sábado, maio 19, 2018

Protesto de guias de turismo cancela passeios no RN

Guias de turismo fazem protesto no RN (Foto: Divulgação)
Guias de turismo fazem protesto no RN (Foto: Divulgação)

Guias de turismo do Rio Grande do Norte paralisaram passeios programados para este sábado (19) em protesto que exige cumprimento de leis e fiscalização de órgãos estatais. Algumas agências de turismo também aderiram ao movimento.

Entre as principais reinvidicações da categorias está a de fiscalizações dos órgãos competentes. Segundo o grupo de manifestantes, atualmente há profissionais não capacitados que estão oferecendo serviços e colocando os próprios turistas em risco.

"Essa é a única profissão reconhecida no trade do turismo, regulamentada desde a década de 90 e até hoje desrespeitada por todos", informaram os guias, em comunicado.

De acordo com ele, leis federal e municipal tornam obrigatória a presença de um guia regional em todos os passeios, o que muitas vezes não acontece. São mais de 500 guias regulares no estado, de acordo com eles.

Os profissionais também querem "melhorias nas condições de trabalho" e reclamam de jornadas excessivas sem horários para descanso, carros com más condições de uso e muitas vezes sem a documentação.

No início da manhã, um grupo de manifestantes estava na praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape, litoral norte potiguar, onde os passeios previstos foram cancelados. De acordo com eles, outras atividades como essa serão realizadas ao longo do dia, de surpresa.

Turismo é uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte  (Foto: Canindé Soares/G1)
Turismo é uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é morto com dois tiros de doze dentro de sua residência em Umarizal/RN


Alexsandro Gomes da Silva, 29 anos de idade, conhecido popularmente por "Alex panda" morador do conjunto Cohab, na cidade de Umarizal, alto oeste potiguar, foi alvejado com dois disparos de espingarda calibre 12 dentro de sua residência localizada na Rua São Benedito, e teve morte instantânea. 


Segundo uma testemunha que reside próximo, Alex panda ainda gritou "você vai me matar?" e em seguida ouviu-se os estampidos. Algumas pessoas disseram ter ouvido quatro tiros, mas no corpo da vítima só havia duas perfurações de grosso calibre, uma próxima do peito esquerdo e outra nas costas, que pode ter sido o tiro de misericórdia. "Ele ainda tentou fugir dos algozes mas foi alcançado e morto na cozinha" Disse um policial.

Segundo informações policiais, Alex panda era envolvido com drogas e como se intitulava o rei do downloads, tinha coluio com ladrões de celulares os quais ele fazia a formatação imediata impedindo assim o rastreamento dos aparelhos.

As investigações ficarão a cargo da equipe da Polícia Civil, sob o comando do Delegado Paulo Nilo. 


Qualquer informação sobre esse ou outro crime ocorrido em Umarizal, ligar anonimamente para: 


Polícia Militar (84) 9.9950-7090 
Polícia Civil (84) 9.9668-3843

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Mais um veículo roubado é recuperado pela Polícia Miliar de Caraúbas, RN


A Polícia Militar (PM) recuperou na manhã desta sexta-feira (18), mais um veículo roubado na cidade de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Desta vez o veículo estava nas proximidades do Fantasy Motel, na RN-233, rodovia que dá acesso a cidade de Campo Grande.

Uma guarnição composta pelo Ten. Júlio Batista, Sgt. Alves e Cb. Tayrone, se encontrava em patrulhamento quando em um terreno baldio encontrou a caminhonete GM/S10 de cor prata, placa MOO 9009 que havia sido furtada dias atrás em Caraúbas.

De acordo com o Ten. Júlio Batista, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, o veículo S10 estava sendo utilizada por bandidos para a realização de diversos delitos em Caraúbas e em cidades vizinhas.

O Ten. Júlio Batista informou ainda a reportagem do site Icém Caraúbas, que o trabalho da Polícia Militar não para e que uma guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) já se encontra na cidade para reforçar o policiamento ostensivo e tirar de circulação pessoas nocivas a sociedade.


Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Polícia Militar recupera mais uma motocicleta roubada na cidade de Caraúbas


Na noite desta quinta-feira (17), durante patrulhamento realizado em Caraúbas, cidade localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, a Polícia Militar recuperou mais uma motocicleta às margens da RN 233 e, ao checar seus dados, foi constatado que se tratava de veículo produto de roubo. 

Uma guarnição sob o comando do Ten. Júlio Batista, com apoio do Sgt. A. Medeiros, Cb. Francimilton e Sd. Lins, realizava patrulhamento por volta das 20h, no trevo que dá acesso à Cadeia Pública, quando encontraram a motocicleta da marca Honda CG 125 FAN, de cor preta, placa OKC 3580 – Umarizal. O veículo tinha sido roubado dias atrás na cidade de Caraúbas.

Os PMs levaram o veículo para a 3ª Companhia de Polícia Militar e encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas para a realização dos procedimentos cabíveis e posteriormente ser devolvido ao seu dono. 

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

PADRE CHARLES LAMARTINE SOFRE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM MOSSORÓ


No início da noite desta sexta-feira, 18 de maio de 2018,o diretor do Colégio Diocesano,o Padre Charles Lamartine, envolveu -se num acidente de trânsito, na BR 304, após o posto da Polícia Rodoviária Federal em Mossoró no Rio Grande do Norte.

De acordo com informações do Vigário-Geral da Diocese de Mossoró,Padre Flávio Augusto Forte Melo, Padre Charles está consciente e teve escoriações leves.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Sargento da PM suspeito de matar a própria mulher em Natal se entrega à polícia

Sede da Divisão de Homicídio em Natal (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)
Sede da Divisão de Homicídio em Natal (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

O sargento PM Ney Jeferson, suspeito de matar a tiros a própria mulher em Natal, se entregou à polícia na tarde desta sexta-feira (18). A manicure Rosivânia Maria da Silva tinha 36 anos e foi assassinada na quarta-feira (16), dentro da casa onde morava com o marido, no bairro Quintas, Zona Oeste da capital potiguar.

Ney Jeferson se apresentou na 2ª Companhia do 9º Batalhão da PM e foi encaminhado à Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestou depoimento à delegada que apura o caso. À polícia, ele confessou ter matado Rosivânia da Silva.

Em seguida, o sargento foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para realização do exame de corpo de delito e, depois, foi para o Comando Geral da Polícia Militar, onde permanece detido, segundo a assessoria de imprensa da corporação. De acordo com a Polícia Civil, havia contra ele um mandado de prisão temporária em aberto.

Rosivânia Maria da Silva tinha 36 anos (Foto: Arquivo da Família)
Rosivânia Maria da Silva tinha 36 anos (Foto: Arquivo da Família)

Em relatório, os policiais que atenderam a ocorrência na quarta (16) disseram que um vizinho foi quem chamou a polícia, e que afirmou ter ouvido pelo menos três disparos. Em seguida, também relatou ter ouvido o policial dizer, ao fugir em uma motocicleta, que estava indo atrás de outra pessoa para “terminar o serviço”. O vizinho relatou, ainda, que viu todo o ocorrido pela janela de sua residência.

Por fim, os policiais contam que a mulher ainda chegou a ser atendida por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas que ela não resistiu e morreu a caminho do hospital.

'Homem violento'
No velório de Rosivânia, o pai dela, Rivaldo da Silva, disse que o sargento já havia agredido sua filha outras vezes. “É um cara violento”, afirma. Ele contou também que Rosivânia chegou a denunciar o companheiro na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), porém retirou a queixa depois que o sargento a ameaçou. “Ela passou dois anos separada dele, depois voltou. Ele já deu coronhada na cabeça dela uma vez com uma pistola”, relata o pai da manicure.

Fonte: G1
Leia Mais ››

LUÍS GOMES ESTÁ DE LUTO

Na manhã desta sexta-feira (18) faleceu o reverendíssimo Sr. Padre Raimundo Osvaldo Rocha, aos 91 anos de idade, no Hospital Santa Terezinha, na cidade de Sousa/PB.
Verdadeiramente, o município de Luís Gomes está de luto, por uma perda irreparável, por um adeus de um homem que amou e se doou intensamente, sem medida, sem descanso, fiel cumpridor de sua missão.

Uma vida guiada pelos desígnios de Deus, um coração generoso, um olhar especial para os menos favorecidos, uma existência de amor e compaixão ao próximo. De sua coragem e idealismo elevou o município de Luís Gomes ao mais auspicioso e próspero processo de crescimento. Fez a cidade pulsar a modernidade, a fraternidade e o desenvolvimento como nunca ninguém o fizera.

Depois de tantas coisas lindas realizadas, depois de mais de 60 anos de dedicação sacerdotal na Serra de Sant’Ana, depois de tantas obras em favor do povo, depois de tanto carinho e respeito, depois de cada gesto afetuoso, agora tem a serenidade merecida, no aconchego amoroso do Pai Celestial. Sua liderança, obstinação, carisma e fé o transformaram num ícone, uma referência infindável na crônica desta comunidade, uma história que jamais será esquecida, que jamais será apagada.

Essas breves e simples palavras pouco dizem ou representam a epopeia de vida desse herói que em sua jornada se tornou um semeador de paz, amor e fraternidade. Certamente, a grandeza de Deus e o amor do Pai abençoaram enormemente este homem que não baixou a cabeça para pessimismos e dificuldades da caminhada. Padre Osvaldo, ante hominem suum!

Padre Raimundo Osvaldo Rocha

Nasceu em 04 de agosto de 1930 no povoado de Mutambeira, município de Sobral, Ceará, filho de Manuel Pereira Rocha e Maria do Espírito Santo Rocha. Respirou o ar puro de Luís Gomes pela primeira vez na manhã de 21 de fevereiro de 1960. Aos 28 anos, a posse como vigário da Paróquia de Luís Gomes, deu-se no dia 10 de fevereiro de 1960, às 10 horas da manhã, na tradicional missa que convocava o povo da feira livre.

Aqui estabelecido, trabalhou incansavelmente pela fé, pela partilha, pela paz e perseverança entre os munícipes. Das suas principais conquistas, além da construção da atual Matriz de Senhora Santana entre os anos de 1960 a 1971, do Estádio Paroquial “Nia Torquato”, Maternidade Paroquial, Banda de Música Paroquial Dr. Vicente Fernandes Lopes, Cine Paroquial Xavier Fernandes, Casa das Irmãs Carmelitas e capelas, está o fortalecimento da fé, da caridade e da espiritualidade dos luís-gomenses.

Entre Luís Gomes e Padre Osvaldo há uma relação de infinito amor. Sempre carismático, de personalidade inabalável e uma atitude positiva ao diálogo e a caridade, o vigário foi sinônimo de inspiração pela postura humilde, mas, certamente, um homem à frente de seu tempo, pois investia todos os esforços necessários a edificação do saber e da fé em nosso município (NASCIMENTO, 2016). Pro Deus et Patria, era o lema de vida desse homem que em sua jornada se tornou um semeador de paz, amor e fraternidade.

Paralelamente à sua formação religiosa, Pe. Osvaldo dedicou-se por muitos anos como professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN. Como diretor do Colégio Comercial Luís Gomes, fundado por ele em 04 de março de 1968, e que hoje recebe o seu nome, como uma forma do povo luís-gomense retribuir uma das obras mais importante que ele trouxe ao município, sendo também a que ele mais tem orgulho de ter conseguido para o povo da terra que ele pretende permanecer até os dias finais de sua vida.

Com um olhar idealista, fundou em 25 de julho de 1969 a Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, juntamente com o empresário João Claudino Fernandes e a professora Francisca Cavalcante de Souza. Por anos dirigiu a organização que hoje tem o nome de Fundação Francisca Fernandes Claudino. 

Além de exercer estas funções, religiosa e pedagógica, o reverendo ainda arrumou tempo para administrar a cidade de Luís Gomes por três mandatos, destacando-se como um dos melhores prefeitos do Estado.

Em 22 de dezembro de 2007 o município parou para comemorar o Jubileu de Ouro do maior sacerdote de Luís Gomes. Uma história de amor, de sacrifício e dedicação a serviço da igreja e do povo que ele tomou como família. Assim foram contados os 50 anos vida religiosa do padre Raimundo Osvaldo Rocha.

Pe. Osvaldo é um ícone, uma figura transcendental na história sociocultural e política de Luís Gomes. Seu nome jamais será esquecido e seus feitos lembrados por gerações e gerações. Sua liderança, obstinação, carisma e fé o transformaram numa referência, a sua dedicação ao povo luís-gomense foi tão forte e verdadeira que perdura intensamente até os dias atuais (Nascimento, 2016). 

Comunicado da Diocese

De acordo com nota da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, “o corpo de Padre Osvaldo será velado na Matriz de Senhora Santana, em Luís Gomes, e o seu sepultamento ocorre domingo, dia 20, às 15 horas, após a Celebração das Exéquias presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. Padre Osvaldo será sepultado no cemitério da cidade”.

Referência bibliográfica

NASCIMENTO, A. R. F. do. Luís Gomes: a terra e o povo de Luís Gomes entre prosa e poesia. Natal: Feedback, 2016.

Fonte: Portal Luis Gomes
Leia Mais ››

Justiça condena a Prefeitura de Antônio Martins-RN a pagar R$ 50 mil por morte de menino

Resultado de imagem para antonio martins rn

O juízo de Direito da Comarca de Martins-RN  condenou a Prefeitura de Antônio Martins-RN  a pagar indenização de R$ 50 mil pela morte de um menino  que à época com 5 (cinco) anos, foi vítima de afogamento ocorrido no Complexo turístico administrado pelo município, em 27 de setembro de 2015.

Além da indenização por danos morais, a prefeitura terá que pagar pensão mensal no valor equivalente a 2/3 do salário mínimo até a data em que o menino completaria 25 anos e, a partir daí, 1/3 do salário mínimo até o dia em que completaria 75 anos e cinco meses.

Negligência

Durante o que foi constatado por testemunhas no Complexo Turístico onde ocorreu o lamentável fato não havia grades de proteção suficientes para separar as piscinas de adulto e infantil. Ademais, não havia vigilância na piscina. 

O sinistro ocorreu no ano de 2015.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Detran-RN apresenta nova campanha educativa ao MP com foco na atitude dos condutores


Mais que falar, ter atitude e boas práticas no trânsito serão o foco da nova campanha educativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). Nessa quinta-feira (17), na sede da Executiva Propaganda, agência licitada do Detran, ocorreu a apresentação ao Ministério Público do conceito da nova campanha: “Sua atitude vale mais do que mil palavras”. Na ocasião estiveram presentes, o juiz de Direito, Jarbas Bezerra, a promotora de Justiça, Danielle Veras, o Diretor Geral do Detran-RN, Eduardo Machado, e o publicitário Odemar Neto, da Executiva.

O conceito da campanha foi baseado em parte de um dito popular, facilitando a absorção e compreensão das pessoas, dialogando com quem valoriza a teoria, mas prioriza a prática de boas atitudes na vida e no trânsito.

“Deste modo queremos manter a redução de acidentes e de mortes no trânsito, com uma campanha onde abordaremos a lei seca, o excesso de velocidade e o uso do celular. Manteremos a hashtag #curtodirigirbem e a linha da campanha que foi considerada a melhor campanha educativa do Brasil em 2017, com novas estratégias que vão ganhar as ruas da cidade”, revelou Odemar Neto, da agência.

A promotora de Justiça, Danielle Veras, aprovou o conceito. “Achei a proposta da nova campanha inovadora, trazendo temáticas que irão, certamente, chamar a atenção do motorista de rever suas atitudes e de perceber que a mudança de um trânsito com mais gentileza começa por cada um de nós. O papel do Ministério Público com o projeto vidas no trânsito está em monitorar essa política, de implementação do Poder Público por um trânsito mais seguro, com a diminuição dos acidentes”, comentou.

Já o juiz de Direito, Jarbas Bezerra destacou também a importância da campanha no Setembro Cidadão. “Será de grande importância porque desde 27 de agosto de 2013, com a criação da Lei Complementar 494/2013, que instituiu o Setembro Cidadão, o Rio Grande do Norte passou a ser o Estado Cidadão do Brasil. Dessa forma, as campanhas de Trânsito tem tudo a ver com cidadania, não poderia ficarmos de forma da magnitude dessa campanha tão Cidadã que visa preservar vidas”, afirma.

O Diretor Geral do Detran, Eduardo Machado, garante que as campanhas têm papel fundamental no combate aos acidentes no trânsito. “As campanhas educativas conseguem mostrar a realidade, trazer fatos do dia-a-dia das pessoas e atitudes na prática que podem fazer a diferença ao salvar vidas. A nova campanha desperta esse olhar e vem ratificar a importância de dirigir bem e com responsabilidade. O papel do Governo do Estado, do Detran, é ter compromisso com o cidadão com um trânsito com muito menos acidentes”, comenta.

No Hospital Walfredo Gurgel, por exemplo, há registro de uma redução de 12% no número de pacientes vítimas de acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte em 2016 em relação ao ano de 2015. Em recente pesquisa, 93% da população do Estado aprova as campanhas e concorda que vem sendo determinante para redução de acidentes no trânsito.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

MPRN recomenda implantação de ponto eletrônico em Tibau e Areia Branca

Resultado de imagem para mp rn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Areia Branca, encaminhou recomendação às Prefeituras de Tibau e Areia Branca para que adotem o ponto eletrônico, incluindo todos os servidores do Poder Executivo e Legislativo. A adoção do ponto deve ser acompanhada de ato normativo e regulamento, que inclua todas as minúcias do serviço.

De acordo com a recomendação, as Prefeituras ainda não haviam adotado o ponto eletrônico para seus servidores, utilizando um sistema de assinaturas escritas para o registro de frequências, que pode refletir em inadequação da carga horária dos servidores. Segundo informações colhidas pela Promotoria de Justiça, alguns servidores públicos não cumprem rigorosamente sua jornada de trabalho.

A implantação do ponto eletrônico, de acordo com a Promotoria de Justiça, é  “uma ferramenta essencial para garantir a eficiência e assiduidade dos servidores públicos, de forma a demonstrar claramente a prestação de serviços realizados”, o que garante a verificação com segurança no cumprimento da jornada dos servidores.

Além do ponto Eletrônico para o Executivo e Legislativo, as Prefeituras devem adotar o sistema biométrico de frequências para todos os órgãos municipais e tornar pública a obrigatoriedade de submissão ao novo sistema.

Os gestores das duas cidades terão o prazo de 20 dias para informar as medidas adotadas para acatar a recomendação e 90 dias para que seja adotado efetivamente o modelo. O sistema deve armazenar informações por cinco anos, registradas para emissão de relatórios periódicos.

Confira aqui a íntegra da recomendação.

Fonte: MP RN
Leia Mais ››

Homem procura advogado de Geddel e diz ser dono dos R$ 51 milhões

Resultado de imagem para 51 milhões geddel

Um homem identificado como Carmerino de Souza tem procurado o advogado do ex-ministro Geddel Vierira Lima para afirmar que os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento, no bairro da Graça, em Salvador (BA), é dele.

O montante é atribuído a Geddel e foi descoberto pela Polícia Federal (PF), durante a operação Tesouro Perdido, em setembro do ano passado. O ex-ministro, que à época cumpria prisão domiciliar, voltou para a Papuda após a descoberta, no episódio que ficou conhecido como “bunker de Geddel”.

Segundo o Correio da Bahia, Carmerino de Souza ainda enviou e-mails ao advogado Gamil Föppel, conforme relata o próprio em petição encaminhada ao superintendente da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga.

“Mesmo após essa advertência, o referido senhor tem insistido em buscar contato com este peticionário (e demais advogados de seu escritório), passando a proferir expressas ameaças”, diz Gamil.

Ele também informou que havia orientado todos os seus funcionários a direcionar o empresário à Polícia Federal, para que ele declarasse a posse dos R$ 51 milhões.

Na última terça-feira (15), ainda conforme Gamil, Carmerino chegou a ser barrado na portaria do edifício onde funciona seu escritório de advocacia e dirigiu novas ameaças a ele.

Fonte: Notícia ao Minuto
Leia Mais ››

Delator Ricardo Saud detalha suposto acerto de propina dentro do Senado a Eunício de Oliveira

Foto: (Waldemir Barreto/Agência Senado))

O delator Ricardo Saud relatou novos detalhes sobre o suposto pagamento de propina de R$ 5 milhões pago pela Vigor, empresa do grupo J&F, e outras empresas do setor de laticínios ao presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), a partir de doações ao partido, em 2014.

O pagamento já havia sido relatado no ano passado, nos primeiros depoimentos da colaboração. Na ocasião, Eunício divulgou nota na qual afirmou que os relatos de Ricardo Saud são "imaginários" e "mentirosos" (leia a íntegra ao final desta reportagem). Nesta sexta, o G1 voltou a procurar a assessoria do senador, que preferiu não se manifestar.

Na delação premiada, entregue à Procuradoria-Geral da República, Saud incluiu novos detalhes sobre esse episódio, acrescentando como foram feitos os pagamentos, os valores, as empresas e detalhes sobre o acerto da propina.

A TV Globo teve acesso aos anexos da delação complementar de Saud.

O delator entregou 12 arquivos com novas informações. Em um deles, Saud trata do episódio envolvendo Eunício.

Relata que houve oferta de propina dentro do Senado para que Eunício atuasse pra vetar emendas em medidas provisórias que poderiam favorecer uma concorrente, a empresa LBR.

"Tais reuniões foram no gabinete da liderança do PMDB no Senado entre fevereiro e junho de 2014”. Participaram César Helon pela Piracanjuba, Claudio Teixeira pela Italac, Cícero Hegg pela Tirolez, René pela Nestlé, Estela pela Danone, além de mim pelo Grupo J&F”, diz o documento.

Saud detalhou a atuação do senador a pedido das empresas. Disse que no primeiro semestre de 2014, ele “monstrou grande eficácia em cumprir sua parte no trato”. E conseguiu evitar emendas em três medidas provisórias que tramitavam em comissões no senado, da qual ele era integrante.

Saud detalhou: “Em 25.03.2014, uma proposta de emenda à mp 627/2013, elaborada pelo ministério da fazenda em conjunto com a receita federal, não foi aprovada; em 22.04.2014, outra proposta de emenda, agora à mp 628/2013, não foi aprovada; e, em 07.05.2014, uma terceira proposta de emenda, desta vez à mp 634/2013 não passou”.

O delator disse que em relação à MP 656/14, Eunício era relator mas não conseguiu evitar a inclusão de alterações que contrariavam os interesses da Vigor e das empresas do ramo de laticínios.

Segundo ele, “o senador previu que os artigos correspondentes seriam vetados. De fato, os vetos vieram, segundo sua previsão”.

As alterações acabaram acontecendo em outra MP, a 668/15, mas Saud disse que Eunício não integrava a comissão dessa medida provisória “e, além disso, já tinha recebido a propina prometida”.

Ricardo Saud diz que os pagamentos foram feitos ao partido -- a pedido de Eunício: “para cumprir este acerto, a vigor fez quatro pagamentos ao PMDB, por determinação do senador Eunício Oliveira, que era, tesoureiro nacional do partido e explicou que teria facilidade para destinar os recursos para sua campanha ao governo do estado do Ceará.

Ele contou que os pagamentos da J&F foram feitos entre junho e setembro de 2014.

E que as empresas Italac e Piracanjuba procederam nos mesmos moldes e, praticamente, nas mesmas datas. As empresas Tirolez e Itambé complementaram o valor, segundo a delação complementar de Saud.

A TV Globo checou os valores relatados no documento. No Tribunal Superior Eleitoral , é possível verificar quatro pagamentos das empresas praticamente nos mesmos dias em que a J&F pagou ao partido:

A Vigor , da J&F, pagou R$ 1,4 milhão entre junho e setembro de 2014;
A Piracanjuba, R$ 1,1 milhão , nos mesmos meses.
A Italac, R$ 1,2 milhão , de junho a outubro de 2014;
A Tirolez, R$ 120 mil , em junho de 2014;
E a Itambé, R$ 500 mil reais, de junho a agosto de 2014.
Nota do senador
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo senador Eunício Oliveira em maio do ano passado. O G1 voltou a procurá-lo nesta sexta-feira.

Nota à Imprensa

O senador Eunício Oliveira afirma que os diálogos relatados pelo delator são imaginários, nunca aconteceram, são mentirosos, como é possível constatar na prestação de contas do diretório nacional de PMDB ao TSE.

No ano de 2013 não há doações ao partido conforme diz o delator, como é possível constatar nas prestações de contas do diretório nacional, que são públicas e podem ser verificadas nas declarações ao TSE.

Como relator revisor, o senador recebeu representantes do setor sim, como é absolutamente normal em casos de relatoria. O senador Eunício Oliveira não usa e nunca usou suas funções legislativas para favorecer empresas públicas ou privadas.

As contribuições eleitorais do grupo JBS para a companha de 2014 aconteceram sim, e estão devidamente declarados à justiça eleitoral na prestação de contas do candidato Eunício Oliveira.

Assessoria de Imprensa

Senador Eunício Oliveira

Brasilia, 19.05.2017

Fonte: G1
Leia Mais ››

Oito suspeitos de envolvimento na morte do Capitão Oliveira são mortos em confronto com a polícia de Sergipe

Capitão Oliveira, comandante da Caatinga de Sergipe (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Na madrugada desta sexta-feira (18), três pessoas foram presas e outras oito morreram em confronto com a Polícia Civil de Sergipe na Operação Rubicão deflagrada para prender os suspeitos de envolvimento na morte do Capitão Manoel Oliveira, executado a tiros dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE) no dia 4 de abril. A operação ocorre nos estados de Sergipe e Bahia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação foi coordenada pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), que se baseou nas informações checadas através do número 181 e investigação policial. Dos oito mortos, que segundo a polícia reagiram a prisão, dois foram no Bairro Santa Maria, em Aracaju (SE), dois em Poço Redondo (SE), um em Paulo Afonso (BA), dois em Barreiras (BA) e mais um no município de Luíz Eduardo Magalhães (BA).

Ainda segundo a SSP, a ação contra o comandante da Caatinga mantém relação com um trabalho contra a pistolagem na Região Norte da Bahia e Alto Sertão de Sergipe. “A operação aconteceu em setembro de 2017 e prendeu um trio relacionado com o crime de pistolagem na Bahia, Sergipe e Alagoas e tinha como foco em Pedro Alexandre, na Bahia”, diz a nota.

A Delegada Geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, disse que um dos mortos, Antônio Brás, tem relação com a morte do deputado estadual Joaldo Barbosa, ‘Nêgo da Farmácia’, em 27 de janeiro de 2003. “Antônio Bras é um dos participantes da quadrilha. Foram cumpridos 10 mandados de prisão em Sergipe e Bahia. Oito desses suspeitos ousaram reagir, e como a gente já esperava, porque são uma quadrilha altamente organizada e armada, reagiram e entraram em confronto com os policiais”, conta.

A polícia também acredita que o grupo tenha envolvimento com as mortes do presidente da Câmara Municipal de Carira, Jailton Martins, um vereador de Poço Redondo e um ex-prefeito do município de Pedro Alexandre, na Bahia. "Eram pessoas muito perigosas e todas identificadas. A operação continua e haverá desdobramentos em todo o final de semana, possivelmente na próxima segunda-feira”, disse o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário.

A ação contou com auxílio da Polícia da Bahia onde foram presos três envolvidos, que vão ser conduzidos ao Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), em Aracaju.

Operação Rubicão

A SSP explicou que o nome da operação faz referência a um rio italiano que não poderia ser atravessado pelas tropas romanas por conta de uma lei, mas, ao ser afrontado, Júlio César decide fazê-lo e sua ação culmina numa guerra civil. A expressão "atravessar o Rubicão" significa a tomada de uma decisão perigosa, pensar grande, ou ainda, ultrapassar fronteiras, defrontando-se com um caminho duvidoso e potencialmente perigoso.

O crime

O comandante do Pelotão da Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (Ceopac), capitão Manoel Oliveira, foi executado a tiros na noite do dia 4 de abril dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE), Alto Sertão do Estado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), homens armados, em dois veículos Corolla, abordaram o oficial da PM e efetuaram vários disparos, próximo ao local onde fica a sede da unidade da Policia Militar.

O capitão Oliveira tinha 42 anos e fundou o Pelotão da Caatinga em 2008. Essa unidade da polícia atuava no alto e no Baixo Sertão do Estado combatendo todo tipo de crime.

Polícia acredita que fardamento foi utilizado pelos autores do crime contra o Capitão Oliveira (Foto: SSP/SE)

Fardamento

Polícia Federal analisa o material genético presente nos fardamentos da Polícia Militar de Sergipe, encontrados às margens da rodovia entre os municípios de Feira Nova a Graccho Cardoso, no sertão sergipano. O DNA para ajudar na identificação de possíveis suspeitos do crime.

Segundo a SSP, a polícia investiga se essas fardas teriam sidos usadas pelos envolvidos na morte do capitão. O material foi analisado pela perícia da Polícia Civil sergipana.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Já foram bloqueados 37 mil celulares irregulares


O presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse nesta sexta-feira (18/05), que já foram bloqueados 37 mil celulares irregulares no Distrito Federal e Goiás. Os aparelhos irregulares são aqueles sem certificação ou adulterados, que podem causar riscos aos consumidores e problemas nas transmissões. Quadros participou do Workshop sobre IMEI (International Mobile Equipment Identify) que aconteceu hoje na Agência.

No último dia 9 de maio, começaram a ser feitos os primeiros bloqueios nessas unidades da federação, como estava previsto no calendário de implantação do Projeto celular Legal. Desde 22 de fevereiro deste ano, os usuários de celulares irregulares habilitados em Goiás e no DF estão recebendo mensagens informando sobre as irregularidades.

O Projeto Celular Legal é uma iniciativa da Anatel que busca fortalecer o combate a celulares adulterados, roubados e extraviados, além de inibir o uso de aparelhos não certificados pela Agência, nas redes brasileiras de telecomunicações. O combate a terminais roubados, furtados ou extraviados já vem sendo tratado pela Anatel desde 2.000 quando se iniciou a implementação do Cadastro de Estações Móveis Impedidas, o CEMI. Esse cadastro consiste no controle dos terminais de forma a impedir sua utilização no Brasil. E a partir de maio de 2016, o projeto permite ao consumidor solicitar diretamente nas delegacias de polícia dos estados que aderiram ao projeto o bloqueio do seu celular que tenha sido roubado. Para isto ele deve informar seu número de telefone.

O diretor de serviços de IMEI da GSMA, Adrian Dodd, durante palestra no Workshop, explicou que o IMEI é um código composto por 15 números que permite identificar o órgão responsável (China, Índia, EUA, resto do mundo) e até marca e modelo do aparelho. O IMEI atesta a autenticidade do equipamento, permitindo que um aparelho roubado possa ser bloqueado em qualquer país. Adrian explicou que é importante que se faça a constante checagem da lista negra, de fabricantes que devem ser investigados, e da lista branca bons fabricantes. É preciso também realizar testes em modelos mais vendidos e mais roubados, disse. A GSMA, disse ele, tem monitorado as ferramentas utilizadas pelos hackers para clonagem e adulteração de IMEIs. Ele disse ainda que compete às autoridades legais exercerem seus poderes, com uso das informações prestadas pelos reguladores.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo desiste da proposta de privatização dos Correios, diz Kassab

O ministro das Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta sexta-feira (18) ao G1 que o governo Michel Temer não vai dar seguimento à proposta de privatização dos Correios.

Em março do ano passado, diante das dificuldades financeiras da estatal, o ministro afirmou que "a privatização do todo ou de parte dos Correios" seria o caminho caso não fosse possível cortar gastos para sanear a empresa.

Depois, em setembro do ano passado, o então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que o governo estudava a privatização da empresa e que, entre os modelos em análise, estava a realização de um "IPO", sigla em inglês para uma oferta inicial de ações para obter recursos privados no mercado.

Também em setembro, os funcionários dos Correios iniciaram uma greve que, entre as justificativas, estava justamente a intenção do governo de privatizar a estatal.

Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, afirma que decisão sobre privatização dos Correios ficará para o próximo governo (Foto: Lucas Marreiros / G1)
Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, afirma que decisão sobre privatização dos Correios ficará para o próximo governo (Foto: Lucas Marreiros / G1)

Fim de governo e eleições
De acordo com Kassab, "não faz sentido" discutir a privatização dos Correios nesse momento, faltando poucos meses para as eleições presidenciais e para o fim do governo do presidente Michel Temer.

O ministro informou, porém, que os estudos sobre medidas para dar mais eficiência à empresa, entre elas o fechamento de agências, continuam sendo feitos e vão subsidiar uma possível decisão do próximo presidente.

"Deixaremos como legado uma empresa recuperada. E o debate [sobre a privatização dos Correios] vai ficar para o próximo governo", disse Kassab.


Corte de gastos e resultado
No momento em que veio à tona, no ano passado, que o governo avaliava a privatização dos Correios, a estatal enfrentava situação financeira delicada e vinha de 4 anos seguidos de prejuízo. Apenas entre 2015 e 2016, as perdas da empresa somaram R$ 3,6 bilhões.

Diante disso, a direção dos Correios promoveu um programa de incentivo a demissões voluntárias de funcionários e anunciou corte de cargos de chefia , o fechamento de pelo menos 250 agências e a alteração das regras de seu plano de saúde para instituir a cobrança de mensalidade dos funcionários e de seus dependentes.

A mudança nas regras do plano de saúde levou os funcionários a uma greve neste ano, que foi encerrada após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizar os Correios a cobrar a mensalidade de seus funcionários.

Na semana passada, os estatal anunciou que registrou em 2017 lucro de R$ 667 milhões, o primeiro após quatro anos de prejuízo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião da FAB que seguia do AM para MS faz pouso de emergência em MT após princípio de incêndio

Avião da FAB faz pouso de segurança em MT (Foto: Leandro Trindade/ TVCA)
Avião da FAB faz pouso de segurança em MT (Foto: Leandro Trindade/ TVCA)

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um pouso de emergência nesta sexta-feira (18), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, por causa de um princípio de incêndio. O avião modelo SC-105 seguia de Manaus para Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros informou que o fogo foi controlado pela tripulação ainda no ar.

De acordo com os bombeiros, uma equipe foi chamada para dar suporte ao pouso, o que teria sido necessário para evitar outro princípio de incêndio.

Cerca de 20 pessoas estavam a bordo da aeronave.

A FAB diz ter feito o pouso de emergência após falha técnica que não houve risco para os tripulantes e passageiros.

Aeronava apresentou falha técnica, mas não ofereceu risco aos passageiros, diz FAB (Foto: Leandro Trindade/ TVCA)
Aeronava apresentou falha técnica, mas não ofereceu risco aos passageiros, diz FAB (Foto: Leandro Trindade/ TVCA)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Obra de arte avaliada em R$ 20 mil é furtada do Museu de Arte Moderna da Bahia

Escultura de gesso foi furtada de museu em Salvador. Peça roubada é a primeira de cima para baixo (Foto: Divulgação/ Secom)
Escultura de gesso foi furtada de museu em Salvador. Peça roubada é a primeira de cima para baixo (Foto: Divulgação/ Secom)

Uma escultura de gesso avaliada em R$ 20 mil, do artista Maurício Ruiz, foi furtada da capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), na Avenida Contorno, em Salvador.

O furto foi registrado na 3ª Delegacia Territorial (Bonfim) na manhã desta sexta-feira (18). A ausência da peça foi percebida por funcionários do museu na tarde de quinta-feira (17).

Uma perícia foi feita no local nesta sexta-feira. A autoria do crime ainda é investigada.

A obra de arte, de 1997, é do acervo do MAM-BA. Na imagem divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que mostra três esculturas, a peça é a primeira de cima para baixo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

EUA aprovam 1º tratamento exclusivo para prevenção da enxaqueca

Os Estados Unidos aprovaram a primeira terapia de prevenção exclusiva para a enxaqueca. Trata-se de uma injeção mensal, que pode ser combinada com outros tratamentos existentes. O medicamento tem o nome comercial de Aimovig — e é produzido pela Amgen, empresa americana com sede na Califórnia. O G1 entrou em contato com a empresa para saber sobre a eventual disponibilidade da injeção no Brasil.

Atualmente, médicos utilizam medicamentos “emprestados” de outras doenças para tratar a enxaqueca: por isso, pacientes tomam anticonvulsivantes, medicamentos para a pressão e até antidepressivos na tentativa de diminuir as crises; que, nos casos crônicos, podem passar de 15 episódios por mês.

De acordo com o FDA, a injeção pode ser administrada pelo próprio paciente — sem a necessidade da presença em um serviço de sáude. Antes da aprovação, a eficácia da droga foi analisada em três ensaios clínicos, com resultados mais promissores para os que sofrem de enxaqueca crônica. Foram eles:

Primeiro, cientistas selecionaram 955 participantes com enxaqueca episódica (menos que 15 dias de crises por mês) . Eles foram divididos em dois grupos: um que tomou a injeção e outro que tomou placebo. Após seis meses, pacientes tratados com a injeção apresentaram, em média, dois dias a menos de crise por mês.
No segundo estudo, 577 pacientes receberam a injeção e placebo para enxaqueca episódica. Após três meses, os tratados tiveram menos um dia de enxaqueca por mês.
O terceiro estudo avaliou 667 pacientes com enxaqueca crônica (com mais de 15 dias de crise por mês). Após três meses, pacientes tratados tiveram 2 meses e meio a menos de crises que os não-tratados.

São muitas as tentativas para aliviar a dor provocada pela enxaqueca; poucas são exclusivas para a condição (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)

“Os resultados são uma média de todos os efeitos nos pacientes. Pode ser que uma pessoa tenha uma resposta completa e fique sem dor. Pode ser que para outras não funcione. Mas é uma estratégia nova, e isso é muito importante”, diz o neurologista Mário Peres, que acompanha os ensaios clínicos com a molécula.

O neurologista aponta que a injeção poderá ser combinada com outras existentes para tentar diminuir a frequência de crises — segundo ele, como a enxaqueca é uma condição multifatorial, a terapia tem a vantagem de cobrir uma das possíveis causas que não estava sendo “atacada” por terapias existentes.

“O interessante dessa injeção não é que ela é muito superior aos tratamentos existentes. É uma forma diferente de tratar, que não estava sendo coberta por outras terapias”, diz o médico.

A enxaqueca afeta 10% de todas as pessoas do mundo, informa o FDA (Food And Drug Administration), órgão similar à Anvisa nos Estados Unidos. A condição também é três vezes mais comum em mulheres que em homens.

Circuito da dor na enxaqueca é complexo; terapia seria uma das alternativas (Foto: University Psychiatric Clinics Basel)

Exclusiva: terapia tem por alvo uma molécula específica

A terapia é a primeira de uma série de outras estratégias que tem por alvo a molécula “CGRP”, algo como proteína relacionada ao gene da calcitocina. O neurologista Mário Peres explica que essa molécula está presente em todas as pessoas, mas fica aumentada em pacientes com enxaqueca.

Estudo de revisão do “Physiological Review” publicado em 2014 menciona a função vasodilatadora da molécula. Ela aumenta o diâmetro de vasos sanguíneos, mecanismo que também está associado à enxaqueca.

Esse alargamento do vaso sanguíneo, junto com outras substâncias químicas, deflagra o circuito de dor envolvido na enxaqueca. É também por esse motivo que hoje neurologistas utilizam tratamentos para o combate da pressão no tratamento da condição: o objetivo é dilatar os vasos para diminuir a dor.

A diferença da injeção, entretanto, é que ela tem por alvo a diminuição dessa molécula e vem se somar ao corpo de ferramentas úteis para o tratamento, informa Mário Peres.

Fonte: G1
Leia Mais ››