quinta-feira, junho 16, 2022

Período junino acende alerta sobre queimaduras

Até maio deste ano, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel recebeu 369 pessoas com algum tipo de queimadura no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). Agora, com o início de junho e dos festejos de São João, a preocupação aumenta para médicos e bombeiros que atuam no combate a este tipo de acidente.


Queimaduras de fogos de artifício costumam ser de segundo e terceiro graus


O CTC recebe uma média de 20 a 30 vítimas de acidentes graves relacionados a fogos de artifício ou queimaduras a cada período junino. De acordo com o Marco Almeida, cirurgião plástico do CTQ, é preciso atenção com os objetos desta época. “Não existem fogos inocentes. Então, eu jamais daria pra uma criança um chumbinho, um traque, um chuveirinho, porque mesmo esses fogos mais simples podem causar lesões irreversíveis, até mesmo uma cegueira se atingir um olho”, alerta. Segundo Almeida, as brincadeiras juninas são culturais, “mas têm que ser repensadas porque muitas crianças têm tido lesões graves e importantes”.


Normalmente, segundo o médico, as queimaduras por uso de fogos de artifício, fogueiras e rojões são de segundo e terceiro grau. Os ferimentos de segundo grau podem ser superficiais, com cicatrizes que duram de 10 a 14 dias, e profundas, durando cerca de 21 dias para sarar. Já no terceiro grau, o comprometimento é em todas as camadas da pele, até a gordura ou mais profundo. “E normalmente é quando a gente tem que fazer os enxertos, é quando tem muita cirurgia reparadora, é quando tem as sequelas”, diz Almeida.


Em 2020, com os decretos governamentais que proibiam o uso de fogos e fogueiras, além das aglomerações, o centro não registrou nenhuma internação por queimadura grave causada por fogueira ou fogos de artifício. O registro foi inédito: foi a primeira vez, em 47 anos, que o Walfredo não recebeu pacientes com esse tipo de acidente na maior unidade pública de saúde do Estado. “Só que agora está liberado, e tem uma euforia muito grande das pessoas de poderem participar de festas”, diz o cirurgião. Ele lembra que o manuseio de fogos ou objetos pirotécnicos é desaconselhado por leigos: “tem que ser o pessoal habilitado, treinado”.


A recomendação é a mesma do Corpo de Bombeiros. Segundo o Tenente Arthur Vasconcelos, Oficial de Operações da corporação, as crianças são motivo de preocupação durante o São João. “Aquele artefato tem um tempo para ser acionado e às vezes passa um pouquinho do tempo. A pessoa fica achando que não funcionou, mas ele pode vir a estourar no momento que a pessoa está mais próxima”, diz. Por isso, segundo o oficial, não se deve “deixar a criança só e não soltar os fogos de artifício num ambiente fechado”.


De acordo com o tenente, as ocorrências nos Bombeiros por fogos de artifício tem sido num “nível aceitável”, até o momento. “A gente tem uma questão da pandemia, que ainda está numa reta final, mas a aglomeração de pessoas está um pouco menor. A tradição de se acender a fogueira foi reduzida, isso a gente não tem como negar, nesses últimos dois a três anos”, afirma. “Então pelo menos a população, até o presente momento, tem colaborado e o número de ocorrências relacionadas a isso está bem baixo”.


Centro de Queimados tem ocupação de 75%

Até esta segunda-feira (13), o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel estava com 75% dos leitos ocupados. São 16 leitos disponíveis para vítimas de queimadura, e 12 com acamados. Até o momento, as causas de internações são por acidentes domésticos, choques elétricos e acidentes pelo uso de etanol. São 30% de casos de queimaduras por álcool líquido, 30% de queimaduras decorrentes de acidente com eletricidade, e 30% por etanol combustível, que tem sido usado por algumas pessoas para cozinhar, o que é proibido. Até semana passada, a unidade estava com lotação máxima.


Na Enfermaria Pediátrica do CTQ, a pequena Brunna Lins se recupera de uma queimadura de segundo grau que sofreu no dia 8 de junho. Durante o almoço, uma panela de arroz que estava no fogão caiu sobre ela. A criança queimou principalmente o peito e a barriga e hoje se recupera bem. Mas, segundo a mãe, Elayne de Souza Silva, no começo não foi assim. “No começo, quando a gente chegou aqui, até o quarto dia, ela nem falava. Ela tomava anestesia e só apontava as coisas. Ela fala tudo, é muito interativa. E está num recomeço”, afirma.

Além dos cerca de 370 casos de queimaduras neste ano, o Walfredo Gurgel registrou 681 casos em 2019, sendo 417 causados por líquido quente. Em 2020, foram 611 queimaduras e 301 por líquido quente.


Para Marco Almeida, o importante é manter os cuidados. A prevenção é uma palavra de ordem, porque uma vez que houve a queimadura, sempre vai ter sofrimento”, diz ele. “Sofrimento emocional, sofrimento físico. Normalmente são muitas cirurgias. O custo de um tratamento de um paciente vítima de queimadura é elevadíssimo”, avisa o cirurgião.


Por isso, Almeida espera que os investimentos no CTQ melhorem nos próximos meses com uma verba que a unidade deve receber. Em 14 de abril, o Hospital Walfredo Gurgel foi habilitado como Centro de Referência em Assistência a Queimados. A portaria do Ministério da Saúde fará o local receber um recurso anual de R$1.972.246,38. Até então, não existia um recurso específico do Walfredo Gurgel voltado para o Centro. “Existe uma demanda imensa de gente necessitando de cirurgias reparadoras, então o Estado tem que prestar atenção, tem que se preocupar com essa necessidade”, alerta.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Pré-candidatos que polarizam a disputa têm agenda em Natal

As visitas dos dois principais rivais na disputa presidencial transformam a capital do Rio Grande do Norte no centro da atenção da pré-campanha eleitoral do país.  As presenças em Natal de Lula, hoje, e do presidente Jair Bolsonaro, amanhã, podem antecipar como será o clima da campanha eleitoral depois das convenções partidárias que  oficializarão - entre 20 de julho e 05 de agosto - as candidaturas de reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) e do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para senador,  nomes que lideram o “lulismo” e o “bolsonarismo” no Estado.


Jair Bolsonaro lança, na sexta-feira, o Programa Internet Brasil; Lula visita, nesta quinta, a Feira Nordestina de Agricultura Familiar


Ao meio dia de hoje, a governadora Fátima Bezerra (PT) almoça com o ex-presidente Lula e os governadores de Alagoas, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Sergipe (integrantes do Consórcio Nordeste) e a partir das 14 horas, eles circulam pela 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes), no Centro de Convenções de Ponta Negra, ao  lado da presidente nacional do partido, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffman) e do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e pré-candidato do PSB a vice-presidente e “Janja”, mulher de Lula.


Já às 11 horas de amanhã, no bairro Pitimbu, na Zona Sul da cidade, será a vez do ministro das Comunicações, Fábio Faria,  receber, na Praça Mãe Peregrina,  o presidente Jair Bolsonaro (PL), para lançamento do Programa Internet Brasil, com as distribuições de  chips de banda larga, inicialmente, para alunos dos municípios de Caicó e  Mossoró (RN), Caruaru e Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB).


A pasta entrega conexão (Wi-Fi Livre) em várias praças públicas da capital por meio da Infovia Potiguar — infraestrutura de rede de fibra óptica que garante internet de qualidade, de alta velocidade e gratuita. Durante a ocasião, o Governo Federal também anunciará a distribuição de kits de conversores digitais para famílias do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão.


 Além disso, será assinada ainda, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma ordem de serviço para a perfuração de poços artesianos em todo o Estado e a instalação de dessalinizadores. Além disso, 2,7 mil documentos titulatórios serão entregues pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


Depois da visitação à Fenafes, Lula e a governadora Fátima Bezerra participam de um ato público “Juntos pelo RN”, que reunirá a partir das 17 horas, no estacionamento do Arena das Dunas,  partidos integrantes da federação “Brasil Esperança” (PT/PV e PC do B) e novos aliados políticos – o deputado federal Walter Alves (MDB), que será o companheiro de chapa da governadora do Estado e do pré-candidato a senador Carlos Eduardo Alves (PDT). Ainda  é aguardada a participação do deputado  federal Rafael  Motta, que também postula a cadeira de senador.


Após visitarem Natal, Lula e Lula e Geraldo Alckmin cumprem agendas amanhã e sábado (18),  em Maceió (AL) e Aracaju (SE).


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

PF diz que Amarildo confessou assassinato de indigenista e jornalista no AM; 'remanescentes humanos' encontrados passarão por perícia

O superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, Alexandre Fontes, confirmou na noite desta quarta-feira (15), em uma entrevista à imprensa, que Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", confessou ter assassinado o indigenista Bruno e o jornalista inglês Dom Phillips.


Os remanescentes humanos encontrados enterrados no local indicado por Amarildo serão encaminhados para perícia em Brasília. Confirmadas as identificações, serão entregues às respectivas famílias das vítimas.


Além de Amarildo, também está preso um irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como "Dos Santos", mas, segundo a PF, ele não confessou envolvimento no caso. A participação no crime de uma terceira pessoa, citada por Amarildo, está sendo investigada e novas prisões não estão descartadas.


De acordo com o superintendente da PF, as investigações seguem em sigilo e não é possível dizer a motivação do crime.


Ele afirmou ainda que Amarildo, em seu depoimento, relatou que matou os dois com disparos de arma de fogo, mas que apenas a perícia poderá dar certeza sobre a causa da morte.


Os "remanescentes humanos" foram levados para o município de Atalaia do Norte no início da noite, em sacolas. De acordo com a Polícia Federal, eles devem ser encaminhados para perícia, em Brasília.


'Remanescentes humanos' foram transportados no início da noite. — Foto: Edmar Barros/AP

'Remanescentes humanos' encontrados durante buscas devem passar por perícia. — Foto: Edmar Barros/AP


Reconstituição

Ainda segundo a PF, Amarildo fez a confissão na noite de terça, quando narrou em detalhes o crime. Durante o dia desta quarta, ele foi levado até o local onde enterrou os corpos. Ele também indicou onde afundou a embarcação que era usada por Bruno e Dom, mas a polícia só deve ir ao local nesta quinta-feira (16) para retirar a embarcação.


O restos mortais foram achados cerca de 3,1 km de distância de onde itens pessoais do indigenista e do jornalista, como cartão de saúde e notebook, haviam sido encontrados dias atrás.


Veja locais de principais acontecimentos do desaparecimento de indigenista e jornalista no AM. — Foto: Arte/g1


"Não teríamos condições de chegar ao local de maneira rápida sem a confissão", afirmou o superintendente.


De acordo com o delegado da Polícia Civil, Guilherme Torres, as equipes percorreram o rio por cerca de 1h40 e depois caminharam mais 25 minutos em uma área de mata de difícil acesso até onde os corpos tinham sido enterrados.


No local, foi feita uma reconstituição do crime, com autorização da Justiça.


Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado — Foto: Reprodução


Objetos e embarcação encontrados

No domingo (12), a PF havia informado que foram encontrados um cartão de saúde com nome de Bruno Pereira e outros itens dele e de Dom Phillips, como uma mochila, um notebook e um par de sandálias na área onde são feitas as buscas. Os itens também deverão passam por perícia, em Manaus.


No dia anterior, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou ter encontrado uma nova embarcação em área de busca pelos desaparecidos, que pode pertencer a Amarildo.


Desaparecidos

Bruno e Phillips tinham sido vistos pela última vez na comunidade São Rafael, a cerca de 2 horas de lancha da sede de Atalaia do Norte e próxima à Terra Indígena Vale do Javari. A reserva é palco de conflitos relacionados ao tráfico de drogas, roubo de madeira e garimpo ilegal.


A procura pelos dois teve início no próprio domingo do desaparecimento, dia 5 de junho, por integrantes da Univaja. Como não conseguiram localizá-los, acionaram as autoridades, que passaram a procurá-los a partir do dia seguinte. As buscas envolveram o Exército, a Marinha, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a PF, além de cerca de cem indígenas voluntários.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 340 mortes por Covid em 24 horas; média móvel está em alta há seis dias; número de óbito é maior por dados acumulados de SP

O Brasil registrou nesta quarta-feira (15) 340 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 668.744 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 149 Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 43%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença pelo sexto dia seguido.


O número de óbitos registrados em 24h é maior do que o que vem sendo registrado por conta de dados acumulados de SP, que não divulgou boletim até 20h de terça-feira (15). Nesta quarta, o estado registrou 156 mortes de ontem para hoje.



Brasil, 15 de junho

Total de mortes: 668.744

Registro de mortes em 24 horas: 340

Média de mortes nos últimos 7 dias: 149 (variação em 14 dias: 43%)

Total de casos conhecidos confirmados: 31.609.766

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 66.766

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 42.179 (variação em 14 dias: 28%)


Média de mortes por Covid nesta quarta — Foto: Arte g1


Espírito Santos e Tocantins não divulgaram seus boletins até 20h desta quarta. Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí e Roraima não registraram mortes em 24 horas.


No total, o país registrou 66.766 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 31.609.766 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 42.179, variação de 28% em relação a duas semanas atrás.


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Curva de mortes nos estados

Subindo (12 estados e o DF): MS, SE, DF, MG, GO, RJ, AM, AP, PA, RS, MT, PE, SP

Em estabilidade (9 estados): AC, PI, PB, RR, MA, RO, AL, PR, SC

Em queda (3 estados): CE, RN, BA

Não divulgaram (2 estados): ES e TO

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››