sexta-feira, outubro 18, 2013

Henrique Alves confirma votação do piso dos agentes de saúde em 23 de outubro.


O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, confirmou nesta quinta-feira (17) a votação na próxima semana do projeto de lei que fixa o piso salarial nacional dos agentes de saúde (PL 7495/06) Em setembro, Alves e líderes partidários anunciaram a data em reunião de agentes comunitários na Câmara. 

O presidente da Câmara e líderes partidários estiveram com agentes de saúde para firmar o compromisso de votar o projeto. 

O texto que será discutido pelos deputados é um substitutivo da comissão especial que analisou o assunto, que prevê um aumento progressivo do piso, até chegar a dois salários mínimos em 2015.

Reprodução Cidade News Itaú via Expresso da Noticia
Leia Mais ››

TRE/RN fixa data de 1º de dezembro de 2013 para realização de novas eleições em Lajes Pintadas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte designou o dia 1º de dezembro de 2013, domingo, para a realização da nova eleição para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Lajes Pintadas/RN, para o exercício de mandato até 31 de dezembro de 2016.
Poderão concorrer aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.
As convenções partidárias para deliberar sobre formação de coligações e escolha de candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito serão realizadas no período de 23 a 30 de outubro de 2013.

Reprodução Cidade News Itaú via A Tribuna/O Paralelo de Jackson JK/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Três pessoas da mesma família são mortos em 15 dias e polícia investiga 'queima de arquivo'


Três pessoas da mesma família foram mortas em menos de três semanas em João Pessoa. A polícia trabalha com a hipótese dos crimes estarem interligados. O último caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (17, quando a uma dona de casa foi morta a tiros na comunidade Padre Hilton Bandeira (localizada no bairro da Torre), Zona Norte da capital paraibana.

De acordo com o delegado Paulo Josafá, da Delegacia de Homicídios, Maria das Neves Tomás de Aquino, 49 anos, havia saído de casa no início da tarde para deixar a filha na escola e na volta para casa foi surpreendida por homens armados. Maria foi atingida por quatro tiros na cabeça e no tórax e morreu no local do crime.

Segundo a autoridade policial, a morte de Maria das Neves caracteriza uma suposta 'queima de arquivo', ou seja, ela sabia de algo e foi morta para não delatar informações. “Inicialmente não existe nenhuma suspeita de que a vítima tivesse ligação com ações criminosas. O mais provável é que esse crime tenha sido uma queima de arquivos”, informou Paulo Josafá.Paulo Josafá continua, lembrando que na última quarta-feira (09), o irmão da vítima, Laílson Tomás, 38 anos, foi assassinado no bairro do Valentina Figueiredo, Zona Sul de João Pessoa. Ele conversava com um adolescente de 17 anos em frente a um mercadinho quando dois homens em uma motocicleta passaram pelo local e efetuaram vários disparos. Lailson Tomas, que já havia sido preso por portes de armas de fogo, drogas e pássaros silvestres, morreu na hora.

Conforme o delegado, o marido de Maria das Neves foi assassinado há aproximadamente 15 dias. “Temos a linha de investigação de que esses três assassinatos estejam interligados”, revelou o delegado. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de João Pessoa.

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Tecelão é assassinado, a tiros, em Brejo do Cruz, Sertão da Paraíba

Mais um assassinato foi registrado no município de Brejo do Cruz, na região de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba.

Segundo a Polícia Militar de Brejo do Cruz, Luciano Fernandes dos Santos, 33 anos, trabalhava numa fábrica de redes, por volta das 5h desta sexta-feira (18), num local conhecido como “Emboca”, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local.

A polícia desconhece os motivos e a autoria do crime e informou que está aguardando a equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC), para a condução do corpo até a cidade de Patos-PB.

Reprodução Cidade News Itaú via São Bento Online
Leia Mais ››

Agricultor é acusado de agredir menor na cidade de ipueira-RN

A polícia militar de Ipueira, agiu rápido após uma denúncia de espancamento contra um menor de idade daquela cidade. O fato se deu por volta das 20 horas dessa noite de quinta feira (17).

Giliarde Cavalcanti Silva, 24 anos, residente no sítio Curral Queimado, naquele município, foi levado à delegacia para procedimentos de TCO. 

O investigado resistiu à presença da PM, na gíria policial, "se abriu com a GU", e foi preso, já o menor também foi levado à DP por agentes da infância e da adolescência para representar queixa contra o acusado, que não ficou preso mas irá responder pelos atos de agressão e resistência à prisão.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Crise nos municípios do RN será alvo de debate nesta segunda-feira

tomba processoRepresentantes dos municípios do Rio Grande do Norte estarão reunidos em Natal, nesta segunda-feira (21) participando de um ato público que visa denunciar a situação de falência das cidades do interior do Estado. O encontro, que acontece por iniciativa do deputado Tomba Farias (PSB) e entidades ligadas às cidades e Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, será realizado no Clube América, a partir das 9h e será transmitido pela TV Assembleia.

O debate central do evento é impacto nos cofres dos municípios, provocado pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que levou 92% das cidades do Brasil a infringirem a Lei da Responsabilidade Fiscal. De acordo com pesquisa realizada com 85,5% dos municípios brasileiros, quase 50% estão com os pagamentos de fornecedores atrasados em mais de 65 dias; 11,1% desse total estão com seus salários atrasados numa média de 38 dias e 19% não conseguiu implantar o piso nacional do magistério.

A ideia do ato público é reunir prefeitos e vereadores, mobilizar os meios de comunicação e atrair a atenção da população e do Congresso Nacional para o grave momento vivido pelos municípios. O encontro também tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre a crise instalada, documento que será elaborado e distribuído para que a população tome conhecimento da situação financeira provoca sobre os serviços prestados pelas Prefeituras e os prejuízos que acarreta à população.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pecuaristas do RN trocam a criação de gado por caprinos e ovinos

20131018-083838.jpgA falta de chuvas no interior do estado vem mudando o perfil dos pecuaristas potiguares nos últimos dois anos. Castigados pela seca, muitos deles resolveram investir menos no rebanho bovino e apostar nos caprinos e ovinos, por serem animais de pequeno porte e mais resistentes a estiagem. No Rio Grande do Norte, já são quase 700 mil cabeças de ovinos e caprinos. Na Festa do Boi 2013, 3 mil – dos 6 mil animais presentes – são ovinos e caprinos. O evento acontece no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até o próximo domingo (20).

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Caprino Boer, Marcelo Abdon, conta que “mais da metade do rebanho bovino do Rio Grande do Norte morreu de 2011 pra cá. Principalmente este ano, que a seca foi mais forte”. E completa: “Ninguém vê notícia de bode e ovelha morrendo. Só boi”. Ele diz que a procura por reprodutores das raças Boer (caprino) e Dorper (ovino) vem aumentando consideravelmente aqui no estado, principalmente em municípios como Lajes, Pedro Avelino e Afonso Bezerra. Seja porque o criador não consegue repor o gado perdido na seca, ou porque percebeu que pode ser relativamente mais barato e mais fácil manter o animal em meses do ano em que o clima não é favorável. “A refeição de uma vaca alimenta até 25 bodes e ovelhas. Proporcionalmente, sai bem mais em conta”, compara Marcelo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DEM pede punição e quer mandato de Betinho Rosado

Deputado federal Betinho Rosado decidiu trocar o Democratas pelo Partido Progressista
Está no gabinete do ministro João Otávio Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral, o processo no qual o diretório nacional do Democratas pede o mandato do deputado federal Betinho Rosado. O advogado Fabrício Medeiros, que representa o DEM, afirmou que o trâmite é rápido para esse tipo de processo. “Um processo como esse dura, no máximo, 60 dias”, afirmou.

O advogado explicou que o principal argumento do Democratas para pedir o mandato de Betinho Rosado é o fato de que a desfiliação foi totalmente “imotivada”. “É até fácil o Tribunal Superior Eleitoral verificar isso porque ele próprio (o TSE) já emitiu uma decisão afirmando que o parlamentar não tinha justa causa para sair do partido”, comentou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é apreendido por porte ilegal de arma de fogo em Itaú-RN

Uma denúncia anônima levou a PM do município de Itaú-RN, por volta das 11h da manhã de ontem (quinta-feira 17), sob o comando do Sargento Xavier, Soldados Geovane e Da Penha a fazer a apreensão do Sr. Manoel Grande, como é mais conhecido, residente no Bairro da Felicidade no Município de Itaú-RN.

De acordo com a denúncia, Manuel Grande estaria escondendo uma arma de fogo do tipo garrucha de dois canos, calibre 22, na residência do sítio Massapê, município de Itaú-RN. De posse das informações os policiais fizeram uma varredura constatando a veracidade dos fatos.

De imediato Manoel foi apreendido e encaminhado ao CDP de Apodi-RN para prestar esclarecimento, que segundo o mesmo a arma não o pertencia, mas como foi pego em flagrante Manoel Grande foi liberado após pagamento de fiança o que aconteceu ainda na tarde de ontem (quinta-feira, 17).


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Detran diz que quadrilha faturava R$ 2 milhões por mês em fraudes no RJ


Agentes da Corregedoria do Detran-RJ, com apoio do Ministério Público (MP), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e diversas delegacias, tinham prendido 88 pessoas, até as 12h desta sexta-feira (18), durante uma operação para desarticular quadrilha de fraudes de documentação e vistorias.
De acordo com a Corregedoria do órgão, a quadrilha que praticava as fraudes faturava cerca de R$ 2 milhões por mês. "Quase 700 carros foram identificados e acreditamos que a quadrilha faturava R$ 2 milhões por mês. A propina gasta pelos proprietários variava entre R$ 50 a R$ 1 mil pelo serviço", afirmou o Anthony Alves, corregedor do Detran.

A megaoperação visa cumprir 122 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão no Rio e outros 16 municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense e interior do estado. Segundo o Detran, esse é o maior esquema de corrupção da história do órgão.
Ao todo, as promotorias de Santa Cruz, Barra da Tijuca e Campo Grande denunciaram 181 pessoas pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica, felsificação de documento público, inserção de dados falsos e supressão de documento público. Entre esses, a Justiça requereu a prisão preventiva de 122 pessoas. Entre os procurados estão funcionários de oito postos de vistorias do Detran, entre zangões e despachantes, e pelo menos um dos chefes desses locais.


Documentos apreendidos na operação (Foto: Guilherme Brito/G1)Documentos apreendidos na operação
(Foto: Guilherme Brito/G1)
As investigações sobre a quadrilha do Detran começaram em março deste ano e dão conta que o esquema consiste na aprovação de veículos sem condições mínimas através do pagamento de propina. Em alguns casos, os veículos nem eram levados para os postos e tinham os documentos liberados em troca de propina.
O valor pago aos funcionários variava entre R$ 50 e mais de R$ 1 mil por operação, dependendo do cliente, dos fraudadores envolvidos, da dificuldade e do número de serviços envolvidos. A quadrilha atuava nos postos de Santa Cruz, Campo Grande e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, Irajá e Vila Isabel, na Zona Norte, Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, na Região Metropolitana, além da sede.
Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça flagraram inúmeras ligações entre os vários denunciados, tratando do funcionamento da quadrilha. Outras 59 pessoas podem ser presas caso não paguem o valor da fiança estabelecido pela Justiça.


Placas apreendidas na ação (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Placas apreendidas na ação (Foto: Carlos Moraes
Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Do total de denunciados, 136 eram funcionarios do Detran e, até as 12h de sexta,  88 pessoas já haviam sido presas na ação conjunta entre a corregedoria do Detran, policiais da delegacia de repressao ao crime organizado (Draco) e Ministério Público. Entre os presos estão 3 policiais miliares que atuavam como peritos licenciadores no esquema.
Segundo o corregedor do órgão, muitos funcionários presos não tinham praticado outros crimes anteriormente. "A maioria dos funcionários não conheciam a seara criminal, eram réus primários e agora podem pegar até 20 anos de prisão", comentou.
A polícia identificou um homem como Marquinhos Santa Cruz, da Zona Oeste do Rio, que seria um dos líderes da quadrilha no Detran e que também estaria articulado com milicianos da Zona Oeste.

Documentos e papéis apreendidos em operação no Detran. (Foto: Guilherme Brito / G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Empresário coreano é encontrado morto dentro de BMW em SP

Policiais encontram mpresário coreano morto dentro de BMW no bairro Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo. A vítima estava com as mãos amarradas e tinha um corte profundo na região do pescoço. O veículo estava abandonado próximo à Serra da Cantareira. (Foto: Renato Ribeiro Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)Um empresário coreano foi encontrado morto dentro de uma BMW, no bairro Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo, no início da manhã desta sexta-feira (18). Conforme apurou o SPTV, a vítima estava com as mãos amarradas e tinha um corte profundo na região do pescoço. O veículo estava abandonado em uma área rural, próximo à Serra da Cantareira.

Em depoimento à polícia, familiares contaram que o empresário, que trabalha no ramo de confecções, não tinha inimigos e nunca havia recebido ameaças. Segundo a família, ele saiu de casa na noite desta quinta-feira (17) para ir à academia, também na Zona Norte da capital paulista, e, desde então, não foi mais visto. A BMW onde o corpo foi encontrado pertence à filha do coreano.
O caso foi registrado como homicídio no 72º Distrito Policial de São Paulo, em Vila Penteado. A Polícia Civil não descartou nenhuma hipótese, mas acredita em execução. A investigação, portanto, será encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os investigadores ainda não sabem se algo foi roubado da vítima.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher sente dores na barriga e dá à luz sem saber da gravidez

Enfermeiros que acompanharam o parto fazem registro com o bebê (Foto: Projeto Araguaína/Divulgação)A doméstica Deusirene Pereira dos Santos, de 40 anos, foi surpreendida nesta sexta-feira (18), ao dar à luz a um menino medindo 44 centímetros e pesando mais de dois quilos. O problema é que ela não sabia que estava grávida. Deusirene deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento 24h Anatólio Dias Carneiro (UPA), em Araguaína, no norte do estado, com fortes dores nas costas e na barriga.
Mãe não sabia da gravidez e levou um susto ao dar a luz de bebê (Foto: Projeto Araguaína/Divulgação)Mãe não sabia da gravidez e levou um susto ao dar
a luz de bebê (Foto: Projeto Araguaína/Divulgação)
"A paciente deu entrada referindo dores abdominais, encaminhamos para enfermaria, e de repente, começou a gritar que estava com muita dor. Quando eu toquei na barriga dela vi que estava com contrações. Quando examinei o bebê já estava expulsando", conta a enfermeira Osana Ferreira.
A equipe da UPA fez o parto e encaminhou a criança e mãe para a Maternidade Dom Orione, também em Araguaína. A mãe fez exames de ultrasonografia e o bebê está na UTI infantil. Os dois devem receber alta ainda neste fim de semana. Como o filho não era esperado, o nome da criança ainda não foi escolhido.
Segundo informações do hospital, Deusirene desconhecia a gravidez e devido a idade dela, achava que estava na menopausa. A filha mais velha dela, Vanessa, que a acompanhava a mãe também levou um susto com o nascimento do irmão. "Primeiro não veio a menstruação, aí ela achou que era a menopausa", justifica a filha.
O sexto filho da doméstica foi o primeiro bebê a nascer na UPA de Araguaína. Como a doméstica não sabia do bebê, ela ainda terá que preparar o enxoval.

Bebê foi o primeiro a nascer na UPA Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína (Foto: Projeto Araguaína/Divulgação)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casal é multado após sexo oral em voo nos EUA

Jessica Stroble e Christopher Martin foram multados em US$ 250 cada um (Foto: Reprodução/Facebook/Jessica Stroble e Reprodução/Facebook/Christopher Martin)Um casal foi multado após fazer sexo oral na frente de outros passageiros durante um voo da companhia aérea Allegiant entre Medford, no estado do Oregon (EUA), e Las Vegas, em Nevada.
Christopher Martin, de 44 anos, e Jessica Stroble, de 33, se declararam culpados da acusação. Eles foram multados em US$ 250 (R$ 540) cada um.
"Eu cometi muitos erros na minha vida, mas nenhum é maior do que este", disse Martin, em uma declaração por escrito na quarta-feira.
Por causa do incidente ocorrido no dia 21 de junho, ele foi demitido pela empresa em que trabalhava. "Meu comportamento foi claramente inadequado e imprudente", disse ele.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presos em ato no Rio são levados para Bangu, diz governo

Manifestantes presos na noite de terça (15) durante o confronto no Rio de Janeiro aguardam em ônibus da PM, na 25ª DP, no Engenho Novo, antes de serem levados para o Instituto Médico Legal e em seguida, encaminhados para um presídio. (Foto: Estefan Radovicz/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio (Seap) informou que 62 detidos durante a manifestação de terça-feira (15), no Centro do Rio, foram transferidos na manhã desta sexta-feira (18) para o Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste. Ao todo foram 65 presos, segundo a Seap, no entanto, três já se encontravam em liberdade por volta das 11h desta sexta. São eles: Renato Tomaz de Aquino, Ciro Brito Oiticica e Gerd Augusto Castelloes Dudenhoeffer.

Ainda segundo a secretaria, os homens foram encaminhados para a Cadeia Pública Bandeira Stampa e as mulheres para Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, ambas no Complexo Penitenciário de Bangu.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, dos 63 indiciados, no entanto, 25 já receberam alvará de soltura decretado pela Justiça, dois, na 21ª Vara Criminal. Na 35ª Vara Criminal, 21 pessoas receberam a liberdade provisória. Na decisão, a Justiça entendeu que não havia individualização de cada delito no inquérito, de acordo com o TJ-RJ.
Ainda segundo o TJ, na 43º Vara Criminal, dois indiciados receberam alvará, pois o Ministério Público solicitou o arquivamento. Do total de indiciados, contudo, dois ainda estão sem decisão do juiz e três aguardam pronunciamento do MP.
O TJ informou ainda que dois processos estão em fase de distribuição, por furto qualificado, e 31 presos tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva. A juíza Claudia Pomarico Ribeiro, da 21ª Vara Criminal, alegou que estes não mostraram comprovantes de residência e ocupação lícita, "impondo-se por isso a decretação da custódia".
Prisões
Na prisão em flagrante, o preso pode ser solto em dez dias. A prisão preventiva, contudo, não estabelece prazo definido para a soltura. Os 31 presos podem ser soltos mediante o pagamento de fiança, que não teve o valor divulgado pela Justiça.
Na terça, 20 foram já haviam recebido alvará de soltura por decisão da 35ª Vara. Eles haviam sido levados para a 37ª DP (Ilha do Governador), após as detenções, incluindo o professor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Roberto de Abreu Bruno.
"A custódia acauteladora há de ser tomada como exceção, cumprindo interpretar os preceitos que a regem de forma estrita, reservando-a a situações em que a liberdade do acusado coloque em risco os cidadãos", diz o texto da decisão da juíza Daniela Alvarez Prado, que concedeu a liberdade provisória. No despacho, ela pediu ainda que o inquérito seja devolvido para a polícia.
Entre os presos preventivamente, está a militante Elisa de Quadros Pinto Sanzim, conhecida como Sininho, ativista reconhecida entre os militantes. Nesta quinta, Larissa Azevedo, advogada que a representa, disse que Sininho foi presa por PMs e levada para a delegacia de forma arbitrária. 
Prisão preventiva decretada
A outra decisão, da 21ª Vara Criminal, de acordo com o TJ, entendeu que existiu a necessidade de converter a prisão em flagrante em prisão preventiva, uma vez que "existem suficientes indícios de autoria e de prova da existência do crime".
A mesma juíza concedeu liberdade provisória a Renato Aquino e Ciro Oiticica, após a Defensoria Pública requerer e apresentar documentos que demonstram que os dois possuem domicílio certo e não apresentam antecedentes criminais. Além deles, Gerd Augusto Castelloes Dudenhoeffer, incluído entre os 20 liberados na outra decisão, deixou o Presídio Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Nomes
Os 31 com prisão preventiva decretada são: Jair Seixas Rodrigues, Douglas Silva Pontes, Matheus da Silva Pontes, Walace Vieira Gonçalves, Sérgio Henrique de Souza Lopes, Wanessa Guglielme Rojas, Daniela Soledad dos Santos Barbosa, Victor Gonçalves Ribeiro de Souza, Omar Amaral Fontenelle, Bruno Phelippe dos Santos Miranda, Yago Miglinonico Albano Santana, Marcelo Estevão Sá Cardoso, Felipe Machado Filgueiras, Ernesto Fuentes Brito, Robson Correa dos Santos Junior, Vinicius Clemente Bahia, Patrick Lisboa de Oliveira, Bruno Rian Delphino, Fernando Alexander da Silva Reis Lima, Henrique Costa Pires, Elisa De Quadros Pinto Sanzi, Cleiton Feliz da Silva, Alessandro Moreira de Souza, Leonardo de Lima Vieira, Bruno Campos Nunes, Rodrigo Campos Castello Branco, Gustavo Henrique Dopcke, Willian Augusto dos Santos Campos, Adriano Gomes da Silva, Kleber de Oliveira Miranda Junior, Igor Cavalcante Medina, Jonathan Werdan Pimenta, Tales Fabrício Agnes Pereira, Rodrigo Pacheco dos Santos Felisberto, Denys Menezes Silveira Jacauna, Raphael de Oliveira Varela, Thiago Martins da Silva, Wallace Pereira de Souza, Felippe Couto Lourinho Massal, Phillipe Franca de Lima, Wallace Pereira da Silva, Paulo Vitor de Almeida e Ednei da Silva Coelho.
Os liberados pela decisão: Paulo Roberto de Abreu Bruno, Adelson Luis Ferreira da Silva, Bernardo Magalhães Lopes Souza, Lucas Pestana Rabay, Luis Henrique da Silva Rodrigues, Luam Godinho Costa, Diego Lucena Tavora, Raphael da Cunha Lima, Marcio Lopes da Rocha, Francisco Welligton Lima Pereira, Jivago Barros Novaes, Bruno Vinícius Silva dos Santos, Elsio Ramos Moraes, Pedro Assis Costa Martins, Abadias Vitoriano Guajajara, Cleiton José Tomas Alves, Ruy Ribeiro Barros, Claudevan Alves dos Santos e Allan Manuel Mouteira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Baleia rara com cabeça de golfinho é encontrada em praia de Los Angeles

Editora Globo
Apareceu na praia de Venice, em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma baleia que intrigou cientistas e biólogos. 

Com cabeça de golfinho, o mamífero da raríssima espécie baleia-bicuda-de-Sheperd, costuma não deixar as profundezas frias do Pacífico Norte, seu habitat. 

A chegada da fêmea de 4,5 metros até a praia deve ser estudada a partir do corpo do animal, que foi recolhido da praia com a ajuda de um caminhão. Oficias acreditam que o mamífero tenha morrido ao encalhar na areia. 

Enquanto aguardavam a retirada do animal, turistas e moradores da região aproveitaram para tirar fotos com o animal.

Editora Globo

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-comandante da UPP da Rocinha é levado para presídio no Rio


O ex-comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, major Edson Santos, foi transferido, nesta sexta-feira (18), para o presídio de Bangu 8, na Zona Oeste do Rio. Ele deu entrada no sistema penitenciário por volta das 14h, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A decisão da Justiça do Rio de Janeiro atendeu a um pedido do Ministério Público, conforme mostrou o RJTV.
Além do major, o ex-subcomandante da mesma UPP, tenente Luiz Felipe de Medeiros, da Unidade Especial Prisional (UEP), também foi transferido. Eles passavam, antes da transferência, no entanto, por exames de corpo delito no hospital da PM.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o policial está preso na Unidade Prisional da PM e pode ser transferido ainda nesta quinta-feira para Bangu 8. Eles estão presos com outros oito policiais militares suspeitos de tortura e da morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza na Rocinha.

A transferência foi solicitada pelo MPRJ para que os oficiais não influenciem os outros PMs acusados do crime, o que facilitaria as investigações.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cobertura fotográfica da última noite de novena da festa de Mãe Rainha

























Reprodução Cidade News Itaú via atualidades
Leia Mais ››

Criatura apelidada de 'sanguessuga gigante’ causa pânico na Malásia

Trabalhadores ficaram muito assustados ao encontrarem criatura durante escavação na Malásia (Foto:  Reprodução/Facebook/Kauuni Mar'atan Solihatan)Trabalhadores de construção civil de Sungai Siput, na Malásia, ficaram aterrorizados ao encontrarem uma criatura bizarra durante uma escavação, que parecia uma mistura de moreia e sanguessuga.
De acordo com informações da imprensa malaia, testemunhas disseram que o animal pesava mais de 25 kg e possuía cerca de 2 m de comprimento.
Foi necessário chamar o Departamento de Defesa Civil (JPAM, em Malaio) e realizar uma operação com três homens para capturar a criatura, apelidada de "sanguessuga gigante" pelas testemunhas.
A criatura, que “não estava se comportando de maneira agressiva”, foi classificada por alguns como uma moreia, enquanto outros especialistas apontaram que se trata de uma cobra não peçonhenta, que se alimenta de peixes, mas que é capaz de morder.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vale até R$ 10 mil a informação sobre suspeito de mandar matar promotor

Promotor trabalha no comarca de Itaíba, no Agreste (Foto: Facebook/Arquivo Pessoal)A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) está oferecendo R$ 10 mil a quem passar informações sobre o paradeiro de José Maria Pedro Rosendo Barbosa, suspeito de mandar matar o promotor Thiago Faria Soares na última segunda-feira (17) em Itaíba, no Agreste. Até o momento, cinco possíveis paradeiros foram apontados ao Disque-Denúncia.
O fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa já tem mandado de prisão expedido pela Justiça. O cunhado dele, Edmacy Cruz Ubirajara, é suspeito de assassinar o promotor e já foi encaminhado de Águas Belas, também no Agreste, para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), em Imbiribeira, no Recife.
Para prestar informações, estão disponíveis os telefones (81) 3421-9595 para moradores da Região Metropolitana e Zona da Mata Norte e (81) 3719-4545 para o interior do estado. O site oficial do Disque-Denúncia também recebe informações, além de fotos e vídeos. A SDS-PE comunica que o anonimato é garantido.

Hipótese é briga por terras

Segundo a Secretaria de Defesa Social, a principal hipótese do crime seria uma disputa de terra entre o fazendeiro e a família de Mysheva Martins, noiva de Thiago Faria. O promotor, junto aos parentes dela, teria arrematado parte de uma fazenda de 25 hectares por R$ 100 mil em um leilão. A polícia indica que a morte foi motivada pela compra. Insatisfeito com o negócio, o antigo dono do terreno teria encomendado a execução.
No dia do crime, Thiago seguia para Itaíba quando um veículo se aproximou e fez um disparo contra o automóvel dele, em um trecho da PE-300. O promotor parou no acostamento. Neste momento, os suspeitos retornaram e atiraram novamente. Ele morreu no local.
Segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o promotor Marcelo Grenhalgh de Cerqueira Lima e Moraes Penalva Santos ficará, a partir de então, a cargo do município de Itaíba. Em razão do alto índice de criminalidade na região, uma força-tarefa de promotores foi montada para atuar junto aos promotores titulares em todos os processos civis e criminais da 5ª Circunscrição, com sede em Garanhuns, também no Agreste.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia dos EUA procura criminosos libertados por engano na Flórida

Fotos mostram Joseph Jenkins e Charles Walker, dois criminosos condenados que foram soltos na Flórida após o uso de documentos falsos (Foto: Florida Department. of Corrections/AP)Diversas agências policiais dos Estados Unidos reuniram forças para tentar recapturar dois homens condenados por assassinato que foram libertados por engano no condado de Orange, na Flórida. Joseph Jenkins e Charles Walker, ambos de 34 anos, foram colocados em liberdade devido ao uso de documentos falsos, informou a rede de TV "WFTV".
Walker foi condenado à prisão perpétua. A libertação dos dois foi iniciada por um tribunal do condado, que aceitou documentos falsificados como sendo autênticos e os repassou para o Departamento de Correções da Flórida. As duas agências estão tentando descobrir quem foram os responsáveis por apresentar os documentos falsos.
Arquivos do caso de Jenkins mostram que os primeiros documentos falsos que tentavam livrá-lo da prisão perpétua foram utilizados em 2011. Assinaturas de promotores e juízes foram forjadas em diversos documentos.
Antes da soltura, outras tentativas foram frustradas. Até que um documento foi aceito e Jenkins foi solto no dia 27 de setembro. Walker seguiu o mesmo caminho e foi solto da mesma prisão no dia 8 de outubro.
A polícia local emitiu um alerta para a população sobre os fugitivos, e uma força-tarefa foi montada para procurá-los. Familiares dos dois foram contatados, mas nenhuma informação foi obtida.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

STJD inclui Corinthians em denúncia por briga em clássico contra São Paulo

Relatório da Polícia Militar diz que foram arremessadas bombas das duas torcidas no clássico entre Corinthians e São Paulo

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) incluiu o Corinthians na denúncia por uma briga de torcedores no último dia 13, contra o São Paulo, no Morumbi. Os dois clubes foram acusados no mesmo artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o 213, e podem perder até dez mandos de jogo por causa do embate.

O artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva fala em desordens em praça esportiva, invasão do campo e lançamento de objetos. Além dos dez mandos de campo, o time que incorrer nesses problemas pode receber multa de até R$ 100 mil.

No dia do jogo, o Tenente Camargo, da Polícia Militar, informou que o conflito começou após uma bomba atirada pela torcida do São Paulo. De acordo com a PM, um torcedor foi detido e dois policiais ficaram feridos.

O confronto entre torcedores do São Paulo e policiais militares foi usado pelo presidente do Corinthians, Mário Gobbi, para atacar o STJD. O mandatário alvinegro acusou o órgão de tentar aparecer em cima da imagem do clube e cobrou atitude enérgica contra o rival tricolor.

No entanto, um relatório feito pela PM alterou a versão inicial. O documento, ao qual o UOL Esporte teve acesso nesta semana, diz que os incidentes começaram após bombas atiradas pelas duas torcidas. O material foi até incluído na defesa do São Paulo.

O São Paulo também usou um vídeo em que um adepto do Corinthians atira um artefato na direção da torcida tricolor. As imagens não são conclusivas, porém – é impossível dizer, por exemplo, se o que ele joga é realmente uma bomba (veja o vídeo abaixo).

Na quinta-feira, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que o documento da PM e o vídeo seriam analisados. Com base nessas evidências, ele incluiu o Corinthians na denúncia.

A denúncia já foi enviada à secretaria do STJD, mas o julgamento ainda não foi marcado. É possível que a Terceira Comissão Disciplinar avalie o caso ainda nesta semana.

A inclusão do Corinthians na denúncia sobre o clássico aumenta a maratona que o time alvinegro terá no STJD. Na quinta-feira, a equipe do Parque São Jorge foi absolvida da acusação de que torcedores teriam usado sinalizadores no confronto com o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, válido pela Copa do Brasil.

Em primeira instância, o Corinthians havia perdido dois mandos de campo por causa do incidente. Nesta sexta, o clube voltará ao tribunal por causa de uma garrafa atirada contra o auxiliar de arbitragem Bruno Salgado Rizzo na derrota por 4 a 0 para a Portuguesa.

O Corinthians já havia perdido quatro mandos de campo no Campeonato Brasileiro por causa de uma briga de sua torcida contra adeptos do Vasco, em agosto, em Brasília.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››