segunda-feira, março 07, 2022

Covid: RN atinge menor taxa de transmissão desde início da pandemia

O Rio Grande do Norte convive com a menor taxa de transmissibilidade de covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) do último dia 3 de março, o índice, que estava em 0,40, siga em queda, algo que ocorre desde do dia 3 de janeiro, quando o estado atingiu a taxa de 1,93.


A redução do indicativo já mostra os seus reflexos na rede assistencial, que apresenta redução no pedido de internações em leitos críticos


"Isso é algo extremamente importante. Isso mostra o nível de controle da pandemia no Rio Grande do Norte. Essa baixíssima taxa já repercute nas internações. Hoje, por exemplo, as filas para internações de pacientes em leitos críticos estavam zeradas", afirma o professor do laboratório, Ricardo Valentim.


Desde o dia 3 de janeiro, o indicativo permanece em redução. Após a metade do primeiro mês do ano, o indicativo subiu, mas não atingiu o patamar do início do mês, e voltou a cair consecutivamente ao registrado no último dia 3. Os pesquisadores apontam que a tendência atual é de queda e que a taxa deve seguir em redução nos próximos dias.



Flexibilização

A taxa de transmissibilidade é importante pois mede o perfil de uma doença como covid em relação à sua disseminação na população em um local específico. Ou seja, a taxa calcula um indicativo que informa o quanto a doença tem se espalhado entre as pessoas. 


De acordo com o especialista, o índice, acompanhado de outros indicativos positivos, pode trazer de volta a discussão sobre flexibilização das atuais medidas restritivas previstas em decretos. "A menor taxa, acompanhado por uma redução significativa dos pedidos de internação na rede assistencial (que hoje é de redução de quase 90% em 30 dias), faz com que seja possível discutir as flexibilizações com o que está colocado no decreto atual, como, por exemplo, tornar facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Cai número de bebês com malformação no Rio Grande do Norte

O número de nascimentos de bebês com indicação de malformação congênita no Rio Grande do Norte recuou 16,29% entre os anos de 2016 e 2021, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) analisados pelo Instituto Santos Dumont (ISD). Neste mês de março, ações em diversos países chamam a atenção para o Dia Mundial das Anomalias Congênitas, que constituem um grupo de alterações estruturais ou funcionais que ocorrem durante a vida intrauterina e podem ser identificadas durante o período gestacional através de exames de imagens. As anomalias congênitas são, segundo o Ministério da Saúde, a segunda principal causa de óbitos entre crianças abaixo de cinco anos no Brasil. O diagnóstico pré-natal, na maioria das vezes, é o fator decisivo para a efetividade do cuidado perinatal que essas crianças e suas famílias necessitam.


Rio Grande do Norte teve 405 casos de anomalias congênitas em 2016 e 339 em 2021. Epidemia de Zika, que induz à microcefalia, elevou números em 2016


“Antes do nascimento do bebê, ter a oportunidade de conhecer a anomalia congênita, aprender mais sobre ela e sobre as possibilidades de tratamento ou cuidado, e, sobretudo, poder lidar com as diferentes dimensões que um diagnóstico assim traz consigo, são alguns dos aspectos que me fazem valorizar muito a medicina fetal como uma área de atuação essencial e determinante da maior qualificação e segurança do cuidado perinatal. Considero transformador que a pessoa com deficiência possa ser melhor acolhida desde antes de nascer e que essa linha de cuidado inclua as necessidades, os valores e as particularidades dessas famílias. Se todo ato de cuidado com a saúde envolve um forte componente de educação em saúde e cidadania, no que se refere às anomalias congênitas, isso é especialmente importante”, analisa o obstetra especialista em medicina fetal e diretor do ISD, Reginaldo Freitas Jr..

Conforme dados da Sesap, em 2016 foram registrados 405 casos de anomalias congênitas no Rio Grande do Norte, contra 339 em 2021. O tipo de malformação congênita mais comum é a deformidade do aparelho osteomuscular, que consiste em deformidades músculo-esqueléticas como o pé-torto e a luxação de quadril, por exemplo, com 910 ocorrências no período. Apesar da redução dos casos quando analisado o Estado potiguar em sua integralidade, algumas Regionais de Saúde apresentaram aumento de ocorrências, como a 2ª Regional, que inclui, entre outros, os municípios de Mossoró, Apodi e Areia Branca. Nas 13 cidades que formam essa área, os casos saltaram de 11 para 37 em seis anos. Na 7ª Região de Saúde, que engloba Extremoz, Natal, Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, houve redução de 197 para 134 registros no período.


Segundo o Ministério da Saúde, “muitas anomalias são passíveis de intervenção, com melhoria da qualidade de vida dos indivíduos afetados, bem como prevenção do surgimento de novos casos com a adoção de medidas como vacinação, ingestão adequada de ácido fólico e iodo, dentre outras ações”.


Dados mais recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 6% dos recém-nascidos apresentam algum tipo de anomalia congênita e, por ano, cerca de 295 mil crianças morrem nos primeiros quatro meses de vida em decorrência dessas alterações.


Microcefalia atingiu o Estado

O Rio Grande do Norte, conforme detalhado na Pesquisa Saúde Brasil 2020/2021 - Anomalias Congênitas Prioritárias para a Vigilância ao Nascimento, do Ministério da Saúde, ao lado dos Estados do “Acre, Rondônia, Ceará, e Espírito Santo passaram a apresentar altas prevalências a partir do ano de 2015, se comparadas àquelas dos anos anteriores”. O estudo identificou prevalências superiores à observada na Europa, chegando a 3,67 casos para cada 10.000 nascidos vivos no Rio Grande do Norte durante o período analisado.


Uma das crianças que nasceu com microcefalia no Rio Grande do Norte no final de 2014 foi Eliza Gabrielly Lima, hoje com 7 anos. Ela é atendida desde que nasceu nas clínicas do Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba. A causa da microcefalia ainda é uma incógnita, apesar de coincidir com os primeiros registros de ocorrência da condição causada pelo vírus Zika no Estado. “Eu tive Zika, mas foi depois dela ter nascido. Fizemos os testes e todos deram negativo. Hoje, esperamos fazer o exame que pode identificar o erro inato do metabolismo, que pode ser a causa da microcefalia. Nós já fizemos vários outros exames e não descobrimos nada”, relata Elaine Cristina de Lima, de 33 anos, mãe de Eliza.


Conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil viveu uma epidemia de Zika durante o final de 2015 e início de 2016, com mais de 2.700 casos de microcefalia e 40 óbitos reportados à época. A maioria deles, concentrados nos Estados da região Nordeste. A microcefalia é um exemplo de anomalia congênita que contabilizou ocorrência em 126 crianças nascidas a partir daquele ano vinculada ao vírus Zika somente no Rio Grande do Norte. “A Zika congênita se caracteriza pela transmissão do vírus zika da mãe para o bebê, durante a gestação. No feto, o vírus pode levar ao desenvolvimento de malformações do sistema nervoso - dentre as quais tem se destacado a microcefalia”, destaca a Fiocruz.


O que chama a atenção no caso em relação à Elaine Cristina é o histórico de malformações congênitas na família. Conforme relatou, ela perdeu dois irmãos que nasceram com doenças congênitas distintas. “Um deles morreu momentos após o parto. Ele tinha uma série de malformações. O outro morreu aos dois anos de idade. Esse tinha paralisia cerebral”, conta. Questionada se o caso da filha pode ter ligação com o histórico familiar, Elaine relata que o geneticista que acompanha Eliza descartou esse risco.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Jovem de 17 anos tem perna decepada após ser atingido por trem em Natal

Um jovem de 17 anos teve parte da perna esquerda decepada após ser atingido por um trem urbano em Natal. O acidente ocorreu por volta das 16h desta segunda-feira (7), na estação Promorar, no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste da capital potiguar.


Jovem de 17 anos tem perna decepada após ser atingido por trem em Natal — Foto: Cedida


O jovem tentava subir a plataforma na frente do trem da Linha Sul que seguia no sentido Natal-Parnamirim. A perna ficou imprensada no vão entre o trem e a plataforma, e a vítima chegou a ser arrastada.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, conseguiu estabilizar o jovem e o levou para o hospital.


Acidente foi registrado na estação Promorar, em Cidade Nova — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Uma equipe de fiscalização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos foi enviada ao local para apurar o acidente. De acordo com a CBTU, a vítima entrou pela parte dos fundos da estação, sem passagem pela catraca.


A estação, porém, apresenta falhas no entorno, com parte do muro derrubada, e não há segurança no local.


Estação Promorar, em Cidade Nova, tem falhas em cercas e muros — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher ameaça vizinhos com revólver, atira em policiais militares, é baleada e presa no interior do RN



Uma mulher de 55 anos foi baleada e presa após ameaçar vizinhos com um revólver e atirar contra policiais militares em Currais Novos, neste domingo (6).


O caso aconteceu no bairro Sílvio Bezerra. De acordo com informações da PM, a corporação recebeu uma denúncia de que a mulher estava ameaçando os vizinhos e quem passava pela rua.


Ao chegar ao local, os policiais perceberam que a mulher estava exaltada, tentaram negociar, mas ela começou a atirar. "Ela atirou contra os policiais e eles revidaram. Ela foi baleada e, em seguida, foi conduzida para o hospital", disse o tenente-coronel Moacir Galdino, comandante do 13° BPM.


A PM acredita que a mulher teve um surto psicótico. Ainda de acordo com a PM, ela tinha autorização para posse de arma de fogo.


A arma foi apreendida juntamente com três carregadores.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inmet alerta para chuvas intensas em 142 cidades do RN; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas com perigo potencial para 142 cidades do Rio Grande do Norte desta segunda-feira (7) até 11h de terça (8).


Inmet alerta para chuvas intensas em 142 cidades do RN; veja lista — Foto: Reprodução


A chuva de perigo potencial é a segunda numa escala de quatro níveis de intensidade, de acordo com análise do órgão.

Nesse nível, são previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos - de 40 a 60 km/h.


Nesse tipo de chuva de perigo potencial, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, de acordo com o Inmet.



O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é aconselhado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


Veja lista de cidades do RN

Acari

Açu

Afonso Bezerra

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Alto do Rodrigues

Angicos

Antônio Martins

Apodi

Areia Branca

Augusto Severo

Baraúna

Barcelona

Bento Fernandes

Bodó

Bom Jesus

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Caicó

Campo Redondo

Caraúbas

Carnaúba dos Dantas

Carnaubais

Ceará-Mirim

Cerro Corá

Coronel Ezequiel

Coronel João Pessoa

Cruzeta

Currais Novos

Doutor Severiano

Encanto

Equador

Extremoz

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Florânia

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Galinhos

Governador Dix-Sept Rosado

Grossos

Guamaré

Ielmo Marinho

Ipanguaçu

Ipueira

Itajá

Itaú

Jaçanã

Jandaíra

Janduís

Januário Cicco

Jardim de Angicos

Jardim de Piranhas

Jardim do Seridó

João Câmara

João Dias

José da Penha

Jucurutu

Lagoa de Velhos

Lagoa Nova

Lagoa Salgada

Lajes

Lajes Pintadas

Lucrécia

Luís Gomes

Macaíba

Macau

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Maxaranguape

Messias Targino

Monte Alegre

Mossoró

Olho d'Água do Borges

Ouro Branco

Paraná

Paraú

Parazinho

Parelhas

Parnamirim

Patu

Pau dos Ferros

Pedra Grande

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pendências

Pilões

Poço Branco

Portalegre

Porto do Mangue

Pureza

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Riachuelo

Rio do Fogo

Rodolfo Fernandes

Ruy Barbosa

Santa Cruz

Santa Maria

Santana do Matos

Santana do Seridó

São Bento do Norte

São Bento do Trairí

São Fernando

São Francisco do Oeste

São Gonçalo do Amarante

São João do Sabugi

São José de Mipibu

São José do Campestre

São José do Seridó

São Miguel

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

São Pedro

São Rafael

São Tomé

São Vicente

Senador Elói de Souza

Serra Caiada

Serra do Mel

Serra Negra do Norte

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Sítio Novo

Taboleiro Grande

Taipu

Tangará

Tenente Ananias

Tenente Laurentino Cruz

Tibau

Timbaúba dos Batistas

Touros

Triunfo Potiguar

Umarizal

Upanema

Venha-Ver

Vera Cruz

Viçosa


Fonte: g1

Leia Mais ››

8 de março: o símbolo da luta das mulheres por seus direitos

O Dia Internacional da Mulher, concebido em 1910, foi reconhecido pelas Nações Unidas em 1977. Mesmo com a origem e a celebração dos direitos femininos em um determinado dia terem tradição norte-americana, existem muitas datas simbólicas com o mesmo objetivo.


Ações pelo Dia Internacional da Mulher em Campos, no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos


A primeira tentativa parece remontar a 1909 por meio do extinto Partido Socialista dos Estados Unidos, que celebrou um Dia Nacional da Mulher no dia 28 de fevereiro daquele ano.


Um ano depois, durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, surgiu a ideia de um dia internacional para festejar o sexo feminino.


A alemã Clara Zetkin propôs, nessa conferência 1910, a criação do Dia Internacional das Mulheres sem fixar data, em meio às crescentes denúncias de discriminação trabalhista e eleitoral sofridas pelas mulheres nos países industrializados.


O dia foi comemorado pela primeira vez em 19 de março de 1911 na Áustria, na Dinamarca, na Alemanha e na Suíça. Nessa ocasião, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa.


Manifestação de operárias

Deixado de lado pela divisão do movimento operário e da Primeira Guerra Mundial, ressurgiu na Rússia, em 8 de março (23 de fevereiro, pelo calendário russo), por ocasião de uma manifestação de operárias em São Petersburgo, em 1917, para reclamar pão e a volta dos homens da frente de batalha.


Em 1921, Lênin, o fundador da União Soviética, escolheu essa data em homenagem às operárias e iniciava uma tradição nos países comunistas. Na China de hoje, as trabalhadoras se beneficiam de meia jornada de folga.


Nos anos 1970, o movimento feminista se apropriou desta data para fortalecer suas reivindicações pela igualdade de direitos políticos e sociais.


E, em 1977, a ONU decretou o 8 de março Dia Internacional dos Direitos das Mulheres e pela Paz.


Desde então, a data se reveste de importância simbólica em todas as partes do mundo onde as mulheres ainda devem lutar por seus direitos fundamentais reconhecidos ou acabar com a violência e as persistentes desigualdades de que são vítimas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Dinheiro esquecido': brasileiros esperavam 'fortuna', mas encontram centavos



Quando o Banco Central anunciou que iria criar um sistema para pessoas resgatarem "dinheiro esquecido" em bancos, todo mundo ficou tão empolgado que o sistema online do BC caiu.


As pessoas que encontraram a feliz mensagem de que tinham, de fato, algo a receber passaram janeiro e fevereiro fazendo planos para a graninha. Mas o tombo veio.


A Antonia Campos, que mora em Natal, planejava comprar um carro, mas levou um susto ao ver que só tinha R$ 2,82 na conta.


E ela ainda está melhor que muita gente. Várias pessoas consultaram o serviço nesta segunda (7) e encontraram menos de R$ 1 disponível para resgate.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Exame toxicológico da cantora Paulinha Abelha revela a presença de anfetaminas

O resultado de um exame toxicológico revelou quais eram as substâncias presentes no corpo da cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, no período em que ela esteve internada antes de morrer na capital sergipana. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (7), pelo assessor jurídico da banda, Wanderson dos Santos Nascimento. A artista morreu no dia 23 de fevereiro em Aracaju, depois de 13 dias internada com problemas decorrentes do quadro de insuficiência renal, hepática e neurológica.


Paulinha Abelha — Foto: Reprodução Instagram/Arquivo


O painel toxicológico, com data de 21 de fevereiro, mostrou o resultado positivo para anfetaminas, encontradas em remédio já utilizado juntamente com outros medicamentos para controle do peso, pela cantora conforme informação da assessoria jurídica. Já os barbitúricos, presentes em sedativos, possivelmente foram administrados durante o internamento, pois não estavam prescritos.

Além disso, o exame buscava identificar outras 10 substâncias, que foram negativadas, ou seja, não apareceram no organismo da cantora. São elas: benzodiazepínicos, cocaína, fenciclidina, opiáceos, maconha, metadona, metanfetamina, morfina, antidepressivo tricíclicos e ecstasy- MDMA.


Painel toxicológico mostrou substâncias presentes no organismo de Paulinha Abelha — Foto: Arquivo Pessoal


Segundo a infectologista, Manuela Santiago, o exame toxicológico costuma ser solicitado quando existe a suspeita de que uma substância possa ter relação com a morte do paciente.


“Não é uma rotina. Quando o paciente entra em coma de forma rápida sem motivo aparente, a gente utiliza o exame para avaliar o histórico e para ver os medicamentos que ele tomava”, explicou.


Exame avaliou funções hepáticas da cantora — Foto: Arquivo Pessoal


Já o resultado da biópsia indicou lesão hepática aguda, com necrose de hepatócitos e colestase intra-hepatocitária. A análise observou ainda que os achados poderiam corresponder à injúria hepática induzida por medicamentos.


Medicamentos utilizados por Paulinha Abelha — Foto: Arquivo Pessoal


O assessor divulgou também uma lista de remédios e suplementos utilizados por Paulinha, e indicados por uma nutróloga, para o auxílio do controle de peso. Entre eles, um estimulante anfetamínico.


Ainda de acordo com a assessoria jurídica, a família aguarda o resultado de outros exames para que um laudo conclusivo sobre a morte seja obtido. A família da cantora não foi localizada para falar sobre o assunto.



Internação após turnê

A cantora foi internada em Aracaju em 11 de fevereiro, após sentir dores logo depois de ter chegado à cidade depois de uma turnê com a banda em São Paulo.


Seu quadro se agravou rapidamente. No dia 14, a cantora foi transferida para a UTI; três dias depois, Paulinha entrou em coma. No dia 23, as lesões neurológicas da cantora se agravaram e sua morte encefálica foi confirmada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Máscaras deixam de ser obrigatórias no Rio

Moradores do Rio não precisam mais usar máscaras, em qualquer lugar. Uma edição extra do Diário Oficial, publicada na tarde desta segunda-feira (7), traz um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) com o fim da obrigatoriedade.


Paes explicou que cumpriu a determinação do Comitê Científico, que se reuniu nesta manhã e, diante do melhor cenário epidemiológico da pandemia, decidiu pelo afrouxamento.


O Rio é a primeira capital do país a fazê-lo.


Decreto de Eduardo Paes traz o fim da obrigação de usar máscaras — Foto: Reprodução

Vendedoras comemoram o fim do uso obrigatório da máscara em loja na Saara, Centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1


'Passaporte' por mais 3 semanas

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou, no entanto, que a exigência do "passaporte vacinal" continua mantida pelo menos até o fim de março — ou quando a cidade chegar a 70% da população adulta com a dose de reforço. Hoje, esse indicador está em 54%. Entenda mais abaixo quais lugares exigem o passaporte vacinal.


“Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3, e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semanas”, afirmou Soranz.


“Hoje é cada vez mais difícil ver um caso grave de Covid no Rio por causa da nossa alta cobertura vacinal”, pontuou o secretário.


Ainda segundo Soranz, se o carnaval tivesse causado alguma mudança, “a prefeitura estaria vendo uma alteração nos índices”.


Máscaras de proteção facial secam em varal improvisado — Foto: Marcos Serra Lima/G1


Secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz — Foto: Cristina Boeckel/g1


Exceções

Soranz atentou para casos pontuais para o uso de máscara.


“Importante enfatizar que as pessoas que possuem imunossupressão ou comorbidades graves e que não tenham se vacinado sigam usando máscara”, afirmou.


“Pessoas que estão com sintomas respiratórios também devem usar máscara para evitar transmissão. Outra ação que a secretaria vai manter é a capacidade de testagem”, emendou.


De acordo com Daniel Becker, médico pediatra sanitarista e membro do comitê, é recomendado que as crianças que ainda não têm as duas doses da vacina ainda usem máscaras até atingir a cobertura completa.


A decisão no ambiente escolar ficará a cargo de cada escola, segundo Becker.


“Foi um consenso. Os dados epidemiológicos são favoráveis. Este é o melhor momento para liberar as máscaras”, disse Becker.


Para a população adulta, a vacinação completa, no caso, são as duas doses e a dose de reforço.


'Índices controlados'

Na semana passada, Soranz afirmou que a alta cobertura vacinal na capital ajudou a cidade a manter controlados os índices de contaminação da Covid. Segundo ele, não esperava um aumento significativo no número de casos, mesmo com festas e blocos clandestinos que saíram durante o período em que se celebrou o carnaval.


"A estratégia de limitar a entrada de turistas sem vacina na cidade do Rio de Janeiro funcionou. Ele é obrigado a apresentar o passaporte vacinal para ir aos principais pontos turísticos. Certamente, isso desestimulou a vinda de turistas não vacinados para a cidade, e a gente viu, com a nossa cobertura vacinal, que não teve um aumento de casos no período", disse Soranz.


Soranz acrescentou que o número de casos positivos era cada vez menor e, de acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma taxa menor que 5% de contaminados entre todos os estados indica controle.


"É cada vez mais raro encontrar um caso grave de Covid na cidade. No último fim de semana (26 e 27 de fevereiro), a gente chegou a uma positividade de 3,9%. É uma queda bastante importante."


Ainda assim, o secretário ressaltou na ocasião que era preciso que a população não descuidasse do cronograma vacinal. Soranz orientou a quem ainda não tomou a segunda dose e a dose de reforço, que procure as unidades de saúde do município.


Exigem o passaporte hoje:

bares, lanchonetes, restaurantes e refeitórios (áreas internas ou cobertas);

boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral;

hotéis, pousadas e aluguel por temporada;

salões de beleza e centros de estética;

academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas (já era exigido);

estádios e ginásios esportivos;

cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;

museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;

conferências, convenções e feiras comerciais.

Fiocruz vê precipitação

Pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)acreditam que a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados é uma decisão precipitada e que deveria ser realizada em etapas.


“O Rio de Janeiro não é uma ilha, está cercado por outras cidades da Região Metropolitana, com índices de coberturas vacinais e taxas vacinais diferentes”, disse o pesquisador em saúde pública Raphael Guimarães.


Alerj, ônibus, universidades e escolas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) informou que, a partir da próxima quarta-feira (9), fica desobrigado o uso de máscaras por visitantes e funcionários dentro do Palácio Tiradentes.


Já a Rio Ônibus, empresa responsável por administrar os quatro consórcios do transporte rodoviário na cidade, divulgou uma nota pedindo que os usuários dos ônibus no município continuem utilizando o acessório de proteção, apesar do decreto da Prefeitura do Rio colocar um fim na obrigatoriedade.


Algumas universidades também já se manifestaram mantendo a obrigatoriedade ou recomendação de uso de máscara.


A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) disse que na instituição o item para evitar disseminação da Covid continuará a ser exigido.


Já a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) afirmou em comunicado que continua a recomendar o uso de máscara no campus como "medida de autoproteção e cuidado com o próximo".


Nas escolas públicas municipais e estaduais, os alunos poderão abrir mão da máscara. Já nas escolas particulares, a decisão sobre o uso caberá a cada escola.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião da FAB inicia viagem para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia

Decolou, às 15h10 desta segunda-feira (7), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia. A aeronave KC-390 saiu de Brasília com destino a Varsóvia, na Polônia e fará três escalas antes de chegar ao destino final: Recife, Cabo Verde (costa africana) e Lisboa (Portugal).


A tripulação é formada por duas equipes, com oito militares da FAB cada, somando 16 tripulantes. O retorno está previsto para a quinta-feira (10).


Até a publicação desta reportagem não havia uma lista fechada dos brasileiros que vão retornar, mas a capacidade do avião é para 72 passageiros.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, está em Portugal e informou que vai para a Polônia acompanhar o trabalho de retirada dos brasileiros da região da guerra.


Doações


Avião da FAB levará 11,6 toneladas de ajuda humanitária à Ucrânia — Foto: FAB/Divulgação


O avião também leva 11,6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu. Na carga, há alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. Veja relação abaixo:


50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);

50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;

10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);

5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.


Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) embarcam em Brasília para resgatar brasileiros ucranianos — Foto: TV Globo / Reprodução


Pouco antes da partida do voo, o ministro da Defesa Walter Braga Netto disse que, desde o início do conflito na Ucrânia, "o governo brasileiro tomou medidas diplomáticas, jurídicas e sanitárias" para cuidar da segurança dos brasileiros que se encontram em nas áreas de risco.


"O Brasil tem uma vocação acolhedora. Historicamente, nossa gente se mostra solidária à situação vivida por povos e irmãos em dificuldades e oferece socorro na redução do sofrimento alheio. A diplomacia e as forças armadas brasileiras têm um histórico e o sacerdócio de amenizar a dor das pessoas em situação de conflitos ou calamidades, levar calor humano e compartilhar a esperança e a fé na paz do mundo", aponta Braga Netto.


Além do envio do avião, o governo federal anunciou, na semana passada, a autorização para a concessão de vistos humanitários para ucranianos. O documento prevê a permanência no Brasil por 180 dias. Após esse prazo, os imigrantes ucranianos terão direito a residência temporária de dois anos e poderão reivindicar residência permanente.


fonte: g1

Leia Mais ››

Um ano após morte do pai por Covid, filha encontra carta escrita por ele perdida em disco dos Beatles: 'Nunca deixei de acreditar'

A potiguar Bárbara Schneider disse que sentiu como se o pai falasse novamente com ela quando leu, no aniversário de 15 anos na última sexta-feira (4), a carta escrita por ele antes mesmo dela nascer e que estava desaparecida.


Bárbara Schneider, de 15 anos, segura carta escrita pelo pai antes do nascimento dela e que estava escondida em disco — Foto: Cedida


Karlo morreu em março do ano passado, vítima da Covid, aos 40 anos. E as cartas ficaram desaparecidas porque estavam em encartes dos discos dos Beatles e dos integrantes do grupo, como John Lennon e Paul McCartney, que foram vendidos por ele durante a pandemia, por problemas financeiros.


Ele era beatlemaníaco - como são conhecidos os fãs do grupo britânico - e tinha uma coleção rara em casa, que precisou se desfazer. A história se espalhou na internet no ano passado e criou uma mobilização coletiva em busca delas.


O objetivo de Karlo Schneider era de que a filha lesse a mensagem exatamente quando completasse 15 anos, em 2022.


Após a história se espalhar em 2021, um dos compradores dos discos, que preferiu não se identificar, encontrou três cartas - uma de Karlo Schneider e outras duas do amigo Francisco Segundo - e as devolveu para a família.


"Eu senti como se ele estivesse lendo a carta para mim, porque é como se a forma que ele escrevesse 15 anos atrás fosse a mesma que ele continuava falando todos esses anos", contou Bárbara ao g1.


"As perguntas que ele fez na carta foram como se ele estivesse viajando, voltasse para cá e quisesse saber como eu estava".


Karlo Schneider, de 40 anos, era fã dos beatles e colecionador de vinis; ele morreu aos 40 anos de idade — Foto: Divulgação


O anônimo enviou as cartas e o disco "Imagine", de John Lennon, de volta para a família em dezembro do ano passado. Mas, para cumprir o desejo do pai, de que ela apenas lesse essas cartas quando completasse 15 anos, Bárbara decidiu esperar três meses para abri-las.


"Minha mãe comentou antes sobre as cartas, mas eu decidi ler só no dia, como ele queria. E eu resolvi esperar para fazer esse momento, para que acontecesse da forma que era pra acontecer. Da forma que ele tinha planejado", disse Bárbara.


'Tive esperança desde o começo'

Bárbara conta que só soube da existência das cartas no ano passado e que o pai nunca havia comentado com ela.


Quando o caso ganhou notoriedade e muitas pessoas passaram a se mobilizar na internet para saber o paradeiro dos escritos, a adolescente disse manteve a esperança a todo momento, mas também se mostrava ansiosa.


Karlo Schneider morreu de Covid e deixou esposa e três filhos; ele era 'beatlemaníaco' — Foto: Arquivo pessoal


"Eu tinha esperança desde o começo, mas quando o tempo foi passando eu fui ficando, não é sem esperança, mas eu queria que encontrassem logo pra eu sentir aquele alívio de ter encontrado. Mas eu nunca deixei de acreditar que ele estava lá em cima mexendo os palitinhos pra tudo dar certo", falou.


Segundo Bárbara, na carta, o pai diz que é estranho escrever para ela no futuro, conta um pouco sobre ele, a deseja feliz aniversário e pergunta outras coisas do cotidiano, como se, por exemplo, o ex-Beatle Paul McCartney está vivo.


Na carta, ele diz que "não tinha ideia das coisas que iriam acontecer durante todos esses anos, mas ele falou que que me ama, que ama a minha mãe, falava sobre sobre ele, falava que ele era beatlemaníaco, flamenguista e perguntava sobre as viagens e se eu já tinha feito alguma viagem internacional", conta Bárbara.


A filha conta que o pai conseguiu cumprir o papel deixá-la feliz com esse presente de aniversário de 15 anos.


"Eu fiquei muito feliz. Conseguiu fazer o papel. Eu consegui terminar o dia feliz. Minha mãe tinha até comentado que eu parecia estar mais feliz durante esses dias, depois que meu aniversário passou".

Disco vendido

Karlo guardou as cartas na coleção justamente por achar que nunca precisaria se desfazer dos discos, mas precisou vender quando ficou desempregado em 2020 por conta da pandemia.


Segundo a mãe de Bárbara, Alcione Araújo, o homem que entregou as cartas também passou por uma tragédia semelhante. "Ele só disse que estava muito feliz de poder presentear uma filha que perdeu o pai, sendo ele um pai que perdeu um filho", conta Alcione.


A carta é muito ele. É como se ele tivesse viajado e voltado para falar com ela. São perguntas sobre como ela estava. A gente ficou muito feliz de encontrar essa carta e Bárbara poder receber esse 'abraço' dele. Depois que ela leu, eu senti o rosto dela mais leve. Apesar da dor, aquilo fez bem. Foi um momento muito emocionante

— Alcione Araújo, mãe de Bárbara

Karlo já tinha voltado a trabalhar como gerente de hotel quando pegou Covid-19 em 2021.Foi intubado no dia 2 de março - dia do aniversário da esposa e dois dias antes do aniversário de 14 anos da filha - e faleceu no dia 11 do mesmo mês, em Mossoró, no Oeste potiguar.


Karlo Schneider em cômodo da casa ilustrado com nomes de canções dos Beatles — Foto: Arquivo pessoal


'Minha bonequinha'

A carta de Schneider não foi concluída. Na última frase, ele pergunta à filha se eles ainda moram em Natal. A tinta da caneta começou a desaparecer no início e foi acabando até o nome da cidade ficar praticamente apagado. O texto sequer leva sua assinatura.


Porém, para Alcione, não restam dúvidas de que a carta é do marido dela. Primeiro por causa da letra e, segundo, pela expressão usada para a menina: "Minha bonequinha". "É como ele chamava ela", lembra.


"Isso mexeu comigo, porque nos últimos dias, ele foi perdendo o oxigênio, e a carta é isso, a tinta vai se apagando", conta.


"Parece um filme, quando a pessoa não terminou de escrever a história. Tem toda uma simbologia", comenta a amiga da família, Ulla Saraiva, que foi quem postou a história que viralizou na internet.


Fonte: g1

Leia Mais ››