sexta-feira, fevereiro 10, 2023

Prefeito de Lajes, no RN, sofre acidente de carro na BR-304 na Grande Natal

O prefeito de Lajes, Felipe Menezes, sofreu um acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira (9) na BR-304, próximo à cidade de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.


Acidente aconteceu na BR-304 — Foto: Tony - Portal Macaibei


O carro em que ele estava capotou várias vezes na pista, saindo da via para o canteiro central.


Felipe e o motorista não se feriram gravemente, mas foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para uma unidade de saúde, cujo nome não foi informado.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou parte da pista e organizou o trânsito no local.


O acidente aconteceu na altura do quilômetro 229 da via, quase em frente a um posto de combustíveis.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Militar garante efetivo para a Operação Carnaval 2023

O comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo, garantiu, em entrevista ao porgrama Tribuna Livre, da Rádio Jovem Pan News Natal nesta quinta-feira (09),  a presença de efetivo policial para a Operação Carnaval, mesmo com o pagamento das diárias operacionais atrasado. Segundo ele, o Governo fará parte do pagamento ainda nesta semana e o restante dos valores será quitado com a entrada do orçamento estadual de 2023, em março. A operação visa garantir a segurança nos pólos de folia do Estado e a corporação ainda está definindo os últimos detalhes do planejamento para divulgar o quantitativo de policiais militares que estará nas ruas durante os dias de festa.


Coronel Alarico diz que Operação Carnaval terá mais policiais nas ruas do que a Operação Verão


Alarico justificou que recebeu da Secretaria de Planejamento do Estado a informação sobre a queda na arrecadação, que tem ocasionado dificuldades do Governo honrar compromissos. “Desde que assumimos o Comando, o governo do estado nunca falhou conosco. Tivemos uma situação da queda de arrecadação em torno de R$ 80 milhões por mês. Tivemos um atraso nas diárias operacionais e até segunda-feira  estará sendo pago o de dezembro. Já a Operação Verão e Carnaval serão pagas na abertura do orçamento do estado. A goveradora disse que vai pagar janeiro e fevereiro”.


O comandante reiterou a garantia da operação à TRIBUNA DO NORTE e disse que uma informação é certa: a Operação Carnaval contará com mais policiais militares do que a Operação Verão, que tem um incremento diário de 1.250 agentes e acaba na próxima sexta-feira (17), dando lugar à ação para os dias de folia.


O efetivo especial de segurança nos locais de festa seguirá até o dia 22, a Quarta-feira de Cinzas. "Confirmado! Não existe risco de não ter operação, de jeito nenhum. E que seja um fator tranqüilizador para a população que a Polícia Militar estará presente em todos os locais", afirmou coronel Alarico.


A possibilidade de faltar efetivo para a segurança do carnaval foi levantada por sindicatos e associações representativas dos agentes de segurança pública ao recomendarem que esses servidores não prestassem mais os serviços de diárias operacionais até que os pagamentos em atraso fossem feitos. O ano de 2022 terminou sem a quitação das diárias operacionais que deixaram de ser pagas desde novembro.


Após anúncio na leitura anual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), a governadora Fátima Bezerra (PT) determinou o início do pagamento dos valores em atraso. Inicialmente foram pagos os débitos de novembro dos primeiros dez dias de dezembro. A completude do último mês de 2022, no entanto, está prevista para ser paga nesta semana.


"Eu estive na terça-feira (7) com a governadora e com o secretário Aldemir Freire [Planejamento] e eles informaram que iam fechar as dezenas do mês de dezembro da Polícia Militar dentro desta semana”, garante Alarico.


Diferente do que orientaram as entidades representativas das categorias, ele instrui que os agentes tirem as diárias operacionais, que se trata de um serviço voluntário, destacando o incremento na remuneração do policial. Um detalhe é que no segundo dia de folga da escala normal de trabalho, os policiais militares estão escalados para trabalhar no Carnaval, conforme planejamento interno.


O comandante explicou que isso se deve a um poder discricionário do Comando-Geral da Polícia Militar e que está amparado legalmente em um acórdão do ano de 2015. Para os dias que os policiais militares trabalharem no que seria o segundo dia de folga, eles vão receber um valor conforme fosse um dia de diária operacional.


A preocupação para que a operação dê certo tem motivo: será o primeiro ano após a pandemia com os foliões efetivamente nas ruas como ocorria antes da covid-19 surgir. “Dois anos sem Carnaval, então está todo mundo voltando agora e até os próprios artistas estão ali com aquela sede de trabalhar. Nós estamos fazendo reuniões nesses últimos dias com as regionais. Amanhã [hoje] mesmo estou indo a Caicó. Já falei com o prefeito e o efetivo de lá já se reuniu e já tem o planejamento. Eu vou levar essa mensagem das diárias operacionais e trazer a responsabilidade para todo mundo, para a gente trabalhar. É o nosso dever", concluiu o coronel .


Quanto à Operação Verão, a avaliação é de que está ocorrendo de forma tranquila. “Até o momento, nenhuma grande e grave ocorrência. Consideramos uma operação tranquila”, concluiu.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Influencer potiguar é novo embaixador da Campanha Nacional de Vacinação

O influencer Ivan Baron é o novo embaixador da Campanha Nacional de Vacinação. O nome foi anunciado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. Ativista da causa das pessoas com deficiência, Ivan foi um dos escolhidos para passar a faixa ao novo presidente.


Ivan Baron teve encontro com ministra da Saúde, Nisia Trindade, que enalteceu importância de priorizar a aplicação do imunizante bivalente para as pessoas com deficiência


Em seu perfil nas redes sociais, o influencer falou sobre a importância da imunização de pessoas com deficiência. Ele defendeu prioridade para o grupo na vacinação contra a covid-19 com a vacina bivalente, prevista para começar em 27 de fevereiro. "Já estou com o braço pronto esperando a minha", postou.


Também por meio das redes sociais, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, confirmou que as pessoas com deficiência estão entre os grupos que apresentam maior vulnerabilidade para a doença e, por isso, terão prioridade na vacinação com a dose bivalente. "Aproveito para alertar a todos da importância de ampliar a cobertura vacinal. Vamos iniciar esse movimento agora, no mês de fevereiro, e contamos com o Ivan e a adesão de todos".


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

RN ganha complexo eólico com 14 parques e 578,8 MW de capacidade

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo, inaugurou, no Rio Grande do Norte, seu maior complexo renovável a nível mundial. Com 578,8 megawatts (MW) de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas, o complexo, que reúne 14 parques, foi instalado nesta quinta-feira (9) na região central do Estado. A EDP  tem em operação mais de 800 MW instalados e anunciou a construção de mais um empreendimento na região, desta vez, um parque solar fotovoltaico. Com a inauguração dos três parques e a conclusão do complexo solar, a empresa ultrapassará a marca de 1 gigawatts (GW) de potência instalada no Estado. No Brasil, a empresa tem, atualmente, mais de 7 GW de energia solar e eólica em diferentes fases de desenvolvimento.


Complexos têm 138 turbinas eólicas em 14 parques nas cidades de Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento e Pedro Avelino


O complexo inaugurado inclui os parques eólicos Boqueirão I-II, localizado nos municípios de Lajes e Caiçara do Rio do Vento, com dois parques; Jerusalém I-VI, nos municípios de Lajes e Pedra Preta, com seis parques; e Monte Verde I-VI, nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, com seis parques. Juntos, eles têm a capacidade de produzir 3.030.435 MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. Com este projeto, será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano. Na fase de construção, os projetos contribuíram para a criação de 3.300 postos de trabalho. Foram também criados 80 postos de trabalho fixos.


Estruturas



Dos três complexos, o Monte Verde I-VI é o segundo maior no Estado e o 14º maior em operação no Brasil. A estrutura começou a ser construída em abril de 2021 e será entregue por completo em abril deste ano, com 319,2 MW de capacidade instalada. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2.


O projeto inclui a construção de 48 km de estrada e gera mais de 1.300 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, será de 1.723.969 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 910 mil habitantes ou 314 mil residências.


Já o Complexo Eólico Boqueirão I-II começou a ser construído em junho de 2021, possui 79 MW de capacidade instalada. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 305 mil toneladas de CO2. O projeto incluiu a construção de 29 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 875.220 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 462 mil habitantes ou 159 mil residências.


O Complexo Eólico Jerusalém I-VI começou a ser construído em janeiro de 2021, e possui 180.6 MW de capacidade instalada. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 150 mil toneladas de CO2. Foram construídos 26 km de estrada e gerados mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 431.246 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 228 mil habitantes ou 79 mil residências.


“Com a liderança do Estado do Rio Grande do Norte na expansão das energias limpas no Brasil, a EDP Renováveis está orgulhosa por poder inaugurar o maior complexo renovável da companhia aqui na região. Estes parques vão contribuir para o consumo de energia sustentável, para um Estado com menos emissões de carbono e ainda o desenvolvimento econômico local, motivos de orgulho para nós. Reafirmamos o nosso compromisso em deixar um legado positivo na região, na qual continuaremos a investir”, afirma Paula Dalbello, Country Manager da EDP Renováveis no Brasil.


Impacto social positivo



Desde o início da projeção dos parques, a empresa faz um trabalho de diagnóstico e escuta as populações mais próximas aos empreendimentos para entender as necessidades locais e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.


Uma das iniciativas é o EDP Renováveis Rural que impactou positivamente mais de 700 habitantes dos municípios de Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jandaíra e Pedro Avelino por meio do treinamento, qualificação e fornecimento de tecnologias aos produtores rurais para que possam produzir e comercializar seus produtos, a fim de aumentar a renda familiar.


O programa Keep it Local, focado na educação, formou mais de 40 habitantes em cursos voltados à energia renovável com o objetivo de impulsionar a empregabilidade em zonas rurais; e o EDP nas Escolas, coordenado pelo Instituto EDP e patrocinado pela EDP Renováveis, contribui para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas.



Complexo Eólico Jerusalém I-VI

180,6 MW de capacidade instalada

6 parques eólicos

Localização: Lajes e Pedra Preta

431.246 Mwh/ano de capacidade de geração


Complexo Eólico Boqueirão I-II

79 MW de capacidade instalada

2 parques eólicos

Localização: Lajes e Caiçara do Rio do Vento

875.220 Mwh/ano de capacidade de geração


Complexo Eólico Monte Verde I-VI

319,2 MW de capacidade instalada

6 parques eólicos

Localização: Lajes e Pedro Avelino

1.7023.969 Mwh/ano de capacidade de geração


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Bolsa Família: relatório da CGU indica que fraudes geraram prejuízo de R$ 2,6 bilhões


Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que as fraudes na concessão do programa Bolsa Família geraram um prejuízo de R$ 2,6 bilhões.


"Foram mais de R$ 2 bilhões de pagamentos que não deveriam ter sido feitos" disse ao blog o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho.


O relatório da CGU embasou o trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social de revisão dos dados do programa social.


Mais cedo nesta quinta-feira (9), o ministro Wellington Dias afirmou há indícios de que 2,5 milhões de famílias recebem o benefício de forma indevida.


"Temos um foco de mais ou menos 10 milhões de beneficiários que estão na linha da avaliação dessa revisão do cadastro. Acreditamos que mais ou menos 2,5 milhões destes que recebem têm grandes indícios de irregularidade", afirmou Dias.



Na avaliação do ministro, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em troca de votos, fez uma "bagunça" no Cadastro Único para garantir que famílias recebessem o benefício de forma indevida.


“Foi desmantelado o cérebro do Cadastro Único. É como se tivesse uma bagunça para perder o controle", disse Dias.


Exigências

Até 2021, as famílias beneficiárias do programa precisavam, por exemplo, colocar em dia a vacinação das crianças e garantir a frequência escolar. O governo Jair Bolsonaro, porém, ao transformar o Bolsa Família em Auxílio Brasil, retirou essas exigências.


No entanto, em 2022, durante a campanha eleitoral, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, se eleito, iria retomar essas exigências.


E, no último dia 6, ao participar de um evento no Rio de Janeiro, Lula reiterou que os pais que receberem Bolsa Família terão de vacinar os filhos e garantir a frequência escolar das crianças.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Garimpeiros tentam voltar ilegalmente para reserva Yanomami

Garimpeiros estão tentando voltar ilegalmente para reserva Yanomami, em Roraima.


O rio Uraricoera, conhecido por ser rota de garimpeiros, é um dos pontos fluviais que estão ocupados pelo Ibama e pela Força Nacional. Nesta quarta-feira (8) à noite, os agentes surpreenderam um grupo tentando entrar na Terra Indígena com combustíveis, maquinário usado no garimpo e alimentos. Na ação, a força-tarefa destruiu barcos e dragas de garimpeiros.


Durante o dia, os agentes abordaram mais garimpeiros; tudo que estava no barco foi apreendido. A fiscalização também encontrou uma arma com o grupo.


Garimpeiros tentavam levar mantimentos e combustível para Terra Yanomami — Foto: JN


Por questão de segurança, a sede do Ibama ganhou reforço da Força Nacional.


Agentes da Força Nacional, da Polícia Federal e da Forças Armadas de outros estados já estão em Roraima para dar início a mais uma fase da operação. Dessa vez, eles irão ocupar o território Yanomami, prender garimpeiros que ainda estiverem na reserva e destruir maquinários. Ao mesmo tempo, a PF investiga quem são os financiadores do garimpo, que é apontado como a principal causa da crise humanitária dos indígenas.


“Ao longo dos anos foram feitas diversas ações na Terra Indígena Yanomami. Contudo, essas ações não foram suficientes para evitar a continuidade do garimpo, sobretudo porque são ações pontuais. Há necessidade de que sejam realizadas ações contínuas no território, que sejam realizadas ações de permanência de equipes contínuas no território, além de ações pontuais”, explica o fiscal do Ibama Hugo Loss.


Nesta quarta, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou que a operação de retirada dos garimpeiros não será rápida, podendo se estender por até um ano.


Ministros fizeram sobrevoo na Terra Yanomami — Foto: JN


Na tarde desta quinta-feira (9), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, sobrevoaram a reserva Yanomami em um avião das Forças Armadas. Por causa do mau tempo, não foi possível visitar o Polo Base Surucucu. Pelo alto, eles viram o tamanho da destruição causada pelo garimpo.



“Hoje deu para ver um pouco o tamanho da situação, como vai ser desafiador chegar a uma solução para esse problema que, de fato, é um problema bastante sério”, disse Silvio Almeida.


Fonte: Jornal Nacional

Leia Mais ››