sexta-feira, janeiro 26, 2018

Polícia Militar apreende arma de fogo após tiroteio em Umarizal/RN

A Polícia Militar de Umarizal, município localizado no alto oeste potiguar, recebeu informações na tarde desta quarta-feira (24), que um grupo de criminosos estava na cidade se organizando para eliminar um desafeto, e estavam escondidos em uma residência na Avenida da integração, (RN 117). 

Após o recebimento da denúncia o comandante do Pelotão solicitou apoio do GTO de Patu e da operação Sertão Seguro, que chegaram imediatamente à cidade, e quando se dirigiram ao local indicado na denúncia, os elementos não estavam dentro de casa, e sim por trás de um muro que dá acesso a um matagal, e empreenderam fuga mata a dentro com armas em punho, ouviu vários estampidos de arma de fogo, e eles deixaram para trás, no local em que estavam arranchados, uma espingarda calibre 12, um par de tênis, dois pares de sandálias, um celular e algumas roupas dentro de uma bolsa. 

No momento da fuga foram reconhecidos pelos policiais as pessoas de Françuélio da Silva Oliveira, vulgo "Kenedy Tatu" e Francisco Jocivan da Silva Paiva, vulgo “Vanzin”, ambos respondem em liberdade por crimes de roubos e homicídios. O terceiro elemento não foi identificado.

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Provedores de Internet de Porto do Mangue e Serra do Mel estão sofrendo com ação de bandidos.

Imagem

Os criminosos arrombam as bases das repetidoras e roubam as baterias que alimentam os provedores com energia. Só a empresa “LF CONNET” foi arrombada pelo menos cinco vezes nos últimos dias, deixando as cidades de Porto do Mangue e Serra do Mel sem Internet.

No dia 11 de janeiro as baterias da torre localizada na Vila Mato Grosso foram roubadas e no ultimo dia 25, foi a vez da torre localizada na Vil Bahia, na Serra do Mel.

Imagens do sistema de segurança da empresa podem ajudar a policia a identificar os marginais. A direção da empresa pede que ninguém compre as baterias e se alguém chegar oferecendo, denuncie a policia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Após perseguição suspeito de assalto é preso com carro roubado em Mossoró.

Fabiano Clementino do Nascimento foi preso na noite de quinta feira 25 de janeiro acusado de praticar um assalto no Bairro Nova Betânia em  Mossoró. Segundo policiais da Força Tática, que efetuaram a prisão juntamente com a PRF, Fabiano Clementino e mais dois comparsas ocupando duas motos, praticaram o assalto levando das vítimas, pertences e um Jeep Renegade. Durante diligências da FT e da PRF os suspeitos foram localizados na via do contorno da BR 304 e durante perseguição conseguiram prender Fabiano Clementino. Os outros suspeitos conseguiram fugir. Fabiano Clementino do Nascimento foi conduzido a Delegacia de Plantão onde foi reconhecido pelas vítimas que registraram o Boletim de ocorrências. O infrator foi autuado por roubo majorado, uma vez que houve emprego de violência e conduzido a Cadeia Pública. O carro foi entregue ao proprietário.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Ataque a tiros deixa uma pessoa baleada no Bairro Barrocas em Mossoró

Um adolescente de 17 anos foi baleado na perna, na noite de hoje, 25 de janeiro, durante ataque criminoso, na Rua Nilo Peçanha, no Bairro barrocas em Mossoró. 

Segundo informações da Polícia Militar, indivíduos passaram atirando em via pública e acabaram alvejando o menor, que estava na rua. Após ser baleado, o mesmo foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio. 

Ele recebeu os primeiros atendimentos na UPA e depois foi transferido pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia sem risco aparente de morte. 

A Polícia não informou se os disparos foram direcionados ao menor ou se este foi vítima de bala perdida. A PM foi informada por populares que os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo em via pública.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

DENARC estoura mini laboratório de drogas no Bairro Santo Antônio em Mossoró

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), estouraram no final da manhã de hoje, 25 de janeiro, um pequeno laboratório de drogas em Mossoró. 

Na residência, localizada na Rua Afonso Pena no Bairro Santo Antônio, onde segundo a polícia, funcionava o laboratório, os agentes encontraram, 2 quilos e 100 gramas de cocaína, 950 gramas de maconha, 4 balanças de precisão, uma prensa hidráulica, papel filmes, 2 frascos de um produto químico para mistura da cocaína e um rádio comunicador (HT). 

O morador da casa, José Wendell Felipe da Silva, 36 anos, natural de Mossoró, foi preso e conduzido a sede da DENARC onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas (art.33). 

Segundo o Dr. Dênys Carvalho, delegado Regional e que está também respondendo provisoriamente pela Denarc, o acusado vinha sendo investigado ha cerca de dois meses,depois de várias denúncias chegadas a especializadas, sobre o tráfico de drogas em sua residência. 

Após os procedimentos realizados na DENARC, José Wendell, que segundo o delegado já responde processo na justiça por tentativa de homicídio, (art. 121), foi conduzido ao Itep para se submeter a exames de corpo de delito e posteriormente será encaminhado a Cadeia Pública onde ficará a disposição da justiça. 

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Mulher morre vítima de bala perdida após confronto entre PM e assaltantes em Natal

Geovanna Ferreira da Silva tinha 21 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma jovem de 21 anos morreu durante um tiroteio após uma tentativa de assalto na Zona Norte de Natal, na noite desta quinta-feira (25). Um homem suspeito do crime foi preso pela polícia e encaminhado à delegacia. A vítima foi identificada como Geovanna Ferreira da Silva.


Paredes de casas ficaram com marcas de tiros após confronto entre PMs e assaltantes que vitimou mulher na Zona Norte de Natal (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)
Paredes de casas ficaram com marcas de tiros após confronto entre PMs e assaltantes que vitimou mulher na Zona Norte de Natal (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

De acordo com a Polícia Militar, um grupo de pelo menos seis criminosos abordou a gerente de uma lotérica que fica dentro do supermercado Favorito do bairro Nossa Senhora da Apresentação, quando ela saía do estabelecimento. Os homens queriam um malote de dinheiro e tentaram assaltar a gerente no momento em que ela seguia para o estacionamento.

Quando eles abordavam a vítima, um carro da PM passou pelo local em um patrulhamento de rotina. Um dos policiais que estava na ocorrência disse que os assaltantes atiraram contra a viatura e os PMs revidaram.

Paredes de casas e até um veículo estacionado ficaram com marcas dos disparos. No meio do tiroteio, uma mulher que estava na rua foi atingida por um dos tiros e morreu. Os suspeitos fugiram por uma rua próxima ao estabelecimento, contudo a polícia conseguiu prender um deles, que se escondeu em uma vila na região.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado e se dirigiu ao local para recolher o corpo da vítima. Também será o Itep o órgão responsável por atestar se o tiro que atingiu a mulher partiu de uma arma da polícia ou dos criminosos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia resgata vítima de cárcere privado em Natal; 20 pessoas são presas

PM resgata vítima de cárcere privado na Zona Norte de Natal (Foto: Sesed/Divulgação)

Dois homens morreram, um ficou ferido e 20 pessoas foram presas presos após uma ação da Polícia Militar nesta quinta-feira (25), próximo à Ponte de Igapó, na comunidade Beira-Rio, Zona Norte de Natal. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, a polícia foi acionada para uma ocorrência de cárcere privado no local. A vítima, uma mulher, foi salva.

Ainda segundo a assessoria, um dos presos é o responsável pelo cárcere privado, outro é um foragido da Justiça que foi encontrado na localidade e o terceiro foi detido em flagrante com uma arma de fogo. Durante a operação, o trânsito ficou congestionado nos dois lados da Ponte de Igapó. Todos os presos foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Norte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após MP apontar irregularidades, Justiça do RN determina republicação do edital para concurso da PM


A Justiça do Rio Grande do Norte mandou republicar o edital para o concurso da Polícia Militar. O juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, deferiu um mandado de segurança do Ministério Público que apontou irregularidades no edital.

Segundo o MP, o edital apresenta irregularidades no que se refere ao requisitos para investidura no cargo, infringindo a Lei Complementar nº 613, de 3 de janeiro de 2018, que entrará em vigor no próximo dia 4 de abril, data em que o concurso público ainda não estará encerrado

O edital do concurso da PM foi publicado no dia 16 de janeiro.

Outra irregularidade encontrada no edital do concurso da PM é relativa às fases do certame. Composto de cinco etapas (prova objetiva, exame de saúde, investigação social, exame de avaliação do condicionamento físico e curso de formação), a seleção não conta com avaliação psicológica, já prevista na nova lei. O mandado de segurança também requer a inclusão desse requisito.

Na mesma liminar, o juiz deferiu também o pedido para oportunizar a desistência da inscrição efetuada e a obtenção do reembolso dos valores recolhidos a título de taxa de inscrição pelos candidatos já inscritos no certame.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz do DF determina apreensão do passaporte e proíbe Lula de deixar o país

O ex-presidente Lula no lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da Repúblca em São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP)O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou nesta quinta-feira (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que o impede de deixar o país.

O ex-presidente tinha uma viagem marcada na madrugada desta sexta (26) para a Etiópia, na África, onde participaria de uma reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fim de discutir propostas de erradicação da fome no continente africano antes de 2025.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirmou por meio de nota que entregará o passaporte nesta sexta-feira (26), "sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir". Ele afirmou que a defesa recebeu a decisão com "grande estarrecimento". O PT também divulgou nota, na qual aponta "odiosa perseguição judicial" a Lula e (leia íntegra das duas notas ao final desta reportagem).

Na manhã desta sexta (26), a defesa de Lula confirmou que o ex-presidente não embarcou para a Etiópia e reafirmou que irá entregar o passaporte do ex-presidente, mas não disse em qual horário.

Nesta quarta (24), Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acusado de receber um apartamento triplex em Guarujá (SP) da empreiteira OAS em troca de favorecimento à empresa em contratos da Petrobras. A defesa nega as acusações e diz que o ex-presidente foi condenado sem provas. Nesta quinta, o PT lançou Lula como pré-candidato à Presidência da República durante reunião da Comissão Executiva Nacional do partido, em São Paulo.

A determinação do juiz Ricardo Leite de apreensão do passaporte não tem relação direta com a condenação de Lula pelo TRF-4. Foi tomada no âmbito do processo que apura suposto tráfico de influência de Lula na compra, pela Força Aérea Brasileira (FAB), de aviões militares suecos. Nesse processo, Lula está convocado para um interrogatório no próximo dia 20 de fevereiro.

O juiz responsável pela decisão de apreender o passaporte do ex-presidente é o mesmo magistrado que, em maio do ano passado, determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula.

Em dezembro de 2016, Lula se tornou réu no processo dos caças. De acordo com o Ministério Público, os crimes teriam sido praticados entre 2013 e 2015, quando Lula, como ex-presidente, teria participado de um esquema para beneficiar empresas junto ao governo Dilma Rousseff.

A defesa de Lula diz que o ex-presidente jamais praticou qualquer ato ilícito e que é alvo de perseguição política.

Nota da defesa de Lula
Leia a íntegra da nota divulgada pelo advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins:

Com grande estarrecimento recebemos a notícia de uma decisão proferida pelo juízo da 10ª. Vara Federal de Brasília que proibiu o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o País e determinou a apreensão do seu passaporte.

O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição — a apelação relativa ao chamado caso do tríplex, que foi julgado ontem pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4).

O TRF4 havia sido informado sobre a viagem e não opôs qualquer restrição.

O ex-Presidente Lula tem assegurado pela Constituição Federal o direito de ir e vir (CF, art. 5º, XV), o qual somente pode ser restringido na hipótese de decisão condenatória transitada em julgado, da qual não caiba qualquer recurso, o que não existe e acreditamos que não existirá porque ele não praticou qualquer crime.

O Brasil apresentou defesa perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU afirmando que não há qualquer restrição ao direito do ex-Presidente de viajar ao exterior. A decisão hoje proferida reforça as violações a garantias fundamentais do ex-Presidente, tal como exposto no comunicado feito em 28/07/2016 àquela instância internacional.

Lula foi convidado pela União Africana a participar de um encontro com líderes mundiais para fazer um balanço de um encontro ocorrido há 5 anos para tratar do problema da fome na África. Já havia informado à Justiça seu retorno no dia 29/01.

O passaporte do ex-Presidente Lula será entregue à Polícia Federal amanhã, sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir.

Cristiano Zanin Martins

Nota do PT
Leia a íntegra da nota divulgada pelo PT:

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

JUIZ SUSPEITO PERSEGUE LULA E CRIA VEXAME INTERNACIONAL

Em mais um episódio da odiosa perseguição judicial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz midiático da 10a. Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite, determinou hoje (25/01) a apreensão do passaporte de Lula.

Este injustificável cerceamento de direitos impedirá o ex-presidente de participar, a convite da União Africana, da reunião de alto nível sobre o combate à fome em Adis-Abeba, na Etiópia.

Embora a imprensa brasileira ignore este fato, a experiência do Brasil no combate à fome e à pobreza nos governos do PT é tomada como exemplo pelos países africanos e de outros continentes. Há 5 anos o Instituto Lula selou uma importante parceria com a União Africana e a FAO/ONU, para o desenvolvimento de políticas sociais e programas contra a fome naquele continente.

Lula embarcaria para Adis-Abeba em voo de carreira, à 1h desta sexta, com retorno marcado para domingo. Por lealdade processual, a realização da viagem foi oficialmente informada pela defesa de Lula ao Tribunal Regional Federal da 4a. Região, antes do julgamento do recurso contra a sentença da Lava Jato.

O sr. Ricardo Leite, que por seus muitos erros já teve seu afastamento solicitado pelo Ministério Público, intrometeu-se no assunto de forma descabida, extemporânea e injustificável. Cerceou o direito de ir e vir de Lula a poucas horas do embarque, provocando mais um constrangimento internacional para o nosso país.

Não é a primeira vez que o sr. Ricardo Leite adota decisões descabeladas que lhe rendem holofotes mas envergonham o Judiciário. Em maio de 2016, ele decretou a suspensão das atividades do Instituto Lula, sem base na lei ou nos fatos, e foi rapidamente desautorizado pelo Tribunal Federal da 1a. região.

Provocações como essa não vão nos intimidar. O PT e Lula seguirão firmes na luta contra a fome, no Brasil e no mundo, e na defesa dos direitos da cidadania.

São Paulo, 25 de janeiro de 2018

Partido dos Trabalhadores

Fonte: G1
Leia Mais ››

Petistas já estudam estratégias para evitar eventual prisão de Lula

Temendo o pior cenário – o de que será decretada a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região –, o PT já estuda uma saída jurídica para neutralizar a execução da pena na segunda instância, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Está em análise a possibilidade de a defesa de Lula apresentar um pedido de habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF) depois do julgamento do recurso do embargo de declaração pela segunda instância.

Os petistas estão preocupados com o impacto político de uma eventual prisão de Lula e, por isso, querem fazer um movimento antecipado. Alguns ministros do STF contrários à execução da pena a partir de condenação em segunda instância já sinalizam que podem acatar o pedido do PT.

Existe uma ação na Corte que pode rever esse entendimento, estabelecido em 2016 em duas votações: em fevereiro, por 7 votos a 4; e em outubro, por 6 votos a 5.

A ação já foi liberada pelo ministro relator, Marco Aurélio Melo, para análise do plenário. Há uma pressão de parte dos ministros do Supremo para que a presidente da Casa, Cármen Lúcia, coloque a matéria na pauta.

Essa revisão da interpretação do Supremo sobre prisão a partir da segunda instância é aguardada por petistas que acreditam que a eventual prisão de Lula colocaria por água abaixo a estratégia do partido de usar a pré-campanha de Lula para alavancar a candidatura de Fernando Haddad, nome considerado o "plano B" do PT.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Um dia depois da condenação, PT lança pré-candidatura de Lula à Presidência

Um dia depois da condenação a 12 anos e 1 mês de prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lançado nesta quinta-feira (25) como pré-candidato do PT à Presidência da República durante reunião da Comissão Executiva Nacional do partido, em São Paulo. Além de Lula, outros 13 políticos já se declararam pré-candidatos.

Lula foi condenado pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Por unanimidade, eles rejeitaram o recurso do ex-presidente contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão aplicada pelo juiz federal Sérgio Moro e ampliaram a pena para 12 anos e 1 mês.

Com a condenação, o ex-presidente poderá se tornar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. A lei prevê que candidatos com condenação criminal a partir da segunda instância da Justiça – caso do Tribunal Regional Federal – ficam inelegíveis e não podem obter registro. Antes, a legislação só previa esse impedimento para condenações definitivas, na última instância. A decisão sobre o registro da candidatura será do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acusado de receber um apartamento triplex em Guarujá (SP) da empreiteira OAS em troca de favorecimento à empresa em contratos da Petrobras. A defesa nega as acusações, diz que não há provas e que Lula é alvo de perseguição política. O ex-presidente afirmou após o julgamento que a acusação é mentirosa.

Durante a reunião da executiva, da qual participaram governadores, senadores e deputados do partido, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, colocou a proposta de pré-candidatura em votação. “Foi aprovada por unanimidade a pré-candidatura dele. Não temos plano B”, disse Gleisi.

Lula participou da reunião, discursou, disse que recorrerá às instâncias em for necessário recorrer. "Vamos batalhar até o final", declarou. O ex-presidente se disse ainda alvo de um "cartel" com o objetivo de impedir que dispute a eleição.


"Eles formaram um cartel para tomar uma decisão, para evitar o Lula ser candidato. Se eles tivessem encontrado um crime que eu cometi eu estaria aqui pedido desculpas", declarou.

Lula e a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, no lançamento da pré-candidatura do ex-presidente, em São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Lula e a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, no lançamento da pré-candidatura do ex-presidente, em São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP)

Ele criticou o que chamou de "corporação da Polícia Federal", que, segundo afirmou, faz "qualquer processo", com perguntas "sem nexo", sem importar "a quantidade de mentiras".

"É a corporação da Polícia Federal, se prestando a fazer qualquer, qualquer processo. Fazem qualquer processo, não importa a quantidade de mentiras. Quem dá queixa, presta depoimento, sabe as perguntas que eles fazem, muitas vezes sem nexo, muitas vezes coisas em nenhum interesse do processo. Mas eles perguntam e não interessa a resposta. Interessa o que eles vão escrever depois", declarou.

Na esfera eleitoral, a situação de Lula só será definida no segundo semestre deste ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar o registro de candidatura. O PT tem até o dia 15 de agosto para protocolar o pedido e a Corte tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar a candidatura.

A defesa do ex-presidente Lula anunciou que irá recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal. "Não houve qualquer demonstração de elementos concretos que pudessem configurar a prática de um crime", disse o advogado Cristiano Zanin. Como a condenação foi unânime, a possibilidade de recursos do ex-presidente ficou reduzida.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministros do TSE consideram inevitável impedimento da candidatura Lula

Diante da decisão unânime e colegiada do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ministros do Tribunal Superior Eleitoral consideram inevitável a cassação do provável registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Dois ministros ressaltaram ao Blog que a Lei da Ficha Limpa deixa claro que um candidato condenado por um colegiado por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro fica automaticamente inelegível. Esse é justamente o caso do ex-presidente Lula.

“É um prato que já está feito. Praticamente, vamos nos reunir apenas para uma formalização do que já deixa claro a Lei da Ficha Limpa”, resume um ministro.

Com a manutenção unânime da condenação, a expectativa é de que os ministros do TSE oficializem o impedimento de Lula na primeira semana de setembro.

Isso porque a possibilidade de recurso no TRF-4 se resume aos chamados embargos de declaração, tipo de recurso que não é capaz de reverter a condenação.

Com isso, os ministros do TSE acreditam que o julgamento desse e de prováveis outros recursos no STJ e STF deve acontecer antes de 15 de agosto, último dia para registro de candidaturas.

O grande debate que será colocado é se alguém cuja candidatura depende do julgamento de recursos poderá, mesmo assim, continuar fazendo campanha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Microempreendedor poderá abrir e fechar contas por meio eletrônico, define CMN


Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (25) resolução que estende ao microempreendedor individual (MEI) a possibilidade de abertura e encerramento de conta bancária por meio eletrônico, informou o Banco Central.

Até então, essa possibilidade era restrita às contas mantidas por pessoas físicas. De acordo com o BC, a mudança representa um "novo avanço, seguro e gradual, no processo de digitalização dos serviços financeiros ofertados pelas instituições financeiras".

De acordo com a chefe-adjunta do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Paula Ester, os bancos já vêm utilizando aplicativos de smartphones para oferecer serviços desse tipo. Ainda segundo ela, o procedimento para abertura de conta de um microempreendedor por meio eletrônico, por exemplo, será o mesmo utilizado nos casos em que o cliente vai até a agência.

"Elas [instituições financeiras] demandam a mesma documentação que pedem quando a pessoa vai na agência. Tem que se identificar e apresentar os documentos previstos na legislação, e a instituição faz os procedimentos normais", declarou.

Ouvidorias
Outra resolução aprovada pelo CMN nesta quinta determina que, até 1º de julho de 2018, os bancos comerciais, os bancos múltiplos, os bancos de investimento, as caixas econômicas e as sociedades de crédito, financiamento e investimento deverão implementar instrumento de avaliação pelo próprio cliente da qualidade do atendimento prestado pelas ouvidorias.

De acordo como BC, os dados relativos a essa avaliação serão usados como um dos indicadores que compõem o "Ranking de Qualidade de Ouvidorias", criado recentemente para prestar informações ao público sobre o desempenho das ouvidorias das instituições financeiras.

Essas informações, acrescentou o BC, também deverão estar entre aquelas que as instituições financeiras estão obrigadas a divulgar semestralmente em suas páginas na internet.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Apostador de Ivaiporã acerta Quina sozinho e ganha quase R$ 6 milhões

Os números sorteados foram 04-10-33-38-58. (Foto: Chico Escolano/EPTV)Um apostador de Ivaiporã, no norte do Paraná, acertou as cinco dezenas da Quina e vai levar sozinho R$ 5.994.766,87. O concurso 4.589 foi na quarta-feira (24). Os números sorteados foram 04-10-33-38-58.

A lotérica onde a aposta foi realizado funciona há mais de 20 na cidade. Segundo uma funcionária, esse foi o primeiro prêmio milionário pago com aposta feita no local.

Conforme a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, até a tarde desta quinta-feira (25) o prêmio ainda não tinha sido retirado.

Concurso 4.589:
Quina: 1 apostador - R$ 5.994.766,87
Quadra: 161 apostadores - R$ 3.485,65
Terno: 10.509 apostadores - R$ 80,30
Duque: 222.646 apostadores - R$ 2,08

Fonte: G1
Leia Mais ››

Paraense ganhador da 'Mega da Virada' ainda não retirou o seu prêmio

O vencedor do bolão premiado em Belém até agora ainda não foi retirar o prêmio na Caixa Econônica (Foto: Heloise Hamada/G1)Sabe quais são as chances de acertar um bilhete da Megasena? Uma em 50 milhões! 25 dias após o sorteio da “Mega da Virada” que aconteceu no dia 31 de dezembro de 2017, um dos cotistas que teve seu bilhete premiado em Belém ainda não foi retirar os R$820 mil ganhos em um bolão. Dos 22 acertadores da Mega, somente um único vencedor ainda não foi buscar o tão cobiçado prêmio.

Segundo a Caixa Econômica os prazos de qualquer uma das loterias prescrevem em 90 dias corridos. Caso o valor não seja resgatado o dinheiro será repassado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ainda segundo a Caixa é comum os ganhadores esquecerem prêmios mais baixos do que as grandes premiações como a ‘Mega da Virada’. Em 2017 foram repassados pelas Loterias Federais ao Fies um total de R$326,019 milhões relativos aos prêmios resgatados.

Concurso
O concurso 2000 da Mega Sena pagou um total de R$306,7 milhões divididos em 17 apostas vencedoras dos estados do Pará, Paraná, São Paulo, Bahia, minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

No Pará o bolão foi feito em uma lotérica no bairro da Marambaia, onde 22 pessoas foram premiadas com R$820 mil e até agora a Caixa Econômica aguarda o sortudo retirar o tão desejado prêmio.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trump tentou demitir procurador que investiga a Rússia, diz jornal

O ex-diretor do FBI Robert Mueller, procurador especial encarregado da investigação sobre a Rússia, em foto de 21 de junho (Foto: Saul Loeb/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou demitir o procurador especial Robert Mueller, que chefia a investigação sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial americana, segundo o jornal "The New York Times". O chefe de estado americano negou a informação.

Trump chegou a ordenar a demissão de Mueller em junho, mas voltou atrás após o advogado da Casa Branca ameaçar renunciar caso o presidente resolvesse levar a ideia adiante, de acordo com o jornal.

O conselheiro da Casa Branca Donald F. McGahn II teria se recusado a pedir ao Departamento de Justiça que demitisse o procurador especial, após o presidente americano argumentar que Mueller tinha ao menos três conflitos de interesse que o desqualificariam a supervisionar a investigação.

McGahn II acreditava que demiti-lo teria um impacto catastrófico e levantaria perguntas se a Casa Branca tentava obstruir a investigação sobre a Rússia, segundo o jornal americano. Na manhã desta sexta, Trump disse que a informação não procede e classificou a reportagem como notícia falsa ("Fake News"), de acordo com a Associated Press.

Jeff Sessions
A notícia vem a público três dias após o mesmo "New York Times" publicar que o secretário de Justiça dos EUA, Jeff Sessions, foi interrogado pelo gabinete do procurador especial na semana passada.

Foi a primeira vez que se tornou público que o gabinete de Mueller questionou um membro do gabinete de Trump. O Departamento de Justiça americano (equivalente ao Ministério da Justiça no Brasil) confirmou a informação.

Sessions trabalhou como assessor da campanha de Trump antes de o presidente americano nomeá-lo como secretário de Justiça. Ele se recusou a supervisionar a investigação sobre a Rússia em março, após a imprensa divulgar que ele teve diversos encontros com o embaixador da Rússia em 2016.

Sua recusa abriu espaço para o vice-secretário de Justiça, Rod Rosenstein, número 2 da parta, nomear Mueller como procurador especial para o caso. Mueller investiga uma possível obstrução de Justiça por Trump devido à demissão do ex-diretor do FBI James Comey.


Robert Mueller
Descrito como um homem austero e metódico, o ex-chefe do FBI Robert Mueller é um investigador com grandes poderes e muita independência.

Diferentemente de um simples procurador federal, ele tem maior liberdade de ação e não deve informar permanentemente a sua hierarquia, apesar de estar subordinado ao Departamento de Justiça e ao presidente, que pode demiti-lo.

Mueller investiga não só a influência russa na eleição presidencial americana, na qual Trump saiu vitorioso, como um possível conluio entre membros da equipe de campanha do hoje presidente americano com funcionários do governo russo.

Ex-chefe do FBI entre 2001 e 2013, durante os governos de George W. Bush e Barack Obama, Mueller tem reputação ilibada, de pessoa correta e trabalhadora, e ganhou o respeito tanto de republicanos como de democratas por hesitar quando achou que deveria se opôr a práticas que considerava ilegais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio em hospital deixa 37 mortos e mais de 70 feridos na Coreia do Sul

Bombeiro caminha sobre destroços em hospital que sofreu um incêndio em Miryang, na Coreia do Norte, nesta sexta-feira (26) (Foto: Yonhap via REUTERS )Um incêndio em um edifício de cinco andares deixou 37 mortos e mais de 70 feridos em Miryang, no sudeste da Coreia do Sul, nesta quinta-feira (26), de acordo com a BBC. O imóvel abriga uma residência de idosos e o hospital na cidade.

O número de vítimas ainda é impreciso e ainda pode aumentar. Mais cedo, a agência de notícias sul-coreana Yonhap tinha informado que 41 pessoas tinham morrido, mas o número foi revisado. A CNN afirma que o número de feridos passa de 100. Dezoito feridos estão em estado crítico.

Ainda não se sabem as causas do incêndio, segundo a polícia. As chamas teriam começado na sala de emergência do primeiro andar do prédio principal do hospital Sejong, por volta das 7h30 (horário local, 20h30 de quinta em Brasília).

Havia aproximadamente 200 pessoas no prédio quando o fogo começou e cerca de 50 pacientes foram retirados do hospital.

Fumaça sai de hospital que pegou fogo em Miryang, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira (26) (Foto: Kim Dong-min/Yonhap via Reuters)
Fumaça sai de hospital que pegou fogo em Miryang, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira (26) (Foto: Kim Dong-min/Yonhap via Reuters)

O presidente do Sejong Hospital, Son Kyung-chul, disse que o sistema de segurança que pulveriza água em caso de incêndio não foi instalado porque o imóvel era pequeno. De acordo com a CNN, os bombeiros levaram cerca de três horas para apagar o fogo.

Muitos idosos
Miryang é uma cidade localizada a 270km de Seul.

A Coreia do Sul é um dos países com maior crescimento no número de idosos no mundo e tem muitos hospitais de enfermagem. Esses estabelecimentos são uma opção para pessoas idosas que precisam de cuidados médicos de longo prazo.

Homem socorre paciente de hospital que sofreu incêndio nesta sexta-feira (26)  (Foto: Yonhap / AFP)
Homem socorre paciente de hospital que sofreu incêndio nesta sexta-feira (26) (Foto: Yonhap / AFP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Van explode em mina no Mali e mata mais de 20 pessoas

Uma van explodiu após passar por uma mina no Mali, na África, nesta quinta-feira (25). Segundo a agência AFP, o número de mortos com a explosão chegou a 24.

Com estes novos mortos, o número total de vítimas fatais devido à insurgência de extremistas no Mali ascendeu a 33 em 24 horas, a maioria civis.

As vítimas viajavam da vizinha Burkina Faso para Boni com o objetivo de irem a um mercado semanal, segundo funcionários locais. A explosão ocorreu a nove quilômetros da localidade.

"O balanço final é de 24 (mortos), entre eles quatro bebês com suas mães. Não há sobreviventes", disse o morador de Boni Adboulaye Cheick, que informou ser parente de uma das vítimas.

Um balanço anterior falava em 13 mortos, todos eles civis de Mali e Burkina Faso.

O norte de Mali caiu em março-abril de 2012 no controle de grupos extremistas vinculados a Al-Qaeda, que depois foram em grande parte expulsos por uma coalizão internacional.

Mas ainda há zonas inteiras do país que fogem do controle das forças malinesas e estrangeiras.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Os pais que tiveram seus bebês trocados na maternidade e se recusam a destrocá-los

Shewali Boro diz que, no início, não acreditou que Riyan não fosse seu filho biológico  (Foto: BBC)

Parece roteiro de um filme de Bollywood.

Dois bebês nasceram no mesmo dia e no mesmo horário e foram acidentalmente trocados na maternidade do hospital. As crianças têm famílias e históricos muito diferentes - um casal de pais é muçulmano, o outro é tribal hindu.

A reviravolta no enredo? Depois de uma longa disputa com as autoridades, dois anos e nove meses depois saíram os testes de DNA e os meninos se recusam a deixar os pais que os criaram.

Essa história aconteceu no Estado de Assam, no noroeste da Índia. E nesta quarta-feira, os casais se apresentaram à Justiça para confirmar que, sim, vão continuar criando os filhos não biológicos.

'Esse bebê não é nosso'
Shahabuddin Ahmed conta que levou sua mulher, Salma Parbin, ao Hospital Mangaldai às 6h de um dia de março de 2015. Uma hora depois, ela deu à luz em um parto normal. No dia seguinte, recebeu alta.

"Uma semana depois, minha mulher me disse: 'esse bebê não é nosso'. Eu respondi: 'o que você está dizendo? Não deveria falar assim de uma criança inocente'. Mas minha mulher disse que havia uma mulher da tribo Bodo na sala de parto e que ela achava que nossos bebês tinham sido trocados", afirma Ahmed.

Shahabuddin Ahmed e sua mulher, Salma Parbin, decidiram não destrocar as crianças (Foto: BBC)
Shahabuddin Ahmed e sua mulher, Salma Parbin, decidiram não destrocar as crianças (Foto: BBC)

"Eu não acreditei, mas ela continuou insistindo."

Salma Parbin diz que suspeitou desde o início que Jonait não era realmente seu filho.

"Quando vi seu rosto, tive dúvidas. Lembrei do rosto da outra mulher na sala de parto, e ele lembrava ela. Dava para perceber pelos olhos - ele tem olhos pequenos, ninguém na minha família tem olhos assim."

Quando Ahmed disse ao gerente do hospital sobre as suspeitas de sua mulher, ele respondeu que ela estava com problemas mentais e precisava de ajuda psiquiátrica. O pai então entrou com um pedido de acesso à informação pedindo detalhes sobre os bebês nascidos perto das 7h daquele dia no hospital.

Um mês depois, ele recebeu as informações. Olhando os dados, decidiu checar a "mulher tribal", já que havia muitas semelhanças entre os dois partos - ambos os bebês eram do sexo masculinos, pesavam 3 kg e tinham nascido com cinco minutos de diferença.

"Foi à cidade deles duas vezes, mas não tive coragem de visitar sua casa", diz Ahmed.

"Então escrevi uma carta. Disse que minha mulher acreditava que nossos bebês tinham sido trocados e perguntei se eles também suspeitavam disso. Escrevi meu telefone no fim da carta e pedi para que eles me ligassem."

O encontro
O outro casal, Anil e Shewali Boro, vivia com seu bebê, Riyan Chandra, a cerca de 30 km de distância da casa de Ahmed.

Riyan não sai de perto de Shewali Boro (Foto: BBC)
Riyan não sai de perto de Shewali Boro (Foto: BBC)

Eles não suspeitavam de que seu filho tivesse sido trocado até receber a carta de Ahmed. Boro não acreditava que isso fosse possível, nem sua mulher ou outros membros da família. Mas as coisas mudaram quando as duas famílias se encontraram.

"Na primeira vez que o vi, percebi que ele se parecia com meu marido. Fiquei muito triste, chorei. Somos da tribo Bodo, não nos parecemos com outras pessoas de Assam ou com muçulmanos. Nossos olhos são levemente puxados, nossas bochechas são mais pronunciadas e nossas mãos, mais gordinhas. Somos diferentes, temos características mongóis", diz Shewali Boro.

Salma Parbin diz que quando viu Riyan pela primeira vez, sabia que era seu filho. Queria fazer a troca de volta ali mesmo. Mas a mulher de Anil Boro rejeitou a proposta.

Graças à insistência de Ahmed, o hospital começou uma investigação sobre o caso. Mas depois de consultar uma enfermeira que trabalhou no dia do parto, eles negaram qualquer irregularidade.

Salma Parbin suspeitou desde o início de Jonait não fosse seu filho biológico  (Foto: BBC)
Salma Parbin suspeitou desde o início de Jonait não fosse seu filho biológico (Foto: BBC)

Não convencido, Ahmed mandou amostram de sangue de sua mulher e da criança para um teste de DNA em agosto de 2015. Quando o resultado veio, eles tiveram certeza: não havia semelhança genética entre Salma Parbin e Jonait.

Os choros decisivos
Depois de o hospital dizer que o teste não era aceitável na Justiça, Ahmed procurou a polícia em dezembro daquele ano.


O delegado Hemanta Baruah, que investigou o caso, disse à BBC que buscou os registros dos nascimentos no hospital e visitou as duas famílias.

Em janeiro de 2016, ele levou amostras de sangue das duas crianças e dos dois casos para Calcutá, mas o laboratório se recusou a fazer o teste por causa de um erro no formulário.

"Então coletamos amostras novamente em abril do ano passado, eles foram testados em um laboratório na capital do Estado, Guwahati, e tivemos os resultados em novembro. Eles provaram que a acusação de Ahmed de que os bebês tinham sido trocados era verdade."

Manamati Boro, avó de Riyan, ainda tem medo de que a criança seja levada da família  (Foto: BBC)
Manamati Boro, avó de Riyan, ainda tem medo de que a criança seja levada da família (Foto: BBC)

O policial então aconselhou Ahmed à levar o caso à Justiça e pedir que um juiz determinasse a troca dos meninos. Mas em 4 de janeiro, quando as famílias foram ao tribunal para realizar a troca, os garotos se recusaram a deixar os pais que os haviam criado.

"O juiz disse que se quiséssemos fazer a troca, nós poderíamos, mas no fim dissemos que não iríamos trocar. Porque os criamos pelos últimos três anos, não podemos simplesmente deixá-los agora", diz Salma Parbin.

"Além disso, Jonait estava chorando. Ele estava no colo do meu cunhado, e o agarrou com força. Jogou os braços ao redor do seu pescoço e se recusou a soltar."

Riyan também agarrou o pescoço de Shewali Boro, começou a chorar e se recusou a ir.

'Vão levar ele embora?'
Anil Boro diz que destrocar os garotos agora poderia ser prejudicial à sua saúde emocional - as crianças seriam jovens demais para entender o que está acontecendo.

Ao visitá-las, fica claro que são muito apegadas às famílias com quem tem vivido. E que a afeição é recíproca.

Quando a BBC entrevistou a família Boro, na semana passada, a avó tinha levado Riyan para longe. Tinha medo de que ele fosse separado da família.

Família Boro diz que destrocar as crianças agora seria muito doloroso  (Foto: BBC)
Família Boro diz que destrocar as crianças agora seria muito doloroso (Foto: BBC)

Uma hora depois, o tio o trouxe de volta. A avó voltou um pouco depois, com um monte de pequenos peixes para dar à criança.

Riyan foi alegremente sentar ao lado da avó, que perguntou ansiosamente: "Tem algum problema? Vão levar ele embora?".

O tio também se mostrou refratário à ideia da troca: "Olha o rosto dele, ele é tão adorável. Como poderíamos dá-lo embora?"

Riyan não sai de perto da mãe de criação, Shewali Boro. Jonait também já está apegado e integrado à família Ahmed.

"No dia que estávamos indo para o tribunal para trocá-lo, minha filha de oito anos me disse: 'Mãe, por favor, não dê ele. Eu vou morrer se ele for embora", conta Salma Parbin.


Questionado sobre a possibilidade de as diferenças religiosas entre as famílias poderem se tornar um problema algum dia, Ahmed diz que "uma criança é uma criança".

"Ele (Jonait) é um presente de Deus, ele não é hindu ou muçulmano. Todo mundo vem da mesma fonte, do mesmo design. As crianças se tornam hindus ou muçulmanos aqui."

Ahmed diz que os pequenos não conseguiriam se ajustar à rotina de suas famílias biológicas se fossem destrocados agora, já que elas têm estilos de vida, línguas, culturas e hábitos alimentares muito diferentes.

Para as mães, no entanto, o dilema interno é bem visível. Existe um óbvio apego à criança que elas têm criado. Mas a que carregaram na barriga também tem um apelo emocional.

Quando as crianças crescerem, dizem eles, vão poder decidir por si mesmas onde querem viver. No momento, as famílias então tentando se organizar para se encontrarem regularmente, se tornarem amigas - e, de alguma forma, serem parte da vida dos seus filhos biológicos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Descarrilamento de trem na Itália deixa mortos e 100 feridos

Bombeiros ajudam mulher a sair pela janela de trem que descarrilou em Pioltello, na Itália, nesta quinta-feira (25)  (Foto: Flavio Lo Scalzo/ANSA via AP)O descarrilamento de um trem em Pioltello, ao norte de Milão, na Itália, deixou três mortos e 100 feridos, na manhã desta quinta-feira (25), de acordo com o jornal italiano “Corriere Della Sera”. Ainda não se sabe a causa do acidente.

A Rete Ferroviaria Italiana (RFI) informou ter detectado alguns colapsos estruturais nos trilhos, mas informou que ainda é incerto se isto foi a causa ou se é uma consequência do acidente.

O trem regional operado pela Trenord, que tinha saído de Cremona em direção a Milão, descarrilou na estação Pioltello Limito, a cerca de 40 km de Milão, pouco antes das 7h (4h, em Brasília).

Quatro vagões centrais sofreram o maior impacto do acidente. Equipes de resgate foram mobilizadas para resgatar vários passageiros que ficaram presos nas ferragens.

Entre as vítimas, 13 estão em estado muito grave. Em Milão, foi decretado estado de emergência para atender os feridos, que também foram levados para hospitais das cidades de San Raffaele e Humanitas. A identidade dos mortos não foi revelada.

Policiais e equipes de resgate trabalham após trem descarrilar em Pioltello, na Itália, nesta quinta-feira (25)  (Foto: Reuters )
Policiais e equipes de resgate trabalham após trem descarrilar em Pioltello, na Itália, nesta quinta-feira (25) (Foto: Reuters)

O chefe de polícia do Milan, Marcello Cardona, afirmou que foi identificada uma falha entre os vagões, mas a investigação continua. Um inquérito foi aberto para investigar se o acidente foi provocado propositalmente.

A linha Milan-Brescia segue interrompida.

Ferido em acidente de trem é resgatado nesta quinta-feira (25)  (Foto: Reuters)
Ferido em acidente de trem é resgatado nesta quinta-feira (25) (Foto: Reuters)

Descarrilamento de trem na Itália (Foto: Karina Almeida/G1)
Descarrilamento de trem na Itália (Foto: Karina Almeida/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››