domingo, janeiro 16, 2022

Com exigência de passaporte vacinal, portaria do governo define acesso a órgãos públicos do RN

O governo do Rio Grande do Norte publicou neste sábado (15), no Diário Oficial do Estado, a portaria que disciplina o acesso de servidores e da população às dependências dos órgãos da administração pública direta e indireta do estado. O principal requisito é a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19, conforme já havia sido anunciado.


Com exigência de passaporte vacinal, portaria do governo define acesso a órgãos públicos do RN — Foto: Sandro Menezes/Assecom


A comprovação da vacinação pode ser feita pelo aplicativo RN Mais Vacina; certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (ConectaSUS); ou caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras.


A medida tem como principal finalidade prevenir a transmissão do novo coronavírus e suas variantes, em razão do aumento recente no número de casos da doença no RN. "É um cuidado a mais que o governo está tendo com o servidor e com a saúde pública, a fim de evitar uma reincidência de surto da doença nos prédios públicos", explica a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.


A portaria conjunta - das secretarias de Saúde Pública e Administração - exige o passaporte vacinal, com exceção para os casos que, por atestado médico ou que, nos termos do Plano Nacional de Imunização (PNI), não integrem, temporária ou permanentemente, grupo elegível para recebimento do imunizante. É preciso comprovar a justificativa.


O documento também determina que os servidores e empregados públicos, bolsistas e estagiários que apresentarem qualquer sintoma gripal deverão permanecer em regime de trabalho remoto, bem como procurar serviço de saúde para atendimento médico. Se diagnosticado com Covid ou Influenza (H3N2), o servidor deverá se afastar das atividades laborais e cumprir isolamento pelo tempo determinado em atestado médico.

Também há a recomendação para que as chefias elaborem escalas de horários para cumprimento da jornada de trabalho presencial dos servidores, de forma a possibilitar o sistema de rodízio, reduzindo a circulação de pessoas nas repartições - desde que mantida a capacidade de pleno funcionamento dos setores. Os que estiverem em teletrabalho deverão permanecer disponíveis via celular, e-mail ou outra via eletrônica durante todo o horário de expediente.


"Para exercermos nossas atividades no trabalho de maneira segura e responsável contra a Covid-19, devemos continuar respeitando todos os protocolos e não relaxar nas medidas de prevenção em nenhum momento. É fundamental ainda que as pessoas procurem completar o seu esquema de vacinação tão logo seja possível", reforça Virgínia Ferreira.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cidade do RN registra chuva acima de 120 milímetros em uma hora e sofre com alagamento de casas e ruas

A cidade de Jardim de Piranhas, no interior do Rio Grande do Norte, registrou uma chuva intensa de mais de 120 milímetros em cerca de uma hora, de acordo com a prefeitura da cidade, e sofreu com o alagamento de casas e ruas na noite de sexta-feira (14).


De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a cidade tinha previsão de 60 milímetros de chuva em todo o mês de janeiro.


Os medidores da cidade registraram chuva na casa dos 130 milímetros. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 96 mm.


As chuvas aterrorizaram moradores, que tiveram as casas alagadas, e chegaram a ficar ilhados com a quantidade de água acumulada nas ruas.


Apesar de um período de maior chuva no estado em janeiro e da preparação para esse momento do ano, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcos Carvalho, explica que um chuva dessa intensidade e nesse curto espaço de tempo traz complicações aos municípios que forem atingidos.


"É muito difícil se prever um extremo tão pontual quanto o que aconteceu ontem, durante o fim da tarde e início da noite", falou.


Água invadiu casas em Jardim de Piranhas, no interior do RN — Foto: Divulgação


Ações

Diante da situação, alguns moradores vão ser retirados dos imóveis, que correm risco de desabar. Ao todo, são 25 famílias que serão levadas para outras casas da cidade, através de um aluguel social pago pela prefeitura.


"Elas vão ser retiradas hoje. Estamos conseguindo um local para colocá-las, um lugar digno", pontuou o prefeito Rogério Soares.


A Defesa Civil do município fez visitas às áreas e imóveis que oferecem risco.


O governo do RN também encaminhou na noite de sexta-feira (14) a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Caern para acompanharem de perto a situação.


"Nossa equipe foi orientada a levar todos os atingidos à locais seguros e só sair quando todas as pessoas estiverem em segurança. Aviso também que devido às chuvas, montei uma força tarefa para monitorar e acompanhar as cheias pelo Rio Grande do Norte de perto", disse a governadora Fátima Bezerra.


Chuvas pelo Rio Grande do Norte

As chuvas têm sido intensas no estado neste início de janeiro. Nesta semana, chegou a chover granizo na Região Seridó. Em Caicó, principal cidade da região, a chuva chegou a 50 milímetros na quarta-feira e casou prejuízos a alguns moradores e comerciantes.


Houve ainda alagamento nas ruas e em casas e comércios. “A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.


Entre quarta e a manhã da quinta-feira, a Emparn registrou chuvas em 93 municípios, que envolvem todas as regiões, mas especialmente na Região Central. O maior volume foi em Parelhas, com 81 milímetros.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lei autoriza uso medicinal de cannabis para tratamentos de saúde no Rio Grande do Norte

Uma lei publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (15) autoriza o tratamento de saúde com o uso de cannabis e derivados no Rio Grande do Norte.


Folhas da planta cannabis sativa — Foto: Unsplash


A publicação também trata do incentivo à pesquisa sobe o uso medicinal e a divulgação de informações para população e profissionais da saúde.


A publicação diz que a lei visa "garantir o direito à saúde mediante o acesso a tratamentos eficazes de doenças e condições médicas, de quem deles precisarem", assim como também "promover a educação em saúde, com base em evidências científicas atualizadas" e "incentivar a produção científica e o desenvolvimento tecnológico".


Acesso ao tratamento

De acordo com a lei, fica assegurado "o direito de qualquer pessoa ter acesso ao tratamento com produtos à base de cannabis para uso medicinal, desde que com prescrição de profissional habilitado, observadas as disposições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atendidos os requisitos previstos em lei".


O documento reforça que o direito ao tratamento com uso medicinal de cannabis deve ser garantido pelo poder público e pelo setor privado.


Além disso, o poder público também pode celebrar convênios com associações de pacientes, universidades e instituições de pesquisa públicas e privadas para garantir o tratamento.


Incentivo à pesquisa

A lei reforça ainda que o Estado deve incentivar "linhas de pesquisa e desenvolvimento de cooperações estratégicas relativas ao uso medicinal da cannabis e ao estabelecimento de padrões de qualidade e de segurança sanitária, bem como ao uso no âmbito industrial".


Sobre o incentivo à pesquisa, deve haver promoção das atividades científicas como estratégia para aprimoramento da atenção integral à saúde, promoção e continuidade de processos de desenvolvimento científico relacionados ao uso medicinal e redução da desigualdade de acesso a produtos à base de cannabis para uso medicinal.


Além disso, a lei cita que é preciso fortalecimento da capacidade operacional e científica das instituições públicas de ensino e pesquisa, dos órgãos públicos de prestação de serviço, especialmente de saúde, bem como das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação.


Nas pesquisas devem ser promovidos ainda o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social, com ênfase na região do semiárido, gerar emprego e renda e utilizar de forma adequada os recursos naturais disponíveis e preservar o meio ambiente.


O texto cita ainda que devem ser observadas as determinações legais e regulamentares quanto ao cultivo, processamento, produção e comercialização de cannabis incluindo sementes e demais materiais biológicos derivados, bem como seu uso para fins medicinais, industriais e de pesquisa.


Informações e campanhas

Segundo a publicação, o Estado também promoverá a difusão de informações sobre o uso medicinal da cannabis através de campanhas educativas destinadas a toda a população para a divulgação do direito ao tratamento com produtos à base de cannabis, apoio e organização de eventos como palestras, fóruns e simpósios e formação continuada e capacitação de gestores e profissionais de saúde sobre o tratamento baseado em evidências científicas atualizadas.


O Estado poderá celebrar convênios ou instrumento congêneres com associações de paciente instituições de pesquisa e universidades públicas ou privadas


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menino de 9 anos é a primeira criança vacinada contra Covid no RN

O menino Émerson Miguel Neves da Rocha, de 9 anos de idade, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid no Rio Grande do Norte.


Émerson Miguel foi a primeira criança vacinada no Rio Grande do Norte — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Ele recebeu a dose do imunizante em um ato simbólico promovido pelo governo do RN neste sábado (15) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amarante, no município de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal.


O garoto Émerson Miguel comemorou o momento. "É muito importante tomar a vacina, porque o coronavírus é aquela 'doença da praga'", falou o menino.


Logo após, outras três crianças foram vacinadas no ato simbólico na UBS.


Primeiras crianças vacinadas no RN — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Emerson Miguel, primeira criança vacinada no Rio Grande do Norte — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Início da vacinação

A vacinação em crianças entre 5 e 11 anos de idade começou neste sábado no RN em um ato simbólico.


Na manhã da sexta-feira (14), o estado recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote de vacinas contra a Covid para crianças, com 20.900 doses.


O município de Natal ainda não definiu quando começará a aplicação na capital potiguar. Na sexta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai capacitar os vacinadores para o público infantil na segunda-feira (17) e só depois definirá a data de início da vacinação.


A capital potiguar tem a estimativa de 77.341 crianças entre 5 e 11 anos de idade e recebeu a maior quantidade de vacinas desse primeiro lote, com 4.550 doses.


O primeiro lote foi distribuído na tarde desta sexta-feira (14) para os municípios, saindo da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal.


Orientação

Por ser um baixo quantitativo de vacinas recebidas no primeiro lote perto da quantidade estimada do público-alvo, que é de aproximadamente 350 mil crianças, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é que a vacinação comece por aquelas com comorbidades ou deficiência permanente.


A pasta orienta que após a vacinação desse público, os municípios devem seguir o escalonamento da vacinação por idade crescente, iniciando com as crianças de 5 anos.


Vacinação

Segundo a Sesap, pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças ao local de vacinação, manifestando sua concordância com a vacinação. Segundo o governo, também é importante que seja feito o cadastro da criança como dependente na plataforma RN+ Vacina.


Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em 14 dias, janeiro supera número de casos de Covid registrados no mês de dezembro no RN

Em menos de 15 dias, janeiro de 2022 superou o número de casos de covid-19 confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) ao longo de todo o mês de dezembro do ano passado.


Teste Covid-19 — Foto: Bruno Concha


Até a manhã desta sexta-feira (14), o estado já registrou mais de 6,7 mil casos confirmados em janeiro, contra pouco 5,4 mil registrados no mês anterior.


Pela manhã, a Sesap confirmou o registro de 1.351 novos casos em relação ao último boletim. Desse total, 968 testes positivos tiveram resultado nas últimas 24 horas e os demais são testes de outros dias que foram acrescentados entre as notificações.


Esse é o maior número de novos casos registrados no estado desde o dia 24 de julho de 2021, quando o estado registrou, em um dia, 1.973 notificações.


Ao todo, são 6.763 casos positivos de covid-19 notificados nos 14 primeiros dias do mês - uma média de 483 por dia - contra 5.499 casos ao longo de todo o mês de dezembro - média de 177 por dia.


Óbitos

Por outro lado, a alta no número de casos ainda não se refletiu claramente nas internações nos leitos de Covid-19 e ou nas mortes pela doença.


Ao longo de dezembro, ocorreram 75 óbitos - média de 2,4 por dia. Já as mortes confirmadas até a manhã desta sexta-feira (14) em janeiro foram 22 - média de 1,5 por dia. A Sesap confirmou quatro mortes ao longo das últimas 24 horas.


Pela manhã, a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI para Covid estava em 35,3%. A ocupação mais alta ficava na região metropolitana, que tinha 45% das vagas ocupadas.


Comitê solicitou suspensão de grande eventos

O comitê científico do governo do Rio Grande do Norte sugeriu, nesta quinta-feira (13), o cancelamento de grandes eventos, ampliação de exigência de passaporte vacinal e aumento da testagem contra Covid-19, entre outras medidas, diante do aumento de casos de Covid-19 e de gripe no início de 2022 no estado.


As medidas foram apresentadas em um relatório elaborado e publicado pelos especialistas após a última reunião do grupo, realizada na segunda-feira (10). Segundo o governo do estado, as medidas serão discutidas com representantes de outros poderes do estado, dos municípios e do setor produtivo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 31,6 mil novos casos conhecidos de Covid em 1 dia

O Brasil registrou neste domingo (16) 31.629 novos casos conhecidos de Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 23.006.952 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 69.235 - a maior desde o dia 27 de junho do ano passado (70.103). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +721%, indicando tendência de alta nos casos da doença.


Média móvel de casos conhecidos — Foto: Arte/g1


Brasil, 16 de janeiro

Total de mortes: 621.099

Registro de mortes em 24 horas: 92

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 153 (variação em 14 dias: +59%)

Total de casos conhecidos confirmados: 23.006.952

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 31.629

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 69.235 por dia (variação em 14 dias: +721%)

Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional de casos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho de 2021.


O país também registrou 92 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 621.099 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 153. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +59%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.


Três estados não tiveram registro de morte neste domingo: AC, RR, AP.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Instabilidade nos sistemas

Após o apagão de dados do Ministério da Saúde, os estados começaram a normalizar a divulgação de números de Covid-19 no Brasil no dia 4 de janeiro.


Em 12 de dezembro, o ministério informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 após ataque hacker foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão inicial de estabilização dos sistemas, de 14 de dezembro, não foi cumprida.


Em janeiro, o ministério informou que quatro de suas plataformas foram reestabelecidas ainda em dezembro; afirmou que, no dia 7 de janeiro, normalizou a integração entre os sistemas locais e a rede nacional de dados, e que o retorno do acesso às informações estava sido gradual.


Segundo a pasta, a instabilidade no sistema não interferiu na vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como a Covid. É o oposto do que dizem pesquisadores.


"A gente não consegue planejar a abertura de novos serviços hospitalares, de centros de testagem, abertura de novos leitos e entender as regiões onde o impacto da nova variante é maior", diz Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz.



"A gente não viu a evolução e a chegada da ômicron. Ela não apareceu de repente no Ano Novo. Ela entrou ao longo do mês de dezembro, e a gente estava completamente em voo cego ali, porque não tinha dado nenhum; a gente não viu os dados crescerem", afirma o professor Marcelo Medeiros, fundador do Covid-19 Analytics. Ele interrompeu o serviço que auxilia autoridades a tomarem decisões em meio à pandemia.


Curva de mortes nos estados

Em alta (15 estados): SP, AC, AM, BA, MS, MT, PA, SE, MA, MG, RN, RO, PI, PR, SC

Em estabilidade (3 estados): AL, RJ, RR

Em queda (4 estados): CE, GO, PB, AP

Não divulgaram (4 estados e o DF): ES, PE, RS e TO

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Françoise Forton morre aos 64 anos no Rio

A atriz Françoise Forton morreu aos 64 anos neste domingo (16), no Rio. Ela estava tratando de um câncer, internada havia quatro meses na clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade.


Françoise Forton — Foto: João Cotta / TV Globo


A doença começou na região da bacia da atriz e posteriormente chegou aos pulmões.


Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, filha de pai francês e mãe brasileira.


Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A última valsa", da Globo. Desde então, ela fez mais de 40 novelas e diversas outras participações na TV.


Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido cupido", que retratava a sociedade brasileira da época.


Em mais de cinquenta anos de carreira, fez outras novelas de sucesso como "Bebê a bordo" (1988), "Tieta" (1989), "Meu bem, meu mal (1990), "Perigosas peruas" (1992), "Explode coração" (1995), "O clone" (2001) e "I love Paraisópolis" (2015).


Sua carreira no cinema também teve mais de cinco décadas, com filmes como "Marcelo Zona Sul" (1970), "Jardim de Alah" (1988) e "Coração de Cowboy" (2018).


Ela também participou de diversas montagens de teatro nos últimos anos, e ganhou prêmios como do Festival Internacional de Angra, em 2011, por "Chopin Sand?".


Ela deixa o marido, o produtor cultural Eduardo Barata, e o filho, Guilherme Fourton Viotti.


Nicette Bruno e Françoise Fourton na festa de abertura da novela 'I love Paraisópolis' — Foto: Globo/João Miguel Júnior


Fonte: g1

Leia Mais ››

Naiara Azevedo vai desistir de lançamento se família de Marília Mendonça quiser, diz equipe

A equipe de Naiara Azevedo disse neste domingo (16) que ela vai desistir de lançar a música "50 porcento", gravada em parceria com Marília Mendonça, se a família da cantora quiser. A faixa virou polêmica após Naiara anunciar que iria lançar e a família de Marília criticá-la.


Naiara Azevedo e Marília Mendonça em 2020, em gravação de clipe para o projeto 'Juntas' — Foto: Divulgação


Naiara tem "respeito e admiração" por Marília e sua família, "entende toda a delicadeza da situação" e, "em respeito" aos familiares, não irá lançar a canção se eles não desejarem, diz a nota (veja o texto completo abaixo).


A primeira controvérsia musical do "BBB22" começou ainda no confinamento. Naiara Azevedo anunciou que tem 12 músicas prontas, que podem ser lançadas ao longo do reality.



A faixa em parceria póstuma com Marília Mendonça foi alvo de críticas do irmão da cantora, João Gustavo. A equipe de Naiara Azevedo disse que foi uma "homenagem carinhosa". Mas a família se diz magoada com a cantora por não ter sido procurada e afirma que não há liberação para o lançamento.


A entrada de Naiara na casa com um álbum pronto lembra o plano do sertanejo do BBB anterior, Rodolffo. Ele chegou om um DVD pronto com o companheiro Israel. A dupla se deu bem, com a música "Batom de cereja" no posto de mais tocada do ano no Brasil.


A inclusão da faixa "50 porcento" começou a virar polêmicas após críticas de João Gustavo no Twitter. Ele disse que Naiara entrou no BBB para "se promover", que ela não iria "tirar o nome da minha irmã da boca" e que não iria aceitar "ninguém ganhar em nome dela".


Equipe de Naiara explica projeto

A equipe de Naiara Azevedo, ao rebater as críticas do irmão, descreveu ao g1 o projeto do álbum "Naiara Azevedo - Baseado em fatos reais" e disse que "as duas cantoras sempre tiveram um relacionamento de respeito na música e no âmbito pessoal".


Segundo a equipe de Naiara, o clipe de "50 porcento" foi gravado em 2020, para um projeto dela chamado "Juntas", que teria parcerias com outras mulheres. Mas o lançamento ficou aguardando autorização da gravadora de Marília, diz a assessoria. Este projeto acabou não saindo.



A autorização para o lançamento de "50 porcento" teria sido dada só no final de 2021, sem uma data definida (o que a família nega; leia mais abaixo).


Naiara decidiu incluir a faixa no álbum e "optou por regravar a canção como uma forma carinhosa de homenagear a cantora, inserindo imagens do videoclipe no telão de seu novo DVD", diz a equipe.


Naiara Azevedo é coautora de "50 porcento", junto com Dener Ferrari, Vinni Miranda, Rafael Quadros e Waleria Leão.


Por enquanto, há data certa para o lançamento apenas da primeira faixa, "Nem Te Culpo", que chegará às plataformas digitais no dia 19 de janeiro.


"Naiara Azevedo - Baseado em fatos reais" também tem participações especiais de Ícaro & Gilmar, Gabriel Gava e Humberto & Ronaldo.


Família reafirma críticas

A família Marília Mendonça divulgou na noite de sábado (15) um comunicado em que reafirma as críticas do irmão. Leia:


"Estamos aqui com a missão de cumprir a vontade da Marília, todas as músicas autorizadas por ela em vida serão lançadas, como ela queria. O que nos magoa é usar a mídia de maneira estratégica para forçar a liberação, sem ao menos nos comunicar. Todos os artistas, têm tido o respeito de nos procurar. Nunca fomos contatados pela Naiara ou por ninguém da equipe dela. Os motivos para a negativa sempre coube a Marília. E nós iremos respeitar sempre a vontade dela, outras músicas ainda serão lançadas porque era o desejo dela. Infelizmente, temos lidado com este tipo de coisa diariamente. Não peçam para quem vive a dor se conformar com tudo, porque o que temos é muito maior, lidamos com a perda da filha, da irmã e da mãe, não se trata única e exclusivamente da artista Marília Mendonça".


Equipe de Naiara ressalta 'admiração e respeito' e diz que não lançará se eles não quiserem

Leia a nota completa divulgada neste domingo (16):


"A equipe de Naiara Azevedo tem toda admiração e respeito por Marília Mendonça e sua família, e entende toda a delicadeza da situação.


O trâmite da gravação da música "50 por cento" foi feito através das duas artistas. Para o lançamento, se faz necessário uma burocracia por parte da gravadora - o que é comum com qualquer feat gravado. A autorização para participação das artistas veio somente no primeiro semestre de 2021, e a liberação de lançamento para início do ano de 2022.


Com o convite para Naiara participar do reality show com maior visibilidade do Brasil, foi pensada uma estratégia de carreira para a cantora e gravou-se um DVD, que todos sabem o quanto é importante para um artista. Neste projeto, foi incluída a faixa "50 por cento", uma canção muito especial para Naiara, e se manteve a participação da Marília através das imagens do videoclipe já gravado, como forma de carinho e admiração.


Reiteramos que tudo foi sempre feito dentre os trâmites legais.


Mas, em respeito a família de Marília, e se for da vontade deles não quererem esse lançamento, iremos entender e não lançar a canção.



E fica aqui frisado, novamente, toda admiração e respeito que sempre existiu entre as artistas."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai no interior de SP

Um jovem de 24 anos morreu ao ser atingido por uma aeronave agrícola pilotada pelo próprio pai, em Uchoa (SP), no sábado (15).


Mateus Tosti morreu ao ser atingido por aeronave em Uchoa (SP) — Foto: Arquivo pessoal


De acordo com a Polícia Militar, o pai perdeu o controle do avião na aterrissagem. A aeronave, então, girou e bateu uma das asas em um veículo estacionado ao lado da pista.


Mateus César Tosti, filho do piloto, mexia em insumos agrícolas quando foi atingido pela hélice do avião na cabeça e parte do braço.


Ainda segundo a PM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte da vítima.


Após o acidente, técnicos do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) foram ao local para identificar indícios, fotografar cenas, analisar partes da aeronave, ouvir testemunhas e reunir documentos para a investigação do caso.


A assessoria de imprensa Força Aérea Brasileira informou que não há um prazo para conclusão da investigação, mas afirmou que ele será o menor possível, dependendo da complexidade da ocorrência e fatores contribuintes.


O caso também foi apresentado na Central de Polícia Civil de Cedral (SP). O corpo de Mateus foi velado e sepultado neste domingo (16) no cemitério de Cornélio Procópio (PR).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cantora de brega morre e pelo menos três pessoas ficam feridas após motorista de Kombi bater em poste na PE-22 em Paulista

Uma cantora de brega de 18 anos morreu e pelo menos três pessoas ficaram feridas após um acidente com uma Kombi na PE-22, no bairro de Maranguape II, em Paulista, no Grande Recife, na noite do sábado (15). Segundo a Polícia Civil, o motorista perdeu o controle do veículo, bateu em um poste e deixou o local do acidente sem prestar socorro às vítimas.


Jamyle Magalhães, de 18 anos, estava começando a carreira como cantora ao lado de Duda Morais — Foto: Reprodução/Instagram


Imagens enviadas ao g1 pelo WhatsApp mostram a Kombi com amassados também na parte superior, além do poste quebrado. As pessoas falam que o veículo teria capotado, mas a informação não foi confirmada pela Polícia Civil.


A jovem foi socorrida, mas morreu no Hospital Miguel Arraes, no mesmo município, afirmaram os parentes. Segundo o empresário Pepeu Nascimento, a vítima foi Jamyli Iali Magalhães, que estava iniciando a carreira como cantora na Banda Adupla, com Duda Morais, do Rio Grande do Norte.


"Tínhamos acabado de gravar um DVD, onde iríamos lançar a primeira faixa sexta feira agora dia 21", contou o empresário (saiba mais sobre a jovem ao fim da reportagem).


O cunhado de Jamyli, José Júnior, contou que a jovem voltava de uma festa com quatro pessoas, quando ocorreu o acidente. "O rapaz que fez o transporte tentou fazer uma manobra arriscada. A Kombi capotou várias vezes e se chocou com o poste", relatou.


O Corpo de Bombeiros disse ter socorrido uma pessoa para o Hospital da Restauração, na área central do Recife e que outras três teriam sido atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, a corporação não soube precisar se, entre os quatro socorridos, já estava a jovem que faleceu no hospital.


O g1 tentou, mas não conseguiu contato para saber para quais unidades de saúde os feridos foram. Como os nomes não foram divulgados, não foi possível obter detalhes do estado de saúde.


O motorista da kombi que capotou na PE-22 fugiu sem prestar socorro às vítimas — Foto: Imagem enviada ao WhatsApp da TV Globo


De acordo com a Polícia Civil, o motorista da Kombi, que fugiu sem prestar socorro às vítimas, ainda não foi identificado. A corporação também não soube informar quantas pessoas ocupavam o veículo.


Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso, registrado na 8ª Delegacia Seccional de Polícia, em Paulista, como acidente de trânsito com vítima fatal e omissão de socorro.


Quem era Jamyli Magalhães?


Jamyli Magalhães, de 18 anos, estava começando a realizar o sonho de ser cantora profissionalmente. Ela e Duda Morais, jovem de Mossoró (RN), tinham acabado de gravar um DVD e estavam se organizando para começar a fazer shows na Banda Adupla.


"Estou destruída. Não tínhamos começado os shows ainda, íamos primeiro lançar as música. Minhas expectativas estavam altas, pois fizemos um trabalho incrível e, com certeza, seria sucesso", disse Duda por mensagem ao g1, neste domingo (16).


As duas tinham se conhecido em julho de 2021, quando Duda veio ao Recife gravar um clipe musical. "Tínhamos um ótimo relacionamento. [Ela era] sempre muito animada e com brincadeiras, toda apressadinha, fazendo todo mundo rir. [Guardo] muitas lembras e as músicas que ela escreveu e compartilhou comigo", contou a cantora.


Na redes sociais, Andressa Barbosa, mãe da jovem, disse que queria lembrar da filha cantando e feliz. "Foi embora um pedaço de mim", escreveu.


Jamyli Magalhães e Duda Morais formavam a Banda Adupla — Foto: Reprodução/Instagram


O cunhado, José Júnior, disse que a família está arrasada. Jamily tinha duas irmãs e um irmão. Ela morava com a mãe perto do local do acidente. "A mãe dela está muito mal, a ficha dela ainda não caiu. Está muito para baixo, sem acreditar, sem entender porque, porque uma pessoa tão boa, com um brilho como o dela", relatou Júnior.


Segundo ele, a cunhada era uma pessoa muito próxima da família. "A alegria da casa era ela. [Vou lembrar do] o sorriso, a alegria. O jeito contagiante de brincar, sempre animada", disse.


O enterro deve ocorrer na segunda-feira (17), no Cemitério Municipal de Paulista, no Grande Recife, segundo a família.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lira diz que Câmara fez sua parte para frear alta dos combustíveis e critica governadores e Senado



O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez críticas a governadores e ao Senado neste domingo (16) e disse que os deputados fizeram a sua parte na tentativa de frear a alta dos combustíveis.


As críticas foram feitas nas redes sociais do deputado, em meio a um novo reajuste dos preços da gasolina e do diesel. O anúncio da Petrobras no início da semana reacendeu a troca de acusações entre os estados e o governo federal sobre a responsabilidade pelas altas sucessivas.


“A Câmara tratou do projeto de lei que mitigava os efeitos dos aumentos dos combustíveis. Enviado para o Senado, virou patinho feio e Geni da turma do mercado. Diziam que era intervencionista e eleitoreira. Agora, no início de um ano eleitoral, governadores, com Wellington Dias à frente, cobram soluções do Congresso”, afirmou Lira, fazendo referência ao governador do Piauí e coordenador do Fórum Nacional de Governadores.


“[Os governadores] Podiam ter pressionado ainda ano passado. Por isso, lembro aqui a resistência dos governadores em reduzir o ICMS na ocasião. Registro também que fizemos nossa parte. Cobranças, dirijam-se ao Senado”, afirmou Arthur Lira.

Em resposta, o governador do Piauí afirmou que, apesar do congelamento do ICMS, a Petrobras anunciou seis aumentos no preço dos combustíveis. Dias declarou ainda que a proposta da Câmara dos Deputados não soluciona a alta do preço.


“A proposta, sem qualquer diálogo ou base técnica, e apresentada não resolve, e ainda causa desequilíbrio a estados e municípios. Basta examinar o tamanho do lucro da Petrobras para saber quem está ganhando nesta falta de entendimento”, declarou o governador do Piauí.


A proposta avalizada pela Câmara em outubro do ano passado muda o cálculo da tributação e determina que o ICMS cobrado em cada estado será calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores.


Atualmente, o ICMS aplicado nos combustíveis tem como referência o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores em cada estado. Ou seja, a cada 15 dias, a base de cálculo muda – e passa a incluir a oscilação recente no preço. Depois de ser aprovado na Câmara, o texto não avançou no Senado.


Fim do congelamento do ICMS

Na última semana, governadores decidiram acabar com o congelamento do ICMS sobre combustíveis a partir de fevereiro. O congelamento do ICMS sobre combustíveis foi decidido no fim de outubro de 2021 para tentar frear a escalada de preços e dar um prazo adicional para que União, Petrobras, Congresso e governadores definissem uma medida definitiva.


Em vídeo divulgado neste sábado, Wellington Dias creditou o fim do congelamento do ICMS a um "descaso" do governo federal.


“A Petrobras seguiu dando reajustes e mais reajustes no combustível. Então, se o objetivo era encontrar uma solução e se as portas foram fechadas, é claro, o Fórum dos Governadores reagiu dizendo [que] se não é possível ter um entendimento, por que então estamos abrindo mão de receitas para ações para o nosso povo?”, afirmou o governador do Piauí.


Segundo Dias, os governadores defendem a aprovação da reforma tributária ampla que tramita no Senado, em vez do projeto aprovado pela Câmara que trata especificamente do ICMS dos combustíveis.


Os governos estaduais também vêm defendendo a criação de um Fundo de Estabilização dos Preços dos Combustíveis, que ainda é estudado pelo governo federal.


Como explicou o blog do Valdo Cruz na última semana, o fundo seria formado por tributos e usado em momentos de instabilidade elevada dos preços. A Petrobras receberia recursos desse fundo para não registrar prejuízo com a alta internacional dos combustíveis e, ao mesmo tempo, não precisar repassar o custo ao consumidor.


Planalto defende alíquota fixa

Em entrevista a uma rádio do Ceará, nesta sexta (14), Jair Bolsonaro também comentou o preço dos combustíveis. O presidente repetiu a versão defendida pelo governo desde o ano passado e disse que "o que mais pesa" na composição desses preços é o ICMS cobrado pelos estados.


"Tem que ver quanto custa saindo da Petrobras. O que mais pesa chama-se ICMS, que está em média R$ 2 por litro. Entramos com ação no Supremo não para diminuir isso daí, para que o Supremo determine ao Parlamento regulamentar uma emenda da constituição de 2001, onde diz que o valor do ICMS não pode ser um percentual variável para cada estado, e sim um valor fixo. O ICMS dobrou de preço de 2019 para cá", declarou Bolsonaro.


As alíquotas do ICMS não foram alteradas no período citado pelo presidente mas, pela regra atual, o imposto é calculado como uma porcentagem do preço praticado nas distribuidoras.


Os governadores rebatem essa argumentação e dizem que a alta dos preços é resultado da instabilidade no mercado mundial de petróleo e das crises geradas por Bolsonaro – que pressionam o valor do dólar no país.


A política atual de reajuste da estatal se baseia na variação do preço do petróleo e do dólar. Bolsonaro é crítico a esse sistema da Petrobras e, desde que assumiu a presidência em 2019, pressiona por alterações.


A Petrobras, no entanto, diz que o preço flutuante garante a rentabilidade da empresa e evita desabastecimentos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro do Turismo, Gilson Machado testa positivo para a Covid-19

O Ministério do Turismo informou neste sábado (15) que o chefe da pasta, ministro Gilson Machado Neto, testou positivo para a Covid-19.


Em nota, o ministério informou que Gilson Machado está sem sintomas e vai cumprir em Recife (PE) o protocolo de recuperação indicado pelo Ministério da Saúde.


Gilson Machado já tomou duas doses da vacina contra a Covid.


Na última semana, o ministro cumpriu agenda em Brasília e manteve encontros com diversas autoridades, entre as quais o presidente Jair Bolsonaro, com quem esteve em reunião no Palácio do Planalto na quarta-feira (12). No mesmo dia, ele participou, sem máscara, de cerimônia ao lado de outros ministros.


Gilson Machado também se reuniu, na quinta-feira (13), com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.


Gilson Machado Neto durante evento no Palácio do Planalto na quarta-feira (12) — Foto: Alan Santos/PR


Damares Alves

Na quarta-feira (12), a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, também informou que testou positivo para a Covid-19.


Segundo a nota divulgada pelo ministério, a confirmação do diagnóstico ocorreu na última segunda (10), após Damares apresentar “sintomas leves”.


"Ela passa bem e encontra-se em isolamento desde a última semana", afirma o texto. Segundo a pasta, é a primeira vez que Damares contrai o vírus.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo é informado pela Câmara que fundo eleitoral terá de subir para R$ 5,7 bilhões

Fazendo upload: 940560 de 940560 bytes.


Fontes da área econômica afirmaram ao blog nesta sexta-feira (14) que foram alertados por técnicos da Câmara dos Deputados sobre a necessidade de "restabelecer" o valor de R$ 5,7 bilhões para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, popularmente chamado de "fundo eleitoral".


O Orçamento de 2022 foi aprovado pelo Congresso com um valor menor para o fundo, de R$ 4,9 bilhões. Mas, segundo os técnicos da Câmara, o montante não pode ser reduzido porque os R$ 5,7 bilhões já tinham sido estipulados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fixa as bases do orçamento.


Ao reduzir o fundo eleitoral, segundo essa interpretação, o governo estaria descumprindo as regras do orçamento. Os R$ 5,7 bilhões incluídos na LDO em julho foram vetados pelo presidente Jair Bolsonaro – mas, em dezembro, o Congresso derrubou o veto e restabeleceu esse cálculo.


A LDO prevê que, além de receber parte das emendas das bancadas parlamentares, o fundo seria composto por 25% dos recursos destinados à Justiça Eleitoral em 2021 e 2022. É este cálculo que resulta nos cerca de R$ 5,7 bilhões.


Durante a votação final do Orçamento de 2022, parlamentares a favor de reduzir o fundo eleitoral defendiam que os R$ 5,7 bilhões previstos na LDO eram apenas uma "autorização", e não uma obrigatoriedade.


O governo debate, agora, de onde sairão os recursos para aumentar o fundo eleitoral – o Orçamento aprovado já tem uma defasagem de R$ 9 bilhões. Os técnicos da área econômica sugerem que o Congresso remaneje valores de outros recursos – de emendas parlamentares, por exemplo.


A decisão deve ser tomada até o dia 20, quando o governo pretende concluir o detalhamento do Orçamento de 2022.


Financiamento público

Se confirmada, a mudança injetará cerca de R$ 800 milhões adicionais no valor previsto atualmente para o fundo eleitoral. Esse fundo é abastecido com recursos públicos e representa a principal fonte de custeio das campanhas.


Todo esse dinheiro é dividido levando em conta, entre outros fatores, os votos para Câmara e Senado recebidos pelos partidos na eleição anterior. Em 2018, o fundo eleitoral foi de cerca de R$ 2 bilhões – pouco mais de um terço dos R$ 5,7 bilhões que podem ser, agora, restabelecidos para 2022.


O fundo com recursos públicos para o custeio de campanhas foi instituído pelo Congresso depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o financiamento de campanhas por parte de empresas, em 2015. Esse modelo de financiamento era criticado por abrir espaço para corrupção e troca de favores entre políticos e empresários.


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››

Ex-juiz Sergio Moro afirma que testou positivo para a Covid-19

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro anunciou em uma rede social na tarde desta sexta-feira (14) que testou positivo para a Covid-19.


Sergio Moro testa positivo para o novo coronavírus — Foto: REUTERS/Adriano Machado


Na postagem no Twitter, ele afirmou que está imunizado com as três doses da vacina contra a doença e que está sem sintomas.


"Vou cumprir os protocolos de isolamento e, por isso, alguns compromissos marcados terão que ser reagendados. A saúde de todos, sempre, em primeiro lugar. Cuidem-se", disse ele.

Moro formalizou em novembro do ano passado, durante ato em Brasília, a filiação ao partido Podemos.


O ex-juiz ainda não anunciou qual mandato pretende disputar na eleição deste ano, mas o evento do partido o anunciou como "futuro presidente da República".



Moro ganhou notoriedade nacional como juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba durante a Operação Lava Jato, que investigou um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos envolvendo a Petrobras.


Ele deixou a magistratura após aceitar convite do presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça. Ele deixou a pasta no ano passado após acusar Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal.


Fonte: g1

Leia Mais ››