terça-feira, maio 17, 2022

MP recomenda que governo do RN conserte carros fumacê parados em até 30 dias

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou oficialmente que o estado regularize o funcionamento da frota de carros de UBV Pesada, conhecidos como carros “fumacê”, em um prazo de 30 dias.


Carros fumacê em manutenção em Natal. — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Do total de 15 veículos usados para o serviço de combate ao mosquito Aedes aegypt, que transmite a dengue, 11 estão sem operar, por problemas nos equipamentos que jogam o inseticida no ar.


Segundo o MP, o problema ocorre ao mesmo tempo em que o estado vive um agravamento do cenário epidemiológico das arboviroses. Nos quatro primeiros meses de 2022, o estado já registrou quase três vezes o total de casos de dengue notificados ao longo de todo o ano de 2021.



O aumento de casos os serviços públicos de saúde, com a geração de filas de atendimento nos hospitais.


"Apenas em Natal, entre os meses de março e abril de 2022, houve um aumento vertiginoso na notificação de casos prováveis das três arboviroses: em março foram notificados 630 casos; em abril, 2.318 casos prováveis", informou o MP.


O MP recomendou que o estado conclua o processo de licitação que está em curso para a aquisição de peças visando ao conserto de veículos da frota de carros UBV pesada ou adote qualquer outra medida pertinente que coloque toda a frota em circulação.


No mesmo prazo de 30 dias, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) deverá informar ao MPRN as providências tomadas para cumprir a recomendação, encaminhando a devida documentação comprobatória.


Caso contrário, a Sesap deverá apresentar as razões que impedem o atendimento à recomendação, "sob pena de serem adotadas as medidas judiciais cabíveis", informou o órgão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Juíza encontrada morta no Pará trabalhava no RN há 6 anos

A juíza Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, que foi encontrada morta dentro de um veículo no estacionamento de um prédio em Belém, no Pará, nesta terça-feira (17), trabalhava no Rio Grande do Norte há seis anos.


Polícia investiga morte de juíza no Pará — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal


A magistrada de 47 anos era titular da Vara Única de Martins, município da Região Oeste do estado, onde ocupava também a diretoria do fórum daquela comarca.


Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte lamentou a morte da juíza, integrante do seu quadro.


"O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Vivaldo Pinheiro, lamenta a morte da magistrada Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, 47 anos, ocorrida no Estado do Pará. Natural de Barra de Santana, na Paraíba, a magistrada ingressou no Poder Judiciário do RN em 2016, era titular da Vara Única de Martins e ocupava a diretoria do fórum daquela comarca", diz a nota.

"Em nome de todo o Poder Judiciário do RN, o desembargador presidente se solidariza com parentes e amigos neste momento de perda e dor", complementa.


Juíza trabalhava na comarca de Martins, no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Google Street View


A Associação de Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn) também manifestou "extremo pesar" pelo falecimento da juíza.


"A magistrada deixa um casal de filhos, irmãos e sobrinhos, a quem dedicamos nossas orações para que recebam o conforto necessário neste momento de tristeza e dor, assim como rogamos aos emissários divinos que a acolham e a amparem na morada celestial".

Juíza é encontrada morta

A Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, encontrada morta dentro de um veículo no estacionamento de um prédio em Belém, no Pará, nesta terça-feira (17).


A magistrada era natural de Barra de Santana, na Paraíba, e era prima da vereadora de Campina Grande, Ivonete Ludgério (PSD).


Mônica Andrade era juíza na cidade de Martins, no Rio Grande do Norte, e estava com frequência em Belém, segundo os familiares. Ela era casada com um magistrado do Pará. O corpo apresentava um ferimento por arma de fogo.


A Polícia Civil disse que o caso é investigado pela Divisão de Homicídios e que "está adotando todas as medidas cabíveis para a elucidação do ocorrido". A Polícia Científica foi acionada para a remoção do corpo


Mônica teria sido encontrada morta pelo companheiro, o juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior. Ao se deparar com a situação, ele teria levado o carro e o corpo para a delegacia.


O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) disse que ainda não vai se manifestar sobre o caso.


“Ainda sem acreditar. Minha comadre, prima e grande amiga se foi”, lamentou Ivonete, em uma rede social.


Polícia Civil investiga morte de juíza no Pará. — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeitura define desconto nos salários de professores grevistas e anuncia calendário de reposição de aulas nas escolas de Natal

Em um ofício circular enviado às escolas municipais de Natal, a Secretaria de Educação da capital potiguar definiu descontos salariais para os professores que participaram da greve dos educadores, que foi encerrada no último dia 29 de abril.


Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal — Foto: Reprodução/Google Maps


O corte de ponto tinha sido autorizado pela Justiça Estadual.


O ofício desta segunda-feira (16) também determinou o calendário para reposição das aulas relativas aos 22 dias letivos paralisados. Com as mudanças no calendário, o fim do ano letivo de 2022 ficou previsto para 6 de fevereiro de 2023.


O calendário tem acréscimo de 9 sábados letivos para reposição, sendo 7 distribuídos de junho a dezembro de 2022 e 2 sábados em janeiro de 2023. Além disso, haverá acréscimo de 9 dias letivos em janeiro e 4 em fevereiro do próximo ano.



Ainda de acordo com a prefeitura, haverá dois períodos de reposição das aulas:


O primeiro período compreende 10 dias letivos, de 28 de março a 08 de abril de 2022. Os descontos salariais só serão feitos nas contas dos professores e educadores infantis que não repuserem os dias de aula, sem justificativa que abone a falta.

O segundo período compreende os últimos 12 dias letivos paralisados, de 9 a 29 a abril de 2022 (após a decisão judicial), com desconto salarial para todos os professores grevistas na folha de maio de 2022. Segundo a prefeitura, a reposição dessas aulas ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, e será facultativa para os grevistas. "Optando por repor a aula, em março/2023, o professor/educador terá a restituição financeira referente ao desconto realizado".

Segundo a Secretaria, casos os professores titulares não queiram repôr as aulas, a prefeitura vai enviar outros educadores contratados por meio de processo seletivo para suprir as lacunas.


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação criticou a medida e enviou uma equipe à sede da Secretaria Municipal nesta terça-feira (17) para tentar realizar uma reunião sobre o assunto.


De acordo com a entidade, o processo judicial ainda não foi concluído e que o magistrado responsável havia acatado uma solicitação do sindicato para marcar uma audiência de conciliação sobre o tema.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em quatro meses, número de casos de dengue soma quase três vezes o total de notificações do ano passado

Em quatro meses, até o último dia 7 de maio, o Rio Grande do Norte registrou quase três vezes o total de casos de dengue notificados no estado ao longo de todo o ano de 2021, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgados nesta terça-feira (17).


Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue. — Foto: Reprdoução/EPTV


Segundo o boletim epidemiológico, o estado chegou a 11.427 casos prováveis de dengue - uma incidência de 323,93 casos para cada 100 mil habitantes.


O número é 14 vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado (de janeiro até o início de maio), quando o estado registrou 806 casos prováveis.



Além disso, os números registrados até o início de maio superam em quase três vezes o total de casos nos 12 meses do ano passado: 4.301, segundo o Ministério da Saúde.


Em abril, o estado já tinha superado o total de casos registrados no ano passado.


Dirante do aumento de casos, a Sesap afirmou que retomou as discussões no Comitê Operacional de Emergências, do qual também participam o Ministério Público, o Conselho Estadual de Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN.


Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara, o trabalho com os carros de UBV é algo que deve ser colocado como última medida.


"Antes disso, todos devemos ser vigilantes para que consigamos combater o mosquito nos nossos quintais, residências, ruas e bairros. Convidamos toda a população para fazer sua parte. Além disso, publicamos um plano de contingência para controle das arboviroses e estamos estimulando os municípios a elaborarem os seus planos de ações com base no estadual, para que todas essas ações sejam efetivadas de forma oportuna e obtenham sucesso. Tudo isso está sendo pensado de forma regionalizada e descentralizada, para que as ações impactem nos territórios”, declarou.


A Sesap reforçou que a população deve contribuir com os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. São ações como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de animais; não colocar lixo em terrenos baldios; manter caixas de água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada.


Zika e Chikungunya

Segundo a Sesap, também estão em alta os casos de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2022 já foram registrados 3.397 casos prováveis de chikungunya e 708 casos prováveis de zika.


As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika.


Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara, o trabalho com os carros de UBV é algo que deve ser colocado como última medida.


"Antes disso, todos devemos ser vigilantes para que consigamos combater o mosquito nos nossos quintais, residências, ruas e bairros. Convidamos toda a população para fazer sua parte. Além disso, publicamos um plano de contingência para controle das arboviroses e estamos estimulando os municípios a elaborarem os seus planos de ações com base no estadual, para que todas essas ações sejam efetivadas de forma oportuna e obtenham sucesso. Tudo isso está sendo pensado de forma regionalizada e descentralizada, para que as ações impactem nos territórios”, declarou.


A Sesap reforçou que a população deve contribuir com os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. São ações como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de animais; não colocar lixo em terrenos baldios; manter caixas de água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada.


Zika e Chikungunya

Segundo a Sesap, também estão em alta os casos de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2022 já foram registrados 3.397 casos prováveis de chikungunya e 708 casos prováveis de zika.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe e filho morreram no acidente entre ônibus e carreta em MT; mais 5 vítimas também foram identificadas

A professora Sidinei Oliveira Cardoso, 48 anos, e o filho dela, Carlos André, 11 anos, foram as primeiras vítimas do acidente entre um ônibus e uma carreta na BR-163, em Sorriso, no norte do Mato Grosso, nesta terça-feira (17), identificadas pela perícia. Outras cinco pessoas também já foram identificadas.


Sidinei Oliveira Cardoso, de 48 anos, e o filho dela, Carlos André, 11 anos, estão entre as vítimas fatais do acidente — Foto: Sintep-MT


Sete corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Sinop, a 503 km de Cuiabá, entre eles estavam a professora e o filho.


Clayton Silva morreu no Hospital Regional de Sorriso, após ser socorrido no local do acidente — Foto: Divulgação


Um papiloscopista que trabalhava no IML de Sinop também está entre os mortos no acidente, ele foi identificado como Clayton Silva e morreu no Hospital Regional de Sorriso.


Vítimas fatais identificadas:


Sidinei Oliveira Cardoso, 48 anos

Carlos André, 11 anos

Brenda Nunes Ronsoni, de 24 anos – Moradora de Água Boa (MT)

Pedro Henrique Rodrigues Leal Pinto, de 21 anos – Morador de Pontes e Lacerda (MT)

Alfredo Lopes da Silva, de 65 anos - Morador de Cuiabá

Maria Carneiro, 61 anos – Moradora de Cuiabá

Clayton Silva - morador de Nova Mutum


Alfredo Lopes da Silva, 65 anos , e Maria Carneiro, 61 anos, marido e mulher, morreram no acidente [fotos tiradas do RG] — Foto: Reprodução


De acordo com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Maria e Alfredo eram casados. Outros quatro passageiros mortos ainda não foram identificados.


Pedro Henrique Rodrigues Leal Pinto, 21 anos, e Brenda Nunes Ronsoni, 24 anos, estão entre as vítimas — Foto: Divulgação


O IML de Sinop informou que sete corpos chegaram sem documentos, sendo seis já identificados. O reconhecimento está sendo feito por familiares e a identificação é confirmada pelos papiloscopistas de Sorriso, Sinop e Alta Floresta.


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) lamentou a morte de Sidinei e do filho. A instituição disse que a professora era membro da diretoria executiva do Sintep-MT e atuava como primeira secretária geral.


Segundo o sindicato, ela voltava para casa, após atividade sindical durante o final de semana.


“Sidinei Cardoso, militava em várias frentes de luta pelos direitos dos trabalhadores e em destaque das trabalhadoras, como integrante do coletivo de mulheres do Sintep-MT. Professora de Língua Portuguesa, na Escola Estadual Edeli Montovani, em Sinop, sempre se destacou pela atuação no combate à misoginia e pela garantia de espaço de atuação das mulheres no mercado de trabalho”, disse.


O acidente

Onze passageiros morreram no acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A polícia informou que há outras vítimas em estado grave.


De acordo com a PRF, o ônibus transportava 45 passageiros. O motorista do veículo ficou preso às ferragens, teve o braço amputado no momento da batida, mas foi encontrado com vida. Ele está em estado grave.


O que diz a empresa de ônibus

Em nota, a Expresso Itamarati informou que um representante da empresa foi encaminhado para o local do acidente para dar suporte às vítimas e familiares.


O motorista da carreta teve lesões leves.


O ônibus saiu de Cuiabá com destino a Sinop e faria a última parada antes da chegada. O acidente ocorreu entre Sinop e Sorriso. Já a carreta saía de Sinop para Rondonópolis.


Ônibus saiu de Cuiabá e iria para Sinop, no norte de MT — Foto: g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caso Mônica de Oliveira: marido afirma que casal brigou e que é dono da arma usada na morte de juíza

Em depoimento à Polícia Civil do Pará, o juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior afirmou que teve uma discussão com sua esposa e que é dono da arma usada na morte de juíza Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, 47 anos.


A magistrada foi encontrada morta dentro de um veículo no estacionamento do prédio onde morava nesta terça-feira (17), em Belém. O corpo da vítima apresentava um ferimento causado por arma de fogo e foi levado pelo próprio marido à delegacia.


Segundo o boletim de ocorrência com o depoimento do juiz, por volta das 22h30 da segunda-feira (16), João Augusto Júnior afirma que “teve uma pequena discussão acerca do relacionamento” com a esposa.



Após a discussão, Mônica “arrumou suas coisas e desceu, informando que iria viajar”.


No depoimento, João Augusto disse que não achou a chave do carro na manhã desta terça. Segundo ele, pegou uma chave reserva e seguiu em direção à garagem do prédio. Ao chegar lá, teria visto que o veículo estava estacionado e com a porta aberta.


O magistrado disse no boletim de ocorrência que, “ao se aproximar do carro, percebeu que sua esposa tinha cometido suicídio e, para isso, usou a arma de fogo” dele, que "sempre fica guardada dentro do carro".


O juiz foi liberado após prestar depoimento e o caso segue em sigilo. A polícia informou que o caso é investigado pela Divisão de Homicídios e que "está adotando todas as medidas cabíveis para a elucidação do ocorrido".


Polícia investiga morte de juíza no Pará. — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal


Mônica Andrade era juíza na cidade de Martins, no Rio Grande do Norte, e estava com frequência em Belém, segundo os familiares. A magistrada era natural de Barra de Santana, na Paraíba.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 221 novas mortes por Covid, e média móvel volta a apontar alta após 2 semanas

O Brasil registrou nesta terça-feira (17) 221 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 665.277 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 119. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +28%, voltando a indicar tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença, após duas semanas em estabilidade ou queda.


Brasil, 17 de maio

Total de mortes: 665.277

Registro de mortes em 24 horas: 221

Média de mortes nos últimos 7 dias: 119 (variação em 14 dias: +28%)

Total de casos conhecidos confirmados: 30.724.939

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 26.228

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 19.135 (variação em 14 dias: +29%)


Média móvel de óbitos por Covid no Brasil, a cada dia, nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Rondônia, Roraima e Tocantins não registraram morte por Covid em 24 horas. No estado do Amapá, também não houve qualquer registro de novo caso conhecido no período.


Em Rondônia, foi retirado um óbito do acumulado após o município de Parecis reportar a remoção para investigação.


O país também registrou 26.228 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 30.724.939 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 19.135, variação de +29% em relação a duas semanas atrás.


Curva da média móvel de novos casos conhecidos de Covid nas últimas duas semanas — Foto: Editoria de Arte/g1


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (8 estados e o DF): RO, PI, RS, SP, PR, DF, CE, MS, MT

Em estabilidade (6 estados): RJ, AM, AC, ES, SC, BA

Em queda (12 estados): AP, GO, MG, PE, TO, PB, AL, SE, PA, RR, RN, MA

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem que agrediu a namorada por 3 dias vai a júri popular no Rio

O Ministério Público ofereceu denúncia contra Fred Henrique Lima Moreira - que agrediu a namorada Ana Luiza por três dias, em um apartamento em Copacabana. A Promotoria pediu que o caso fosse tratado em um Tribunal do Júri, já que Moreira praticou crimes considerados hediondos.


Fred Henrique e a última namorada agredida: extensa passagem pela polícia — Foto: Reprodução


A promotora Adriana Alemany de Araujo considerou os crimes de tentativa de feminicídio e cárcere privado, com agravantes, ambos do Código Penal, são suficientes para que o caso saísse do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher para seguir para um Tribunal do Júri.


Além disso, a promotora pediu que a prisão de Fred, até então mantida em regime temporário e que deve inspirar em 30 dias por causa da natureza de seus crimes, seja convertida em preventiva.


“Requer o Ministério Público a conversão da prisão temporária em prisão preventiva do denunciado, uma vez que restam presentes os requisitos autorizadores de sua segregação cautelar como garantia da ordem pública, pois se tratam de crimes hediondos, praticado contra sua namorada, motivado por ciúmes e uma infundada suspeita de traição, revelando a imensa probabilidade de que em liberdade continue a delinquir. Crimes gravíssimos, chocantes, que decerto causam enorme repugnância e ofendem sobremaneira o corpo social, cuja integridade há de ser preservada com a segregação imediata do ofensor”, pontuou a promotora.


Ana Luiza Dias antes e depois das agressões: 'É assustador tudo o que vivi' — Foto: Reprodução


Juiza aceitou o pedido

Nesta terça-feira (17), a juíza Adriana Ramos de Mello, do I Juizado Violência Doméstica Familiar, aceitou o pedido e as considerações da promotoria e declinou da competência para um Tribunal do Júri da Capital.



“Diante das considerações, forçoso reconhecer que a competência do Tribunal do Júri é absoluta e se sobrepõe a regra estabelecida no artigo 5º da Lei Maria da Penha, sendo, portanto, este Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher incompetente para apreciar e julgar o presente feito. Por isso, declino da competência em favor de um dos Tribunais do Júri da Comarca da Capital”, disse a magistrada pedindo urgência para a tramitação do caso.


'Foi um filme de terror real'

Ao saber da notícia, a jornalista Ana Luiza Dias, de 37 anos, se disse aliviada com a decisão e com a possibilidade de Fred continuar preso.


"É um alívio saber que ele vai continuar preso. Fico em paz também porque tudo foi comprovado. O IML comprovou tudo o que eu falei, todas as torturas, todas são verdadeiras. É muito triste, mas foi real esse filme de terro que eu vivi. Ou melhor, sobrevivi", disse ao g1.


O caso

Fred Henrique Lima Moreira foi preso no dia 4 de maio e vai responder por tentativa de feminicídio, estupro, cárcere privado e tortura. Ele agrediu, torturou e manteve presa a namorada, Ana Luiza Dias, de 37 anos, em um apartamento em Copacabana.


No apartamento onde ele estava, a polícia encontrou um bastão retrátil, um soco inglês e uma réplica de pistola. O suspeito permaneceu calado durante depoimento, segundo a polícia.


Ficha criminal extensa

Essa não é a primeira passagem de Fred Henrique pela polícia. Segundo os investigadores, o suspeito já tem ficha por violência doméstica, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e ameaça.


Traumatismo craniano e mandíbula fraturada

Exames constataram que Ana Luiza teve um traumatismo craniano e fratura na mandíbula. Ela ficou internada até quarta-feira (4).


"Foi ciúme, misturado com loucura. Ele cria histórias na cabeça dele - falou que tinha clonado meu celular. Ele inventou um motivo e partiu para cima de mim - está aqui o resultado. Estou com uma mandíbula de titânio, estou torta."


Ana conta que voltou a ser ameaçada por mensagens quando estava internada — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dados de voo indicam que avião na China foi derrubado por alguém na cabine que deu comando para mergulho

Dados de voo indicam que alguém no cockpit derrubou intencionalmente o jato da China Eastern em março, de acordo com pessoas que tiveram acesso à avaliação preliminar de autoridades dos Estados Unidos sobre o que levou ao acidente. As informações são do "Wall Street Journal".


O Boeing 737-800 estava viajando em alta altitude quando de repente caiu em uma posição quase vertical, chocando-se contra uma montanha com velocidade extrema. Dados de uma caixa preta recuperada no acidente sugerem que entradas nos controles empurraram o avião para o mergulho fatal, disseram essas pessoas ouvidas pelo "WSJ" 


Fontes informaram que o avião estava voando em alta altitude quando inesperadamente caiu em uma espiral e colidiu com o lado de uma montanha. Elas disseram que os dados da caixa preta recuperados do acidente sugerem que alguém no cockpit inseriu dados que fizeram o avião mergulhar.


"O avião fez o que foi mandado por alguém na cabine", disse a pessoa envolvida com a análise da caixa preta.


Parte da asa do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines é vista em área de busca — Foto: AP


Invasão de cabine é investigada

Agora, a investigação mudou o foco para os pilotos, disse a fonte, acrescentando que alguém no avião poderia ter invadido a cabine e o derrubado deliberadamente.


As investigações de acidentes podem demorar um pouco para concluir quais foram as causas e fatores que contribuíram para o acidente, mas a China Eastern começou a devolver os 737-800 aos céus depois de deixar em terra toda a sua frota por cerca de um mês após o acidente.


A reportagem do "WSJ" fez com que as ações da Boeing subissem nos EUA.


O relatório preliminar da investigação chinesa sobre a queda, divulgado em abril, aponta que os pilotos deixaram de responder aos controladores de voo logo após a primeira perda de altitude. O documento também não apontou falhas no Boeing 737-800.


Gráfico mostra perda de altitude do avião da Eastern Airlines — Foto: g1


O avião, com 132 pessoas a bordo, caiu no dia 21 de março perto da cidade de Wuzhou, na região de Guangxi, no sul da China. A aeronave fazia um voo entre as cidades de Kunming para Guangzhou. Todos os passageiros e tripulantes morreram.


Pedaço de destroços do voo MU5735 da China Eastern após queda em Guangxi Zhuang, no sul da China, em 21 de março de 2022 — Foto: Xinhua via AP


O caso impressionou pela dinâmica da queda, na vertical e em poucos minutos. Câmeras de segurança de uma empresa próxima ao local mostraram como o avião despencou rapidamente, totalmente apontado para o chão.

"O radar de controle de área de Guangzhou mostrou um aviso de 'desvio' de altitude de comando, a aeronave deixou a altitude de cruzeiro, o controlador chamou a tripulação imediatamente, mas não recebeu resposta", aponta o relatório.


Em março, dias após a queda, o chefe do centro de investigação de acidentes da Administração de Aviação Civil da China (CAAC, da sigla em inglês), Mao Yanfeng, disse em entrevista coletiva que os controladores mantiveram contato com o avião durante todo o percurso até a primeira queda de altitude.


O relatório preliminar, que foi divulgado pela CAAC, não apontou nenhuma possível causa para esse tipo de queda, o que gerou críticas por parte de especialistas.


O relatório é um documento obrigatório que o país de origem da companhia aérea deve apresentar até 30 dias após a queda. Nas conclusões preliminares, a CAAC afirma também que as caixas pretas ainda estão muito danificadas, o que dificultaria as investigações.


Mas a agência não tornou públicas as informações que já puderam ser extraídas dos gravadores de dados do voo e de voz dos pilotos presentes nas caixas pretas. O conteúdo foi enviado a Washington, nos Estados Unidos, para análise.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Alesp aprova cassação de Arthur do Val, que perde os direitos políticos por oito anos; é o 1º mandato cassado em 23 anos

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (17) a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). Apesar dele ter renunciado ao cargo, a cassação significa que ele perderá os direitos políticos por oito anos, segundo a Lei da Ficha Limpa.


O deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). — Foto: Reprodução/Facebook


A cassação foi aprovada por unanimidade entre todos os 73 deputados que participaram da sessão. Para ter o mandato cassado, era preciso 48 votos entre os 94 deputados estaduais da Alesp. A aprovação ocorreu em sessão muito curta para os padrões do Poder Legislativo paulista.


Conhecido como ‘Mamãe Falei’, Arthur do Val é o primeiro deputado cassado pela Alesp em mais de 23 anos. O último parlamentar que havia sido cassado pelo Legislativo Paulista foi o ex-deputado Hanna Garib, em 1999, que era acusado de fazer parte da chamada "máfia dos fiscais" da cidade de São Paulo, na época que era vereador da capital.


O que disse Arthur do Val

Por meio de nota, a assessoria de Arthur do Val afirmou que “a decisão do plenário da Alesp deixa claro que foi promovida uma perseguição contra Arthur do Val e que o motivo principal não era o seu mandato, ao qual já renunciou, mas sim retirá-lo da disputa eleitoral deste ano”.


“A desproporção da sua punição fica evidente já que a mesma Casa foi branda em relação a casos muito mais graves, como o do parlamentar Fernando Cury, que apalpou os seios de uma deputada e foi suspenso por apenas seis meses”, disse a nota.


Painel de votação na Alesp após a cassação de Arthur do Val — Foto: Reprodução/Youtube


No início da sessão, o advogado de Arthur do Val, Paulo Henrique Franco Bueno, discursou e voltou a comparar o caso do parlamentar com a situação que envolveu o também deputado Fernando Cury, acusado de assédio contra a também deputada Isa Penna. Cury foi suspenso pela Alesp por 180 dias.


O advogado defendeu ainda o uso ilegal de provas e inadmissibilidade do uso dos áudios privados de Arthur do Val no processo, pois foram vazados sem a autorização do parlamentar. O defensor ainda pontuou que não houve perícia nas evidências.


O voto de número 48 que selou a cassação do parlamentar nesta terça (17) foi dado pelo deputado Gil Diniz (PL), que várias vezes entrou em embates com Do Val no plenário da Alesp.



Histórico


Sessão da Alesp que decidiu pela cassação de Arthur do Val — Foto: Reprodução/Youtube


Arthur do Val renunciou ao cargo em abril, após o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovar, por unanimidade, o processo que poderia gerar a cassação do seu mandato.


Ele era alvo no colegiado de 21 representações pedindo a cassação por quebra de decoro parlamentar, após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas.


Paulo Henrique Franco Bueno, advogado de Arthur do Val, durante sessão na Alesp que decidiu pela cassação do ex-deputado — Foto: Reprodução/YouTube


"Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições", disse do Val em nota após deixar a Casa.


"Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos.”

Conselho de Ética da Alesp

O processo pedindo a cassação de Arthur do Val foi aprovado no Conselho de Ética da Alesp no último dia 12 de abril.


Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP), que viu quebra de decoro parlamentar no deputado após a divulgação de áudios machistas sobre refugiadas ucranianas, vazados no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país.


Após a aprovação do parecer no colegiado, o processo seguiu para a Mesa Diretora da Casa.


O que dizem os áudios?


Nos áudios, que circularam nas redes sociais e teriam sido enviados para um grupo de amigos do parlamentar, há declarações machistas e misóginas.


“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas", diz o áudio.


As declarações teriam sido feitas durante viagem à Ucrânia. Ele disse ter viajado para enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.


Nos áudios, o deputado também teria comparado a fila de refugiadas à fila de uma balada.


"Acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui."



Em outro trecho, o áudio diz: "Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram 'minas' que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em 26 anos de funcionamento, urna eletrônica eliminou fraude e voto de cabresto, diz Fachin

Fazendo upload: 76989 de 76989 bytes.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, afirmou nesta terça-feira (17) que, em 26 anos de funcionamento, as urnas eletrônicas eliminaram das eleições a fraude, o voto de cabresto e a lentidão da apuração.


O ministro fez a declaração na abertura da sessão do plenário do tribunal, ao mencionar os 26 anos de criação da urna, completados na última sexta-feira (13).


"Todos sabemos — e não custa repisar nesta oportunidade — que a urna eletrônica nasceu para propiciar eleições seguras, num país que vivenciava votações que não eram imunes aos signos da fraude, do voto de cabresto, da intervenção humana e da lentidão dos processos de apuração e totalização. Isso não existe mais entre nós", disse Fachin.


O presidente Jair Bolsonaro , pré-candidato à reeleição, vem levantando suspeitas sem provas sobre a urna eletrônica, afirmando que não são auditáveis — embora sejam — e defendendo a aplicação de voto impresso, considerado um retrocesso pela Justiça Eleitoral. Nesta segunda-feira, a empresários em São Paulo, Bolsonaro disse — sem apontar um motivo — que as eleições deste ano poderão ser "conturbadas".


Para o ministro Fachin, as derrotas de políticos nas eleições não têm a ver com o funcionamento das urnas, mas com a vontade do eleitor.


"As derrotas obtidas nas urnas não são fruto da sua operacionalidade, mas sim da inoponível manifestação do verdadeiro e único titular de todo o poder da República, o povo brasileiro", afirmou Fachin aos ministros do tribunal.


O presidente do TSE ressaltou que as urnas são um "patrimônio nacional" e que garantem aos eleitores que suas vozes são ouvidas.


Ele lembrou que o sistema já foi empregado em 14 eleições e outras em eleições suplementares, com resultados que espelham fielmente a vontade do eleitor.


"Nosso sistema é moderno, seguro, confiável e, até mesmo hoje, depois do mais recente e sofisticado teste de confirmação, do teste público de segurança, não houve qualquer sucesso nas tentativas de invasão do sistema. Vale dizer — embora todos já o saibamos: as urnas eletrônicas são seguras e seus resultados são fiéis à manutenção da vontade de todo eleitorado brasileiro com total fidedignidade", completou.



De acordo com o ministro, são 577 mil equipamentos em mais de 483 mil seções eleitorais no Brasil. Cada uma das urnas conta com barreiras de segurança testadas e está apta a garantir sigilo do voto de cada um dos 150 milhões de eleitores, disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem em voos; MP volta à Câmara

Fazendo upload: 112752 de 112752 bytes.


O Senado aprovou nesta terça-feira (17) o restabelecimento da franquia gratuita de bagagens nos voos comerciais que operam no Brasil. A regra foi incluída pela Câmara em uma medida provisória sobre o setor aéreo (veja abaixo) e mantida agora pelos senadores.


A retomada da gratuidade gerou disputa no Senado e, por isso, o trecho sobre esse tema foi votado em separado. O placar foi de 15 votos pela derrubada do trecho contra 63 pela manutenção da mudança no texto da MP.


Se for sancionada, a nova regra permitirá o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais.


A "MP do Voo Simples", como ficou conhecido o texto enviado pelo governo, terá de passar por nova votação na Câmara. Em seguida, as alterações feitas na proposta original seguem para sanção do presidente Jair Bolsonaro. O governo, no entanto, já indicou que é contra a medida.


Franquia caiu em 2016

Em 2016, a Anac publicou uma resolução que dava ao passageiro o direito de levar na cabine uma bagagem de mão de até 10 quilos – mas autorizava as aéreas a cobrarem por bagagens despachadas.


A justificativa da agência, à época, era que a autorização para a cobrança do despacho de bagagem aumentaria a concorrência e poderia, por consequência, reduzir os preços das passagens.



Atualmente, bagagens de 23 quilos em voos nacionais e 32 quilos nos voos internacionais são cobradas à parte, com um valor adicional ao da passagem. Cada empresa estabelece o critério de cobrança e as dimensões das malas.


MP do Voo Simples

A proposta estabelece, entre outros pontos:


o fim da competência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para outorga de serviços aéreos;

o fim da necessidade de revalidação dessas outorgas a cada cinco anos;

o fim de contratos de concessão das empresas aéreas;

o fim da obrigação de autorização prévia para construção de aeródromos.


Além disso, a MP simplifica a autorização para que uma empresa estrangeira obtenha a autorização para explorar o serviço de transporte aéreo, cabendo à Anac tratar do tema em uma regulamentação.


O texto revoga uma série de exigências, hoje previstas em lei, para que uma empresa de transporte aéreo opere no país.


A MP também permite que os aeródromos privados na Amazônia Legal tenham um tratamento diferenciado, com a possibilidade de adequar suas operações por meio de regulamento específico emitido pela autoridade de aviação civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››