domingo, janeiro 29, 2023

Homem morre após passar mal as margens da BR 405 em Itaú-RN.

João Batista Menezes
 

Um homem identificado como João Batista de Menezes, foi encontrado passando mal as margens da BR 405 próximo ao Posto São João em Itaú RN, sendo socorrido para o hospital Marcolino Bessa, porém não resistiu.

 

Após o falecimento a polícia foi acionada, visto que o mesmo no momento do óbito estava sem documentação que pudesse fazer sua identificação.

 

Ao Blog Cidade News Itaú a polícia disse que tinha a informação de uma pessoa desaparecida, que trabalhava em um projeto de melão na cidade de Apodi, havia saído embriagado e não foi mais visto.

 

A PM informou há uma amigo do suposto desparecido que reconheceu a vítima, assim a polícia informou aos familiares de João Batista, que são da cidade de Barauna-RN, sobre o ocorrido, para que os mesmos fizessem o reconhecimento e a perícia do ITEP para identificar as causas da morte, em seguida a liberação para o sepultamento.

 

O corpo encontrava-se no hospital até que todas as providências cabíveis fossem tomadas.

 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Corpo do influencer Ikaro Zerlottini é sepultado em Mossoró

O corpo do influenciador digital Ikaro Zerlottini foi sepultado na manhã deste domingo (29), na cidade de Mossoró. Ele morreu aos 26 anos na madrugada de sábado (28), após ficar quase um mês internado na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia.


Influencer Ikaro Zerlottini morre aos 26 anos em Mossoró — Foto: Reprodução


Ikaro havia sofrido um acidente de carro na BR-110, entre as cidades de Mossoró e Areia Branca, na região Oeste do Rio Grande do Norte, no dia 31 de dezembro.


A morte de Ikaro foi confirmada no sábado pela influencer Juliana Priscila, com quem ele teve um filho, Christian, de 5 anos.


Ikaro morou na Itália no último ano, e havia retornado a Mossoró há dois meses.



O influencer ficou conhecido por conta de vídeos de humor no Youtube - tem mais de 300 mil inscritos no seu canal -, e também era tatuador.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Morador de rua morre após ser queimado com óleo quente em Mossoró; polícia investiga

Um morador de rua de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, morreu na madrugada desta sexta-feira (27) no Hospital Regional Tarcísio Maia após ser internado com queimaduras.


Antônio Luís tinha 48 anos de idade e morava na rua em Mossoró — Foto: Divulgação


De acordo com a família, Antônio Luís Rodrigues, de 48 anos, foi atingido com óleo quente em uma rua no centro da cidade.


O crime aconteceu na terça-feira (24). Antônio foi socorrido para o Tarcísio Maia, mas não resistiu aos ferimentos após pouco mais de dois dias de internação.


A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) confirmou ao g1 que abriu investigação sobre o caso e que o inquérito foi instaurado à princípio como homicídio doloso, quando há a intenção de matar.



"Vou considerar a conduta dele como dolo eventual a princípio", resumiu o delegado responsável pelo caso, Caio Fábio, da DHPP, que não revelou suspeitos. "As investigações seguem em sigilo", concluiu.


"A gente não tem ainda uma informação concreta [do que aconteceu]. A polícia é quem vai averiguar para chegar ao fato. O que chegou pra gente é que jogaram óleo quente quando ele estava dormindo na calçada. E que ele teve várias queimaduras nas partes íntimas, nas pernas, num grau bem elevado. E terminou a vir a óbito", lamentou o primo Emanuel Castro.


Antônio Luís quando mais novo, em Mossoró — Foto: Cedida


Em nota, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró Subseção de Mossoró, disse que tomou conhecimento do caso de que Antônio 'foi vítima de uma ação criminosa em que jogaram óleo quente em seu corpo, causando graves queimaduras sendo responsável por sua morte".



"Diante disso, a comissão se solidariza com os familiares da vítima, ao mesmo passo em que se compromete a acompanhar este caso junto à Delegacia de Homicídios, solicitando das autoridades competentes a rigorosa apuração e identificação dos envolvidos para que sejam responsabilizados conforme determina a Lei", completou em nota a OAB.

Antônio Luís foi velado e sepultado na manhã desta quinta-feira (27). Ao g1, o primo dele, Emanuel Castro, disse que espera que a "justiça seja feita".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motorista morre após caminhão betoneira sair da pista e virar na RN-118 no Seridó

Um homem morreu após perder o controle do caminhão betoneira que dirigia, o veículo sair da pista e capotar na RN-118, entre as cidades de Caicó e São João do Sabugi, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.


Caminhão betoneira saiu da pista na RN-118 — Foto: Reprodução/Redes Sociais


A vítima foi identificada como Olavo da Costa Nogueira, de 46 anos. O passageiro do veículo ficou ferido e precisou ser socorrido para o Hospital Regional do Seridó. O acidente aconteceu nesta quinta (26).


Foi necessária a atuação do Corpo de Bombeiros, já que as vítimas ficaram presas às ferragens.


Segundo testemunhas relataram, o motorista do caminhão betoneira tentou livrar um outro veículo que fazia a curva na contramão. Nessa manobra para evitar a colisão frontal, ele perdeu o controle do veículo e desceu pelo acostamento.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o passageiro ferido e a Polícia Rodoviária Estadual também esteve na ocorrência. A estrada ficou interditada nos dois sentidos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem furta seis caixas de cerveja, se 'arrepende' e devolve um dia depois a supermercado de Natal

Um homem furtou seis fardos de cerveja de um supermercado localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, no último sábado (28). Imagens do circuito interno de segurança mostraram a ação do suspeito e vazaram nas redes sociais.


Homem furta seis caixas de cerveja, se 'arrepende' e devolve um dia depois a supermercado de Natal — Foto: Reprodução


O vídeo mostra ele enchendo o carrinho de compras com as caixas de cerveja, em espaço na entrada do supermercado, e saindo sem realizar o pagamento. O homem se deslocou até um veículo prata no estacionamento, transferiu as cervejas e fugiu.


Com a repercussão do caso, o autor do furto fez contato com o estabelecimento e, demonstrando arrependimento pelo ocorrido, se comprometeu em devolver as cervejas sem se identificar.



Na manhã deste domingo (29), o homem cumpriu a palavra e, segundo a gerência do supermercado, mandou a carga furtada por um táxi.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Influenciadora potiguar que viralizou mostrando rotina na roça revela que foi oprimida em casamento: 'não podia nem ter rede social'

A influenciadora potiguar Maria Lúcia, que viralizou nas redes sociais em 2022 mostrando o cotidiano na roça, revelou que viveu um casamento em que era oprimida, antes de alcançar fama na internet.


Maria Lúcia em foto compartilhada nas redes sociais, em viagem à praia do Amor, em Pipa — Foto: Reprodução/redes sociais


A declaração sobre o assunto foi feita em uma postagem na internet, com mais de 200 mil curtidas somente em uma das redes sociais.


Na publicação, ela comemorou ter recebido o selo de conta verificada como pessoa pública, pela rede social Instagram.


"Para mim, isso significa liberdade. Pois, de onde eu vim, isso era algo impossível de acontecer. Acho que está na hora de que quebrar o silêncio e explicar melhor para vocês: durante toda a minha vida de casada eu fui muito oprimida. Eu não podia ter rede social. Nem comemorações de família eu podia participar sem ter dor de cabeça", afirmou a influenciadora.


Maria Lúcia ainda disse que tudo o que o trabalho na internet tem proporcionando a ela é "inédito" na sua vida.


"Nos meus quase 60 anos, estou me dando o direito de viajar e ser feliz como sempre sonhei. Quem diria eu poder participar da festa do padroeiro da minha cidade e voltar no outro dia, às seis horas da manhã? Eu não podia ter amigos e agora tenho milhões", declarou.


Maria Lúcia ainda agradeceu o apoio dos seguidores. Muitos comentaram a publicação com mensagens de carinho.


"Me emocionei com seu relato! Parabéns pela sua coragem, aproveite sua liberdade e viva a vida!", escreveu uma seguidora.



Quem é Maria Lúcia

Maria Lúcia é aposentada como agricultora e já acumula mais de 4 milhões de seguidores, na soma das redes sociais Instagram e TikTok. Ela viralizou nas redes sociais em 2022 mostrando a rotina no seu sítio, na cidade de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte.


A influenciadora vive na roça desde que nasceu e passou a morar no município de Riachuelo há cerca de 40 anos, quando o pai comprou um terreno. Ela também passa temporadas em São Paulo, onde mora um filho - ao todo, são quatro.


Foi curiosamente em São Paulo que começou a carreira de Maria Lúcia nas redes sociais. Em entrevista ao g1, ela contou que uma filha comprou uma sobremesa e a gravou comendo dizendo que enviaria apenas para amigos.


"No outro dia, eu estava recebendo um bocado de mensagens das pessoas do TikTok. Aí eu falei pra ela: 'O que diabo é isso aqui? Uma ruma de gente me mandando mensagem'. Ela começou a rir e disse:' Vê lá o Tik Tok da senhora'. Quando eu fui olhar, já tinha mais de 100 seguidores. E eu pensei: 'Meu Deus do céu, quanta gente'", contou a influenciadora em 2022.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vídeo mostra sequência de raios no céu do Alto Oeste potiguar

Um vídeo de um minuto gravado pela equipe do g1 mostra vários raios em sequência, visto nos céus a partir da cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, na noite de sexta-feira (27). Veja acima.


Raio visto em Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução


Moradores da cidade assistiram a uma sequência de relâmpagos que durou vários minutos, até que uma chuva caiu sobre o município.


Os equipamentos meteorológicos da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn) não registraram nenhum volume de água.


Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou apenas 0,8 mm de água.


Apesar disso, os maiores volumes de chuva registrados pela Emparn, no estado, entre às 7h de sexta-feira (27) e 7h deste sábado (28) foram em cidades próximas a Pau dos Ferros, no Alto Oeste: Taboleiro Grande (26 mm), Martins (19 mm), Luís Gomes (14,2 mm) e Paraú (8,8 mm).


Raios sem trovões

Chamou a atenção, o fato de os raios não provocarem trovões na região. Sobre o assunto, o meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn, explica que isso pode ocorrer quando os raios produzidos por determinada nuvem não têm capacidade de causar uma grande movimentação de ar.


"Você tem o movimento interno vertical das nuvens, das gotículas, dentro da nuvem, em um sobe e desce, que causa essa geração de energia. Mas, nesse caso há o descarregamento dessa energia de forma a causar só o clarão. O trovão é exatamente quando há a descarga elétrica em direção ao solo, um deslocamento muito intenso, que causa o barulho. Mas pode haver casos de não ter esse grande deslocamento do ar, de faltar algo nessa nuvem que cause uma descarga (elétrica) mais intensa", explica.


Segundo levantamento divulgado pela Cosern, mais de 50 mil raios atingiram o estado no ano passado.


Em abril de 2022, um raio chegou a matar animais na zona rural de Pau dos Ferros. Caso semelhante também foi registrado em Rodolfo Fernandes, na mesma região.


Em março, em Caraúbas, também no Alto Oeste, um motociclista morreu após ser atingido por um raio.


Confira as orientações de segurança divulgadas pela Cosern:

Ao ar livre, sempre mantenha uma distância segura da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;

Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;

Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;

Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.

Não pratique atividades de agropecuária ao ar livre durante tempestades pois esta é a circunstância mais vulnerável durante uma tempestade com raios;

Afaste-se de carros e tratores e não ande de moto, bicicletas nem fique ao lado de transportes em geral;

Evite ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores ou perto de cercas;

Evite tocar em objetos que conduzem eletricidades, tais como celular conectado ao carregador, telefone com fio e objetos metálicos grandes;

Não se abrigue em locais abertos como sacadas, varandas, toldos, deques etc.

Opção segura de abrigo, caso esteja na rua: busque um veículo fechado e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Chefe do tráfico que invadiu fórum e mandou matar o próprio advogado foge de presídio com dois comparsas

Um dos traficantes mais perigosos e violentos do RJ fugiu do presídio onde cumpria pena, na madrugada deste domingo (29).


Jean Carlos Nascimento dos Santos, o Jean do 18, fugiu de presídio no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução


Jean Carlos Nascimento dos Santos, o "Jean do 18", chefiou o tráfico do Morro do Dezoito, em Água Santa. Segundo a polícia, em 2013, ele comandou a invasão ao Fórum de Bangu e, em 2016, mandou matar o próprio advogado. O criminoso estava preso desde 2017.


Jean conseguiu escapar com dois comparsas da Penitenciária Lemos de Brito, que fica dentro do Complexo de Gericinó, em Bangu.


Jean fugiu com a ajuda de uma corda feita com lençóis (teresa) jogada ao lado da base do Serviço de Operações Especiais, nos fundos do complexo de presídios. Atrás fica um lixão.



Além de Jean, também fugiram Lucas Apostólico da Conceição e Marcelo de Almeida Farias Sterque — também classificados como presos de alta periculosidade.


O Disque-denúncia divulgou cartaz com fotos dos três fugitivos do Complexo de Gericinó, na madrugada deste domingo (29). — Foto: Reprodução


Marcelo Sterque já tinha deixado a penitenciária uma vez, em 2015, para cometer um crime. Com ajuda de agentes penitenciários corruptos, ele saiu da prisão para tentar matar uma mulher, de 31 anos, e voltou para a cela após dar 13 tiros contra ela. A vítima sobreviveu.



O que diz a Seap

Em nota, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que “desde que tomou conhecimento do ocorrido, passou a mobilizar as suas forças para apurar as circunstâncias do episódio, suspendendo de imediato as visitas e promovendo uma vistoria geral na unidade”.


A secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel foi à penitenciária para acompanhar as perícias e colocou a Divisão de Recaptura (Recap) da Polícia Penal na rua em busca dos foragidos.


Maria Rosa também determinou a transferência de dois custodiados da mesma facção dos foragidos para Bangu 1: Alcimar Pereira dos Santos e Anderson Ribeiro Dias.


Teresa serviu para fuga de detentos em Bangu — Foto: Reprodução


O ataque ao Fórum de Bangu

No dia 31 de outubro de 2016, um PM e uma criança morreram após uma troca de tiros quando criminosos invadiram o Fórum de Bangu, na Zona Oeste do Rio.


Jean, na época chamado de Menor, comandou a ação, que tinha o objetivo de resgatar presos que prestariam depoimento e de executar o juiz Alexandre Abrahão.


O menino Kayo da Silva Costa, de 8 anos, jogava futebol na escolinha do Bangu e vestia o uniforme do clube quando foi atingido por um disparo. O PM que morreu, o sargento Oliveira, fazia a segurança da portaria do Fórum.


Pelo menos quatro criminosos, segundo a PM, invadiram o fórum para libertar Alexandre Bandeira de Melo, o Piolho, então chefe do tráfico do Morro do Dezoito, e Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate, também chefe do tráfico de favelas de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.


A morte do advogado

Em 2016, Jean foi indiciado por mandar matar seu advogado, Roberto Rodrigues.


Em dezembro do ano anterior, Roberto saiu para se encontrar com Jean e não foi mais visto. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros concluiu que o advogado foi assassinado pelos próprios clientes porque não conseguiu libertar dois comparsas deles que estavam presos.


“Ele havia se comprometido, já havia recebido o dinheiro, inclusive, para que dois traficantes da mesma facção fossem soltos até o dia 21 de dezembro de 2015. Isso não aconteceu, eles não foram soltos. Ele viu que ia morrer, ele conseguiu tomar a arma de um traficante, conhecido como Diguinho, e matou esse traficante. Após a morte desse traficante, ele foi morto por outros traficantes”, disse a delegada Elen Souto.


O carro de Roberto foi encontrado numa das entradas do morro do Fubá, em Cascadura, que é dominado por uma facção rival. Mas a polícia descobriu que foram os próprios traficantes do Morro do Dezoito que abandonaram o veículo lá para despistar os investigadores.


À época, Jean tinha 25 mandados de prisão, por crimes como homicídio e roubo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bola autografada por Neymar que sumiu em ataque terrorista em Brasília é encontrada em Sorocaba, diz polícia

A bola autografada por Neymar que sumiu durante o ataque terrorista em Brasília, em 8 de janeiro, foi encontrada em Sorocaba (SP), na noite de sábado (28).


Bola autografada por Neymar é encontrada em Sorocaba e está na Polícia Federal — Foto: Arquivo Pessoal


O objeto estava desaparecido desde a invasão feita por bolsonaristas no Congresso Nacional. A informação do encontro da bola em Sorocaba foi confirmada pela Polícia Militar.


A bola foi um presente da delegação de jogadores do Santos Futebol Clube ao deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia, em 10 de abril de 2012, por ocasião da sessão solene em comemoração ao centenário do clube.


De acordo com a Polícia Militar, a bola foi encontrada na Vila Jardini, quando uma pessoa entrou em contato com a equipe para saber o que poderia ser feito com o objeto.



A pessoa que encontrou o item foi levada para a delegacia da Polícia Federal de Sorocaba para ser ouvida. Não há detalhes sobre como a pessoa conseguiu o objeto.


Bola de futebol assinada por jogadores do Santos, entre eles Neymar — Foto: Câmara dos Deputados


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudante da UFPI morreu após ser estuprada e ter o pescoço quebrado, diz delegado

Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, que morreu após calourada na Universidade Federal do Piauí. Segundo o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, conhecido como Barêtta, a vítima também teve o pescoço quebrado.


Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI — Foto: TV Clube


Em nota, o IML confirmou que a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, isto é, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte (leia a nota completa abaixo).



O órgão reforçou que a ação contundente pode ter sido causada "por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso".


Ao g1, o delegado informou que, conforme médica legista, Janaína chegou morta ao Hospital da Primavera, localizado na Zona Norte de Teresina. Ela apresentava lesões no rosto e em diversas regiões do corpo.


Janaína era estudante do curso de Jornalismo da UFPI. Ela ingressou na instituição no período 2020.2.


De acordo com Barêtta, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.


Um jovem, também estudante da UFPI, foi detido suspeito do crime. Conforme o delegado, o rapaz relatou que Janaína passou mal durante uma relação sexual consensual.


"O que sabemos é que um vigilante da instituição avistou o rapaz saindo da sala, com a moça nos braços. O vigilante viu as roupas do rapaz sujas de sangue, disse 'ei, o que tá acontecendo aí?' e o rapaz disse 'minha amiga passou mal, tô levando pro hospital'. O vigilante então deteve ele, chamou reforço e, de carro, foi com os dois até o hospital", contou.


De acordo com o delegado, o estudante disse que Janaína desmaiou e que tentou prestar socorro. "Estamos investigando o contato dele com uma pessoa. Pode ser que, ao sair da sala, ele não estivesse indo ao hospital. Acho que ele sabia que ela estava morta e pode ter entrado em contato com alguém pra pedir ajuda pra descartar o corpo", completou o delegado.


"Os ferimentos indicam um homicídio qualificado, um crime hediondo, em que o feminicídio pode ser apenas uma das qualificadoras", concluiu Barêtta.


de Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi morta após ser estuprada e ter o pescoço quebrado em Teresina — Foto: Reprodução


Confira na íntegra a nota do IML

"O Instituto de Medicina Legal do Piauí emitiu a Declaração de Óbito de Janaína da Silva Bezerra, estudante morta nesse sábado no prédio da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.


Segundo a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.


Em depoimento à Policia Civil, o acusado com as iniciais T. M. S. B afirmou que já conhecia a vítima e teriam “ficado” em outras ocasiões. O acusado disse que estavam em uma “calourada” na UFPI e que por volta das 2h convidou a jovem para seguirem a um corredor e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula onde praticaram sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h. Ele alega que permaneceu ao lado do corpo da vítima durante toda a madrugada e solicitou socorro à segurança da Universidade por volta das 9h, que conduziu a vítima ao Hospital da Primavera, onde foi constatado o óbito.



A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do acusado, que encontra-se neste momento em audiência de custódia. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP, foram adotadas todas as providências necessárias para o fiel esclarecimento do caso, com a realização de entrevistas e a realização de exames periciais, além de perícia no local do crime. O inquérito policial será concluído em até dez dias."


Festa não autorizada


Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI — Foto: TV Clube


A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou que a administração não havia autorizado a festa realizada na sexta-feira (27). Em nota, a instituição afirmou ainda que está colaborando com as investigações e que vai buscar imagens de câmeras de segurança para ajudar. A instituição declarou que desaprova condutas que coloquem em risco estudantes, professores ou funcionários.



Segundo o Diretório Central dos Estudantes, contudo, as atividades culturais promovidas dentro da instituição nunca precisaram ser diretamente comunicadas, já que são realizadas em espaço destinado às ações estudantis.


O DCE destacou, ainda, que uma luta antiga do Diretório é mais segurança para os estudantes, que têm constantemente relatado assaltos e outros crimes dentro do campus em Teresina. Conforme a entidade, a guarda da UFPI é majoritariamente patrimonial, e não contempla a necessidade de segurança da comunidade acadêmica.


Veja a íntegra da nota da UFPI


Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.


Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.



O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.


A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.


As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.


Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.


Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.


Jovem morreu após festa


Universidade Federal do Piauí - UFPI — Foto: Fernando Brito/g1


O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade divulgou nota informando que cede espaço para realização das calouradas, mas que os eventos são de responsabilidade dos respectivos centros acadêmicos (CAs) e/ou coletivos que compõe a instituição. Leia o comunicado ao afim da reportagem.


Nota do DCE UFPI

O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE UFPI) vem por meio desta nota tornar público a confirmação de falecimento de uma estudante nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) hoje (27).


A Direção da atual Comissão Gestora tomou conhecimento por informações nas redes sociais nesta manhã e logo em seguida entrou em contato com a Universidade para confirmação do ocorrido.



No entanto, ainda não há informações sobre identidade da vítima, sobre as circunstâncias do ocorrido ou quaisquer informações que elucidem a causa da morte.


As informações iniciais que temos é que hoje, pela manhã, a vítima, estudante de Jornalismo da UFPI, foi encontrada desacordada por um profissional da instituição e, logo em seguida, encaminhada para o hospital. A ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE.


As calouradas que ocorrem no espaço em frente ao DCE é cedida pelo Diretório para que os estudantes, centros acadêmicos (CAs) e coletivos que compõe a Universidade possam ter uma forma de integração entre cultura e arte ao ensino, como também autofinanciamento coletivo dos Estudantes para subsidiar projetos estudantis.


O debate de segurança na UFPI, embora lamentavelmente tenha chegado a esse ponto, não é novidade para o DCE. No último ano (2022), nós, junto com os CAs, buscamos fomento de iniciativas que garantissem minimamente segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portela.


No final do ano, em debate de semanas, conseguimos uma Comissão para dar início neste ano o atendimento a estudantes que sofrem com assédio na Universidade. Temos nítido, no entanto, que esse não é o máximo que a Administração Superior possa fazer para sanar a situação que ocorre hoje, sabemos que o debate de segurança na Universidade passa por um debate patrimônio e não de vida dos estudantes, e também que esse debate não acontece só na Universidade, mas no mundo que é cercado por uma super estrutura de violência.



O DCE se coloca a disposição para ajudar no que for preciso a família da vítima e também presta solidariedade aos amigos e a todo o corpo estudantil.


Nesse momento tão triste, de luto coletivo, nós estamos comprometidos em fazer todos os debates necessários para que nossa Universidade seja segura para todo o corpo estudantil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ônibus tomba na Serra de Petrópolis e deixa 26 feridos

Um ônibus de turismo tombou na descida da Serra de Petrópolis, no fim da madrugada deste domingo (29).


Ônibus tomba na Serra de Petrópolis — Foto: Carlos Miranda/g1


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 26 passageiros foram atendidos, a maioria de vítimas com ferimentos leves.


Duas pessoas em estado grave foram encaminhadas para o Hospital Santa Teresa, em Petrópolis. Os demais, para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.


Segundo o motorista, o coletivo partiu de Juiz de Fora (MG) com 55 passageiros rumo à Praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio.


De acordo com a Concer, concessionária que administra a rodovia, o motorista alegou que o veículo perdeu o freio. Ele conseguiu fazer uma manobra e jogar o ônibus para a encosta na beira da estrada — do contrário, poderia despencar no abismo.


Ônibus tomba na Serra de Petrópolis — Foto: Carlos Miranda/g1

Ônibus tomba na Serra de Petrópolis — Foto: Carlos Miranda/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes rejeita suspender posse de deputados por eventual envolvimento em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou neste domingo (29) uma ação que pedia a suspensão da posse de deputados bolsonaristas por eventual envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. A posse está marcada para a próxima quarta (1º).


O ministro do STF, Alexandre de Moraes, em imagem de novembro de 2022 — Foto: Adriano Machado/Reuters


Moraes tomou a decisão um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter defendido o arquivamento do pedido, feito por um grupo de advogados.


A PGR se manifestou após Moraes ter estabelecido prazo de 24 horas para a análise do pedido. A ação é praxe e está prevista nas regras internas do Supremo.



Pela Constituição, cabe ao Ministério Público Federal avaliar se propõe investigações e denúncias na área criminal e ações na área eleitoral, se detectar indícios de irregularidades.


A decisão de Moraes

Na decisão, Moraes afirmou que há um rito próprio para questionar a diplomação dos deputados eleitos e que a via processual escolhida não foi a adequada.


O ministro disse ainda que as condutas dos parlamentares poderão eventualmente ser questionadas e analisadas pelo Conselho de Ética da Câmara.


“Neste momento, eventuais consequências das condutas noticiadas em relação aos mandatos dos Deputados Federais nominados deverão ser analisadas no âmbito do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, nos termos do art. 55 da Constituição Federal”, escreveu.


Segundo Moraes, “até o presente momento não há justa causa para instauração de investigação em relação aos demais deputados federais diplomados e que não estão sendo investigados nos Inquéritos instaurados nesse Supremo”.


A manifestação da PGR

Em manifestação ao STF, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, afirmou que a eventual análise da conduta dos parlamentares cabe ao Conselho de Ética da Câmara e que os advogados não apresentaram elementos que justifiquem abertura de inquérito contra uma parte dos deputados citados.



"É atribuição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar examinar as condutas imputadas na petição aos Deputados Federais eleitos e diplomados, nos termos do artigo 21, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados", escreveu.


O pedido de suspensão da posse dos parlamentares foi feito pelos advogados do Grupo Prerrogativas e citou ações dos deputados:


Luiz Ovando (PP-MS);

Marcos Pollon (PL-MS);

Rodolfo Nogueira (PL-MS);

João Henrique Catan (PL-MS);

Rafael Tavares (PRTB-MS);

Carlos Jordy (PL-RJ);

Silvia Waiãpi (PL-AP);

André Fernandes (PL-CE);

Nikolas Ferreira (PL-MG);

Sargento Rodrigues (PL-MG);

Walber Virgolino (PL-PB)

A posse dos parlamentares está marcada para a próxima quarta-feira (1º).


Em sua manifestação, o subprocurador-geral da República lembrou que Silvia Waiâpi e André Fernandes já são investigados, mas que não há indícios contra os outros citados.


"Inexistindo, até o presente momento, elementos que indiquem que os Deputados apontados na petição tenham concorrido, ainda que por incitação, para os crimes executados no dia 08 de janeiro de 2023, não há justa causa para a instauração de inquérito ou para a inclusão, a princípio, dos Parlamentares nos procedimentos investigatórios já instaurados para apurar a autoria dos atos atentatórios", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Congresso retoma trabalhos nesta semana com 27 MPs editadas por Lula e Bolsonaro pendentes de votação

A Câmara dos Deputados e o Senado retomam oficialmente os trabalhos a partir da próxima quarta-feira (1º) com 27 medidas provisórias (MPs) editadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pendentes de votação.


Fachada do Congresso Nacional — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


Medidas provisórias têm força de lei assim que publicadas no "Diário Oficial da União", mas precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar leis em definitivo. Se não forem votadas no prazo, perdem validade automaticamente.


Entre as MPs que devem ser analisadas pelo Congresso, estão:


a que prevê o pagamento de R$ 600 mensais do Bolsa Família;

a que devolveu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao Ministério da Fazenda;

a que reduz impostos sobre os combustíveis;

e a que extinguiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).


Desde que uma emenda constitucional mudou as regras de tramitação de MPs, em 2001, foram editadas 1.160 medidas provisórias.


O período abrange os governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), Dilma Rousseff (2011-2016), Michel Temer (2016-2018), Jair Bolsonaro (2019-2022) e o início do novo governo Lula (jan/2023).


Em 2008, quando exercia o segundo mandato de presidente da República, Lula disse ser "humanamente impossível" governar sem MP.


Na época, Lula argumentou que, embora as discussões políticas no Congresso Nacional sejam necessárias, "o tempo e a agilidade que as coisas costumam acontecer muitas vezes é mais rápido do que o tempo das discussões".



Desde que assumiu o terceiro mandato como presidente, em 1º de janeiro deste ano, Lula já editou sete medidas provisórias – as outras 20 pendentes foram editadas por Bolsonaro.


Veja algumas das medidas provisórias pendentes de análise do Congresso

Número da MPConteúdoPresidente que editou
MP 1.155Garante os R$ 600 do Bolsa FamíliaLula
MP 1.156Extingue a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)Lula
MP 1.157Reduz Pis-Cofins sobre diesel, biodiesel, gás liquefeito, álcool, querosene de aviação, gás natural veicular e gasolinaLula
MP 1.158Devolve o Coaf ao Ministério da FazendaLula
MP 1.142Autoriza o Ministério da Saúde a prorrogar 3.478 contratos de trabalho temporário em hospitais federais no Rio de JaneiroBolsonaro
MP 1.143Define em R$ 1.302 o valor do salário mínimo em 2023Bolsonaro
MP 1.144Abre crédito extra de R$ 7,5 bilhões para benefícios previdenciários e compensações previdenciáriasBolsonaro
MP 1.147Zera a incidência de PIS-Cofins sobre receitas de empresas que fazem transporte aéreo regular de passageirosBolsonaro


MPs que devem perder validade

No jargão político, uma MP "caduca" quando perde validade por não ter sido votada pelo Congresso.


A expectativa é que, das 27 MPs pendentes de análise, duas devem "caducar": a MP 1.136 (altera as regras do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a MP 1.141 (contratação de pessoal para o Censo Demográfico).


Durante a posse do novo presidente do CNPq, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, disse ter negociado com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que a MP não seja votada.



Assim, a MP, que deveria ser votada até o próximo domingo (5), pode não deve ser discutida e acabar caducando.


Já a medida provisória sobre a contratação de pessoal para o Censo Demográfico não deve ser votada porque o levantamento do IBGE estará próximo do fim quando a MP estiver prestes a perder validade.


Na última quarta-feira (25), o IBGE informou que os resultados devem ser divulgados em abril, e a MP tem prazo justamente até 30 de abril.


Fonte: g1

Leia Mais ››