quinta-feira, abril 02, 2020

Secretaria de Saúde confirma terceira morte de paciente com coronavírus no RN

Foto ilustrativa mostra adesivo com resultado positivo para o novo coronavírus  — Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo
O Rio Grande do Norte registrou na noite desta quinta (2) a terceira morte de paciente com coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A vítima é um técnico de enfermagem, de 48 anos.

De acordo com a Sesap, o paciente deu entrada em um hospital privado com pneumonia viral. Ele ficou internado e teve a confirmação de que era Covid-19 no dia 28. Na noite desta quinta ele morreu.

Até o último boletim da Sesap, divulgado na tarde desta quinta (2), o Rio Grande do Norte tinha 106 casos confirmados e 2.153 suspeitos da Covid-19.

Outras mortes no RN
A primeira morte de paciente com coronavírus no Rio Grande do Norte aconteceu no dia 29 de março. O professor Luiz Di Souza, de 61 anos, era diabético. Ele morreu após passar sete dias internado.

Na noite da última terça-feira (31) foi registrada a segunda morte. O gastrólogo Matheus Aciole, de 23 anos, morreu após 4 dias de internação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Lacen vai fazer testes apenas em casos suspeitos dos grupos de risco e profissionais da saúde no RN

MT tem o 1º caso de coronavírus confirmado pela Secretaria de ...O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen) divulgou nesta quinta-feira- (2) uma nota técnica definindo os novos critérios para realização de testes de casos suspeitos do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Os exames realizados no laboratório são recebidos dos serviços de saúde do estado.

O Lacen vai passar a aceitar apenas casos suspeitos de pacientes que pertençam aos grupos de risco, ou seja, tenham mais de 60 anos ou sejam pacientes com comorbidade. Além disso, exames de profissionais de saúde com sintomas também serão analisados. Todos esses casos serão recebidos caso haja o exame até o sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.

O motivo para a restrição é racionalização dos kits de coleta, "uma vez que há desabastecimento dos insumos necessários para a realização dos testes em âmbito nacional", informou o Lacen.

As amostras fora desses critérios serão rejeitadas pelo laboratório. “É imprescindível no contexto mundial de desabastecimento e dificuldade de fornecimento dos insumos necessários ao diagnóstico laboratorial do Covid-19 que haja racionalização no uso dos materiais", disse o diretor administrativo do Lacen, Derley Galvão.

Além disso, serão também coletadas e recebidas as amostras de todos os pacientes internados que atendam a definição de caso para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Os pacientes como comorbidade são os com diabetes mellitus, hipertensão arterial, cardiopatia, doença pulmonar crônica, neoplasias malignas e gestação de risco.

"A solicitação dos exames de acordo com os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde contribuirá para que não faltem materiais e exames para os casos graves e populações de risco”, reforçou Derley Galvão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casos confirmados de coronavírus no RN sobem para 106

Rio de Janeiro tem segundo caso confirmado do novo coronavírus ...Com 14 novos casos confirmados nesta quinta-feira (2) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte passou a ter 106 pessoas com o novo coronavírus - Covid-19. De acordo com o boletim da Sesap, o estado tem outros 2.153 casos suspeitos e 455 já foram descartados para a doença.

Os municípios com casos confirmados são Natal (56), Mossoró (21), Parnamirim (13), Ceará-Mirim (2), Assú (1), Apodi (1), Caicó (1), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (1), São José de Mipibu (1) e Tibau (1), totalizando 103.

Os outros três casos são de pessoas residentes de cidades de fora do RN que realizaram o teste em território potiguar.

O estado já registrou duas mortes por Covid-19: um professor de química, de 61 anos, e um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal. Até a quarta-feira (1), 92 pessoas tinham testado positivo para a doença.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com fiéis em isolamento social, imagem da padroeira de Natal vai percorrer ruas da cidade em carro aberto

A imagem da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, vai percorrer as principais ruas da capital em um carro aberto nesta sexta-feira (3). De acordo com a Arquidiocese de Natal, a imagem passará por todas as zonas da cidade: Leste, Oeste, Norte e Sul. O início da peregrinação será às 14h saindo da Catedral Metropolitana.

Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal — Foto: Canindé Soares
Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal — Foto: Canindé Soares

A arquidiocese explicou que essa peregrinação é especial por conta do atual cenário em função do novo coronavírus. “Nossa Senhora da Apresentação, nossa Mãe, sai ao encontro dos filhos para consolá-los, para fazer com que não se sintam sozinhos ou abandonados”, falou o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

O arcebispo reforçou a necessidade dos fiéis se manterem em isolamento social, dentro de casa, para evitar o contágio e a propagação do vírus. Por isso, o tema dessa peregrinação será "Todos em casa e Maria na casa de todos". "O tema também favorece a conscientização das pessoas acerca da necessidade do isolamento social”, falou Dom Jaime.

Anualmente a imagem de Nossa Senhora Apresentação visita instituições e lares de fiéis entre os meses de setembro e outubro, em preparação para a festa da padroeira, que acontece em novembro.

O percurso poderá sem acompanhado pelas redes sociais da Paróquia da Catedral de Natal.


Fonte: G1
Leia Mais ››

Acordo firmado na Justiça do Trabalho destinará R$ 13 milhões para o combate ao novo coronavírus no RN

Um acordo firmado na Justiça do Trabalho sobre uma ação civil pública movida contra a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) resultou na destinação de R$ 13 milhões para a prevenção e o combate ao novo coronavírus no estado potiguar.

Sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte em Natal — Foto: Divulgação/TRT
Sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte em Natal — Foto: Divulgação/TRT

O acordo judicial entre a Cosern e o Ministério Público do Trabalho, autor da ação, foi homologado nesta quarta-feira (1º) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

Segundo o TRT, os recursos provenientes da conciliação serão direcionados às secretarias de Saúde do Estado, dos Municípios de Natal e de Parnamirim, à UFRN e à Liga Contra o Câncer.

De acordo com o juiz Michael Knabben, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Natal, o dinheiro será utilizado para a aquisição de equipamentos, medicamentos e insumos essenciais à prevenção e ao tratamento das pessoas infectadas.

A intenção é viabilizar também novos leitos de UTIs e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde. “No caso de Natal, também conseguiremos colaborar com a reforma do Parque da Costeira”, ressaltou o magistrado.

O imóvel onde funcionava o hotel Parque da Costeira está penhorado pela Justiça do Trabalho e foi disponibilizado pelo TRT, no mês de março, ao Município de Natal, para ser transformado em hospital de campanha. A estrutura de 320 leitos vai ampliar o atendimento especializado a pacientes que diagnosticados com a Covid-19 na capital

fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia investiga empresário com coronavírus que fez festa para 15 pessoas no RN

Blog do Montoril
A Delegacia de Polícia Civil de Carnaubais, no interior do Rio Grande do Norte, divulgou nesta quinta-feira (2) que irá abrir um inquérito policial contra o empresário Francisco Chagas Neto, de 28 anos, para apurar um possível crime relacionado à disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

No último sábado (28), o empresário potiguar promoveu uma festa para cerca de 15 pessoas enquanto aguardava o resultado do teste para a doença. A confirmação do diagnóstico veio no dia seguinte, no domingo (29). Até a tarde desta quinta-feira (2), este é o único caso confirmado da Covid-19 na cidade de Carnaubais, segundo as autoridades sanitárias locais.

De acordo com a Polícia Civil, Chagas Neto será investigado por três crimes: "praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio; causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos e o crime de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". A informação foi divulgada pela corporação por meio de nota.

Medidas restritivas
Por causa do coronavírus, a governadora Fátima Bezerra restringiu atividades coletivas como festas, carreatas e outras manifestações que possam gerar aglomerações para impedir a propagação da doença no RN. A primeira prisão por descumprimento ao decreto estadual 29.541 aconteceu no domingo (29), quando 23 pessoas foram detidas em uma festa.

O estado já registrou duas mortes por Covid-19: um professor de química, de 61 anos e um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Detran disponibiliza versão digital do documento do veículo no RN

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começou a disponibilizar nesta quinta-feira (2) a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) no Rio Grande do Norte. De acordo com o órgão, a versão digital tem a mesma validade jurídica e todas as informações do documento impresso.

Carteira Digital de Trânsito deve ser instalada no celular para cadastro do CRLV digital — Foto: André Resende/G1
Carteira Digital de Trânsito deve ser instalada no celular para cadastro do CRLV digital — Foto: André Resende/G1

Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento anual do veículo, IPVA, DPVAT e Taxa dos Bombeiros. Depois, tudo é on-line, sem a necessidade de comparecer à sede do Detran. É preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular e depois realizar o cadastramento do veículo no próprio aplicativo.

Depois disso, o documento do veículo, assim como acontece com a Carteira Nacional de Habilitação, poderá ser acessado pelo celular mesmo sem internet. No caso da CNH Digital, essa opção está disponível apenas para quem tem a carteira com QR Code.

A versão digital do documento pode ser compartilhada com até outras quatro pessoas que utilizam o mesmo veículo. No momento que quiser, o proprietário pode retirar o acesso delas ao documento.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos ou por impressão digital, A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação em uma fiscalização de trânsito.

Passo a passo
Download gratuito do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
Fazer o cadastramento no aplicativo. O usuário cria login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br, podendo ser utilizado em diversos outros serviços público;
No aplicativo, clicar em “veículo' "e “adicionar documento”, que pode ser tanto a CNH ou CRLV digitais;
Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT);
Depois da validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CRLV Digital no dispositivo móvel.
O usuário vai criar uma senha de quatro dígitos, que é uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado

fonte: G1
Leia Mais ››

Inmet emite alerta de chuva com 'perigo potencial' em todos os municípios do RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, com perigo potencial, em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O aviso é válido das 11h11 desta quinta-feira (2) até as 11h da sexta (3).

Céu de Natal amanheceu nublado nesta quinta-feira — Foto: Augusto César Gomes
Céu de Natal amanheceu nublado nesta quinta-feira — Foto: Augusto César Gomes

De acordo com o Instituto, as chuvas terão entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. O aviso se estende também a cidades de Pernambuco, Ceará, Piauí, e Paraíba.

O Instituto diz que há baixos risco de alagamentos e possibilidade de pequenos deslizamentos, em localidades com áreas de risco. O Inmet orienta evitar enfrentamento ao mau tempo, observar alterações nas encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: RN abre 888 vagas temporárias para profissionais de saúde


Hospital abre vaga para Analista de Comunicação - RecrutalentosO Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta quinta-feira (2) que vai contratar 888 profissionais de saúde, em caráter temporário, para reforçar o sistema do estado durante o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Deverão ser convocados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros. O prazo do contrato é de seis meses.

De acordo com o governo, a medida vai melhorar a assistência hospitalar e o processo de abertura de leitos de UCI e UTI planejados para atender pacientes com a Covid-19. Os salários oferecidos vão de R$ 1.463 a R$ 5.714, já incluído o adicional de insalubridade. Veja o edital de recrutamento aqui.

As inscrições estão abertas até às 23:59h da próxima segunda-feira (6). O candidato deverá acessar o site disponibilizado pela Secretaria de Saúde (aqui) para ler as instruções e preencher o “Formulário de Inscrição”. A inscrição é gratuita.

Ao todo, R$ 19 milhões serão usados para garantir as contratações, de acordo com o Executivo. O sistema de recrutamento utilizado foi desenvolvido especificamente para o edital pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A seleção dos profissionais será feita por meio de processo seletivo simplificado, em etapa única, através de avaliação curricular. Ainda de acordo com o governo, será dada prioridade aos candidatos aprovados e que se encontram em quadro de reserva do último concurso público para a Saúde, de 2018.

Caso as vagas não sejam preenchidas por quem estiver no cadastro de reserva do concurso, os profissionais serão selecionados de acordo com o tempo de experiência do candidato na função para a qual se inscreveu.

Nesta quarta-feira (1º), o Estado convocou mais 119 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, aprovados no concurso público, para atuar nos hospitais regionais Tarcísio Maia, em Mossoró, e Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, o Plano de Contingência tem sido atualizado em função das expectativas de crescimento da epidemia e das tratativas de ampliação da oferta de leitos.

“Na região de Mossoró, por exemplo, incorporamos a oferta de leitos por unidades filantrópicas e contratação de leitos privados. E já com previsão de ativação de leitos no Tarcísio Maia e no Hospital Rafael Fernandes. Em Natal, além do Hospital de Campanha no Arena das Dunas, teremos a ativação de leitos no Hospital da Polícia Militar e no João Machado que deverá disponibilizar 48 leitos de enfermaria e 20 UTI's”, explicou.

Maia lembrou ainda que dos aprovados no último concurso da Sesap, convocados recentemente, cerca de 476 trabalhadores já se apresentaram e estão sendo lotados para suas atividades.

Os candidatos podem tirar dúvidas pelo e-mail recrutamentosesapcovid@gmail.com.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois pedreiros morrem após muro desabar sobre eles no RN

Coelho Fatos e Notícias: Dois trabalhadores morrem após muro ...Dois homens morreram enquanto trabalhavam em uma obra, na manhã desta quinta-feira (2) em Parelhas, cidade do Seridó do Rio Grande do Norte. Os pedreiros Jose Jean Carlos da Silva Santos, de 31 anos, e Lucas Azevedo Nascimento, de 21 anos, estavam construindo um prédio na cidade.

A dupla foi atingida por um muro de um edifício vizinho, que desabou no momento em que os dois trabalhavam. José Jean morreu na hora. Lucas Azevedo chegou a ser socorrido no hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Fonte: g1
Leia Mais ››

Coronavírus: Decreto autoriza PM a inspecionar veículos que entrarem no território do RN

O novo decreto publicado nesta quinta-feira (2) pelo Governo do Rio Grande do Norte, ampliando as medidas de isolamento contra o novo coronavírus no estado, autorizou a Polícia Militar a inspecionar qualquer veículo que entrar no território potiguar, para verificar se existe pessoa com sintoma da Covid-19.

PMs poderão inspecionar veículos que entrarem no RN para detectar pessoas com suspeita de coronavírus — Foto: PM/Divulgação
PMs poderão inspecionar veículos que entrarem no RN para detectar pessoas com suspeita de coronavírus — Foto: PM/Divulgação

De acordo com o texto, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) está autorizado a inspecionar todo e qualquer veículo de transporte rodoviário de passageiros, público ou privado, regular ou alternativo, quando estiver entrando no território potiguar por rodovias estaduais.

O novo decreto publicado nesta quinta-feira (2) pelo Governo do Rio Grande do Norte, ampliando as medidas de isolamento contra o novo coronavírus no estado, autorizou a Polícia Militar a inspecionar qualquer veículo que entrar no território potiguar, para verificar se existe pessoa com sintoma da Covid-19.

De acordo com o texto, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) está autorizado a inspecionar todo e qualquer veículo de transporte rodoviário de passageiros, público ou privado, regular ou alternativo, quando estiver entrando no território potiguar por rodovias estaduais.

fonte: G1
Leia Mais ››

Aulas suspensas e estabelecimentos fechados: RN prorroga isolamento para conter coronavírus até 23 de abril

Em novo decreto publicado nesta quinta-feira (2), o Governo do Rio Grande do Norte prorrogou até o dia 23 de abril a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino, além do funcionamento de estabelecimentos e de espaços públicos. As medidas de isolamento social têm objetivo de reduzir a contaminação da doença provocada pelo novo coronavírus - a Covid-19.

Decreto foi publicado no Diário Oficial do RN — Foto: G1 RN
Decreto foi publicado no Diário Oficial do RN — Foto: G1 RN

A desobediência às normas poderá gerar multa diária de até R$ 50 mil, conforme o decreto. Além disso, as polícias estão autorizadas a prender qualquer pessoa flagrada em desacordo ao determinado. O governo ainda recomendou que a circulação de pessoas se limite às necessidades de alimentação, cuidados de saúde e exercício das atividades essenciais, que também foram definidas no texto.

O documento assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Em novo decreto publicado nesta quinta-feira (2), o Governo do Rio Grande do Norte prorrogou até o dia 23 de abril a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino, além do funcionamento de estabelecimentos e de espaços públicos. As medidas de isolamento social têm objetivo de reduzir a contaminação da doença provocada pelo novo coronavírus - a Covid-19.

A desobediência às normas poderá gerar multa diária de até R$ 50 mil, conforme o decreto. Além disso, as polícias estão autorizadas a prender qualquer pessoa flagrada em desacordo ao determinado. O governo ainda recomendou que a circulação de pessoas se limite às necessidades de alimentação, cuidados de saúde e exercício das atividades essenciais, que também foram definidas no texto.

O documento assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN vai receber 7.729 kits de teste rápido para coronavírus, diz Ministério da Saúde

O Rio Grande do Norte vai receber 7.729 testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19). Os kits fazem parte do primeiro lote com 500 mil testes, que serão distribuídos em todo o Brasil a partir desta quinta-feira (2).

Carga de testes rápidos que chegou ao Brasil — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
Carga de testes rápidos que chegou ao Brasil — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) ainda não sabe quando o material chegará ao RN, mas a previsão é de que isso aconteça nas primeiras semanas de abril. A distribuição dos testes por estado também foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Os testes rápidos produzidos pela empresa chinesa Wondfo possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permitem um resultado em apenas 15 minutos. A primeira remessa com as 500 mil unidades chegou ao Brasil na segunda-feira (30). Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou em nota o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital de campanha será montado na Arena das Dunas para tratar pacientes com coronavírus

Um hospital de campanha será montado na área interna da Arena das Dunas em Natal para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). O espaço foi cedido ao Governo do RN pela empresa que administra o estádio e a previsão é de que a unidade temporária esteja pronta até o fim de abril.

Arena das Dunas em Lagoa Nova — Foto: Inter TV Cabugi
Arena das Dunas em Lagoa Nova — Foto: Inter TV Cabugi

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), a capacidade é de 100 leitos (50 para casos leves e 50 leitos de UTI para os pacientes com quadros mais graves). A estrutura não será instalada no gramado da arena.

O hospital será administrado por uma empresa contratada por meio de edital, que ficará responsável pela instalação de equipamentos e contratação de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes. Também em Natal, outro hospital de campanha está sendo montado no prédio do antigo Hotel Parque Costeira.

"O projeto já está praticamente concluído. Já estamos viabilizando a contratação para a montagem dos leitos e em paralelo lançando o edital para contratar uma organização, que vai fazer essa gestão dos leitos com equipamentos, pessoal e insumos. Estamos tomando as providências para viabilizar essa contratação das empresas que apresentarem a proposta mais adequada", detalhou Cipriano Maia, titular da Sesap.

A montagem custará cerca de R$ 40 milhões, oriundos de recursos próprios do Estado e do Governo Federal, além de doações. "Estamos com um comitê de doações e temos tido a manifestação de apoio do segmento empresarial, de pessoas, da Justiça e também do Legislativo. Isso é essencial porque até agora os recursos são insuficientes", explica Cipriano Maia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação do MP fiscaliza aumento abusivo no preço de máscaras de proteção no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta quinta-feira (2), a Operação Ganância que visa combater a prática de aumentos abusivos nos preços de produtos utilizados para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o MP, em alguns locais o reajuste no valor de uma máscara descartável chegou 14.733%.

Ação combate preços abusivos no RN — Foto: SEA/Divulgação
Ação combate preços abusivos no RN — Foto: SEA/Divulgação

A operação acontece nas cidades potiguares de Natal, Parelhas e Ouro Branco, além de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Segundo o MPRN, uma máscara que custava R$0,06 foi encontrada por R$ 8,90. A operação tem apoio do CyberGaeco do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil de São Paulo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem chuvas 28% acima do esperado em março, diz Emparn

O Rio Grande do Norte registrou chuvas 28,2% acima do esperado no mês de março, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). Segundo os meteorologistas, o volume observado foi de 204,7 milímetros, enquanto o esperado era de 159,7 mm.

Açude Riacho da Cruz II em Riacho da Cruz RN sangrou em março — Foto: Felipe Alecrim/Igarn
Açude Riacho da Cruz II em Riacho da Cruz RN sangrou em março — Foto: Felipe Alecrim/Igarn

A Emparn explica que em 101 municípios choveu de normal a acima do normal no período. “Neste mês observou-se boa distribuição espacial das chuvas nas regiões Oeste e Central, com média próxima a 200mm. Em algumas áreas do Seridó Ocidental (São Fernando e Jucurutu), e no Agreste (São Tomé, João Câmara e Parazinho), as chuvas apresentaram valores abaixo de 100mm”, disse o chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Segundo ele, o Oeste foi a região em que mais choveu no período, com média observada de 251,6 mm, enquanto que o esperado era de 197,5 mm, desvio positivo de 27,4%. Depois vem a região Leste, com 231,9 mm, que teve maior percentual de média acima do esperado: 39,%. Na região Central choveu 173,8 mm e no Agreste com 161,3 mm.

Os municípios com as maiores volumes no Oeste foram Martins (444,9 mm), Caraúbas (398,9 mm), Serrinha dos Pintos (397,1 mm) e Mossoró (396,6). Na Região Central, foram Santana do Matos (305,7 mm) e Currais Novos (304,6 mm). No Agreste, Jaçanã apresentou valor de 438,6 mm e, no Litoral, Natal com 433,5 mm e Parnamirim com 398, 9 mm tiveram os maiores volumes.

Análise e previsão para abril
Segundo a Emparn, o primeiro trimestre de 2020 teve bons volumes de chuvas no RN. Janeiro com média no estado de 100,7 (mm), fevereiro com 110,9 mm e março com 204,7 mm “A perspectiva é de que neste ano tenhamos um período chuvoso de normal a acima do normal, dentro, ou acima, da média histórica ”, avaliou Bristot.

A expectativa dos meteorologistas para o mês de abril, mês em que as chuvas começam a acontecer com mais frequência no Leste potiguar, é de chuvas com volumes normais em todo o estado. “Uma vez que as condições oceânicas e atmosféricas continuam favoráveis”, explicou Gilmar Bristot

fonte: G1
Leia Mais ››

Governadora prorroga suspensão das aulas e fechamento de bares e restaurantes até 23 de abril no RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quarta-feira (1º) que vai renovar o decreto que suspende as atividades de bares e restaurantes no Rio Grande do Norte por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a chefe do Poder Executivo potiguar, a prorrogação vai até o dia 23 de abril.

Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Rayane Mainara
Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Rayane Mainara

A renovação do prazo de isolamento social continua valendo também para escolas das redes pública e privada do estado, e demais estabelecimentos e espaços públicos que estão na primeira publicação, de 21 de março.

Fátima Bezerra fez o anúncio através de sua conta no Twitter. No mesmo pronunciamento, a governadora afirmou também que manterá a permissão de funcionamento de oficinas e restaurantes fora do perímetro urbano.

A medida, segundo ela, serve para não deixar desguarnecidos os caminhoneiros, que continuam trabalhando para abastecer os serviços essenciais que seguem funcionando no estado potiguar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Profissionais de saúde são 37% dos casos confirmados de coronavírus no RN

Com 10 novos casos confirmados nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte passou a ter 92 pessoas com o novo coronavírus - Covid-19. Desse total, 34 são profissionais da área da saúde, segundo a pasta. Eles representam 37%, ou seja, mais de um terço do total de pacientes.

Profissionais no Hospital Walfredo Gurgel — Foto: Cedida
Profissionais no Hospital Walfredo Gurgel — Foto: Cedida

De acordo com o boletim da Sesap, 38 pacientes trabalham em áreas diversas, 1 trabalha em contato com animais, 1 é profissional de laboratório e 34 são profissionais de saúde. Outros 18 não tiveram essa informação colhida.

Além dos casos graves, os profissionais de saúde têm prioridade na realização de testes, porque eles podem representar risco de transmissão para outros pacientes, além de impactar na redução da força de trabalho em um momento de crise. A prioridade é recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

A maior ocorrência da doença no estado é em indivíduos jovens de 30 a 39 anos (39,13%) - aproximadamente um terço está nessa faixa etária. Outros 15 pacientes têm entre 40 e 49 anos e 15, 50 a 59 anos. Menos de 10 tem mais de 59 anos.

O estado já registrou duas mortes por Covid-19: um professor de química, de 61 anos e um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal. Até esta terça-feira (31), 82 pacientes tinham testado positivo para a doença.

Ao todo, 11 dos casos suspeitos evoluíram para óbito, segundo a Sesap. Dois foram confirmados, outros três ainda estão em investigação e seis acabaram sendo descartados para a doença.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Saúde cadastra médicos veterinários e mais 13 categorias para combater coronavírus

O Ministério da Saúde publicou uma portaria que determina o cadastro de profissionais de 14 categorias da área da saúde para realizar capacitação, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (2).

Atendimento no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) em Guarulhos, na Grande São Paulo, em 27 de março — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Atendimento no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) em Guarulhos, na Grande São Paulo, em 27 de março — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais de educação física e até veterinários foram convocados. Veja a lista completa ao final da reportagem.

A possibilidade de o Ministério da Saúde requisitar profissionais, garantido o pagamento posterior, está prevista na lei 13.979/2020, que trada das medidas a serem adotadas durante a emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus.

O texto tinha sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro. Trecho da lei prevê que:

"Art. 3º Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, dentre outras, as seguintes medidas (...)

VII - requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa".

Estados, DF e municípios podem requisitar profissionais
Em um comunicado enviado ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, ao qual o G1 teve acesso, o Ministério da Saúde diz que esses profissionais "poderão ser requisitados por estados, municípios ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuários do SUS, em todos os níveis de atenção", mas não especifica que tipo de assistência será prestada.

O texto da portaria informa que a convocação tem como base a "Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020", e na "Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19), declarada por meio da Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020".

Portaria não define o que cada profissional fará
O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti, explicou, por meio de nota da entidade, que os profissionais ficarão à disposição do Ministério da Saúde para “auxiliar no que for necessário, com capacitação para cuidar da saúde animal, humana e do meio ambiente, e vasto conhecimento sanitário para ajudar o país a superar essa pandemia.”

Cavalcanti lembrou na nota que, por se tratar de uma situação de emergência de saúde pública, o Ministério da Saúde pode convocar e capacitar esses profissionais de maneira obrigatória.

O G1 procurou o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina Veterinária às 12h55 para saber quais vão ser as atividades desempenhadas pelos médicos veterinários, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

A portaria não deixa claro que tipo de função deverá ser exercida por casa profissional convocado.

Convocação obrigatória
Segundo a portaria publicada no DOU, os profissionais de saúde devem obrigatoriamente preencher um cadastro online do Ministério da Saúde.

Ao final do preenchimento, o profissional receberá um link para fazer um curso à distância de capacitação, com base nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). O curso também é obrigatório.

O profissional que não finalizar o cadastro e o curso de capacitação será reportado ao conselho federal de sua categoria.

Lista das categorias convocados
serviço social
biologia
biomedicina
educação física
enfermagem
farmácia
fisioterapia e terapia ocupacional
fonoaudiologia
medicina
medicina veterinária
nutrição
odontologia
psicologia
técnicos em radiologia

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sou CLT. Posso ser demitido mesmo que esteja no programa de redução de jornada e salário?

Sou CLT. Posso ser demitido mesmo que esteja no programa de ...O governo federal anunciou uma medida provisória (MP) que autoriza as empresas a reduzirem, proporcionalmente, a jornada de trabalho e os salários dos empregados. O objetivo é evitar que as empresas demitam durante o período da crise provocada pelo novo coronavírus.

O programa contempla todas as empresas, inclusive os empregadores domésticos, englobando o total de 24,5 milhões de trabalhadores. O prazo máximo para a utilização das medidas é de 90 dias.

De acordo com a medida provisória, as empresas que aderirem ao programa não vão poder demitir os funcionários pelo período em que acordaram a redução proporcional de jornada e salário. Além disso, o empregador tem a obrigação de garantir o emprego do funcionário por um período igual ao da redução de jornada. Por exemplo: se houver uma redução de jornada durante 3 meses, o trabalhador tem direito de continuar na empresa por mais 3 meses.

“Quando a empresa participa da iniciativa, automaticamente seus funcionários adquirem uma estabilidade provisória no emprego, ou seja, se durante três meses o funcionário trabalhou com salário e jornada reduzida, ele tem estabilidade pelos três meses seguintes”, explica a advogada trabalhista Bianca Canzi, do Aith, Badari e Luchin Advogados.

Empresa pode não aderir

No entanto, a advogada ressalta que as empresas têm liberdade de aderir ou não ao programa e podem inclusive suspender temporariamente o contrato de trabalho durante esse período – nesse caso, o trabalhador será compensado com o valor integral da parcela mensal do seguro-desemprego, que pode variar de R$ 1.045 a R$ 1.813,03.

De acordo com o advogado Fernando Almeida Prado, sócio do BFAP Advogados, o funcionário pode ser demitido, mesmo porque as hipóteses gerais de demissão não foram alteradas pela MP, como demissão sem justa causa, demissão por justa causa ou encerramento de termo contratual. “A MP 936/2020 criou garantia no emprego para os empregados que receberem benefícios emergenciais decorrentes da suspensão ou redução de jornada”, salienta.

Prado explica que a empresa tem a liberdade de não aderir do programa e, portanto, pode demitir o funcionário. “Os funcionários que não receberem esses benefícios emergenciais podem ser desligados normalmente, pois não têm garantia no emprego. Se a empresa aderir ao programa, somente os empregados atingidos terão garantia; os demais não”.

Segundo João Gabriel Lopes, sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados, a medida provisória não incluiu nenhuma salvaguarda aos direitos dos trabalhadores que não forem contemplados pelo programa. “Vale ressaltar que, caso a empresa não queira aderir ao programa, os funcionários deverão manter a integralidade dos seus salários. Nesse caso, a empresa pode dispensar o funcionário sem justa causa, com o pagamento de todas as verbas rescisórias devidas (aviso prévio, multa do FGTS, férias vencidas e proporcionais, 13º proporcional), além de liberar o saque do FGTS e do seguro-desemprego”, explica.

O funcionário que estiver dentro do programa do governo de redução da jornada e do salário não pode ser demitido por desempenho, por exemplo. Bianca afirma que o trabalhador da empresa que aderir ao programa só poderá ser demitido nesse período por justa causa, do contrário, ele estará garantido pela estabilidade provisória prevista na MP.

Se demitir, paga indenização
No entanto, Prado observa que a medida provisória traz a regra de que, mesmo para os que tenham garantia provisória no emprego, é possível a demissão, inclusive sem justa causa, desde que o empregador realize o pagamento de indenização adicional, que variará de 50% a 100% do valor do salário do empregado, de acordo com a forma da redução realizada (veja abaixo). A indenização adicional não incide para as hipóteses de demissão por justa causa ou por pedido de demissão.

Assim, de acordo com Bianca, caso o empregador faça a dispensa desse empregado sem justa causa durante o período de estabilidade provisória, ele terá de arcar com:

50% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 25% e inferior a 50%;
75% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 50% e inferior a 70%;
100% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual superior a 70% ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.
Segundo Lopes, se o empregador dispensar o empregado sem justa causa durante o período de estabilidade, ele cometerá um ato ilícito e o funcionário terá direito, além da indenização prevista, também às verbas rescisórias regulares.

De acordo com os advogados, mesmo esses direitos do empregado dispensado durante o período de estabilidade provisória poderão ser contestados na Justiça.

Quem já demitiu ou deu férias pode reverter?
De acordo com o governo, quem já foi demitido, antes do anúncio do programa de redução de jornada e salário, e já cumpriu aviso prévio, não terá como reverter a situação. Nesse caso, o trabalhador receberá o seguro-desemprego a que tem direito normalmente.

Já quem está em férias, cumprindo aviso prévio ou trabalhando em home office pode ser contemplado com as medidas do governo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Depois de anunciar sanção, Bolsonaro diz que ainda espera MP para oficializar auxílio de R$ 600

Depois de anunciar sanção, Bolsonaro diz que ainda espera MP para ...O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (2) que vai enviar uma medida provisória para o Congresso antes de publicar a sanção do auxílio de R$ 600 mensais para trabalhadores informais. O auxílio é uma medida para amenizar os efeitos da pandemia de coronavírus na economia.

Bolsonaro disse que sancionou o projeto, aprovado pelo Congresso, nesta quarta (1º). Mas o texto ainda não foi publicado no "Diário Oficial da União". Por isso, na prática, ainda não está valendo.

De acordo com o presidente, ele quer que a MP garanta a legalidade do gasto extra, já que o auxílio sairá dos cofres do governo. O presidente argumentou que o Congresso tem que avalizar a criação de novas despesas e apontar as fontes de onde sairá o dinheiro.

"Assinei ontem [quarta], estava aguardando outra medida provisória, porque não adianta dar um cheque sem fundo. Tem que ter o crédito também", afirmou.

Segundo o presidente, a MP deve sair nesta quinta. "Uma canetada minha errada é crime de responsabilidade, dá para vocês entenderem isso? Vocês querem que eu cave minha própria sepultura? Vocês querem que eu cave minha própria sepultura? Não vou dar esse prazer para vocês", completou o presidente, se dirigindo a jornalistas.

No entanto, analistas dizem que não é necessária a MP para liberar os pagamentos. Eles afirmam que em momentos de calamidade (o estado de calamidade já foi pedido pelo governo e reconhecido pelo Congresso), gastos extras estão autorizados. Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu que, na atual situação, os gastos são legais.

Mesmo sem ter oficializado a sanção e a MP, Bolsonaro disse que o operação para pagar o benefício está a "todo o vapor", com previsão de início dos repasses na próxima semana.

"Está a todo o vapor, semana que vem começa a pagar", afirmou o presidente.

Segundo o governo, o auxílio de R$ 600, que será pago por três meses, beneficiará 54 milhões de pessoas com um custo de R$ 98 bilhões. A MP que o presidente precisa publicar no 'Diário Oficial' deverá abrir o crédito extraordinário destes R$ 98 bilhões.

O que dizem os especialistas
O economista e professor do IDP José Roberto Afonso, um dos idealizadores da LRF, também entende que o governo não precisa de PEC para começar a efetuar os pagamentos.

"Não falta o recurso, o recurso tem que sair da dívida pública. Não falta autorização, o Congresso já aprovou calamidade pública em todo território nacional. Eu acho que não falta boa disposição de governadores, prefeitos, que inclusive estão fazendo o que o governo federal devia estar fazendo", afirmou.

"O Congresso aprovou tudo que foi pedido ao Congresso. O Supremo aprovou tudo que foi pedido a ele. O que não pode é a cada momento ficar querendo aparecer novas dúvidas, novas questões e isso justificar você não agir", completou.

Para Felipe Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente, entidade ligada ao Senado, o pagamento pode ser viabilizado por medida provisória. Por isso, segundo ele, cabe ao governo tomar a iniciativa.

"O pagamento do auxílio de R$ 600, ele independe de aprovação de PEC. Ele pode ser viabilizado de imediato a partir de uma edição de uma MP, um ato do Poder Executivo, então a bola está na mão do presidente da República, para que esse gasto seja feito o mais rápido possível", afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo diz que é preciso uma PEC para pagamento de R$ 600; especialistas discordam

Governo diz que é preciso uma PEC para pagamento de R$ 600 ...
O Congresso concluiu nesta semana a aprovação de um projeto que determina o pagamento de R$ 600 mensais a trabalhadores informais, como uma forma de mitigar os danos econômicos da pandemia de coronavírus. No entanto, o governo entende que é preciso a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para viabilizar o pagamento; parlamentares e especialistas discordam.

Na argumentação do governo, a PEC deveria alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limites para os gastos públicos. Com a alteração, na visão do governo, o caminho fica liberado para o aumento de gastos, como aqueles voltados para amenizar a crise.

PECs precisam de mais votos para ser aprovadas e têm tramitação mais complexa no Congresso do que projetos de lei e medidas provisórias, por exemplo.

Nesta terça (31), o ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou que falta concluir o trâmite "jurídico e político" para viabilizar os pagamentos.

"Tem um problema técnico de liberação de fontes, e aí está se discutindo a velocidade com que se pode aprovar uma PEC para dar origem a fontes para essas despesas. De qualquer forma, do nosso ponto de vista técnico está tudo pronto, tudo o já provado na economia, e agora é um trâmite jurídico e político”, disse o ministro.

“Qual o nosso problema hoje? É a LRF, pedalada fiscal, impeachment, esse tipo de coisa. Tem que ter cláusula qualquer que, em caso de calamidade, suspende e nos permite agir rapidamente", concluiu.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), discordou do ministro. Em resposta a Guedes, ele lembrou que, quando foi reconhecida a calamidade pública em razão do coronavírus, o governo já havia acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade de gastos extras. E o ministro Alexandre de Moraes entendeu que os gastos, no estado de calamidade, não ferem a lei.

"O encaminhamento desse pleito ao ministro Alexandre de Moraes, onde ele garantiu por liminar a suspensão, o afastamento desses artigos da LRF e da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], garantem ao governo, pelas próprias palavras do governo, garantem a possibilidade, a certeza, da edição de uma MP [medida provisória] de crédito para pagar os R$ 600 que foram aprovados na Câmara e no Senado, e aguardam, todos nós aguardamos, os brasileiros, ansiosamente, a sanção do presidente da República", disse Maia.

Nesta quinta (2), o presidente Jair Bolsonaro disse que vai assinar uma medida provisória para, em seguida, publicar a sanção do projeto. A MP, segundo Bolsonaro, vai garantir a legalidade do gasto. Ainda de acordo com o presidente, os pagamentos devem começar a ser feitos na semana que vem.

O que dizem os especialistas
O economista e professor do IDP José Roberto Afonso, um dos idealizadores da LRF, também entende que o governo não precisa de PEC para começar a efetuar os pagamentos.

"Não falta o recurso, o recurso tem que sair da dívida pública. Não falta autorização, o Congresso já aprovou calamidade pública em todo território nacional. Eu acho que não falta boa disposição de governadores, prefeitos, que inclusive estão fazendo o que o governo federal devia estar fazendo", afirmou.

"O Congresso aprovou tudo que foi pedido ao Congresso. O Supremo aprovou tudo que foi pedido a ele. O que não pode é a cada momento ficar querendo aparecer novas dúvidas, novas questões e isso justificar você não agir", completou.

Para Felipe Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente, entidade ligada ao Senado, o pagamento pode ser viabilizado por medida provisória. Por isso, segundo ele, cabe ao governo tomar a iniciativa.

"O pagamento do auxílio de R$ 600, ele independe de aprovação de PEC. Ele pode ser viabilizado de imediato a partir de uma edição de uma MP, um ato do Poder Executivo, então a bola está na mão do presidente da República, para que esse gasto seja feito o mais rápido possível", afirmou.

fonte: G1
Leia Mais ››

Com coronavírus, empresário faz festa com cerca de 15 pessoas no RN; 'Errei feio, fui irresponsável'

O empresário potiguar Francisco Chagas Neto, de 28 anos, fez uma festa com cerca de 15 pessoas enquanto estava em isolamento com suspeita de coronavírus. O resultado do exame dele saiu um dia após a festa e deu positivo para a Covid-19.

Chagas Neto pediu desculpas em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais — Foto: Reprodução
Chagas Neto pediu desculpas em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais — Foto: Reprodução

O evento aconteceu na cidade de Carnaubais, no Oeste potiguar, onde ele mora, no dia 28 de março. O resultado do exame saiu no dia 29 de março.

O empresário, que trabalha com materiais de limpeza, conta que começou a apresentar sintomas de gripe comum como tosse, coriza e febre leve no dia 15 de março. Quatro dias depois, com a piora do quadro, ele decidiu se isolar em casa. Ele procurou atendimento médico e foi submetido ao teste para identificar contaminação pelo coronavírus.

Ainda no período de isolamento e aguardando o resultado do exame, o empresário organizou a festa com os amigos, contrariando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar o contágio pela Covid-19.

Ao G1, o empresário confessou estar arrependido. "Errei. Errei feio, fui irresponsável e assumo o meu erro. O que eu posso fazer é pedir perdão aos meus amigos e à sociedade. Quem me conhece sabe que sou uma boa pessoa, de boa índole e nunca quis fazer mal a ninguém. Agora, o que eu posso fazer é orar e pedir para que nada de pior aconteça", explica. Após receber o diagnóstico da doença, Chagas fez uma transmissão ao vivo pela internet para pedir desculpas.

Chagas afirma ainda que não apresenta mais sintomas da doença há uma semana. "Como sou um empresário que viaja o estado inteiro, acho que me infectei em uma dessas viagens de trabalho a Natal. Quando eu fiz o exame já estava bem, sem nenhum sintoma, por isso que me reuni com os meus amigos", conta. Os amigos do empresário são moradores da própria Carnaubais e de Alto do Rodrigues, cidade vizinha. Juntos, os dois municípios tem 18 casos suspeitos para a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Carnaubais informou que havia recomendado isolamento ao paciente e aos familiares e que pessoas que participaram da festa já foram identificadas. Ainda de acordo com a secretaria, essas pessoas assinaram um termo se comprometendo a cumprir o isolamento por 14 dias.

"Todos estão me julgando agora, mas ninguém enxerga o que fiz semanas atrás. Juntamente com o pessoal da minha empresa distribuí materiais de limpeza na cidade para ajudar a população. Também faço eventos beneficentes para arrecadar alimentos para os mais carentes. Não quero esconder meu erro, mas quero que as pessoas vejam que não sou o que estão falando porque não tenho maldade no coração. Eu fui irresponsável, mas sou uma pessoa muito responsável. Foi um ato isolado. Se tiver que responder judicialmente não irei fugir. Sei que errei, mas sou trabalhador e não vou me esconder em nenhum momento", afirmou Francisco Chagas Neto".

Medidas restritivas
Por causa do coronavírus, a governadora Fátima Bezerra restringiu atividades coletivas como festas, carreatas e outras manifestações que possam gerar aglomerações para impedir a propagação da doença no RN. A primeira prisão por descumprimento ao decreto estadual 29.541 aconteceu no domingo (29), quando 23 pessoas foram detidas em uma festa.

Até esta quarta-feira (1º), o RN tem 92 casos confirmados para o novo coronavírus, além de 1.777 suspeitas. O estado já registrou duas mortes por Covid-19: um professor de química, de 61 anos e um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››