quarta-feira, fevereiro 23, 2022

Mulheres vítimas de agressão e ameaça podem pedir apoio da polícia para retirar bens de casa; veja como ter acesso ao serviço no RN

Mulheres vítimas de ameaça e violência doméstica podem pedir apoio da polícia para buscar seus pertences ou de seus filhos na casa do agressor. A medida é prevista na Lei Maria da Penha e ocorre rotineiramente nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) do Rio Grande do Norte, segundo a delegada Paoulla Maués, que coordena o serviço na Polícia Civil.


Violência doméstica — Foto: Reprodução/EPTV


Esse pedido de ajuda poderia ter resguardado a vida da publicitária Kalina de Azevedo Marques, de 43 anos, que foi morta a tiros pelo homem de quem estava se separando, nesta quarta-feira (22), mas ainda é desconhecido por muitas pessoas.


O crime aconteceu em um condomínio de Nova Parnamirim, no município de Parnamirim, na Grande Natal. Para tirar as coisas de casa, Kalina chamou uma das filhas para lhe fazer companhia, acreditando que assim estaria segura. Por volta das 11h, Maurício Rocha de Farias Neto, de 39 anos, chegou ao local, mandou a filha de Kalina sair do apartamento e se trancou com a mulher no local. Ele atirou em Kalina e se matou em seguida.


Segundo a coordenadora das Deam, o auxílio para retirada de bens é uma obrigação dos órgãos de segurança pública.


"É uma previsão legal da Lei Maria da Penha, portanto, uma obrigação e dever da polícia acompanhar a vítima quando ela for procurar a delegacia e manifestar que quer se mudar para um local seguro e quer retirar seus pertences, ou dos seus filhos. Nas Deam, nós fazemos isso todos os dias", afirma a delegada.


"A polícia vai com ela, fica do lado dela, acompanha toda a retirada", acrescenta.

O Rio Grande do Norte tem cinco delegacias especializadas em Natal (Zona Norte e Zona Sul), Mossoró, Parnamirim e Caicó. As mulheres que quiserem pedir apoio da polícia podem procurar uma dessas unidades.


Veja endereço e contatos das delegacias:


Natal -

- Zona Sul – Rua Frei Miguelinho, 109, Ribeira, (84) 3232-2530/ 3232-2526.

- Zona Norte – Av. João Medeiros Filho, 2141, Potengi, (84) 3232-5468/ 3232-5469.

Parnamirim - Rua Sub. Oficial Farias 1487, (84) 3644-6407/ 3644-6425

Caicó - Rua Manoel Avelino da Costa, s/n, Caicó-RN

Mossoró - Rua Julita G. Sena, 241, bairro Nova Betânia, (84) 3315-3536

De acordo com Paoulla, em cidades que não contam com o serviço especializado, as mulheres podem procurar as delegacias distritais.


Denúncias

No caso do crime que vitimou Kalina Marques, a Polícia Civil afirma que não havia nenhum registro de denúncia contra o autor do crime. Após a morte, familiares disseram que a mulher já havia sofrido ameaças do ex-companheiro.


Segundo a delegada, a responsabilidade de denunciar a violência doméstica não é apenas da vítima, mas de toda a sociedade. "Parentes, amigos, vizinhos, pessoas que observam, que presenciam qualquer tipo de violência, têm o dever de denunciar. Todos nós temos o dever de romper com esse ciclo", disse.


A delegada também alertou que as mulheres que sofrerem ameaça não devem banalizar esse crime. "Às vezes as vítimas não conseguem perceber a gravidade e acreditam que não vai acontecer nada, mas toda a ameaça deve ser considerada grave, é crime, temos que nos precaver", disse.


As denúncias também podem ser feitas pela Delegacia Virtual da Mulher.


O crime


Kalina de Azevedo Marques, de 43 anos — Foto: Redes sociais


A publicitária Kalina de Azevedo Marques, de 43 anos, foi morta a tiros pelo marido na manhã de terça-feira (22), no 13º de um dos blocos do condomínio Top Life, localizado na avenida Maria Lacerda Montenegro. Após atirar contra a muher, Maurício Rocha de Farias Neto, de 39 anos, cometeu suicídio.


O crime mobilizou diferentes batalhões da Polícia Militar, que enviaram viaturas ao local. "Havia a princípio informações de que poderia ter refém no local, o Bope fez o cerco necessário, tentou verificar a possibilidade de negociação, mas houve silêncio completo. Ao proceder a entrada tática, constatou a presença de dois corpos dentro do apartamento: um na cozinha e outro na entrada de um dos quartos", afirmou o major Marcelo Litwak, porta-voz da PM.


De acordo com familiares da Kalina, Maurício Rocha não aceitava o fim do relacionamento.


"Ela vinha tentando se separar há 8 meses, mas ele não queria. Nesse período o Maurício inventou várias desculpas, inclusive que estava doente, ameaçou ela, tudo pra ela não sair de casa. Ela já tinha alugado outro apartamento e hoje veio aqui pra buscar as coisas dela, mas aconteceu essa tragédia", disse a irmã de Kalina, que pediu para não ter o nome divulgado.


Ainda de acordo com familiares de Kalina, Maurício praticava tiro esportivo há alguns meses e por isso vinha tendo contato com armas.


Outro feminicídio

Outro feminicídio também aconteceu nesta terça-feira (22) no Rio Grande do Norte. Uma mulher foi morta a tiros pelo namorado durante a na cidade de Portalegre, no Alto Oeste potiguar.


Segundo a polícia, por volta das 20h30 a vítima, identificada como Damiana Williane da Silva/ de 27 anos, estava em um bar junto com o companheiro quando ele atirou nela. — Foto: Redes Sociais


Segundo a polícia, por volta das 20h30 a vítima, identificada como Damiana Williane da Silva, de 27 anos, estava em um bar. Testemunhas contaram à PM que, sem que houvesse qualquer tipo de discussão, o homem se levantou e atirou na namorada. Foram pelo menos 3 tiros.


Logo após cometer o crime, o homem fugiu. Damiana chegou a ser socorrida, mas não resistiu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça dá prazo de 72 horas para governo do RN responder sobre supostas irregularidades no concurso para oficiais da Saúde na PM

A Justiça do Rio Grande do Norte deu prazo de 72 horas para o governo do estado se manifestar dentro de uma ação sobre supostas irregularidades no edital do concurso para 78 vagas de oficiais da área da Saúde na Polícia Militar. A decisão foi aberta pela Defensoria Pública Estadual.


Polícia Militar do Rio Grande do Norte — Foto: Demis Roussos/Governo do RN


O despacho publicado nesta terça-feira (21) foi assinado pelo juiz Artur Cortez Bonifácio, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal.


Na ação civil pública aberta no último dia 17 de fevereiro, a Defensoria pediu a concessão de tutela provisória de urgência para que a Justiça determine a retificação e exclusão de regras do edital, além da prorrogação do prazo de inscrição, por, no mínimo, mais 30 dias. Também pediu a ampliação do período de solicitação da isenção da taxa de inscrição.


Os alvos da ação são o Estado do Rio Grande do Norte e a banca contratada, o Instituto Consulplan.


Irregularidades

Segundo a Defensoria, a identificação das supostas irregularidades no edital foi feita por meio de reclamações formalizadas candidatos. Uma delas é que o edital não prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência, o que seria contrário a norma da Constituição Federal e entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal.


O edital também prevê limitação de idade e estabelece que apenas pessoas nascidas a partir de 1986 podem se inscrever no concurso. Ainda exige altura mínima para os candidatos do sexo masculino e feminino. As restrições, segundo a DPE, não têm qualquer relação com as atribuições dos cargos de oficiais de saúde e contraria a uma súmula do Supremo Tribunal Federal.


Outro ponto atacado pela Defensoria foi a lista com 180 tipos de doença que gerariam a presunção de que o candidato não estaria apto ao exercício do cargo. Dentre elas, a diabetes, por exemplo.


“Limitações estas que não estão previstas em lei e que não necessariamente geram incapacidade física ou psíquica que impeça o exercício das atribuições previstas para os cargos de oficiais de saúde da Polícia Militar”, registra a ação.


O concurso

O concurso anunciado em janeiro, pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), teve as inscrições encerradas na última quinta-feira (17), às 16h. Ao todo, o edital oferece 78 vagas para oficiais na área de saúde, com salários iniciais de R$ 9.392,35 para todos os profissionais.


As vagas são para médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, veterinários e biomédicos.

Reuniões extrajudiciais

Na ação, a Defensoria afirmou que realizou reuniões extrajudiciais com membros da Comissão do Concurso e com a Procuradoria Geral do Estado, mas não houve consenso sobre as mudanças solicitadas, porque os organizadores consideraram que os militares possuem regime próprio na Constituição federal.


Porém, a Defensoria argumenta na ação que editais para ingresso na Polícia Militar de outros estados da federação já foram adaptados para contemplar a reserva de vagas para pessoas com deficiência, como o da PM do Amazonas em 2017.


“O que não se pode admitir é que os promovidos justifiquem a ausência de reserva de vagas para pessoas com deficiência com base em uma lei estadual flagrantemente inconstitucional, discriminatória, fundada na alegativa genérica de incompatibilidade de qualquer tipo de deficiência para os cargos, sem ao menos considerar que existem diversos graus de deficiência que possibilitam o desempenho da atribuição dos cargos em questão e que essa possibilidade deve ser avaliada por uma equipe multidisciplinar que avalie critérios biopsicossociais”, registra a ação.


A ação também pede a promoção de adaptações de provas e uso de tecnologias assistivas durante todas as fases do concurso. Entre as medidas, estaria a necessidade de designação de uma equipe multidisciplinar para realização da avaliação dos candidatos com deficiência durante as fases do certame. A equipe seria também responsável por avaliar a compatibilidade ou não da deficiência com as atribuições do cargo para o qual o candidato esteja inscrito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN deve ter chuvas dentro da normalidade nos próximos três meses, diz Emparn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) espera chuvas dentro da normalidade no Rio Grande do Norte entre os meses de março, abril e maio.


Reunião sobre período de inverno no RN aconteceu nesta quarta (23) em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O anúncio foi feito em uma reunião climática, que teve participação de órgãos e especialistas em meteorologia do Nordeste e do Estado, nesta quarta-feira (23), além de autoridades locais, como a governadora Fátima Bezerra (PT).


De acordo com o órgão, houve uma mudança na expectativa que era de chuvas acima da normalidade neste período em função da alta temperatura do Oceano Atlântico.


A perspectiva era ainda maior diante do bom cenário ocorrido no mês de janeiro em todo o estado, em que a média chuvosa foi de 144 milímetros quando era esperado 55 milímetros - foi o janeiro mais chuvoso desde 2004.


"O Oceano Atlântico continua mostrando tendência de aquecimento tanto na bacia do Atlântico Sul como na do Atlântico Norte. Isso dificultou um pouquinho o entendimento de como seriam as chuvas dos próximos meses. Ficou um pouco diferente da previsão feita em janeiro e a tendência é que nós tenhamos em março, abril e maio uma condição de normalidade na distribuição das chuvas", explicou o meteorologista Gilmar Bistrot.

Quantidade de chuva

De acordo com a previsão apontada pela Emparn, o mês mais chuvoso deste período será abril, com perspectiva de média de 164 milímetros. Março tem previsão de média de 159 mm e maio de 108 mm.


Esses meses, segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, são tradicionalmente os mais chuvosos do ano no estado e "contribuem com quase 60% das chuvas que acontecem no interior".


A previsão inicial era de um período ainda mais chuvoso, acima da normalidade.


Previsão de chuvas para o RN nos próximos três meses — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


"As primeiras previsões realizadas desde novembro indicavam chuvas acima do normal, mas essa teimosia do Atlântico Norte em manter as temperaturas um pouquinho mais aquecidas influenciou pra essa tendência de chuvas próximas à normalidade", explicou Bistrot.

O quadro pode melhorar e voltar a atingir o patamar anterior caso haja, nesse período, uma diminuição da temperatura no oceano.


"Isso poderá mudar caso o Atlântico Norte apresente uma diminuição da temperatura em torno de meio grau e aí nós teremos situação modificada, podendo sim aumentar as condições de chuva no interior do RN".


Regiões mais afetadas

A Emparn prevê que a Região Leste do RN, que inclui parte do litoral potiguar, incluindo a capital Natal e a Região Metropolitana, será a com maior taxa de chuvas neste período, com um acumulado de 533 milímetros.


A Região Central também é citada pelo meteorologista Gilmar Bistrot, que diz que haverá "alguma dificuldade de chuva na região de Mossoró".


Segundo a previsão da Emparn, a região que menos terá acumulado de chuva nesse período será o Agreste, com 342 mm nos três meses.


Reservatório de água

Para o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Auricélio Costa, os dois primeiros meses do ano foram positivos para aumentar o volume de água dos reservatórios potiguares.



"Até agora as boas chuvas que caíram já permitiram encher os pequenos reservatórios, molhar a terra, permitir a distribuição de sementes e isso é muito importante para a economia do RN", destacou.


IMAGEM DE 2018: Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar — Foto: Bruno Andrade


Segundo ele, a expectativa de chuvas dentro da normalidade é visto de maneira positiva. O diretor aponta que o nível atual de reservas é de 38% e que a expectativa é de que se atinja os 50% nesse período.


"Tivemos uma série de anos secos. Os reservatórios atualmente estão com 38% das suas reservas e nós esperamos que com essa boa perspectiva de chuva possamos atingir ou passar os 50%. Isso nos dá maior segurança hídrica e maior possibilidade de abastecimento público, bem como maior disponibilidade de água para produção agropecuária, que fortalece o estado", pontuou.


Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, "essa chuva bem distribuída poderá trazer um alívio para os reservatórios. Não vai enchê-los, mas poderá amenizar a situação".


Para a governadora do RN, Fátima Bezerra, que participou da reunião, será um "bom inverno, pincipalmente se a gente comparar com 2021, que foi um ano muito difícil e com chuvas abaixo do normal, inclusive com regiões como a Agreste e Potengi que passaram por muitas dificuldades".


Programa das sementes

Esse período de chuvas mais intensas é esperado e monitorado também para o plantio no interiores do estado. Por conta dessa previsão para os próximos meses, com boa perspectiva, o governo iniciou a distribuição das sementes para os agricultores.


"O que mais é pedido à nós pela governadora é para o Programa de Sementes, que precisa estar pronto para o início das chuvas, com segurança", explicou o secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha.


Programa de sementes do RN — Foto: Demis Roussos/Assecom Governo do RN/Divulgação


"Desde 15 dias atrás, nós realizamos a entrega das sementes em todo o RN e nessa virada agora para março, com o inverno se consolidando, o agricultor vai estar com a semente para no momento certo poder plantar com maior segurança e ter uma colheita farta".


Segundo a governadora do RN, Fátima Bezerra, foram mais de 705 mil toneladas entregues a agricultores.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Setor hoteleiro espera ocupação acima dos 70% no carnaval no RN, diz ABIH

O setor hoteleiro do Rio Grande do Norte espera uma ocupação acima dos 70% no estado durante o carnaval. O dado está em um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) e divulgado nesta quarta-feira (23).


Via Costeira — Foto: Divulgação/ABIH


A expectativa é considerada boa pela associação e acontece apesar dos carnavais públicos mais tradicionais do estado terem sido cancelados por conta do aumento de casos de Covid e de Influenza no início de 2022 com a chegada da variante Ômicron.


Apesar da proibição das festas públicas, algumas cidades, como Natal, Parnamirim e Tibau do Sul autorizaram a realização de festas privadas e há shows e festejos programados.


O município de Caicó, que possui uma das principais festas do estado, proibiu também os eventos privados.


Principais ocupações

O relatório da ABIH aponta que o trecho da praia de Pipa e a própria Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar, são os que devem ter o maior índice de ocupação, chegando a 77%.


Na praia de Pipa, inclusive, é onde ocorrerá uma das principais festas privadas do estado, que contará com shows de Bell Marques, Xand Avião e Pedro Sampaio.


O levantamento da ABIH-RN indica também que as perspectivas para Mossoró são de 55,7% e para São Miguel do Gostoso, 52%.


O levantamento indica que os demais destinos do estado também mostraram uma boa expectativa de ocupação.


“O Carnaval é um dos principais feriados do ano, e por isso registramos sempre uma boa ocupação, mesmo em meio a pandemia. Consideramos que podemos aumentar o fluxo de turistas, ao longo de outros feriados de 2022”, comentou o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson.

A pesquisa é realizada entre os associados da ABIH. Além do otimismo para o período de carnaval, há expectativa de crescimento de ocupação também nesses últimos dias que antecedem a folia a festa.


Visita ao estado pela primeira vez

Um levantamento divulgado recentemente pela Empresa Potiguar de Turismo (Emprotur) revelou que quase 70% dos turistas que chegaram ao RN de avião em 2021visitaram o estado pela primeira vez.


O dado foi comemorado pela ABIH. “É um dado extremamente positivo. Nosso destino foi um dos mais procurados em 2021, mas ainda não foi o mais vendido, porque infelizmente nossas passagens ainda são muito caras na comparação com os estados vizinhos. Não fosse isso, o número de visitantes seria muito maior", falou Abdon Gosson.


"O destino está sendo bem divulgado e também temos um reflexo da pandemia, com o brasileiro mais dentro de casa, com mais dificuldade para viajar para o exterior. Quem vem gosta”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em 5 anos, RN registrou quase 11 mil crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento

O Rio Grande do Norte registrou, entre os anos de 2016 e 2021, 10.909 crianças sem o nome do pai, apenas com o nome da mãe, na certidão de nascimento.


Em 5 anos, RN registrou quase 11 mil crianças sem o nome do pai na certidão — Foto: Divulgação (imagem ilustrativa)


Somente em Natal, nos últimos cinco anos, dos mais de 69 mil nascidos, 3.060 não tiveram o registro de paternidade na certidão de nascimento. No ano passado, foram 643 registros somente com o nome da mãe do total de 10.590 mil nascidos.


Em 2021, o número de registros com pais ausentes no Rio Grande do Norte foi o maior dos últimos cinco anos, 2.396, quase 6% das crianças nascidas no período.

Os dados são da da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e serviram como alerta para a Defensoria Pública do Estado que realizará o mutirão “Meu pai tem nome” para promover o reconhecimento voluntário de paternidade. A ação irá acontecer no dia 12 de março, das 9h às 14h, no Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré, mediante agendamento prévio.


Serão agendadas para o evento 50 sessões de conciliação extrajudicial, além da realização de orientação jurídica e educação em direito prestados pelos defensores públicos. Os atendimentos que não forem agendados para o dia serão encaminhados para andamento na instituição. O mutirão será coordenado pelo Núcleo Especializado de Tratamento Extrajudicial de Conflitos (NUTEC) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte.


Os agendamentos poderão ser feitos entre os dias 23 de fevereiro a 4 de março mediante contato através da Central de Whatsapp (84) 99814.1118, na opção “Mutirão Meu Pai Tem Nome”. O agendamento pode ser feito tanto pela mãe, como pelo pai e também pelo filho caso possua mais de 18 anos de idade.


“A nossa ação busca corrigir falhas sociais e garantir direitos ao retificar o registro civil garantindo à criança a informação do nome do pai. Esse é o primeiro passo em um processo que tem potencial de gerar mudanças na vida da criança socialmente como também permitirá a garantia do direito de convivência, recebimento de pensão e, para além disso, gerar o sentimento de pertencimento”, explica a defensora Fabrícia Gaudêncio, coordenadora do NUTEC.



Reconhecimento voluntário

O reconhecimento voluntário de paternidade dispensa tramitação judicial de processo. A solicitação pode ser aberta pela mãe da criança que deverá apresentar a certidão de nascimento do filho, comprovante de residência, comprovante de renda e seus documentos pessoais. Será preciso informar um contato do suposto pai da criança. Para este procedimento, será iniciado um contato com a outra parte para verificar se há reconhecimento voluntário.


Se a iniciativa for do pai da criança menor de idade, será necessário o consentimento da mãe e também apresentar a certidão de nascimento do filho, comprovante de residência, comprovante de renda e seus documentos pessoais.


Se o filho for maior de idade, basta o consentimento dele. Se o pai que for solicitar o reconhecimento não tiver o consentimento da mãe ou do filho maior de idade, o caso é enviado ao juiz, que irá decidir a questão. O mesmo vale para os casos em que não há reconhecimento voluntário do suposto pai.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras registra lucro líquido recorde de R$ 106,6 bilhões em 2021

A Petrobras informou nesta quarta-feira (23) que registrou lucro líquido recorde de R$ 106,6 bilhões em 2021. Em 2020, a estatal reportou ganhos de R$ 31,504 bilhões, o que representa um avanço anual de 1.400,7%.


Sede da Petrobras no Rio de Janeiro. — Foto: REUTERS/Sergio Moraes


No quarto trimestre, no entanto, o lucro da companhia foi de R$ 31,504 bilhões, 47,4% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior (R$ 59,9 bilhões).


Por conta dos resultados, os dividendos da empresa que serão pagos este ano serão de R$ 37,3 bilhões — também recordes.


De acordo com o relatório, o resultado foi influenciado pelo aumento do preço do petróleo no mercado internacional, corte de custos e aumento das vendas de combustíveis, entre eles o gás natural e a energia elétrica.



Em 2021, o preço médio do petróleo Brent ficou em US$ 70,73, uma alta de 69% em relação ao valor médio registrado no mês imediatamente anterior.


"Em 2021, a receita líquida cresceu 66% em relação a 2020, devido à alta de 77% do preço do Brent em reais e ao aumento da demanda no mercado interno, principalmente em razão da retomada econômica após o auge da pandemia da Covid‐19 em 2020", informou a Petrobras.


Também houve entrada de caixa com a venda de ativos de US$ 4,8 bilhões em 2021, incluindo a conclusão da venda da refinaria Landulpho Alves, na Bahia, e a conclusão da oferta das ações da Petrobras Distribuidora, no valor de US$ 2,2 bilhões.


No ano, o lucro da estatal antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado) chegou a R$ 243,5 bilhões, aumento de 70% em relação a 2020 (R$ 143 bilhões). No quarto trimestre, a alta foi de 33%, atingindo R$ 62,9 bilhões.


Em termos da composição da receita no mercado interno, o diesel e a gasolina continuaram sendo os principais produtos, respondendo juntos por 72% da receita nacional de vendas de derivados de petróleo no quarto trimestre de 2021.


fonte: g1

Leia Mais ››

Paulinha Abelha, da Calcinha Preta, morre aos 43 anos após internação por problemas renais em Aracaju

A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira (23), aos 43 anos, em Aracaju. Ela foi internada no dia 11 de fevereiro, com problemas renais.


Paulinha Abelha — Foto: Reprodução Instagram


A artista morreu às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação do Hospital Primavera (veja mais abaixo).


Paulinha Abelha foi internada após sentir dores, logo depois de ter chegado a Aracaju depois de uma turnê com a banda, em São Paulo. Dias depois, o caso evoluiu para um coma profundo.


A artista a estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados de equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia (leia abaixo mais detalhes sobre a internação).


Nas últimas 24 horas, segundo nota divulgada pelo hospital, Paulinha teve agravamento de lesões neurológicas. A morte encefálica da cantora foi confirmada após exames clínicos específicos.


Os amigos se mobilizaram em uma campanha de doação de sangue para a artista, que passava por hemodiálise.


Fãs se reúnem na porta do Hospital Primavera, em Aracaju, após notícia da morte de Paulinha Abelha — Foto: Larissa Gomes


Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu.


Questionada sobre possíveis sequelas, a equipe médica que a acompanhava disse em entrevista coletiva na terça-feira (22) que o maior desafio era “mantê-la viva”.


Nota do hospital sobre a morte de Paulinha Abelha — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 956 mortes por Covid em 24 horas; média móvel de casos completa 2 semanas em queda

O Brasil registrou nesta quarta-feira (23) 956 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 646.490 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 803 --completando 16 dias acima da marca de 800. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -8%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.


Já a média móvel de casos completou 2 semanas em tendência de queda, ficando pelo segundo dia abaixo da marca de 100 mil (veja detalhes mais abaixo).


Brasil, 23 de fevereiro

Total de mortes: 646.490

Registro de mortes em 24 horas: 956

Média de mortes nos últimos 7 dias: 803 (variação em 14 dias: -8%)

Total de casos conhecidos confirmados: 28.485.502

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 133.626

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 96.185 por dia (variação em 14 dias: -34%)


Média móvel de óbitos por Covid no Brasil, a cada dia, nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


O país também registrou 133.626 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 28.485.502 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 96.185 --pela 2ª vez seguida abaixo de 100 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -34%, indicando tendência de queda nos casos da doença pelo 14º dia seguido.


Curva da média móvel de novos casos conhecidos de Covid nas últimas duas semanas — Foto: Editoria de Arte/g1


A média móvel de vítimas da doença está em um patamar mais de 4 vezes maior do que estava às vésperas do ataque hacker que gerou problemas nos registros em todo o Brasil, ocorrido na madrugada entre 9 e 10 de dezembro. Na época, essa média indicava 183 mortos por Covid a cada dia.



Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (6 estados e o DF): AL, PE, MA, DF, TO, GO, RR

Em estabilidade (11 estados): MG, PA, SE, RO, MS, BA, PR, AC, CE, RS, RJ

Em queda (9 estados): SP, SC, RN, MT, ES, PB, AP, PI, AM

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carteira de Identidade: veja como será o novo RG

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (23), um novo modelo de carteira de identidade para o Brasil. O objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Física (CPF).


Novo modelo da carteira de identidade anunciado pelo governo federal — Foto: MJ/Divulgação


O decreto que regulamenta a lei foi publicado no Diário Oficial da União, durante a tarde. O prazo para que os institutos de identificação estejam aptos para emitir o novo documento vai até março do ano que vem.


Veja o que muda na nova carteira de identidade

O que é a nova carteira de identidade?

O novo RG será estabelecido por meio de decreto do governo federal, previsto para entrar em vigor em 1° de março. Os institutos de identificação tem até março de 2023 para se adequar. O documento trará uma identificação única por meio do CPF para todo país e poderá ser consultado pela internet, a partir do recebimento.


O que muda?

Com a nova documentação, a numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive offline. Ou seja, apenas o CPF será considerado.


Atualmente, as pessoas retiram a carteira de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, em caso de perda e solicitação em outro estado, por exemplo, a numeração vem diferente. Na prática, atualmente é possível ter 27 números de RG no Brasil.


A medida prevê ainda que a nova carteira de identidade poderá ser considerada um documento de viagem, já que vai entrar no padrão internacional. O documento terá código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes, e poderá ser lido por equipamentos.


No entanto, governo federal informou que o RG poderá ser considerado apenas em viagens internacionais a países do Mercosul e que a mudança é apenas no sentido de facilitar a verificação da validade do documento. Portanto, o passaporte ainda se faz necessário.


Como obter a nova carteira de identidade?

O governo federal informou que as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do DF serão responsáveis pela disponibilização do novo RG. O prazo para que os institutos de identificação se adequem à nova norma é até 3 de março de 2023.


Essa é a data limite para que os órgãos estabeleçam um esquema de fornecimento do novo documento. O Executivo disse ainda que a emissão deverá ser gratuita.


O que acontece com a carteira de identidade atual?

De acordo com a norma estabelecida pelo governo federal, o RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos. Para quem tem mais de 60 aos, o documento ainda será aceito "por prazo indeterminado".


Qual motivo da unificação entre RG e CPF?

O governo federal informou que a mudança vai "simplificar a vida do cidadão", além de "coibir fraudes". Segundo o Executivo, como o documento permite checagem da autenticidade por QR Code, ele é mais seguro.


O que acontece se uma pessoa solicitar a carteira de identidade sem ter CPF?

O órgão de identificação local vai realizar, de imediato, a inscrição do cidadão no CPF, segundo o decreto. A orientação é de que as regras da Receita Federal sejam seguidas.


A nova identidade substitui algum outro documento, como a carteira de habilitação, por exemplo?

O governo federal informou que o novo RG não substitui nenhum tipo de documento que está em vigor, apenas a própria identidade atual. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, ainda será necessária, já que tem uma finalidade diferente.


Quais documentos serão exigidos para a expedição do novo RG?

Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.


O que consta na nova carteira de identidade?


Novo modelo da carteira de identidade brasileira — Foto: DOU/Reprodução


Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição "República Federativa do Brasil" e a inscrição "Governo Federal";

Identificação do ente federativo que a expediu;

Identificação do órgão expedidor;

Número do registro geral nacional;

Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;

Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;

Fotografia, em proporção que observe o formato 3x4 cm, de acordo com o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), a assinatura e a impressão digital do polegar direito do titular;

Assinatura do dirigente do órgão expedidor;

Expressão "Válida em todo o território nacional";

Data de validade, o local e a data de expedição do documento;

Código de barras bidimensional no padrão QR Code;

Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anvisa aprova terapia gênica CART-T Cell para tratamento de câncer no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro registro sanitário da terapia gênica com células CAR-T, que utiliza células T para o combate ao câncer.


O produto para o tratamento é o Kymriah (tisagenlecleucel), da empresa Novartis Biociências, e será utilizado para terapia avançada de câncer hematológico, que é originado nas células sanguíneas.


No tratamento, as células T do paciente, que funcionam como "soldados" do sistema imunológico, são extraídas do sangue. São modificadas geneticamente para reconhecer o câncer e, depois, destruí-lo. Elas são redesenhadas em laboratório e depois devolvidas à corrente sanguínea. Em resumo: as próprias células do paciente são "treinadas" para combater o câncer.


O Kymriah é indicado para o tratamento de pacientes pediátricos e adultos jovens (até 25 anos de idade) com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) de células B e para pacientes adultos com Linfoma Difuso de Grandes Células B.


O mesmo produto já havia sido aprovado por outras agências reguladoras: Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos; a European Medicines Agency (EMA), na Europa; e a Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), no Japão.


Entenda como funciona a técnica

A estratégia da CART-Cell consiste em habilitar linfócitos T, células de defesa do corpo, com receptores capazes de reconhecer o tumor. O ataque é contínuo e específico e, na maioria das vezes, basta uma única dose (veja em detalhes no infográfico abaixo).


Entenda como funciona a terapia genética CART-Cell — Foto: Roberta Jaworski/Arte g1


Aprovada em 2017 pela FDA, mas em estudos experimentais há mais de uma década, a terapia genética CAR-T Cell contra o câncer apresentou resultados positivos em análise de caso de dois pacientes, publicada no início de fevereiro pela revista "Nature".


Os pesquisadores, entre eles Carl H. June, que está há anos na vanguarda das pesquisas sobre o tratamento, assinam a pesquisa e apontam: "as células CAR-T permaneceram detectáveis ​​por mais de dez anos após a infusão, com remissão sustentada em ambos os pacientes". O tratamento, portanto, continuou funcionando e o câncer não retornou nos dois casos estudados.


História de Olson

Em 2010, a leucemia de Doug Olson passou a ser tratada com a ajuda da terapia genética experimental — ele é um dos pacientes do estudo publicado pela "Nature". Mais de uma década depois, não há nenhum sinal de câncer em seu corpo.


Doug Olson e a família em foto de 2021 — Foto: Arquivo Pessoal via AP


"Estou muito bem agora. Ainda sou muito ativo. Eu estava correndo meias maratonas até 2018", disse Olson, de 75 anos, que mora em Pleasanton, na Califórnia. "Isso é uma cura. E eles não usam a palavra levianamente."


Os médicos de Olson, que são os autores do estudo, dizem que os dois casos demonstraram que a terapia ataca o câncer imediatamente, mas também pode permanecer dentro do corpo por anos e manter a doença sob controle.

Com base nesses resultados de uma década, "nós podemos concluir que as células CAR-T podem realmente curar pacientes com leucemia", disse June.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai é preso por abusar das filhas após crianças revelarem estupros em desenhos

Um homem de 28 anos foi preso preventivamente, na madrugada de quarta-feira (23), por suspeita de estuprar as filhas, de 6 e 8 anos, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, as crianças pediram ajuda através de desenhos.


Desenhos foram divulgados pela Polícia civil — Foto: Reprodução/Polícia Civil


As imagens desenhadas pelas meninas têm cunho sexual e foram encontradas em um caderno, que havia sido presenteado pela avó materna das crianças. Os desenhos foram divulgadas pela Polícia Civil.


De acordo com a investigação, a avó e a mãe das crianças notaram uma mudança no comportamento das meninas, que ficaram chorosas, irritadiças e agressivas.


Desenhos em caderno alertaram familiares, que procuraram a polícia, em Canoas — Foto: Reprodução/Polícia Civil


Crianças eram ameaçadas pelo pai

Conforme o delegado do caso, Pablo Rocha, através dos desenhos as crianças revelam fatos que conscientemente talvez não conseguissem expressar. Os desenhos foram cruciais para a descoberta dos abusos e estupros sofridos pelas duas irmãs, diz a polícia.


As irmãs foram levadas para atendimento. A investigação constatou que os abusos eram constantes, e que o pai ameaçava as crianças para que elas não revelassem as violências.


A mais nova chegou a ser enforcada e ameaçada de morte pelo homem, diz a Polícia Civil. Os fatos foram confirmados em depoimentos especiais. A prisão preventiva foi autorizada pelo Judiciário.


Crimes contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelos telefones 181 ou 100. A Polícia Civil do RS atende pelo WhatsApp e Telegram (51) 98418-7814 ou em qualquer delegacia. Além disso, há delegacias especializadas no atendimento de crimes contra crianças e adolescentes em diversas cidades do estado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sites de Americanas e Submarino voltam a funcionar após três dias fora do ar

Os site da Americanas e do Submarino voltaram a funcionar nesta quarta-feira (23) após três dias suspensos devido a um "incidente de segurança". O site da loja Shoptime também voltou ao ar, mas foi suspenso momentos depois. O problema teve início depois que a companhia registrou um "acesso não autorizado" em seus servidores, no último sábado (19).


Fachada de uma loja física da Americanas — Foto: Divulgação


Após sofrerem instabilidade, as páginas de Americanas e Submarino saíram do ar no domingo (20). No dia seguinte, outras duas lojas online do grupo (Shoptime e Sou Barato) também ficaram indisponíveis para os consumidores, assim como os aplicativos das marcas do grupo.



Em comunicado nesta quarta, a Americanas informou que está restabelecendo seus e-commerces "gradualmente e com segurança", e acrescentou que foi vítima de um incidente de segurança, mas que "não há evidência de comprometimento das bases de dados".


Nos sites, a empresa diz que está disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente.


Quase R$ 3,5 bi em perdas

As ações do grupo registravam alta no começo do pregão na Bovespa, após 2 dias de perdas seguidas. A empresa teve um prejuízo de R$ 3,4 bilhões desde sexta-feira (18), de acordo com a consultoria Economatica.


Por volta das 16h40 da quarta, os sites Shoptime e Sou Barato, que também pertencem ao grupo Americanas S.A., seguiam fora do ar, assim como seus aplicativos.


Entregas podem atrasar

Em contato com os usuários do Twitter, o perfil da Americanas admitiu que o problema pode atrasar as entregas de compras feitas em suas lojas online. "Todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos", explicou a Americanas na rede social. Os clientes do Submarino e do Shoptime recebem as mesmas mensagens.


O time de relacionamento da marca também respondeu que a loja está "priorizando a normalização das entregas dos pedidos já realizados" para alguns usuários.


As lojas físicas da Americanas não foram afetadas pelo problema e estão funcionando normalmente, informa a companhia.


Veja a nota da Americanas S.A. na íntegra:


A Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta–feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados.


Fonte: g1

Leia Mais ››