quinta-feira, setembro 05, 2013

Bandidos assaltam homem ao lado de fórum e trocam tiros com polícia

Dois homens em uma motocicleta, modelo Honda XRE, realizaram um assalto, ao lado do Fórum Distrital Zona Sul, em Neópolis, e trocaram tiros com policiais que faziam segurança do prédio. Os bandidos fugiram abandonando a moto em que estavam e são suspeito de, na semana passada, terem roubado dinheiro de um funcionário da TV Ponta Negra, na porta da emissora.

No caso desta quinta-feira, os assaltantes seguiram a vítima, que estava em um Fiat Fiurino. Quando o homem estacionava o carro, na rua Minas Nova, a dupla realizou o roubo e tomou aproximadamente R$ 1 mil da vítima.

No entanto, policiais do Fórum presenciaram a ação da dupla e foram ao encontro dos criminosos, efetuando disparos contra os suspeitos, que revidaram. Um policial à paisana que estava na região viu a ação e também ajudou na ocorrência, mesmo assim, os bandidos entraram na rua Filadélfia, pularam um muro, abandonaram a moto em que estavam e roubaram outra para fugir.

De acordo com a polícia, a motocicleta XRE, de placa NPR-3659, abandonada pela dupla, teria sido a mesma usada no assalto em frente à TV Ponta Negra, no dia 30 de agosto, por isso, suspeitasse que os bandidos sejam os mesmos também. Neste momento, várias equipes realizam diligências para tentar localizar a dupla.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

127ª Morte Violenta em Mossoró em 2013


Flanelinha foi executado no centro de Mossoró com 06 disparos de pistola e a motivação pode ter sido envolvimento com o consumo de entorpecente. A ação criminosa aconteceu entre o posto de táxi da Catedral e o mercado central, por volta de 18 horas e 30 minutos de quinta feira 05 de Setembro de 2013.

O flanelinha, não portava documento de identificação, era conhecido apenas "Bebeto", e fazia bico pastorando carros próximo as farmácias e drogarias do centro da cidade. Após os disparos, populares viram um elemento saindo do local a pé e com uma arma de fogo na mão.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu ainda foram ao local, apenas constatar a morte de “Bebeto”, que segundo populares, praticava pequenos furtos para manter o vicio.

Viaturas da área fizerem o isolamento do local para os procedimentos realizados pela equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia. O corpo de Bebeto, foi removido e será necropsiado na sede da Unidade em Mossoró.






Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Traficante mossoroense foragido da polícia foi preso na cidade de Caraúbas/RN

Em um belo trabalho realizado pela guarnição do comandante da 3ª CIA de Polícia Militar de Caraúbas – RN, Capitão José Marcelo de Carvalho, “Cap. Carvalho”, Cabos Alves e Tayron, prenderam um traficante foragido da Polícia. O traficante Ícaro Micael da Silva, de 25 anos de idade, natural da cidade de Mossoró/RN, estava na Rua Francisco Martins de Miranda, próximo ao Supermercado Praxedes, no veículo Celta, de placa NNY 4299, cor prata - Natal/RN, quando foi abordado pela polícia militar, o indivíduo apresentou uma documentação falsificada, com o nome de Ícaro José da Silva natural de Natal/RN, foi encaminhado para o Comando da Polícia Militar de Caraúbas e foi averiguado sua situação e o mesmo é foragido da penitenciária de Mossoró. Quando foi constatado que o traficante Ícaro Micael da Silva respondia pelo artigo 33, por tráfico de drogas, o meliante tentou extorquir o Cap. Carvalho oferecendo o carro celta e em dinheiro o capitão poderia pedir a quantidade que quisesse. O Cap. Carvalho de imediato deu voz de prisão e o traficante vai ser autuado na delegacia e em seguida será encaminhado para o Presídio Provisório "Manoel Alves Pessoa Neto", em Caraúbas/RN.


Reprodução Cidade News Itaú via Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Colisão entre dois veículos na Br 304 em Mossoró

Colisão entre dois veículos na avenida do contorno da Br 304, em frente a rodoviária de passageiros de Mossoró, no inicio da tarde de quinta feira 05 de Setembro de 2013, provocou engarrafamento e lentidão no trafego de veículos. O trecho está em obras de duplicação e os acidentes são constantes no local.

Segundo informações, um caminhão bau, estava parado no contorno e foi atingido na lateral por outro veiculo, tipo caminhão pipa carregado. Populares acreditam que o motorista do caminhão pipa perdeu o tempo de frear e colidiu na lateral do bau. O transito ficou lento no local, provocando um grande engarrafamento.





Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Foragido do presidio de Caraúbas foi recapturado pela policia militar

O traficante Ícaro Micael da Silva, de 25 anos de idade, residente na rua Flávio Paula, no conjunto Zé Agripino em Mossoró, foragido da Cadeia "Manoel Alves Pessoa Neto" de Caraúbas desde o mês de Novembro de 2012, foi recapturado no final da manhã de hoje em uma operação da policia militar da cidade comandada pelo Capitão Carvalho da 3ª companhia de Policia da cidade de Caraúbas.

No momento da abordagem o foragido apresentou uma carteira de identidade em nome de “Ícaro José da Silva”, mas foi reconhecido. O indivíduo chegou a oferecer o veiculo para o comandante da operação em troca da liberdade. Ele foi conduzido de volta para o presidio.

Ícaro foi detido em 2011 na Operação “Serra Negra” da Policia Federal, acusado de trafico de droga e fugiu no mês de Novembro do ano passado em companhia de mais sete detentos. Eles conseguiram cavar um túnel, passando por baixo de todas as celas saindo foram dos muros do presidio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vítima reage a assalto dentro de casa e criminoso é espancado por populares

Um assaltante levou a pior, na tarde desta quinta-feira (5) e foi espancado por populares. O criminoso armado entrou em uma casa, na rua Antônio Maia, no bairro de Lagoa Seca, no momento em que o proprietário estava chegando. No local já estavam a esposa e duas filhas do homem.

O bandido estava armado e conseguiu render as vítimas, perguntava onde era guardado o cofre. O proprietário da casa então foi até o cofre com o assaltante, mas alegou que não estava com a chave. Então, o ladrão pediu que ele pegasse uma faca para tentar arrombar o cofre.

Neste momento, homem foi buscar a faca e quando iria entregar para o bandido reagiu e se agarrou com ele. O assaltante chegou a atirar duas vezes, mas ninguém foi atingido. Então, a vítima e o ladrão entram em luta corporal e saíram brigando pela rua. Foi então que populares ajudaram a dominar o suspeito e iniciaram o linchamento.

A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação e prender o criminoso, identificado Ítalo Pereira Severiano, de 25 anos. A vítima, que pediu para ter o nome preservado, acredita que a ação foi planejada, pois o assaltante estaria sendo orientado por alguém, tendo em vista que ele estava carregando certa quantia em dinheiro. Já Ítalo declarou que estava sozinho. 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos invadem agência bancária na Grande João Pessoa

PM apura as informações para identificar os acusadosUma agência do Banco Itaú, localizada no bairro de Intermares, em Cabedelo, zona norte da Grande João Pessoa, foi assaltada no início da tarde desta quinta-feira (05). Na ação, quatro criminosos, fortemente armados, entraram na agência anunciando o assalto.

Os bandidos levaram pertences pessoais dos clientes e funcionários, além de dinheiro em quantia ainda não informada. Os acusados fugiram em direção ao centro da cidade, em um carro Santana.

A Polícia Militar foi até o local, a fim de apurar o caso para seguir nas investigações e na identificação dos acusados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Restos de um massacre: arqueólogos encontram esqueletos que foram arrancados dos corpos



Isso porque encontraram restos de equipamentos militares
típicos de Roma na região

Arqueólogos encontraram muitas ossadas humanas na região de Somerset, na Grã-Bretanha, que podem ser resultado de um grande massacre. Cerca de centenas, senão milhares de pessoas, foram decepadas cruelmente, segundo o jornal The Independent.



“É como se tentassem separar as partes do corpo”, disse ao
jornal o Dr. Marcus Brittain, arqueólogo da renomada universidade de Cambridge.
Ele lidera a escavação



O local escavado, Ham Hill, é grande (maior que 120
campos de futebol)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Menina de 6 anos é estuprada por homem de 40 e agora está sendo obrigada a se casar com irmão de seu agressor

Menina de 6 anos é estuprada por homem de 40 e agora está sendo obrigada a se casar com irmão de seu agressorUma garota de seis anos foi estuprada por um homem de 40 anos de idade e agora está sendo obrigada a se casar com o irmão de oito anos de seu agressor. A vítima mora no vilarejo de Keshavpura (Rajastão, Índia).

Depois do ocorrido, a família reportou o caso ao conselho de anciãos. Eles se reuniram q decidiram, a fim de remediar o caso, que a menina se casasse com o irmão do homem que a atacou.

Os conselheiros trabalham como uma Justiça paralela, e tiveram um apelo da decisão por parte da família. No estado de Rajastão é comum que crianças se casem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Gato nasce com um olho só e morre uma hora depois


Um filhote de gato persa nasceu com um olho só na última sexta-feira (30/8) no distrito de Shizhong, na China.

Mesmo tendo sido levado para uma clínica veterinária logo após vir ao mundo, o pobrezinho não resistiu mais que uma hora.  

De acordo com o dono, o pequenino nasceu com 10 cm de comprimento e, por causa de sua aparência, foi encaminhado direto ao pet-shop Binjiang.

Apesar de não ter sido capaz de salvar a vida do animalzinho, o veterinário que cuidou do caso diz que é muito provável que o bichinho tenha morrido asfixiado porque a má formação fez com ele nascesse sem focinho e, assim, ele tinha sérios problemas para respirar.   

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

INSS publica Edital de concurso com vagas para Analista

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS abriu novo concurso público para o cargo de Analista do Seguro Social, regido pelo edital 1/2013. São 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social, que exige formação de nível superior e oferece remuneração total de R$ 7.147,12, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Do total de oportunidades, 274 são de ampla concorrência e 26 vagas estão reservadas para os candidatos com deficiência. As áreas de formação requeridas são Estatística, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Letras.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico www.funrio.org.br, até as 23 horas e 59 minutos do dia 13 de setembro de 2013, considerando-se o horário de Brasília. A taxa de participação é de R$ 67,21.
Àqueles que não não tiverem acesso à internet, a FUNRIO disponibilizará postos de inscrição, relacionados no edital, no mesmo período de inscrição online, exceto feriados.
A prova objetiva será realizada nas cidades listadas no edital, na data prevista de 13 de outubro de 2013, pela tarde. O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Edital / Publicações


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasileiro vai se casar com cabra de estimação

Brasileiro vai se casar com cabra de estimaçãoO ex-pedreiro Aparecido Castaldo, de 74 anos, decidiu abandonar sua vida solitária para se casar. O inusitado é que a escolhida não é uma mulher, e sim uma cabra. 

A “felizarda” é chamada de Carmelita. A cerimônia vai ocorrer no dia 13 de outubro, na cidade de Jundiaí. 

Aparecido afirma que o amor com o animal começou há dois anos. Ele diz que ela tem muitas vantagens em relação a um humano: "Ela não fala e não quer dinheiro", comentou. 

O homem tem oito filhos em quatro casamentos diferentes, sendo quatro homens e quatro mulheres. A cerimônia está marcada para a meia-noite, e será seguida do Dia de Finados. 

Carmelita comeu seu primeiro vestido de noiva, mas Aparecido já providenciou outro. A cerimônia será conduzida por um bispo, o qual afirmou que a dupla não terá de fato o casamento consumado. 

“Esta não é a primeira cabra que ele tem. Ele só precisa de um companheiro. Não haverá nenhuma relação entre os dois”, comentou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia vai a hospitais em busca de mãe de bebês gêmeas achadas mortas

A Polícia Civil busca informações sobre a mãe das gêmeas recém-nascidas encontradas mortas em um saco de lixo na favela de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio. Os corpos foram achados na quarta (4).

A Divisão de Homicídios da Capital faz diligências em hospitais da região para saber se a mulher chegou a receber atendimento médico e, assim, tentar identificá-la.

Os agentes também estão em contato com o Hospital Leila Diniz, que mantém um cadastro maior de gestantes.

Os corpos das crianças estavam em um saco em frente a uma loja na avenida Engenheiro Souza Filho. A polícia não descarta que a mãe seja de outra região.

A polícia informou que outros procedimentos estão sendo tomados para localizar o autor do crime, mas não informou quais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aluno filma pânico em escola com tornado

Dezenas de pessoas ficaram feridas e milhares de casas foram danificadas durante duas tempestades no Japão.

Milhares de casas foram destruídas e dezenas de pessoas ficaram feridas esta semana, depois que dois tornados atingiram o Japão em um intervalo de apenas três dias.

As autoridades acionaram planos de emergência e abrigos especiais.

Na região de Tochigi, ao norte de Tóquio, um cinegrafista amador filmou o pânico de adolescentes em uma escola, com a chegada dos ventos fortes.

O tornado deixou milhares sem luz, inclusive passageiros de trens, que precisaram abandonar o veículo e procurar abrigo ao lado dos trilhos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Técnico da Seleção Brasileira de Basquete critica pedidos de dispensa

Após o fiasco na Copa América de basquete, realizada na Venezuela, o técnico da seleção brasileira, Rubén Magnano, reconheceu que há muito trabalho a ser feito para conscientizar os jogadores da importância de se representar a equipe nacional em quadra.

Nesta manhã de quinta-feira (05), jogadores e comissão técnica desembarcaram no aeroporto de Guarulhos trazendo na bagagem quatro derrotas em quatro partidas e a eliminação precoce no torneio, ainda na primeira fase.

“É preciso analisar o grau de comprometimento dos jogadores com sua seleção. É preciso ter orgulho de representar o seu país. Durante os quatro anos do ciclo olímpico em que comandei a Argentina, não tive nenhum pedido de dispensa da seleção. É difícil. Ainda temos que trabalhar muito para criar consciência de seleção, de orgulho. É o mínimo que se espera de uma pessoa quando ela é solicitada para representar o seu país”, afirmou o treinador argentino, referindo-se à ausência de alguns jogadores brasileiros que atuam na NBA e pediram dispensa da convocação.

“Sabia que para alguns atletas seria muito complicado estar na competição, como o Leandrinho, por exemplo. Biologicamente, era difícil que ele disputasse a Copa América. Ele ainda tentou, só que não deu. Mas esperava contar com uns três ou quatro jogadores que não vieram.”

Além de Leandrinho, Anderson Varejão, Nenê, Tiago Splitter, Lucas Bebê e Vitor Faverani, alegando razões distintas, não estiveram com a seleção em Caracas. Ao invés de nomear culpados, no entanto, o treinador preferiu falar em “responsabilidade”.

“Mais do que essa equipe que foi lá dar a cara para bater, o primeiro responsável sou eu. Porque não tive capacidade de convencer os caras [dispensados] para que ficassem com a seleção. Acho que não fui convincente o suficiente para isso, não tive essa capacidade, que também é tarefa do treinador”, avaliou.

“Os segundos responsáveis são os caras que falaram que estariam [na Copa América] e não foram, pediram dispensa sem motivo. E claro, parte é responsabilidade dos 12 que entraram em quadra, e eu me incluo nisso”, completou.
Com teve desempenho muito aquém do esperado, o Brasil caiu diante Uruguai e Jamaica, adversários inexpressivos no basquete. Nos dois primeiros jogos, perdeu para Porto Rico e Canadá.

“Passamos por uma situação de impotência para tentar sair de um cenário negativo, que foram as duas primeiras derrotas. Isso nos abateu. A bola não entrava. Jogamos com uma margem de acerto de 23% nas cestas de três pontos, o que é impensável para o Brasil. Estávamos amarrados. Não conseguimos converter chutes fáceis, decisivos. O jogo não encaixou”, disse Magnano, ainda tentando encontrar explicações para o apagão sofrido pelo Brasil nesta edição da Copa América.

Pela primeira vez na história, a seleção masculina corre o risco de ficar fora do Mundial, que será realizado em 2014, na Espanha. A única chance é torcer por um dos quatro convites disponibilizados pela Fiba (Federacão Internacional de Basquete) para participar do torneio.

“Pessoalmente me sinto triste por não ter conseguido isso desportivamente, dentro de quadra. Gostaria que a equipe garantisse a classificação por mérito próprio”, opinou o técnico.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pornografia vira material altamente condenável na Coreia do Norte


A notícia da execução de uma suposta ex-namorada do líder norte-coreano Kim Jong-un por participar de vídeos sexuais, sem a confirmação de sua veracidade, revelou a severa repressão da pornografia realizada pelo regime comunista.

O gênero pornográfico não é, claro, do agrado da ditadura de Pyongyang, fiel em seus 65 anos de história ao rígido stalinismo soviético e ao ultraconservador confucionismo coreano com pilares básicos de um sistema de valores político e social ancorado nos tempos de Guerra Fria.

De fato, o governo da Coreia do Norte considera a produção, venda e consumo de pornografia como "atividades antirrevolucionárias", afirma o pesquisador Philo Kim, do Instituto de Estudos para a Paz e para Unificação da Universidade Nacional de Seul.

Há apenas dois anos, lembrou o professor Kim, a Coreia do Norte modificou seu código penal para elevar à magnitude de castigos, entre outros, dos delitos relacionados à pornografia, que geralmente são pagos com a prisão.

Mesmo assim, os especialistas concordam que este controvertido gênero fotográfico e audiovisual está presente neste país onde um número crescente de cidadãos, segundo Kim, "trocam habitualmente vídeos pornográficos em formato CD ou USB", apesar da repressão do Estado.

Por sua vez, o acadêmico russo Andrei Lankov, um dos maiores especialistas do mundo sobre a Coreia do Norte, assegura em uma de suas publicações que a pornografia circula no mercado negro local em forma de vídeos que, em diversos formatos, chegam por terra da China.

Mas, quem consome pornografia em um país de 24 milhões de habitantes fortemente doutrinados e, em sua imensa maioria, com poucos recursos?

"São as elites norte-coreanas, desde altos funcionários do Partido Comunista até oficiais do Exército e outras pessoas influentes, que se permitem fazer uso de material pornográfico", disse o reconhecido analista político sul-coreano Shim Jae-hoon.

Shim destacou, no entanto, que na área setentrional norte-coreana, onde está a enorme fronteira com a China, inclusive os cidadãos que estão a pé podem adquirir este tipo de produto nos pujantes mercados ilegais nas margens dos rios Yalu e Tumen.

A Coreia do Norte também é o exemplo de que onde a internet chega, o acesso à pornografia é facilitado sem precisar fazer arriscados negócios com contrabandistas que cruzam as gélidas águas fronteiriças.

Apesar das poucas conexões com a internet — a maioria delas restritas a páginas locais — com as quais conta o país mais isolado do mundo, os vídeos pornográficos também circulam em suas redes de informática, como demonstrou em abril o TorrentFreak.

Esta página, que pouco antes já era conhecida por detectar pornografia nas redes do Vaticano, rastreou os arquivos torrent hospedados em endereços de IP da Coreia do Norte e encontrou vários vídeos de famosas atrizes de cinema para adultos como a americana Alice Frost e a japonesa Maricas Hase.

Por outro lado, apesar de o regime norte-coreano reprimir seriamente a pornografia, os delitos relacionados com esta atividade "são pagos com prisão, mas nunca pena de morte", comentou o professor Philo Kim.

No entanto, na semana passada, o jornal conservador sul-coreano Chosun Ilbo relatou, citando fontes chinesas sem identificação, que a cantora Hyon e outros 11 artistas tinham sido executados por produzir e vender vídeos pornográficos e por possuir bíblias.

A história em torno da execução de Hyon Song-wol, suposta ex-namorada do atual líder do país, foi divulgada por meios de comunicação de todo o mundo e gerou centenas de especulações, dado o extremo hermetismo da Coreia do Norte.

Enquanto isso, na vizinha Coreia do Sul o consumo de pornografia não é proibido, mas as autoridades bloqueiam as páginas com conteúdos sexuais sob o pretexto de proteger os jovens e prevenir os estupros e outros crimes similares.

Nesse caso são também as raízes confucionistas que ainda impregnam a sociedade sul-coreana, unidas a vários anos de governos conservadores que impõem este estrito veto à pornografia raramente observado em outros países democráticos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministra diz que Bolsa Família contribuiu para redução da mortalidade infantil

A maior redução nas taxas de mortalidade infantil no país é uma das principais consequências do Programa Bolsa Família, que completa dez anos de existência, de acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

“A mortalidade infantil no Brasil diminuiu 40% e, no Nordeste, 50% nesse período, e 20% se devem ao Bolsa Família”, disse a ministra, que destacou ser esse um dos resultados mais importantes do programa e que comprovam o êxito da iniciativa do governo federal para beneficiar as famílias de baixa renda.

A ministra apresentou os dados ao participar hoje (5) de um debate na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sobre o programa de transferência de renda do governo federal.

Atualmente, os valores dos benefícios pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com a renda mensal da família por pessoa, com o número de crianças e adolescentes de até 17 anos e o número de gestantes e nutrizes componentes da família.

Tereza Campello ressaltou o crescimento do Bolsa Família em uma década de existência, de 4 milhões para 14 milhões de famílias, beneficiando diretamente 50 milhões de brasileiros. Além disso, os gastos públicos com os benefícios também cresceram, passando de R$ 4 bilhões em 2003 para R$ 50 bilhões em 2013.

A ministra também apontou como um dos êxitos do programa o acompanhamento da frequência escolar dos alunos de famílias vinculadas ao programa. Segundo ela, o sistema abrange 17 milhões de estudantes, cuja frequência é aferida de dois em dois meses. De acordo com Tereza Campello, pesquisas comprovam que os alunos atendidos pelo programa têm o mesmo nível de desempenho dos demais e, no Nordeste, o resultado é superior.

Segundo a ministra, o Bolsa Família evoluiu nos últimos dez anos de um programa secundário para uma situação de destaque entre os programas sociais do governo, e agora desperta atenção até mesmo da rede bancária privada, mesmo sendo vinculado exclusivamente à Caixa Econômica Federal, porque “a população pobre se transformou em um grande mercado consumidor”.

Uma das medidas que está em estudos pela Caixa, segundo a ministra, é a possível utilização de mensagens de texto (SMS) pelos participantes do programa para receber informações do banco nos seus celulares.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pelé pede que brasileiros esqueçam dinheiro gasto com estádios para Copa 2014

Depois de pedir para que a população parasse de protestar em prol da seleção, Pelé voltou à tona e, desta vez, pediu para os brasileiros esquecerem o dinheiro gasto com os estádios para Copa 2014. Em entrevista exclusiva ao Jornal da Record, o Rei do Futebol parece não se importar com o superfaturamento das arenas e disse que a dez meses do início do Mundial não dá para quebrar as novas arenas e devolver valor que foi investido.

— Agora faltam dez meses para começar a Copa do Mundo. Então não vai dar para quebrar todos os estádios e devolver o dinheiro. Infelizmente não vai dar. Então vamos aproveitar este tempo que nós temos para arrecadar dinheiro para que o Brasil faça um turismo muito grande e recompense o dinheiro que foi roubado nos estádios.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil planeja lançamento de três satélites nos próximos 13 anos

Governo brasileiro pretende lançar, nos próximos 13 anos, três satélites geoestacionários para uso militar e de comunicação estratégica. O primeiro satélite, que já está em negociação, deverá entrar em operação em meados de 2016. O presidente da Telebras, Caio Bonilha, e o assessor do Ministério da Defesa Edwin da Costa informaram que a meta é lançar um novo equipamento a cada cinco anos.

Como o satélite tem vida útil de 15 anos, um quarto equipamento será lançado para substituir o primeiro, que deverá ficar em órbita até 2031. “A intenção é manter os satélites e fazer as substituições [conforme os equipamentos forem ficando obsoletos], explicou Bonilha.

Atualmente, os militares usam dois satélites da Embratel. Quando os três satélites geoestacionários estiverem em órbita, apenas estes serão usados.

O primeiro satélite geoestacionário será construído pela Thales Alenia e lançado pela Arianespace, ambas empresas estrangeiras. Tanto a construção quanto o lançamento serão gerenciados pela empresa nacional Visiona, uma joint-venture entre a Embraer (que detém 51%) e a estatal Telebras (com 49%).

A Telebras deve assinar, ainda neste mês, com a Visiona, o contrato da aquisição do satélite. Depois, a Visiona assinará o contrato com a Thales Alenia e a Arianespace. Depois de lançado, o satélite será operado pela Telebras, que ficará encarregada do sistema civil (em Banda Ka), e o Ministério da Defesa, que será o responsável pelo sistema militar (em Banda X).

Para aumentar a segurança da operação do satélite, as duas estações de controle do equipamento, a principal e a reserva, ficarão localizada dentro de instalações militares no Brasil. De acordo com Edwin da Costa, além de melhorar a qualidade e a segurança das informações, o novo satélite vai ampliar a cobertura das comunicações militares.

Segundo ele, o novo satélite terá três faixas de cobertura: uma nacional, outra regional (que vai cobrir praticamente todo o Oceano Atlântico, parte do Oceano Pacífico e as Américas do Sul e Central) e uma terceira móvel.olegiado sobre mudanças ou não no sistema eleitoral do país.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Empresa localiza vazamento na central de Fukushima que despeja água radioativa para Pacífico

A Tepco, empresa que administra a central nuclear de Fukushima, detectou pela primeira vez um fluxo de água que entra no subsolo de um dos edifícios e sai contaminada até o mar.

A água, procedente de uma montanha próxima, entra por uma passagem para tubos de canalização e chega ao subsolo do edifício que abriga a turbina do reator número um, explicou a Tokyo Electric Power (Tepco).

A empresa exibiu fotos e vídeos do problema. Também é possível ouvir um barulho idêntico ao de uma cascata.

A central de Fukushima Daiichi contém 400 mil toneladas de água repleta de césio, estrôncio, trítio e outras substâncias radioativas no subsolo ou armazenadas em quase mil depósitos improvisados após o acidente nuclear de 2011 provocado por um tsunami.

A localização dos pontos de entrada da água natural é essencial para poder deter o fluxo e evitar sua contaminação e posterior vazamento ao Oceano Pacífico.

Paredão de gelo

O governo japonês anunciou na terça-feira (3) um plano de emergência para conter o vazamento de água radioativa.

Segundo a emissora NHK, o país começará em outubro a testar um sistema para congelar o subsolo em torno dos reatores.

O muro resultante evitaria que a água subterrânea procedente de montes limites à central entrasse nos porões dos edifícios.

Acredita-se que atualmente cerca de 400 metros cúbicos penetram diariamente nas estruturas, onde se misturam com água do sistema de refrigeração dos reatores, que vaza também para os porões e que está muito contaminada ao haver entrado em contato com os núcleos parcialmente fundidos.

Em julho, a Tepco admitiu que cerca de 300 toneladas de água tóxica vão parar no Pacífico diariamente.

O plano de urgência do governo é introduzir conduções de metal no solo até uma profundidade de 30 m. Uma vez enterradas as varas, se bombeará cloreto de cálcio líquido a - 40°C para congelar a terra ao redor.

O teste será realizado em um solar de cerca de 100 m² junto ao prédio do reator 4 para comprovar se realmente o método é capaz de bloquear a passagem de água subterrânea.

O Ministério de Indústria japonês espera terminar o teste até o final de março de 2015 e começar o processo completo de congelamento do solo imediatamente depois.

O teste em si terá um custo de 1,3 bilhão de ienes (quase R$ 30 milhões), enquanto o orçamento total destinado pelo governo para este sistema é de 32 bilhões de ienes (R$ 749 milhões).

Esse montante faz parte de uma verba total de 47 bilhões de ienes (R$ 1,1 bilhão) procedentes do volume público que o governo aprovou esta semana para resolver os vazamentos em Fukushima.

Parte desse orçamento também será destinado a combater vazamentos de água radioativa detectadas no último mês nos tanques usados para armazenar o líquido usado para refrigerar os reatores.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo de homem é encontrado em mangue na zona Oeste de Natal

Um corpo de um homem foi encontrado, na tarde desta quinta-feira (5), na localidade da Cumbuca do Curtume, localizada no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. De acordo com o oficial de operações do Corpo de Bombeiros a identidade do homem ainda não foi revelada.

Segundo o oficial, pescadores localizaram o corpo numa área de mangue e acionaram os bombeiros para fazer o resgate no local que é de difícil acesso. O corpo foi resgatado em uma embarcação e levado até as proximidades da Ponte de Igapó, na Zona Norte.

Equipes da Polícia e do Instituto Técnico-Científico de Policia (Itep) está indo ao local para fazer os procedimentos necessários.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Município de Itaú-RN é contemplado com recursos para pavimentação de ruas.

Prefeito Ciro Bezerra no Programa "ITAÚ AGORA"
Quarta-feira 04 de setembro de 2013.
Na 26ª Edição do Programa “ITAÚ AGORA” o prefeito Ciro Bezerra comemorou as conquistas para o município de Itaú-RN, provenientes de uma emenda do Deputado Betinho Rosado (DEM) com a quantia de R$ 245.850,00 para a pavimentação das ruas da cidade.

Ciro aproveitou o momento para anunciar a boa notícia aos moradores do Bairro Nossa Senhora das Dôres que já haviam pedido no planejamento do PPA participativo a pavimentação das ruas que ainda não foram calçadas e com o recurso o prefeito garantiu a aplicação dos recursos para o bairro, antes mesmos da elaboração do PPA.

“Me sinto muito feliz porque o bairro participou conosco da nossa audiência pública, solicitou a pavimentação daquela rua e a nossa administração através de todo o secretariado e o deputado Betinho Rosado, a gente conseguiu o dinheiro para que possamos realizar essa obra”, disse Ciro.

O administrador disse que a emenda não beneficiará apenas o bairro Nossa Senhora das Dores, mas como também o Bairro Felicidade onde foi realizada a audiência pública com o pedido de pavimentação, e de acordo com Ciro, as ruas beneficiadas com a emenda e um convênio do Governo do Estado foram a Rua Doralice Cavalcante, a Rua Antônio Braga de Resende e a Rua José Pereira de Paiva.



Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI
Leia Mais ››

Em programa de Rádio, prefeito Ciro declara apoio às entidades religiosas.

Participação do Pe. Chagas no Programa "ITAÚ AGORA".
No programa de Rádio, “ITAÚ AGORA”, que leva as informações sobre a administração do prefeito de Itaú-RN, Ciro Bezerra (DEM), que foi ao ar ontem, quarta-feira (04), o prefeito declarou apoio às entidades religiosas do município, independente de denominação.

Isso porque o município vivenciará a partir de hoje, 05 de setembro de 2013, a Festa de Nossa Senhora das Dores, até o próximo dia 15. O programa contou com a participação do pároco local Pe. Chagas que levou aos ouvintes toda programação do evento religioso, inclusive a social.

Ao falar da expectativa da festa da padroeira o prefeito mencionou o apoio às entidades evangélicas, destacando total apoio ao dia do evangélico que será comemorado pela primeira vez no município este ano, sendo aprovado pelos poderes legislativo e executivo designando o último sábado do mês de outubro para determinado fim.

“A expectativa é muito boa, nós participamos já a alguns anos da Festa da Padroeira e a gente tem sentido o crescimento e com certeza não vai ser diferente esse ano. Eu quero também aproveitar a oportunidade para dizer que o município irá apoiar todas as igrejas que vão fazer um movimento durante o dia, e a prefeitura tanto vai apoiar tanto os eventos culturais, como os religiosos, nós fazemos questão de fazer essa participação, até para aproximar a população da nossa administração e entenda que nós estamos trabalhando para unir a cidade”, afirmou Ciro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI
Leia Mais ››

Rádio Cidade transmite Festa de Nossa Senhora das Dores.


Diretora Têka
Uma parceria firmada entre a Rádio Cidade e o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Pe. Chagas) tornou possível a transmissão das missas e noves durante o período dos festejos da padroeira, 05 à 15 de setembro.

A partir desta quinta-feira (05) às 19 horas será a abertura da festa, onde os internautas poderão acompanhar pelo blog ou pelo site da rádio cidade.

De acordo como Pe. Chagas o mesmo teve a iniciativa no intuito de levar a palavra aos ouvintes que são impossibilitados de participarem do evento no templo, tornando assim o Cristão mais próximo de Deus e a par dos festejos que acontece na paróquia.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Idoso de 74 anos é pego se excitando dentro de ônibus

Idoso de 74 anos é pego se excitando dentro de ônibus
Um aposentado foi pego se excitando dentro de um ônibus em Bucks, na Inglaterra. Ele foi denunciado e interrogado pela polícia depois do incidente.

Philip Milne, de 74 anos, afirmou que sua cueca estava irritando a virilha, e por isso ele colocou estava colocando uma pomada na região para tentar aliviar-se. "O que eu fiz foi errado, mas fui tratado como um criminoso," reclamou Milne.

O senhor foi multado depois de admitir ter ultrajado a decência pública. Ele terá que pagar um valor equivalente a R$ 230.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Banco Central espera diminuição da conta de luz e aumento do botijão de gás

O Banco Central (BC) espera recuo de aproximadamente 16% na tarifa residencial de eletricidade, em relação à expectativa anterior de redução de 15%, em julho. A informação foi divulgada hoje (5) na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

“Essa estimativa leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais anunciadas, bem como reajustes e revisões tarifárias ordinários programados para este ano”, informa o BC.

Também houve alteração na estimativa para o preço do botijão de gás, que passou da estabilidade para aumento de 2,5%. Em relação à tarifa de telefonia fixa, em julho, havia previsão de recuo de 2% e agora o BC espera redução de 1%.

A projeção de reajuste no preço da gasolina, para o acumulado de 2013, foi mantida em 5%.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, em 2013, foi mantida a projeção de 1,8%. Para 2014, foi mantida a estimativa de 4,5%.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidatos e partidos políticos devem cumprir prazos para concorrer nas eleições de 2014

O dia 5 de outubro de 2013 marcará exatamente um ano de antecedência das Eleições 2014, quando serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Esse dia é o fim do prazo para criação de novos partidos, filiação partidária e estabelecimento do domicílio eleitoral do candidato que pretende concorrer a um desses cargos.

A data está detalhada no Calendário das Eleições 2014, aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral e disponível na página de internet da Corte.

Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com o cargo ocupado pelo candidato

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério Público investiga denúncia onde Governo Rosalba deixou de aplicar R$ 165 milhões na educação

O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, instaurou inquérito civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa cometidos pela governadora Rosalba Ciarlini. O alvo da investigação é a forma como foi gasta verba que deveria ser destinada à área de Educação. O Ministério Público investiga se o Governo do Estado deixou de aplicar aproximadamente R$ 165 milhões e se utilizou recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) para pagar, irregularmente, salários de aposentados e pensionistas.

As investigações contra Rosalba Ciarlini são referentes a 2011 e 2012, período em que ela já estava no Governo do Estado. A governadora, de acordo com o MP, não teria efetuado a aplicação do percentual mínimo de recursos determinado pela Constituição Federal aos estados, que é de 25% da receita resultante de impostos.

Segundo o procurador-geral, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) entrou com representação contra a governadora sobre a suposta redução nos valores gastos pelo Estado com a Educação. Na representação encaminhada pelo deputado, estava encartado o Relatório Anual das Contas do Governo do Estado, elaborado pelo TCE, do exercício de 2012, e projeto de parecer prévio de 2011, também elaborado pelo TCE, que apontam que o percentual mínimo de despesas com a Educação foi alcançado somente após “a inclusão indevida, nos anos de 2011 e 2012, de despesas com inativos e pensionistas arrolados em rubrica de Previdência Básica”, o que é vedado por lei. Os dados, segundo o MP, mostram que a Educação deixou de ter investidos R$ 165.415.499,11 durante os dois anos.

Rinaldo Reis informou ainda que a 78ª Promotoria de Justiça da Educação de Natal já tinha conhecimento do caso, tendo ajuizado a ação civil pública, na 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, contra o Estado para cessar o pagamento de inativos com recursos da Educação. O procedimento, inclusive, teria sido adotado pelo Governo do Estado em 2010, com os recursos gastos com a previdência sendo oriundos Fundeb. Em 2010, no entanto, Rosalba era senadora.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandido aproveita falta de policiamento para assaltar Posto de Combustível em Almino Afonso, RN

No inicio da noite desta quarta-feira (04), por volta das 18h00min, um Posto de Combustível da cidade de Almino Afonso/RN, região do alto oeste potiguar, foi assaltado, justamente no momento em que os Policiais Militares daquela cidade se encontravam na Delegacia de Plantão na cidade de Mossoró/RN, acompanhando um cidadão para lavratura do auto de prisão em flagrante.

Informações dão conta que um indivíduo de cor morena, de estatura baixa e cavanhaque, teria chegado ao posto em uma motocicleta e pediu que o frentista colocasse uma quantia de R$ 5,00 reais de gasolina e no momento que o frentista se aproximou o mesmo sacou a arma de fogo e anunciou o assalto.

De acordo com informações o assaltante levou a importância de R$ 325,00 (trezentos e vinte e cinco reais), em seguida saiu em direção a BR 226 fugindo com destino ignorado.

Com a falta do policiamento local, uma guarnição da cidade de Frutuoso Gomes/RN foi deslocada para atender a ocorrência, mas até o fechamento desta publicação ainda não havia logrado êxito. 

Comentários do Blog: Esperamos que as providências sejam tomadas, as cidades não podem em hipóteses alguma ficar sem o policiamento ostensivo. 

Outra situação é o tempo em que os policiais ficam esperando para que o flagrante seja feito. Prova disso foi o que aconteceu no município do José da Penha, onde uma pessoa foi presa por posse ilegal de armas e até o meio dia do dia seguinte a guarnição ainda estava sem saber que iria fazer o procedimento. 

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Improbidade Administrativa: servidor é condenado por apropriar-se de R$ 300 mil de prefeitura

Desvio de R$ 300 mil dos cofres da Prefeitura de Serra do Mel resulta em condenação a servidor público municipal. As sanções impostas pelo juiz Airton Pinheiro, que integra a Comissão de Aperfeiçoamento da Meta 18 do CNJ, incluem suspensão de direitos políticos, perda do cargo, proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais. O requerido também deverá ressarcir ao erário o montante desviado, que alcançou R$ 300.540,58, bem como pagar multa no valor de R$ 901.621,74.

Coube ao Ministério Público propor ação de improbidade administrativa na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró. Consta do processo que o demandado, agindo na condição de servidor público, apropriou-se indevidamente da quantia de R$ 300.540,58, referente à arrecadação do ISS do município de Serra do Mel. O montante foi parar em conta particular do acusado.

O réu tentou defender-se afirmando que cumpria ordens do prefeito de então, que ameaçava afastá-lo da função, caso não participasse do esquema de desvios. O juiz ressaltou, em sua decisão, que os fatos narrados pela promotoria foram admitidos pelo próprio requerido em depoimento tomados por Comissão de Inquérito da Câmara Municipal, bem como pelo juízo criminal competente que julgou o processo nº 0103781-67.2009.8.20.0106, no qual o servidor foi condenado por crime de peculato.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil Mais Seguro será suspenso no RN caso greve da Polícia Civil continue

O Programa Brasil Mais Seguro será suspenso no Rio Grande do Norte, caso a greve da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Polícia Continue. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), Djair Oliveira, na tarde desta quarta-feira (4).
De acordo com Djair, a informação veio da própria Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a alertou que, caso governo e categorias não cheguem a um acordo, os recursos destinados para a implantação do programa no RN não serão enviados.
Na tarde dessa terça-feira (3), após mais um reunião entre Sinpol e o governo estadual, os policiais civis e servidores do Itep não aceitaram as propostas feitas e decidiram dar continuidade à paralisação das atividades.
No total, o governo fez seis propostas, sendo elas, a nomeação de 35 agentes a partir de outubro deste ano a abril de 2014, no qual, a cada mês será nomeado um escrivão, um delegado e três agentes; a devolução de 35 policiais cedidos a outras funções; a criação da divisão de homicídios em abril do próximo ano; retirada imediata dos presos das delegacias; assistentes de serviços gerais nas unidades policias, aquisição de coletes e armamentos para os ingressantes.
De acordo com Djair Oliveira, as propostas do governo “não atendem nem a metade das reivindicações das categoriais”, e exclama, “a greve começa hoje”. Os policias civis querem a convocação de 306 policias já formados para trabalharem como agentes, escrivãs e delegados e também a formação de mais 200 aprovados no concurso.
A reportagem do portalnoar.com tentou entrar em contato com o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha para se pronunciar sobre o assunto, mas ele não atendeu as ligações.
O Programa Brasil Mais Seguro é uma resposta estruturada de curto e médio prazo (2013 – 2015) com definição de ações mútuas entre os entes federados envolvidos e inúmeros atores, com responsabilidades especiais do Ministério da Justiça e do Estado do Rio Grande do Norte, com a finalidade de induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, do Sistema Prisional e do Sistema de Justiça Criminal para redução dos índices de violência e criminalidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil de Rondônia indicia deputados estaduais e vereadores por participação em esquema criminoso

algemasO inquérito da Operação Apocalipse indiciou cinco deputados estaduais e cinco vereadores por participação em um esquema criminoso que movimentou cerca de R$ 80 milhões em nove estados. Os resultados da investigação foram apresentados nesta quarta-feira (4). No total, a Polícia Civil de Rondônia indiciou 81 pessoas por envolvimento no esquema.

A investigação durou quase dois anos e inicialmente apurava a associação de pessoas ao tráfico de drogas. “A operação investigou inicialmente o crime de financiamento e associação para o tráfico e posteriormente no decorrer das investigações surgiram os indícios da prática do crime de estelionato e outros crimes como peculato. Com isso, as investigações prosseguiram no âmbito da Vara de Delitos de Tóxicos, mas em decorrência do envolvimento de deputados estaduais, que têm prerrogativas de processos e julgamentos pelo Tribunal de Justiça [TJ], a investigação teve que ser desmembrada. Então ela passou a ser feita também pelo TJ”, informou o secretário de Segurança Pública Estadual, Marcelo Bessa. Segundo Bessa, o inquérito também sugere que sejam tomadas providências de encaminhamentos para apuração de crimes eleitorais, atos de improbidade administrativa e crimes relacionados à lavagem de dinheiro.

Segundo o diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, os deputados Hermínio Coelho (PSD), Jean Oliveira (PSDB), Ana da 8 (PTdoB), Adriano Boiadeiro (PRP) e Cláudio Carvalho (PT) “foram indiciados por formação de quadrilha e peculato” e, caso a denúncia seja aceita, serão julgados em inquérito no Tribunal de Justiça, pois, por serem parlamentares, têm prerrogativa de foro.

Já os vereadores Eduardo Rodrigues (PV), Jair Montes (sem partido, desde que foi expulso do PTC), Marcelo Reis (PV), Cabo Anjos (PDT) e Pastor Delson (PRB) foram indiciados na Vara de Delitos Tóxicos (VDT) por crime de financiamento e associação ao tráfico. Os três primeiros, presos durante a operação, permanecerão encarcerados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››