conheça a trajetória do Zé Vaqueiro e o que ele falou sobre a família no podcast e abaixo, ponto a ponto:



Zé Vaqueiro é de Ouricuri, no sertão pernambucano. Ele virou ídolo popular do Brasil com hits de forró romântico como "Volta comigo bb", "Eu tenho medo" e "Letícia".

A mãe era cantora de forró. Em 1999 ela estava trabalhando muito, mesmo com o Zé na barriga. O bebê resolveu nascer no meio de um show.

Ele contou que a mãe continuou excursionando. Eles mantinham contato. Nara convenceu Zé a cantar pela primeira vez em um palco. Ele cantou com ela "Amor perfeito", de Roberto Carlos.

Antes de ser cantor, ele trabalhou vendendo sorvete, na barraca de lanche da avó e, por último, como ajudante em um lava-jato.

Zé Vaqueiro indicou na entrevista a avó quem acompanhava sua vida escolar. Ele contou que escreveu suas primeiras músicas no caderno de escola. A avó guarda esses cadernos até hoje.

Em outras entrevistas, Zé Vaqueiro contou que já ficou até um ano sem encontrar a mãe.

Zé Vaqueiro é contratado do escritório Vybbe, do cantor Xand Avião, uma das principais empresas de forró do Brasil. Em 2020 ele e Ingra tiveram o primeiro filho, Daniel.


Nara de Sá e Zé Vaqueiro — Foto: Reprodução / Instagram


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fluvoxamina pode reduzir em até 32% as internações prolongadas por Covid, aponta estudo na 'The Lancet'

O antidepressivo fluvoxamina pode reduzir em até 32% as taxas de hospitalização prolongada e de permanência na emergência de pacientes com Covid-19, aponta um estudo publicado nesta quarta-feira (27) na revista científica “The Lancet Global Health”.


Medicamento só é vendido com receita controlada, foi usado sob supervisão nos testes e os pesquisadores alertam que os resultados NÃO devem ser usados como justificativa para automedicação — Foto: Reprodução/TV Globo


O trabalho de pesquisadores brasileiros e canadenses foi focado em pacientes de alto risco, com comorbidades. Além disso, o protocolo do teste previa o uso logo no início da inflamação causada pelo novo coronavírus.


UM ALERTA: A fluvoxamina é um remédio usado para tratar depressão, TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e transtornos de ansiedade. O medicamento só é vendido com receita controlada, foi usado sob supervisão médica nos testes e os pesquisadores alertam que os resultados NÃO devem ser usados como justificativa para qualquer tipo de automedicação.


Apesar dos resultados serem considerados promissores, mais estudos e protocolos são necessários para definir, entre outros pontos, quem se pode se beneficiar do remédio, com qual dosagem e por quanto tempo de uso.


Contra tempestade de citocinas

Apesar de inicialmente ser uma medicação utilizada para doenças psiquiátricas, a fluvoxamina pode agir diretamente nas chamadas “tempestades de citocinas”. Elas ocorrem quando os pacientes com Covid ficam gravemente doentes porque seus sistemas imunológicos acabam se descontrolando durante a resposta à infecção.



Citocina é o nome geral dado a qualquer proteína que é secretada por células e que afeta o comportamento das células vizinhas, quando encontram os receptores adequados.


De acordo com os pesquisadores, a pesquisa demonstrou que o remédio também tem propriedades anti-inflamatórias que foram eficazes contra os efeitos da infecção pelo Sars-Cov-2. Na prática, a fluvoxamina não ataca o vírus em si, mas ajuda na “moderação” da resposta imunológica.


A fluvoxamina é usada originalmente para tratar depressão por atuar sobre a serotonina, que é um neurotransmissor, substância química produzidas pelo neurônio e que regula o humor e a liberação de alguns hormônios. Mas é sabido que os medicamentos também podem ter impactos em outras áreas do corpo além daquele para o qual foi desenvolvido.


Para atuar contra a Covid-19, os pesquisadores apostaram em outra forma de ação da fluvoxamina. Além de agir sobre a serotonina, ela também também estimula receptores que fortalecem a membrana celular, levando a uma redução das inflamações.

"Ela não ataca o vírus em si, mas ajuda na “moderação” da resposta imunológica. Ela vai lá na superfície da célula e ativa uma proteína que consegue bloquear essa resposta citocínica. Então a fluvoxamina faz essa modulação para que a resposta imune seja somente a necessária e aí evita a chamada ‘tempestade de citocinas’”, explica Gilmar Reis, coordenador do estudo aqui no Brasil, diretor da divisão de pesquisa da CARDRESEARCH e professor adjunto do departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).



A pesquisa foi realizada no Brasil, em 11 cidades do estado de Minas Gerais. O ensaio clínico começou em janeiro de 2021. Ao todo, 1.497 pacientes com Covid confirmada participaram. Destes, 741 receberam a fluvoxamina e 756 ficaram no grupo controle, e receberam placebo.


Foram priorizados os pacientes que ainda não tinham sido vacinados e tinham pelo menos um fator de alto risco, como obesidade e hipertensão arterial. A idade média dos participantes ficou em torno dos 50 anos, sendo que 58% eram do sexo feminino.


Na análise, os pesquisadores observaram as taxas de complicações destes pacientes com Covid, avaliando a progressão da hospitalização ou a permanência prolongada no pronto-atendimento.


Dos 741 participantes que foram tratados na emergência com a fluvoxamina, 79 precisaram de tratamento médico por mais de seis horas no pronto-socorro ou foram hospitalizados, enquanto no grupo controle, que recebeu o placebo, esse número subiu para 119. Ao longo do estudo, os pacientes receberam a medicação por 10 dias, ao custo médio de R$ 100.


Os dados também demonstraram redução na taxa de óbitos entre os que tomaram pelo menos 80% das doses da medicação. Enquanto no grupo que recebeu a fluvoxamina foi registrada uma morte, no grupo controle, que recebeu o placebo, foram registrados 12 óbitos.

“Esse é um dado muito importante, mas ainda olhamos para ele com ressalvas. Se o paciente, tomando o medicamento, tem a chance de mortalidade 90% menor, é bem possível que ele também tenha um papel importante na redução das complicações. Se tivéssemos continuado o estudo para 2.500 pacientes, talvez, tivéssemos mostrado isso melhor, mas no cenário atual da pandemia, achamos que não era ético continuar coletando dados só pra ter esse desfecho final”, pondera Reis.


Parceria com o Canadá

A pesquisa foi realizada em parceria com os pesquisadores Edward Mills, Lehana Thabane e Gordon Guyatt, da Universidade de McMaster, no Canadá. Juntos, eles formaram no ano passado a plataforma de pesquisa “Together” que vem testando vários medicamentos durante a pandemia, entre eles, a hidroxicloroquina e a ivermectina.



Para os coordenadores do estudo, uma das maiores vantagens da fluvoxamina é o preço. Conforme o tratamento proposto para a Covid-19 no artigo, que seria o de ministrar 100 mg duas vezes ao dia, durante 10 dias, o custo seria de aproximadamente R$ 100. Ou menos, se utilizado em larga escala, em nível nacional, por exemplo, em contratos negociados com grandes laboratórios.


Por isso, para Edward Mills, da Universidade McMaster, esta é uma descoberta de grande impacto, com evidentes benefícios para a saúde pública.


“A fluvoxamina é muito mais barata do que os anticorpos monoclonais e é de fácil administração, pode ser utilizada pelo próprio paciente, em casa. Vai ser possível aproveitar toda a estrutura de produção que já existe, para um medicamento que já é utilizado. Nós testamos diversos medicamentos na plataforma TOGHETER justamente porque é importante reposicionar estes que já estão disponíveis e têm perfis de segurança bem compreendidos, quando demonstram bons resultados para a Covid-19”, pontua Mills.


Vale ressaltar que este não é o primeiro antidepressivo reposicionado, no jargão científico, para tratar de outras doenças. A própria fluoxetina, por exemplo, também passou por esse processo quando foi descoberto o seu potencial antibacteriano.


O próximo passo agora, segundo os cientistas, é testar a interação da fluvoxamina com outras medicações. “Nós vamos continuar os estudos no Brasil, nos mesmos centros de pesquisa, mas agora aliando a fluvoxamina à outras substâncias, como corticóides inalatórios, a própria fluoxetina e a budezonida, por exemplo, para tentar entender algumas questões que ficaram em aberto”, adianta o pesquisador canadense.


Posicionamento da OMS e debate

Nos últimos meses, várias autoridades de saúde vêm acompanhando com cuidado os resultados que vêm sendo divulgados, e questionando possíveis lacunas que ainda precisam ser exploradas.


Em agosto deste ano, portanto antes da divulgação do atual estudo, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) emitiu um parecer concluindo que ainda não haviam dados suficientes para comprovar a eficácia dessa medicação contra a Covid, e enfatizando que os estudos precisam avançar.



Em nota, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) informou que o relatório mais recente emitido sobre a fluvoxamina pela entidade é de 1 de outubro de 2021 e inclui, entre outros trabalhos, o artigo anterior dos pesquisadores Gilmar Reis e Edward Mills, publicado em agosto deste ano.


Segundo o documento, as evidências até então apresentadas sobre o potencial uso da fluvoxamina para o tratamento da Covid-19 apontaram que, para pacientes que apresentam quadros leves da doença, a medicação provavelmente reduz as hospitalizações e não aumenta, aparentemente, efeitos adversos graves, mas ainda são necessárias mais pesquisas sobre a utilização dessa medicação.


Para Otávio Berwanger, diretor da Academic Research Organization (ARO) do Hospital Israelita Albert Einstein, o estudo foi bem desenhado, mas ainda é preciso avançar em alguns pontos, entre eles, entender se a fluvoxamina ajuda a reduzir a taxa de óbitos, se também funciona para pacientes assintomáticos da Covid-19, definir qual dosagem deve ser administrada e esclarecer como ela reage diante das variantes, como a Delta.


“O estudo avança no nosso conhecimento em relação à fluvoxamina, mas a gente só vai entender tudo isso quando a gente tiver a totalidade dos estudos, são vários grupos. Até pela época que o estudo foi feito, eram pessoas não vacinadas, não completamente vacinadas, então isso é aplicável para uma pessoa que recebeu as duas doses? Ou que recebeu agora uma dose de reforço, no caso do idoso que pegou Covid, o estudo não responde isso, pela época que foi feito. Quer dizer, essas drogas que estão finalmente dando certo no paciente do ambulatório podem ser combinadas ou uma outra medicação, qual o melhor esquema terapêutico?”, questiona Berwanger.


Outro ponto importante, ressalta o pequisador, é que este é um medicamento que requer prescrição e acompanhamento médico. “Não é uma medicação afeita à auta medicação, que as pessoas podem ir na farmácias e sair tomando de qualquer forma, é preciso ter cuidado”, alerta Berwanger.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra mais 433 mortes por Covid; média móvel segue estável pelo 3º dia

Fazendo upload: 251546 de 251546 bytes.


O Brasil registrou nesta quarta-feira (27) 433 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 606.726 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 346 -- abaixo da marca de 400 pelo 16º dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +4% e aponta estabilidade.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta-feira. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quinta (21): 366

Sexta (22): 355

Sábado (23): 339

Domingo (24): 337

Segunda (25): 338

Terça (26): 342

Quarta (27): 346

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Cinco estados não registraram óbitos no último dia: AC, AP, RO, RR e SE.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.765.420 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 17.117 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 12.163 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +7% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica estabilidade nos diagnósticos.


Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Milton da Silva, pai de Ayrton Senna, morre aos 94 anos em São Paulo

Milton da Silva, pai do tricampeão mundial de Fórmula Um, Ayrton Senna, morreu aos 94 anos nesta quarta-feira (27), em São Paulo.


Homenagem do perfil de Airton Senna nas redes sociais a Milton da Silva, pai do piloto. — Foto: Reprodução/Instagram


O anúncio foi feito em uma rede social oficial do ex-piloto. Miltão, como era carinhosamente apelidado, foi um grande incentivador da carreira do filho, morto em 1994.


Segundo o ge, Milton tinha uma relação profunda com o filho. Uma ligação que se tornou pública em raros momentos durante a carreira do piloto na F1. Em um deles, ocorrido nos bastidores de Interlagos, logo depois da vitória heroica de Senna no GP do Brasil de 1991, quando exausto depois de guiar a McLaren com apenas a sexta marcha, Ayrton não se importou com as câmeras ao pedir um beijo ao pai.


Ayrton Senna — Foto: Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governador sanciona e publicará na quinta-feira lei que flexibiliza uso de máscaras no RJ

O Governo do Rio de Janeiro informou que o governador Cláudio Castro sancionou nesta quarta-feira (27) a lei que flexibiliza e regula o uso de máscaras de proteção facial contra a Covid no estado.


Segundo a assessoria de imprensa do governo, a decisão será publicada no Diário Oficial de quinta-feira (28). A aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em discussão única, foi na terça (27).


Após a sanção, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará, em edição extra do Diário Oficial na própria quinta-feira, uma recomendação aos municípios. Para a flexibilização da máscara, as prefeituras deverão seguir os critérios de distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios.


Castro sanciona lei que regulamenta o uso de máscaras no RJ — Foto: Divulgação/Governo do Rio


"Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia, esta medida representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus", disse Castro.


Na capital, já há um decreto publicado, desde terça, que passará a valer assim que a regulamentações do estado forem publicados no Diário Oficial.


O que passa a valer na capital

A regulamentação municipal decretada na terça (veja a íntegra do decreto) depende da regulamentação do estado para valer. Portanto, assim que o texto do estado for publicado no Diário Oficial, na quinta, passarão a valer as seguintes medidas na capital:


máscaras deixam de ser obrigatórias em áreas abertas;

boates, casas de show e pista de dança podem funcionar com 50% da capacidade;

estão liberadas competições esportivas em ginásios e estádios com 100% do público, com apresentação de passaporte de vacina ou teste PCR feito, no mínimo, 48 horas antes;

quando 75% da população estiver com o esquema vacinal completo, as máscaras serão obrigatórias apenas no transporte público e em unidades de saúde.

Critérios para abolir o uso de máscara na capital


Alberto Chebabo, infectologista e integrante do Comitê Científico da Prefeitura do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo


Integrante do Comitê Científico da Prefeitura do Rio, o infectologista Alberto Chebabo, da UFRJ, explicou ao g1 que o órgão se baseou em dois critérios para chegar ao percentual de 65% da população adulta com esquema vacinal completo para abolir o uso de máscaras em locais abertos:


Que a capital estivesse com um cenário epidemiológico favorável — com menos casos graves, mortes e internações;

Estudos técnicos de outros países, como Inglaterra e Estados Unidos, que aboliram o uso do acessório até com um percentual menor.

“Houve uma discussão interna para definir o parâmetro ideal. A Secretaria Municipal de Saúde tinha sugerido um percentual até menor, se não me engano de 60%, mas consideramos que o valor precisava ser mais rígido. Decidimos, então, por 65%”, explicou Chebabo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pfizer diz que entrará com pedido na Anvisa para que vacina contra a Covid possa ser aplicada em crianças

Em nota, farmacêutica Pfizer disse nesta quarta-feira (27) que entrará com um pedido de autorização na Anvisa para que a vacina contra a Covid-19 possa ser aplicada em crianças. O pedido será feito ao longo do mês de novembro e irá atender crianças com idade entre 5 e 11 anos.


Fazendo upload: 610882 de 610882 bytes.
Brasil recomendou suspender vacinação de adolescentes; no Reino Unido, decisão de vacinar com uma dose de Pfizer se deu nesta semana. — Foto: Getty Images via BBC


O anúncio foi feito um dia após o comitê consultivo independente da agência reguladora norte-americana (FDA, sigla em inglês) recomendar o uso da vacina produzida pela farmacêutica nesta faixa etária.


No caso dos Estados Unidos, a recomendação do comitê independente não é definitiva e nem obrigatória, mas a agência reguladora normalmente a segue à risca as indicações do grupo.


No Brasil, a Anvisa é quem decidirá se aprova ou não o usa da vacina em crianças a partir de cinco anos de idade. De acordo com a Pfizer, ainda não há data definida de quando o pedido será feito, apenas que acontecerá ao longo do mês de novembro.



Leia abaixo a nota na íntegra:


"A submissão do pedido junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a aprovação do uso da vacina ComiRNAty, da Pfizer/Biontech, para crianças entre 5 e 11 anos deve ocorrer ao longodo mês de novembro de 2021"


Fonte: g1

Leia Mais ››

PSDB retira provisoriamente 92 prefeitos e vices de SP da lista de eleitores das prévias presidenciais após suspeita de fraude

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, decidiu nesta quarta-feira (27) retirar provisoriamente da lista de eleitores das prévias presidenciais os nomes de 92 prefeitos e vice-prefeitos paulistas, aliados do governador João Doria. O partido vai apurar se as datas de filiações desses políticos foram fraudadas.


Debate entre os candidatos do PSDB que disputam as prévias presidenciais do partido — Foto: Reprodução


Araújo também determinou que a comissão das prévias analise as filiações caso a caso. Todavia, essa decisão precisa ser validada pela cúpula do partido numa reunião marcada para esta quinta-feira (28). O diretório estadual do PSDB em São Paulo negou as irregularidades na filiação.


Apoiadores do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acusam o diretório de São Paulo de fraudar a data das novas filiações para permitir que os aliados de Doria pudessem votar nas prévias que definirão o candidato do partido à Presidência da República.


A denúncia foi apresentada à direção nacional do partido pelos diretórios de Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Minas Gerais. Todos já declaram apoio a Leite.


Nesta quarta-feira (27), o presidente estadual do partido em São Paulo, Marco Vinholi, afirmou que a acusação é "absurda". Vinholi também é secretário de Desenvolvimento Regional da gestão Doria.



"Completo absurdo dessa denúncia. Denúncia que tem como meta fundamental cercear o direito desses novos filiados de votar nas prévias nesse momento.[...] Momento de avanço de João Doria, que corresponde à grande maioria do partido no Brasil. Essa eleição será definida no voto e nunca no tapetão", disse em coletiva de imprensa.


As regras internas do partido determinam que apenas filiados até o dia 31 de maio podem votar. Os apoiadores de Leite, no entanto, dizem que foi feita uma "filiação em bloco" em São Paulo após o dia limite, e que as fichas foram alteradas para apresentar datas retroativas.


Vinholi argumenta que o número de filiações é compatível ao crescimento do partido no estado nos últimos anos. Segundo o presidente, também houve uma grande leva de novas filiações após a vinda do vice-governador Rodrigo Garcia do DEM para o PSDB.


"Em 2020 nós fizemos 82 filiações de mandatários do PSDB. Em 2021, 108 filiações. Portanto, algo que é comum no partido em São Paulo. Um partido que cresce a cada ano, que se consolidou aqui em São Paulo, e que tem essas filiações como algo corriqueiro", disse Vinholi.


"Dezenas de outros prefeitos também vieram no bojo da vinda do Rodrigo Garcia. E dois dias depois, houve o falecimento do prefeito Bruno Covas. O partido entrou em luto e ficamos 60 dias sem nenhum evento no partido. E no dia 14 de julho fizemos o anúncio das filiações que tinha sido feitas no bojo da filiação do vice-governador Rodrigo Garcia", completou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PSDB-SP diz que filiações de prefeitos foram regulares e nega acusações de aliados de Leite

O diretório estadual do PSDB em São Paulo negou nesta quarta-feira (27) irregularidades na filiação de 92 prefeitos e vice-prefeitos aliados do governador João Doria (PSDB).


O presidente estadual do PSB em São Paulo, Marco Vinholi, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26). — Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO


Apoiadores do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acusam o diretório de São Paulo de fraudar a data das novas filiações para permitir que os aliados de Doria pudessem votar nas prévias que definirão o candidato do partido à Presidência da República.


A denúncia foi apresentada à direção nacional do partido pelos diretórios de Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Minas Gerais. Todos já declaram apoio a Leite.


Nesta quarta-feira (27), o presidente estadual do partido em São Paulo, Marco Vinholi, afirmou que a acusação é "absurda". Vinholi também é secretário de Desenvolvimento Regional da gestão Doria.


"Completo absurdo dessa denúncia. Denúncia que tem como meta fundamental cercear o direito desses novos filiados de votar nas prévias nesse momento.[...] Momento de avanço de João Doria, que corresponde à grande maioria do partido no Brasil. Essa eleição será definida no voto e nunca no tapetão", disse em coletiva de imprensa.


As regras internas do partido determinam que apenas filiados até o dia 31 de maio podem votar. Os apoiadores de Leite, no entanto, dizem que foi feita uma "filiação em bloco" em São Paulo após o dia limite, e que as fichas foram alteradas para apresentar datas retroativas.



Vinholi argumenta que o número de filiações é compatível ao crescimento do partido no estado nos últimos anos. Segundo o presidente, também houve uma grande leva de novas filiações após a vinda do vice-governador Rodrigo Garcia do DEM para o PSDB.


"Em 2020 nós fizemos 82 filiações de mandatários do PSDB. Em 2021, 108 filiações. Portanto, algo que é comum no partido em São Paulo. Um partido que cresce a cada ano, que se consolidou aqui em São Paulo, e que tem essas filiações como algo corriqueiro", disse Vinholi.


"Dezenas de outros prefeitos também vieram no bojo da vinda do Rodrigo Garcia. E dois dias depois, houve o falecimento do prefeito Bruno Covas. O partido entrou em luto e ficamos 60 dias sem nenhum evento no partido. E no dia 14 de julho fizemos o anúncio das filiações que tinha sido feitas no bojo da filiação do vice-governador Rodrigo Garcia", completou.


O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou por meio de nota que o assunto será investigado caso a caso pela Comissão de Prévias do partido.


"A comissão não irá questionar a filiação dos mandatários, mas se estão ou não habilitados a votar. Nos casos em que a comissão decida pela permissão do voto nas prévias, esses farão suas escolhas por meio do aplicativo de celular desenvolvido para a eleição", diz o texto.


Fonte: g1

Leia Mais ››