quarta-feira, agosto 02, 2017

Câmara rejeita denúncia e livra Temer de responder a processo no Supremo

Plenário da Câmara durante votação da denúncia contra Temer (Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados)A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (2) o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia da Procuradoria Geral da República por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.
No total, votaram 492 dos 513 deputados – 263 a favor do relatório e 227 contra. Houve duas abstenções e 19 ausências – com base no regimento da Câmara, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) não votou.
Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder no Supremo Tribunal Federal (STF) a processo que, se instalado, provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias. Agora, Temer responderá no STF somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018. O procurador-geral Rodrigo Janot, porém, deverá apresentar outra denúncia contra Temer, por organização criminosa e obstrução de justiça.
A acusação de Janot se baseia nas investigações abertas a partir das delações de executivos da empresa JBS no âmbito da Operação Lava Jato. Em março deste ano, o ex-assessor do presidente e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi filmado, saindo de um restaurante em São Paulo, com uma mala contendo R$ 500 mil. Segundo a PGR, o dinheiro era parte de propina e destinava-se a Temer. A defesa do presidente nega.
A sessão da Câmara desta quarta começou às 9h. Após pronunciamentos do relator, do advogado de Temer e da etapa de discussão, com discursos dos deputados, a votação se iniciou às 18h19, por chamada nominal e de forma alternada entre estados do Norte e do Sul.
Às 20h16, atingiu-se a soma de votos que garantiu matematicamente a Temer que a denúncia não mais seria encaminhada ao STF. Nesse horário, 159 deputados tinham registrado voto favorável ao relatório da CCJ, que recomendava a rejeição da denúncia da PGR; outros 127 tinham votado contra o relatório (a favor, portanto, do prosseguimento da denúncia); um se absteve; e 12 estavam ausentes.
Às 20h41, tinham votado 342 deputados (dois terços do total de 513), quantidade necessária para que a sessão tivesse validade. A votação terminou às 21h51, quase 13 horas depois de iniciada.

A sessão
Logo no início, houve protestos de deputados da oposição, que levaram faixa e cartazes com mensagens de "Fora, Temer" e reivindicaram, aos gritos, "Diretas já".
Em seguida, discursaram o relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), e o advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira. Os dois defenderam o arquivamento da denúncia. O relatório de Abi-Ackel, que prevaleceu na CCJ, era pró-Temer.

Deputados contra e a favor do prosseguimento da denúncia se revezaram em discursos na tribuna.
A estratégia da oposição era alongar ao máximo a sessão, mas a base do governo conseguiu o quórum necessário para votação logo depois de meio-dia, quando foi aprovado o encerramento das discussões.
No período da tarde, houve tumulto na sessão. Deputados da base e da oposição trocaram empurrões após provocação de Wladimir Costa (SD-PA), aliado de Temer. Pouco antes, ele já havia criado uma confusão no plenário, ao fazer um pronunciamento com ofensas dirigidas à oposição.
A votação começou às 18h19 por chamada nominal e de forma alternada entre estados do Norte e do Sul.
Após ouvir o nome, o deputado ia ao microfone e dizia "sim", se favorável ao relatório de Abi-Ackel (que recomenda a rejeição da denúncia); "não", se quisesse o prosseguimento do caso para o Supremo; ou "abstenção".
A denúncia
Com base nas delações premiadas de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou Temer ao STF pelo crime de corrupção passiva. Esta é a primeira vez que um presidente da República é denunciado à Corte no exercício do mandato.
ESPECIAL G1: OS INDÍCIOS CONTRA TEMER
Por se tratar do presidente da República, a denúncia só pode ter continuidade no Supremo se recebesse autorização da Câmara.
Segundo a defesa do presidente, Temer não cometeu crime e a acusação do Ministério Público é baseada em suposições. Além disso, o próprio presidente já afirmou avaliar a denúncia da PGR como uma "injustiça que se faz com o Brasil".
Articulações
Desde a apresentação pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 26 de junho, o governo vinha articulando para que a denúncia fosse derrubada.
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) responsável por emitir parecer sobre as acusações, o Palácio do Planalto patrocinou uma série de substituições de integrantes.
O resultado do troca-troca no colegiado foi a rejeição do parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que recomendava a instauração do processo contra Temer no Poder Judiciário. No lugar, foi aprovado o relatório de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), indicando o arquivamento da denúncia.
No período em que se aproximou a análise da denúncia pelos deputados, o governo federal também ampliou a liberação de emendas parlamentares. Levantamento da ONG Contas Abertas mostrou que somente nas três primeiras semanas de julho foram liberados R$ 2,11 bilhões, mesmo valor de todo o período entre janeiro e junho.

Deputados da oposição chegaram a acionar a Procuradoria Geral da República para que o aumento da liberação de verbas fosse investigado.
Próximos passos
Com a rejeição, a denúncia ficará parada no Supremo, e o caso só poderá ser retomado quando Temer deixar a Presidência, momento em que já não será mais necessária autorização de um órgão externo para que o Judiciário acolha a denúncia e abra o processo.
Quando Temer estiver fora da Presidência e sem o chamado foro privilegiado, caberá a um juiz de primeira instância analisar a denúncia. Tal procedimento costuma ser mais rápido e simples, já que a decisão é individual. O juiz será designado pelo STF, após avaliação de onde teria ocorrido o delito.
Assim como no STF, não existe na primeira instância um prazo definido para a instrução criminal e o julgamento final.

Fonte: G1
Leia Mais ››

NOTA DE ESCLARECIMENTO AO POVO DE ITAÚ


A Fantasia construída pelo prefeito de Itaú

O Prefeito de Itaú, nas vésperas das eleições passadas, contratou centenas de pessoas, e não foi coincidência. O Objetivo era claro, garantir o seu projeto pessoal de reeleição e para isso ele criou a fantasia de empregar centenas de pessoas na prefeitura, em forma de contratos precários e irregulares, sem garantias trabalhistas, com atraso de salários que chegaram  a 7 meses, com total ausência de direitos trabalhistas, as condições contratuais eram análogas à escravidão, o que demonstra que ele não tem respeito nenhum com os servidores de Itaú, os próprios conterrâneos, o objetivo era apenas pessoal: Vencer as eleições.
Devido a tantas irregularidades, falta de respeito com a população, mal planejamento do serviço público, e um regime de trabalho sem segurança jurídica/trabalhista nenhuma, expondo os servidores a condições humilhantes, os vereadores de Itaú; Gildo Pinheiro e Arivam Brasil, protocolaram uma denúncia no ministério público em Apodi, no sentido de regularizar essa situação vexatória e humilhante que estavam passando os servidores contratados, como mão de obra eleitoral.
O prefeito anunciou a demissão de 163 servidores, esses mesmo contratados as vésperas da eleição passada, mas que já não servem mais aos planos do prefeito. O prefeito está seguindo o caminho mais difícil para as pessoas, a demissão sumaria, e sem possibilidade de recontratação de forma regular ou concurso público, que aliás o prefeito detesta a ideias de fazer concurso público, pois preferi manter pessoas precárias e sob o seu controle político, no entanto no atual momento nem isso ele não planeja, pois jogou o corpo de banda e covardemente nem fala na possibilidade de regularizar as condições de contrato ou o que é o melhor para a cidade , o aguardado concurso público.

ARIVAN BRASIL
GILDO PINHEIRO 
Leia Mais ››

Em Itaú, vereador "samba" na cara de desempregados (veja o vídeo)


Desde cedo parte dos servidores público que foram desempregado devido a medida imposta pelo Ministério Público Estadual, denúncia feita por dois vereadores da oposição, organizam uma manifestação em repúdio a ação dos vereadores, na manhã desta quarta-feira.

Os manifestantes de concentraram em frente ao Espetinho Itaú, no centro da cidade, para realizarem o protesto.

Os servidores foram informados que os dois vereadores estavam concentrado supostamente "rindo da cara" dos novos desempregados do município. De imediato os manifestantes partiram para o local e começaram a desferir palavras de ordem e pedindo uma explicação a população.

O vereador Arivan Brasil revidou e começou a confrontar contra os servidores em manifesto, em seguida começa a dançar (confira o vídeo abaixo) em frente ao público, dando a entender que o mesmo estava zombando da classe trabalhadora.

A Polícia foi acionada, supostamente pelos vereadores, mesmo assim a turma do desemprego não se intimidou com a presença da Polícia local e o GTO, que acreditamos ter pedido para o vereador Arivan Brasil se retirar do local para conter os ânimos dos manifestantes.

A atitude do vereador com certeza dará muito o que se comentar ao longo dos dias, agora vamos esperar e ver os próximos capítulos dessa novela.


O vereador já tinha dado um palhinha antes da chegada da nossa reportagem, vindo a repetir o passinho sendo flagrado pelas câmaras do Cidade News.














Arlindo Miaa da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Avião faz pouso de emergência em praia de Portugal; dois banhistas morrem

Avião fez pouso de emergência e duas pessoas morreram (Foto: Reprodução/Twitter/João Quadros)
Um pequeno avião fez um pouso de emergência nesta quarta-feira (2) na praia de São João, na Costa de Caparica, região de Almada, em Portugal, e matou dois banhistas, segundo informaram autoridades à imprensa local.
Segundo o comandante Paulo Isabel, da Capitania de Lisboa, as vítimas são um homem de 56 anos e uma criança de 8 anos de sexo feminino. Segundo o jornal portugues "Diário de Notícias", não há, até ao momento, indicação de que as vítimas sejam familiares.
O avião, propriedade do Aeródromo de Torres Vedras, é um CESSNA C152, de 1978, com uma envergadura de 10 metros, autonomia para 6 horas de voo, e podendo atingir uma velocidade máxima de 145 km/h, informa o "Expresso". Segundo o comandante Isabel, o avião sofreu uma pane durante uma aula de voo e foi obrigado a realizar um pouso de emergência na praia.
A aeronave tinha sido alugada pela escola G-AIR de Cascais. A escola não quis se manifestar.
“Vimos um avião voando muito baixo e aterrissando na praia. Primeiro acertou num senhor e depois numa menina pequenina", disse ao jornal o roteirista João Quadros, que se encontra no local. Na praia, várias pessoas relataram que não ouviram algum barulho.
Os dois ocupantes do avião saíram ilesos do acidente, informou em comunicado a Autoridade Marítima Nacional, e estão sendo ouvidos pelo serviço de investigação criminal da Polícia Marítima. A aeronave deverá ser retirada do local ainda durante esta quarta-feira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Barcelona substitui cartazes com fotos de Neymar no Camp Nou

Barcelona substitui cartazes com fotos de Neymar no Camp NouNeymar faz parte do passado para o Barcelona. Algumas horas após o anúncio de que o jogador deixará o clube, fotos do brasileiro no entorno do Camp Nou começaram a ser cobertas pelas de outros atletas. Funcionários trabalhavam para cobrir as imagens e substituí-las. Em uma delas, Busquets passou a formar o quinteto de estrelas com Piqué, Suárez, Messi e Iniesta. A publicidade da partida contra a Chapeoense, que acontece no dia 7 de agosto, também teve Neymar trocado, desta vez por Rakitic.

Publicidade da partida contra a Chapecoense não conta mais com Neymar (Foto: Ivan Raupp)
Publicidade da partida contra a Chapecoense não conta mais com Neymar (Foto: Ivan Raupp)

Na loja oficial do Barcelona no Camp Nou, não há mais camisa de Neymar exposta. Em um dos manequins, o calção de número 11 faz conjunto com a camisa 21, do volante português André Gomes. Mas ainda é possível encontrar alguns produtos com o craque brasileiro, como conjunto de copos do trio MSN, ao lado de Messi e Luis Suárez.

Camisas do Barcelona expostas na loja oficial do Camp Nou sem a 11 de Neymar (Foto: Ivan Raupp/GloboEsporte.com)
Camisas do Barcelona expostas na loja oficial do Camp Nou sem a 11 de Neymar (Foto: Ivan Raupp/GloboEsporte.com)

Manequim com o calção de número 11 na loja oficial do Barcelona no Camp Nou: camisa é de André Gomes (Foto: Ivan Raupp/GloboEsporte.com)
Manequim com o calção de número 11 na loja oficial do Barcelona no Camp Nou: camisa é de André Gomes (Foto: Ivan Raupp/GloboEsporte.com)

Copos do trio Neymar, Messi e Luis Suárez na loja oficial do Barcelona no Camp Nou (Foto: Ivan Raupp/GloboEsporte.com)
Copos do trio Neymar, Messi e Luis Suárez na loja oficial do Barcelona no Camp Nou (Foto: Ivan Raupp/GloboEsporte.com)

Mais cedo, a novela Neymar ganhou um importante e decisivo capítulo. O craque foi ao centro de treinamento do Barcelona, como estava previsto pelo clube após ele voltar da China - onde teve compromissos com patrocinadores -, mas ficou lá por pouco mais de meia hora apenas e foi embora no momento em que o treino comandado pelo técnico Ernesto Valverde começava. O GloboEsporte.com apurou com fontes próximas à situação que o atacante se despediu dos companheiros no vestiário, dizendo que irá mesmo para o PSG.

Assim, o Paris Saint-Germain acerta os últimos detalhes para anunciar a contratação de Neymar. O GloboEsporte.com apurou que o planejamento do clube é ter o atacante nesta quinta-feira em Paris para realizar exames médicos e promover uma coletiva de imprensa na sexta-feira para apresentá-lo como o grande reforço da equipe. A festa com os torcedores deve acontecer no próximo sábado, quando o time estreia no Campeonato Francês contra o Amiens, no Parc des Princes. O SporTV transmite a partida ao vivo a partir de 12h (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real.
O planejamento do PSG para a chegada de Neymar está definido, porém o clube precisa efetuar o pagamento da cláusula de rescisão: € 222 milhões. Apesar de não ter anunciado oficialmente os próximos passos com o atacante brasileiro, o clube espera fechar todos os detalhes nas próximas horas para apresentá-lo ao mundo nesta setxa-feira como grande reforço.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Wellington Nem rompe ligamentos do joelho direito e não joga mais em 2017

Wellington Nem rompe ligamentos do joelho direito e não joga mais em 2017O atacante Wellington Nem rompeu os ligamentos cruzado e colateral medial do joelho direito. Ele será operado na próxima semana e vai desfalcar o São Paulo pelo resto da temporada. A lesão ocorreu no lance do pênalti sofrido por ele contra o Botafogo. O zagueiro Joel Carli caiu sobre o local (veja a foto acima). Nem continuou em campo até o fim, mas depois sentiu muitas dores.
O jogador passou por exames em São Paulo e a lesão foi constatada. Com isso, Marcinho, que já havia sido escalado nas últimas duas partidas, em razão de um problema no ombro de Wellington Nem, será mantido na equipe para enfrentar o Coritiba, nesta quinta-feira, no Morumbi.
A cirurgia no joelho pode abreviar a passagem de Wellington Nem pelo Tricolor. Ele está emprestado pelo Shakhtar Donetsk até o fim do ano, e não estará recuperado antes do fim do contrato. A diretoria vai conversar com os ucranianos para definir os próximos passos.
Essa é a quinta lesão de Nem no clube paulista: além da cirurgia, sofreu com dois problemas musculares, outro no ombro e uma lombalgia.
Embora não tenha conquistado a simpatia da torcida, Wellington Nem, que fez 25 jogos e um gol no ano, era considerado um jogador muito importante por Dorival Júnior. O técnico valoriza muito suas características de velocidade pelas pontas e bom jogo no mano a mano com adversários. Agora, não poderá mais contar com ele no Campeonato Brasileiro.
O caso de Nem poderá ser o primeiro mais grave acompanhado pelo departamento médico do São Paulo com a presença de Altamiro Bottino, coordenador científico que trabalhou no Palmeiras entre janeiro de 2015 e julho de 2017. Ele foi contratado nesta semana e uma de suas missões é reduzir o tempo de recuperação dos lesionados, com maior ou menor gravidade.

Veja as informações do São Paulo para o jogo contra o Coritiba:
Local: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: quinta-feira, 19h30 (de Brasília)
Escalação: Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei e Petros; Marcinho, Hernanes e Cueva; Lucas Pratto
Desfalques: Wellington Nem (lesão em dois ligamentos do joelho direito), Maicosuel (aprimora a forma física), Júnior Tavares (edema na coxa direita), Lucas Fernandes (estiramento na coxa esquerda), Morato (cirurgia no joelho, só volta em 2018) e Denis (tendinite no ombro esquerdo)
Pendurados: Cícero, Rodrigo Caio, Wellington Nem, Cueva, Lucas Pratto, Júnior Tavares e Petros
Arbitragem: Pericles Bassols (PE), auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Jr e William Machado)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 18h30

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Carreta carregada de gado e trem batem em cruzamento da ferrovia Norte-Sul

Acidente foi no começo da tarde desta quarta-feira (2) (Foto: Divulgação)Um trem e uma carreta carregada de gado se envolveram em um acidente em uma passagem de nível da Ferrovia Norte-Sul, em uma estrada vicinal na zona rural de Miracema do Tocantins, região central do estado. A Polícia Militar deslocou equipes até o local para atender a batida. Vários animais morreram com o impacto, mas o motorista do caminhão e as pessoas que estavam no trem não se feriram.
O acidente aconteceu no começo da tarde desta quarta-feira (2). A VLI, empresa que administra a ferrovia e o trem, informou que o caminhão atravessou a pista no momento em que o trem passava. Em função do acidente, um trecho da ferrovia está parado. Ainda não há detalhes sobre como o acidente aconteceu.

Caminhão e trem bateram na ferrovia Norte-Sul (Foto: Divulgação)
Caminhão e trem bateram na ferrovia Norte-Sul (Foto: Divulgação)

Vários bois morreram na batida (Foto: Divulgação)
Vários bois morreram na batida (Foto: Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Grávida é morta com tiro dentro de carro após abordagem de criminosos em Goiás

Moradora de Iporá, Vanessa foi morta em estrada vicinal de Ivolândia (Foto: Reprodução/Facebook)Uma mulher de 28 anos foi morta após ser baleada dentro do carro onde viajava, em Ivolândia, região central de Goiás. Segundo a Polícia Civil, a representante comercial Vanessa Camargo, grávida de 3 meses, estava acompanhada do marido e do filho do casal, de 2 anos, quando eles foram abordados por dois homens em uma moto. O esposo, que dirigia o veículo, parou e um dos suspeitos assumiu a direção. Ele disse em depoimento que a vítima discutiu com o rapaz e levou um tiro na cabeça. Até o momento, ninguém foi preso.
O crime aconteceu na segunda-feira (31) em uma estrada vicinal da cidade. O marido e a criança não se feriram. De acordo com o delegado Ramon Queiroz, responsável pelo caso, a família mora em Iporá, também na região central, e seguia para Goiânia por motivo de trabalho.
"O marido dela disse ontem [terça-feira, 1º] que eles foram abordados na GO-060, cerca de 15 km depois de Iporá. Depois que um dos homens assumiu a direção, o outro continuou na moto e seguiu o carro. O condutor pegou o caminho inverso, entrou em uma estrada de terra e fugiu com o comparsa na moto depois de cometer o crime", disse o delegado ao G1.
Ainda conforme Queiroz, o marido de Vanessa, que é empresário, afirmou que a esposa discutiu com o criminoso porque queria descer do veículo. Ele disse também que como seu celular estava sem sinal, pegou o filho e foi até a estrada para pedir ajuda. Porém, a mulher não resistiu.
O responsável pelo caso disse que nenhum pertence foi levado. O esposo da vítima afirmou que ficou com medo e parou o veículo após ver a arma do motociclista.
"Não descartamos nenhuma possibilidade. Temos que checar tudo. Estou tentando marcar a reconstituição do crime ainda para esta semana para que o marido possa mostrar como se deram os fatos", afirmou Queiroz.
O corpo de Vanessa foi sepultado na terça-feira, em Iporá.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em meio à crise, secretário de saúde do Rio pede licença do cargo

Pacientes no corredor do Hospital Lourenço Jorge são um dos sinais de precariedade nas unidades de saúde do Rio (Foto: Cremerj/ Divulgação)No meio da crise na saúde pública do Rio, o secretário municipal da pasta, Marco Antônio de Mattos, se licenciou do cargo por 10 dias. A confirmação ocorreu um dia após a notícia, não confirmada pela prefeitura, do fechamento de 11 clínicas da família na Zona Oeste. Segundo a prefeitura, o afastamento se deu para que Mattos possa acompanhar o tratamento médico de um familiar, e já começa oficialmente nesta quarta-feira (2). Durante sua ausência, a subsecretária geral, Ana Beatrz Busch, responderá pela pasta
Nesta terça-feira (1), o fim de contrato entre a secretaria municipal de saúde e a organização social Labas causou impasse e gerou temor entre pacientes e funcionários. O G1 apurou que o acordo sobre investimentos em clínicas da saúde tinha vigor até a última segunda-feira (31). O contrato ainda não foi renovado, o que gerou o temor em funcionários de que algumas clínicas da família serão fechadas. No entanto, a Prefeitura do Rio negou o fechamento das unidades.
O RJTV percorreu três unidades de clínicas e constatou que funcionários e pacientes receberam a informação de que os serviços seriam interrompidos. Segundo os pacientes de clínicas como a Maycon Siqueira, em Curicica, médicos não estavam fazendo o atendimento já na terça (1).
Vereador fala sobre possíveis fechamentos
O vereador Paulo Pinheiro (Psol) afirmou ao G1 que 11 unidades da Zona Oeste teriam as atividades suspensas a qualquer momento. De acordo com ele, a gestão do prefeito Marcelo Crivella não teria fundos suficientes para renovar o contrato que expirou.
“Da mesma maneira que fechou a emergência do [hospital] Pinel, onze clínicas da família em Jacarepaguá estão sendo fechada pela OS Iabas. Por falta de recursos, a prefeitura falou que não tem como estender o contrato e vão fechar as clinicas da família. São 89 equipes que serão demitidas, sendo que cada equipe conta com 8 a 12 pessoas”, disse Paulo Pinheiro.
Ainda de acordo com o vereador, os funcionários dessas unidades seriam demitidos, entre eles estão agentes comunitários, médicos, enfermeiros e técnicos. Pinheiro apontou a queda na receita do município e um mau planejamento da gestão municipal anterior para o possível fechamento das unidades.
“São dois motivos principais que levam a essa situação da saúde. Uma queda de receita, a prefeitura não está conseguindo arrecadar em 2018. Além disso, um legado da saúde mal planejado pela gestão do Eduardo Paes. Juntando as duas coisas chegamos a esta situação”, disse Paulo Pinheiro.
O parlamentar classificou como "bastante delicada" a situação da saúde no Rio em função de medidas adotadas pela prefeitura no ano passado. "A gestão anterior abriu, no ano passado, 35 novas unidades, sem que orçamento previsse a verba para que funcionassem. Só isso já representa um rombo de R$ 500 milhões. Também há R$ 300 milhões já empenhados na compra de materiais para os quais não houve previsão. Só essas duas situações já representam um buraco de R$ 800 milhões de verba não prevista", disse.
Prefeitura nega fechamento de clínicas
A Prefeitura do Rio informou que a informação do vereador Paulo Pinheiro (Psol) de que haverá fechamento de Clínicas da Família é falsa. De acordo com o posicionamento, a "saúde é prioridade do governo Marcelo Crivella. A atual administração está fazendo todo o esforço para desatar o nó do orçamento da cidade".
Além disso, a Prefeitura disse que medidas com o objetivo de aumentar a arrecadação do município estão sendo adotadas, além de cortes de despesas em todas as pastas.
Sem vigilância e sem insumos
A situação no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, é de penúria. A unidade está sem segurança. Isso porque os vigilantes pararam de trabalhar porque não estavam sem receber salário desde o início do ano. A prefeitura não estaria fazendo os repasses a empresa que presta o serviço. O pessoal da cozinha também está sem receber.

Além da vigilância, o Lourenço Jorge também sofre com a falta de insumos básicos, como papel higiênico, papel toalha, álcool e material cirúrgico. Além disso, faltam maqueiros. São os acompanhantes dos pacientes que estão fazendo o trabalho de conduzir as macas pelos corredores da unidade.
Situação semelhante se repete em outros hospitais do município. Uma funcionária da maternidade Alexandre Fleming, em Marechal Hermers, por exemplo, disse que também faltam insumos e vigilantes por lá. "O pessoal tá sendo assaltado na porta da unidade", contou. No Hospital Salgado Filho, no Meier, também há queixas sobre falta de vigilância. E no Souza Aguiar, no Centro, a unidade coronariana pode fechar por falta de médicos, luvas e gazes.
Colapso no sistema de saúde do estado
O presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Nelson Nahon, afirmou que o Rio de Janeiro vive atualmente "um estado de calamidade pública na saúde". Segundo ele, se não houver investimentos financeiros em caráter de urgência, todo o sistema de saúde poderá entrar em colapso.
Nahon destacou que os profissionais da saúde estão trabalhando sob intensos níveis de estresse por causa da precariedade das unidades médicas. Enfatizou, porém, que os pacientes são os mais prejudicados pela crise na área da saúde.
"A população está totalmente desassistida nesse momento no Rio de Janeiro correndo um risco sério de sequelas graves em sua saúde e até de morte por falta de atenção", afirmou o presidente do Cremerj.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Neymar deve fazer exames na quinta em Paris e ser apresentado na sexta

Neymar deve fazer exames médicos em Paris nesta quinta-feira (Foto: AFP)

O Paris Saint-Germain acerta os últimos detalhes para anunciar a contratação de Neymar. O GloboEsporte.com apurou que o planejamento do clube é ter o atacante nesta quinta-feira em Paris para realizar exames médicos e promover uma coletiva de imprensa na sexta-feira para apresentá-lo como o grande reforço da equipe. A festa com os torcedores deve acontecer no próximo sábado, quando o time estreia no Campeonato Francês contra o Amiens, no Parc des Princes. O SporTV transmite a partida ao vivo a partir de 12h (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real.

O planejamento do PSG para a chegada de Neymar está definido, porém o clube precisa efetuar o pagamento da cláusula de rescisão: € 222 milhões. Apesar de não ter anunciado oficialmente os próximos passos com o atacante brasileiro, o clube espera fechar todos os detalhes nas próximas horas para apresentá-lo ao mundo nesta setxa-feira como grande reforço.

Neymar foi ao treino do Barcelona anunciar saída do PSG (Foto: Efe)
Neymar foi ao treino do Barcelona anunciar saída do PSG (Foto: Efe)

Mais cedo, a novela Neymar ganhou um importante e decisivo capítulo. O craque foi ao centro de treinamento do Barcelona, como estava previsto pelo clube após ele voltar da China - onde teve compromissos com patrocinadores -, mas ficou lá por pouco mais de meia hora apenas e foi embora no momento em que o treino comandado pelo técnico Ernesto Valverde começava. O GloboEsporte.com apurou com fontes próximas à situação que o atacante se despediu dos companheiros no vestiário, dizendo que irá mesmo para o PSG.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Justiça determina bloqueio de até R$ 200 mil do ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto e de outros 5 réus

Atualmente, prédio da Secretaria de Educação abriga um CMEI (Foto: Reprodução/RPC)A Justiça determinou o bloqueio de bens de até R$ 200 mil de Homero Barbosa Neto, ex-prefeito de Londrina, no norte do Paraná, e de outros cinco réus em uma ação por improbidade administrativa. O processo apura possíveis irregularidades na cessão de uma escola municipal para a escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), em 2010.
A decisão do juiz Marcos José Vieira, de terça-feira (1º), considerou que o convênio firmado entre a Prefeitura de Londrina com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e o Sesi – que cedeu para uso da instituição o imóvel que abrigava o Centro Municipal de Formação Profissional Darcy Ribeiro – não seguiu as devidas formalidades legais.
Atualmente, o prédio da escola abriga um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
“O convênio n. 179/2010 foi firmado sem prévia licitação (ou mesmo procedimento de sua dispensa) ou autorização legislativa. Também não se editou o ato de permissão de uso, precedido de demonstração do interesse público que lhe daria respaldo”, relata o magistrado.
Além disso, o juiz considerou como elemento de possível ilegalidade o fato de que o convênio foi firmado em 1º de outubro de 2010, cinco dias antes da emissão da orientação da Procuradoria do município sobre as formalidades a serem seguidas no convênio.
Os outros réus na ação são a ex-secretária de Educação de Londrina, Karin Sabec Viana, a Fiep, o Sesi e os representantes legais das duas instituições que assinaram o convênio, Rodrigo Costa da Rocha Loures e José Antonio Fares.
Os valores que serão bloqueados devem ser usados para pagar possíveis multas no fim do processo, em caso de condenação.
Em nota, a Fiep informou que não houve desvio de finalidade no convênio e que as exigências de gratuidade foram cumpridas, assom como melhorias no local.
“A instituição informa que quem responde legalmente pelo processo é o então presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que era também o diretor regional do Sesi na época. A Fiep informa que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o assunto”, diz a nota.

O G1 tenta contato com os outros réus. Nenhum deles tem advogado constituído no processo eletrônico na Justiça do Paraná.
A denúncia
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), foram gastos mais de R$ 2 milhões para a reforma da escola municipal, com dinheiro proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).
Os promotores afirmam que houve desvio de finalidade com o convênio entre a prefeitura e a Fiep e Sesi.
“É fato incontroverso que o poder público municipal utilizou de verba do FUNDEB para reformar a escola Benjamin Constant (posteriormente Darcy Ribeiro), cuja finalidade inicial era adequar o espaço para instalar a Secretaria Municipal de Educação e abrigar os professores da rede municipal de ensino”, expõe a denúncia.
Os promotores haviam pedido o bloqueio de bens dos réus em mais de R$ 6,1 milhões, valor atualizado dos supostos danos ao erário municipal.
No entanto, o juiz Marcos José Vieira informou, na decisão de terça-feira, que, em primeira análise, não encontrou elementos concretos de ato de improbidade no uso do dinheiro do Fundeb para a reforma da escola.
“A eventual ilegalidade, pois, não residiu no emprego da das verba verbas do FUNDEB, as quais, repita-se, destinaram-se à reforma e ampliação de uma escola municipal que era e continua sendo de propriedade do Município; o possível ilícito, se existente, radicou-se na posterior cessão alegadamente ilegal do uso desse prédio a terceiros”, afirma Vieira no despacho.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação desarticula quadrilha que desviou mais de R$ 80 milhões do Fisco no Piauí

Operação Fantasma desarticula quadrilha que desviou R$ 81 milhões do Fisco (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí)O Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Grincot) deflagrou na manhã desta quarta-feira (2) a Operação Fantasma para combater um esquema criminoso de emissão de notas frias, que desviou mais de R$ 80 milhões do Fisco no Piauí. Ao todo, 50 mandados judiciais são cumpridos em Teresina e Campo Maior, além de outro estado não divulgado pela polícia.
"Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão temporária, três de prisão preventiva, 15 sequestros e remoção de bens, além de 23 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juiz da 10ª Vara Criminal de Teresina. A suspeita é que essa organização criminosa esteja envolvida em fraude de impostos devidos ao estado", declarou o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista.
Conforme o Ministério Público, os alvos da operação seriam responsáveis pela gestão de várias empresas fantasmas, criadas para emitirem notas fiscais falsas. Desse modo, as dívidas tributárias não recaíssem sobre os reais compradores, mas sobre empresas destinatárias fictícias, cujos 'proprietários' não possuíam quaisquer recursos.
"O grupo foi formado na intenção de fraudar a arrecadação de imposto, por meio de notas fiscais frias. Entre as empresas usadas na fraude, constam três dentre as dez maiores devedoras do Fisco estadual. Já conseguimos identificar 61 CNPJs [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] utilizados pela quadrilha", revelou o promotor de justiça Plínio Fontes.

Para delegado, grupo criminoso agia em três estados (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí)
Para delegado, grupo criminoso agia em três estados (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí)

Segundo os auditores fiscais da Secretaria de Fazenda do Piauí, o grupo criminoso vem atuando em crimes na área tributária, sonegação fiscal e estoques paralelos. Um levantamento feito pelo órgão comprovou que além do valor desviado do Fisco, de R$ 81 milhões, a quadrilha gerou uma dívida ativa de R$ 170 milhões ao erário.
"A quadrilha agia em três estados onde foram criadas empresas fantasmas, das quais nada contribuíram para recolhimento ao erário público. Ao contrário disso, elas sonegaram e falsificavam notas fiscais, trazendo prejuízos ao estado. Diante das provas, acreditamos que mais pessoas possam estar envolvidas no esquema e não descartamos novas operações", comentou o delegado Francisco José, titular Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc).
Grupo usava 'laranjas'
A maioria dos mandados de prisão foram cumpridos em Campo Maior, dois em Teresina e um em outro estado ainda não divulgado. Os presos estão sendo encaminhados para Teresina, onde ficarão em delegacias à disposição da Justiça. Entre eles estão dois irmãos, que contatavam empresários interessados nas fraudes ou utilizavam empresas 'fantasmas' para usar em suas empresas reais.
Eles também utilizavam 'laranjas', geralmente pessoas simples que precisavam de dinheiro, e contavam com um rol de empregados 'fixos'. Estes intermediários conseguiam documentos de populares, mediante pagamento R$ 500 e R$ 1 mil, os quais seriam utilizados na abertura de empresas 'fantasmas'.
"O suposto líder do grupo usava diversos veículos de luxo que não estavam em seu nome, mas em nome de tia e cunhada. Contra os alvos já tramitam seis processos criminais e três inquéritos, referentes a crimes praticados com modus operandi semelhante", acrescentou o promotor Plínio Fontes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Comboio da Otan é alvo de atentado no Afeganistão

Helicóptero americano sobrevoa área onde comboio da Otan foi atingido por ataque em Kandahar, no Afeganistão, nesta segunda-feira (2)  (Foto: Javed Tanveer / AFP )Um ataque contra um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão deixou dois soldados mortos e vários feridos, na província de Kandahar, no sul do país, nesta quarta-feira (2).
"Por volta do meio-dia (4h30 de Brasília), um carro-bomba atacou um comboio de forças estrangeira na zona de Daman, em Kandahar", afirmou o porta-voz da polícia provincial, Zia Durrani.
O Pentágono confimou a morte de dois soldados, mas não especificou quantos ficaram feridos.
"Vi um veículo das forças estrangeiras em chamas após o ataque", afirmou o comerciante Mohamed Azim.
"Pouco depois, helicópteros pousaram na região. tiraram três corpos do veículo e os levaram. Havia três veículos blindados no comboio", disse.
Os talibãs, responsáveis por vários ataques na província de Kandahar, reivindicaram o atentado.
A Otan concluiu sua missão de combate no Afeganistão no fim de 2014, após uma década de intervenção no país Desde então, o exército e a polícia locais tentam combate a insurreição talibã, ao mesmo tempo que enfrentam a ameaça crescente do grupo extremista Estado Islâmico (EI).
Aumento das tropas
Os atentados aconteceram no momento em que o presidente americano, Donald Trump, estuda o envio de mais tropas ao Afeganistão, quase 16 anos após o lançamento da invasão americana para derrubar o regime talibã na esteira do 11 de Setembro.
O contingente dos Estados Unidos chega a 8.400 soldados no Afeganistão, uma presença muito inferior aos 100.000 militares americanos que estavam no país há seis anos. Seu trabalho consiste, sobretudo, em formar e assessorar as forças locais.
Os aliados dos Estados Unidos na Otan mantêm 5.000 soldados no Afeganistão.
O comando americano no Afeganistão solicitou milhares de tropas adicionais para enfrentar a dupla ofensiva dos talibãs e do EI. O secretário americano da Defesa, Jim Mattis, deve apresentar em breve a estratégia de Washington para o país centro-asiático.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Torcidas organizadas assinam termo de responsabilidade para entrada de instrumentos em estádios de SP


Em uma reunião com o Ministério Público (MP), Poder Judiciário, Federação Paulista de Futebol, na noite desta terça-feira (1), 17 torcidas organizadas do Estado de São Paulo assinaram um termo de responsabilidade de prevenção da violência nos estádios e que estabelece flexibilidade nas medidas restritivas. As decisões passam a ser válidas nesta quarta-feira (2).
O promotor de Justiça Paulo Sério Castilho apresentou permissões e restrições às torcidas. Desta forma, fica permitida a entrada de instrumentos musicais nos estádios e mantida a decisão de torcida única em clássicos paulistas que acontecem em jogos entre Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians.
As torcidas que assinaram o termo são: Independente, Dragões da Real, Falange Tricolor, do São Paulo; Mancha Alvi Verde, TUP, Savoia, Pork’s, Rasta Alvi Verde, do Palmeiras; Torcida Jovem, Força Jovem, do Santos; Jovem Guarani, Guerreiros da Tribo, Furia Independente, do Guarani; Ju-Jovem, do Juventus; Uniformizada Serponte, da Ponte Preta; Almanac, do Nacional; e a Fiel Força Tricolor, do Botafogo de Ribeirão Preto.
As torcidas organizadas do Corinthians, Gaviões da Fiel, Coringão Chopp, Camisa Doze e Pavilhão Nove, devem obter autorização do Poder Judiciário do Estado do rio de Janeiro para assinar o termo de compromisso. O órgão expediu decisões restritivas às instituições.
Para que as permissões sejam cumpridas, um representante de cada torcida deverá participar de reuniões preparatórias dos jogos na sede da organização da PM. Além disso, a venda dos ingressos do setor das torcidas organizadas acontecerá por meio eletrônico, com os dados do comprador.
As torcidas se comprometeram a:
Não praticar atos de violência;
Respeitar ao Poder Público e à Polícia Militar;
Não acender qualquer tipo de engenho pirotécnico;
Fornecer o cadastro atualizado dos seus associados e manter cadastro junto à Federação Paulista de Futebol;
Solicitar o acesso de materiais/instrumentos musicais, identificando os responsáveis e o representante que fará contato com o policiamento no dia da partida (com ofício ao comando da PM responsável pelo policiamento, a quem ficará o critério de autorização para entrada de tais materiais);
Cumprir o horário agendado para a escolta policial;
No dia do jogo, um representante da torcida deverá fazer contato com o comandante do policiamento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem abre fogo contra Consulado da China em Los Angeles e se mata em seguida

Policiais retiram corpo de homem que atirou contra prédio do consulado chinês e se matou em seguida (Foto: Mark RALSTON / AFP)
Um homem abriu fogo contra o Consulado de China em Los Angeles e se matou na sequência, dentro de um carro, afirmou a polícia local.
De acordo com a Reuters, o incidente ocorreu na manhã de terça-feira (1º), mas só foi divulgado horas depois.
Segundo o oficial Michael Lopez, do Departamento de Polícia de Los Angeles, o homem foi encontrado dentro de seu carro, morto com um tiro.
Em um comunicado, a representação chinesa afirmou estar extremamente preocupada com o incidente, e pediu que os Estados Unidos adotem todas as medidas necessárias para proteger a segurança do edifício e dos diplomatas que trabalham lá.
A China também solicitou que as autoridades americanas investiguem o fato profundamente.
O autor do ataque não foi imediatamente identificado. De acordo com a agência estatal chinesa Xinhua, o atirador tinha cerca de 60 anos e parecia ser de origem asiática.
Ainda segundo informações da imprensa chinesa, o segurança do consulado disse que pelo menos 17 disparos foram feitos contra o prédio, deixando buracos de bala nas janelas e na fachada do edifício.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bispo evangélico é preso em Paulínia suspeito de estupro de vulnerável

Bispo Reinaldo Silvério, preso preventivamente em Paulínia (SP) por estupro de vulnerável (Foto: Reprodução/Facebook)O bispo evangélico Reinaldo Silvério foi preso preventivamente nesta terça-feira (1º) em Paulínia (SP) suspeito de estupro de vulnerável. Um inquérito foi instaurado em março deste ano após denúncia da mãe de uma vítima à Polícia Civil. O religioso nega a acusação.
De acordo com a polícia, Silvério costumava ficar amigo das famílias para ganhar a confiança das vítimas. Ele é bispo da Igreja Boas Novas de Cristo e teria se relacionado com um garoto, na época menor de idade, e com uma menina de 12 anos.
A polícia acredita que o bispo possa ter feito mais vítimas. Saya Barreiro, advogada de Silvério, informa que o cliente alega inocência e que irá analisar o processo para depois detalhar a estratégia de defesa. O bispo será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba (SP).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Inundações no centro e no nordeste da Tailândia deixam 23 mortos

Pelo menos 23 pessoas morreram durante as graves inundações que atingem 44 províncias do centro e do nordeste da Tailândia e já afetaram cerca de 1,2 milhão de pessoas, informaram nesta quarta-feira (2) as autoridades do país asiático.
Apesar de o nível da água ter começado a baixar na maior parte da região, várias províncias ainda estão em situação crítica, segundo a última atualização do Departamento para a Prevenção e Gestão de Desastres.
As inundações são consequência dos fortes temporais que castigaram a região no mês passado.
O governo tailandês aprovou nesta semana um fundo de emergência de 35 milhões de bahts (US$ 1 milhão) para enfrentar os danos produzidos pela catástrofe.
No final de 2011, as fortes chuvas e a falta de coordenação entre as autoridades locais levaram à pior inundação registrada em mais de 50 anos no país. Mais de 500 pessoas morreram e a economia da Tailândia acabou sendo gravemente afetada devido às detenções bruscas registradas em vários parques industriais e ao fechamento temporário de um dos aeroportos da capital Bangcoc.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Soprar bolo de aniversário aumenta bactérias em 1.400%

Um estudo da Universidade de Clemson, da Carolina do Sul (EUA), mostra que uma simples soprada pode aumentar em até 1.400% a quantidade de bactérias na superfície do bolo.

Paul Dawson, autor do estudo, disse ao jornal ‘The Atlantic’ que o resultado da análise bacteriana não precisa ser uma preocupação para a saúde.

A pesquisa analisou o número de bactérias nos bolos que tiveram e que não tiveram velas sopradas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Professora do RN é finalista no Prêmio Educador Nota 10

A lista dos 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, revelada neste sábado (29), conta com um projeto do Rio Grande do Norte. A professora Patrícia Barreto da Silva, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em Nova Cruz, está na disputa pelo título da 20ª edição. No total, mais de 5 mil trabalhos foram inscritos em 2017, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Cada um dos projetos passou pelo olhar criterioso de pelo menos dois dos 23 selecionadores, que analisaram os conteúdos ao longo de um mês e meio. No último sábado, os selecionadores fizeram breves defesas dos projetos eleitos para seus colegas e convidados na Fundação Victor Civita.

O processo, capitaneado por Luciana Hubner, coordenadora pedagógica e formadora da área de Ciências, conta com especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, e formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Além da leitura dos trabalhos, são realizadas entrevistas com os educadores e solicitado material para a comprovação dos avanços de aprendizagem dos alunos em suas escolas.  

Entre os selecionados nesta fase, sete são de Língua Portuguesa, seis de História, quatro de Geografia, três de Matemática, três de Artes, três de Ciências, três de Educação Física, dois de Língua Estrangeira, um de Física e um de Química. Completam a lista sete para Educação Infantil, seis para gestores/diretores e quatro para Alfabetização. A região do país melhor representada entre os finalistas é a Sudeste com 24 projetos (22 de São Paulo, um de Minas Gerais e um do Espírito Santo). A novidade do Prêmio Educador Nota 10 este ano é a inclusão da etapa Ensino Médio, que recebeu 587 inscrições, e colocou 10 educadores entre o top 50.  

Reconhecimento e premiação

À parte de toda a atenção da mídia e de sua valorização como profissional que contribuiu para o aprendizado dos alunos, cada um dos finalistas recebe uma assinatura anual do site que dá acesso às revistas digitais de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR, além de outros conteúdos e um diploma de participação.

Os 50 indicados aguardam com ansiedade a seleção do top 10, que acontece no próximo dia 7 de agosto. Cada um dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para vir à cerimônia de premiação, na Sala São Paulo, em outubro. Na ocasião, será conhecido o Educador do Ano, escolhido pela Banca de Jurados. Este professor ou gestor receberá outro vale-presente também no valor de R$ 15 mil.

Uma novidade da 20ª edição é a entrega de um vale-presente no valor de R$ 1 mil para a escola dos 10 vencedores e para a escola do Educador do Ano, mais um no valor de R$ 5 mil. A organização do Prêmio quer que cada escola, onde o projeto foi realizado, possa celebrar a conquista do seu professor ou gestor com a comunidade escolar.

Sobre o Prêmio Educador Nota 10

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2015, a iniciativa, uma realização da Fundação Victor Civita, é apresentada pela Abril e Globo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.  Este ano, o Prêmio conta com o apoio de Nova Escola e o patrocínio de Fundação Lemann, Somos Educação e Faber-Castell. Em 2017, o Prêmio recebeu 5.006 inscrições, número 20% maior que o do ano anterior. Ao longo das 19 edições realizadas foram premiados 211 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Fábio Faria pede apoio a ministro para expansão de internet no RN

O Rio Grande do Norte deu mais um passo para implementar o projeto que vai deixar os potiguares ainda mais e melhor conectados. O Infovia Potiguar levará internet banda larga de alta velocidade a universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos, escolas, hospitais, delegacias, bibliotecas e praças, inclusive no interior do Estado.

O deputado federal Fábio Faria e o governador Robinson Faria entregaram o projeto no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e reforçaram a necessidade da rápida liberação do investimento.

“A cada dia o mundo está mais conectado, tecnológico, rápido, e o Rio Grande do Norte não pode ficar de fora, precisa de uma estrutura que facilite o acesso à informação, proporcionando a inclusão digital e desenvolvimento”, afirma o deputado. O ministro Gilberto Kassab se comprometeu a liberar R$ 15 milhões para viabilizar o projeto no Estado, que será implementado em etapas.

O secretário extraordinário de Gestão de Projetos do RN, Vagner Araújo, explica que a internet também será disponibilizada para a iniciativa privada, o que atrairá investimentos. “Uma infraestrutura de rede de fibra ótica de alta capacidade, que hoje só existe em grandes cidades, chegará ao interior e com certeza será um forte fator de atração de empresas e geração de empregos”, explica.

O ministro da Ciência e Tecnologia vai marcar uma data pra ir ao Rio Grande do Norte assinar o convênio entre Estado, Ministério, Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Natal, Região Metropolitana e todos os outros municípios já atendidos pela estrutura da Chesf serão os primeiros beneficiados.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››