domingo, julho 22, 2012

Domingo é de muita movimentação política em Itaú


Estamos na ativa, o blog Cidade News Itaú trás todas as informações da política itauense.

Desde cedo os bigodinhos estão fervorosos em suas manifestações na cidade de Itaú, já ouve blitz e até carreata na manhã deste domingo.

Confira algumas imagens desta manhã de domingo de euforia na Blitz do Bigodinho:

Blitz do Bigodinho / Foto: Mayane Melo






Imprevistos também marcaram a manhã deste domingo.

Imagem Ilustrativa

Segundo informação que chegaram a nossa reportagem, já ouve o primeiro princípio de tumulto, segundo consta, um popular teve sua câmera digital, ou filmadora (não sabemos ao certo), quebra por um membro da coligação, não publicaremos os nomes dos envolvidos, por não termos a certeza dos envolvidos.

Em cotado com o Destacamento de Polícia do município, não foi possível as informações reais dos fatos, porque segundo fomos informados pelo Soldado de plantão Magnaldo, o Sargento não se encontrava na delegacia, por isso a vítima retornaria amanhã (23) segundada-feira, para prestar queixas sobre o ocorrido, sendo assim, amanhã nossa equipe buscará, junto ao Destacamento Policial, as informações sobre o mesmo.

Apesar dos pesares, tudo caminha na normalidade, ouve comentário que o grupo da situação, realizaria uma carreata improvisada ao meio dias (12h); entramos em contato com os dirigentes da coligação "Vontade do povo" e fomos informados que isso não aconteceria, apesar dos eleitores insistirem, mas os organizadores disseram que era a vez da coligação "Unidos para melhorar".

Logo mais às 19h (sete da noite), acontece a carreata de encerramento saindo da Praça da Saudade no bairro Nossa Senhora das Dores. A nossa equipe estará fazendo toda cobertura dessa carreata, e pedimos as coligações para manterem a cabeça fria, esse é u momento de muita adrenalina entre os eleitores, que os dirigentes desses eventos e os membros da situação, montem estratégia de segurança para que tudo possa acontecer em paz.

Ainda em contato com o soldado Magnaldo, perguntamos se existia alguma estratégia de segurança montada pela polícia, onde o mesmo nos informou que é impossível, diante da situação vivida pela polícia militar no Estado do Rio Grande do Norte, eles estão nas ruas para manter a ordem, mas diante da fúria de algum revoltoso, a solução seria pedir reforço as VTR das cidades vizinhas.

Portanto, caros eleitores, diante desse quadro, que todos possam desfrutar com muita alegria dos dias que serão destinados pela Juíza Ana Clarisse, em reunião nesta terça-feira 24, em paz. Que cada cidadão possa analisar e deixar cada coligação realizar suas manifestações, aproveitando o dia de cada um.

Contamos com você...


Nota do blog: Pedimos desculpas ao informarmos que a carreata sairia do Bar da Gigi, na verdade é da Praça da Saudade no Bairro Nossa Senhora das Dores as 19h.

Arlindo Maia da Redação do Cidade/Fotos cedidas por Mayane Melo
Leia Mais ››

Blog Cidade News Itaú fará todas as coberturas da política itauense

O povo pediu, o Blog Cidade News Itaú atende, a partir desta data, Domingo 22 de Julho de 2012, temos o compromisso com você internauta de informar sobre todos os acontecimentos que envolva a política itauense.

Agradecemos a todos que se empenharam ,votaram na nossa enquete relâmpago, isso mais uma vez, só comprova o  sucesso que é a Rádio Cidade e Nosso blog, que nessa manhã de domingo foi recorde de acessos, nosso muito obrigado.

Agradecemos também as comissões de ambas coligações, que nos concedem todas as informações necessárias que interessa a comunidade e os internautas, nossa gratidão.

Resultado Final da nossa enquete:



Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Enquete encerrada



Em instantes o resultado...

Aguarde!!!
Leia Mais ››

Cidade News Itaú lança enquete relâmpago


Os amigos internautas talvez tenham estranhado a alguns dias por nós do Cidade News Itaú não estarmos postando nada sobre as manifestações políticas de Itaú.

Diante desses questionamentos o blog lança uma nova enquete relâmpago:

Você acha que o blog Cidade News Itaú deveria realizar a cobertura de todas as coligação de Itaú-RN

Sim
Não


Caso o resultado seja "SIM" faremos o possível de trazer todas as informações das manifestações política de Itaú.

Se for negativo "Não" o nosso blog permanecerá sem fazer as coberturas, apenas postaremos notícias de cunho de suma importância para o município.


A enquete encerra-se as 11:30 e o resultado será divulgado aqui no blog e na Rádio Cidade.


Vote.... e é só aguardar o resultado.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú

Leia Mais ››

Apodi: homem sofre duas cutiladas de faca peixeira.


Keliton Brilhante (vitima)


Por voltas das 01:00hs da madrugada deste domingo (22/07/2012), a pessoa de Keliton Brilhante, 26 anos, participava de um evento festivo (festa Junina), na Rua Adrião Bezerra, quando sofreu duas cutiladas de faca peixeira, uma no braço esquerdo e outra nas costas, segundo a vitima estas provocadas pela pessoa de Jonh Welliton, 19 anos.  De imediato uma Equipe da Policia Militar, composta pelo Sargento Ivanildo e os Soldados Marcos Gil e Coriolano, foram ate o Hospital de Apodi onde a vitima confirmou que Welliton era o acusado do delito, e de volta ao local do evento localizaram Jonh Welliton e o conduziram ate a Delegacia de Policia Civil de Apodi, onde o mesmo foi flagranteado por tentativa de homicídio. 

Keliton Brilhante recebeu os primeiros cuidados no Hospital Regional de Apodi e logo em seguida foi transferido para o Hospital Regional Tarcisio Maia na cidade de Mossoró / RN.

Jonh Welliton (Acusado) 


Fonte: F5 Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Macaíba



A Polícia Militar registrou mais um crime violento na Grande Natal. Desta vez, um homem identificado como João Maria da Silva Gomes, 30 anos, foi assassinado dentro de casa no município de Macaíba na noite desta sexta-feira.

De acordo com a polícia, João Maria estava dormindo em uma rede na sala de casa, quando o criminoso invadiu a residência e atirou contra a vítima que sem chance de defesa morreu no local.

O autor do crime fugiu e até o momento não foi localizado. A polícia não tem informações da motivação do crime.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN tem se destacado na medicina especializada em tratamento para surdez


Voltar a ouvir. O Rio Grande do Norte tem se destacado na medicina especializada em tratamento para surdez e tornado real o sonho de muitas pessoas que perderam a audição. O Programa Estadual de Implante Coclear, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), já realizou em solo potiguar 592 cirurgias. Isso com uma técnica de intervenção cirúrgica que, no Brasil, há 12 anos, só era feita em São Paulo. Graças à vanguarda norte-rio-grandense, pacientes daqui e de estados vizinhos voltaram a ouvir e falar. Melhor: de graça. O governo paga por cada cirurgia cerca de R$ 47 mil. Também é possível fazer a cirurgia de forma particular, ao custo de R$ 52 mil.

O implante coclear é um dispositivo eletrônico instalado no ouvido interno, ou cóclea, que tem o objetivo de substituir o ouvido humano. "Ele capta o som e o transforma num sinal elétrico que o sistema nervoso entende. É uma conversão de energia acústica para a elétrica. O aparelho reproduz a mesma coisa que nosso ouvido interno realiza quando o som chega, nesse caso, transformando energia acústica em energia elétrica", explica Rodolpho Penna Lima, otologista responsável pelo programa no RN. A tecnologia pode ser a solução esperada por pessoas que nasceram surdas ou que adquiriram a surdez durante a vida.

Saliente-se: não estamos falando de cura. "A pessoa continua com a deficiência auditiva, mas reabilita plenamente a audição e a fala", ressalta Penna Lima, lembrando que para ouvir, é preciso estar com o aparelho ligado, e retirá-lo quando for dormir ou tomar banho. "Somos pioneiros no país, referência nacional", diz o médico. Foi através dessa técnica que o estudante cearense Aronaldo Júnior, 9 anos de idade, voltou a ouvir. O garoto teve perda total da audição aos 9 meses de idade após uma meningite que calcificou seu ouvido interno. "Após a meningite, percebemos que ele não ouvia o barulho do chuveiro, nem quando a gente batia palmas", conta o pai, o locutor de rádio José Aronaldo Lima.

A família mora em Saboeiro, cidade do interior do Ceará distante 500 quilômetros de Fortaleza, e o diagnóstico foi feito com o exame Bera, na cidade de Iguatu (CE). Há sete anos a família do menino decidiu trazê-lo para fazer tratamento na capital potiguar. A cirurgia foi feita em 2005. Hoje Aronaldo mantém uma vida normal. Vai à escola como qualquer criança, brinca, se diverte. Periodicamente volta à capital para avaliação do aparelho, exames de rotina e consultas com a equipe multidisciplinar. "Ele próprio é quem marca as consultas. É como se tivesse nascido para o mundo depois da cirurgia", diz a assistente social que acompanha a criança, Andrea Mesquita. "Graças a Deus está tudo normal. Só tenho cuidado para que meus colegas não mexam no meu aparelho", fala Aronaldo, ex-surdo.

Primeira reação ao ouvir

Um grande sorriso. Esta foi a primeira reação de Aronaldo Júnior, quando tinha 6 anos de idade e foi ligado o aparelho do implante em seu ouvido interno. "É uma reação comum. Ele riu. As crianças sorriem quando a gente liga o aparelho. Já pessoas mais velhas normalmente se emocionam quando voltam a ouvir. Choram muito", relata a assistente social Andrea Mesquita. A reação que teve o funcionário público municipal Luiz Nunes da Silva, 64 anos, foi o choro. Natalense, ele também fez a cirurgia de implante coclear e voltou a ouvir após perder a audição ao longo da vida.

Atualmente ele tem voz e escuta como qualquer pessoa sem deficiência. Também é um ex-surdo. "Sempre digo às pessoas que têm problemas de audição que procurem fazer o tratamento. Você fica novinho em folha. Hoje com 64, me sinto um cidadão de 18 anos", comemora Luiz Nunes. Andrea Mesquita contou que uma das recomendações que faz às famílias de pessoas que recebem o implante é evitar fazer gestos, justamente para estimular o paciente a ouvir e falar. "O apoio da família é fundamental. A de Aronaldo fez isso e hoje percebemos o quanto foi importante. Ouve e fala como uma criança qualquer", destaca a assistente social. 

No RN, SUS paga sete cirurgias por mês

Referência na área, atualmente o Rio Grande do Norte realiza um simpósio nacional que recebe médicos de todo o Brasil. Este ano o evento acontece entre 29 de agosto e 1º de setembro. No entanto, o único porém para que o programa seja ainda mais abrangente é que o SUS financia apenas sete cirurgias por mês aqui no Estado. Segundo o médico responsável pelo programa, Rodolpho Penna Lima, dá para administrar a demanda sem deixar ninguém sem assistência porque há outras técnicas de tratamento e nem todos os pacientes precisam fazer a cirurgia. Aqui em Natal apenas o Hospital do Coração realiza o procedimento, através do SUS ou via convênio com planos de saúde e particulares. Já o atendimento e acompanhamento é feito na Clínica Otomed, no Tirol, também conveniada ao SUS.

O implante coclear surgiu nos Estados Unidos há quase quatro décadas. Os primeiros implantes eram rudimentares. Aqui no Brasil a cirurgia é feita há 34 anos. A primeira foi em Bauru, interior de São Paulo. Desde então a técnica vem se aperfeiçoando. Hoje, além da intervenção propriamente dita no ouvido, uma equipe multidisciplinar acompanha o paciente antes e após a cirurgia. Além do cirurgião e otologista, a equipe é composta por assistente social, fonoaudióloga, médico otorrinolaringologista e, no caso do implante de tronco, ainda há a participação de um neurocirurgião. "Recebemos pacientes do país inteiro", diz Lima.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) incluiu o implante no rol de procedimentos. Através de uma pequena incisão de três centímetros atrás da orelha, a cirurgia consiste na introdução de um feixe de eletrodos dentro da cóclea do paciente, como é chamado pelos médicos o ouvido interno do ser humano. "Esse feixe de eletrodos estimula o nervo auditivo e as terminações nervosas do ouvido. A cirurgia dura em média uma hora e meia, com anestesia geral. Após fazer a cirurgia, em 30 dias o aparelho é ligado. Então, o paciente é levado à reabilitação com fonoaudiólogo", explica o médico Rodrigo Penna Lima.

Além do aparelho ao redor da orelha, alguns pacientes precisam usar um suporte com a base do equipamento nas costas. É mais indicado para crianças, que podem machucar o implante se a bateria for acoplada ao aparelho por fora do ouvido e houver alguma pancada. Arovaldo Júnior, por exemplo, já danificou seu aparelho. O pai conta que o menino entrou na piscina sem retirar o suporte nas costas. "Ele também sente vergonha às vezes. Não tira a camiseta em público", relatou Arovaldo Lima.

As crianças têm um desempenho melhor no tratamento porque comprovadamente já se sabe que a melhor época para o desenvolvimento da fala e da audição é aos três anos de idade. "Por isso buscamos fazer a cirurgia o mais precocemente possível", diz o Rodolpho Penna Lima. Já um adulto totalmente surdo leva uma média de quatro ou cinco anos para retomar a normalidade da voz e da audição. "Após esse período a pessoa pode se considerar habilitada. Nos casos de adultos que já tinham audição e que perderam por algum motivo, o resultado é ainda mais eficiente: em seis meses ele estábom. Estamos falando da mais moderna e mais eficiente técnica de reabilitação auditiva", resume o médico.

Outras tecnologias

Além do implante coclear, existem outras tecnologias tão eficientes quanto para fazer surdos voltarem a ouvir. Uma delas é o implante auditivo tronco-cerebral, que difere do implante coclear apenas pelo local onde se colocam os eletrodos. "É usada nos casos em que a pessoa nasce sem a cóclea ou não tem nervos auditivos. Nesse caso um feixe de eletrodos é implantado na base do cérebro", destaca o médico RodolphoLima. Nesse caso, o RN também se destaca. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TSE: eleitores já podem acessar dados de pesquisas dos candidatos




Já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), que permite a consulta do registro das pesquisas eleitorais sobre a intenção de voto a candidatos das Eleições 2012. Após duas semanas do início da corrida eleitoral, 376 pesquisas relativas às próximas eleições já constavam do sistema e qualquer candidato, partido político ou cidadão comum pode acessá-las. O sistema também está disponível nos portais dos tribunais eleitorais para empresas ou entidades que tenham a intenção de realizar pesquisas.

A Justiça Eleitoral aperfeiçoou o sistema informatizado de registro e divulgação das pesquisas para as eleições de outubro. Ao fazer a consulta, o interessado terá acesso a informações sobre a entidade ou o instituto que realizou a pesquisa, saber detalhes sobre a metodologia empregada e o período em que a mesma foi feita, entre outros dados.

Desde o dia 1º de janeiro, empresas ou entidades que realizam pesquisas de intenção de voto referente às eleições são obrigadas a registrá-las. A lei prevê que o registro deve ser feito, no mínimo, cinco dias antes de sua divulgação, no juízo eleitoral competente para o registro dos candidatos.

Para registrar a pesquisa é preciso ter todos os dados

No momento do registro da pesquisa, a empresa ou entidade deve informar quem contratou o levantamento, qual o valor e qual a origem dos recursos despendidos no trabalho, além de todos os dados como: nome de quem pagou pela realização do trabalho, metodologia e período de realização, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro.

A empresa ou entidade terá de registrar ainda o questionário completo aplicado ou a ser aplicado, informações de como será feito o controle, a verificação, a conferência e a fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo, indicação do município abrangido pela pesquisa e nome do estatístico responsável pelo levantamento, ente outros itens. Caso a pesquisa abranja mais de um município, os registros devem ser individualizados. É preciso informar, também, no ato do registro, o valor de mercado das pesquisas que realizarão por iniciativa própria.

A partir de então, o prazo é de até 24 horas contadas da divulgação do respectivo resultado para que o registro da pesquisa eleitoral seja complementado com os dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pelo levantamento. As informações e os dados da pesquisa registrados ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias nos sites dos tribunais eleitorais de todo o país.

Quem divulgar pesquisa sem registro será multado

Os responsáveis pela divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações ficarão sujeitos à multa que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. O TSE alerta que pesquisas feitas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgada a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que respeitado o prazo de cinco dias para o registro.

Outro dado que merece atenção é em relação ao levantamento de intenção de voto feito no dia das eleições, mais conhecido como pesquisa de boca-de-urna, que somente poderá ocorrer após o fim da votação no respectivo Estado.

Já os veículos de comunicação social que publicarem pesquisa não registrada devem arcar com as consequências, mesmo que estejam reproduzindo matéria divulgada em outro órgão de imprensa.

No caso da divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, é necessário informar que não se trata de pesquisa eleitoral, mas apenas levantamento de opiniões, sem controle de amostra. Ou seja, é o levantamento feito por meio de participação espontânea dos eleitores, sem a utilização de métodos científicos de coleta de dados.

A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem esses esclarecimentos implica divulgação de pesquisa eleitoral sem registro e autoriza a Justiça Eleitoral a aplicar sanções previstas na resolução.

Fonte: Agência O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-deputado Roberto Jefferson descobre tumor no pâncreas


O presidente nacional do PTB, ex-deputado federal e réu no processo do Mensalão, Roberto Jefferson, foi diagnosticado com um tumor no pâncreas ontem. O tumor foi identificado após ele passar por exames de rotina. Ele se internará na próxima quinta-feira no Rio de Janeiro e será operado no sábado.

O tumor de Jefferson está localizado na cabeça do pâncreas e ainda não se sabe se é benigno ou maligno. A natureza do tumor só será confirmada após a cirurgia marcada para o próximo sábado, quando será feita uma biópsia. Pelo formato, entretanto, a equipe médica acredita que há boas chances de que seja benigno. O tumor está ainda em estágio inicial.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Coligação "Unidos para fazer melhor" promete domingo agitado em Itaú


Depois dos altos e baixos da política itauense, a coligação "Unidos para fazer melhor" esta programando um domingo intenso de manifestações políticas.

A reportagem do Cidade News foi informada, pelos representantes do partido que hoje os "politiqueiros" de plantão não vão ficar parado.

Uma programação completa foi elabora para hoje (22), dando início ás 8h da manhã com uma carreata de carro som, esta sendo monta a blitz do bigodinho no Espinho Bar" realizando adesivaso, onde a coligação estará fazendo uma manifestação para adesivar todos os carros dos correligionários, às 10h carreata de motos saindo do Bar de Gigi e logo mais a noite Carreata pelas principais ruas e bairros da cidade saindo da Praça da Saudade no Bairro Nossa Senhora das Dores.

A coligação "Unidos para fazer melhor" convida todos para esse dia de manifestação política.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

GTO de Apodi prende homem por ameaça e posse ilegal de arma em Severiano Melo.



Na tarde deste sábado, 21, após denúncia, O Capitão Brilhante juntamente com o GTO de Apodi, se deslocaram até a cidade de Severiano Melo, mas precisamente no Sitio Ipueira e efetuaram a prisão da pessoa de Francisco Martins de Moura, 58 anos, residente deste Sítio mas natural de Portalegre. Com o acusado foi apreendida uma espingarda de soca ou bate-bucha, e segundo os populares, o mesmo andava ameaçando e efetuando disparos para amedrontar a comunidade. O acusado e a arma foram encaminhados para a delegacia de policia civil de Apodi para a realização dos procedimentos de praxe.


Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é preso com droga em Apodi.



Apodi- No fim da tarde de sábado, 21, por volta de 17:45, a guarnição da Rádio Patrulha composta pelos policiais, Sgt Ocivan, Gurgel e Hildefonso, em patrulhamento pela cidade, fizeram uma abordagem a uma pessoa em atitude suspeita, nas proximidades do centro comercial, trata-se da pessoa de Jailson França Ferreira, conhecido também como "ratazana", 23 anos natural de Apodi-RN. Com o mesmo foi apreendido dois tabletes de maconha prensada. Ao perceber a presença dos policiais o acusado ainda tentou se desfazer da droga jogando no esgoto da rua. Jailson foi encaminhado para a delegacia de policia civil de Apodi onde foi realizado os procedimentos legais.

Nota- Parabéns a essa guarnição que vem realizando um excelente trabalho, tendo feito as duas ultimas apreensões de drogas em nossa cidade.




Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Charle cigano" descumpre ordem judicial e é preso pela Polícia Militar.



Apodi- Na manhã deste Sábado, 21, uma guarnição da Policia Militar composta pelo Sgt Ocivan, e os Sd´s Gurgel e Hildefonso, em patrulhamento pelas ruas de nossa cidade, se depararam com a pessoa de Francisco Das Chagas Bezerra Junior, mais conhecido por "Crarle Cigano", que logo foi abordado e encaminhado ao CDP de Apodi, pois o mesmo cumpre pena de prisão domiciliar, não podendo estar nas ruas nos finais de semanas e feriados.

Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agentes e PMs evitam mais uma fuga em massa na penitenciaria de Alcaçuz


http://2.bp.blogspot.com/_LLy5HkM_Ck8/S89yrK0cBbI/AAAAAAAABb8/-7dmLViG1lE/s1600/Alca%C3%A7uz59538.jpg
Segundo informações chegadas ao nosso blog, uma tentativa de fuga foi frustada dentro do presídio de Alcaçuz em Nisia Floresta. 
Agentes penintenciários do presídio Alcaçuz, evitaram no final da tarde deste sábado(21), mais uma fuga em massa de presos. 
Os detentos escavaram a partir da quadra do pavilhão em dieção ao muro, onde os agentes encontraram uma garrafa com água gelada dentro do túnel, informação essa confirmada pela Assessoria do Sindicato dos Agentes.A tentativa de fuga foi no fim da visita social.

Fonte: Cledson Medeiros/Cidade News Itaú/Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO NA PRAIA DE PEITO DE MOÇA/LUÍS CORRÊIA NO PIAUÍ



Foi encontrado ontem (21), por volta das 8h na praia Peito de Moça no município de Luís Correia, o corpo de um homem de cor branca, de 1,75 de altura, de aproximadamente 40 anos, trajando uma bermuda nas cores branca e amarela.
O corpo não apresentava nenhum sinal de violência, e foi encontrado em avançado estado de decomposição. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local, realizando os procedimentos de praxe.
A Polícia Civil chamou a equipe do IML de Parnaíba, que fez a remoção do corpo para o cemitério Santana no bairro Piauí em Parnaíba, onde foi sepultado como indigente.


Fonte: Blog do Yuri Júnior/Portal do Catita/Cidade News Itaú/Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Polícia investiga outros suspeitos e aluno da Uern é liberado


Lucas do DS/Diário do Sertão
Cícero Sabino foi solto após pagar fiança

A Polícia Civil de Cajazeiras (PB) segue as investigações relativas a suspeita de fraude no vestibular da Faculdade Santa Maria, em que o aluno de medicina da Uern, Cícero Sabino Dantas, de 22 anos, é um dos acusados e foi preso na última quinta-feira. 

A suspeita é de que o estudante estava passando informações, via ponto eletrônico, para os jovens Antônio Itôme Neves, de 18 anos e Edmar Fernandes Pessoa Júnior, de 25 anos, que estavam presentando vestibular.

O Cabo Filho, comandante das operações, tem informações de participações de pessoas de João Pessoa e Pau dos Ferros, mas trabalha em segredo de justiça e não revela os nomes dos suspeitos.

O principal mistério em que a Polícia tenta desvendar é como foi realizado o contato entre Cícero Sabino e os dois jovens que estavam fazendo as provas, que são de Pau dos Ferros. A partir daí, a Polícia deseja combater uma quadrilha, para evitar que novas fraudes sejam realizadas em outros concursos.

Fiança
Cícero e os outros dois suspeitos foram soltos de imediato em Cajazeiras (PB), após, cada um deles, pagarem fiança de um salário mínimo. 

Acusação
Os três suspeitos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha e fraude em concurso público.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mossoró está entre as que mais matam no trânsito



Mossoró está entre as cidades que mais mataram no trânsito em 2010, conforme o estudo feito pelo Instituto Sangari. Além dos assassinatos, foi verificada também a violência no trânsito. Foram registradas 22 duas mortes na faixa etária que engloba de um a 19 anos.
Na lista dos 100 municípios com mais de 20 mil crianças e adolescentes do Brasil, Mossoró ocupou a posição 21. Foi a única do Rio Grande do Norte a ser mencionada.
Com uma população de crianças e jovens de 84.253, as 22 mortes registradas representam uma taxa de mortalidade de 26,1% entre um e 19 anos.
O município seguiu linha diferente da que foi verificada na mesma pesquisa quando o assunto é mortes por acidente de crianças e jovens nas capitais e Estados brasileiros.
Dos nove Estados do Nordeste, o RN registrou um dos menores índices de crescimento entre os anos de 2000 e 2010, com apenas 2,8%. Da região, apenas Alagoas registrou queda (9,6%) – abaixo do RN, só Pernambuco (0,7%).
Nas capitais, o Estado potiguar também se saiu bem, registrando uma redução no número de mortes entre os anos de 2000 e 2010 (36,7%). Das nove capitais nordestinas, só Natal e Maceió (AL) registraram queda – Natal teve o segundo.
O JORNAL DE FATO divulgou a situação de Mossoró na edição de sexta-feira passada, 20, referente apenas aos acidentes de trânsito que vitimaram crianças e adolescentes.
Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) de Mossoró, Mirna Aparecida, comentou a pesquisa. Ela atribuiu esse resultado à falta de orientação dos pais para com os seus filhos. Disse ainda que os condutores de veículos automotores desrespeitam as leis de trânsito, provocando acidentes.
“A culpa, em grande parte, é dos pais, que são os responsáveis pela orientação e zelo pela saúde e integridade física dos filhos, mas não podemos deixar de lembrar da questão cultural, tendo em vista que em Mossoró existe a cultura de não se respeitar as leis de trânsito. Isso, certamente, contribui para essa violência”, disse, em matéria publicada sexta-feira.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Procon não fiscalizará recomendação da Anatel devido à falta de profissionais

usuaria_de_celular
A partir de amanhã, 23, estará suspensa, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, entre eles o Rio Grande do Norte.
Entretanto, em Mossoró não haverá fiscalização referente à habilitação de novos clientes por parte do Programa de Defesa do Consumidor (Procon), uma vez que não há profissionais suficientes para realizar esse trabalho.
"A fiscalização não será feita pelo Procon por falta de agentes, mas a sociedade pode atuar, fiscalizando e denunciando ao nosso órgão, através do telefone 131, e no próprio Procon, localizado no Centro Administrativo da Cidadania", destaca a diretora municipal do Procon, Catarina Alves.
Com as dificuldades estruturais do Procon, será difícil evitar que os chips da operadora TIM sejam vendidos, principalmente no centro da cidade, onde o número de profissionais que comercializam o produto avulso é grande. "Não temos como efetuar esse controle, pois não existem contratos, não há identificação pelas operadoras", complementa Catarina Alves.
A decisão da Anatel, que atingiu ainda as operadores OI e Claro nos demais estados do Brasil, é uma resposta aos elevados índices de reclamação dos consumidores acerca dos serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel no país.
Segundo a Agência, as vendas ficarão interrompidas até que as operadoras apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na qualidade dos serviços oferecidos à população. 
Agência reguladora espera melhores serviços de celular em até seis meses

A superintendência de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações avalia que em seis meses os usuários de telefone celular já perceberão melhora nos serviços de voz e dados prestados pelas empresas que foram proibidas de habilitarem novas linhas.
As operadoras têm que apresentar à Anatel um planejamento detalhado informando investimentos, aquisição de equipamentos, instalação de infraesturura e melhoria no atendimento ao usuário (call center).
O plano deverá conter indicadores e metas ao funcionamento da rede, qualidade das transmissões e redução das reclamações dos clientes. A superintendência afirmou que os planos das empresas terão publicidade e transparência para a população, e espera que até a próxima semana as operadoras apresentem de fato um plano de melhoria dos serviços.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultores cadastrados na Prefeitura deverão receber a 1ª parcela do Garantia-Safra em agosto

garantia_safra_3
Neste mês de julho, agricultores de vário municípios da Bahia, Paraíba, de Minas Gerais, do Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receberão a primeira parcela do benefício do Garantia-Safra. Entre as cidades do Rio Grande do Norte que serão beneficiados com a antecipação do valor, estão Areia Branca, Augusto Severo, Florânia, Itajá, Porto do Mangue, São João do Sabugi, Taboleiro Grande e Tenente Laurentino da Cruz. Ao todo serão 2.892 agricultores beneficiados nesta primeira remessa. No entanto, Mossoró não está incluída nessa remessa.
De acordo com o gerente da Agricultura, Rondinelli Carlos, os agricultores mossoroenses que se cadastraram no Garantia-Safra somente receberão o pagamento a partir de agosto.
"Como o pagamento do Garantia-Safra é realizado de forma parcelada, aqueles que se cadastraram no Garantia-Safra irão receber os valores de R$ 136,00 até dezembro deste ano. Mesmo não recebendo em julho, como tem acontecido com outras cidades, o agricultor da nossa região não será prejudicado", esclareceu Rondinelli.
Neste ano, o recurso foi liberado antecipadamente por causa da estiagem, que começou no final de 2011 e causou prejuízos aos pequenos agricultores.
Rondinelli destacou ainda que os órgãos municipais têm tomado as devidas providências para que as comunidades rurais não sejam afetadas pela estiagem prolongada.
"Intensificamos a ação dos carros-pipas e estamos tomando todas as medidas necessárias para amenizar o problema da falta de chuvas", diz o gerente.
A Gerência de Agricultura destacou que durante as visitas realizadas nas comunidades rurais percebeu-se que um dos grandes afetados pela seca são os assentamentos agrários.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Renan Barão valoriza origens após conquistar título do UFC: "Valeu, bairro da Quintas"


Getty Images
Renan Barão dominou a luta sobre o norte-americano

Após a conquista do título interino da categoria peso-galo (até 62kg) do UFC, o lutador potiguar Renan Barão mostrou ao mundo o que é um exemplo de humildade. Ele agradeceu, em gestos simples, todos aqueles que lhe apoiaram.

Barão correu para as câmeras para agradecer e fez questão de lembrar todos os passos de sua origem. Diante da câmera, agradeceu a cidade de Natal, onde nasceu, a academia Kimura Nova União, local no qual iniciou os passos e bairro das Quintas, onde mora.

“Valeu Natal, equipe Kimura Nova União, valeu bairro das Quintas. É nós”, gritou Barão, diante das câmeras, ao mundo, em um gesto simples.

Durante todo o combate, o lutador potiguar foi superior, apesar do seu adversário, o norte-americano Urijah Faber, já ter conquistado o título do World Extreme Cagefighting, evento que era organizado pela mesma empresa que gerencia o UFC. Faber foi campeão em uma categoria acima: peso-pena (até 67kg).

Renan dominou os cinco rounds, em uma luta que permaneceu em pé durante os cinco rounds, já que Faber estava evitando ir ao chão, uma vez que Barão tem um ótimo jiu-jitsu. Entretanto, o potiguar também foi superior na trocação, aplicando vários chutes e joelhadas e ganhando o combate por decisão unânime dos jurados.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ABC vence o Bragantino fora de casa e sai da zona de rebaixamento da Série B


O ABC conseguiu um excelente resultado ao vencer o Bragantino por 2 a 1, fora de casa, na noite deste sábado (21), pela Série B do Campeonato Brasileiro. Éderson e Adriano marcaram para o alvinegro potiguar e Fernando Gabriel fez o gol do time paulista. Com o resultado, o ABC saiu da zona de rebaixamento e ocupa agora a décima-quarta posição na Série B, depois de uma série de cinco jogos sem vitória.

ABC e Bragantino fizeram um primeiro tempo bastante fraco, com poucos lances de perigo. Mesmo jogando fora de casa, o time potiguar foi melhor, principalmente devido ao desempenho ruim do setor defensivo adversário. Em duas cobranças de falta do meia Raul, o goleiro Alê apareceu bem e fez grandes defesas, impedindo a vitória parcial dos visitantes.

Ao contrário do primeiro tempo, a etapa final foi bastante movimentada. Logo aos 6, Victor Ferraz saiu jogando errado e a bola sobrou para Éderson, que invadiu a área e bateu sem chances para o Alê. No minuto seguinte, Malaquias fez boa jogada e cruzou para Fernando Gabriel, que concluiu de primeira. Aos 35, Bileu chutou e a bola desviou nas mãos do zagueiro Walter. O árbitro assinalou pênalti, convertido por Adriano Pardal.

O Bragantino volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Avaí, às 21 horas, no Estádio da Ressacada, pela 13.ª rodada. No sábado é a vez do ABC enfrentar o Guaratinguetá, às 16h20, no Estádio Frasqueirão, em mais um duelo direto contra o rebaixamento.

FICHA TÉCNICA:

BRAGANTINO 1 X 2 ABC

BRAGANTINO - Alê; Rafael Caldeira, Walter e Preto Costa; Victor Ferraz, Léo, Acleisson, Fernando Gabriel (Barboza) e Léo Jaime; Malaquias (Gil) e Giancarlo (Lincom). Técnico: Marcelo Veiga.

ABC - Andrey; Pedro, Vinícius, Leandro Cardoso e Airton; Guto, Bileu, Jérson (Serginho) e Raul (Fábio Neves); Éderson (Allan) e Adriano Pardal. Técnico: Ademir Fonseca.

GOLS - Éderson, aos 6, Fernando Gabriel, aos 7, e Adriano Pardal (pênalti), aos 35 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Walter (Bragantino); Adriano Pardal, Bileu e Raul (ABC).

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).

RENDA - R$ 9.290,49.

PÚBLICO - 851 pagantes.

LOCAL - Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››