terça-feira, abril 30, 2013

Em sessão Extraordinária vereadores aprovam projeto da Aquicultura Familiar de iniciativa do Prefeito Ciro Bezerra


Aconteceu na Câmara Municipal de Itaú-RN, na última sexta-feira (26) a 2ª (segunda) sessão extraordinária, o Presidente da Câmara, Paulo Ricardo Holanda Moreira, declarou aberta a sessão. Na seqüência convidou o 1º (primeiro) Secretário da Mesa para colher as assinaturas dos vereadores presentes. Constatado quorum legal para deliberação dos trabalhos o Senhor Presidente passou para o EXPEDIENTE DO DIA: Votação do Projeto de Lei nº. 002/2013, de iniciativa do Executivo Municipal, que trata da criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da cadeia produtiva da Aquicultura Familiar, bem como da utilização de recursos na promoção de ações de apoio e incentivo à atividade. 


O Primeiro Secretário Vereador Stévson Márcio Maia de Lima procedeu a leitura do Projeto de Lei 002/2013, razão em que parou a leitura para solicitar mais uma modificação na emenda 003/2013, acrescentando um membro da Associação dos pescadores do Município e um membro da Câmara dos Vereadores no comitê gestor municipal do Programa presentes dispensaram a leitura do Projeto de Lei. Em seguida foi feita a leitura do Relatório e Parecer da COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DA COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO. 

Posto em discussão foram feitas as seguintes considerações: As emendas 001/2013, 002/2013, 003/2013, 004/2013, foram aprovadas por unanimidade;  Emenda supressiva 001/2013 aprovada por unanimidade; Por fim, passou-se para as EXPLICAÇÕES PESSOAIS: O primeiro a fazer uso da palavra foi o Vereador Antônio Dias que parabenizou os requerimentos realizados na Sessão Ordinária pelos Vereadores Jailsom Brito e Paulo Moreira. Após ressaltou a importância do Projeto que foi aprovado na sessão extraordinária. Deu ênfase a parceria realizada entre o Município de Itaú e o SEBRAE que estão estimulando a produção rural.

O Vereador Jailsom Brito agradeceu o voto dos vereadores ao seu requerimento, e enalteceu o requerimento do PSF realizado pelo Vereador Paulo Moreira. 




O Vereador Ítalo Medeiros que enalteceu os requerimentos realizados pelos colegas, e agradeceu ao Assessor Jurídico da Câmara Jansen Leite no empenho para elaborar os pareceres das comissões acerca do Projeto de Lei. 



A vereadora Maria de Fátima parabenizou os colegas e agradeceu a oportunidade da palavra. O Vereador Márcio Lima enalteceu e parabenizou os requerimentos realizados pelos colegas, solicitando aos Vereadores da situação atenção com relação aos plantões da maternidade. Parabenizou o Vereador Paulo Moreira pelos requerimentos, dando especial atenção ao PSF, questionando sobre o carro que existia no PSF e sobre a quantidade de grupos do PSF. Em relação ao projeto de lei, parabenizou ao prefeito, mas questionou sobre o atraso na entrega do mesmo já que estava disponível o programa desde novembro do ano passado. Ressaltou a importância do projeto atender a todos. Solicitou ao Presidente que oficiasse ao Ministério Público no sentido do descumprimento dos requerimentos 002/2013 e 003/2013 tratando da documentação da quadra de esportes e do Centro de Saúde que até o presente momento não foram atendidos. 

O Presidente da Câmara Paulo Moreira agradeceu o empenho na aprovação do Projeto de Lei, tendo tomado a palavra o Vereador Márcio Lima enalteceu o compromisso dos Vereadores com o povo estando até o presente horário, em uma sessão extraordinária, convocada no mesmo dia, retornando com a palavra o Vereador Paulo Moreira cobrou o empenho junto ao Poder Executivo para se pavimentar a rua Estevão Ciríaco, cobrando ainda o Executivo para guardar os carros do erário em garagem própria sob pena de perdimento dos bens, declarando encerrada a sessão, o que ocorreu às 19 horas e 55 minutos.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Propostas enriqueceram 5ª Conferência das Cidades do Município de Itaú


Levantar propostos sobre a urbanização do município de Itaú-RN foi o objetivo principal da 5ª Conferência das Cidades realizada no Município que realizou-se nesta segunda-feira, 29, por volta das 8h da manhã a 5ª conferencia Municipal das Cidades, tema: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!” com apresentação da Banda Filarmônica “José Praxedes Fernandes”, tendo como Maestro o Sr. Gildásio Ramos, abrilhantaram o encontro, trazendo musicas regionais. Em seguida a abertura foi feita pelo Secretário de Finanças, Marcos Moreira, que apresentou o objetivo da conferência, e todo regimento a plenária, que foi aprovado por unanimidade.

Fez seu pronunciamento de abertura, o excelentíssimo Prefeito Ciro Bezerra (DEM) que desejou boas vindas a todos e explanando a respeito da importância da participação de todos ali presente. Tecendo elogios em especial a Banda de Música do Município, destacando apoio para a caminhada da mesma.

Ciro Continuou seus discurso pedindo o apoio de todos os convidados, pois o mesmo deseja governar de uma maneira participativa, e aquele momento era ideal para manter esse contato, mostrando suas ideais, de dar as mãos e contribuir com a 5ª conferência.

A escolha dos participantes foi dada a 2 representantes dos diversos segmentos da sociedade, para que juntos possam tratar metas sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.



Sentindo-se recepcionada de forma calorosa a conferencista Dra. Tânia Regina Maia de Medeiros deu continuidade aos trabalhos, iniciando falando sobre a vida do gestor Ciro Bezerra (DEM) e mostrando que o mesmo, segue no caminho certo, pois é ouvindo a comunidade que a gestão pode seguir em frente mesmo ocasionando erros, porém a participação da massa ajuda a sanar os principais problemas de um município.

“Eu inicio as minhas palavras agradecendo ao Prefeito Ciro... A história desse homem mim sensibilizou muito, é um homem de história de vida bonita, marcada pela simplicidade, pela humildade, é um home presente no município”, disse a conferencista.


Dra. Tânia ainda chamou a atenção para o bem estar do município, onde a mesma destacou que quando a política acaba, acaba também a oposição, e todos devem vestir a camisa do município, respeitando o prefeito eleito e, juntos, colaborando para que as pessoas lutem pelo bem do município.

Com o tema em mãos, a conferencista Tânia começou sua palestra orientado os participantes sobre as leis que rege as políticas publicas, de acordo com a Constituição Federal. Além de orientar os participantes como elaborar propostas que levem o sucesso da 5ª Conferência, apresentando principalmente como deve ser executada cada proposta.

Após a palestra as equipes foram dividas em 4 grupos para juntos elaborem propostas a respeito dos sub-temas sugeridos, com auxilio de textos como forma de orientação para dar idéias os participantes na elaboração de suas propostas.

Grupo 1 - Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano - (SNDU);

Grupo 2 - Fundo nacional de desenvolvimento Urbano (FNDU);

Grupo 3 - Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial;

Grupo 4 - Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.

O objetivo da 5ª Conferencia foi propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos Nacionais, Estaduais e Municipais com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano; sensibilizar e mobilizar a sociedade itauense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos existentes na cidade; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia para a formulação de proposições e realizações de avaliações sobre as formas de execução das políticas urbanas nos âmbitos municipal, estadual e federal e suas áreas estratégicas; propiciar e estimular a institucionalização dos instrumentos de gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano; Avançar na construção das Políticas e do Sistema Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano; Indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Governo Municipal no tocante às políticas públicas de desenvolvimento urbano; e Eleger os (as) delegados (as) à 5ª Conferência Estadual das Cidades.

Os grupos se reuniram para juntos planejarem suas propostas e já no período da tarde foram apresentadas a todos os grupos, em seguida foi feita a eleições para escolha dos delegados e seus suplentes. A 5ª Conferência foi encerrada com os agradecimentos da conferencista Tânia e o Prefeito Ciro Bezerra que mais uma vez agradeceu a todos os participantes que contribuíram direto e indiretamente para realização da mesma.

Confira as fotos:












Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Rosalba: “Durmo tranquila, porque estou fazendo tudo que é possível”


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse hoje que dorme com a consciência tranquila porque está fazendo, como chefe do executivo estadual, tudo que está ao seu alcance fazer em favor do Rio Grande do Norte. A declaração da governadora foi dada durante entrevista da gestora ao “Jornal 96″, da FM 96.

“Eu tenho a consciência tranquila de que estou fazendo tudo que está ao meu alcance. Eu durmo tranquila, porque estou fazendo tudo que é possível”, afirmou Rosalba, ao jornalista Diógenes Dantas.

“Queria aproveitar e pedir para que a população compreenda que muita coisa eu tive que dizer ‘não’ e muita coisa não pôde ser feita, porque, na realidade, eu não tinha os recursos ou era alguma questão que nós tivemos que destravar”, continuou Rosalba.
Segundo a governadora, os primeiros anos da sua administração foram voltados para um “ajuste fiscal doloroso e difícil”, de modo a “recuperar a credibilidade do Estado” visando atrair recursos e credenciá-lo a obter financiamentos.

“Nós tivemos capacidade de organizar o Estado para ter mais credibilidade. Realmente, o trabalho que foi feito, de ajuste fiscal, doloroso e difícil, foi o que deu credibilidade ao Estado para atrair recursos e fazer financiamentos. Porque, a depender dos recursos do Estado, nós não temos capacidade de investimento. Temos que ir atrás e encontrar meios e estamos fazendo”, afirmou a governadora.

2014

Ao abordar a sucessão, Rosalba disse que vai tratar do tema apenas em 2014. “Eleição e candidatura eu só vou tratar em 2014. Isso não está na minha agenda. O que me preocupa é fazer com que as coisas aconteçam”, afirmou.

Sobre a base aliada, formada especialmente pelo PMDB potiguar, Rosalba disse que além das sugestões, espera receber ajuda. “Claro que você não consegue atender a tudo. Ninguém é perfeito. Eu gosto de ouvir sugestões, ouvir ideias. Quero que meus aliados me ajudem. Quando as coisas não estiverem no rumo certo, que eles me ajudem corrigir os rumos, para que a gente possa fazer mais”.

De acordo com a governadora, “muitas vezes querem ações, e os prefeitos têm sonhos na sua cidade, e querem que o governo ajude, e tem coisas que o governo não pode ajudar. E isso cria uma insatisfação. Mas eles vão ter que entender que é como o vereador que sonha com alguma coisa no seu bairro e vai atrás do prefeito e nem tudo o prefeito pode atender. Da mesma forma que eu vou ao governo federal e nem tudo o governo federal pode atender”, exemplificou.

Sobre o apoio do PMDB a sua reeleição, Rosalba deixou em suspenso. “O dia de amanhã ninguém sabe, estou falando hoje. Hoje nós temos no PMDB um grande aliado. Tudo que preciso de apoio para viabilizar ações do nosso estado, eu tenho tido no PMDB esse apoio”.

Instada a dizer se será candidata à reeleição, Rosalba disse que será “candidata a trabalhar sempre mais”, antes de ressaltar a importância de se aguardar a definição do quadro nacional. “Precisa ver o quadro nacional para ver como vai ficar. São tantos candidatos a presidente. Todo partido vai avaliar e tomar seu rumo. O Democratas não tem candidato (a presidente)”, disse sobre o seu partido.

Quanto a votar na reeleição da presidente Dilma Rousseff, a governadora repetiu o que tem dito nas últimas semanas. “Eu vou votar no melhor para o Brasil. Dilma tem me tratado de forma muito republicana. Não tenho tido nenhuma dificuldade de conseguir as coisas para o nosso estado. Nisso, ela merece todos os nossos aplausos”, afiançou.

Rosalba disse ainda que, às vezes, reclama da morosidade do governo federal, como no caso das obras da Copa e da Seca. Entretanto, as reclamações são necessárias. “Às vezes eu reclamo da morosidade, dessas obras da Copa, onde a morosidade é grande, da Seca, que ainda não chegou ação, o milho que demora demais. Mas isso é natural, tem que reclamar”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio no bairro Belo Horizonte em Mossoró


Tem se tornado rotina em Mossoró, pessoas conduzidas para as unidades de saúde, feridas por disparos de arma de fogo. No final da tarde de terça feira 30 de Abril de 2013, mais uma ocorrência foi registrada pela Central de Operações da Policia Militar.

Francisco Wellington Rodrigues da Silva, de 23 anos de idade, foi socorrido e levado por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia, atingido nas pernas por disparos.

Ele disse aos policiais que atenderam a ocorrência, que se encontrava em um bar na rua Pedro Gomes, em frente a praça Wilma Maia, quando foi alvejado com o disparo. Wellington disse ainda que não sabe e nem viu quem efetuou os disparos e nem o motivo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Viatura da Policia Militar da cidade de Jardim de Angicos capota na RN-023


A viatura da Polícia Militar de Jardim de Angicos capotou no final da manhã desta terça-feira(30) na RN Jardim de Angicos-João Câmara, mais precisamente na curva da fazenda Zé Moreira.

Segundo informações do blogueiro Sezimar Fonseca na sua página no facebook o cabo R. César era quem conduzia a viatura. 

O cabo foi socorrido por populares para o Hospital Regional de João Câmara.segundo o Soldado Lima que estava no hospital quando o cabo RCésar deu entrada disse que ele estava consciente, mas reclamava de uma pancada na cabeça e no peito.

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Deco é flagrado em antidoping e já prepara defesa semelhante a de Cielo


O meia Deco foi flagrado no antidoping com a substância Furosemida
Ausente das últimas listas de relacionados por Abel Braga, o meia Deco foi flagrado em exame antidoping realizado após a vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, no último dia 30 de março, pelo Carioca. A substância encontrada foi a Furosemida, contida em vitaminas que o atleta teria comprado em farmácias de manipulação. O meia do Fluminense baseará sua defesa no caso do nadador Cesar Cielo, que argumentou contaminação cruzada.

O jogador não viajou nesta terça-feira para o confronto com o Emelec, pelas oitavas de final da Libertadores, justamente por conta do resultado do exame. Clube e atleta já foram notificados e aguardam o resultado da contraprova. Deco, inclusive, está reunido com seu advogado particular para elaborar seu posicionamento sobre o caso. 

A substância é a mesma encontrada no exame antidoping de Cielo, em 2011. Na ocasião, o nadador recebeu apenas uma advertência da CAS (Corte Arbitral do Esporte). Em sua defesa, o atleta argumentou que havia comprado vitaminas contaminadas com Furosemida em uma farmácia de manipulação. 

O sucesso da defesa do campeão olímpico, no entanto, não é rotina. Pego pelo uso da mesma substância, o goleiro Renê, ex-Bahia, foi suspenso por dois anos, pena máxima para estes casos. Já a ginasta Daiane dos Santos levou o gancho menor, de cinco meses, em 2010. Neste tipo de caso, o clube costuma ser eximido de culpa por parte dos tribunais.

A Furosemida é um diurético usado no tratamento de insuficiência cardíaca ou doença hepática e renal. Este tipo de substância não aumenta o desempenho físico, mas pode mascarar o uso de outras. O caso é similar também ao do meia Carlos Alberto, do Vasco, que se encontra suspenso preventivamente por 30 dias pelo TJD/RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro). O exame do cruzmaltino apontou a presença das substâncias Hidroclorotiazida e Carboxi-Tamoxifeno (metabólico do tamoxifeno).

O caso é o segundo de doping no Carioca deste ano. O primeiro foi exatamente o de Carlos Alberto, pego na vitória cruzmaltina sobre o Fluminense de Deco por 3 a 2, na semifinal da Taça Guanabara. O curioso é que flagras deste tipo não são comuns no Estadual do Rio de Janeiro.

Destaque do Fluminense na conquista do título brasileiro de 2012, Deco tem atuado pouco nesta temporada por conta de seguidas lesões. Nos últimos dias, no entanto, o meia se preparava para retornar ao time titular do Fluminense após se recuperar de um problema muscular na coxa direita. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-prefeito de Blumenau (SC) confirma diálogo, mas nega fraude em licitação


O ex-prefeito de Blumenau (139 km de Florianópolis) João Paulo Kleinubing (PSD), atual presidente do Badesc (Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina), confirmou em nota divulgada nesta terça-feira (30) que manteve diálogo com o ex-secretário de Obras Alexandre Brollo, no qual teria mandado seu subordinado criar um documento falso para simular um processo de dispensa de licitação.

A fraude seria para permitir que a empresa municipal URB (Companhia Urbanizadora de Blumenau) recebesse uma verba de R$ 30 milhões do Badesc (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina). A reportagem do UOL teve acesso à transcrição da conversa, gravada pelo Ministério Público Estadual, que obteve autorização judicial para monitorar o telefone de Brollo.

Na nota, o ex-prefeito, embora tenha confirmado a conversa, disse que o contrato foi assinado no dia seguinte à conversa (6.jul.2012), e não com data retroativa. "Não assinei contrato retroativo. E todos os contratos feitos pela URB foram abaixo dos valores de referência. Tudo o que foi divulgado hoje são informações não verdadeiras", afirmou Kleinübing, em nota (veja no final do texto a íntegra da nota).

O ex-prefeito disse ainda que não foi chamado pelo MP para prestar esclarecimentos e que tomará medidas judiciais para esclarecer os fatos.

Segundo as investigações, os projetos para as obras citadas na conversa, porém, não estavam prontos, e Kleinubing ordenou também que o ex-secretário de Obras Alexandre Brollo inventasse os projetos.

A gravação do diálogo integra as investigações da Operação Tapete Negro, que apura a existência de um megaesquema de corrupção montado em Blumenau e que teria causado um prejuízo aos cofres públicos de, pelo menos, R$ 100 milhões.

Na sessão de hoje na Câmara Municipal de Blumenau, o vereador Jefferson Forest (PT) fez um apelo aos parlamentares para que abram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o esquema de corrupção. 

Foro privilegiado
Após o "forte indício de ilicitude cometida pelo prefeito", porém, o MPE passou também a investigar Kleinubing. Em virtude de sua condição de prefeito, Kleinubing gozava de foro privilegiado, o que fez com que as investigações fossem encaminhadas à Procuradoria-Geral do Estado.

A ordem do prefeito pode ser melhor compreendida dentro do contexto do esquema criminoso que estaria instalado em Blumenau. 

De acordo com as investigações do MPE, a principal forma utilizada pela quadrilha para lesar o patrimônio público seria o desvio de dinheiro por meio de obras superfaturadas e contratadas por meio de licitações fraudulentas. O esquema se daria principalmente em obras tocadas pela URB.

Por conta de uma legislação municipal, a empresa pública tem a prerrogativa de contratar com o município por meio de dispensa de licitação, desde que comprove, mediante tomada de preços, que os orçamentos que apresenta são compatíveis com aqueles praticados pelo mercado.

A fraude, então, teria início na comparação de orçamentos, contando com a participação de empreiteiras privadas que apresentavam intencionalmente preços superiores aos oferecidos pela empresa estatal. Dessa maneira, a URB ganhava o direito de realizar a obra por um custo, aparentemente, mais baixo que os de seus concorrentes privados, para depois terceirizar os trabalhos para as mesmas empresas envolvidas, só que por um preço menor. 

A diferença entre o que o a prefeitura paga à estatal e o que esta repassa às empresas subcontratadas seria dividida entre os participantes do esquema.

PREFEITO SOB INVESTIGAÇÃO

  • Montagem/Reprodução
    No dia 21 de agosto de 2012, diante dos indícios de envolvimento do então prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubng (PSD), no esquema de corrupção investigado pelo Ministério Público Estadual de Santa Catarina, a Justiça deu autorização para que o chefe do Executivo blumenauense passasse a ser um dos investigados na chamada Operação Tapete Negro


No caso específico em que o ex-prefeito ordenaria a fraude, o município de Blumenau pleiteava uma verba de R$ 30 milhões do Badesc proveniente do programa de fomento estadual "Asfalto Pra Gente", que financia obras de pavimentação em cidades catarinenses.

À época do diálogo interceptado entre o então prefeito e seu secretário, dia 5 de julho de 2012,  Kleinubing tinha até 31 de agosto daquele ano para enviar ao Badesc os projetos de obras de pavimentação para pleitear a verba.

No dia da conversa interceptada, porém, Kleinubing veio a saber que, em virtude de um entendimento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) sobre a natureza jurídica e sobre as regras para a concessão do financiamento, a data final para o envio dos projetos ao banco era 7 julho, ou dois dias a partir dali, e já com os projetos definidos e as obras devidamente licitadas e com ordens de serviços expedidas.

A prefeitura, porém, possuía apenas esboços de projetos, sendo que só um deles já contava com valores e medições em fase quase concluídos.

Assim, para não perder a verba estadual, com a qual o prefeito e seu grupo político contavam para realizar obras tidas como essenciais para fins eleitorais (a eleição municipal ocorreria em outubro daquele ano), Kleinubing decidiu ordenar que o secretário de Obras criasse um processo de dispensa de licitação fictício em favor da URB com data retroativa, além de uma ordem de serviço com data de 5 de julho, o dia em que é travado o diálogo.

Também seria necessário enviar ao Badesc os projetos das obras de pavimentação supostamente produzidos pela URB, mas eles não existiam ou não estavam concluídos. A solução encontrada pelo então prefeito, assim, foi fraudar toda essa documentação, inclusive criando simulacros de projetos de obras, para o que solicitou ajuda do então presidente da URB, Eduardo Jacomel, apontado como um dos comandantes do megaesquema de corrupção, conforme demonstra o diálogo interceptado pelo MPE:

Ex-prefeito João Paulo Kleinubing: "Alô, Brollo?"

Ex-secretário de Obras Alexandre Brollo: "Oi."

Kleinubing: "Conhece a definição do termo 'fodeu'?"

Brollo: "Ai, meu Deus."

Kleinubing: "Fodeu, fodeu, vais entender, fodeu."

Brollo: "Certo."

Kleinubing: "Falei com o Nelson agora, né?, do Walfredo me provocou agora, algum luminar do BNDES mandou correspondência pro Badesc, advogado, advogado merda, advogado merda, equiparando operação de crédito a transferência voluntária de recurso."

Brollo: "Fodeu."

Kleinubing: "Ou seja, o prazo não é mais 31 de agosto, mas 7 de julho."

Brollo: "É depois de amanhã."

Kleinubing: "Deve estar licitada e com ordem de serviço emitida. Isso é a definição do termo 'fodeu', né?"

Brollo: "Sim."

Kleinubing: "Então, fodeu."

Brollo: "Puta que pariu."

Kleinubing: "Então, Brollo, preciso trazer tu e o Jacomel [Eduardo Jacomel, então presidente da URB] pra cá."

Brollo: "Sim."

Kleinubing: "E assim, ó: dispensa pra URB, com data atrasada e ordem de serviço com data de hoje."

Brollo: "Tá bom, tô ligando pro Jacomel e tô indo pra aí."

Kleinubing: "De projeto que não existe."

Brollo: "Não, até existe, né?"

Kleinubing: "É, só que assim, naturalmente, Brollo, porque eu preciso que vocês dois venham aqui. Eu não vou fazer isso para R$ 20 milhões, nem faz..."

Brollo: "Não, claro, claro, claro, mas tem mais ou menos as obras que eles poderiam fazer lá."

Kleinubing: "Isso, a questão é: o que que, de fato, o que nós vamos priorizar, o que nós temos capacidade de execução, pra começar agora, e essa nós vamos encaminhar. Nós vamos fazer de tudo, né, também..."

Brollo: "Não, não, mas isso aí... Isso aí tem, mais ou menos nós já temos."

Kleinubing: "Pra gente trabalhar nisso."

Brollo: "Meia-hora aí."

Kleinubing: "Meia-hora aqui."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pedófilos não são excomungados, mas eu fui, desabafa padre de Bauru (SP)


Roberto Francisco Daniel, 48, conhecido como padre Beto, durante entrevista coletiva concedida no sábado (27) em sua casa, em Bauru (SP), na qual anunciou seu afastamento da Igreja Católica
Roberto Francisco Daniel, 48, mais conhecido como padre Beto, diz ver com incoerência sua excomunhão da Igreja Católica, já que sacerdotes que cometeram crimes de pedofilia, entre outros, não receberam a mesma punição.

O religioso que atuava na Diocese de Bauru (329 km de São Paulo) desde 2001 foi excomungado nesta segunda-feira (29) pela igreja, após um vídeo no qual ele se mostra favorável à união entre homossexuais ter sido publicado na internet.

Padre Beto conta ter sido recebido ontem pelo bispado da Diocese de Bauru em uma sala que se transformou rapidamente em um tribunal. Lá, ele deveria 'se desculpar pelos crimes contra a igreja', entre os quais o vídeo, que deveria ser retirado do ar.

O combinado, segundo ele, era ir à diocese somente para entregar seu pedido de afastamento, pois não havia aceitado pedir desculpas pelo conteúdo do vídeo. Ao questionar se estava "no banco dos réus", recebeu a afirmativa e, em seguida, abandonou a sala. Depois do episódio, recebeu a notícia da excomunhão.

"Foi com bastante indiferença [que recebi a notícia] porque eu já tinha me desligado. Mas, por outro lado, vejo com muita tristeza a incoerência dela [da Igreja], porque nós sabemos de casos que são notórios e públicos de pessoas, padres e bispos que erraram, que cometeram crimes de pedofilia, outros crimes também, que são punidos pela lei penal, mas não são excomungados. E a gente que simplesmente ajudou na reflexão sobre esses temas é excomungado. Vejo uma incoerência muito grande", disse ao UOL.

Impedido de celebrar missas a partir de então, Beto diz que manterá suas ações como teólogo e professor universitário na cidade, mantendo o diálogo sobre assuntos que envolvem a sexualidade.

"Pretendo continuar uma vida religiosa como teólogo. Sou teólogo formado, tenho doutorado e vou continuar contribuindo com a reflexão sobre Deus, sobre o mundo e como eu já comecei sobre a sexualidade humana, sobre o comportamento humano e sua relação com Deus", disse.

Padre Beto nunca foi um padre 'comum'. Com aparência jovial, vista no piercing em uma das orelhas, na tatuagem aparente e na calça jeans e camiseta, ele atraia jovens universitários e católicos não praticantes para as missas bauruenses. Em muitas delas, as mulheres eram maioria. O motivo? A simpatia e os olhos claros do religioso também costumeiramente chamado de 'padre galã'.

Beto repudiou ainda o discurso da igreja que diz que seus atos provocam escândalo.

"Quando ela [a Igreja Católica] fala em atos, isso é muito grave. Não são atos, são reflexões, é uma grande diferença. Tenho uma vida íntegra, dou a cara para bater. Reflito claramente porque não tenho o que esconder. Tudo o que eu faço é da linha da igreja, nunca feri o celibato, sempre levei a vida na moral cristã. Reflito a igreja, mas ela tem que revisar o conceito", diz.

Para ele, falta a Igreja Católica abrir espaço para a reflexão de temas atuais, como o uso de métodos anticoncepcionais.

"É claro que a maioria dos casais da Igreja Católica usa camisinha, faz laqueadura e ninguém fala. É aquela hipocrisia e não se esclarece que temos que ter uma boa educação sexual, planejar nossas famílias. Agora se isso é escandaloso em pleno século 21, eu não sei em que sociedade estou vivendo", diz.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vídeo de queda de avião foi gravado no Afeganistão, diz site


Montagem mostra sequência da queda de avião cargueiro no Afeganistão  (Foto: Foto: Reprodução/LiveLeak/Sathion)

Um vídeo gravado a partir de um veículo flagrou o momento em que um avião perde o controle e cai logo após decolar. O vídeo foi postado no site LiveLeak (assista) e ganhou repercussão na internet nesta terça-feira (30). Segundo o site especializado em acidentes aéreos Aviation Herald, o vídeo se refere a um acidente com um avião de carga norte-americano no Afeganistão ocorrido na segunda (29).
O acidente, noticiado na segunda pelo G1 ("Queda de avião da Otan deixa 7 mortos no Afeganistão"), foi na cidade de Bagram, onde os EUA mantêm uma base aérea, e não deixou sobreviventes.
A gravação tem pouco mais de 3 minutos e mostra a aeronave subindo e jogando o nariz muito para cima, pouco antes de se voltar para o chão e bater de frente. Postada em diversos sites de compartilhamento de vídeos, a gravação foi vista mais de 370 mil vezes no site “LiveLeak” e foi submetida no mesmo dia do acidente.
Citando a declaração de um oficial da marinha americana, a revista “Wired” afirma que funcionários do Departamento de Defesa dos Estados Unidos já assistiram ao material e estão colaborando com as investigações para verificar se a gravação é verdadeira.
A emissora Fox aponta que a data mostrada na base do vídeo não corresponde ao momento do acidente. Mas a Fox diz que fontes confirmam que a gravação se refere à queda do avião de carga no Afeganistão desta semana.
Acidente
Segundo o Aviation Herald, a causa mais provável para a queda do avião foi uma carga que teria se soltado logo após a decolagem. Com o movimento do carregamento no interior da aeronave, o avião teria perdido o centro de equilíbrio e entrado em estol (estado no qual a aeronave perde totalmente a sustentação).
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) emitiu uma nota oficial afirmando que irá auxiliar o Ministério de Transportes e Aviação Comercial do Afeganistão nas investigações para determinar as causas exatas do acidente em Bagram.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Salve Jorge: Bianca vai até Ayla e conta que está com Zyah


Ayla (Tania Khalill) receberá uma visita nada agradável em Salve Jorge.

Após descobrir que a turca se recusa a ouvir Zyah (Domingos Montagner) que estão juntos, Bianca (Cleo Pires) decide procurá-la para dizer que quer o guia só para ela.

No capítulo que vai ao ar no próximo dia 9 de maio, a brasileira irá até a casa de Sarila (Betty Gofman), onde Ayla costuma ensaiar escondido para dançar no restaurante e dispara: “Eu quero o Zyah!”.

A turca responde rápido: “Mas ele é meu!”. Então Bianca devolve: “Você finge que ele é seu! Como finge que não sabe que ele está comigo!”.

Consternada, Ayla a manda embora, mas a loira não desiste: “Por que não deixa ele contar pra você que ele está comigo? Por que muda de assunto toda vez que ele começa a falar?”.

A discussão continua, a gritaria aumenta, e antes de ir embora, a brasileira finaliza o assunto: “Agora você não pode mais dizer que não sabe! Se você não deixa ele te contar, eu te contei!”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado com golpes de facão em zona rural na região de Pombal



O corpo de  Damião Pereira de Oliveira,39 anos,foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 29, por colegas de trabalho de uma pedreira localizada no sítio Capoeira, município de São Bentinho.


Damião trabalhava na referida pedreira e costumeiramente passava os finais de semana no local, utilizando a "tenda" como abrigo.



A reportagem da Rádio Opção 104 FM,  esteve no local e acompanhou com exclusividade o trabalho pericial da equipe do IPC de Catolé do Rocha. Foram colhidas informações e objetos, como um copo com manchas de sangue encontrados no local.
Segundo apurado pelo nossa reportagem, Damião é natural da cidade de Condado (PB), mas com apenas 06 anos de idade passou a morar no sitio Capuxú, local onde o corpo foi encontrado.

Levantamentos preliminares da Policia Civil são de que Damião foi assassinado na "tenda", tendo inclusive reagido e travado luta corporal com o assassino, sendo golpeado de facão por vários vezes nos braços direito e esquerdo e metade da face totalmente multilada.
Já sem vida, ele foi arrastado pelo criminoso por cerca de 70 (setenta) metros do local do crime, passando por uma cerca de pedras com três fios de arame farpado e jogado no mato sem roupas. A poucos metros do corpo a PC encontrou a rede em que o mesmo costumava dormir e para surpresa da equipe um dedo da mão esquerda da vitima dentro dela.
A PC trabalha com a hipotese da participação de uma segunda pessoa no crime, devido o local onde o corpo foi encontrado ser de dificil acesso.
O corpo de Damião foi encaminhado ao IML de Patos para necropsia e posteriormente liberado aos familiares para sepultamento.

Reprodução Cidade News Itaú via Opção 104 FM/É Sertão
Leia Mais ››

FPM de abril fechou com queda real de 19% em relação ao ano anterior



Foi creditado hoje, dia 30 abril, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro e último decêndio do mês de abril.

O total foi de R$ 1.509.696.283,94, em valores já descontados a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante foi de R$ 1.887.120.354,93.

O repasse foi 3,56% menor do que a estimativa divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no começo do mês. Com esse resultado o mês de abril fechou com o montante de R$ 5.046.858.300,30, valor, em termos reais, 19% menor do que o distribuído em abril do ano passado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

GTE prende três pessoas e apreende um menor, um fuzil e drogas na cidade de Aparecida/PB



O Grupo Tático Especial (GTE), da polícia civil da cidade de Sousa, após receber informações anônimas e realizar investigações, resultou na manhã desta segunda-feira (29), na prisão do agiota Maciel Bonifácio de Sousa, 22 anos, Francisco de Assis Moreira da Nóbrega, 20 anos e Felipe Natan Pereira da Silva, 18 anos, todos residentes na cidade de Aparecida.

Conforme informações, na residência de Maciel Bonifácio os agentes conseguiram apreender um fuzil Fal 762, conhecido como “Pau de Fogo” de uso restrito das forças armadas, enterrado no muro da casa, onde Maciel disse que a arma pertencia ao agiota Francisco de Assis, já em poder de Felipe Natan Pereira da Silva, os policias conseguiu apreender com o mesmo 41 balas de maconha pronta para o consumo, avaliada em 260 reais.

Os agentes ainda apreenderam um menor de 15 anos, que é acusado de vender a droga de Felipe Natan Pereira. Todos os envolvidos juntamente com o material apreendido foram levados para a delegacia de Sousa e apresentados ao delegado de plantão Dr. Pereira para serem adotadas as medidas legais que requer a Lei.

Reprodução Cidade News Itaú via Sertão Informado/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Estados, municípios e DF devem prestar contas de recursos de merenda e transporte.


Hoje (30) é o último dia para que os estados, municípios e o Distrito Federal prestem contas dos recursos recebidos para a merenda e o transporte escolar nos anos de 2011 e 2012. A prestação deve ser feita até as 23h59 pelo Sistema de Gestão de Prestação de Contas, conhecido como Contas Online, disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os entes federativos devem prestar contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O prazo, segundo FNDE, não será prorrogado e aqueles que não enviarem a prestação de contas ficarão sem os repasses até que regularizem a situação.

Segundo levantamento do FNDE, até ontem (29) não haviam prestado contas do transporte escolar referente a 2011 o Distrito Federal e 885 municípios. Do transporte referente a 2012, não prestaram contas 2.698 municípios e oito estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Rondônia e Sergipe). 

Em relação à alimentação, o FNDE ainda não recebeu a prestação de contas de 2011 de 1.261 municípios, do Distrito Federal e de nove estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia e Tocantins); e, de 2012, de 2.687 municípios, do Distrito Federal e de 23 estados (exceto Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte).

Os números caíram em relação à semana passada, mas ainda são altos. Segundo o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, a expectativa é que haja "grande movimento para registro hoje. Nossa intenção é que haja o menor número possível de inadimplentes, para que os alunos não sejam prejudicados". Ele explicou que na próxima semana será paga uma parcela da alimentação escolar e que os entes que não prestarem contas não a receberão.

Reprodução Cidade News Itaú via Agência Brasil/Política Pauferrense
Leia Mais ››

Alto Oeste: Policia Militar realiza “Operação Padrão”.



Durante o ultimo domingo (28/04/2013), Policiais Militares das cidades de Rodolfo Fernandes (sob o comando do Cabo Edimar), Itaú (sob o comando do Sargento Xavier), e Tabuleiro Grande (sob o comando do Sargento Gilton), realizaram varias ações, em conjunto, visando prevenir ações de criminosos na região do alto Oeste do RN.

Foram realizadas abordagem nos principais locais de grande concentração de pessoas, nas três cidades, e varias barreiras itinerantes, onde foram abordados vários veículos e pessoas.

Durantes as ações foi apreendida uma motocicleta com restrição judicial, na cidade de Rodolfo Fernandes.

Essas ações não tem prazo para terminarem, sempre ocorreram em horários e locais, em que se achem mais necessários.

Reprodução Cidade News Itaú via F5 Apodi
Leia Mais ››

Russas/CE: Corpo é encontrado nas margens do Rio Jaguaribe.



Por voltas das 05:00hs da manha de segunda-feira (29/04/2013), um corpo foi encontrado por populares nas águas do Rio Jaguaribe, nas proximidades da comunidade de Boa Vista, zona rural do município de Russas / CE.

O corpo foi identificado como sendo da pessoa de Raimundo Silva Nogueira, vulgo “Faísca”, 31 anos, natural de Russas/CE, residente da localidade de Botica, zona rural de Quixeré / CE.

Visivelmente o corpo não apresentava nenhum sinal de violência. O mesmo foi conduzido ao Instituto Medico Legal, da cidade de Quixeramobim, onde será submetido a exame que comprove a real causa da morte, tida inicialmente como afogamento.

Reprodução Cidade News Itaú via Limoeiro Plantão Policia/F5 Apodi
Leia Mais ››

TJPB bloqueia contas de 20 prefeituras para pagar precatórios


O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) dando continuidade ao bloqueio de contas bancárias de prefeituras paraibanas para pagamentos de precatórios, determinou nesta terça-feira (30), o sequestro de 20 novas contas bancárias de municípios. Os débitos somados das administrações municipais, referentes aos exercícios financeiros de 2010 e 2011, somam o valor de R$ 1.209.997,22. Com a determinação, a Paraíba chega a 41 prefeituras com as contas bloqueadas. No último dia 22, o TJPB já havia feito o sequestro em 21 prefeituras.

Conforme a publicação na edição desta terça-feira do Diário de Justiça, os municípios que não depositaram os respectivos valores constitucionais referentes aos precatórios são: Algodão de Jandaíra, Campo de Santana, Lastro, Cabaceiras, Umbuzeiro, Riacho dos Cavalos, Barra de Santana, Cubati, Gurinhém, São João do Rio do Peixe, Monte Horebe, Queimadas, Rio Tinto, Igaracy, Triunfo, São José de Piranhas, Cuitegi, Sapé, Boa Ventura e Picuí.

As três prefeituras com os maiores valores são: Sapé (R$ 473.159,87), Lastro (R$ 112.093,25) e Triunfo (R$ 107.786,26). Já os municípios que possuem menores débitos são: Igaracy (R$ 2.000,00), Umbuzeiro (R$ 2.116,31) e Riacho dos Cavalos (R$ 2.636,14).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACS-PM solicita delegado especial para investigar crimes contra PMs


Foto: Divulgação / ACS
 A diretoria da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar se reuniu, nesta segunda-feira (29), e decidiu tomar novas providências contra a violência registrada contra policiais militares e seus familiares, nas últimas semanas. A ACS-PM/RN vai solicitar junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social que seja criada uma comissão especial para apurar assaltos, homicídios e atentados contra policiais.

O presidente da Associação, soldado Roberto Campos, informa que toda diretoria, incluindo os assessores jurídicos da entidade, entende que é preciso ações mais enérgicas no enfrentamento à criminalidade. “Recentemente, tivemos um caso emblemático, em que a casa de um PM foi invadida por assaltantes, a esposa dele foi agredida e vítima de terrorismo e, mesmo policiais militares tendo identificado e prendido os suspeitos, eles acabaram sendo liberados pela Polícia Civil”, comenta Roberto.

De acordo com ele, situações como essas não podem se repetir, pois cada vez mais passam sessão de impunidade para os bandidos e desmoralizam as polícias. “Além desse caso, tivemos vários atentados contra policiais neste ano e até mesmo homicídios. Então, não podemos ficar de braços cruzados”, completa o presidente da ACS.

Na reunião desta segunda-feira, a Associação decidiu que vai acionar órgãos como Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), bem como os Direitos Humanos, para realizar uma reunião com o secretário estadual de Segurança, Aldair da Rocha, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva.

“Nesta terça-feira (30), estamos enviando ofícios para essas entidades e esperamos que na próxima semana consigamos esse encontro de todos. Nosso objetivo é que a Sesed crie uma comissão especial ou designe um delegado para investigar a violência contra policiais”, disse o soldado Roberto Campos.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››