sábado, novembro 26, 2022

Tamanduá é encontrado em avenida e resgatado por policiais ambientais em Mossoró

Um tamanduá-mirim surpreendeu moradores de Mossoró, no Oeste potiguar, após ser encontrado andando pelas ruas do bairro Alto de São Manoel, na noite de sexta-feira (25).


Tamanduá-mirim encontrado em Mossoró — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


O caso aconteceu por volta das 23h30 na avenida Presidente Dutra e chamou atenção de várias pessoas, que acionaram a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam).


Assustado com a aproximação de pessoa, o animal ainda chegou a subir em uma árvore. As cenas foram registradas em vídeo por moradores da região. Veja acima.


Os policiais foram ao local, apreenderam o animal em uma pequena gaiola e o levaram até uma área de mata, onde ele foi liberado.


Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

UFRN recebe patente de microveículo aéreo não tripulado que pode ser usado em missões militares

Um microveículo aéreo não tripulado que pode ser usado em missões militares, reconhecimento de locais de difícil acesso, monitoramento de fronteiras, entre outras ações, foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o registro de propriedade intelectual definitivo em novembro.


Microveículo Aéreo não Tripulado (Microvant) tem dimensão inferior a 30 centímetros e pesa menos de 200 gramas — Foto: Cícero Oliveira/UFRN


O equipamento denominado Microvant tem o diferencial de possuir uma grande autonomia, apesar do tamanho reduzido.


“Uma das principais preocupações no projeto foi fazer com que ele possuísse grande autonomia de voo e fosse capaz de levar uma carga para realizar missões autônomas, trazendo informações ao usuário”, pontua Alysson Nascimento de Lucena, um dos inventores do equipamento.



Na época da invenção, aluno do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, Alysson acrescenta que o Microvant possui baixo risco durante a operação e simplicidade no uso, diminuindo a burocracia e facilitando sua aplicação em áreas povoadas.


Orientador da tese que resultou na patente, Luiz Marcos Garcia Gonçalves, explica que a invenção também apresenta baixo custo de produção e manutenção, com decolagem por lançamento manual e pouso sem necessidade de pistas apropriadas, além de baixa resposta a radar, tornando-a útil em aplicações militares.


“A aeronave é pouco perceptível visualmente devido às suas dimensões reduzidas, o que também facilita a sua camuflagem após o uso. A presente invenção teria vantagem em comparação com os demais Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) em operação em vários aspectos. Um deles é que, pelo mesmo custo de um Vant, pode-se ter uma frota de Microvants varrendo uma área muito maior em uma missão ou operando durante um período de tempo maior”, ressalta o professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da UFRN.


Pesquisador vinculado ao laboratório NatalNet, Gonçalves frisa que, durante o período em que estavam elaborando o pedido para patentear a tecnologia, no ano de 2016, entre os modelos Vant com depósitos de patente existentes e outros utilizados em sistemas comerciais sem patentes, verificou-se que nenhum deles combina as características apresentadas pelo novo equipamento.



São aspectos como peso, risco de operação às pessoas e instalações físicas e custo de produção e manutenção baixos, que diferenciam o veículo. Além disso, ele requerer um número reduzido de pessoas para operá-lo, com decolagem por lançamento manual e pouso sem necessidade de pistas apropriadas.


Entre os tipos de aeronave mais utilizados, segundo ele, estão os multirrotores, tais como tricóptero, quadricóptero, hexacóptero e seus derivados. Essas aeronaves são mais usadas por possuírem um processo de manuseio e controle relativamente mais simples do que o de veículos aéreos do tipo aeroplanadores, por exemplo. Além desses fatores, o projeto de aeroplanadores em menor escala requer maior esforço.


Nesse cenário, surgem as aeronaves genéricas, desenvolvidas para uso em aplicações diversas, como o caso do projeto desenvolvido pelos cientistas da UFRN, com custo de produção e manutenção irrisório quando comparado ao de outras aeronaves em operação.


Os pesquisadores comparam: em 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) adquiriu o modelo Hermes 900, fabricado pela Elbit Systems para monitoramento dos estádios da Copa do Mundo FIFA 2014. O contrato custou US$ 8 milhões. Para operar o sistema, são necessárias 10 pessoas. No caso do Microvant patenteado, ele tem o custo dos seus materiais inferior a US$ 500 para uma unidade e uma única pessoa é capaz de operar todo o sistema, da decolagem ao pouso.



“Esse projeto foi uma encomenda Finep. Eles nos propuseram um desafio de fazer um avião com menos de 250 gramas, que conseguisse viajar por ao menos uma hora e cumprisse dez quilômetros de distância. O nosso protótipo final tem cerca de 160 gramas e foi testado aqui em Natal, um lugar com sérias condições de vento, então ele é bem resistente e está pronto para ir em multimissões. Foram 20 protótipos antes de chegarmos a esse resultado”, destaca Luiz Gonçalves.


Outro inventor envolvido, Raimundo Carlos Silvério Freire Júnior, salienta que o Microvant pode ser usado em regiões povoadas, já que possui uma massa reduzida e não oferece perigo nem ao seu operador nem a humanos que estejam na área de operação.


Ele ressalta que a invenção pode servir para vários tipos de aplicações “dependendo do tipo de sensor que será instalado, como câmeras e outros tipos de sensores, desde que sejam de pequena massa”.


“Tentamos responder a uma indagação de quais os limites que um Vant pode ter de peso, largura e comprimento e ainda possuir utilidade prática”, afirmou Raimundo Júnior.


Além dos três citados, participaram do estudo Luiz Eduardo Cunha Leite e Júlio César Paulino de Melo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idema propõe criação de nova unidade de conservação da caatinga no Rio Grande do Norte

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) propôs a reserva de uma área para criação de uma unidade de conservação da caatinga e das cabeceiras da bacia hidrográfica do Rio Potengi, no Rio Grande do Norte.


Arara-maracanã (Primolius maracana) é uma das espécies que só são encontradas, no RN, em área que deverá virar refúgio de vida silvestre — Foto: Mauro Pichorim/Idema/Divulgação


Uma portaria foi publicada na última quarta-feira (23), no Diário Oficial do Estado (DOE), com proposta de reserva de 12.356 hectares, entre os municípios de Cerro Corá, São Tomé e Currais Novos.


A futura unidade de conservação deverá ser chamada Refúgio da Vida Silvestre, segundo o órgão.


"Devido à elevada diversidade biológica presente na região, o espaço é apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das Áreas Prioritárias para Conservação da Caatinga, o bioma de maior extensão no território potiguar", informou o Idema em comunicado à imprensa.



De acordo com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a caatinga é o bioma menos protegido do Rio Grande do Norte, o que aumenta a importância de alinhar políticas públicas para conservação da biodiversidade com os desafios das mudanças climáticas e da sustentabilidade.


“Também consideramos na escolha da área a importância da preservação dos recursos hídricos e o combate à desertificação na região semiárida como mecanismo de mitigação dos efeitos do aquecimento global e garantia da segurança hídrica”, disse.


Mapa mostra área abrangida por proposta de criação de unidade de conservação da caatinga na região Seridó potiguar. — Foto: Divulgação


A escolha da área contou com a participação de diversos pesquisadores e representantes da sociedade. Estudos técnicos subsidiaram a proposta de criação da unidade de refúgio da vida silvestre.



Segundo o Idema, a iniciativa foi motivada pela ocorrência das espécies emblemáticas de aves na região. Conforme a legislação federal, refúgios são unidades de conservação de proteção integral, que tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.


Coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) do Idema, Ilton Soares afirma que esta é a primeira unidade de conservação desta categoria no estado, dando ênfase à proteção da biodiversidade.


“Esta categoria permite a presença de comunidades humanas, uma oportunidade para atividades sustentáveis, como ecoturismo e manejo do solo”, explicou o coordenador.



Papagaio-verdadeiro é uma das espécies encontradas em área que deverá virar unidade de conservação no RN — Foto: Jorge Dantas/Idema/Divulgação


Para o professor do Departamento de Botânica e Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mauro Pichorim, a região representa a porção mais preservada de Caatinga do Seridó com cerca de 230 espécies de aves, sendo várias exclusivas do bioma (endêmicas) e outras ameaçadas de extinção ou raras.


“Além disso, a área é predominantemente composta por encostas de serras, ambiente que mantém a melhor representatividade da biodiversidade local quando comparado aos platôs mais altos e às áreas baixas de planície. Até o momento, essa região é o único local conhecido de ocorrência de arara-maracanã (Primolius maracana) e papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) no RN”, esclareceu o professor.


Para o Idema, a proteção das serras e encostas que fazem parte da área proposta para criação da Unidade de Conservação é fundamental para garantir as condições adequadas dos ambientes naturais onde essas espécies existem e para sua reprodução.


Após a publicação da portaria, o Idema dará continuidade ao processo de criação do Refúgio da Vida Silvestre com a publicação dos estudos técnicos e encaminhamento da proposta para discussão da sociedade e órgãos públicos, através de consulta e audiência públicas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PRF prende homem em flagrante durante assalto a motorista de aplicativo de viagens na Grande Natal

Um homem de 20 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal ao ser flagrado assaltando um motorista de aplicativo de viagens na Grande Natal.


Homem de 20 anos foi preso após PRF perceber assalto a motorista por aplicativo na Grande Natal. — Foto: Divulgação


O caso aconteceu por volta das 21h30 da sexta-feira (25) na altura do quilômetro 110 da BR-101 em São José de Mipibu.


Segundo a corporação, o assaltante havia pedido uma corrida pelo aplicativo Uber e anunciou o assalto, usando um simulacro de pistola - uma arma falsa.


No entanto, a equipe da PRF percebeu a situação, abordou os ocupantes do carro e frustrou o crime em andamento.


A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Plantão da Zona Sul de Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deslizamento em ilha da Itália deixa 8 mortos, diz governo

Oito pessoas morreram na ilha italiana de Ísquia quando um deslizamento de terra causado por fortes chuvas atingiu alguns edifícios, disse o ministro da Infraestrutura, Matteo Salvini, neste sábado (26).


Frame de vídeo divulgado pelos bombeiros de Ísquia mostra destruição na ilha após fortes chuvas — Foto: Reprodução/Quartel de bombeiros de Ísquia


"Há oito pessoas mortas no deslizamento de terra de Ísquia. As equipes de resgate estão trabalhando em condições difíceis", disse ele durante um evento em Milão.

O corpo de bombeiros italiano twittou que uma tempestade que começou às 1h de Brasília e causou inundações e deslizamentos de terra na ilha.


"Estão em andamento buscas por pessoas desaparecidas" em Casamicciola Terme, uma das seis pequenas cidades de Ísquia, uma ilha vulcânica no Mar Tirreno a cerca de 30 km de Nápoles.



O corpo de bombeiros não forneceu detalhes sobre o número de desaparecidos e mencionou dificuldades para chegar à ilha com lanchas e helicópteros devido ao mau tempo.


Um carro foi arrastado para o mar e os dois ocupantes foram resgatados, informou o corpo de bombeiros no Twitter.


A primeira-ministra Giorgia Meloni disse estar em contato próximo com o ministro da Proteção Civil, Nello Musumeci, o Departamento de Proteção Civil e a Região da Campânia "para acompanhar a evolução da onda de mau tempo que atingiu Ísquia".


“O governo expressa sua proximidade aos cidadãos e prefeitos dos municípios da ilha de Ischia e agradece às equipes de resgate empenhadas na busca dos desaparecidos”, disse ela.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Ucrânia trabalha para restaurar água e energia após ataques russos

As autoridades ucranianas trabalham neste sábado (26) para restaurar os serviços de eletricidade e água após recentes ataques militares russos que provocou fortes danos aos sistemas de abastecimento do país.


Ucrânia trabalha para restaurar água e energia após ataques russos — Foto: AP/Bernat Armangue


Os confrontos continuaram no leste da cidade de Kherson, o que fez os moradores do sul seguirem para o norte e oeste da cidade.


Os ataques foram vistos como tentativas de retaliação russa contra o povo ucraniano sitiado, depois que as tropas ucranianas libertaram, há mais de duas semanas, a cidade que esteve nas mãos dos russos por muitos meses.


"A principal tarefa de hoje, assim como em outros dias desta semana, é a energia", disse Zelensky em seu discurso televisionado na noite sexta-feira.


Ele disse, no entanto, que os apagões continuam na maioria das regiões, incluindo a capital Kiev.


“No total, mais de 6 milhões de pessoas são afetadas. Na noite de quarta-feira, foram quase 12 milhões de cortes”, acrescentou Zelenskyy.


Ele fez uma rara demonstração de ressentimento sobre como as autoridades de Kiev estão lidando com os “pontos de invencibilidade”, centros públicos onde os moradores podem estocar comida, água, bateria e outros itens essenciais.


Segundo ele, há “muitas reclamações” das autoridades com relação à implantação desse sistema.


"Por favor, preste atenção: os moradores de Kiev precisam de mais proteção", disse ele. “Até esta noite, 600.000 assinantes foram desconectados na cidade. Muitos moradores de Kiev ficaram sem eletricidade por mais de 20 ou até 30 horas.”


“Espero um trabalho de qualidade do gabinete do prefeito”, disse ele, em alusão à administração do prefeito Vitali Klitschko.


No início do sábado, a administração municipal de Kiev disse que as conexões de água foram restauradas em toda a cidade, mas que cerca de 130.000 moradores permanecem sem eletricidade.


As autoridades da cidade disseram na manhã de sábado que todos os serviços de energia, água, aquecimento e comunicação seriam restaurados dentro de 24 horas.


Enquanto isso, os ucranianos comemoravam o 90º aniversário do início do “Holodomor”, ou Grande Fome, que matou mais de 3 milhões de pessoas em dois anos, quando o governo soviético de Josef Stalin confiscou alimentos e grãos e deportou muitos ucranianos.



O chanceler alemão Olaf Scholz marcou a comemoração traçando paralelos com o impacto da guerra na Ucrânia – um importante fornecedor de trigo, cevada, óleo de girassol e outros alimentos – nos mercados mundiais. As exportações da Ucrânia foram retomadas sob um acordo mediado pela ONU, mas ainda estão muito aquém dos níveis anteriores à guerra, elevando os preços globais.


“Hoje, estamos unidos em afirmar que a fome nunca mais deve ser usada como arma”, disse Scholz em uma mensagem de vídeo. “É por isso que não podemos tolerar o que estamos testemunhando: a pior crise alimentar global em anos com consequências abomináveis ​​para milhões de pessoas – do Afeganistão a Madagascar, do Sahel ao Chifre da África.”


Ele disse que um navio do Programa Mundial de Alimentos está no processo de entrega de grãos ucranianos para a Etiópia, e a Alemanha está adicionando outros 10 milhões de euros aos esforços para ajudar a acelerar os embarques de grãos da Ucrânia.


Fonte: Associated Press

Leia Mais ››

Milhares de pessoas ficam peladas pela arte em praia da Austrália

Milhares de pessoas se despiram neste sábado (26) na icônica praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, para uma instalação de arte destinada a aumentar a conscientização sobre o câncer de pele e a segurança ao sol.


Milhares de pessoas ficam peladas pela arte em praia de Sydney — Foto: Saeed KHAN / AFP


O famoso pico de surf se tornou uma praia de nudismo durante o dia, quando cerca de 2.500 voluntários tiraram suas roupas ao amanhecer e posaram para o fotógrafo Spencer Tunick.


As lentes estrategicamente focadas do fotógrafo americano buscavam proteger a intimidade dos 'modelos'. Tunick deu instruções com um megafone de uma plataforma elevada.


O evento artístico "Fique nu para o Câncer de Pele" foi realizado em colaboração com uma instituição de caridade que incentiva os australianos a fazerem exames de pele.


Milhares de pessoas ficam peladas pela arte em praia de Sydney — Foto: Saeed KHAN / AFP


O número de voluntários representa os mais de 2.000 australianos que morrem anualmente de câncer de pele.


"Passei metade da minha vida ao sol e alguns melanomas malignos foram removidos das minhas costas", disse à AFP Bruce Fasher, um participante de 77 anos.


"Achei que era uma boa causa e adoro tirar a roupa na praia de Bondi", acrescentou.


Tunick é conhecido por suas fotos artísticas de multidões nuas em pontos turísticos em todo o mundo, incluindo a Ópera de Sydney em 2010.


"É justo que eu use minha plataforma para instar as pessoas a fazerem exames regulares para prevenir o câncer de pele", disse Tunick.


Milhares de pessoas ficam peladas pela arte em praia de Sydney — Foto: Saeed KHAN / AFP


Fonte: France Presse

Leia Mais ››

Justiça da Argentina rejeita pedido de Cristina Kirchner para afastar juíza que investiga atentado

A Justiça da Argentina rejeitou um recurso da vice-presidente Cristina Kirchner para afastar a juíza que investiga o atentado fracassado do qual ela foi vítima, em 1º de setembro.


Homem é detido após tentar assassinar Cristina Kirchner na Argentina — Foto: Reprodução/GloboNews


Nesta sexta-feira (25), a Câmara Federal confirmou a juíza María Eugenia Capuchetti à frente do caso pela tentativa de homicídio que Cristina sofreu há quase três meses, quando um homem apontou uma pistola muito perto da cabeça de Cristina e apertou o gatilho duas vezes, sem que a arma chegasse a disparar. A ex-presidente saiu ilesa.


Estão presos o agressor, sua namorada e o suposto líder do grupo.


Afastamento da juíza

Os representantes legais da ex-presidente haviam solicitado o afastamento da juíza por considerar que ela não investigou se houve políticos que instigaram o atentado. Os advogados de Cristina Kirchner fazem objeções à imparcialidade da juíza.


O tribunal de apelações manteve a juíza no caso, mas deu ordem para que ela determine a veracidade da seguinte história: Gerardo Milman, um deputado de oposição, teria conhecimento do ataque com antecedência. Uma testemunha afirmou que dois dias antes do atentado, Milman disse a frase "quando a matarem, vou estar a caminho do litoral".


A Câmara Federal também ordenou que a juíza deve procurar novas provas.


Capuchetti havia decidido esta semana deixar a investigação nas mãos do promotor Carlos Rívolo para afastar os questionamentos sobre sua imparcialidade.


A ex-presidente havia criticado publicamente o trabalho da magistrada.


"Quando surgiram as primeiras provas que relacionam a política com o ataque, a juíza Capuchetti paralisou e boicotou a investigação. É evidente que o partido judicial não quer Cristina como vítima, quer ela presa ou morta", escreveu nas redes sociais.


Ações em que Cristina Kirchner é ré

Paralelamente, Cristina está sendo julgada por supostos atos de corrupção durante suas duas eleições presidenciais. Sobre ela pesa um pedido de condenação de 12 anos de prisão e inabilitação política.



Na terça-feira, Cristina Kirchner deve pronunciar suas palavras finais nesse julgamento. Espera-se que um veredicto seja anunciado antes do fim do ano.


Fonte: France Presse

Leia Mais ››

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida em barco no RN; Polícia Federal estima 1,3 milhão de maços

Uma carga de cigarros contrabandeados foi apreendida na manhã desta sexta-feira (25), em um barco que estava em um atracadouro clandestino na cidade de Porto do Mangue, no Oeste potiguar. A ação foi realizada pela Polícia Federal com apoio de policiais militares. Nenhum suspeito foi preso.


Cigarros contrabandeados estavam em embarcação localizada em Porto do Mangue, RN — Foto: PF/Cedida


A estimativa inicial é de que a carga tenha mais de 1,3 milhão de maços de cigarros. A contabilização ainda não tinha sido concluída até a última atualização desta matéria. Se confirmada a quantidade, essa será uma das maiores apreensões registradas no Brasil em 2022, segundo a PF.


Além do material contrabandeado também foram apreendidas duas carretas, uma embarcação pesqueira e dois veículos que seriam utilizados pelos criminosos no contrabando.


Carga de cigarros contrabandeados apreendida no RN — Foto: PF/Divulgação


"Os cigarros foram encontrados no momento em que uma grande embarcação pesqueira estava fazendo o transbordo dessa carga para duas carretas que se encontravam no local", afirmou o delegado federal Igor Conti.


A mercadoria e os veículos serão encaminhados à Receita Federal. Já as investigações para identificar a prender os envolvidos ficarão a cargo da Delegacia da PF em Mossoró, também no Oeste potiguar.


Viatura ao lado de embarcação onde cigarros foram localizados, no RN — Foto: PF/Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Manhã de Black Friday tem movimentação abaixo da esperada no comércio de Natal, dizem vendedores

A manhã foi de movimento abaixo do esperado pelo comércio nas ruas de Natal. A impressão é a de vendedores e gerentes de estabelecimentos, que garantem que há produtos com bons descontos.


Lojas do bairro Alecrim tiveram pouco movimento na manhã de Black Friday — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Poucos consumidores circulavam pelas lojas do Alecrim - tradicional bairro de comércio popular da cidade - após a abertura dos estabelecimentos, pela manhã.


Apesar do baixo movimento, os comerciantes mantêm as expectativas altas. A estimativa da Federação do Comércio do Rio grande do Norte é que a tradicional data anual de promoções movimente quase R$ 380 milhões em Natal e Mossoró - valor superior ao de 2021.



"Hoje o dia promete. Realmente a manhã foi pacata, mas estamos perseverantes que vai melhorar. A expectativa é boa. A gente sabe que teve 'blacks' melhores. Ano passado realmente foi um desastre, mas esse ano promete. Creio que daqui para o final do dia a gente vai fechar nossa meta e vender muito", afirma Janaina Maria, vendedora de móveis.


Gerente de uma loja de eletros, Alberto Guedes aponta que a maior procura é por aparelhos de televisão, principalmente por causa da Copa do Mundo do Catar, que é realizada em um período diferente em 2022 e coincidiu com o período da competição.


Lojas apostam em promoções de eletros para atrair consumidores na Black Friday, em Natal. — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


"Logo cedo a gente tem um fluxo baixo, mas vai aumentar à tarde. Nossa expectativa é aumentar 12% em relação ao ano passado, por causa da Copa do Mundo", diz.


De acordo com ele, o produto que mais atrai os clientes é a televisão. Comércios como a loja dele vão estender as promoções para o fim de semana.


"Com o resultado do jogo de ontem, não podia ser diferente. Essa Copa veio para aquecer a black, que é um caso inédito. Televisões de grandes polegadas, refrigeradores grandes, churrasqueira e fritadeira elétrica são a aposta da nossa empresa hoje", conta.


Os consumidores que circulavam pelas lojas da cidade, ao longo da manhã, faziam questão de pesquisar. Caso da contadora Francinaria de Lima, que procurava uma televisão para instalar na cozinha de casa.


"Estou andando pelas lojas para ver o melhor preço. Espero comprar hoje", disse.


Já a professora Antônia Alves já tinha circulado por três lojas procurando o menor valor de liquidificador. Mas tinha que ser do modelo que ela deseja.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Instituto de Medicina Tropical confirma circulação de novas variantes do vírus da Covid-19 no Rio Grande do Norte

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou a circulação de duas novas variantes do vírus SARS-CoV-2, da Covid-19, no Rio Grande do Norte.


Testes de Covid-19 foram analisados pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN — Foto: Anastácia Vaz


A análise de 32 amostras positivas para a doença nas cidades de Natal e Parnamirim, no período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2022, apontou que mais da metade era de novos tipos de variantes, sendo 16 da BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5.


“Há um indicativo de que as novas variantes são mais transmissíveis, se observarmos a quantidade de novas variantes nas amostras analisadas e o aumento recente da quantidade de pessoas com covid-19”, considera Selma Jerônimo, diretora do IMT-UFRN

Com o aumento de casos de covid-19, a médica reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia, utilizar máscaras em locais fechados, além das demais medidas de biossegurança, como a higiene frequente das mãos.


O serviço de vigilância genômica realizado pelo IMT-UFRN ocorreu em parceria com o Instituto Butantã e o Getúlio Sales Diagnósticos. Além das novas cepas, 14 amostras apontaram para a circulação da variante BA.5, que já era encontrada no estado desde maio de 2022.


Os sequenciamentos e análises dos dados foram realizados pelos pesquisadores Francisco Freire Neto e Diego Gomes Teixeira, que detectaram a primeira amostra positiva para a nova variante BQ.1 em 8 de novembro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleitores de Canguaretama e Pedro Velho escolhem novos prefeitos em eleições suplementares no RN

Os eleitores de Canguaretama e Pedro Velho, ambos municípios de Litoral Sul potiguar, voltarão às urnas no próximo domingo (27) para escolher novos prefeitos e vices em eleições suplementares.


Cabine de votação — Foto: Giuliano Gomes/PRPress


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, as novas eleições nas duas cidades foram motivadas pela cassação das chapas de prefeito e vice-prefeita vitoriosas nas urnas em 2020. Os novos eleitos deverão administrar os municípios em mandatos "tampões" até o fim de 2024.


Em Canguaretama, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou uma decisão do Tribunal Regional do Estado e manteve a cassação do prefeito Wellinson Ribeiro e da vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira.



Wellinson foi considerado inelegível devido a uma condenação criminal na Justiça Federal por crime contra a fé pública.


No caso de Pedro Velho, a prefeita Dejerlane Macedo e o vice-prefeito Inácio Rafael da Costa, tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político, após as eleições de 2020.


Os dois municípios pertencem a 11ª zona eleitoral. Segundo a Justiça, Canguaretama tem 24.006 eleitores aptos a votar nas 80 seções distribuídas 19 locais de votação. Pedro Velho tem 11.605 eleitores organizados em 43 seções eleitorais e 9 locais de votação.


Candidatos em Canguaretama

Coligação A verdadeira mudança

Prefeito: Ana Célia Felipe de Oliveira (Dra. Ana Célia)

Partido: União Brasil

Vice: Thawesley Inácio da Silva Santos (Thal)

Coligação Agora é a vez do povo

Prefeito: Márcio de Vasconcelos (Márcio Cabelereiro)

Partido: PDT

Vice: Leandro Varela Santos (Leandro Varela)

Coligação Trabalho e Compromisso

Prefeito: João Wilson de Andrade Ribeiro Filho (Wilsinho)

Partido: PTB

Vice: Maria de Fátima Moreira (Fátima do Murim)

Candidatos em Pedro Velho

Coligação Forte é o povo

Prefeito: Francisca Edna de Lemos (Edna Lemos)

Partido: PSB

Vice: Rejane Maria de Lima Costa (Rejane Costa)

Coligação Pedro Velho para todos

Prefeito: Pedro Gomes da Silva Júnior (Júnior Balada)

Partido: União Brasil

Vice: José Maurício de Souza Medeiros (Professor Maurício)

Partido Avante

Prefeito: Cledenilson Valdevino Moreira (Professor Cledenilson)

Vice: Maria da Conceição de Lima

Federação Psol/Rede

Prefeito: José Wilson da Silva (Zeca)

Partido: PSOL

Vice: Tito Lívio Bezerril Luz (Tito)


Fonte: g1

Leia Mais ››

Médicos paralisam atendimentos em unidades de saúde de Natal por causa de atrasos em pagamentos

Médicos da cooperativa que presta serviço à prefeitura de Natal paralisaram as atividades em hospitais da cidade nesta quinta-feira (24). Segundo eles, há atraso nos pagamentos.


Pacientes aguardam atendimento em UPA de Natal. — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A vendedora Renata Gisele levou o filho de sete anos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. A criança está há três dias com febre, garganta doendo e dor de barriga. Depois de esperar mais de duas horas, ela foi informada que o filho não seria atendido.


"Ele não conseguiu ser atendido, porque a menina disse que é só se tiver morrendo, nesses termos. Ela falou que hoje não tem como porque estavam em greve", afirmou.



A comerciante Ana Cristine também não sabia se conseguiria ser atendida na unidade. Depois se aguardar mais de duas horas, ela resolveu fazer um protesto nas redes sociais.


"A gente chega aqui para ser atendido, faz um tempão que estou aqui, e não tem médico. É um absurdo", considerou.


De acordo com a Cooperativa de Médicos do Rio Grande do Norte, os profissionais paralisaram as atividades por causa de um atraso de três meses nos pagamentos. Ainda segundo a Coopmed, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada quanto ao atraso.


A Coopmed informou que, durante a paralisação, os serviços de alta e média complexidade seguem funcionando para pacientes internados e cirurgias de urgência. Os ambulatórios fecharam e as UPAs e porta de urgências funcionam com 30% da capacidade. Maternidades e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantêm o pleno funcionamento.


A Inter TV Cabugi procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, mas não recebeu retorno sobre o assunto até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Poste cai em cima de moto após ser atingido por carro na Zona Sul de Natal; motociclista fica ferido

Um carro atingiu um poste e derrubou a estrutura sobre o viaduto de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, na manhã desta sexta-feira (25). Na queda, o poste atingiu uma motocicleta que passava pelo local. O condutor ficou ferido.


Moto foi atingida por poste derrubado por carro em Natal. — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


A Polícia Rodoviária Federal informou que o caso aconteceu por volta das 5h.


De acordo com o policial rodoviário federal José Aldenir, testemunhas informaram que o motorista do carro foi encontrado dormindo dentro do veículo. No entanto, o homem fugiu do local antes da chegada da polícia.


Moto atingida por poste no viaduto de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Com a queda do poste sobre a via, uma motocicleta foi atingida. "O condutor, que é um vigilante de uma empresa de segurança, estava trabalhando, veio logo no momento que o poste caiu. Ele está no momento hospitalizado, teve algumas lesões", afirmou o PRF.


Como há uma lesão, o motorista do carro poderá responder um inquérito.


Uma equipe da Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) foi ao local para evitar risco de choques e acionou a empresa contratada pelo município para reparo da estrutura.


Fonte: g1

Leia Mais ››