terça-feira, outubro 01, 2013

Tragédia com família pau-ferrense acontece em Manaus

Restaurante Xavier é muito conhecido em Manaus.
 Foto: Charles Fernandes
Uma quadrilha invadiu o conhecido restaurante  Xavier, no Santos Dumont em Manaus, por volta das 21 horas de ontem, fazendo refém toda família do empresário pau-ferrense Francisco Xavier Júnior.

Durante o assalto, o dentista Diego Maciel Almeida Castro, 26 anos, filho do empresário, chegou ao local e foi surpreendido pela quadrilha. Diego levou dois tiros no peito falecendo na hora. O pai tentou intervir, foi alvejado com um tiro na mão e caiu da sacada da casa dele, ao lado do restaurante, fraturando as duas pernas e sofrendo traumatismo craniano. Ele está em estado grave no Pronto Socorro João Lúcio.

Um carro da Rocam que passava perto do local foi acionada e prendeu 5 assaltantes. Um deles tinha recebido liberdade condicional no mês passado.



O dentista Diego Maciel Almeida Castro, 26 anos foi assassinado

Reprodução Cidade News Itaú via Clístenes Carlos com Informações do portal http://www.redetiradentes.com.br/João Moacir
Leia Mais ››

Gugu Liberato deve retornar ao SBT durante o Teleton

Naldo teria traído Mulher Moranguinho dois dias antes do casamento; assessoria do cantor nega - 1 (© William Oda Foto Rio News)Sem contrato com nenhuma emissora, Gugu Liberato pode fazer seu retorno ao SBT em grande estilo.

Rumores dão conta de que a recontratação do apresentador pela emissora de Silvio Santos ocorrerá no Teleton, marcado para os dias 25 e 26 de outubro.

O loiro deve anunciar seu retorno durante participação na maratona televisiva promovida em prol da AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente).

Gugu rescindiu seu contrato com a Record em junho deste ano.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Hospital Deoclécio Marques retoma atendimento, mas escala não está garantida até o fim do mês

Nesta manhã, 120 pacientes estavam internados na unidade, sendo 24 nos corredores. Foto: José AldenirDepois de mais de dez dias com o atendimento comprometido por falta de profissionais no segundo maior hospital do Estado, o Pronto Socorro do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, retomou os atendimentos, nesta terça-feira (1º), em cirurgia geral, clinica médica e pediatria. Os serviços estavam suspensos desde o final do mês de setembro devido a dificuldades enfrentadas para o fechamento das escalas em função do déficit de profissionais nestas especialidades. Hoje, o atendimento está sendo realizado por dois clínicos, dois pediatras, três cirurgiões, dois anestesiologistas e três ortopedistas. No entanto, a escala médica ainda não está garantida até o final de outubro. Caso o Governo do Estado não tome nenhuma providência, depois do dia 20 de outubro, o atendimento será suspenso novamente.

Na manhã de hoje (1º) havia 120 pacientes internados no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena. Quatro na reanimação, que tem capacidade para até seis pacientes, sete na UTI, que tem capacidade para dez, 34 pacientes na enfermaria de clínica ortopédica (com apenas dois leitos disponíveis), 15 pacientes na clínica cirúrgica, 12 na clínica médica, 21 nas observações de clinica médica, além dos corredores com 17 pacientes de clínica médica e sete de ortopedia. Os pacientes de ortopedia que estavam no corredor serão transferidos ainda hoje para o Hospital Médico Cirúrgico para realizar as cirurgias eletivas.

A situação no Hospital Deoclécio Marques ficou complicada depois que sete médicos pediram exoneração e após implementação de medidas administrativas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), como o ponto eletrônico. De acordo com a Sesap, a implantação do ponto eletrônico é a garantia do cumprimento efetivo dos plantões. Diante da falta de profissionais, a Sesap convocou, no último dia 21, quatro cirurgiões para atuarem na unidade. Os profissionais têm o prazo de até 30 dias, estabelecido por Lei, para se apresentarem à Coordenação de Recursos Humanos da Sesap. Desses profissionais dois estavam lotados no Hospital Regional de Angicos e um no Hospital Regional de Canguaretama.

A Secretaria também abriu um processo em caráter emergencial para contratação de cirurgiões por meio de cooperativa médica, que se encontra em tramitação para cumprimento de prazos administrativos. Para suprir o déficit de profissionais nas especialidades de clínica médica e pediatria, a Sesap irá buscar fortalecer parcerias com a Prefeitura Municipal de Parnamirim.

A diretora do Hospital, Elizabeth Carrasco, disse que as cirurgias foram suspensas desde o dia 27, a clínica médica desde o dia 23 e a pediatria, no dia 25 de setembro. Na área de clínica médica e pediatria não houve pedido de exoneração, o que há, segundo Carrasco, é um déficit de profissionais. De clínica médica há a necessidade de 120 plantões, mas a unidade conta apenas com sete médicos, e cada um pode cumprir 12 plantões por mês. Com isso, há um déficit de 80 plantões. A Prefeitura de Parnamirim completa com até 60 plantões, mas o déficit continua. Na pediatria são oito profissionais lotados no Hospital, mas a necessidade seria de mais oito pediatras. Na área de cirurgia geral são necessários três para a porta de entrada e mais três para evolução, diariamente. Através da Cooperativa serão contratados mais 80 plantões, mas Elizabeth Carrasco avisa que não será suficiente caso ocorra alguma intercorrência.

“Hoje, o serviço está fluindo normalmente, pois os funcionários que já fazem parte do quadro voltaram a cumprir a carga horária, mas provavelmente até o final do mês as mesmas categorias vão permanecer com o déficit de profissionais, se não for feita outra medida de complementação de profissionais. A Prefeitura de Parnamirim tem completado a escala de clínica médica, por exemplo, mas o que ocorre é que não há profissionais disponíveis para cumprir a escala”, destacou Elizabeth Carrasco.

O Hospital Deoclécio Marques de Lucena realiza cerca de seis mil atendimentos por mês. Durante o período em que houve o fechamento dos serviços no hospital, houve uma redução de até um terço no número de cirurgias realizadas. Na clínica médica, são realizados cerca de 200 atendimentos por dia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paulinho afirma que atitude de Betinho Rosado foi “mesquinha”

O vereador Paulinho Freire considerou “mesquinha” a atitude do deputado Betinho Rosado de tomar o PP do atual presidente, vereador Rafael Motta, segundo ele, “prejudicando a relação dos deputados, principalmente Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, com o governo. A atitude de Betinho Rosado foi mesquinha, inclusive, correndo o risco dele próprio prejudicar-se com a perda do mandato”.

Paulinho Freire, que é o atual presidente do Diretório Municipal do PP em Natal, fez sérias críticas também à direção nacional do PP, afirmando: “a direção nacional não respeita ninguém e está transformando o PP como num partido de negócios”. Próximo integrante do PROS – Partido Republicano da Ordem Social, Paulinho Freire entende que o novo partido tem tudo para se consolidar no cenário político estadual como uma sigla forte eleitoralmente e competitiva comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta.


QUEM MAIS PERDE

No entendimento do vereador Paulinho Freire, quem mais perde com a atitude do deputado Betinho Rosado de tomar o PP do vereador Rafael Motta é o próprio partido, que segundo o vereador, poderá sofrer um processo de isolamento. “A direção do PP tem demonstrado muita instabilidade e pode ficar isolado na próxima eleição”, avalia, para em seguida exemplificar: “inicialmente o PP era presidido por Nélio Dias, depois esteve comandado pelo prefeito Benes Leocádio, posteriormente foi dirigido por Sérgio Andrade e atualmente é presidido pelo vereador Rafael Motta. No meu entendimento o futuro do PP chama-se isolamento”, ressalta Paulinho Freire.


BASE FORTE

“O PROS é um partido que nasce com uma boa base, já que contará inicialmente com 5 ou 7 deputados estaduais, com mais de 20 prefeitos e vários vereadores e deveremos eleger  1 deputado federal nas eleições do próximo ano”, prevê o vereador. Paulinho Freire conclui dizendo que a filiação dos vereadores do PP ao PROS será formalizada essa semana para posteriormente acontecer uma grande festa cívica, possivelmente com a presença de lideranças nacionais e filiados do novo partido.

Posteriormente, deverá haver a instalação das Comissões Provisórias em diversos municípios do Rio Grande do Norte e filiações de novos integrantes que não disputarão mandato nas eleições de 2014.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mineiro pede aos defensores documentação para apressar o impeachment de Rosalba

Mineiro: "Se dependesse de mim, a governadora já teria sofrido impeachment". Foto: DivulgaçãoO deputado estadual Fernando Mineiro (PT) sugere que os defensores públicos do Estado, representados pela Associação de Defensores Públicos do Rio Grande do Norte, encaminhem para a Assembleia Legislativa, documentos que embasem a instrução de um processo de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
“Os defensores públicos podem arrolar um conjunto de documentação e encaminhar para a Assembleia”, disse o petista, em contato esta manhã com O Jornal de Hoje.

Ontem, o presidente da Associação, Francisco de Paula Leite Sobrinho, defendeu o impeachment da governadora, destacando que o assunto seria colocado em debate de forma interna na entidade. Segundo o representante da instituição, sobram motivos para se questionar a continuidade do governo democrata no Estado.

Para o deputado Fernando Mineiro, porém, para que haja um processo de impeachment, se faz necessário primeiro haver embasamento jurídico. Em seguida, a proposta necessita de apoio político. “Na verdade, se dependesse de mim, a governadora já teria sofrido processo de impeachment. A questão é que se precisa de processo e da maioria na Assembleia. Não sei se (a proposta de impeachment) tem maioria. Rosalba sempre teve maioria”, afirmou Mineiro.

O petista fez questão de esclarecer que “não tem nenhuma formalização de impeachment” na Assembleia. Em que pese ele ter aparecido no noticiário como possível autor de um pedido de impeachment, Mineiro nega, afirmando que se tratou apenas de uma especulação em um Blog. “É tão sério isso. Tem que fazer processo. Tem que ter a denúncia formal. Tem que ter as provas de improbidade administrativa, e todo o embasamento”, explicou.

Politicamente, entretanto, na visão do parlamentar, a governadora Rosalba Ciarlini já sofreu o impeachment. “Ela se impôs um impeachment. Tem que ver o processo jurídico. Temos que acompanhar. Pessoalmente estou vendo os desdobramentos dos processos na Educação e outros. Vamos analisar o conjunto das ações”, observou.

EMBASAMENTO

Entre as possíveis argumentações para o impeachment estão o corte orçamentário promovido pela governadora no repasse aos demais poderes, que já caracteriza uma falha motivadora para a abertura do processo de impeachment; a não aplicação de 25% do orçamento na educação, fato denunciado pelo próprio Mineiro; a manutenção da prática de pagamentos de plantões eventuais de forma ilegal a servidores da saúde; o resultado da inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sistema prisional potiguar; e até mesmo a não conclusão de reformas nos hospitais regionais.

“Estou atento acompanhando o processo. O governo não está preocupado com nada. O Estado caindo no buraco e o governo despreocupado”, observou Mineiro.

CLIMA

Quanto ao clima político para que o procedimento de impeachment prospere na Assembleia, o deputado Mineiro afirma que a governadora Rosalba Ciarlini sempre teve maioria na Casa. No entanto, ele ressalta que ocorreram mudanças nos últimos dias, como por exemplo, a chegada do deputado federal Betinho Rosado ao PP, partido controlado até então pelo presidente da Assembleia, Ricardo Motta. O fato terminou gestando uma crise política entre o grupo de Ricardo e o sistema governista com resultados imprevisíveis até agora.

“Rosalba sempre teve maioria de votos na Casa, com as mudanças, agora nós vamos analisar. A cada dia acontece uma trombada, a última foi o governo através do Betinho Rosado, ter tomado a legenda do Ricardo Motta. Vamos ver qual vai ser o comportamento dos deputados. O meu – de oposição – já tenho definido”, comentou. (AV)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

JUÍZA DECLA A INEXEBILIDADE DA GOVERNADORA ROSALBA

A juíza Ana Clarisse Pereira declarou a inexebilidade da governadora Rosalba Ciarlini. Com isso, ela se torna inelegível por oito anos. O entendimento da magistrada é que a chefe do Executivo estadual adotou “conduta vedada” no processo eleitoral de 2012, ao usar a estrutura do Governo na campanha da então candidata a prefeita, Claudia Regina. 

O principal fato destacado na Ação de Investigação Eleitoral, impetrada pela coligação da então candidata Larissa Rosado (PSB), é o fato do avisão do Governo ter aterrisado em Mossoró 56 vezes no último mês de campanha.

Reprodução Cidade News Itaú via Marcos Antonio/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Com 'pesar', Ministério Público diz que partido de Marina não tem condições de ser aprovado

Devido à insuficiente comprovação de apoio popular, o Ministério Público Eleitoral recomendou nesta terça-feira (01) à Justiça que negue o pedido de registro do partido da ex-senadora Marina Silva, o que aumenta as dificuldades para que ela dispute o Palácio do Planalto pela Rede Sustentabilidade.

Em parecer assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, o Ministério Público afirma que o pedido do partido "continua sem condições de ser atendido". "Criar o partido com vistas, apenas, a determinado escrutínio [eleições de 2014] é atitude que o amesquinha, o diminui aos olhos dos eleitores", escreveu Aragão em seu parecer.

A decisão de Aragão é baseada no fato de a Rede não ter conseguido validar nos cartórios eleitorais as 492 mil assinaturas mínimas de eleitores em apoio à sua criação. De acordo com a área técnica do tribunal, a Rede entregou apenas 442,5 mil assinaturas válidas --quase 50 mil a menos do que o mínimo necessário.

A posição do procurador é um dos elementos que os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral usarão como base para decidir, nesta quarta ou nesta quinta, se aprovam ou não a Rede. Para participar das eleições de 2014, o partido precisa ser aprovado nesta semana.

Em seu parecer pela rejeição do pedido, Aragão rejeita a tese central da Rede para tentar conseguir sua aprovação, a de que o TSE deve considerar válidas 98 mil assinaturas que foram rejeitadas pelos cartórios sem que eles tivessem divulgado os motivos da recusa.

"Na praxe cartorária, o não reconhecimento de firma [assinatura] não demanda motivação para tanto. Uma firma deixa de ser reconhecida pelo simples fato de não haver correspondência entre as assinaturas confrontadas. Não seria razoável cobrar dos cartórios eleitorais discriminação individualizada sobre o porquê de cada uma dessas 98 mil assinaturas não terem sido reconhecidas e contabilizadas. Provar a autenticidade das assinaturas é ônus do partido, não dos cartórios."

No texto, o procurador manifesta, porém, "certo pesar" pelo fato de a Rede não ter conseguido as assinaturas necessárias. "O presente registro de partido político, ao contrário de outros recentemente apresentados a essa corte [ele se refere ao Pros e ao Solidariedade], não contém qualquer indício de fraude, tendo sido um procedimento, pelo que se constata dos autos, marcado pela lisura."

Apesar de suspeita no recolhimento de assinaturas, o Pros (Partido Republicano da Ordem Social) e o Solidariedade, do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, foram aprovados pelo TSE na semana passada.

"Porém, a criação de um partido não se destina à disputa de determinado pleito eleitoral. Na verdade, um partido é uma instituição permanente na vida política da nação", segue Aragão em seu parecer. Segundo ele, a Rede deve continuar seu processo de criação, mesmo que não consiga participar das eleições de 2014.

Marina foi por mais de cinco anos ministra do Meio Ambiente do governo Lula, mas abandonou a pasta em 2008 após perder uma queda de braço interna sobre a condução da política para o setor.

No ano seguinte, saiu do PT e ingressou no PV, partido pelo qual disputou a Presidência da República em 2010, tendo ficado em terceiro lugar com 19,6 milhões de votos (19,3% dos votos válidos).

Após divergir com a cúpula do Partido Verde, Marina também abandonou a legenda em 2011. No início de 2013, ela e seu grupo de apoiadores começaram a coletar assinaturas de apoio pelo país para tentar montar a Rede.

O partido afirma ter obtido quase 1 milhão de assinaturas que, após triagem interna, levaram à apresentação de mais de 600 mil aos cartórios eleitorais, responsáveis por checar se os nomes e os dados coletados conferem com o banco de dados dos eleitores. Mas, desse total, apenas 442 mil foram validados pelos cartórios.

Caso a Rede seja rejeitada, Marina ainda tem como opção se filiar a outra legenda para concorrer ao Planalto, mas ela tem se recusado a falar sobre essa hipótese.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em 'Amor à Vida', Glauce coloca Bruno contra Paloma

Naldo teria traído Mulher Moranguinho dois dias antes do casamento; assessoria do cantor nega - 1 (© William Oda Foto Rio News)
Parece que Glauce (Leona Cavalli) ainda não superou sua paixão por Bruno (Malvino Salvador). A médica vai colocar o corretor contra a esposa, Paloma (Paolla Oliveira), após a volta de Ninho (Juliano Cazarré) na vida deles.

Nos próximos capítulos de 'Amor à Vida', a pediatra contará ao marido que descobriu os encontros secretos de Paulinha (Klara Castanho) com o artista plástico. Furioso, Bruno tentará impedir que a filha veja o pintor, mas a médica pedirá que ele repense a decisão.

Confuso, o corretor vai até o hospital para conversar com Glauce e pedir conselhos. A obstetra questionará o motivo de Bruno não ter prestado queixas sobre a volta do hippie. “Mas a Paulinha quer ver o Ninho. Ela se apegou nele. Eu já discuti com a Paloma por causa disso. Foi uma briga feia. Mas eu acabei concordando em encontrar com esse cara, tentar resolver essa situação de algum jeito. A Paloma insiste que não dá para tirar o Ninho da vida da Paulinha”, explicará, segundo informou o jornal “O Globo”.

A médica não perderá a oportunidade e alfinetará a rival: “E da vida da Paloma dá? Será que a Paloma ainda não sente alguma coisa pelo Ninho?”. No entanto, Bruno dirá que a esposa já lhe provou seu amor diversas vezes.

Após Glauce dizer que os dois tiveram uma história intensa, o corretor pensará se não é melhor afastar de vez Ninho da vida deles. “Seria o ideal, mas não ia adiantar. A Paulinha ia continuar vendo o Ninho escondida, ela já não é uma menininha que você pode trancar em casa. Diz para o Ninho que ele pode ver a Paulinha, mas em um horário específico, em algum lugar que você conheça. Enfim, agenda, controla esses encontros.”

Bruno dirá que não gosta da ideia e a médica aproveitará para falar mal da esposa do corretor mais uma vez: “É claro que não. Mas, Bruno, sem querer falar mal, eu acho que a culpa dessa situação também é da Paloma. Ela podia muito bem ter afastado o Ninho da vida de vocês para sempre. Como mulher, eu te aconselho: fica de olho na Paloma”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Personagem fixo de “Os Simpsons” vai morrer

É uma bomba: nesta atual temporada, a 25ª, o plano é matar um personagem fixo da série. Quem revelou foi o produtor Al Jean: “A pista que posso dar a vocês é que o ator que faz a voz deste personagem já ganhou um Emmy por interpretá-lo. E não vou dizer quem é”, conta o The Sun News, jornal canadense. A dica é boa, o problema é que nove dubladores já receberam o prêmio e isso inclui o elenco principal, Hank Azaria (que faz várias voezes), Kelsey Grammer (Sideshow Bob) e até Anne Hathaway (Princesa Penélope).

Esta nova temporada estreou nos Estados Unidos em 29 de setembro e não foi especificado em qual episódio acontecerá a morte.

Maude Flanders foi a última personagem de Os Simpsons que morreu. Foi no anos 2000. E aí, qual é sua aposta?

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Uma em cada oito pessoas no mundo passa fome, diz relatório

Enfermeira mede braço de criança que sofre de desnutrição, no campo de Abu Shouk, no Sudão, nesta segunda-feira (30) (Foto: AP)O número de pessoas que sofrem com a fome no mundo caiu de 868 milhões em 2010-12 a 842 milhões em 2011-13, o que significa que uma em cada oito pessoas no planeta continua sem alimentos suficientes, destaca um relatório divulgado pela ONU.
O constante crescimento econômico nos países em desenvolvimento melhorou o acesso aos alimentos, destaca o relatório "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo", divulgado a cada ano em Roma pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
A região do mundo com maior número de pessoas que passam fome continua sendo a África subsaariana (24,8%), segundo o relatório. A grande maioria das pessoas que passam fome vive em países em desenvolvimento, enquanto 15,7 milhões estão nos países desenvolvidos, segundo a FAO.
"O constante crescimento econômico nos países em desenvolvimento tem melhorado a renda e o a acesso aos alimentos. Uma recuperação recente no crescimento da produtividade agrícola, apoiada pelo aumento do investimento público e o renovado interesse dos investidores privados na agricultura, melhorou a disponibilidade de alimentos", destaca o documento.
O estudo reconhece que em alguns países, incluindo vários da América Latina, as remessas dos imigrantes "desempenham um papel na redução da pobreza, levando a uma alimentação melhor e a progressos na segurança alimentar."
Os recursos também contribuem para estimular os investimentos produtivos dos pequenos agricultores.
Apesar dos progressos realizados em todo o mundo, "persistem marcadas diferenças na redução da fome" e na África subsaariana foram registrados apenas progressos modestos.
Também não foram observados avanços recentes na Ásia ocidental, enquanto Ásia meridional e África do Norte registraram um "lento progresso", destaca a FAO.
Na América Latina, na Ásia Oriental e no sudeste asiático foram registradas as 'reduções mais importantes no número de pessoas que passam fome e de subalimentação', segundo a organização, com base em dados do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).
"Desde 1990-92, o número total de pessoas subalimentadas nos países em desenvolvimento caiu 17%, passando de 995,5 a 826,6 milhões".
A meta ambiciosa fixada em Roma em 1996 na Cúpula Mundial sobre a Alimentação (CMA) - reduzir à metade em 2015 o número de pessoas com fome no mundo -, "não poderá ser cumprida a nível global, apesar de 22 países terem alcançado o objetivo ao fim de 2012", recorda a FAO.
"Para alcançar o objetivo da CMA, o número de pessoas com fome nos países em desenvolvimento teria que cair a 498 milhões em 2015, o que não será possível ao ritmo atual da redução", adverte a organização.
"A FAO, o FIDA e o PMA estimulam os países a fazer esforços adicionais substanciais e imediatos para cumprir com a meta", insiste a agência das Nações Unidas.
As conclusões e recomendações do relatório 2013 serão debatidas por representantes dos governos, da sociedade civil e do setor privado em uma reunião do comitê de segurança alimentar mundial que acontecerá de 7 a 11 de outubro na sede da FAO em Roma.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Google vai dar mais espaço à concorrência; empresa quer evitar multa da UE

Sede do Google na Califórnia (EUA); empresa é acusada de concorrência desleal na Europa

O Google informou às autoridades da União Europeia que fornecerá mais espaço na busca para serviços de competidores. A companhia é acusada por reguladores europeus de favorecer suas plataformas em detrimento da concorrência. A concessão, segundo comissários do bloco, deve facilitar um acordo para a empresa se livrar de acusações de truste e a evitar o pagamento de uma multa estimada em US$ 5 bilhões (cerca de R$ 11,11 bilhões).

Segundo Joaquin Almunia, comissário do bloco econômico, o anúncio do Google representa um "aumento significativo" nas concessões propostas à companhia. Desde 2010, o Google é acusado por competidores da região de dar preferência aos seus serviços e de negociar ofertas publicitárias de forma desleal.

A primeira proposta feita pelo Google para evitar o pagamento de multa foi em julho de 2012. No entanto, a União Europeia não achou a proposta suficiente após um ano de debates.

Dentre as medidas concretas prometidas pelo Google, diz Almunia, estão a possibilidade de as empresas concorrentes colocarem o logotipo delas próximo a links de seus serviços e o acesso a maior espaço nas páginas de resultados de busca.

"Com avanços significativos nas negociações, eu acho que nós temos a possibilidade de trabalhar novamente e achar uma solução efetiva", disse o comissário Almunia, durante coletiva de imprensa realizada em Bruxelas, na Bélgica.

A decisão do processo contra o Google só deve sair em 2014.

Após uma década de discussões com a União Europeia, a Microsoft teve que pagar uma multa de 2,2 bilhões de euros (cerca de R$ 6,3 bilhões) por exercer monopólio no mercado de navegadores.

Kent Walker, advogado do Google, disse que a companhia sempre achou o sistema vigente justo, porém a Comissão Europeia "insistiu de forma veemente para que mudássemos a forma como mostramos os resultados de busca". "Apesar da crescente competição online, nós tomamos a dura decisão de concordar com os requisitos necessários para chegarmos a um acordo".

O Google é líder de audiência na Europa. Em vários países, a companhia detém 80% do mercado de buscas – em alguns chega até 90%. Já nos Estados Unidos, a porcentagem é de 67%, segundo dados da consultoria comScore.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caminhão tomba ao tentar desviar de moto na estrada de Assunção em João Câmara/RN

Um caminhão mercedinha tombou ontem à noite na RN 023(estrada de Assunção) ao tentar desviar de duas motos. 

Os pneus do lado esquerdo desceram da pista e o motorista não teve como evitar o tombamento já que o local era de abismo.

O acidente ocorreu poucos metros após a Casa de Show Treme-Treme. O veículo e da empresa Sismam – Sistema Ambientais, placa OSD – 4782 – Fortaleza-CE. O motorista não teve ferimentos graves.

Reprodução Cidade News Itaú via Assis Silva
Leia Mais ››

Homem morreu após sofrer infarto durante relação sexual em Nova Cruz/RN

Por volta das 13:00 horas desta terça, 01, um homem de 53 anos identificado como Antonio Xavier, sofreu um infarto durante uma relação sexual com sua companheira na travessa 15 de Novembro, próximo a rua Campo Santo em Nova Cruz. As informações foram passadas por Ademilson Amorim.

De acordo com o que foi apurado, o homem, natural de Tacima/PB e que residia na rua José Marque Moreira em Nova Cruz. 

Os populares ao perceberem o fato, chamaram o Samu, que ao chegar ao local constatou que o mesmo ainda estava vivo, foi socorrido para o Hospital de Nova Cruz onde faleceu assim que deu entrada.

Reprodução Cidade News Itaú via Nova Cruz Oficial
Leia Mais ››

Morte de pai e filho em motel em SP ainda é um mistério, diz delegado

Motel onde foram encontrados corpos de pai e filho em Itaquera (Foto: CRISTIANO NOVAIS/CPN/ESTADÃO CONTEÚDO)O delegado Paulo Henrique Navarro Barbosa, titular do 32ºDP (Itaquera), diz que ainda é muito cedo para dizer as causas da morte do pai e do filho encontrados sem vida dentro de um motel na zona leste de São Paulo.

Robson da Silva Alves, 33, e Vinícius Vasconcelos Alves, 2, estavam dentro de um carro no estacionamento do estabelecimento. Segundo a Polícia Civil, o pai tinha cortes no pescoço e a criança não apresentava nenhum sinal de violência.

Segundo Barbosa, havia marcas de sangue dentro do quarto onde o homem estava. Os materiais biológicos, tanto do pai quanto do filho, foram encaminhado para a perícia e o laudo deve sair dentro de 20 dias.

"Ainda é cedo para dizer as causas da morte dos dois. Sabemos que o Robson era usuário de drogas há cerca de um ano. Mas, ainda precisamos dos laudos do IML (Instituto Médico Legal) para definirmos uma linha de investigação", disse Barbosa.

O CASO

Robson e Vinícius deram entrada no motel Status por volta do 12h de ontem. Ninguém do motel percebeu que havia uma criança no carro.

Por volta das 15h, funcionários do motel fizeram o último contato com a vítima por telefone. Como não conseguiam mais falar com ele, um funcionário do motel ligou, durante a madrugada, para o 190. Os policiais encontraram o homem no interior de um Fiat Palio com a criança no colo, às 2h40.

Ninguém do motel foi encontrado para comentar o assunto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corte do TRE-RN decide pela cassação do prefeito e do vice-prefeito de Lajes Pintadas

nilvaldo lajes

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte decidiu, por maioria, pela cassação dos mandatos de Nivaldo Alves da Silva e Raimundo Diogo, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Lajes Pintadas, condenados pela prática de conduta vedada a agentes públicos.

O relator do processo, juiz Carlo Virgílio Paiva, acompanhando o parecer do Ministério Público Eleitoral, entendeu pela manutenção da sentença, que determinava aplicação de multa, em virtude da comprovação de que Nivaldo Alves da Silva utilizou servidores públicos municipais, em horário de expediente, para trabalhar a favor de sua campanha eleitoral.

Abrindo divergência, o desembargador Virgílio Macedo entendeu que, em razão da existência de provas suficientes da indevida e ilícita utilização da mão de obra dos servidores, a cassação do mandato deveria ser aplicada, além da manutenção da pena pecuniária.

Os demais membros da Corte acompanharam o voto divergente. Desta decisão ainda cabe recurso. No entanto, caso seja ratificada, deverá acontecer nova eleição no município de Lajes Pintadas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF descobre esquema de desvio de dinheiro em 32 prefeituras do Maranhão

Pelo menos 32 prefeituras de cidades do Maranhão são investigadas pela PF (Polícia Federal) acusadas de participar de um esquema de desvio de recursos federais organizado por uma quadrilha de agiotas.

De acordo com a superintendência da PF em São Luís, das 32 suspeitas existem provas materiais contra sete prefeituras. O esquema usava principalmente verbas destinadas à aquisição de merenda escolar para pagamento de dívidas com agiotagem.

As prefeituras envolvidas no esquema divulgado pela PF são: Arari (169 km de São Luís), Cajapió (314km de São Luís), Paulo Ramos (312 km de São Luís), Pedro do Rosário  (305km de São Luís), Serrano do Maranhão (365km de São Luís), Vitória do Mearim (179 km de São Luís) e Turilândia (388 km de São Luís). A PF não informou o nome dos gestores acusados de envolvimento no esquema.

Segundo a polícia, o esquema ocorria da seguinte forma: o gestor do município candidato à reeleição ou o sucessor dele contraía empréstimo com um grupo de agiotas para financiar a campanha política e, após a eleição, o pagamento era feito com desvios de verbas da prefeitura ao em licitações fraudulentas.

"A forma de pagamento ocorria praticamente da mesma forma nas prefeituras, com o repasse de cheques assinados, mas com valores a serem preenchidos posteriormente, além da entrega de guias de saques bancários", disse o superintendente da PF no Maranhão, Luís André Almeida.

Os acusados de liderar o grupo de agiotas, José de Alencar Miranda Carvalho, 73, e Gláucio Alencar Pontes Carvalho, 35, estão presos, em São Luís, também são acusados de ser os mandantes da morte do jornalista Décio Sá, ocorrida no dia 23 de abril de 2012.

Segundo investigações da polícia, Sá foi morto após divulgar no blog o assassinato do revendedor de carros Fábio dos Santos Brasil Filho, 33, morto ao ser atingido por três tiros de pistola, no dia 31 de março de 2012, em Teresina, a mando do suposto grupo.

Foi a partir das investigações da morte de Sá que a polícia descobriu a ação da quadrilha de agiotas no interior do Maranhão.

Outro lado
O UOL entrou em contato com as prefeituras citadas no esquema, nessa segunda-feira (30), porém apenas as prefeituras de Arari, Serrano do Maranhão e Pedro do Rosário se posicionaram sobre o assunto.

As prefeituras das cidades de Arari e de Serrano informaram que os atuais gestores não estão envolvidos nas irregularidades descobertas pela PF e atribuíram as responsabilidades às administrações anteriores.

"Temos a considerar que nada há sobre esse assunto referente à gestão atual do município. De modo que qualquer esclarecimento a esse respeito deva ser feito pelo gestor em questão", informou a nota da prefeitura de Arari.

Em contato com o prefeito reeleito de Pedro do Rosário, José Irlan Souza Serra (PTC), o gestor negou as acusações e afirmou que não existe qualquer irregularidade nas contas municipais.

O UOL tentou contato com as prefeituras de Paulo Ramos, Cajapió, Vitória do Mearim e Turilândia, nessa segunda-feira (30) e nesta terça-feira (1º), mas não obteve retorno.

Já a defesa dos acusados Gláucio Alencar e José Alencar Miranda informou que ambos só iriam se pronunciar em juízo. Segundo o advogado deles, Adriano Cunha, "os clientes só irão prestar esclarecimentos na Justiça".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Idoso morre após capotamento na PB-400 próximo a Cajazeiras

Por volta das 13h00, desta terça-feira 1º de outubro, um grave acidente automobilístico deixou o saldo de uma vítima fatal e duas outras feridas.

Segundo informações, um Corsa Classic, cor prata, placa NQD-2576, com inscrição de São José de Piranhas-PB, que era pilotado pelo taxista, Luiz Barbosa de Albuquerque, 70 anos, viúvo, residente em São José de Piranhas, veio a capotar nas proximidades do Sítio Cocos deixando como vítima fatal do acidente a senhora Rita Nunes da Silva, 55 anos, natural de São José de Piranhas, mas residente na cidade de Cajazeiras, próximo a Igreja São João Bosco.

No momento do acidente, além do motorista e da vítima fatal, uma terceira pessoa também estava no interior do veículo, tratava-se de Edilson Sousa Leite, 32 anos, residente no Bairro Pio X, Zona Norte de Cajazeiras. Segundo informações, o taxista, o senhor Luiz Barbosa, conhecidíssimo em São José de Piranhas, e o popular Edilson ambos tiveram apenas cortes na face e escoriações pelo corpo, e o estado de saúde deles é bom.

Uma testemunha que presenciou o momento exato do acidente, relatou que o sinistro ocorreu após a o taxista Luiz Barbosa, ser fechado por outro veículo não identificado fazendo com que o mesmo perdesse o controle do carro e subisse em um barranco ocasionando a tragédia.

Acidente deixa uma vítima fatal e duas pessoas feridas na PB-400, próximo a Cajazeiras


Reprodução Cidade News Itaú via Folha do Sertão
Leia Mais ››

Jovem pega carona com namorado da mãe e desaparece

A Delegacia de Rio Negro, Região Metropolitana de Curitiba, investiga o desaparecimento de uma jovem de 18 anos que mora na cidade de Mafra (SC). As investigações apontam que Aline Moreira pegou carona com o namorado da mãe na última sexta-feira (27) e desapareceu.

Segundo reportagem da Banda B, a mãe contou que recebeu mensagens da filha pedindo socorro. O delegado Sérgio Luiz Alves disse que recebeu informação na noite de ontem que o carro em que os dois estavam foi abandonado próximo a uma valeta. Aline e o namorado da mãe, de 48 anos, continuam desaparecidos.

De acordo com o depoimento da mãe à polícia, o namorado de Aline mora em Curitiba e, por isso, ela teria pegado a carona para ir a capital. A saída deles de Mafra aconteceu no final da tarde de sexta-feira. Horas depois, de acordo com a Delegacia de Rio Negro, a jovem mandou mensagens à mãe e ao namorado pedindo socorro.

O homem de 48 anos entrou em contato com a mãe de Aline, não disse onde estava e afirmou ter deixado a jovem na Rodovia do Xisto, Região Metropolitana de Curitiba, depois de o carro ter apresentado problemas mecânicos.

A família registou boletim de ocorrência em Mafra, mas a Delegacia de Rio Negro tomou as investigações por ter encontrado o veículo em que os dois viajavam. Ainda, de acordo com a delegacia, o nome que o namorado da mãe se apresentava era falso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Confira a cobertura da 6ª Noite de Novena em honra a São Francisco de Assis no Bairro da Parabólica


Foi realizado na noite de ontem (30) a 6ª Noite do novenário em honra a São Francisco de Assis no Bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica).

Confira a nossa cobertura: 

Procissão com a imagem até o local da novena

Muitos devotos participantes

Equipe de Liturgia da noite 

Thuanny Martins - Entrada do Círio 

Ana Maria  - Realizando a Recordação da Vida 

Kerliane Ianira  - Leitura do Salmo 

Aulison Almeida - Pregador da Noite 

Karla Fernandes - Leitura da Jaculatória 

Reprodução Cidade News Itaú via Atualdiades
Leia Mais ››

Ator e político Claudio Cavalcanti é velado nesta terça no Rio

Bichos foram levados para o velório de Claudio Cavalcante, conhecido como defensor dos animais (Foto: Janaina Carvalho/G1)

O corpo do ator e secretário municipal de Defesa dos Animais, Claudio Cavalvanti, foi velado na manhã desta terça-feira (1°) no Cemitério Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio. Antes da cerimônia de cremação do corpo do artista, que morreu de complicações cardíacas na tarde de domingo (29), amigos participaram de uma cerimônia em homenagem ao ator. O corpo de Claudio Cavalcanti foi cremado às 13h, segundo o crematório do Memorial do Carmo. 

Fã leva galo a velório do ator Claudio Cavalcanti no Rio (Foto: Janaína Carvalho/G1)Fã leva galo a velório do ator Claudio Cavalcanti no
Rio (Foto: Janaína Carvalho/G1)
Atriz Cássia Kiss também foi ao velório  (Foto: Janaína Carvalho/G1)Atriz Cássia Kiss também foi ao velório
(Foto: Janaína Carvalho/G1)

Conhecido defensor dos animais, Claudio foi homenageado por fãs e amigos, que levaram cachorros e até um galo à cerimônia. "Vocês podem ter certeza que é a melhor homenagem que o Claudio poderia ter. Ele está aqui dentro, rindo", disse a viúva Maria Lúcia Frota, que também atua em causas de defesa e proteção dos animais.
"Estou me sentindo honrada de estar aqui. A maior e mais bonita referência que tenho dele é a ausência de vaidade", afirmou Cássia Kiss, durante a homenagem foi exibido um vídeo com os bastidores do ultimo trabalho dele, a segunda temporada de "Sessão de Terapia", do canal GNT, com estreia prevista no dia 7.
Segundo a assessoria da Prefeitura do Rio, que decretou luto oficial de três dias no município, Claudio foi internado para fazer uma cirurgia na coluna cervical e teve complicações cardíacas. De acordo com o hospital, a morte foi constatada às 17h45. Ele estava internado no Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul, desde o dia 17 deste mês.


O prefeito Eduardo Paes fala com a viúva do ator Claudio Cavalcanti, Maria Lúcia Frota, ao chegar ao velório nesta terça (1º) no Rio (Foto: Janaína Carvalho/G1)O prefeito Eduardo Paes fala com a viúva do ator
(Foto: Janaína Carvalho/G1)
A fã Maria de Lourdes Pereira da Silva, de 71 anos, fez questão de levar o seu galo de estimação para homenagear o ator. "Há seis anos tirei uma foto do Paquito Fred [o galo] com o Claudio. Sempre acompanhei o trabalho dele. Não esqueço dele na novela 'Irmãos Coragem'. Minha filhinha cantava a música da novela. Estamos aqui hoje para fazer uma homenagem a ele. O Claudio era um grande homem", afirmou Maria de Lourdes.
O prefeito Eduardo Paes foi um dos primeiros a chegar à cerimônia. "Ele dedicou sua vida à cidade. Era uma grande figura, um grande ator, um ser humano especial. A gente da prefeitura perde um super-auxiliar, um supersecretário. O Claudio, sem abandonar a sua dimensão artista, conseguiu caminhar para a vida pública, ser vereador, ser deputado e brigar pelas coisas. É uma perda grande para a cidade, para o Brasil, mas o Claudio vai estar olhando pela gente", afirmou Paes.

Os atores Paulo Gracindo Jr, Cássia Kiss e Jayme Periard prestam homenagem a Claudio Cavalcanti (Foto: Janaína Carvalho/G1)Os atores Paulo Gracindo Jr, Cássia Kiss e
Jayme Periard prestam homenagem a Claudio
Cavalcanti (Foto: Janaína Carvalho/G1)
Mais cedo, a atriz Cássia Kiss também falou do amigo. "A gente está falando de um homem elegante, um dos mais elegantes da TV, senão for o mais. Um ator simples, com a qualidade mais nobre de uma pessoas. Ele nao tinha vaidades. Era casado há 35 anos com a mulher com quem teve uma história de amor inimaginável", disse.
Isabel Cristina Nascimento, presidente da Suipa, contou que o ator ajudava muito os animais e lamentou a sua partida. "Ele fez uma lei muito boa para a cidade do Rio de Janeiro, que foram os centros cirúrgicos onde os veterinários fazem castração gratuita. Infelizmente ele saiu de cena muito cedo. O Claudio atualmente estava lutando para acabar com a escravidão dos cavalos de Paquetá. As pessoas não imaginam o sofrimento que é um freio daquele na boca de um animal", afirmou Isabel, que levou cinco cachorros da Suipa para o velório.
Importância no cenário artístico
Claudio Cavalcanti era considerado um nome importante no cenário artístico brasileiro. Já trabalhou como ator, diretor de TV, produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador, radialista e, atualmente, atuava no cenário político como secretário municipal de Defesa dos Animais do Rio.

Claudio Cavalcanti morre aos 73 anos no Rio (Foto:  Jorge Bispo / Divulgação)Claudio Cavalcanti participou da 2ª temporada da
série 'Sessão de Terapia', do GNT
(Foto: Jorge Bispo / Divulgação)
Ao longo da carreira, Claudio participou de mais de 50 novelas, minisséries e especiais, além de 22 longas-metragens e dezenas de peças teatrais. Ele também foi vereador do Rio de Janeiro durante dois mandatos. Um dos seus personagens mais conhecidos foi Jerônimo, um dos protagonistas da primeira versão da novela Irmãos Coragem, da TV Globo.
Carioca, nascido em 24 de fevereiro de 1940, filho de um professor e contador e de uma dona de casa, Claudio Cavalcanti fez teatro amador na escola, em 1956, quando foi convidado por um amigo para participar de um teste no TBC - Teatro Brasileiro de Comédia -, que iria montar a peça Nossa Vida com Papai e precisava de um ator jovem, na faixa dos 16 anos.
Foi nessa época que conheceu e conviveu com jovens atores, que anos depois seriam admirados nacionalmente, como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Nathalia Timberg. Na mesma época, começou sua carreira também na televisão, ao ser convidado para atuar no programa João e Maria, na TV Tupi.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››